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133 Comments

  • millenamartines

    29 de dezembro de 2014

    Valeeeu Felippe!! Show!!!

    • Kauan Marcos de Oliveira

      16 de janeiro de 2015

      pelo amor… que track espetacular!!! Parabéns mil vezes!

      • millenamartines

        16 de janeiro de 2015

        Valeeeeeu Kauan!! 🙂

  • Papa Gonzales

    29 de dezembro de 2014

    Chocante!

  • Miguel Vieira

    29 de dezembro de 2014

    Felippe você é massa mesmo 🙂 Espectacular demonstração das funcionalidades do EQ, eu só costumava equalizar o stereo mas você mostrou essa parte de L/R e M/S que eu nunca tinha explorado, valeu mestre 😉
    Outra coisa, há um pequeno erro, em 1h 13m e 57s do video…você iria comparar as zonas de conflito entre o pad high e o piano e acabou comparando novamente o pad low e o pad high 😛 (mas deu para perceber na mesma 😉 ).
    Continua fazendo o excelente trabalho que certamente será reconhecido por todos os alunos 😉
    Abraço!

  • Sonna P3pper

    30 de dezembro de 2014

    Uma ótima aula..vlw Felipe^^

  • Carlos Pedrotti Geraldes

    5 de janeiro de 2015

    Malaaaaaaaaaaaaaaando que Aula foi Essa!!! *….*

  • John Willyan

    6 de janeiro de 2015

    BOAAAAAAA SENNE, já realmente esse lance de MID/SIDE e algo de outro mundo kkkkkkkkk OBRIGADO mestre!!!

  • Kauan Marcos de Oliveira

    17 de janeiro de 2015

    Felippe, quando setamos um EQ em fase mínima pra trabalhar em modo Mid e Side ou em L e R, ele também modifica a fase? valew

    • Felippe Senne

      18 de janeiro de 2015

      Modifica sim, Kauan, na realidade qualquer EQ “normal” acaba por modificar a fase do áudio, é algo natural.

  • Kauan Marcos de Oliveira

    18 de janeiro de 2015

    outra coisa Felippe, se eu não faço nenhuma gravação, apenas trabalho com synths e samples, há necessidade de eu usar um EQ em fase linear? se sim, em quais momentos? valeww

    • Felippe Senne

      20 de janeiro de 2015

      Eu costumo usar EQs normais nos meus synths, mas vc pode sempre experimentar alternar com algum EQ de phase linear ao fazer sua equalização de synths pra ver se eles soam melhor em relação ao outros elementos da track.

  • Felipe Sosa

    27 de janeiro de 2015

    Senne, para equalização na masterização, vc diz para usar o EQ em fase linear para fazer cortes, para dar ganho a fase linear é útil também?

    • Felippe Senne

      28 de janeiro de 2015

      Pode ser útil sim, o ideal é vc testar ambos os modos e decidir qual soa melhor pro seu gosto.

  • Walter Sarmento

    26 de fevereiro de 2015

    Senne, muito bom o workshop! Q aula!

  • Alexandre Cunha

    5 de abril de 2015

    cara essa parte e mid/ side tava tirando meu sono , graças a Deus resolvido kk

  • Jhon Lamonier

    30 de abril de 2015

    MMultiAnalyzer posso usar em tudo na musica tipo em todos os canais em todos instrumentos para tirar as frequencias que estão brigando entre si?

  • Robson Da Silva

    19 de junho de 2015

    Ótima aula man! 🙂
    Só que estou com duas duvidas Senne, uma em relação a ressonância na equalização, o que seria no caso? tive pesquisando e encontrei um video na qual o cara usava como exemplo uma caixa de bateria aonde ele fazia uma varredura nas frequências e encontrava uma frequência na qual soava um pouco metálica e observei que em alguns momentos da aula que você sitava a ressonância ao meu ver aos picos autos nas frequências que ao meu ver parecia as fundamentais das notas como por exemplo de instrumentos percussivos, e uma coisa que não consigo entender e fica martelando rsrsrsrs por fim a outra duvida e em relação ao um clique que percebi na hora em que você solou os canais do PAD LOW e PAD HIGTH aonde soava um clique que acho que foi causado pelo sidechain e que também quando aplico nos meus canais também acaba ficando com esse clique e fico tentando corrigir e perco tempo e notei que com o som rolando no contexto geral ele era mascarado, ai vai a pergunta e normal esse clique ao aplicarmo sidechain?

