Felippe você é massa mesmo 🙂 Espectacular demonstração das funcionalidades do EQ, eu só costumava equalizar o stereo mas você mostrou essa parte de L/R e M/S que eu nunca tinha explorado, valeu mestre 😉
Outra coisa, há um pequeno erro, em 1h 13m e 57s do video…você iria comparar as zonas de conflito entre o pad high e o piano e acabou comparando novamente o pad low e o pad high 😛 (mas deu para perceber na mesma 😉 ).
Continua fazendo o excelente trabalho que certamente será reconhecido por todos os alunos 😉
Abraço!
Sonna P3pper
30 de dezembro de 2014
Uma ótima aula..vlw Felipe^^
Carlos Pedrotti Geraldes
5 de janeiro de 2015
Malaaaaaaaaaaaaaaando que Aula foi Essa!!! *….*
John Willyan
6 de janeiro de 2015
BOAAAAAAA SENNE, já realmente esse lance de MID/SIDE e algo de outro mundo kkkkkkkkk OBRIGADO mestre!!!
Kauan Marcos de Oliveira
17 de janeiro de 2015
Felippe, quando setamos um EQ em fase mínima pra trabalhar em modo Mid e Side ou em L e R, ele também modifica a fase? valew
Modifica sim, Kauan, na realidade qualquer EQ “normal” acaba por modificar a fase do áudio, é algo natural.
Kauan Marcos de Oliveira
18 de janeiro de 2015
outra coisa Felippe, se eu não faço nenhuma gravação, apenas trabalho com synths e samples, há necessidade de eu usar um EQ em fase linear? se sim, em quais momentos? valeww
Eu costumo usar EQs normais nos meus synths, mas vc pode sempre experimentar alternar com algum EQ de phase linear ao fazer sua equalização de synths pra ver se eles soam melhor em relação ao outros elementos da track.
Pode ser útil sim, o ideal é vc testar ambos os modos e decidir qual soa melhor pro seu gosto.
Walter Sarmento
26 de fevereiro de 2015
Senne, muito bom o workshop! Q aula!
Alexandre Cunha
5 de abril de 2015
cara essa parte e mid/ side tava tirando meu sono , graças a Deus resolvido kk
Jhon Lamonier
30 de abril de 2015
MMultiAnalyzer posso usar em tudo na musica tipo em todos os canais em todos instrumentos para tirar as frequencias que estão brigando entre si?
Robson Da Silva
19 de junho de 2015
Ótima aula man! 🙂
Só que estou com duas duvidas Senne, uma em relação a ressonância na equalização, o que seria no caso? tive pesquisando e encontrei um video na qual o cara usava como exemplo uma caixa de bateria aonde ele fazia uma varredura nas frequências e encontrava uma frequência na qual soava um pouco metálica e observei que em alguns momentos da aula que você sitava a ressonância ao meu ver aos picos autos nas frequências que ao meu ver parecia as fundamentais das notas como por exemplo de instrumentos percussivos, e uma coisa que não consigo entender e fica martelando rsrsrsrs por fim a outra duvida e em relação ao um clique que percebi na hora em que você solou os canais do PAD LOW e PAD HIGTH aonde soava um clique que acho que foi causado pelo sidechain e que também quando aplico nos meus canais também acaba ficando com esse clique e fico tentando corrigir e perco tempo e notei que com o som rolando no contexto geral ele era mascarado, ai vai a pergunta e normal esse clique ao aplicarmo sidechain?
Fala Robson, sobre a ressonância: no caso do vídeo sobre a gravação de bateria, essa ressonância pode ser alguma frequência que a sala em que foi feita a gravação causa uma ressonância, ou seja, a sala tem algumas frequências em que determinada frequência a onda fica indo e voltado, assim causando um ganho extra, portanto é necessário controlar isso depois de gravada.
Já a ressonância que mencionei, podem ser dois casos: primeiro pode ser a ressonância do filtro do synth, oq pode ser remediado direto na síntese do som no synth, diminuindo o Q/Res do filtro. Outro caso é simplesmente um “vício” de linguagem, de chamar os harmônicos de ressonância, nesse caso eu te peço desculpas, pode ser realmente que seja o harmônico natural do som mesmo que eu estava diminuindo o volume.
Sobre o clique no sidechain, isso é causado pelo release muito curto do compressor que está fazendo o sidechain, a solução seria aumentar o release, porém se isso estragar o sidechain que vc deseja, vc pode usar um filtro low pass no som, ou simplesmente ignorar o clique caso, ao somar tudo, ele seja imperceptível.
Robson Da Silva
22 de junho de 2015
Obrigado Senne! peço desculpas, na verdade a minha primeira duvida não esta relacionada ao workshop acabei misturando as coisas. Obrigado.
Felipe Santos
22 de junho de 2015
Senne, no video que vc indicou da FabFilter sobre linear phase vs minimum phase é mostrado um analisador que mostra o impacto da inversão de fases no zero latency e no linear phase, porem este plugin so tem pra windows, vc sabe se existe algum outro pra mac que tenha a mesma função??
Show de aula Senne! Tenho mta dificuldade em equalizar o low end. Aqui vão algumas dúvidas q me matam sempre:
1. Em relação a kick e bass, qual deve ganhar na parte de sub?
2. Devo cortar o sub do kick e deixar espaço pro sub bass? Ou deixar os dois e apenas atenuar alguma frequência específica do bass?
3. Recomenda alguma frequência específica a ser atenuada no sub? Tenho tentado atenuar mas não tenho conseguido resultados bacanas.
4. As vezes tem mais de uma frequência dominante. Por exemplo, tanto o bass quanto o kick estão fortes entre 40/70hz, mas se corto um deles perco potência, e se aumento volume satura. Enfim, como ter um low end forte sem as frequências do kick e bass se atrapalharem e sem saturar? Já tentei inversão de fase também…
Victor, o low end é sempre um grande desafio, e assim como vc eu tb sofro bastante, mas vou tentar esclarecer suas dúvidas:
1. Depende da intenção da sua música, se vc quer q o Kick bata com força, então é ele, se vc quer que o ritmo ou melodia do Sub Bass trema tudo, então é o Sub Bass quem deve vencer.
2. Nesse caso o ideal é em cada pequeno momento apenas um deles acontecer, uma hora o sub do Kick, outra hora o Sub do Bass, e pra isso a melhor solução é sidechain.
3. Não recomendo atenuação, normalmente no Sub vc tem apenos os harmônicos fundamentais, é só construir direitinho o ritmo do seu Bassline, pra não conflitar com o Kick (também usando sidechain), que vc pode deixá-lo intacto.
4. O segredo é cada um acontecer sozinho, colocar dois sons iguais acontecendo ao mesmo tempo nessa região não faz sentido.
Valeu Senne, vou dar uma olhada no projeto aqui e ver o q consigo fazer 😉
Pedro Rédua
12 de maio de 2016
Senne na aula 9 do Fundamental você faz uma atenuação nos 50hz pra o kick aparecer mais, como não pode fazer atenuações?
Ou sub graves é apartir de 45hz pra baixo?
Eu fiz um teste aqui com kick e bass, cortei o sub do kick até os 50hz, e o do sub bass só atenuei os 50hz, e os 50hz pra baixo deixei rolando. Assim ficou soando bem legal até.
Ps: Deixei rolando um sidechain no sub bass, e o bass ta rolando em 1/4 também e tbm em off beat ao mesmo tempo.
Pedro, eu chamo de sub bass tudo abaixo de 100hz mais ou menos. E sobre cortar a partir de 50hz, eu não acho uma boa ideia, pq vai perder todo o peso sub grave. Eu cortaria a partir de uns 20hz a 30hz no máximo.
Talvez você esteja achando que ficou melhor por não ter um bom sistema de monitores, ou talvez pela acústica da sua sala… é bom testar isso em outros sistemas e locais.
Pedro Rédua
16 de maio de 2016
Mas o corte de um bass la nos 50hz é válido ou não? Ou você recomenda que os sub do Kick e do Bass sejam intactos e se resolvam mais no sidechain?
Ex: Atenuar 50hz de um Sub/Midi Bass, para dar espaço pro Kick, ou cortar nada e fazer o processamento de sidechain no sub/midi bass roteado pro kick.
É recomendável na sua opinião e experiência? Deixar no sidechain ou cavar um espaço pra outro bater.
abraço!
Pedro Rédua
16 de maio de 2016
Atenuação que falo é sua o bell pra diminuir certa frequência só. Só pra não te confundir,rs.
É meio sem lógica vc tirar a frequência principal do sub bass, o caminho é resolver isso pelo sidechain mesmo.
