FELIPE ! cara sem comentarios . esse Workshop sobre teoria musical foi sensacional .
Foi umas das aulas mais completa que jå, assisti em todo o ano que venho desenvolvendo, meu curso de Produçåo musical.
Apesar de estar fazendo aula de teclado tudo que vc ,passou tem sentido .
Quanto a melodias, harmonias, modo grego ,Graus e funções ,oitavas grafias e etc.
Aprendi muito parabéns pela disinvoltura como passou o contéudo da matéria .
E dizer que que tenho orgulho de fazer parte da grande MAKE MUSIC NOW abraço .
Felippe, só uma coisa que eu não entendi, você até falou 2 vezes mas eu não consegui pegar a ideia. o que não é aconselhável que aconteça nos tempos fortes do compasso (1 e 3)?
Fabio Mello
22 de abril de 2015
Meu , tu é muito sinistro adro sua didatica embora eu não seja dj profissional tu fala a nossa lingua cara !!! vale cada centavo o curso !!!!!!!! feliz pra k…
Joao Corrêa
25 de abril de 2015
Senne não consigo entender a contagem do sexto grau da escala menor de dó… 🙁 qual aula devo rever?
Você precisa rever a aula que mostra a criação das escalas, que seria a Parte 1 desse workshop.
Alexandro da Silva
8 de maio de 2015
Senne, lembrei agora uma vez que tu falou pra usar o pitch pra fazer músicas em outros tons usando o “massetizinho” das notas brancas no ableton, lá do Am, ou do C maior.
Posso colocar pitch só no master? ou devo colocar 1 em cada canal?
Alex, você pode ter melodias em diversos instrumentos e momentos da música. Melodia basicamente consiste em tocar várias notas diferentes, uma de cada vez, com o passar do tempo. Portanto seu bass pode ter sua melodia, leads, etc.
E você pode ter melodias tanto no break, quanto no drop.
Higor Diego
14 de julho de 2015
Senne , e para começar a criar drops ? o que você indica ? eu coloco um kick e tento me basear em algumas referencias , voce sabe de algum outro jeito para criar o drop ?
Fala Higor, se vc ainda estiver sem ideias, então o que te recomendo é pegar as músicas que você gostar e tentar recriar algo bem parecido com elas, isso vai te fazer perceber por que esse sons tão bem.
Fernando
9 de dezembro de 2015
Senne para fazer uma melodia posso usar os intervalos ??
Senne na hora que você começou a montar os acordes da música do calvin harris estava Cm. Você escolheu G# ou tem que contar os graus como você fez ? o Cm não é a tônica??
Fernando
15 de dezembro de 2015
Senne refiz essa progressão de acordes e a melodia de um remix do kshmr para o avicci da música better day e fiquei em dúvida. Qual escala ele usou para fazer a melodia? aparentemente parece CM é isso mesmo??
Não, se ficar na mesma nota está no mesmo grau, só mudou a oitava (ficou mais agudo).
Fernando
16 de dezembro de 2015
Assim, é uma boa técnica parece que deixa mais “tensa” a melodia, obrigado.
Wellington Luchese
16 de janeiro de 2016
cara, como tu fez isso de deixar os acordes atrás “transparentes”? faz tempo que vejo essa função no fl, mas não consigo fazer
Fernando
4 de fevereiro de 2016
O brother foi mal pela demora a responder,
Ou você segue esses passos ou usa o atalho ctrl+v no piano roll que você quer que fique as notas fantasma.
Carlos Santos Jr.
9 de fevereiro de 2016
Senne aula filé! rsrs… fiquei com duas dúvidas, na realidade um meio que questionamento pra vc, o que seria mais ideal felipe: a melodia junto com o acorde como vc mostrou nessa aula ou a melodia e acorde em canais diferentes (n sei porque caiu uma dúvida se pode haver cancelamento de som se caso toquem a msma nota)? e a outra seria que na parte de “Dicas e Dúvidas” você disse que é aconselhável começar pelos acordes, eu sempre comecei pela melodia, afinal o que “manda” a melodia ou acorde? Ps.: Eu estou tendo dificuldades em criar os acordes depois da melodia, para me ajudar eu vejo os acordes maiores e menores do piano e tento encaixar algumas escalas de acorde na minha música geralmente começando com C.
Carlos, eu acho melhor fazer a melodia num canal separado, fica melhor pra mixá-la depois. E sobre a composição não tem regra, eu particularmente acho mais fácil começar já com uma progressão de acordes por baixo, mesmo que vc nem use ela depois, só pra guiar a sua melodia e ser mais fácil de ela ter um início-meio-fim, porém isso vai de cada um, já comecei músicas pela melodia pura e simplesmente também.
E para encaixar os acordes junto com a melodia, tenta assim: use um acorde a cada 1 ou 2 compassos (ou mais talvez), e no primeiro tempo dos compassos veja qual é a nota que esteja tocando, e experimente primeiros os acordes 1, 4 e 5 da escala (geralmente no início do trecho se começa com o 1), e nos outros compassos experimente também acordes que possuam a nota que esteja tocando na melodia.
Lucas Darela
4 de março de 2016
Muito boa aula, todas elas!! cada aula sai um projeto de som novo kkkkkk ancioso para o projeto final!!
