Pessoal, só uma correção: fiz um erro de digitação quando mencionei o intervalo de TERÇA MAIOR tendo como referência a nota C, na realidade a terça maior de C subindo a escala seria E, e descendo seria G#. Desculpem a confusão!
David Britto
7 de março de 2015
Senne, ate então existiam as escalas musicais, pra fazer as melodias e tal, dentro dessas escalas musicais tem o campo harmonico para a criação dos acordes, e agora tem o intervalo, onde que ele se encaixa ? ele participa da melodia da musica ? essas 2 notas que formam o intervalo elas fogem da escala que o produtor ta usando néah? elas sao tocadas juntas ou separadamente ?
David, a questão dos intervalos é apenas em relação a nomenclatura da distância entre as notas, não precisa ficar preocupado em relação a “usá-los”, eu passei esse conteúdo apenas pra você saber do que se trata quando alguém comentar, por exemplo, que determinada melodia começa com um intervalo de quinta, ou intervalo de terça menor, etc.
Gui Rivero
9 de março de 2015
Senne, me surgiu uma dúvida que não me lembro se vc chegou a comentar a respeito de acordes. Vira e mexe surgem acordes em algumas músicas que tenho trabalhado como, por exemplo, Emaj7 dentre outros. Como seria a construção desses tipos de acordes? E o que significa esse 7 após da nomenclatura “maj” (de tom maior)? Um abraço.
Renan, vc vai querer me xingar, mas não pretendo disponibilizar esse material, pois a minha intenção (como sempre) é que você faça as suas anotações e tenha o seu próprio material. Inclusive, na minha opinião, essa é a melhor forma pra assimilar todo o conteúdo.
Helder Soares
7 de junho de 2015
Na moral, acho que uma apostila seria show de bola!
Matheus Santos
9 de junho de 2015
tbm acho
Guilherme Alves
20 de junho de 2016
Tbm acho!
Jesus Souza
16 de junho de 2015
Verdade, to no meu segundo caderno já, quando você escreve parece que escreve na mente!!!!
Alexandro da Silva
16 de junho de 2015
Voltando algumas aulas pras coisas importantes que deixei passar..
Os intervalos de “Maior” e “Menor” é pra escalas maiores ou menores? ou não tem nada a ver?
Posso usar intervalos com para ter resultados que saiam fora da escala? Como o caso no intervalo de segunda menor, é 1 semitom acima ou abaixo, se eu tiver usando Dó maior, acima vai sair fora da escala, então sou obrigado a usar 1 semitom abaixo, certo? todos os intervalos vão ter alguma opção de fechar dentro do tom,Se não for acima, será no semi tom para baixo é isso?
Outra dúvida, Para os intervalos fazerem sentido, tenho que começar a sequência na tônica, ou basta a música estar na escala? Exemplo no “drop”, já posso sair tocando 7 semitons acima da roots que já vai dar aspecto de Alegria, triunfo? ou tennho que começar pela root pra depois partir para os intervalos?
– Tanta nas escalas maiores quanto nas menores você tem intervalos maiores e menores entre os seus graus.
– Em música você pode fazer oq quiser, porém fica mais fácil fazer música que soa “bem” estando dentro da escala, OU conhecendo MUITO sobre oq vc está fazendo, tendo muito conhecimento sobre teoria e harmonia. Mas nesse começo eu recomendo permanecer dentro de uma escala.
– Não entendi muito bem sua perguntas, mas pelo que entendi acho que pode-se dizer que sim.
– Não precisa começar na tônica a sua melodia, porém fica mais fácil de criar uma melodia que faz sentindo começando pela tônico, mas isso nem de perto é uma regra.
– Sobre os intervalos mais usados, eu recomendo vc analisar as melodias das tracks q vc gosta, e chegar a sua conclusão.
Alexandro da Silva
16 de junho de 2015
Ainda estou com duvida nos intervalos das melodias..
Pois se eu seguir a regra dos intervalos, elas saem da escala harmônica.. Acabam tocando notas que não tem na escala..
Me dá um exemplo disso, Alex, pra ver se consigo entender oq tá se passando na sua mente.
Alexandro da Silva
17 de junho de 2015
Vamos lá, minha duvida é sobre o assunto a partir dos 48:10 dessa aula, nos “intervalos”
No intervalo de segunda menor, que é 1 semiton acima ou abaixo da root. Se eu usar esse intervalo de segunda menor em um “Tom menor”, vai ficar fora da escala.
Exemplo: se eu estiver em “A”, o intervalo de segunda menor seria em “G#” ou “A#”, mas eles não pertencem a escala de “Am”
Então minha duvida é se fica fora do tom, posso ou não posso usar esses intervalos pra criar aquele tipo de sentimento especifico?
Se vc quiser respeitar a escala e não correr o risco de soar desafinado, então não pode, mas se vc quiser criar uma emoção determinada, não ligando se vai ficar fora da escala, então pode.
Fernando
3 de dezembro de 2015
Senne sobre as inverções, eu posso pegar outros acordes e inverter? Por exemplo inverter o acorde de Am? Ou tem uma regra que devo seguir?
Pode soar meio idiota a pergunta (vc vai me agredir hahahaha) @felippesenne:disqus mas venho acompanhando o curso e ainda não ficou claro o objetivo do acorde, eu usaria ele para os timbres de baixos? qual seria a melhor função dele para colocar na música(digo qual tipo de timbre ele deve ser carregado)? Ps.: estou questionando isso porque vi em alguns lugares falando.
Carlos, geralmente acordes são tocados por piano, guitarra, violão e synths polifônicos (plucks, stabs, pads, etc). Os acordes servem pra adicionar emoções a música (ex: num momento alegre use mais acordes maiores, em partes melancólicas use mais acordes menores, e por aí vai).
Carlos Santos Jr.
6 de fevereiro de 2016
então o mais indicado seria usa-los em intros, breaks e build-ups?
Élio Dutra
23 de fevereiro de 2016
Aula com bastante informação, mas um pouco confusa pra mim kkk
Vou deixar umas dúvidas aí …
1-Posso montar melodia usando só intervalos ? (No meu ponto de vista, seria algo interessante pq posso passar algo nessa melodia. No caso quem sabe medo ou suspense … So que daí eu poderia usar o maior e menor de um tipo de intervalo? Nao poderia usar um outro que desce ou sobe diferente do q eu ja usei ?confusão ahahaha
2- Pra fazer um deep House no caso, não preciso fazer um bass de acorde? Posso fazer uma linha só? com a nota mais forte a tônica na real.
Pelo oque eu já pesquisei por fora sozinho, me conrrige se eu tiver errado. O bass eu monto com um acorde maior ou menor só que em forma de arpejo (ARPEJO ACORDE TOCADO EM SEQUÊNCIA ISSO?)