Vinicius Palacio
10 de julho de 2015
Que aula TOP mermão !!
Pedro Lourenço
12 de julho de 2015
Muito boa aula Senne,eu tenho algumas dúvidas que sempre me incomodam e eu não sei muito o que fazer :
1- Sobre a região grave,quando eu procuro um sub bass geralmente eu uso um synth que possui apenas um sine wave e sinto que ele fica muito fraco (não faço ganho nenhum no EQ por medo de estragar o som ), o que você acha que eu posso fazer pra deixar um sub forte,presente na mix ? Boost EQ,saturar seriam as soluções ?
2 – Vi alguns vídeos no youtube e em um deles o rapaz do tutorial diz que depois de qualquer tipo de processamento que você faz como saturar,delay,reverb entre outros,adiciona informações graves para seu audio e por isso sempre q usar processamentos deve usa um low cut , você diria o mesmo ?
1 – Ultimamente eu tenho feito o Sub Bass usando um synth com Saw ou Square Wave, e usando um filtro Low Pass ou EQ pra tirar tudo acima de uns 100hz… dessa forma cria mais harmônicos do que o harmônico único de uma Sine.
2 – Isso rola mesmo dependendo do processamento que vc fizer, acaba modificando a onda e gerando uns harmônicos graves, te recomendo dar uma testada aí e ver se fica legal esse corte.
Kass
28 de julho de 2015
Senne, usando o MMultianalyzer pra identificar as frequências conflitantes, o objetivo é atenuar o instrumento desejado, até que faça com que a região conflitante mostrada em preto suma completamente, ou é questão de se guiar mais pelo ouvido e sentir o ponto que a região onde havia o conflito ficou limpa?
E na mesma situação de instrumentos conflitantes, em que caso podemos dar ganho em um, e atenuar no outro? e o valor de Db seria proporcional?
Fala Kass, o ideal é sempre ter como guia primordial os seus ouvidos. Esse tipo de ferramenta é como um assistente virtual, mas no final quem está no comando é você.
Em relação aos cortes e ganhos eu recomendo fazer isso com um equalizador, dando ganho nas frequências principais de cada instrumentos, e cortando as menos importantes, pra que tudo se “encaixe” melhor.
Marcelo N.
13 de agosto de 2015
Senne, no caso da Equalização mid/side , usando ela em grupos da mix , não é mais necessário fazer no canal master?
Marcelo, depende do resultado que você queira. Se vc quiser processar um elemento/grupo específico, então é melhor fazer individualmente, pois no Master você afeta a soma de todos os elementos.
Bruno Alexandre
26 de agosto de 2015
Senne, e melhor remover as frequências Conflitantes só na hora da mixagem? ou ja posso remover no mesmo Equalizador que for modificar o timbre ? ou e melhor colocar um Equalizador pra definir o timbre e depois colocar outro removendo as frequências conflitantes antes de mixar ?
Bruno, cada produtor tem a sua forma de trabalhar, mas eu prefiro logo já ir deixando o som o mais “pronto” possível antes de começar a mixar propriamente, seja removendo oq não é necessário (conflitos), seja usando o EQ como ferramenta de sound design… pra mim facilita o trabalho depois.
Primeiramente queria dizer que meu conhecimento vem aumentando grandemente com o curso e estou muito feliz com isso, obrigado pelo excelente curso Senne.
Agora uma dúvida, se eu quero por exemplo trabalhar um instrumento fazendo alterações em mais de um modo, eu preciso usar um EQ para cada modo? Ou tenho a possibilidade de alterar mais de um modo em um único EQ? Pois você utilizou um EQ para o modo R/L e outro para o modo Mid/Side no exemplo do Lead Trance, não seria possível chegar ao mesmo resultado utilizando um único EQ?
Fernando, é difícil te aconselhar sem ouvir os sons em questão, mas se algum dos leads tiver “embolando” com outro, então o ideal é equalizar pra atenuar algumas regiões de frequência que estejam em conflito.
Thiago Garcia
25 de março de 2016
Senne, tem algum “risco” de tirar toda informação mono de algum canal? Tipo, se tocar em algum PA que seja totalmente mono, esse canal vai sumir? Se Sim, teria outra alternativa de abrir o stereo sem ter surpresas na hora de tocar?
Thiago, tirando a informação MID (MONO) é bem provável que o canal suma sim num PA mono. E infelizmente qualquer truque estéreo gera perda de sinal num sistema MONO, não tem como fugir disso. Você precisa deixar os elementos principais bem compatíveis em MONO.
Thiago Garcia
28 de março de 2016
Valeu senne!
Edu Marks
17 de junho de 2016
Pintou uma duvida aqui Senne, quando você usou o Analisador para ver as frequências conflitantes no Pad Hi, Pad Low e Piano, se eu usar o Trackspacer por exemplo que atenua as frequencias conflitantes, terei um resultado parecido com o da equalização que foi feita? Ou depende da situação? Obrigado Senne, cada vez aprendendo mais com o curso, Show!!!
Edu, pode chegar em algo parecido ou até melhor, já que o Trackspacer vai reagir só quando o “conflito” acontecer. Pra mim vale vc experimentar os dois casos e decidir oq soou melhor na música.
Gustavo
21 de junho de 2016
Fala Senne….Gostaria de saber se ao equalizarmos um vocal, seria melhor utilizar um EQ em Linear phase, para não modificarmos a fase do vocal, ou se essa mudança na fase não prejudica o vocal e apenas utilizamos um Eq em minimum phase??? vlwww
Gustavo, na minha opinião isso não é vital, mas sempre vale você fazer um A/B entre dois tipos de EQ pra ver qual soa melhor.
Gustavo
22 de junho de 2016
blzz Senne vlwww
Ellyson Meardi
23 de junho de 2016
Boa noite Senne. Eu tive que trocar de email e fiz a alteração na
opção “Edit My Profile”, porém, parei de receber os emails informando a
liberação das aulas. Pode verificar por favor? Abrss!
Ellyson, já fiz a solicitação pra vc participar da lista do curso com seu novo email, dá um confere aí na sua caixa de entrada.
Rafael Hassegawa
28 de junho de 2016
depois de anooosss sem pergungas… cá estou KKKKKKKKKK
Senne… olha só…
achei top essa equalização M/S to baixo… mas fiquei numa dúvida… existe alguma diferença entre deixar um utility no final do rack, deixando o baixo todo em MONO… e pegar um EQ e fazer esse tipo de equalização M/S tirando toda a parte estereo???
tipo num pad… se fizer isso e cortar toda a parte estereo e der um boost na mid… faz alguma diferença de simplesmente usar o utility e por em mono e dar um boost com o EQ do jeito q já vem setado, em estereo?
Rafa, na minha visão não vai ter muita diferença, porém, se a intenção é eliminar o sinal do Side totalmente, então é mais prático usar logo o Utility.
Rafael Hassegawa
29 de junho de 2016
tindi…
eu fiquei no final da aula na dúvida de como escolher quais instrumentos usar M/S pra falar a verdade… se tem um critério ou é indo e fazendo mesmo
valeusss
Vinícius De Lima Bianezzi
14 de julho de 2016
Fala Senne, blz?
Duas dúvidas…
– você conhece algum plug-in free que faça essa mesma função ou semelhante à esse da Melda, pra Mac?
e…
– não seria mais efetivo fazer uma equalização só no Pad Low, tipo uma só ‘barriga’ pra baixo que atingisse toda essa área que você detectou, ao invés de fazer várias alterações (fazendo aquele sobe e desce todo)?
– Pode ser uma boa saída sim, o lance é ir testando todas as possibilidades e fazer um A/B entre elas.
Fabio
7 de agosto de 2016
Senne tive um caso na briga com o Bass, que e o Bass estava bem Punch, o que devo fazer para que o Kick ganhe, sem tirar muito essa essência Punch que conflita bem na frequência de pico do Kick?? No caso fiz um Bell bem de leve, mas parece que a conflito ainda continua.. Muito boa aula, Valeu Maexxxtro
Fabio
7 de agosto de 2016
Tipo.. quando eu faço uma coisa mais drástica ele modifica muito e não consigo ouvir direito o timbre
Fabio, é uma questão de escolha: quando o Kick bate, vc precisa escolher quem ganha a briga e aparece mais, o Kick ou o Bass. E os caminhos são aqueles de sempre: sidechain, EQ, automações.
Musicalmente não faz muito sentido dois elementos parecidos aparecerem juntos com a mesma intensidade, e fisicamente é impossível também.
Andy Santtos
11 de agosto de 2016
No Exemplo do MMultiAnalyzer , Recomenda-se tirar toda região frequencia (0 dB ) que esta ” Brigando ” do perdedor ? iria soar melhor ?