Wíctor
19 de março de 2016
Eai senne, tudo certo?
Minha dúvida é bem coisa de principiante mesmo que tá difícil de entender, quando tu colocou o macete de mudar o pitch para ficar mais fácil de compor me veio uma dúvida, tu fez isso pra continuar montando o midi em dó menor mas pra soar em sol menor? E se eu montar a escala e desativar e só arrastar, pode ser um jeito fácil de me guiar ou tem algum problema? Como esse exemplo na imagem
Wictor, foi isso mesmo: montei a escala numa tonalidade que já conheço, depois arrastei tudo pra tônica (primeira nota) de outra escala, assim fica mais simples de ver quais são as notas que a compõem.
Pode ser uma boa sim, vc precisa montar um workflow que funciona bem pra você, se assim te ajudar, manda brasa!
Eder D. Silva
24 de junho de 2016
1 – Em algum momentos voce diz que “essa nota não existe” quando estava em uma nota preta tanto em acordes como nas melodias que estava criando?
2 – Tem outro site tipo hooktheory com musicas de artistas brasileiros?
3 – Igual a musica do avicii, que alem da melodia ela tem tem o vocal, o processo de criação, cria primeiro a melodia e depois o vocal em cima ou vice versa?
4 – E agora fugindo um pouco da aula, sobre tonalidade, se quero produzir uma musica em 5A (c menor), eu tenho que trazer todos elemento da musica pro c menor, kick, clap, hats, loops, leads, como funciona no processo de criação a tonalidade ?
1 – Não entendi a pergunta.
2 – Acredito que não, mas vc pode procurar algum que tenha arquivos MIDI.
3 – Normalmente oq costuma-se fazer é criar uma progressão de acordes, e a partir daí cria-se a melodia por cima.
4 – Sim, você precisa usar apenas notas que pertençam a escala escolhida, e de preferência afinar elementos percussivos que tenham informação grave (kick, snare, tom, etc).
Eder D. Silva
25 de junho de 2016
Se nao me engano voce estava criando uma melodia e preencheu um semitom g#, e voce comentou vou apagar pq essa nota não existe,seria que ela não faz parte do campo harmônico?
Escala de C (dó maior) : C – D – E – F – G – A – B
Escala de D (ré maior) : D – E – F# – G – A – B – C#
Escala de E (mi maior) : E – F# – G# – A – B – C# – D#
Escala de F (fá maior) : F – G – A – A# – C – D – E
Escala de G (sol maior) : G – A – B – C – D – E – F#
Escala de A (lá maior) : A – B – C# – D – E – F# – G#
Escala de B (si maior) : B – C# – D# – E – F# – G# – A#
Escalas Menores:
Escala de Cm (dó menor) : C – D – D# – F – G – G# – A#
Escala de Dm (ré menor) : D – E – F – G – A – A# – C
Escala de Em (mi menor) : E – F# – G – A – B – C – D
Escala de Fm (fá menor) : F – G – G# – A# – C – C# – D#
Escala de Gm (sol menor) : G – A – A# – C – D – D# – F
Escala de Am (lá menor) : A – B – C – D – E – F – G
Escala de Bm (si menor) : B – C# – D – E – F# – G – A
Acho que uma tabela dessas ajuda, eu imprimi e coloquei atrás da capa do caderno MkMN.
Eder D. Silva
14 de julho de 2016
bem util esta tabela, obrigado!
e se no caso quiser criar uma melodia de C# ?
Jhonatan Morais
14 de julho de 2016
Eder boa pergunta, eu sou iniciante e também sei bem pouco, acho que o Senne pode responder isso.
Nesses exemplos que o Jhonatan postou cima realmente estão faltando as escalas formadas a partir dos “acidentes”, mas basta seguir as mesmas fórmulas de intervalos entre as notas que você constrói rapidamente qualquer uma delas, ou usar aquele truque de formar a escala de C maior, ou A menor, e transpor pra nota que vc desejar no piano roll.
Eder D. Silva
20 de julho de 2016
Sobre a resposta 4, Qual a melhor forma de trazer estes elementos para a escala escolida? e como afinar os elementos percursivos?
Usando a mesma técnica que mostrei pra afinação do Kick, no workshop avançado.
Eder D. Silva
6 de julho de 2016
Senne. por exemplo estou criando uma musica e esta mesma vai ser na escala de A, como seria o modo mais facil de botar os demais elementos kick, clap, tom na mesma escala e como descobrir em qual escalas eles estão?
Eder, você pode usar o Mixed in Key pra analisar o tom dos seus samples.
Diogo Dazevedo
18 de janeiro de 2017
Senne vi uma vez que podemos usar o DrumRack para fazermos isso que o Eder quer, procede?
Escolhemos o kick desejado e colocamos no banco da nota musica que quisermos, pode ser feito assim Senne?
Senne meu mixing in key não consegui analisar as notas dos meus samples!
São bem poucos que ele consegui, porque será ?
daria pra usar hornet song key ou melodyne como alternativa ?
Thiago Duplicata
17 de setembro de 2018
As vezes da pra achar a nota dos samples utilizando o afinador(Tuner), só quando tá muito grave ou muito agudo o afinado as vezes não identifica, ai o que pode ser feito é mudar a oitava do sample, acho que Senne falou disso em alguma outra aula também.