No casso eu poderia montar um bass no forma de um intervalo
ex: um intervalo q sobe dois semitom e desce dois pra baixo isso daria forma de um acorde daí é só eu fazer forma de um arpejo e ta lá.meu bass de suspese ou de medo ? Algo assim daria pra fazer ?
Sei lá ta confuso Hahaha!!!
1 – Pode fazer o que quiser, tudo depende da sua intenção e do julgamento de como ficar. 😛
2 – Geralmente não se usa acordes no baixo, apenas uma nota. Mas sim, vc pode fazer um bass arpejando as notas de uma acorde. E você pode claro fazer uma linha de baixo como se fosse uma melodia, não há qualquer restrição quanto a isso.
Alysson Alessandro
2 de março de 2016
Olá! Senne! Essa. Fórmula. pra montar. os Acordes, Maior. (Exemplo) Root. + 4 Semitons. + 3 Semitons. e no caso da Menor. seria. Root. + 3 Semitons. + 4 Semitons. mais eu posso usar essa. mesma. formulas. no caso. dessas. notas. G#/ A#/ Etc? Obrigado!
Pode sim, Alysson, basta você escolher uma nota fundamental, e a partir dela usar a fórmula, que vc vai montar um acorde maior ou menor dela.
Alysson Alessandro
2 de março de 2016
Valeuuu! Senne! Abraço!
Lucas Mateus de Quadros
24 de abril de 2016
Senne, por exemplo, no Sylenth, se eu colocar em um dos osciladores +7 semitons eu estaria fazendo um Power Chord? Se não, pra que exatamente servem aquelas configurações de semitons?
Aulas de acorde sempre me deixam muito confuso ……
Produtores como Pete Oak e Sonny Fodera com um estilo de Deep mais cantado usam bastante Harmonia …
Já as novas produções como Illuzionise, Alok ,vintage . Parece que eles usam um pad apenas com uma nota para harmonia e o Bass como melodia! Estou certo nessa conclusão ??
Por que faço campos harmônicos corretos mas parece q eles nao se encaixam na musica msmo eu usando as notas corretas de cada campo tanto para o Bass como para melodia …. Por q será?
Thiago, sua conclusão está certa sim! E sobre sua segunda pergunta, é mais fácil te responder ouvindo tudo, porém pode ser que as músicas que vc esteja tentando harmonizar não sigam uma escala maior ou menor comum.
Há uns meses eu fiquei meio empacado com uma música que estava remixando, que tinha uma pegada de samba, pois a mesma estava num modo grego, e não numa escala maior/menor padrão.
Eder D. Silva
24 de junho de 2016
1-Se eu for criar uma melodia na escala maior de C as notas tocadas na progressão tem que ser obrigatória mente em sua escala?
2- Os intervalos, com eles podem ser feitos progressos de acordes?
3- No caso do acorde invertido, a nota mais baixa (bass) ela pode ser tocada em qualquer lugar,ou segue uma regra,8 semitons abaixo?
Amiis Ana
23 de julho de 2016
Senne como faço pra mudar a afinação padrão das notas no ableton e no sylenth para que elas passem a tocar na frequencia que eu determinar, a exemplo da “afinação Verdi”?
Amiis, infelizmente o Ableton Live não tem a opção de mudar a sua afinação como um todo. :/
Amiis Ana
27 de julho de 2016
valeu, mestre Senne! vamos aguardar essa evolução então …..
JOHN EMERSON NASSIF
2 de novembro de 2016
Mais uma aula top mestre Senne! Esse “Som do Diabo” já foi abolido! Hoje em dia esse mito já foi desfeito pela própria Igreja, visto que não possui nenhum embasamento bíblico, mas mesmo assim, alguns pseudo religiosos ainda acreditam nisso! rsrsrsrs.
Senne, qual a relação entre a escala e os intervalos? Por exemplo, se eu compor uma melodia, usando a escala maior de E, em intervalo trítono, eu tenho que alterar todas as notas, ou somente algumas?
Daniel, uma escala é composta por uma sequência de intervalos, é matemática pura. Eu não entendi o seu exemplo, mas na escala maior existe um trítono, que ocorre com o quarto e sétimo grau da escala.
Daniel Jordão Zordan
26 de dezembro de 2016
Sim, mas você menciona as funções de cada grau. Para se compor heavy metal por exemplo, eu tenho que usar somente as notas em tritono (quarto e setimo) da escala? Ou deve-se balancear as diferentes funções de cada nota para montar a progressão?
Daniel, a melhor forma de vc descobrir a resposta dessa sua dúvida é vc analisar as composições de heavy metal. Hoje em dia você encontra isso facilmente em sites como o http://www.hooktheory.com.
Ok, mas heavy metal foi somente um exemplo, nesse site não tem muitas de minhas influências em qualquer estilo… Reformulando: Se eu começar uma musica em um intervalo, eu devo terminar com a mesma? Se eu alterar o intervalo da progressão de corda a partir de uma nota, eu mudo a escala, ou não? Quebro alguma regra?
Não precisa terminar uma melodia com o mesmo intervalo entre as duas primeiras notas dela. Sobre mudar o intervalo da progressão de acordes eu realmente não entendi, precisaria que vc me desse um exemplo prático disso, pode ser um print do MIDI se quiser.
Daniel Jordão Zordan
27 de dezembro de 2016
Eu estou tentando colocar uma limitação no processo criativo de evolução da melodia e progressão de acordes para mudar vibe da musica. Se eu usar (por exemplo) a escala maior T T ST T T T ST, todos os intervalos em semiton serão de segunda menor e todos os intervalos em tom (a maioria na escala, serão de segunda maior), certo? Nesse caso, terei intervalos (segundo sua definição “áspero, sinistro, confuso, chocante” e outros “Tristeza, estranheza, tensão”), correto? Isso não me parece muito interessante!!! Como eu conseguiria unir nessa track SEM MUDAR A ESCALA, um intervalo tritono ou quinta justa para dar outra vibe à musica, sendo que na escala maior, somente vejo os intervalos de segunda? Alterar o intervalo para melhorar a vibe da musica não alteraria a escala aqui?
Daniel, acho que vc tá confundindo algumas coisas: o fato da escala maior ser formada pelos intervalos T T ST T T T ST, as melodias que vc pode fazer dentro dessa escala podem ter saltos maiores do que o de um T ou um ST. Vc não precisa fazer melodias que vão apenas subindo ou descendo sempre respeitando esses intervalos.
Por exemplo: sua melodia, em Dó Maior (C Maior) ode começar em C, pular pro G, depois descer pro F, e assim por diante.