Eu não removeria tudo, pq pode soar muito diferente ou estranho, mas esse tipo de coisa o ideal é ir fazendo a equalização e ouvindo de forma crítica, além de fazer uns A/B pra ver se tá ajudando ou não.
Fabio
15 de setembro de 2016
Senne vc acha aconselhável na mix, após tirar frequências baixas do clap, quando for dar um aumento nas regiões agudas, utilizar o modo L/R do EQ, fazer igual no exemplo do vídeo lá pelos 40 min??
Experimentei isso, e achei bom sei la, n sei se é o meu ouvido que não está treinado kkkkk
Fabio, pode ser uma boa sim, principalmente se vc fizer equalizações um pouco diferentes de cada lado do estéreo… isso pode ajudar ao seu clap soar mais “abertão”.
Aléx Heiderscheidt
20 de dezembro de 2016
Felippe você recomenda o uso do MMultiAnalyzer para identificar se o Sub do Bass esta conflitando com o kick ?
Alex, com certeza, é uma ótima ferramenta pros subgraves.
Senoux Deeptronica
23 de janeiro de 2017
Senne, uma dúvida talvez básica, mas vamos lá: por volta do minuto 35, quando você cortou o Mid do Pad, quanto é que isso afeta a reprodução da track em um sistema de som mono? O Pad não seria ouvido? E se isso acontecer mas eu quiser, por exemplo, que esse Pad esteja presente na reprodução em mono?
Senoux, isso naturalmente vai afetar e muito na reprodução mono, vai perder muito volume se comparando com a reprodução em estéreo.
Se você quiser manter a compatibilidade em mono, então naturalmente essa não deve ser uma opção, vc vai precisar deixar o pad o mais mono possível.
Lucas Gomercindo
1 de fevereiro de 2017
Senne no que a respeito de treinar os ouvidos. Eu vi um aplicativo Quiztones Ear Training ele seria bom pra treinar ou só os exercicios que você passou já ta de bom tamanho ?
Lucas, com certeza é uma boa sim esse app, vai te deixar ainda mais treinado!
Márcio Candido Faria
14 de fevereiro de 2017
top
Bruno Nicola
1 de março de 2017
Saaalve Senne, depois de algum tempo tentando baixar programas crackeados e so atrasos consegui finalmente comprar o ableton live 9 intro, masssss nao tem EQ eight nesta porra! hahaha qual outra ferramenta poderia utilizar parecido com ele?! ou se for possível baixar ou comprar!
Estou aprendendo muito com todo o conteúdo e procuro cada vez mas criar o habito de produzir! Vamos que vamoooo!
Bruno, fico muito feliz de saber que regularizou seu Ableton!! 🙂
Agora, infelizmente essa versão Intro é muito limitada, eu recomendaria a versão Standard pelo menos.
Lucas Marcelo Fuck Cardoso Alv
4 de março de 2017
Oi Senne, estou voltando nessa aula para revisar esse conteúdo, pois estou tendo dificuldades ao equalizar.
Minha dúvida é a seguinte: as tracks que eu produzo, me parecem que os elementos, quando tocados juntos, ficam distorcidos com estalinhos( me parece ser mais na frequência do que saturação), ou perdem um pouco do sound design criado .
1 – Isso pode ser devido ao conflito das frequências ou pode ser pelo fato que equalizo somente no modo de minimum phase, ou ambos?
2 – Se eu fizer Linear EQ somente é recomendável?
3 – O que poderia estar fazendo de errado?
1 – Conflito de frequências, vc precisa escolher qual instrumento vai predominar em cada região de frequência.
2 – Não é necessário, e nos subgraves eu não recomendo essa opção, ele dá uma bagunçada.
3 – Pode ser um problema sim, se vc der uns ganhos muito narrow pode ser que gere umas ressonâncias desagradáveis.
4 – Com certeza sim!!
5 – Só ouvindo o som pra saber.
Raphael Augusto Guedes
14 de fevereiro de 2018
Senne, esse segundo ponto me ficou confuso conforme o que você falou na aula, porque você falou que nos subgraves era interessante fazer ajustes técnicos e cirúrgicos com o EQ no modo Linear, deu um bug no meu cérebro agora HAHAHA, se puder explicar agradeço.
Márcio Candido Faria
10 de março de 2017
Que aula viu. Muito obrigado mais uma vez mestrão.
Eai mestre, me ajuda nessa. Criei um timbre de bass no operator, só fiz o basico no preset inicial, toda aquela perfumaria de um bass. Nao alterei mais nada. Dai joguei o EQ eigth, coloquei no modo mid/side, e quando fui limpar os graves do side, nao tinha informação nenhuma la, não aparecia nenhum expectro sonoro no side. E notei que isso acontece as vezes no sylenth também. porém no sylenth eu até entendo, pois eu tiro o estereo do oscilador, e acredito que por isso nao apareça nada no side do eq. Mais no operator eu não entendo porque isso acontece. Gostaria de saber se isso é normal do operator. Grande abraço.
Daniel, isso ocorreu pq vc criou um timbre totalmente mono, então naturalmente não vai ter nada nos sides.
Thiago Abreu de Souza Souza
18 de maio de 2017
Senne, estava fazendo uma analise dessa track e, percebi que frequências acima de 16KHz estão quase nulas.
Me surgiu a dúvida do por que disso. Valeu!! @felippesenne:disqus
Thiago, você analisou ela em WAV com algum analisador de espectro? Se for isso realmente, sinceramente eu não sei responder oq os motivou, talvez seja pelo fato de ser um som voltado pra clubs, quiseram deixar menos agressiva (a parte aguda), mas saber o real motivo não sei dizer.
Mestre Senne eu to fazendo um projeto que tem o drop bem “pesado” (com um sub) e quando coloco em mono ele “perde toda a força” O que eu faço? é necessário deixar em mono ?? VALEUU
João, pelo visto vários timbres que são importantes pro “peso” da sua track estão dependentes do stereo, portanto o ideal é vc deixar esses timbres em MONO na sua mix, pra que eles não sumam num PA mono.
Joao Victor Antunes
1 de agosto de 2017
Muito Obrigado Senne <3
Filippe UcRi
10 de agosto de 2017
Felippe, para que aconteça o cancelamento de fase, a onda precisa estar na mesma altura e no mesmo tempo que a outra?(invertidamente), no caso de que esteja invertida mais nao tao igual, com uma pequena diferença de altura ou de tempo, e possivel que haja o cancelamento de fase?
Xará, pra haver o cancelamento total, a onda precisa estar na mesma frequência e amplitude (volume), mas estando invertido com frequência/amplitude parecidas já pode rolar um pouco de cancelamento, causando uma perda de volume.
Renan Silveira
9 de setembro de 2017
Senne, tem mais algum plugin semelhante a o MMultiAnalyzer que também faça essa análise de conflitos? tentei achar esse mas nao consegui :/
Excelente aula e dicas importantes. serviu ate pra prestar mais atenção na compensação de ganho e volumes na hora de equalizar estava passando batidos.
Thiago Vivaldi
26 de setembro de 2017
“fez um peitinho, aqui tem os mamilos polêmicos” HAHAHAHAHAHAHAHA melhor professor
Cadu Niew
9 de outubro de 2017
eae Senne, blz? pode me tirar uma duvida? esse Eq eight tem os 3 canais: Stereo, L/R e Mid/side. Eu uso o FL Studio, você sabe se tem algum equalizador externo parecido com esse? porque não estou conseguindo mudar para esses modos :c
Cadu, uma dica é o Fabfilter Pro-Q, ele tem essas funções.
Caio Lira
8 de fevereiro de 2018
Senne, duas duvidas. Primeiro, em relação a qual instrumentos / timbres deixar no mono ou no stereo. Por exemplo. em um Drop, eu posso deixar o Kick Mono, o Sub Bass no Stereo pra evitar conflito e o Lead, acordes mono? quais sao mais importantes para ficar no Stereo?
Segundo, vejo que você sempre fala em PA mono. exemplo, se eu deixar uma track com a maioria dos timbres no Stereo, em um PA mono, ela não sera tocada??
Valeu, e meus parabéns novamente, pelo curso e pela Aula!
Caio, sobre os elementos em mono/stereo, o ideal é vc pegar uma música que vc curta e dar uma analisada.
Normalmente elementos mono são: kick, snare, toms, sub bass, vocais e algum lead muito importante. Os outros elementos vc pode usar no stereo.