Eder D. Silva
4 de setembro de 2016
aonde posso conseguir vocais, por exemplo que nem a musica do cat dealers Like it, é uma vocalista contratada que faz os vocais ?ou tem sites que possam ter esses vocais deste tipo?
Eder, nesse site tem vários vocais royalty-free, que foi o caso da música do Cat Dealers: http://www.splice.com/sounds
Leonardo
10 de setembro de 2016
Senne desculpa ser meio preguiçoso mais vc ao montar a escala e tals utilizou o pitch, para q as notas tocadas estejam em do menor alterando o plugin pra +5 vc sabe, me dizer a formula para as outras escalas tipo a de A menor por exemplo lkk
Leo, basta vc contar quantas notas acima/abaixo está da atual e ajustar o plugin.
Aléx Heiderscheidt
16 de fevereiro de 2017
Boa tarde Felieppe,
Quanto ao vocal, existe alguma plugin ou uma forma de identificar as notas, para eu poder criar uma melodia que acompanhe o vocal ?
Tentei utilizar o spectrum, mas não consegui identificar qual era a nota fundamental ?
Muka, pelo contrário: se vc usar essas notas na melodia que toca “por cima” do acorde, além de ser recomendado vai soar muito bem, por estar em total harmonia a melodia com o acorde.
Cara depois dessa sequencia de aulas, com a ajuda daquela ”tecnica” do campo harmônico, eu consigo criar melodias e acordes sem sair da tonalidade. Impressionante
Valeu Senne
Thiago Vivaldi
17 de outubro de 2017
11:30 mais ou menos quase saiu um Star Wars Theme e isso é FODA pra perceber a regra aplicada na prática 🙂
Quando você Começou criar a melodia,harmonia e os acordes me veio essa musica na cabeça toca direto na radio achei semelhante ao que vc fez na aula. fui no hooktheory pra achar a sequencia de acordes mas não tem ainda. mas o tom é C e o mesmo da que esta sendo usada na aula. impressionante com o passar das aulas não só o conhecimento da um Up como o ouvido também começa a funcionar e Assimilar melhor as coisas.
Essas 3 aulas de teoria realmente falou a nossa linguá e ate deu pra esclarecer também uma duvida que tinha ficado do começo das aulas referente aos Graus e Progressões de acorde. Muito bom! https://www.youtube.com/watch?v=YVPrCdChOAk
Gildo, que bom que está sendo útil, apesar desses hits parecerem muito complexos musicalmente numa primeira ouvida, todos eles seguem estruturas harmônicas bem simples na maioria dos casos, você vai começar a achar tudo meio parecido daqui pra frente. hjeeheheheh
Inclusive essa é uma das maldições do conhecimento! heheheh
Nick Itamar Moraes
11 de março de 2018
Maldições dos conhecimentos, com certa, quanto mais aprendendo mais triste ficamos e mais hipocrisias vemos pelo mundo.
Ismael Lopes
23 de novembro de 2017
Ta poha! Que conteúdo…que aula!! E como vc diz Senne ” foi o básico do básico, do básico”. Eu não fazia a mínima ideia do que era Progressões de acordes,Graus, Escalas…Putz!!
Olá Senne =)
Depois de VARIOS testes,consegui elaborar minha dúvida ! rs
É comum começarmos uma música numa determinada escala e ao finaliza -la,acaba se tornando outra ?
isso acontece muito comigo,as vezes eu começo em “Em” por exemplo e quando vejo,a música já tomou outro rumo tonal rs. Sei que isso pode parecer algo normal afinal música é feita de experimentações! Mas acho q há algo de errado,pois me atrapalha no entendimento da teoria musical. 🙁
Tamara, isso é bem comum em música clássica, e também normal em gêneros como jazz e sons eruditos, e o nome dessa técnica dentro da teoria musical é MODULAÇÃO. Existem técnicas para se modular uma música de forma mais “suave”, se vc quiser se aprofundar nisso recomendo ler o livro “Harmonia” de Schoenberg.
Tamara Alves
8 de dezembro de 2017
hummm,faz sentido mesmo ….
Ta ok,vou investir nesse livro então,obrigado pela recomendação Senne. =)
Raphael Augusto Guedes
21 de fevereiro de 2018
Showwww Senne, muito boa esse série de teoria músical, fazia tempo que eu não estudava sobre e agora me refrescou a memória e me deu uma motivação para voltar a esse tema, abraço.
Lucas Albuquerque
6 de março de 2018
opa, senne seguinte to fazendo a track no tom da voz, na nota certa.. na hr q chega no biudup a musica morre, fica sem sentido e o drop tbm, oq eu deveria fazer?
Lucas, é difícil opinar sobre isso sem ouvir a música, vc pode postá-la aqui?
Nick Itamar Moraes
11 de março de 2018
Em aproximadamente 16:00 minutos,vc falava sobre as estrutura + nota > motivos > frases > tema e vc detalhou apenas até o motivo, não tem parte escrita sobre as frases e tema?