    • Felippe Senne

      21 de junho de 2015

      Fala Robson, sobre a ressonância: no caso do vídeo sobre a gravação de bateria, essa ressonância pode ser alguma frequência que a sala em que foi feita a gravação causa uma ressonância, ou seja, a sala tem algumas frequências em que determinada frequência a onda fica indo e voltado, assim causando um ganho extra, portanto é necessário controlar isso depois de gravada.

      Já a ressonância que mencionei, podem ser dois casos: primeiro pode ser a ressonância do filtro do synth, oq pode ser remediado direto na síntese do som no synth, diminuindo o Q/Res do filtro. Outro caso é simplesmente um “vício” de linguagem, de chamar os harmônicos de ressonância, nesse caso eu te peço desculpas, pode ser realmente que seja o harmônico natural do som mesmo que eu estava diminuindo o volume.

      Sobre o clique no sidechain, isso é causado pelo release muito curto do compressor que está fazendo o sidechain, a solução seria aumentar o release, porém se isso estragar o sidechain que vc deseja, vc pode usar um filtro low pass no som, ou simplesmente ignorar o clique caso, ao somar tudo, ele seja imperceptível.

      • Robson Da Silva

        22 de junho de 2015

        Obrigado Senne! peço desculpas, na verdade a minha primeira duvida não esta relacionada ao workshop acabei misturando as coisas. Obrigado.

  • Felipe Santos

    22 de junho de 2015

    Senne, no video que vc indicou da FabFilter sobre linear phase vs minimum phase é mostrado um analisador que mostra o impacto da inversão de fases no zero latency e no linear phase, porem este plugin so tem pra windows, vc sabe se existe algum outro pra mac que tenha a mesma função??

    • Felippe Senne

      22 de junho de 2015

      Xará, aquele é um analisador do sinal dos plugins, infelizmente não conheço algum parecido pra Mac, também gostaria de saber.

  • Victor Rochetti

    27 de junho de 2015

    Show de aula Senne! Tenho mta dificuldade em equalizar o low end. Aqui vão algumas dúvidas q me matam sempre:

    1. Em relação a kick e bass, qual deve ganhar na parte de sub?

    2. Devo cortar o sub do kick e deixar espaço pro sub bass? Ou deixar os dois e apenas atenuar alguma frequência específica do bass?

    3. Recomenda alguma frequência específica a ser atenuada no sub? Tenho tentado atenuar mas não tenho conseguido resultados bacanas.

    4. As vezes tem mais de uma frequência dominante. Por exemplo, tanto o bass quanto o kick estão fortes entre 40/70hz, mas se corto um deles perco potência, e se aumento volume satura. Enfim, como ter um low end forte sem as frequências do kick e bass se atrapalharem e sem saturar? Já tentei inversão de fase também…

    Desculpa se ficou mtas perguntas 😛

    Abraços!

    • Felippe Senne

      29 de junho de 2015

      Victor, o low end é sempre um grande desafio, e assim como vc eu tb sofro bastante, mas vou tentar esclarecer suas dúvidas:

      1. Depende da intenção da sua música, se vc quer q o Kick bata com força, então é ele, se vc quer que o ritmo ou melodia do Sub Bass trema tudo, então é o Sub Bass quem deve vencer.

      2. Nesse caso o ideal é em cada pequeno momento apenas um deles acontecer, uma hora o sub do Kick, outra hora o Sub do Bass, e pra isso a melhor solução é sidechain.