Sobre PA mono: a melhor experiência vc pode fazer nesse caso é colocar um Utility no canal master, no final do rack, e deixar o Width em 0%, dessa forma vc vai saber certinho oq sumiria num PA mono.
Caio Lira
15 de fevereiro de 2018
Entendi, obrigado pelos esclarecimentos Senne!
Raphael Augusto Guedes
14 de fevereiro de 2018
O EQ Three seria considerado um equalizador musical?
Rapha, eu não consideraria, ele é bem basicão, não “adiciona” nada em especial ao som.
Matheus Nomassage
22 de fevereiro de 2018
Minha duvida e pra que serve o POST E PRE ou POST + PRE… e para que serve o Adapt. Q que vc desliga as vezes quando vai equalizar
Joao de Alencar
14 de março de 2018
Fala ae senne, nao tem muito a ver com a aula, mas voce poderia indicar algum livro bom sobre mix e master de musica eletronica,ou envolvido sobre produção de musica eltronica?
João, eu sempre indico o “Zen and the Art of Mixing” do Mixerman, que é um livro sobre a “filosofia” de mixagem, já que toda a parte técnica vc vai aprender aqui no curso. É muito bom.
Rafael Augusto
6 de junho de 2018
Fala Senne, blz?
Tenho uma duvida. Ja vi gente falando que é bom colocar um equalizador em modo side no canal master e cortar tudo de 30hz pra baixo, procede? Ou isso fará perder algum tipo de potencia de algum elemento que soa bacana com os subs na regiao dos lados?
Aula top, curti d mais!
MKMN Expert
6 de junho de 2018
Fala Rafa,
Beleza pura?
Aconselho a deixar o sub grave e grave em Mono, fazendo corte abaixo de 200hz +/-.
Se o kick por exemplo estiver com informação side, pode acontecer cancelamento de fase e seu kick perder potencia no Low End.
Tentei resumir de uma maneira simples, espero que tenha entendido.
Abraço!
Rafael Augusto
7 de junho de 2018
Entendi! Obrigadopela dica!
Giovane Nunes
12 de agosto de 2018
Olá. Eu não sei se esse fórum de perguntas seria o lugar ideal para eu tirar essa dúvida, mas estou com um problema no meu Ableton crackeado que não estou sabendo solucionar. Meu Ableton estava rodando liso há mais de um ano. Hoje decidi limpar alguns arquivos e jogar para o hd externo. Os mais importantes de produção, eu só fiz uma cópia. Acontece que agora eu não consigo abrir meus projetos antigos do Ableton e nem os plugins (aparece essa mensagem que está no anexo abaixo). Os mesmos continuam no pc salvo, no mesmo caminho em que estavam. Será que eu posso ter excluído alguma coisa importante sem querer? O que seria melhor? Eu desistalar e instalar o Ableton novamente? Obrigado!
Pode ser um plugin. Sylenth vive dando problemas com muita gente.
Chegou a atualizar alguma coisa no seu PC?
Abraços.
Giovane Nunes
14 de agosto de 2018
Exatamente isso! O meu Windows (o 10, senhor dos conflitos) pediu uma atualização ontem. Ultimamente eu vinha atualizando e estava dando certo. Hoje, com mais calma, abri o Ableton e constatei que meus projetos não abriam porque haviam Sylenth neles, e que os outros plugins estão funcionando normalmente. Essa coisa toda coincidiu com eu apagar algumas coisas do meu pc e achar que o problema era esse! O que você me aconselha a fazer? Desistalar esse Sylenth e procurar outro? Ou tentar instalar o mesmo novamente? Abraço e muito obrigado pela resposta.
MKMN Expert
14 de agosto de 2018
Giovane,
É só restaurar o PC.
Tenta aí!
Qualquer duvida é só falar.
Abraço.
Nick Itamar Moraes
27 de setembro de 2018
Olá!
Alguém conhece mais plugins como o Melda Multi Analyzer????
Andrey Batista
26 de dezembro de 2018
Excelente Aula vlw Senne !!
MKMN Expert
26 de dezembro de 2018
Tamo junto!
William M.
21 de janeiro de 2019
Essa parte final sobre equalização na masterização, o tópico que diz “remoção de harmônicos exagerados” significa atenuar os harmônicos que estão ” altos demais” no espectro como um todo? E se o espectro da minha referencia de masterização tiver esses harmônicos exagerados tbm?
MKMN Expert
22 de janeiro de 2019
William, cada caso é um caso. Depende muito de como está soando sua mix. Caso sua mix esteja com alguns harmônicos sobressaindo, solução seria atenua-los.
Abraços!
7he Illusions
7 de fevereiro de 2019
como q faz mid/side no fl studio
MKMN Expert
9 de fevereiro de 2019
Equipe aqui…
Eu não faço ideia por não usar o FL, mas existe uma solução, usar um vst externo, por exemplo EQ Fabfilter, nele vem o modo M/S que é algo muito importante para sua musica ficar gigante e sem perder a potencia em mono.
Abraços.
Gabriel Lopes Corrêa
17 de fevereiro de 2019
No FL c vai precisar do plugin externo como o Expert disse. Nem o Parametric EQ, nem o EQ2 fazem isso
MKMN Expert
18 de fevereiro de 2019
Isso ae!
7he Illusions
22 de fevereiro de 2019
vlw
Pedro Pacheco
19 de julho de 2019
recomendo vc baixar o FAB Filter Pro Q 2 ou 3
Matheus William Odaik
3 de abril de 2019
Show!
Pablo Henrique
7 de agosto de 2019
Amei a aula !!!! ABSORVI CLARAMENTE TUDO !!! E com certeza quebrou muitas barreiras que estava me travando !!!
MKMN Expert
7 de agosto de 2019
Gratidão pela confiança, Pablo!
Abraços.
Pablo Bolzan Rodrigues
18 de novembro de 2019
uma duvida, tu acha que devo usar só o EQ Linear em Maximum Latency ou o ganho que o EQ Eight do Ableton da não atrapalharia a sonoridade dos elementos? no caso se eu usa o nativo do ableton eu só preciso cuida o volume e deu?
como tu mesmo falo, não muda qualidade né?! só modifica o volume em si certo?
MKMN Expert
18 de novembro de 2019
Fala Pablo!
Vou deixar minha opinião aqui:
Modo Linear significa não haverá alteração nenhuma no timbre, agora o EQ do ableton pode acontecer dele alterar o timbre e evite dar ganhos muito intensos, por exemplo acima de 4db.
133 Comments
millenamartines
29 de dezembro de 2014Valeeeu Felippe!! Show!!!
Kauan Marcos de Oliveira
16 de janeiro de 2015pelo amor… que track espetacular!!! Parabéns mil vezes!
millenamartines
16 de janeiro de 2015Valeeeeeu Kauan!! 🙂
Papa Gonzales
29 de dezembro de 2014Chocante!
Miguel Vieira
29 de dezembro de 2014Felippe você é massa mesmo 🙂 Espectacular demonstração das funcionalidades do EQ, eu só costumava equalizar o stereo mas você mostrou essa parte de L/R e M/S que eu nunca tinha explorado, valeu mestre 😉
Outra coisa, há um pequeno erro, em 1h 13m e 57s do video…você iria comparar as zonas de conflito entre o pad high e o piano e acabou comparando novamente o pad low e o pad high 😛 (mas deu para perceber na mesma 😉 ).
Continua fazendo o excelente trabalho que certamente será reconhecido por todos os alunos 😉
Abraço!
Sonna P3pper
30 de dezembro de 2014Uma ótima aula..vlw Felipe^^
Carlos Pedrotti Geraldes
5 de janeiro de 2015Malaaaaaaaaaaaaaaando que Aula foi Essa!!! *….*
John Willyan
6 de janeiro de 2015BOAAAAAAA SENNE, já realmente esse lance de MID/SIDE e algo de outro mundo kkkkkkkkk OBRIGADO mestre!!!
Kauan Marcos de Oliveira
17 de janeiro de 2015Felippe, quando setamos um EQ em fase mínima pra trabalhar em modo Mid e Side ou em L e R, ele também modifica a fase? valew
Felippe Senne
18 de janeiro de 2015Modifica sim, Kauan, na realidade qualquer EQ “normal” acaba por modificar a fase do áudio, é algo natural.
Kauan Marcos de Oliveira
18 de janeiro de 2015outra coisa Felippe, se eu não faço nenhuma gravação, apenas trabalho com synths e samples, há necessidade de eu usar um EQ em fase linear? se sim, em quais momentos? valeww
Felippe Senne
20 de janeiro de 2015Eu costumo usar EQs normais nos meus synths, mas vc pode sempre experimentar alternar com algum EQ de phase linear ao fazer sua equalização de synths pra ver se eles soam melhor em relação ao outros elementos da track.