Bela aula afinal, com isso consigo seguir as “regras” das músicas chicletes, hahahaha (dark laugh)
gostaria muito de produzir tracks nessa pegada, porem percebe-se que nao há melodia nela, parece que o baixo é como se fosse a melodia.. como faco para fazer tracks assim? por onde inicio.. no caso do gênero que vc mostra no video q é o avicci, tem uma melodia pra se fazer.. mas nesse caso do deep house nao, parece q o baixo que é o mais importante, muitas tracks bem sucedidas de hoje em dia sao assim com o baixo bem na cara.. como eu faço nesse caso? uso as mesmas regras das progressões de acordes pras linhas de baixo? valeeeeu senne !
MKMN Expert
16 de janeiro de 2019
Exatamente! Você precisa entender que no arranjo você deve escolher alguns elementos para ser os Atores principais da musica. Neste caso aí é um baixo harmônico e a melodia o vocal. Neste caso aí São kick, clap, bass harmônico e o vocal fazendo a melodia. Esses seriam os 4 atores principais dessa musica aí, pode ver que eles são os que chamam atenção.
Deu pra entender? rs
Abraços.
Matheus Cruz
24 de janeiro de 2019
entendi perfeitamente, muito obrigado pelas dicas que sempre sao esclarecedoras !
MKMN Expert
25 de janeiro de 2019
Gratidão pela confiança!
Mateus Araujo
15 de fevereiro de 2019
Senne qual a função do plugin picht?
MKMN Expert
16 de fevereiro de 2019
Fala Mateus! Expert Team aqui…
Serve para trabalhar a transformação e transposição tonal.
Mateus Araujo
5 de março de 2019
boa noite senne. estou pensando em fazer um curso de teclado online. Qual você me recomendaria? estou pensando em fazer também um curso de DJ online. tem algum que vc me recomendaria?
Leo Santos
20 de outubro de 2019
Desculpa! Não sei se deixar passar em alguma aula anterior ou estou confuso, mas…
Quando o Senne cria os acordes e depois cria o baixo com as tônicas, existem um nome pra isso?
MKMN Expert
21 de outubro de 2019
Fala, Leo. Expert Team aqui, pra ser sincero eu não sei, mas acredito que possa ter! Aconselho a perguntar para um músico da sua Cidade.
Sinto muito por não resolver essa questão.
Abraços!
Leo Santos
21 de outubro de 2019
Valeu Irmão
Na verdade eu só achei que tinha deixado passar algo, pois foi muitas coisas sobre acordes, como C7, Diminuto, Aumentado, ai eu achei que tinha deixado passar esse lance … Obrigadoooo!!
MKMN Expert
22 de outubro de 2019
Gratidão, Leo! =)
Gustavo Albernaz
14 de novembro de 2019
Nessa aula você diz que fez um tipo de transposição de 5 semitons pra que quando a escala de C menor for tocada sair o som da escala de G menor, porque dessa forma você se guia melhor. Eu poderia fazer essa mesma transposição, só que usando como referência a escala de A menor que são só notas brancas e fica mais fácil pros iniciantes ou tem algum motivo especial pra você se guiar pela escala de C menor, mesmo ela tendo alguns acidentes?
MKMN Expert
14 de novembro de 2019
Faala Gustavo, pode me dizer em qual momento do vídeo ele fala? Acredito que você esteja falando do Simpler nativo.
95 Comments
marcio oliveira
7 de março de 2015FELIPE ! cara sem comentarios . esse Workshop sobre teoria musical foi sensacional .
Foi umas das aulas mais completa que jå, assisti em todo o ano que venho desenvolvendo, meu curso de Produçåo musical.
Apesar de estar fazendo aula de teclado tudo que vc ,passou tem sentido .
Quanto a melodias, harmonias, modo grego ,Graus e funções ,oitavas grafias e etc.
Aprendi muito parabéns pela disinvoltura como passou o contéudo da matéria .
E dizer que que tenho orgulho de fazer parte da grande MAKE MUSIC NOW abraço .
Felippe Senne
7 de março de 2015Que coisa boa de se ler, Marcio! Acho que todo o esforço compensou, né? hehehehe
Obrigado pela confiança.
Jeff
11 de março de 2015Conteúdo fodah, parabéns Senne e obrigado por compartilhar!
Marcos
11 de março de 2015Posso também identificar o tom de uma musica no virtual dj Professor Felippe Senne ?
Felippe Senne
11 de março de 2015Se ele funciona direito, manda brasa!!
Kauan Marcos de Oliveira
21 de março de 2015Felippe, só uma coisa que eu não entendi, você até falou 2 vezes mas eu não consegui pegar a ideia. o que não é aconselhável que aconteça nos tempos fortes do compasso (1 e 3)?
Fabio Mello
22 de abril de 2015Meu , tu é muito sinistro adro sua didatica embora eu não seja dj profissional tu fala a nossa lingua cara !!! vale cada centavo o curso !!!!!!!! feliz pra k…
Joao Corrêa
25 de abril de 2015Senne não consigo entender a contagem do sexto grau da escala menor de dó… 🙁 qual aula devo rever?
Felippe Senne
26 de abril de 2015Você precisa rever a aula que mostra a criação das escalas, que seria a Parte 1 desse workshop.
Alexandro da Silva
8 de maio de 2015Senne, lembrei agora uma vez que tu falou pra usar o pitch pra fazer músicas em outros tons usando o “massetizinho” das notas brancas no ableton, lá do Am, ou do C maior.
Posso colocar pitch só no master? ou devo colocar 1 em cada canal?