MUKA ROMERO
3 de fevereiro de 2017
Muito boa essa aula, estou anotando tudo no Mindmeister, não conhecia essa ferramenta, esta ajudando bastante na memorização e revisão.
Senne, talvez as minhas dúvidas sejam meio bestas mas tenho uma certa dificuldade de assimilar o que se aplica ao que quando se trata de teoria musical, vou tentar explicar minhas dúvidas da melhor maneira possível.
Sobre os intervalos, você disse que são distância entre duas notas, sejam de um acorde ou de uma melodia. No caso dos exemplos de cara tipo de intervalo, os exemplos foram dados com acordes de duas notas (são considerados acordes compostos por 2 notas ou somente 3 ou mais?). Minhas dúvidas são:
Um acorde de 3 notas é composto pela fundamental + 2 intervalos entre as outras duas notas?
Definir um determinado intervalo a partir da root serve para que especificamente? Montar um acorde de duas notas?
Para um acorde soar mais suave após o outro, trabalha-se no intervalo entre as notas ou neste caso se aplicam as regras das variações de acordes para fazer essa modificação ?
Recomenda-se criar melodias com notas individuais, acordes de 2 notas, acorde de 3 notas, acorde de 3 ou + notas?
Não sei se as perguntas fazem tanto sentido, mas to com essas dúvidas na minha cabeça. Obrigado desde já.
Um acorde de 3 notas é composto pela fundamental + 2 intervalos entre as outras duas notas?
SIM!
Definir um determinado intervalo a partir da root serve para que especificamente? Montar um acorde de duas notas?
PARA SABER QUAL É O INTERVALO.
Para um acorde soar mais suave após o outro, trabalha-se no intervalo entre as notas ou neste caso se aplicam as regras das variações de acordes para fazer essa modificação ?
REGRAS DA PROGRESSÃO DE ACORDES.
Recomenda-se criar melodias com notas individuais, acordes de 2 notas, acorde de 3 notas, acorde de 3 ou + notas?
NOTAS INDIVIDUAIS.
Yago Coimbra
29 de abril de 2017
Essa on beats me soa um delay!
imagina vc ouvindo uma track fugindo de alguém HAHAHAH.
Nanda and Delamura
8 de maio de 2017
alguém ai tem VSt de piano para Windows preciso …..
Uma duvida, se eu fizer minha musica em D menor eu tenho que usar somente acordes menores? Em nenhum momento posso usar um acorde de D maior? Vi outro video a respeito disso e o rapaz usou um acorde de D menor e logo em seguida um acorde de G maior.
Stephan, vou te dar uma dica aqui de uma ferramenta online gratuita pra usar quando não souber qual é a escala, basta colocar as notas que pertencem a melodia (ou as usadas nos acordes) que ele sugere qual escala deve ser: https://www.scales-chords.com/scalefinder.php
Mas sobre a sua questão, talvez tenha sido informado incorretamente a escala. Nesse caso eu usei o site acima, coloquei as notas da melodia desse seu print, e ele informou que é na realidade F maior ou D menor. Parece mais ser D menor, pq a melodia começa no próprio D.
Experimenta pensar seu remix como sendo em D menor, e depois conta aqui se funcionou.
Stephan Cipili
20 de setembro de 2017
Bah, ontem eu não tinha visto o teu comentário ainda, aí acabei revendo a aula e notei que é isso mesmo! A música tá em D menor. O que fez eu me confundir foi ele ter usado acordes invertidos e em oitavas espaçadas. Muito obrigado pela dica do site, ele é muito bom e vai ser uma boa ajuda!
Ah sim, realmente, apesar do acorde parecer que está invertido lá em cima, o fato de ter a nota mais grave sendo o A# faz com que seja caracterizado um acorde de A# Maior.
Stephan Cipili
27 de setembro de 2017
Ok! Valeu pelo feedback!
Stephan Cipili
20 de setembro de 2017
Tem outra coisa que eu não entendi, ele parece fazer variações dos acordes, isso pode ser feito dessa maneira ? As notas mais fortes são os acordes que vieram no mid original e as mais fracas são as que eu deduzi que fosse o acorde certo. Eu gostaria de saber o por que dele ter feito isso, se foi só pra soar bem ou foi questão de técnica mesmo.
E outra dúvida que eu acho que sei mas queria ter certeza…o Sub Bass da música começa no A#, mas isso é porque a Root dos acordes é A# certo ?
A música em questão é Johnny Glövez – In My Way (Original Mix).
Nossa Senne, muito obrigado por apresentar esse site looknohands, eu no tecladinho lá do ableton só sei fazer os acordes maiores, menores e com sétima maomeno, quando travava em algum outro tinha que ficar jogando no google imagens ai aparecia um monte de forma e só confundia HAHAHA. Uma dúvida fiquei no caso das inversões, no exemplo ali C/E, você tinha as notas C-C-E-G, ai no caso o segundo C você subiu uma oitava, não necessariamente precisaria subir uma oitava ne, seria mais uma questão de facilitar se fosse de fato tocar em um piano/teclado, certo?Ahh e algo que eu já queria ter falado faz tempo mas sempre esquecia, é que daria uma facilitada se você colocasse os links que você fala de material complementar ao longo da aula aqui em um comentário e destacar, abraço.
Exato, Rapha, o C que tocaria na “mão direita” não precisa ser tocado uma oitava acima, realmente, já que no baixo tocando na “mão esquerda” já estava sendo tocado o E, oq caracteriza a inversão.
E sobre o material complementar, vou providenciar.
Matheus Nomassage
27 de fevereiro de 2018
Nuuuu que tempestade de informação, muito bom Tio Senne!!! La se foi 12 paginas do meu caderno hahahahhaha to ate com medo das proximas aulas 😡
Bruno Leal
19 de julho de 2018
senne tenho a seguinte duvida:
Se estou fazendo acordes da escala de C menor, posso variar os acordes? por exemplo, estou tocando acordes da escala menor de C, posso tocar um G maior, ou qualquer outra nota da escala de C, só que maior?
MKMN Expert
24 de julho de 2018
Fala Bruno,
Beleza?
Em alguns casos podem sim rolar inversões, não sei se é o seu caso.
No seu caso aí funciona, mas o som ficar melancólico.
Abraços.
diogo
6 de setembro de 2018
Senne, não sei se perdi essa parte do video, porém me confundiu as regras nas contagem das notas T e st. No caso tem horas que se conta os “st” para subir as escalas e horas que somente se conta as “T”. Um exemplo seria quando for contar 1/8 se conta a partir da primeira nota, já no “st” se inicia a contar da nota seguinte certo. Se puder esclarecer essa parte agradeço. Abraços
MKMN Expert
10 de setembro de 2018
Diogo,
Tudo bom?