Felipe Sosa
27 de janeiro de 2015Senne, para equalização na masterização, vc diz para usar o EQ em fase linear para fazer cortes, para dar ganho a fase linear é útil também?
Felippe Senne
28 de janeiro de 2015Pode ser útil sim, o ideal é vc testar ambos os modos e decidir qual soa melhor pro seu gosto.
Walter Sarmento
26 de fevereiro de 2015Senne, muito bom o workshop! Q aula!
Alexandre Cunha
5 de abril de 2015cara essa parte e mid/ side tava tirando meu sono , graças a Deus resolvido kk
Jhon Lamonier
30 de abril de 2015MMultiAnalyzer posso usar em tudo na musica tipo em todos os canais em todos instrumentos para tirar as frequencias que estão brigando entre si?
Robson Da Silva
19 de junho de 2015Ótima aula man! 🙂
Só que estou com duas duvidas Senne, uma em relação a ressonância na equalização, o que seria no caso? tive pesquisando e encontrei um video na qual o cara usava como exemplo uma caixa de bateria aonde ele fazia uma varredura nas frequências e encontrava uma frequência na qual soava um pouco metálica e observei que em alguns momentos da aula que você sitava a ressonância ao meu ver aos picos autos nas frequências que ao meu ver parecia as fundamentais das notas como por exemplo de instrumentos percussivos, e uma coisa que não consigo entender e fica martelando rsrsrsrs por fim a outra duvida e em relação ao um clique que percebi na hora em que você solou os canais do PAD LOW e PAD HIGTH aonde soava um clique que acho que foi causado pelo sidechain e que também quando aplico nos meus canais também acaba ficando com esse clique e fico tentando corrigir e perco tempo e notei que com o som rolando no contexto geral ele era mascarado, ai vai a pergunta e normal esse clique ao aplicarmo sidechain?
Felippe Senne
21 de junho de 2015Fala Robson, sobre a ressonância: no caso do vídeo sobre a gravação de bateria, essa ressonância pode ser alguma frequência que a sala em que foi feita a gravação causa uma ressonância, ou seja, a sala tem algumas frequências em que determinada frequência a onda fica indo e voltado, assim causando um ganho extra, portanto é necessário controlar isso depois de gravada.
Já a ressonância que mencionei, podem ser dois casos: primeiro pode ser a ressonância do filtro do synth, oq pode ser remediado direto na síntese do som no synth, diminuindo o Q/Res do filtro. Outro caso é simplesmente um “vício” de linguagem, de chamar os harmônicos de ressonância, nesse caso eu te peço desculpas, pode ser realmente que seja o harmônico natural do som mesmo que eu estava diminuindo o volume.
Sobre o clique no sidechain, isso é causado pelo release muito curto do compressor que está fazendo o sidechain, a solução seria aumentar o release, porém se isso estragar o sidechain que vc deseja, vc pode usar um filtro low pass no som, ou simplesmente ignorar o clique caso, ao somar tudo, ele seja imperceptível.
Robson Da Silva
22 de junho de 2015Obrigado Senne! peço desculpas, na verdade a minha primeira duvida não esta relacionada ao workshop acabei misturando as coisas. Obrigado.
Felipe Santos
22 de junho de 2015Senne, no video que vc indicou da FabFilter sobre linear phase vs minimum phase é mostrado um analisador que mostra o impacto da inversão de fases no zero latency e no linear phase, porem este plugin so tem pra windows, vc sabe se existe algum outro pra mac que tenha a mesma função??
Felippe Senne
22 de junho de 2015Xará, aquele é um analisador do sinal dos plugins, infelizmente não conheço algum parecido pra Mac, também gostaria de saber.
Victor Rochetti
27 de junho de 2015Show de aula Senne! Tenho mta dificuldade em equalizar o low end. Aqui vão algumas dúvidas q me matam sempre:
1. Em relação a kick e bass, qual deve ganhar na parte de sub?
2. Devo cortar o sub do kick e deixar espaço pro sub bass? Ou deixar os dois e apenas atenuar alguma frequência específica do bass?
3. Recomenda alguma frequência específica a ser atenuada no sub? Tenho tentado atenuar mas não tenho conseguido resultados bacanas.
4. As vezes tem mais de uma frequência dominante. Por exemplo, tanto o bass quanto o kick estão fortes entre 40/70hz, mas se corto um deles perco potência, e se aumento volume satura. Enfim, como ter um low end forte sem as frequências do kick e bass se atrapalharem e sem saturar? Já tentei inversão de fase também…
Desculpa se ficou mtas perguntas 😛
Abraços!
Felippe Senne
29 de junho de 2015Victor, o low end é sempre um grande desafio, e assim como vc eu tb sofro bastante, mas vou tentar esclarecer suas dúvidas:
1. Depende da intenção da sua música, se vc quer q o Kick bata com força, então é ele, se vc quer que o ritmo ou melodia do Sub Bass trema tudo, então é o Sub Bass quem deve vencer.
2. Nesse caso o ideal é em cada pequeno momento apenas um deles acontecer, uma hora o sub do Kick, outra hora o Sub do Bass, e pra isso a melhor solução é sidechain.
3. Não recomendo atenuação, normalmente no Sub vc tem apenos os harmônicos fundamentais, é só construir direitinho o ritmo do seu Bassline, pra não conflitar com o Kick (também usando sidechain), que vc pode deixá-lo intacto.
4. O segredo é cada um acontecer sozinho, colocar dois sons iguais acontecendo ao mesmo tempo nessa região não faz sentido.
Espero que ajude!
Victor Rochetti
29 de junho de 2015Valeu Senne, vou dar uma olhada no projeto aqui e ver o q consigo fazer 😉
Pedro Rédua
12 de maio de 2016Senne na aula 9 do Fundamental você faz uma atenuação nos 50hz pra o kick aparecer mais, como não pode fazer atenuações?
Ou sub graves é apartir de 45hz pra baixo?
Eu fiz um teste aqui com kick e bass, cortei o sub do kick até os 50hz, e o do sub bass só atenuei os 50hz, e os 50hz pra baixo deixei rolando. Assim ficou soando bem legal até.
Ps: Deixei rolando um sidechain no sub bass, e o bass ta rolando em 1/4 também e tbm em off beat ao mesmo tempo.
Felippe Senne
12 de maio de 2016Pedro, eu chamo de sub bass tudo abaixo de 100hz mais ou menos. E sobre cortar a partir de 50hz, eu não acho uma boa ideia, pq vai perder todo o peso sub grave. Eu cortaria a partir de uns 20hz a 30hz no máximo.
Talvez você esteja achando que ficou melhor por não ter um bom sistema de monitores, ou talvez pela acústica da sua sala… é bom testar isso em outros sistemas e locais.
Pedro Rédua
16 de maio de 2016Mas o corte de um bass la nos 50hz é válido ou não? Ou você recomenda que os sub do Kick e do Bass sejam intactos e se resolvam mais no sidechain?
Ex: Atenuar 50hz de um Sub/Midi Bass, para dar espaço pro Kick, ou cortar nada e fazer o processamento de sidechain no sub/midi bass roteado pro kick.
É recomendável na sua opinião e experiência? Deixar no sidechain ou cavar um espaço pra outro bater.
abraço!
Pedro Rédua
16 de maio de 2016Atenuação que falo é sua o bell pra diminuir certa frequência só. Só pra não te confundir,rs.
Felippe Senne
16 de maio de 2016É meio sem lógica vc tirar a frequência principal do sub bass, o caminho é resolver isso pelo sidechain mesmo.
Vinicius Palacio
10 de julho de 2015Que aula TOP mermão !!
Pedro Lourenço
12 de julho de 2015Muito boa aula Senne,eu tenho algumas dúvidas que sempre me incomodam e eu não sei muito o que fazer :
1- Sobre a região grave,quando eu procuro um sub bass geralmente eu uso um synth que possui apenas um sine wave e sinto que ele fica muito fraco (não faço ganho nenhum no EQ por medo de estragar o som ), o que você acha que eu posso fazer pra deixar um sub forte,presente na mix ? Boost EQ,saturar seriam as soluções ?
2 – Vi alguns vídeos no youtube e em um deles o rapaz do tutorial diz que depois de qualquer tipo de processamento que você faz como saturar,delay,reverb entre outros,adiciona informações graves para seu audio e por isso sempre q usar processamentos deve usa um low cut , você diria o mesmo ?
abraço Senne
Felippe Senne
13 de julho de 2015Pedro, lá vão minhas opiniões:
1 – Ultimamente eu tenho feito o Sub Bass usando um synth com Saw ou Square Wave, e usando um filtro Low Pass ou EQ pra tirar tudo acima de uns 100hz… dessa forma cria mais harmônicos do que o harmônico único de uma Sine.