Felippe Senne
9 de maio de 2015Alex, vc precisa colocar em cada canal.
Alexandro da Silva
8 de maio de 2015Outra pergunta, melodia é considerado só o break da música? ou o drop também pode ser considerado “melodia”?
Felippe Senne
9 de maio de 2015Alex, você pode ter melodias em diversos instrumentos e momentos da música. Melodia basicamente consiste em tocar várias notas diferentes, uma de cada vez, com o passar do tempo. Portanto seu bass pode ter sua melodia, leads, etc.
E você pode ter melodias tanto no break, quanto no drop.
Higor Diego
14 de julho de 2015Senne , e para começar a criar drops ? o que você indica ? eu coloco um kick e tento me basear em algumas referencias , voce sabe de algum outro jeito para criar o drop ?
Felippe Senne
14 de julho de 2015Fala Higor, se vc ainda estiver sem ideias, então o que te recomendo é pegar as músicas que você gostar e tentar recriar algo bem parecido com elas, isso vai te fazer perceber por que esse sons tão bem.
Fernando
9 de dezembro de 2015Senne para fazer uma melodia posso usar os intervalos ??
Felippe Senne
9 de dezembro de 2015Com certeza, pode sim, Fernando!
Fernando
9 de dezembro de 2015Senne na hora que você começou a montar os acordes da música do calvin harris estava Cm. Você escolheu G# ou tem que contar os graus como você fez ? o Cm não é a tônica??
Fernando
15 de dezembro de 2015Senne refiz essa progressão de acordes e a melodia de um remix do kshmr para o avicci da música better day e fiquei em dúvida. Qual escala ele usou para fazer a melodia? aparentemente parece CM é isso mesmo??
Felippe Senne
15 de dezembro de 2015Fernando, qual foi o processo que vc fez pra descobrir a escala da música?
Fernando
15 de dezembro de 2015No hook theory
Felippe Senne
15 de dezembro de 2015Então é bem provável que esteja certo sim! 🙂
Fernando
15 de dezembro de 2015Então que no hook theory eles falam a escala da progressão de acordes não ?
Fernando
15 de dezembro de 2015Lá eles não falam qual a escala da melodia, pelo menos eu não vi
Felippe Senne
15 de dezembro de 2015Lá diz D minor.
Fernando
15 de dezembro de 2015Eu achei que era C major por que ele sobre do C4 ao C6. Sobe 14 graus ?
Felippe Senne
15 de dezembro de 2015Não, se ficar na mesma nota está no mesmo grau, só mudou a oitava (ficou mais agudo).
Fernando
16 de dezembro de 2015Assim, é uma boa técnica parece que deixa mais “tensa” a melodia, obrigado.
Wellington Luchese
16 de janeiro de 2016cara, como tu fez isso de deixar os acordes atrás “transparentes”? faz tempo que vejo essa função no fl, mas não consigo fazer
Fernando
4 de fevereiro de 2016O brother foi mal pela demora a responder,
Ou você segue esses passos ou usa o atalho ctrl+v no piano roll que você quer que fique as notas fantasma.
Carlos Santos Jr.
9 de fevereiro de 2016Senne aula filé! rsrs… fiquei com duas dúvidas, na realidade um meio que questionamento pra vc, o que seria mais ideal felipe: a melodia junto com o acorde como vc mostrou nessa aula ou a melodia e acorde em canais diferentes (n sei porque caiu uma dúvida se pode haver cancelamento de som se caso toquem a msma nota)? e a outra seria que na parte de “Dicas e Dúvidas” você disse que é aconselhável começar pelos acordes, eu sempre comecei pela melodia, afinal o que “manda” a melodia ou acorde? Ps.: Eu estou tendo dificuldades em criar os acordes depois da melodia, para me ajudar eu vejo os acordes maiores e menores do piano e tento encaixar algumas escalas de acorde na minha música geralmente começando com C.
Felippe Senne
9 de fevereiro de 2016Carlos, eu acho melhor fazer a melodia num canal separado, fica melhor pra mixá-la depois. E sobre a composição não tem regra, eu particularmente acho mais fácil começar já com uma progressão de acordes por baixo, mesmo que vc nem use ela depois, só pra guiar a sua melodia e ser mais fácil de ela ter um início-meio-fim, porém isso vai de cada um, já comecei músicas pela melodia pura e simplesmente também.
E para encaixar os acordes junto com a melodia, tenta assim: use um acorde a cada 1 ou 2 compassos (ou mais talvez), e no primeiro tempo dos compassos veja qual é a nota que esteja tocando, e experimente primeiros os acordes 1, 4 e 5 da escala (geralmente no início do trecho se começa com o 1), e nos outros compassos experimente também acordes que possuam a nota que esteja tocando na melodia.
Lucas Darela
4 de março de 2016Muito boa aula, todas elas!! cada aula sai um projeto de som novo kkkkkk ancioso para o projeto final!!
Wíctor
19 de março de 2016Eai senne, tudo certo?