1 Tom é quando você sobre ou desce para nota branca do teclado.
1 Semi Tom é quando você desce ou sobe para nota preta do teclado. (C#,D#,F#,G#,A#.)
Por exemplo:
de C para C# você está aumentando 1 semi tom.
de C para D está aumentando 1 tom.
Tentei explicar de uma maneira simples. Espero que tenha entendido com mais clareza agora.
Abraço!
Renato
4 de outubro de 2018
Boa tarde pessoal!
Minha dúvida é em relação aos Intervalos…
1º- Os Intervalos só tem relação com a tônica (1º grau) de uma escala ou eles se valem para qualquer nota de uma escala em relação as outras? Por exemplo: na escala de “C maj” o 1º grau (tônica) é “C”, então os intervalos só vão valer da relação do 1º grau de uma escala com a próxima nota que eu tocar; ou caso eu toque qualquer outro grau (que não seja o 1º), por exemplo, se eu tocar a nota “F” e depois a nota “A” elas também vão causar uma emoção apesar de eles não serem a tônica da escala de “C maj”?
2º- Gostaria de saber também se essa relação de intervalos valem para TODAS as notas de uma melodia?
3º- Por fim gostaria de saber se essa relação de intervalos servem para acordes também, tipo, eles também vão causar uma determinada emoção independente da relação de acordes que eu tocar (por exemplo, do 3º grau para o 6º grau)?
Desde já agradeço a atenção.
Rafael Rosa
16 de outubro de 2018
Senne, diferencia-se um acorde maior ou menor pela 3(terça) não é?! E pq voce mudou a distancia da 7 setima ao explicar a maior e a menor com setima.. a 7 nota não seria a mesma nos dois acordes?
Távio Pires
19 de novembro de 2018
Alguém tem o link do tuts sobre o post de intervalos? Não consegui encontrar
minha dúvida é se tá certa ou não, mas vou ler também o seu link.
Leonardo Cabral
22 de fevereiro de 2019
Uma dúvida… Quando você diz T-T-st-T-T-st-T, Você quer dizer que TODAS estas notas devem ser tocadas juntas, ao mesmo tempo, ou pode-se usar parte delas?
MKMN Expert
22 de fevereiro de 2019
Leonardo, sobre a sequência de intervalos. Neste caso aí é o intervalo da escala maior. T, T, ST, T, T, T, ST.
Andrey Batista
30 de abril de 2019
Cara que aula irada, ja sabia que tava faltando alguma coisa e que era Teoria Musical mas n sabia por onde começar os estudos, vou me empenhar nas aulas que sei que vai sair algo incrível, vlw pelos ensinamentos SENNE!!!
MKMN Expert
30 de abril de 2019
Muito boa aula, assisto até hoje. hehe Felippe Senne <3
Ótima Aula! Porém uma duvida…
Eu já vi em outros comentários, mas só quero confirmar.
Não é uma regra eu usar determinado intervalo para criar minha musica, certo? eu posso passear minha melodia por toda escala com tanto que soe bem?
Leo Santos
18 de outubro de 2019
Ótima Aula! Porém uma duvida…
Eu já vi em outros comentários, mas só quero confirmar.
Não é uma regra eu usar determinado intervalo para criar minha musica, certo? eu posso passear minha melodia por toda escala com tanto que soe bom ao estilo do meu som?
Leo Santos
20 de outubro de 2019
Aula Incrivel! porém uma duvida…
Ví em outros comentários, mas só quero confirmar.
É uma regra eu usar determinados intervalos para criar minha melodia? ou eu posso passear ela por toda escala com tanto que soe bem pra mim?
MKMN Expert
21 de outubro de 2019
Fala Leo, vc pode sim fazer da maneira que quiser, mas tem que ter musicalidade! As notas com determinados intervalos deixam a melodia com sentindo. Música é sentimento.
101 Comments
Reinaldo Rodrigues
2 de março de 2015aula Top!muito boa mesmo.
Vinicius Meira
3 de março de 2015Era a única coisa que faltava para esse curso ser PERFEITO!! Parabens mestre Senne!
Marcio Sudo
3 de março de 2015Nóóóóóóóóssa sra!!! Top mesmo!!… Muitooo bom!!
Felippe Senne
5 de março de 2015Pessoal, só uma correção: fiz um erro de digitação quando mencionei o intervalo de TERÇA MAIOR tendo como referência a nota C, na realidade a terça maior de C subindo a escala seria E, e descendo seria G#. Desculpem a confusão!
David Britto
7 de março de 2015Senne, ate então existiam as escalas musicais, pra fazer as melodias e tal, dentro dessas escalas musicais tem o campo harmonico para a criação dos acordes, e agora tem o intervalo, onde que ele se encaixa ? ele participa da melodia da musica ? essas 2 notas que formam o intervalo elas fogem da escala que o produtor ta usando néah? elas sao tocadas juntas ou separadamente ?
Felippe Senne
7 de março de 2015David, a questão dos intervalos é apenas em relação a nomenclatura da distância entre as notas, não precisa ficar preocupado em relação a “usá-los”, eu passei esse conteúdo apenas pra você saber do que se trata quando alguém comentar, por exemplo, que determinada melodia começa com um intervalo de quinta, ou intervalo de terça menor, etc.
Gui Rivero
9 de março de 2015Senne, me surgiu uma dúvida que não me lembro se vc chegou a comentar a respeito de acordes. Vira e mexe surgem acordes em algumas músicas que tenho trabalhado como, por exemplo, Emaj7 dentre outros. Como seria a construção desses tipos de acordes? E o que significa esse 7 após da nomenclatura “maj” (de tom maior)? Um abraço.
Gui Rivero
9 de março de 2015Já vi ali no finalzinho da aula! Vlw!
Felippe Senne
10 de março de 2015Show! 🙂
Carlos Pedrotti Geraldes
18 de março de 2015Sem Palavras para essas novas Aulas!
Totalmente Sensacionais!!!
Renan Kriebel
26 de março de 2015Senne, como faço pra ter acesso a esse mapa que você usou na aula ?
Felippe Senne
26 de março de 2015Renan, vc vai querer me xingar, mas não pretendo disponibilizar esse material, pois a minha intenção (como sempre) é que você faça as suas anotações e tenha o seu próprio material. Inclusive, na minha opinião, essa é a melhor forma pra assimilar todo o conteúdo.
Helder Soares
7 de junho de 2015Na moral, acho que uma apostila seria show de bola!
Matheus Santos
9 de junho de 2015tbm acho
Guilherme Alves
20 de junho de 2016Tbm acho!
Jesus Souza
16 de junho de 2015Verdade, to no meu segundo caderno já, quando você escreve parece que escreve na mente!!!!