2 – Isso rola mesmo dependendo do processamento que vc fizer, acaba modificando a onda e gerando uns harmônicos graves, te recomendo dar uma testada aí e ver se fica legal esse corte.
Kass
28 de julho de 2015Senne, usando o MMultianalyzer pra identificar as frequências conflitantes, o objetivo é atenuar o instrumento desejado, até que faça com que a região conflitante mostrada em preto suma completamente, ou é questão de se guiar mais pelo ouvido e sentir o ponto que a região onde havia o conflito ficou limpa?
E na mesma situação de instrumentos conflitantes, em que caso podemos dar ganho em um, e atenuar no outro? e o valor de Db seria proporcional?
Felippe Senne
28 de julho de 2015Fala Kass, o ideal é sempre ter como guia primordial os seus ouvidos. Esse tipo de ferramenta é como um assistente virtual, mas no final quem está no comando é você.
Em relação aos cortes e ganhos eu recomendo fazer isso com um equalizador, dando ganho nas frequências principais de cada instrumentos, e cortando as menos importantes, pra que tudo se “encaixe” melhor.
Marcelo N.
13 de agosto de 2015Senne, no caso da Equalização mid/side , usando ela em grupos da mix , não é mais necessário fazer no canal master?
Felippe Senne
13 de agosto de 2015Marcelo, depende do resultado que você queira. Se vc quiser processar um elemento/grupo específico, então é melhor fazer individualmente, pois no Master você afeta a soma de todos os elementos.
Bruno Alexandre
26 de agosto de 2015Senne, e melhor remover as frequências Conflitantes só na hora da mixagem? ou ja posso remover no mesmo Equalizador que for modificar o timbre ? ou e melhor colocar um Equalizador pra definir o timbre e depois colocar outro removendo as frequências conflitantes antes de mixar ?
Felippe Senne
26 de agosto de 2015Bruno, cada produtor tem a sua forma de trabalhar, mas eu prefiro logo já ir deixando o som o mais “pronto” possível antes de começar a mixar propriamente, seja removendo oq não é necessário (conflitos), seja usando o EQ como ferramenta de sound design… pra mim facilita o trabalho depois.
Bruno Alexandre
26 de agosto de 2015Entendi!!! Valeu Senne.
Pierre Rufino
2 de dezembro de 2015Primeiramente queria dizer que meu conhecimento vem aumentando grandemente com o curso e estou muito feliz com isso, obrigado pelo excelente curso Senne.
Agora uma dúvida, se eu quero por exemplo trabalhar um instrumento fazendo alterações em mais de um modo, eu preciso usar um EQ para cada modo? Ou tenho a possibilidade de alterar mais de um modo em um único EQ? Pois você utilizou um EQ para o modo R/L e outro para o modo Mid/Side no exemplo do Lead Trance, não seria possível chegar ao mesmo resultado utilizando um único EQ?
Felippe Senne
2 de dezembro de 2015Fala Pierre, nesse caso eu acredito que a única opção seja mesmo usar dois EQs, um em M/S e outro em L/R.
Pierre Rufino
2 de dezembro de 2015Entendido! Vlw ^^
jonathans
7 de dezembro de 2015achei uma das melhores aulas senne
Felippe Senne
8 de dezembro de 2015Show de bola, Jon! 🙂
Fernando
5 de fevereiro de 2016Senne eu preciso equaliza quando eu estou com dois lead ocupando a mesma região de frequência? Do drop por exemplo ?
Felippe Senne
5 de fevereiro de 2016Fernando, é difícil te aconselhar sem ouvir os sons em questão, mas se algum dos leads tiver “embolando” com outro, então o ideal é equalizar pra atenuar algumas regiões de frequência que estejam em conflito.
Thiago Garcia
25 de março de 2016Senne, tem algum “risco” de tirar toda informação mono de algum canal? Tipo, se tocar em algum PA que seja totalmente mono, esse canal vai sumir? Se Sim, teria outra alternativa de abrir o stereo sem ter surpresas na hora de tocar?
Felippe Senne
28 de março de 2016Thiago, tirando a informação MID (MONO) é bem provável que o canal suma sim num PA mono. E infelizmente qualquer truque estéreo gera perda de sinal num sistema MONO, não tem como fugir disso. Você precisa deixar os elementos principais bem compatíveis em MONO.
Thiago Garcia
28 de março de 2016Valeu senne!
Edu Marks
17 de junho de 2016Pintou uma duvida aqui Senne, quando você usou o Analisador para ver as frequências conflitantes no Pad Hi, Pad Low e Piano, se eu usar o Trackspacer por exemplo que atenua as frequencias conflitantes, terei um resultado parecido com o da equalização que foi feita? Ou depende da situação? Obrigado Senne, cada vez aprendendo mais com o curso, Show!!!
Felippe Senne
17 de junho de 2016Edu, pode chegar em algo parecido ou até melhor, já que o Trackspacer vai reagir só quando o “conflito” acontecer. Pra mim vale vc experimentar os dois casos e decidir oq soou melhor na música.
Gustavo
21 de junho de 2016Fala Senne….Gostaria de saber se ao equalizarmos um vocal, seria melhor utilizar um EQ em Linear phase, para não modificarmos a fase do vocal, ou se essa mudança na fase não prejudica o vocal e apenas utilizamos um Eq em minimum phase??? vlwww
Felippe Senne
21 de junho de 2016Gustavo, na minha opinião isso não é vital, mas sempre vale você fazer um A/B entre dois tipos de EQ pra ver qual soa melhor.
Gustavo
22 de junho de 2016blzz Senne vlwww
Ellyson Meardi
23 de junho de 2016Boa noite Senne. Eu tive que trocar de email e fiz a alteração na
opção “Edit My Profile”, porém, parei de receber os emails informando a
liberação das aulas. Pode verificar por favor? Abrss!
Alterei de [email protected] para [email protected]
Felippe Senne
25 de junho de 2016Ellyson, já fiz a solicitação pra vc participar da lista do curso com seu novo email, dá um confere aí na sua caixa de entrada.
Rafael Hassegawa
28 de junho de 2016depois de anooosss sem pergungas… cá estou KKKKKKKKKK
Senne… olha só…
achei top essa equalização M/S to baixo… mas fiquei numa dúvida… existe alguma diferença entre deixar um utility no final do rack, deixando o baixo todo em MONO… e pegar um EQ e fazer esse tipo de equalização M/S tirando toda a parte estereo???
tipo num pad… se fizer isso e cortar toda a parte estereo e der um boost na mid… faz alguma diferença de simplesmente usar o utility e por em mono e dar um boost com o EQ do jeito q já vem setado, em estereo?
Rafa
Felippe Senne
29 de junho de 2016Rafa, na minha visão não vai ter muita diferença, porém, se a intenção é eliminar o sinal do Side totalmente, então é mais prático usar logo o Utility.
Rafael Hassegawa
29 de junho de 2016tindi…
eu fiquei no final da aula na dúvida de como escolher quais instrumentos usar M/S pra falar a verdade… se tem um critério ou é indo e fazendo mesmo
valeusss
Vinícius De Lima Bianezzi
14 de julho de 2016Fala Senne, blz?
Duas dúvidas…
– você conhece algum plug-in free que faça essa mesma função ou semelhante à esse da Melda, pra Mac?
e…
– não seria mais efetivo fazer uma equalização só no Pad Low, tipo uma só ‘barriga’ pra baixo que atingisse toda essa área que você detectou, ao invés de fazer várias alterações (fazendo aquele sobe e desce todo)?
Abraço!
Felippe Senne
17 de julho de 2016Vinícius, lá vão as respostas:
– Não conheço, infelizmente.
– Pode ser uma boa saída sim, o lance é ir testando todas as possibilidades e fazer um A/B entre elas.
Fabio
7 de agosto de 2016Senne tive um caso na briga com o Bass, que e o Bass estava bem Punch, o que devo fazer para que o Kick ganhe, sem tirar muito essa essência Punch que conflita bem na frequência de pico do Kick?? No caso fiz um Bell bem de leve, mas parece que a conflito ainda continua.. Muito boa aula, Valeu Maexxxtro
Fabio
7 de agosto de 2016Tipo.. quando eu faço uma coisa mais drástica ele modifica muito e não consigo ouvir direito o timbre
Felippe Senne
8 de agosto de 2016Fabio, é uma questão de escolha: quando o Kick bate, vc precisa escolher quem ganha a briga e aparece mais, o Kick ou o Bass. E os caminhos são aqueles de sempre: sidechain, EQ, automações.