Minha dúvida é bem coisa de principiante mesmo que tá difícil de entender, quando tu colocou o macete de mudar o pitch para ficar mais fácil de compor me veio uma dúvida, tu fez isso pra continuar montando o midi em dó menor mas pra soar em sol menor? E se eu montar a escala e desativar e só arrastar, pode ser um jeito fácil de me guiar ou tem algum problema? Como esse exemplo na imagem
Felippe Senne
20 de março de 2016Wictor, foi isso mesmo: montei a escala numa tonalidade que já conheço, depois arrastei tudo pra tônica (primeira nota) de outra escala, assim fica mais simples de ver quais são as notas que a compõem.
Pode ser uma boa sim, vc precisa montar um workflow que funciona bem pra você, se assim te ajudar, manda brasa!
Eder D. Silva
24 de junho de 20161 – Em algum momentos voce diz que “essa nota não existe” quando estava em uma nota preta tanto em acordes como nas melodias que estava criando?
2 – Tem outro site tipo hooktheory com musicas de artistas brasileiros?
3 – Igual a musica do avicii, que alem da melodia ela tem tem o vocal, o processo de criação, cria primeiro a melodia e depois o vocal em cima ou vice versa?
4 – E agora fugindo um pouco da aula, sobre tonalidade, se quero produzir uma musica em 5A (c menor), eu tenho que trazer todos elemento da musica pro c menor, kick, clap, hats, loops, leads, como funciona no processo de criação a tonalidade ?
Felippe Senne
24 de junho de 20161 – Não entendi a pergunta.
2 – Acredito que não, mas vc pode procurar algum que tenha arquivos MIDI.
3 – Normalmente oq costuma-se fazer é criar uma progressão de acordes, e a partir daí cria-se a melodia por cima.
4 – Sim, você precisa usar apenas notas que pertençam a escala escolhida, e de preferência afinar elementos percussivos que tenham informação grave (kick, snare, tom, etc).
Eder D. Silva
25 de junho de 2016Se nao me engano voce estava criando uma melodia e preencheu um semitom g#, e voce comentou vou apagar pq essa nota não existe,seria que ela não faz parte do campo harmônico?
Felippe Senne
25 de junho de 2016Ahhh sim, então, essa nota não pertence a escala em questão, então teoricamente não podemos usá-la.
Eder D. Silva
6 de julho de 2016entao por exemplo escala de C qual nota nao pertence a escala em questao?
Felippe Senne
6 de julho de 2016No caso de C (dó maior) todas as notas pretas do teclado não pertencem a ela.
Eder D. Silva
7 de julho de 2016então é da mesma forma que criamos as escalas harmonicas dos acordes?
Felippe Senne
11 de julho de 2016Sim, bem parecido!
Jhonatan Morais
13 de julho de 2016Escalas Maiores:
Escala de C (dó maior) : C – D – E – F – G – A – B
Escala de D (ré maior) : D – E – F# – G – A – B – C#
Escala de E (mi maior) : E – F# – G# – A – B – C# – D#
Escala de F (fá maior) : F – G – A – A# – C – D – E
Escala de G (sol maior) : G – A – B – C – D – E – F#
Escala de A (lá maior) : A – B – C# – D – E – F# – G#
Escala de B (si maior) : B – C# – D# – E – F# – G# – A#
Escalas Menores:
Escala de Cm (dó menor) : C – D – D# – F – G – G# – A#
Escala de Dm (ré menor) : D – E – F – G – A – A# – C
Escala de Em (mi menor) : E – F# – G – A – B – C – D
Escala de Fm (fá menor) : F – G – G# – A# – C – C# – D#
Escala de Gm (sol menor) : G – A – A# – C – D – D# – F
Escala de Am (lá menor) : A – B – C – D – E – F – G
Escala de Bm (si menor) : B – C# – D – E – F# – G – A
Acho que uma tabela dessas ajuda, eu imprimi e coloquei atrás da capa do caderno MkMN.
Eder D. Silva
14 de julho de 2016bem util esta tabela, obrigado!
e se no caso quiser criar uma melodia de C# ?
Jhonatan Morais
14 de julho de 2016Eder boa pergunta, eu sou iniciante e também sei bem pouco, acho que o Senne pode responder isso.
Felippe Senne
17 de julho de 2016Nesses exemplos que o Jhonatan postou cima realmente estão faltando as escalas formadas a partir dos “acidentes”, mas basta seguir as mesmas fórmulas de intervalos entre as notas que você constrói rapidamente qualquer uma delas, ou usar aquele truque de formar a escala de C maior, ou A menor, e transpor pra nota que vc desejar no piano roll.
Eder D. Silva
20 de julho de 2016Sobre a resposta 4, Qual a melhor forma de trazer estes elementos para a escala escolida? e como afinar os elementos percursivos?
Felippe Senne
21 de julho de 2016Usando a mesma técnica que mostrei pra afinação do Kick, no workshop avançado.
Eder D. Silva
6 de julho de 2016Senne. por exemplo estou criando uma musica e esta mesma vai ser na escala de A, como seria o modo mais facil de botar os demais elementos kick, clap, tom na mesma escala e como descobrir em qual escalas eles estão?
Felippe Senne
9 de setembro de 2016Eder, você pode usar o Mixed in Key pra analisar o tom dos seus samples.
Diogo Dazevedo
18 de janeiro de 2017Senne vi uma vez que podemos usar o DrumRack para fazermos isso que o Eder quer, procede?
Escolhemos o kick desejado e colocamos no banco da nota musica que quisermos, pode ser feito assim Senne?