      3. Não recomendo atenuação, normalmente no Sub vc tem apenos os harmônicos fundamentais, é só construir direitinho o ritmo do seu Bassline, pra não conflitar com o Kick (também usando sidechain), que vc pode deixá-lo intacto.

      4. O segredo é cada um acontecer sozinho, colocar dois sons iguais acontecendo ao mesmo tempo nessa região não faz sentido.

      Espero que ajude!

      • Victor Rochetti

        29 de junho de 2015

        Valeu Senne, vou dar uma olhada no projeto aqui e ver o q consigo fazer 😉

      • Pedro Rédua

        12 de maio de 2016

        Senne na aula 9 do Fundamental você faz uma atenuação nos 50hz pra o kick aparecer mais, como não pode fazer atenuações?

        Ou sub graves é apartir de 45hz pra baixo?

        Eu fiz um teste aqui com kick e bass, cortei o sub do kick até os 50hz, e o do sub bass só atenuei os 50hz, e os 50hz pra baixo deixei rolando. Assim ficou soando bem legal até.

        Ps: Deixei rolando um sidechain no sub bass, e o bass ta rolando em 1/4 também e tbm em off beat ao mesmo tempo.

        • Felippe Senne

          12 de maio de 2016

          Pedro, eu chamo de sub bass tudo abaixo de 100hz mais ou menos. E sobre cortar a partir de 50hz, eu não acho uma boa ideia, pq vai perder todo o peso sub grave. Eu cortaria a partir de uns 20hz a 30hz no máximo.

          Talvez você esteja achando que ficou melhor por não ter um bom sistema de monitores, ou talvez pela acústica da sua sala… é bom testar isso em outros sistemas e locais.

          • Pedro Rédua

            16 de maio de 2016

            Mas o corte de um bass la nos 50hz é válido ou não? Ou você recomenda que os sub do Kick e do Bass sejam intactos e se resolvam mais no sidechain?

            Ex: Atenuar 50hz de um Sub/Midi Bass, para dar espaço pro Kick, ou cortar nada e fazer o processamento de sidechain no sub/midi bass roteado pro kick.

            É recomendável na sua opinião e experiência? Deixar no sidechain ou cavar um espaço pra outro bater.

            abraço!

          • Pedro Rédua

            16 de maio de 2016

            Atenuação que falo é sua o bell pra diminuir certa frequência só. Só pra não te confundir,rs.

          • Felippe Senne

            16 de maio de 2016

            É meio sem lógica vc tirar a frequência principal do sub bass, o caminho é resolver isso pelo sidechain mesmo.

  • Vinicius Palacio

    10 de julho de 2015

    Que aula TOP mermão !!

  • Pedro Lourenço

    12 de julho de 2015

    Muito boa aula Senne,eu tenho algumas dúvidas que sempre me incomodam e eu não sei muito o que fazer :

    1- Sobre a região grave,quando eu procuro um sub bass geralmente eu uso um synth que possui apenas um sine wave e sinto que ele fica muito fraco (não faço ganho nenhum no EQ por medo de estragar o som ), o que você acha que eu posso fazer pra deixar um sub forte,presente na mix ? Boost EQ,saturar seriam as soluções ?

    2 – Vi alguns vídeos no youtube e em um deles o rapaz do tutorial diz que depois de qualquer tipo de processamento que você faz como saturar,delay,reverb entre outros,adiciona informações graves para seu audio e por isso sempre q usar processamentos deve usa um low cut , você diria o mesmo ?

    abraço Senne

    • Felippe Senne

      13 de julho de 2015

      Pedro, lá vão minhas opiniões:

      1 – Ultimamente eu tenho feito o Sub Bass usando um synth com Saw ou Square Wave, e usando um filtro Low Pass ou EQ pra tirar tudo acima de uns 100hz… dessa forma cria mais harmônicos do que o harmônico único de uma Sine.

      2 – Isso rola mesmo dependendo do processamento que vc fizer, acaba modificando a onda e gerando uns harmônicos graves, te recomendo dar uma testada aí e ver se fica legal esse corte.