Musicalmente não faz muito sentido dois elementos parecidos aparecerem juntos com a mesma intensidade, e fisicamente é impossível também.
Andy Santtos
11 de agosto de 2016No Exemplo do MMultiAnalyzer , Recomenda-se tirar toda região frequencia (0 dB ) que esta ” Brigando ” do perdedor ? iria soar melhor ?
Felippe Senne
12 de agosto de 2016Eu não removeria tudo, pq pode soar muito diferente ou estranho, mas esse tipo de coisa o ideal é ir fazendo a equalização e ouvindo de forma crítica, além de fazer uns A/B pra ver se tá ajudando ou não.
Fabio
15 de setembro de 2016Senne vc acha aconselhável na mix, após tirar frequências baixas do clap, quando for dar um aumento nas regiões agudas, utilizar o modo L/R do EQ, fazer igual no exemplo do vídeo lá pelos 40 min??
Experimentei isso, e achei bom sei la, n sei se é o meu ouvido que não está treinado kkkkk
Felippe Senne
15 de setembro de 2016Fabio, pode ser uma boa sim, principalmente se vc fizer equalizações um pouco diferentes de cada lado do estéreo… isso pode ajudar ao seu clap soar mais “abertão”.
Aléx Heiderscheidt
20 de dezembro de 2016Felippe você recomenda o uso do MMultiAnalyzer para identificar se o Sub do Bass esta conflitando com o kick ?
Felippe Senne
20 de dezembro de 2016Alex, com certeza, é uma ótima ferramenta pros subgraves.
Senoux Deeptronica
23 de janeiro de 2017Senne, uma dúvida talvez básica, mas vamos lá: por volta do minuto 35, quando você cortou o Mid do Pad, quanto é que isso afeta a reprodução da track em um sistema de som mono? O Pad não seria ouvido? E se isso acontecer mas eu quiser, por exemplo, que esse Pad esteja presente na reprodução em mono?
Felippe Senne
24 de janeiro de 2017Senoux, isso naturalmente vai afetar e muito na reprodução mono, vai perder muito volume se comparando com a reprodução em estéreo.
Se você quiser manter a compatibilidade em mono, então naturalmente essa não deve ser uma opção, vc vai precisar deixar o pad o mais mono possível.
Lucas Gomercindo
1 de fevereiro de 2017Senne no que a respeito de treinar os ouvidos. Eu vi um aplicativo Quiztones Ear Training ele seria bom pra treinar ou só os exercicios que você passou já ta de bom tamanho ?
Felippe Senne
2 de fevereiro de 2017Lucas, com certeza é uma boa sim esse app, vai te deixar ainda mais treinado!
Márcio Candido Faria
14 de fevereiro de 2017top
Bruno Nicola
1 de março de 2017Saaalve Senne, depois de algum tempo tentando baixar programas crackeados e so atrasos consegui finalmente comprar o ableton live 9 intro, masssss nao tem EQ eight nesta porra! hahaha qual outra ferramenta poderia utilizar parecido com ele?! ou se for possível baixar ou comprar!
Estou aprendendo muito com todo o conteúdo e procuro cada vez mas criar o habito de produzir! Vamos que vamoooo!
Vlwwwww, abraço !
Felippe Senne
4 de março de 2017Bruno, fico muito feliz de saber que regularizou seu Ableton!! 🙂
Agora, infelizmente essa versão Intro é muito limitada, eu recomendaria a versão Standard pelo menos.
Lucas Marcelo Fuck Cardoso Alv
4 de março de 2017Oi Senne, estou voltando nessa aula para revisar esse conteúdo, pois estou tendo dificuldades ao equalizar.
Minha dúvida é a seguinte: as tracks que eu produzo, me parecem que os elementos, quando tocados juntos, ficam distorcidos com estalinhos( me parece ser mais na frequência do que saturação), ou perdem um pouco do sound design criado .
1 – Isso pode ser devido ao conflito das frequências ou pode ser pelo fato que equalizo somente no modo de minimum phase, ou ambos?
2 – Se eu fizer Linear EQ somente é recomendável?
3 – O que poderia estar fazendo de errado?
Abraços.
Felippe Senne
4 de março de 20171 – Conflito de frequências, vc precisa escolher qual instrumento vai predominar em cada região de frequência.
2 – Não é necessário, e nos subgraves eu não recomendo essa opção, ele dá uma bagunçada.
3 – Pode ser um problema sim, se vc der uns ganhos muito narrow pode ser que gere umas ressonâncias desagradáveis.
4 – Com certeza sim!!
5 – Só ouvindo o som pra saber.
Raphael Augusto Guedes
14 de fevereiro de 2018Senne, esse segundo ponto me ficou confuso conforme o que você falou na aula, porque você falou que nos subgraves era interessante fazer ajustes técnicos e cirúrgicos com o EQ no modo Linear, deu um bug no meu cérebro agora HAHAHA, se puder explicar agradeço.
Márcio Candido Faria
10 de março de 2017Que aula viu. Muito obrigado mais uma vez mestrão.
Felippe Senne
8 de maio de 2017Valeu, Márcio!
daniel dornelles
8 de maio de 2017Eai mestre, me ajuda nessa. Criei um timbre de bass no operator, só fiz o basico no preset inicial, toda aquela perfumaria de um bass. Nao alterei mais nada. Dai joguei o EQ eigth, coloquei no modo mid/side, e quando fui limpar os graves do side, nao tinha informação nenhuma la, não aparecia nenhum expectro sonoro no side. E notei que isso acontece as vezes no sylenth também. porém no sylenth eu até entendo, pois eu tiro o estereo do oscilador, e acredito que por isso nao apareça nada no side do eq. Mais no operator eu não entendo porque isso acontece. Gostaria de saber se isso é normal do operator. Grande abraço.
Felippe Senne
8 de maio de 2017Daniel, isso ocorreu pq vc criou um timbre totalmente mono, então naturalmente não vai ter nada nos sides.
Thiago Abreu de Souza Souza
18 de maio de 2017Senne, estava fazendo uma analise dessa track e, percebi que frequências acima de 16KHz estão quase nulas.
Me surgiu a dúvida do por que disso. Valeu!! @felippesenne:disqus
Thiago Abreu de Souza Souza
18 de maio de 2017https://www.youtube.com/watch?v=22MWrWPV_QM
Felippe Senne
19 de maio de 2017Thiago, você analisou ela em WAV com algum analisador de espectro? Se for isso realmente, sinceramente eu não sei responder oq os motivou, talvez seja pelo fato de ser um som voltado pra clubs, quiseram deixar menos agressiva (a parte aguda), mas saber o real motivo não sei dizer.
MUKA ROMERO
14 de julho de 2017Que aula maravilhosa meu irão
Joao Victor Antunes
1 de agosto de 2017Mestre Senne eu to fazendo um projeto que tem o drop bem “pesado” (com um sub) e quando coloco em mono ele “perde toda a força” O que eu faço? é necessário deixar em mono ?? VALEUU
Felippe Senne
1 de agosto de 2017João, pelo visto vários timbres que são importantes pro “peso” da sua track estão dependentes do stereo, portanto o ideal é vc deixar esses timbres em MONO na sua mix, pra que eles não sumam num PA mono.
Joao Victor Antunes
1 de agosto de 2017Muito Obrigado Senne <3
Filippe UcRi
10 de agosto de 2017Felippe, para que aconteça o cancelamento de fase, a onda precisa estar na mesma altura e no mesmo tempo que a outra?(invertidamente), no caso de que esteja invertida mais nao tao igual, com uma pequena diferença de altura ou de tempo, e possivel que haja o cancelamento de fase?
Felippe Senne
14 de agosto de 2017Xará, pra haver o cancelamento total, a onda precisa estar na mesma frequência e amplitude (volume), mas estando invertido com frequência/amplitude parecidas já pode rolar um pouco de cancelamento, causando uma perda de volume.
Renan Silveira
9 de setembro de 2017Senne, tem mais algum plugin semelhante a o MMultiAnalyzer que também faça essa análise de conflitos? tentei achar esse mas nao consegui :/
Felippe Senne
11 de setembro de 2017Renan, tem sim: o iZotope Neutron. Inclusive fiz um workshop dele em um dos masterminds da MkMN: http://makemusicnow.com.br/mastermind-mkmn-0311-workshop-izotope-neutron/
Lucas Luppi
13 de setembro de 2017Caraca Senne!! Essa aula foi sensacional!! As “peças” voltaram a se encaixar!! Minha maior dificuldade é sempre esse “acabamento” final nas tracks!!