Alexandro da Silva
16 de junho de 2015Voltando algumas aulas pras coisas importantes que deixei passar..
Os intervalos de “Maior” e “Menor” é pra escalas maiores ou menores? ou não tem nada a ver?
Posso usar intervalos com para ter resultados que saiam fora da escala? Como o caso no intervalo de segunda menor, é 1 semitom acima ou abaixo, se eu tiver usando Dó maior, acima vai sair fora da escala, então sou obrigado a usar 1 semitom abaixo, certo? todos os intervalos vão ter alguma opção de fechar dentro do tom,Se não for acima, será no semi tom para baixo é isso?
Outra dúvida, Para os intervalos fazerem sentido, tenho que começar a sequência na tônica, ou basta a música estar na escala? Exemplo no “drop”, já posso sair tocando 7 semitons acima da roots que já vai dar aspecto de Alegria, triunfo? ou tennho que começar pela root pra depois partir para os intervalos?
Felippe Senne
16 de junho de 2015Alex, respondendo suas dúvidas:
– Tanta nas escalas maiores quanto nas menores você tem intervalos maiores e menores entre os seus graus.
– Em música você pode fazer oq quiser, porém fica mais fácil fazer música que soa “bem” estando dentro da escala, OU conhecendo MUITO sobre oq vc está fazendo, tendo muito conhecimento sobre teoria e harmonia. Mas nesse começo eu recomendo permanecer dentro de uma escala.
– Não entendi muito bem sua perguntas, mas pelo que entendi acho que pode-se dizer que sim.
– Não precisa começar na tônica a sua melodia, porém fica mais fácil de criar uma melodia que faz sentindo começando pela tônico, mas isso nem de perto é uma regra.
– Sobre os intervalos mais usados, eu recomendo vc analisar as melodias das tracks q vc gosta, e chegar a sua conclusão.
Alexandro da Silva
16 de junho de 2015Ainda estou com duvida nos intervalos das melodias..
Pois se eu seguir a regra dos intervalos, elas saem da escala harmônica.. Acabam tocando notas que não tem na escala..
Felippe Senne
17 de junho de 2015Me dá um exemplo disso, Alex, pra ver se consigo entender oq tá se passando na sua mente.
Alexandro da Silva
17 de junho de 2015Vamos lá, minha duvida é sobre o assunto a partir dos 48:10 dessa aula, nos “intervalos”
No intervalo de segunda menor, que é 1 semiton acima ou abaixo da root. Se eu usar esse intervalo de segunda menor em um “Tom menor”, vai ficar fora da escala.
Exemplo: se eu estiver em “A”, o intervalo de segunda menor seria em “G#” ou “A#”, mas eles não pertencem a escala de “Am”
Então minha duvida é se fica fora do tom, posso ou não posso usar esses intervalos pra criar aquele tipo de sentimento especifico?
Felippe Senne
18 de junho de 2015Se vc quiser respeitar a escala e não correr o risco de soar desafinado, então não pode, mas se vc quiser criar uma emoção determinada, não ligando se vai ficar fora da escala, então pode.
Fernando
3 de dezembro de 2015Senne sobre as inverções, eu posso pegar outros acordes e inverter? Por exemplo inverter o acorde de Am? Ou tem uma regra que devo seguir?
Felippe Senne
4 de dezembro de 2015Fernando, pode inverter os acordes que quiser, sem problema algum.
Fernando
3 de dezembro de 2015Senne o octave doubling pode ser usado em melodias também??
Felippe Senne
5 de fevereiro de 2016Pode sim, Fernando!
Carlos Santos Jr.
5 de fevereiro de 2016Pode soar meio idiota a pergunta (vc vai me agredir hahahaha) @felippesenne:disqus mas venho acompanhando o curso e ainda não ficou claro o objetivo do acorde, eu usaria ele para os timbres de baixos? qual seria a melhor função dele para colocar na música(digo qual tipo de timbre ele deve ser carregado)? Ps.: estou questionando isso porque vi em alguns lugares falando.
Felippe Senne
5 de fevereiro de 2016Carlos, geralmente acordes são tocados por piano, guitarra, violão e synths polifônicos (plucks, stabs, pads, etc). Os acordes servem pra adicionar emoções a música (ex: num momento alegre use mais acordes maiores, em partes melancólicas use mais acordes menores, e por aí vai).
Carlos Santos Jr.
6 de fevereiro de 2016então o mais indicado seria usa-los em intros, breaks e build-ups?
Élio Dutra
23 de fevereiro de 2016Aula com bastante informação, mas um pouco confusa pra mim kkk
Vou deixar umas dúvidas aí …
1-Posso montar melodia usando só intervalos ? (No meu ponto de vista, seria algo interessante pq posso passar algo nessa melodia. No caso quem sabe medo ou suspense … So que daí eu poderia usar o maior e menor de um tipo de intervalo? Nao poderia usar um outro que desce ou sobe diferente do q eu ja usei ?confusão ahahaha
2- Pra fazer um deep House no caso, não preciso fazer um bass de acorde? Posso fazer uma linha só? com a nota mais forte a tônica na real.
Pelo oque eu já pesquisei por fora sozinho, me conrrige se eu tiver errado. O bass eu monto com um acorde maior ou menor só que em forma de arpejo (ARPEJO ACORDE TOCADO EM SEQUÊNCIA ISSO?)
No casso eu poderia montar um bass no forma de um intervalo
ex: um intervalo q sobe dois semitom e desce dois pra baixo isso daria forma de um acorde daí é só eu fazer forma de um arpejo e ta lá.meu bass de suspese ou de medo ? Algo assim daria pra fazer ?
Sei lá ta confuso Hahaha!!!
Felippe Senne
23 de fevereiro de 2016Élio, lá vai:
1 – Pode fazer o que quiser, tudo depende da sua intenção e do julgamento de como ficar. 😛
2 – Geralmente não se usa acordes no baixo, apenas uma nota. Mas sim, vc pode fazer um bass arpejando as notas de uma acorde. E você pode claro fazer uma linha de baixo como se fosse uma melodia, não há qualquer restrição quanto a isso.
Alysson Alessandro
2 de março de 2016Olá! Senne! Essa. Fórmula. pra montar. os Acordes, Maior. (Exemplo) Root. + 4 Semitons. + 3 Semitons. e no caso da Menor. seria. Root. + 3 Semitons. + 4 Semitons. mais eu posso usar essa. mesma. formulas. no caso. dessas. notas. G#/ A#/ Etc? Obrigado!
Felippe Senne
2 de março de 2016Pode sim, Alysson, basta você escolher uma nota fundamental, e a partir dela usar a fórmula, que vc vai montar um acorde maior ou menor dela.