  • Kass

    28 de julho de 2015

    Senne, usando o MMultianalyzer pra identificar as frequências conflitantes, o objetivo é atenuar o instrumento desejado, até que faça com que a região conflitante mostrada em preto suma completamente, ou é questão de se guiar mais pelo ouvido e sentir o ponto que a região onde havia o conflito ficou limpa?
    E na mesma situação de instrumentos conflitantes, em que caso podemos dar ganho em um, e atenuar no outro? e o valor de Db seria proporcional?

    • Felippe Senne

      28 de julho de 2015

      Fala Kass, o ideal é sempre ter como guia primordial os seus ouvidos. Esse tipo de ferramenta é como um assistente virtual, mas no final quem está no comando é você.

      Em relação aos cortes e ganhos eu recomendo fazer isso com um equalizador, dando ganho nas frequências principais de cada instrumentos, e cortando as menos importantes, pra que tudo se “encaixe” melhor.

  • Marcelo N.

    13 de agosto de 2015

    Senne, no caso da Equalização mid/side , usando ela em grupos da mix , não é mais necessário fazer no canal master?

    • Felippe Senne

      13 de agosto de 2015

      Marcelo, depende do resultado que você queira. Se vc quiser processar um elemento/grupo específico, então é melhor fazer individualmente, pois no Master você afeta a soma de todos os elementos.

  • Bruno Alexandre

    26 de agosto de 2015

    Senne, e melhor remover as frequências Conflitantes só na hora da mixagem? ou ja posso remover no mesmo Equalizador que for modificar o timbre ? ou e melhor colocar um Equalizador pra definir o timbre e depois colocar outro removendo as frequências conflitantes antes de mixar ?

    • Felippe Senne

      26 de agosto de 2015

      Bruno, cada produtor tem a sua forma de trabalhar, mas eu prefiro logo já ir deixando o som o mais “pronto” possível antes de começar a mixar propriamente, seja removendo oq não é necessário (conflitos), seja usando o EQ como ferramenta de sound design… pra mim facilita o trabalho depois.

      • Bruno Alexandre

        26 de agosto de 2015

        Entendi!!! Valeu Senne.

  • Pierre Rufino

    2 de dezembro de 2015

    Primeiramente queria dizer que meu conhecimento vem aumentando grandemente com o curso e estou muito feliz com isso, obrigado pelo excelente curso Senne.
    Agora uma dúvida, se eu quero por exemplo trabalhar um instrumento fazendo alterações em mais de um modo, eu preciso usar um EQ para cada modo? Ou tenho a possibilidade de alterar mais de um modo em um único EQ? Pois você utilizou um EQ para o modo R/L e outro para o modo Mid/Side no exemplo do Lead Trance, não seria possível chegar ao mesmo resultado utilizando um único EQ?

    • Felippe Senne

      2 de dezembro de 2015

      Fala Pierre, nesse caso eu acredito que a única opção seja mesmo usar dois EQs, um em M/S e outro em L/R.

  • jonathans

    7 de dezembro de 2015

    achei uma das melhores aulas senne

  • Fernando

    5 de fevereiro de 2016

    Senne eu preciso equaliza quando eu estou com dois lead ocupando a mesma região de frequência? Do drop por exemplo ?

    • Felippe Senne

      5 de fevereiro de 2016

      Fernando, é difícil te aconselhar sem ouvir os sons em questão, mas se algum dos leads tiver “embolando” com outro, então o ideal é equalizar pra atenuar algumas regiões de frequência que estejam em conflito.

  • Thiago Garcia

    25 de março de 2016

    Senne, tem algum “risco” de tirar toda informação mono de algum canal? Tipo, se tocar em algum PA que seja totalmente mono, esse canal vai sumir? Se Sim, teria outra alternativa de abrir o stereo sem ter surpresas na hora de tocar?

    • Felippe Senne

      28 de março de 2016

      Thiago, tirando a informação MID (MONO) é bem provável que o canal suma sim num PA mono. E infelizmente qualquer truque estéreo gera perda de sinal num sistema MONO, não tem como fugir disso. Você precisa deixar os elementos principais bem compatíveis em MONO.