Felippe Senne
18 de janeiro de 2017Pode sim, Diogo, basta mexer no Transpose.
Allan Jacobsen
11 de março de 2018Senne meu mixing in key não consegui analisar as notas dos meus samples!
São bem poucos que ele consegui, porque será ?
daria pra usar hornet song key ou melodyne como alternativa ?
Thiago Duplicata
17 de setembro de 2018As vezes da pra achar a nota dos samples utilizando o afinador(Tuner), só quando tá muito grave ou muito agudo o afinado as vezes não identifica, ai o que pode ser feito é mudar a oitava do sample, acho que Senne falou disso em alguma outra aula também.
Eder D. Silva
4 de setembro de 2016aonde posso conseguir vocais, por exemplo que nem a musica do cat dealers Like it, é uma vocalista contratada que faz os vocais ?ou tem sites que possam ter esses vocais deste tipo?
Felippe Senne
9 de setembro de 2016Eder, nesse site tem vários vocais royalty-free, que foi o caso da música do Cat Dealers: http://www.splice.com/sounds
Leonardo
10 de setembro de 2016Senne desculpa ser meio preguiçoso mais vc ao montar a escala e tals utilizou o pitch, para q as notas tocadas estejam em do menor alterando o plugin pra +5 vc sabe, me dizer a formula para as outras escalas tipo a de A menor por exemplo lkk
Felippe Senne
10 de setembro de 2016Leo, basta vc contar quantas notas acima/abaixo está da atual e ajustar o plugin.
Aléx Heiderscheidt
16 de fevereiro de 2017Boa tarde Felieppe,
Quanto ao vocal, existe alguma plugin ou uma forma de identificar as notas, para eu poder criar uma melodia que acompanhe o vocal ?
Tentei utilizar o spectrum, mas não consegui identificar qual era a nota fundamental ?
Abraço!
Felippe Senne
17 de fevereiro de 2017Aléx, existem sim, se chama Melodyne, é excelente (detecta até acordes). O Waves Tune também tem essa função, muito bom também.
MUKA ROMERO
14 de junho de 2017Uma duvida galera, se eu estou usando o acorde C E G, eu não posso usar essas notas na melodia ao mesmo tempo que esta tocando o acorde???
Felippe Senne
14 de junho de 2017Muka, pelo contrário: se vc usar essas notas na melodia que toca “por cima” do acorde, além de ser recomendado vai soar muito bem, por estar em total harmonia a melodia com o acorde.
Wesley
10 de julho de 2017link do The Piano para baixar ?
MUKA ROMERO
18 de julho de 2017Cara depois dessa sequencia de aulas, com a ajuda daquela ”tecnica” do campo harmônico, eu consigo criar melodias e acordes sem sair da tonalidade. Impressionante
Valeu Senne
Thiago Vivaldi
17 de outubro de 201711:30 mais ou menos quase saiu um Star Wars Theme e isso é FODA pra perceber a regra aplicada na prática 🙂
Gildo Dos Santos
1 de novembro de 2017Quando você Começou criar a melodia,harmonia e os acordes me veio essa musica na cabeça toca direto na radio achei semelhante ao que vc fez na aula. fui no hooktheory pra achar a sequencia de acordes mas não tem ainda. mas o tom é C e o mesmo da que esta sendo usada na aula. impressionante com o passar das aulas não só o conhecimento da um Up como o ouvido também começa a funcionar e Assimilar melhor as coisas.
Essas 3 aulas de teoria realmente falou a nossa linguá e ate deu pra esclarecer também uma duvida que tinha ficado do começo das aulas referente aos Graus e Progressões de acorde. Muito bom!
https://www.youtube.com/watch?v=YVPrCdChOAk
Felippe Senne
2 de novembro de 2017Gildo, que bom que está sendo útil, apesar desses hits parecerem muito complexos musicalmente numa primeira ouvida, todos eles seguem estruturas harmônicas bem simples na maioria dos casos, você vai começar a achar tudo meio parecido daqui pra frente. hjeeheheheh
Felippe Senne
2 de novembro de 2017Inclusive essa é uma das maldições do conhecimento! heheheh
Nick Itamar Moraes
11 de março de 2018Maldições dos conhecimentos, com certa, quanto mais aprendendo mais triste ficamos e mais hipocrisias vemos pelo mundo.
Ismael Lopes
23 de novembro de 2017Ta poha! Que conteúdo…que aula!! E como vc diz Senne ” foi o básico do básico, do básico”. Eu não fazia a mínima ideia do que era Progressões de acordes,Graus, Escalas…Putz!!
Que venha as próximas.
hehe!
Felippe Senne
24 de novembro de 2017Que bom que curtiu, Ismael!
Tamara Alves
7 de dezembro de 2017Olá Senne =)
Depois de VARIOS testes,consegui elaborar minha dúvida ! rs
É comum começarmos uma música numa determinada escala e ao finaliza -la,acaba se tornando outra ?
isso acontece muito comigo,as vezes eu começo em “Em” por exemplo e quando vejo,a música já tomou outro rumo tonal rs. Sei que isso pode parecer algo normal afinal música é feita de experimentações! Mas acho q há algo de errado,pois me atrapalha no entendimento da teoria musical. 🙁
Felippe Senne
7 de dezembro de 2017Tamara, isso é bem comum em música clássica, e também normal em gêneros como jazz e sons eruditos, e o nome dessa técnica dentro da teoria musical é MODULAÇÃO. Existem técnicas para se modular uma música de forma mais “suave”, se vc quiser se aprofundar nisso recomendo ler o livro “Harmonia” de Schoenberg.