Gildo Dos Santos
14 de setembro de 2017Excelente aula e dicas importantes. serviu ate pra prestar mais atenção na compensação de ganho e volumes na hora de equalizar estava passando batidos.
Thiago Vivaldi
26 de setembro de 2017“fez um peitinho, aqui tem os mamilos polêmicos” HAHAHAHAHAHAHAHA melhor professor
Cadu Niew
9 de outubro de 2017eae Senne, blz? pode me tirar uma duvida? esse Eq eight tem os 3 canais: Stereo, L/R e Mid/side. Eu uso o FL Studio, você sabe se tem algum equalizador externo parecido com esse? porque não estou conseguindo mudar para esses modos :c
Felippe Senne
10 de outubro de 2017Cadu, uma dica é o Fabfilter Pro-Q, ele tem essas funções.
Caio Lira
8 de fevereiro de 2018Senne, duas duvidas. Primeiro, em relação a qual instrumentos / timbres deixar no mono ou no stereo. Por exemplo. em um Drop, eu posso deixar o Kick Mono, o Sub Bass no Stereo pra evitar conflito e o Lead, acordes mono? quais sao mais importantes para ficar no Stereo?
Segundo, vejo que você sempre fala em PA mono. exemplo, se eu deixar uma track com a maioria dos timbres no Stereo, em um PA mono, ela não sera tocada??
Valeu, e meus parabéns novamente, pelo curso e pela Aula!
Felippe Senne
12 de fevereiro de 2018Caio, sobre os elementos em mono/stereo, o ideal é vc pegar uma música que vc curta e dar uma analisada.
Normalmente elementos mono são: kick, snare, toms, sub bass, vocais e algum lead muito importante. Os outros elementos vc pode usar no stereo.
Sobre PA mono: a melhor experiência vc pode fazer nesse caso é colocar um Utility no canal master, no final do rack, e deixar o Width em 0%, dessa forma vc vai saber certinho oq sumiria num PA mono.
Caio Lira
15 de fevereiro de 2018Entendi, obrigado pelos esclarecimentos Senne!
Raphael Augusto Guedes
14 de fevereiro de 2018O EQ Three seria considerado um equalizador musical?
Felippe Senne
16 de fevereiro de 2018Rapha, eu não consideraria, ele é bem basicão, não “adiciona” nada em especial ao som.
Matheus Nomassage
22 de fevereiro de 2018Minha duvida e pra que serve o POST E PRE ou POST + PRE… e para que serve o Adapt. Q que vc desliga as vezes quando vai equalizar
Joao de Alencar
14 de março de 2018Fala ae senne, nao tem muito a ver com a aula, mas voce poderia indicar algum livro bom sobre mix e master de musica eletronica,ou envolvido sobre produção de musica eltronica?
Felippe Senne
15 de março de 2018João, eu sempre indico o “Zen and the Art of Mixing” do Mixerman, que é um livro sobre a “filosofia” de mixagem, já que toda a parte técnica vc vai aprender aqui no curso. É muito bom.
Rafael Augusto
6 de junho de 2018Fala Senne, blz?
Tenho uma duvida. Ja vi gente falando que é bom colocar um equalizador em modo side no canal master e cortar tudo de 30hz pra baixo, procede? Ou isso fará perder algum tipo de potencia de algum elemento que soa bacana com os subs na regiao dos lados?
Aula top, curti d mais!
MKMN Expert
6 de junho de 2018Fala Rafa,
Beleza pura?
Aconselho a deixar o sub grave e grave em Mono, fazendo corte abaixo de 200hz +/-.
Se o kick por exemplo estiver com informação side, pode acontecer cancelamento de fase e seu kick perder potencia no Low End.
Tentei resumir de uma maneira simples, espero que tenha entendido.
Abraço!
Rafael Augusto
7 de junho de 2018Entendi! Obrigadopela dica!
Giovane Nunes
12 de agosto de 2018Olá. Eu não sei se esse fórum de perguntas seria o lugar ideal para eu tirar essa dúvida, mas estou com um problema no meu Ableton crackeado que não estou sabendo solucionar. Meu Ableton estava rodando liso há mais de um ano. Hoje decidi limpar alguns arquivos e jogar para o hd externo. Os mais importantes de produção, eu só fiz uma cópia. Acontece que agora eu não consigo abrir meus projetos antigos do Ableton e nem os plugins (aparece essa mensagem que está no anexo abaixo). Os mesmos continuam no pc salvo, no mesmo caminho em que estavam. Será que eu posso ter excluído alguma coisa importante sem querer? O que seria melhor? Eu desistalar e instalar o Ableton novamente? Obrigado!
https://uploads.disquscdn.com/images/c45f89f97bcfc7fca260f3a26560aeb3bdd6e07c27acf5d029494ef6dbe6b03d.jpg
MKMN Expert
13 de agosto de 2018Giovanne,
Pode ser um plugin. Sylenth vive dando problemas com muita gente.
Chegou a atualizar alguma coisa no seu PC?
Abraços.
Giovane Nunes
14 de agosto de 2018Exatamente isso! O meu Windows (o 10, senhor dos conflitos) pediu uma atualização ontem. Ultimamente eu vinha atualizando e estava dando certo. Hoje, com mais calma, abri o Ableton e constatei que meus projetos não abriam porque haviam Sylenth neles, e que os outros plugins estão funcionando normalmente. Essa coisa toda coincidiu com eu apagar algumas coisas do meu pc e achar que o problema era esse! O que você me aconselha a fazer? Desistalar esse Sylenth e procurar outro? Ou tentar instalar o mesmo novamente? Abraço e muito obrigado pela resposta.
MKMN Expert
14 de agosto de 2018Giovane,
É só restaurar o PC.
Tenta aí!
Qualquer duvida é só falar.
Abraço.
Nick Itamar Moraes
27 de setembro de 2018Olá!
Alguém conhece mais plugins como o Melda Multi Analyzer????
Andrey Batista
26 de dezembro de 2018Excelente Aula vlw Senne !!
MKMN Expert
26 de dezembro de 2018Tamo junto!
William M.
21 de janeiro de 2019Essa parte final sobre equalização na masterização, o tópico que diz “remoção de harmônicos exagerados” significa atenuar os harmônicos que estão ” altos demais” no espectro como um todo? E se o espectro da minha referencia de masterização tiver esses harmônicos exagerados tbm?
MKMN Expert
22 de janeiro de 2019William, cada caso é um caso. Depende muito de como está soando sua mix. Caso sua mix esteja com alguns harmônicos sobressaindo, solução seria atenua-los.
Abraços!
7he Illusions
7 de fevereiro de 2019como q faz mid/side no fl studio
MKMN Expert
9 de fevereiro de 2019Equipe aqui…
Eu não faço ideia por não usar o FL, mas existe uma solução, usar um vst externo, por exemplo EQ Fabfilter, nele vem o modo M/S que é algo muito importante para sua musica ficar gigante e sem perder a potencia em mono.
Abraços.
Gabriel Lopes Corrêa
17 de fevereiro de 2019No FL c vai precisar do plugin externo como o Expert disse. Nem o Parametric EQ, nem o EQ2 fazem isso
MKMN Expert
18 de fevereiro de 2019Isso ae!
7he Illusions
22 de fevereiro de 2019vlw
Pedro Pacheco
19 de julho de 2019recomendo vc baixar o FAB Filter Pro Q 2 ou 3
Matheus William Odaik
3 de abril de 2019Show!
Pablo Henrique
7 de agosto de 2019Amei a aula !!!! ABSORVI CLARAMENTE TUDO !!! E com certeza quebrou muitas barreiras que estava me travando !!!
MKMN Expert
7 de agosto de 2019Gratidão pela confiança, Pablo!
Abraços.
Pablo Bolzan Rodrigues
18 de novembro de 2019uma duvida, tu acha que devo usar só o EQ Linear em Maximum Latency ou o ganho que o EQ Eight do Ableton da não atrapalharia a sonoridade dos elementos? no caso se eu usa o nativo do ableton eu só preciso cuida o volume e deu?
como tu mesmo falo, não muda qualidade né?! só modifica o volume em si certo?
MKMN Expert
18 de novembro de 2019Fala Pablo!
Vou deixar minha opinião aqui:
Modo Linear significa não haverá alteração nenhuma no timbre, agora o EQ do ableton pode acontecer dele alterar o timbre e evite dar ganhos muito intensos, por exemplo acima de 4db.
Essa é minha opinião.
Abraços.
Pablo Bolzan Rodrigues
18 de novembro de 2019Obrigado