Alysson Alessandro
2 de março de 2016Valeuuu! Senne! Abraço!
Lucas Mateus de Quadros
24 de abril de 2016Senne, por exemplo, no Sylenth, se eu colocar em um dos osciladores +7 semitons eu estaria fazendo um Power Chord? Se não, pra que exatamente servem aquelas configurações de semitons?
Felippe Senne
25 de abril de 2016Lucas, é exatamente isso, vc pode fazer uns acordes diretamente nos synths, em cada um dos osciladores.
Thiago
3 de maio de 2016Aulas de acorde sempre me deixam muito confuso ……
Produtores como Pete Oak e Sonny Fodera com um estilo de Deep mais cantado usam bastante Harmonia …
Já as novas produções como Illuzionise, Alok ,vintage . Parece que eles usam um pad apenas com uma nota para harmonia e o Bass como melodia! Estou certo nessa conclusão ??
Por que faço campos harmônicos corretos mas parece q eles nao se encaixam na musica msmo eu usando as notas corretas de cada campo tanto para o Bass como para melodia …. Por q será?
Felippe Senne
3 de maio de 2016Thiago, sua conclusão está certa sim! E sobre sua segunda pergunta, é mais fácil te responder ouvindo tudo, porém pode ser que as músicas que vc esteja tentando harmonizar não sigam uma escala maior ou menor comum.
Há uns meses eu fiquei meio empacado com uma música que estava remixando, que tinha uma pegada de samba, pois a mesma estava num modo grego, e não numa escala maior/menor padrão.
Eder D. Silva
24 de junho de 20161-Se eu for criar uma melodia na escala maior de C as notas tocadas na progressão tem que ser obrigatória mente em sua escala?
2- Os intervalos, com eles podem ser feitos progressos de acordes?
3- No caso do acorde invertido, a nota mais baixa (bass) ela pode ser tocada em qualquer lugar,ou segue uma regra,8 semitons abaixo?
Amiis Ana
23 de julho de 2016Senne como faço pra mudar a afinação padrão das notas no ableton e no sylenth para que elas passem a tocar na frequencia que eu determinar, a exemplo da “afinação Verdi”?
Felippe Senne
25 de julho de 2016Amiis, infelizmente o Ableton Live não tem a opção de mudar a sua afinação como um todo. :/
Amiis Ana
27 de julho de 2016valeu, mestre Senne! vamos aguardar essa evolução então …..
JOHN EMERSON NASSIF
2 de novembro de 2016Mais uma aula top mestre Senne! Esse “Som do Diabo” já foi abolido! Hoje em dia esse mito já foi desfeito pela própria Igreja, visto que não possui nenhum embasamento bíblico, mas mesmo assim, alguns pseudo religiosos ainda acreditam nisso! rsrsrsrs.
Felippe Senne
2 de novembro de 2016Ufa, já não vamos pro inferno! hehehe
JOHN EMERSON NASSIF
2 de novembro de 2016kkkkkkkkkk. Boa!!!
Daniel Jordão Zordan
26 de dezembro de 2016Senne, qual a relação entre a escala e os intervalos? Por exemplo, se eu compor uma melodia, usando a escala maior de E, em intervalo trítono, eu tenho que alterar todas as notas, ou somente algumas?
Felippe Senne
26 de dezembro de 2016Daniel, uma escala é composta por uma sequência de intervalos, é matemática pura. Eu não entendi o seu exemplo, mas na escala maior existe um trítono, que ocorre com o quarto e sétimo grau da escala.
Daniel Jordão Zordan
26 de dezembro de 2016Sim, mas você menciona as funções de cada grau. Para se compor heavy metal por exemplo, eu tenho que usar somente as notas em tritono (quarto e setimo) da escala? Ou deve-se balancear as diferentes funções de cada nota para montar a progressão?
Felippe Senne
26 de dezembro de 2016Daniel, a melhor forma de vc descobrir a resposta dessa sua dúvida é vc analisar as composições de heavy metal. Hoje em dia você encontra isso facilmente em sites como o http://www.hooktheory.com.
Dá uma olhada aqui: https://www.hooktheory.com/theorytab/results?path=iron+maiden
Daniel Jordão Zordan
26 de dezembro de 2016Ok, mas heavy metal foi somente um exemplo, nesse site não tem muitas de minhas influências em qualquer estilo… Reformulando: Se eu começar uma musica em um intervalo, eu devo terminar com a mesma? Se eu alterar o intervalo da progressão de corda a partir de uma nota, eu mudo a escala, ou não? Quebro alguma regra?
Felippe Senne
26 de dezembro de 2016Não precisa terminar uma melodia com o mesmo intervalo entre as duas primeiras notas dela. Sobre mudar o intervalo da progressão de acordes eu realmente não entendi, precisaria que vc me desse um exemplo prático disso, pode ser um print do MIDI se quiser.
Daniel Jordão Zordan
27 de dezembro de 2016Eu estou tentando colocar uma limitação no processo criativo de evolução da melodia e progressão de acordes para mudar vibe da musica. Se eu usar (por exemplo) a escala maior T T ST T T T ST, todos os intervalos em semiton serão de segunda menor e todos os intervalos em tom (a maioria na escala, serão de segunda maior), certo? Nesse caso, terei intervalos (segundo sua definição “áspero, sinistro, confuso, chocante” e outros “Tristeza, estranheza, tensão”), correto? Isso não me parece muito interessante!!! Como eu conseguiria unir nessa track SEM MUDAR A ESCALA, um intervalo tritono ou quinta justa para dar outra vibe à musica, sendo que na escala maior, somente vejo os intervalos de segunda? Alterar o intervalo para melhorar a vibe da musica não alteraria a escala aqui?
Felippe Senne
27 de dezembro de 2016Daniel, acho que vc tá confundindo algumas coisas: o fato da escala maior ser formada pelos intervalos T T ST T T T ST, as melodias que vc pode fazer dentro dessa escala podem ter saltos maiores do que o de um T ou um ST. Vc não precisa fazer melodias que vão apenas subindo ou descendo sempre respeitando esses intervalos.
Por exemplo: sua melodia, em Dó Maior (C Maior) ode começar em C, pular pro G, depois descer pro F, e assim por diante.
MUKA ROMERO
3 de fevereiro de 2017Muito boa essa aula, estou anotando tudo no Mindmeister, não conhecia essa ferramenta, esta ajudando bastante na memorização e revisão.
Felippe Senne
4 de fevereiro de 2017Mind maps mudaram minha vida! hehehehehe
Fabio F. Mantovani
28 de abril de 2017Senne, talvez as minhas dúvidas sejam meio bestas mas tenho uma certa dificuldade de assimilar o que se aplica ao que quando se trata de teoria musical, vou tentar explicar minhas dúvidas da melhor maneira possível.