Tamara Alves
8 de dezembro de 2017hummm,faz sentido mesmo ….
Ta ok,vou investir nesse livro então,obrigado pela recomendação Senne. =)
Raphael Augusto Guedes
21 de fevereiro de 2018Showwww Senne, muito boa esse série de teoria músical, fazia tempo que eu não estudava sobre e agora me refrescou a memória e me deu uma motivação para voltar a esse tema, abraço.
Lucas Albuquerque
6 de março de 2018opa, senne seguinte to fazendo a track no tom da voz, na nota certa.. na hr q chega no biudup a musica morre, fica sem sentido e o drop tbm, oq eu deveria fazer?
Felippe Senne
12 de março de 2018Lucas, é difícil opinar sobre isso sem ouvir a música, vc pode postá-la aqui?
Nick Itamar Moraes
11 de março de 2018Em aproximadamente 16:00 minutos,vc falava sobre as estrutura + nota > motivos > frases > tema e vc detalhou apenas até o motivo, não tem parte escrita sobre as frases e tema?
Bela aula afinal, com isso consigo seguir as “regras” das músicas chicletes, hahahaha (dark laugh)
Felippe Senne
12 de março de 2018Nick, dá um confere aqui, acho que pode ajudar: http://profpedroserrano.blogspot.com.br/2010/05/motivo-e-frase.html
Nick Itamar Moraes
15 de março de 2018Obrigado professor (y)
Luidy Alves
30 de novembro de 2018ACREDITO QUE O G TUNE FUNCIONE TAMBÉM, PARA IDENTIFICAR O TOM…
Matheus Cruz
16 de janeiro de 2019https://www.youtube.com/watch?v=LQfELMKwuro
gostaria muito de produzir tracks nessa pegada, porem percebe-se que nao há melodia nela, parece que o baixo é como se fosse a melodia.. como faco para fazer tracks assim? por onde inicio.. no caso do gênero que vc mostra no video q é o avicci, tem uma melodia pra se fazer.. mas nesse caso do deep house nao, parece q o baixo que é o mais importante, muitas tracks bem sucedidas de hoje em dia sao assim com o baixo bem na cara.. como eu faço nesse caso? uso as mesmas regras das progressões de acordes pras linhas de baixo? valeeeeu senne !
MKMN Expert
16 de janeiro de 2019Exatamente! Você precisa entender que no arranjo você deve escolher alguns elementos para ser os Atores principais da musica. Neste caso aí é um baixo harmônico e a melodia o vocal. Neste caso aí São kick, clap, bass harmônico e o vocal fazendo a melodia. Esses seriam os 4 atores principais dessa musica aí, pode ver que eles são os que chamam atenção.
Deu pra entender? rs
Abraços.
Matheus Cruz
24 de janeiro de 2019entendi perfeitamente, muito obrigado pelas dicas que sempre sao esclarecedoras !
MKMN Expert
25 de janeiro de 2019Gratidão pela confiança!
Mateus Araujo
15 de fevereiro de 2019Senne qual a função do plugin picht?
MKMN Expert
16 de fevereiro de 2019Fala Mateus! Expert Team aqui…
Serve para trabalhar a transformação e transposição tonal.
Mateus Araujo
5 de março de 2019boa noite senne. estou pensando em fazer um curso de teclado online. Qual você me recomendaria? estou pensando em fazer também um curso de DJ online. tem algum que vc me recomendaria?
Leo Santos
20 de outubro de 2019Desculpa! Não sei se deixar passar em alguma aula anterior ou estou confuso, mas…
Quando o Senne cria os acordes e depois cria o baixo com as tônicas, existem um nome pra isso?
MKMN Expert
21 de outubro de 2019Fala, Leo. Expert Team aqui, pra ser sincero eu não sei, mas acredito que possa ter! Aconselho a perguntar para um músico da sua Cidade.
Sinto muito por não resolver essa questão.
Abraços!
Leo Santos
21 de outubro de 2019Valeu Irmão
Na verdade eu só achei que tinha deixado passar algo, pois foi muitas coisas sobre acordes, como C7, Diminuto, Aumentado, ai eu achei que tinha deixado passar esse lance … Obrigadoooo!!
MKMN Expert
22 de outubro de 2019Gratidão, Leo! =)
Gustavo Albernaz
14 de novembro de 2019Nessa aula você diz que fez um tipo de transposição de 5 semitons pra que quando a escala de C menor for tocada sair o som da escala de G menor, porque dessa forma você se guia melhor. Eu poderia fazer essa mesma transposição, só que usando como referência a escala de A menor que são só notas brancas e fica mais fácil pros iniciantes ou tem algum motivo especial pra você se guiar pela escala de C menor, mesmo ela tendo alguns acidentes?
MKMN Expert
14 de novembro de 2019Faala Gustavo, pode me dizer em qual momento do vídeo ele fala? Acredito que você esteja falando do Simpler nativo.
Abraços.
Expert Team.