Sobre os intervalos, você disse que são distância entre duas notas, sejam de um acorde ou de uma melodia. No caso dos exemplos de cara tipo de intervalo, os exemplos foram dados com acordes de duas notas (são considerados acordes compostos por 2 notas ou somente 3 ou mais?). Minhas dúvidas são:
Um acorde de 3 notas é composto pela fundamental + 2 intervalos entre as outras duas notas?
Definir um determinado intervalo a partir da root serve para que especificamente? Montar um acorde de duas notas?
Para um acorde soar mais suave após o outro, trabalha-se no intervalo entre as notas ou neste caso se aplicam as regras das variações de acordes para fazer essa modificação ?
Recomenda-se criar melodias com notas individuais, acordes de 2 notas, acorde de 3 notas, acorde de 3 ou + notas?
Não sei se as perguntas fazem tanto sentido, mas to com essas dúvidas na minha cabeça. Obrigado desde já.
Felippe Senne
4 de maio de 2017Um acorde de 3 notas é composto pela fundamental + 2 intervalos entre as outras duas notas?
SIM!
Definir um determinado intervalo a partir da root serve para que especificamente? Montar um acorde de duas notas?
PARA SABER QUAL É O INTERVALO.
Para um acorde soar mais suave após o outro, trabalha-se no intervalo entre as notas ou neste caso se aplicam as regras das variações de acordes para fazer essa modificação ?
REGRAS DA PROGRESSÃO DE ACORDES.
Recomenda-se criar melodias com notas individuais, acordes de 2 notas, acorde de 3 notas, acorde de 3 ou + notas?
NOTAS INDIVIDUAIS.
Yago Coimbra
29 de abril de 2017Essa on beats me soa um delay!
imagina vc ouvindo uma track fugindo de alguém HAHAHAH.
Nanda and Delamura
8 de maio de 2017alguém ai tem VSt de piano para Windows preciso …..
Stephan Cipili
17 de setembro de 2017Tá na mão amigo.
http://vmpk.sourceforge.net/
Leonardo Mendes
18 de maio de 2017Senne,
Uma duvida, se eu fizer minha musica em D menor eu tenho que usar somente acordes menores? Em nenhum momento posso usar um acorde de D maior? Vi outro video a respeito disso e o rapaz usou um acorde de D menor e logo em seguida um acorde de G maior.
https://www.youtube.com/watch?v=GIUZ8MPwWQ8
Segue o video p entender melhor.
Felippe Senne
18 de maio de 2017Leo, se vc estiver usando a escala de D menor, então vc deve usar apenas os acordes do CAMPO HARMÔNICO de D menor, que inclui acordes maiores também.
Leonardo Mendes
18 de maio de 2017Ah sim, entendi… As vezes acabo ficando meio confuso, rs.
Paulo Lassance
31 de maio de 2017caderninho perdeu muitas folhas nessa aula
Felippe Senne
1 de agosto de 2017Boaa!!
Single Track
25 de julho de 2017O caderninho trabalhou hoje viu !!!!kkk
Fantástico !!!
Felippe Senne
1 de agosto de 2017Aí sim!! 🙂
Patrick Alves
1 de agosto de 2017Agora que aprendi essa budega de inversão e acorde suspenso . . eu ia lá no Hook Theory e ficava perdidaço rs
Simbora 🙂
Stephan Cipili
15 de setembro de 2017Senne, to com uma dúvida em relação a melodia de uma música que eu to fazendo um remix.
O tom da música tá em A#. As notas da escala teriam que ser A# – C – D – D# – F – G – A – A# certo ?
Por que na melodia da música tem a nota E tocada ?
https://uploads.disquscdn.com/images/ff44c15ba0046b09581f86caa5a779aa7332d7b10927b469eab40616cd81613d.jpg
Felippe Senne
19 de setembro de 2017Stephan, vou te dar uma dica aqui de uma ferramenta online gratuita pra usar quando não souber qual é a escala, basta colocar as notas que pertencem a melodia (ou as usadas nos acordes) que ele sugere qual escala deve ser: https://www.scales-chords.com/scalefinder.php
Mas sobre a sua questão, talvez tenha sido informado incorretamente a escala. Nesse caso eu usei o site acima, coloquei as notas da melodia desse seu print, e ele informou que é na realidade F maior ou D menor. Parece mais ser D menor, pq a melodia começa no próprio D.
Experimenta pensar seu remix como sendo em D menor, e depois conta aqui se funcionou.
Stephan Cipili
20 de setembro de 2017Bah, ontem eu não tinha visto o teu comentário ainda, aí acabei revendo a aula e notei que é isso mesmo! A música tá em D menor. O que fez eu me confundir foi ele ter usado acordes invertidos e em oitavas espaçadas. Muito obrigado pela dica do site, ele é muito bom e vai ser uma boa ajuda!
Felippe Senne
22 de setembro de 2017Show de bola, Stephan, bom saber que deu uma clareada aí! 🙂
Stephan Cipili
24 de setembro de 2017E sobre a outra dúvida, o que tu me diz ?
Felippe Senne
26 de setembro de 2017Ah sim, realmente, apesar do acorde parecer que está invertido lá em cima, o fato de ter a nota mais grave sendo o A# faz com que seja caracterizado um acorde de A# Maior.
Stephan Cipili
27 de setembro de 2017Ok! Valeu pelo feedback!
Stephan Cipili
20 de setembro de 2017Tem outra coisa que eu não entendi, ele parece fazer variações dos acordes, isso pode ser feito dessa maneira ? As notas mais fortes são os acordes que vieram no mid original e as mais fracas são as que eu deduzi que fosse o acorde certo. Eu gostaria de saber o por que dele ter feito isso, se foi só pra soar bem ou foi questão de técnica mesmo.
E outra dúvida que eu acho que sei mas queria ter certeza…o Sub Bass da música começa no A#, mas isso é porque a Root dos acordes é A# certo ?
A música em questão é Johnny Glövez – In My Way (Original Mix).
https://uploads.disquscdn.com/images/5fb17cd23308ee38e0c53cd979e9a3b0a0c32d0889e76202d572752d044e92ce.jpg
Fernando
14 de fevereiro de 2018Só n consegui entender, se esses intervalos dever ser usados em acordes ou em melodias 🙁
Poderia me esclarecer.
Obrigado ^^
Felippe Senne
25 de fevereiro de 2018Em melodias, Fernando.
Raphael Augusto Guedes
19 de fevereiro de 2018Nossa Senne, muito obrigado por apresentar esse site looknohands, eu no tecladinho lá do ableton só sei fazer os acordes maiores, menores e com sétima maomeno, quando travava em algum outro tinha que ficar jogando no google imagens ai aparecia um monte de forma e só confundia HAHAHA. Uma dúvida fiquei no caso das inversões, no exemplo ali C/E, você tinha as notas C-C-E-G, ai no caso o segundo C você subiu uma oitava, não necessariamente precisaria subir uma oitava ne, seria mais uma questão de facilitar se fosse de fato tocar em um piano/teclado, certo?Ahh e algo que eu já queria ter falado faz tempo mas sempre esquecia, é que daria uma facilitada se você colocasse os links que você fala de material complementar ao longo da aula aqui em um comentário e destacar, abraço.
Felippe Senne
25 de fevereiro de 2018Exato, Rapha, o C que tocaria na “mão direita” não precisa ser tocado uma oitava acima, realmente, já que no baixo tocando na “mão esquerda” já estava sendo tocado o E, oq caracteriza a inversão.
Felippe Senne
25 de fevereiro de 2018E sobre o material complementar, vou providenciar.
Matheus Nomassage
27 de fevereiro de 2018Nuuuu que tempestade de informação, muito bom Tio Senne!!! La se foi 12 paginas do meu caderno hahahahhaha to ate com medo das proximas aulas 😡
Bruno Leal
19 de julho de 2018senne tenho a seguinte duvida:
Se estou fazendo acordes da escala de C menor, posso variar os acordes? por exemplo, estou tocando acordes da escala menor de C, posso tocar um G maior, ou qualquer outra nota da escala de C, só que maior?
MKMN Expert
24 de julho de 2018Fala Bruno,
Beleza?
Em alguns casos podem sim rolar inversões, não sei se é o seu caso.
No seu caso aí funciona, mas o som ficar melancólico.
Abraços.
diogo
6 de setembro de 2018Senne, não sei se perdi essa parte do video, porém me confundiu as regras nas contagem das notas T e st. No caso tem horas que se conta os “st” para subir as escalas e horas que somente se conta as “T”. Um exemplo seria quando for contar 1/8 se conta a partir da primeira nota, já no “st” se inicia a contar da nota seguinte certo. Se puder esclarecer essa parte agradeço. Abraços
MKMN Expert
10 de setembro de 2018Diogo,
Tudo bom?
1 Tom é quando você sobre ou desce para nota branca do teclado.
1 Semi Tom é quando você desce ou sobe para nota preta do teclado. (C#,D#,F#,G#,A#.)
Por exemplo:
de C para C# você está aumentando 1 semi tom.
de C para D está aumentando 1 tom.
Tentei explicar de uma maneira simples. Espero que tenha entendido com mais clareza agora.
Abraço!
Renato
4 de outubro de 2018Boa tarde pessoal!
Minha dúvida é em relação aos Intervalos…
1º- Os Intervalos só tem relação com a tônica (1º grau) de uma escala ou eles se valem para qualquer nota de uma escala em relação as outras? Por exemplo: na escala de “C maj” o 1º grau (tônica) é “C”, então os intervalos só vão valer da relação do 1º grau de uma escala com a próxima nota que eu tocar; ou caso eu toque qualquer outro grau (que não seja o 1º), por exemplo, se eu tocar a nota “F” e depois a nota “A” elas também vão causar uma emoção apesar de eles não serem a tônica da escala de “C maj”?
2º- Gostaria de saber também se essa relação de intervalos valem para TODAS as notas de uma melodia?
3º- Por fim gostaria de saber se essa relação de intervalos servem para acordes também, tipo, eles também vão causar uma determinada emoção independente da relação de acordes que eu tocar (por exemplo, do 3º grau para o 6º grau)?
Desde já agradeço a atenção.
Rafael Rosa
16 de outubro de 2018Senne, diferencia-se um acorde maior ou menor pela 3(terça) não é?! E pq voce mudou a distancia da 7 setima ao explicar a maior e a menor com setima.. a 7 nota não seria a mesma nos dois acordes?
Távio Pires
19 de novembro de 2018Alguém tem o link do tuts sobre o post de intervalos? Não consegui encontrar
Luidy Alves
22 de novembro de 2018A FORMULA DA ESCALA DE MENOR NATURAL É T-T-st-T-T-st-T-T ? POR QUE NA AULA TA ASSIM T-st-T-T-st-T-T https://uploads.disquscdn.com/images/756ac8e51d2dd36c19771dcfc0bd23cbd9a77a33e7a8a256614c606361a58a6f.png
MKMN Expert
23 de novembro de 2018Fala Luidy, Se quiser ir mais a fundo. https://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_menor
Abraço!
Luidy Alves
28 de novembro de 2018minha dúvida é se tá certa ou não, mas vou ler também o seu link.
Leonardo Cabral
22 de fevereiro de 2019Uma dúvida… Quando você diz T-T-st-T-T-st-T, Você quer dizer que TODAS estas notas devem ser tocadas juntas, ao mesmo tempo, ou pode-se usar parte delas?
MKMN Expert
22 de fevereiro de 2019Leonardo, sobre a sequência de intervalos. Neste caso aí é o intervalo da escala maior. T, T, ST, T, T, T, ST.
Andrey Batista
30 de abril de 2019Cara que aula irada, ja sabia que tava faltando alguma coisa e que era Teoria Musical mas n sabia por onde começar os estudos, vou me empenhar nas aulas que sei que vai sair algo incrível, vlw pelos ensinamentos SENNE!!!
MKMN Expert
30 de abril de 2019Muito boa aula, assisto até hoje. hehe Felippe Senne <3
Gratidão.
Dj Felipe Bokard
22 de agosto de 2019Obrigado pelas informações.
Leo Santos
18 de outubro de 2019Ótima Aula! Porém uma duvida…
Eu já vi em outros comentários, mas só quero confirmar.
Não é uma regra eu usar determinado intervalo para criar minha musica, certo? eu posso passear minha melodia por toda escala com tanto que soe bem?
Leo Santos
18 de outubro de 2019Ótima Aula! Porém uma duvida…
Eu já vi em outros comentários, mas só quero confirmar.
Não é uma regra eu usar determinado intervalo para criar minha musica, certo? eu posso passear minha melodia por toda escala com tanto que soe bom ao estilo do meu som?
Leo Santos
20 de outubro de 2019Aula Incrivel! porém uma duvida…
Ví em outros comentários, mas só quero confirmar.
É uma regra eu usar determinados intervalos para criar minha melodia? ou eu posso passear ela por toda escala com tanto que soe bem pra mim?
MKMN Expert
21 de outubro de 2019Fala Leo, vc pode sim fazer da maneira que quiser, mas tem que ter musicalidade! As notas com determinados intervalos deixam a melodia com sentindo. Música é sentimento.
Abraço.