      • Thiago Garcia

        28 de março de 2016

        Valeu senne!

  • Edu Marks

    17 de junho de 2016

    Pintou uma duvida aqui Senne, quando você usou o Analisador para ver as frequências conflitantes no Pad Hi, Pad Low e Piano, se eu usar o Trackspacer por exemplo que atenua as frequencias conflitantes, terei um resultado parecido com o da equalização que foi feita? Ou depende da situação? Obrigado Senne, cada vez aprendendo mais com o curso, Show!!!

    • Felippe Senne

      17 de junho de 2016

      Edu, pode chegar em algo parecido ou até melhor, já que o Trackspacer vai reagir só quando o “conflito” acontecer. Pra mim vale vc experimentar os dois casos e decidir oq soou melhor na música.

  • Gustavo

    21 de junho de 2016

    Fala Senne….Gostaria de saber se ao equalizarmos um vocal, seria melhor utilizar um EQ em Linear phase, para não modificarmos a fase do vocal, ou se essa mudança na fase não prejudica o vocal e apenas utilizamos um Eq em minimum phase??? vlwww

    • Felippe Senne

      21 de junho de 2016

      Gustavo, na minha opinião isso não é vital, mas sempre vale você fazer um A/B entre dois tipos de EQ pra ver qual soa melhor.

      • Gustavo

        22 de junho de 2016

        blzz Senne vlwww

  • Ellyson Meardi

    23 de junho de 2016

    Boa noite Senne. Eu tive que trocar de email e fiz a alteração na
    opção “Edit My Profile”, porém, parei de receber os emails informando a
    liberação das aulas. Pode verificar por favor? Abrss!

    Alterei de [email protected] para [email protected]

    • Felippe Senne

      25 de junho de 2016

      Ellyson, já fiz a solicitação pra vc participar da lista do curso com seu novo email, dá um confere aí na sua caixa de entrada.

  • Rafael Hassegawa

    28 de junho de 2016

    depois de anooosss sem pergungas… cá estou KKKKKKKKKK

    Senne… olha só…
    achei top essa equalização M/S to baixo… mas fiquei numa dúvida… existe alguma diferença entre deixar um utility no final do rack, deixando o baixo todo em MONO… e pegar um EQ e fazer esse tipo de equalização M/S tirando toda a parte estereo???

    tipo num pad… se fizer isso e cortar toda a parte estereo e der um boost na mid… faz alguma diferença de simplesmente usar o utility e por em mono e dar um boost com o EQ do jeito q já vem setado, em estereo?

    Rafa

    • Felippe Senne

      29 de junho de 2016

      Rafa, na minha visão não vai ter muita diferença, porém, se a intenção é eliminar o sinal do Side totalmente, então é mais prático usar logo o Utility.

      • Rafael Hassegawa

        29 de junho de 2016

        tindi…
        eu fiquei no final da aula na dúvida de como escolher quais instrumentos usar M/S pra falar a verdade… se tem um critério ou é indo e fazendo mesmo

        valeusss

  • Vinícius De Lima Bianezzi

    14 de julho de 2016

    Fala Senne, blz?

    Duas dúvidas…
    – você conhece algum plug-in free que faça essa mesma função ou semelhante à esse da Melda, pra Mac?
    e…
    – não seria mais efetivo fazer uma equalização só no Pad Low, tipo uma só ‘barriga’ pra baixo que atingisse toda essa área que você detectou, ao invés de fazer várias alterações (fazendo aquele sobe e desce todo)?

    Abraço!

    • Felippe Senne

      17 de julho de 2016

      Vinícius, lá vão as respostas:

      – Não conheço, infelizmente.

      – Pode ser uma boa saída sim, o lance é ir testando todas as possibilidades e fazer um A/B entre elas.

  • Fabio

    7 de agosto de 2016

    Senne tive um caso na briga com o Bass, que e o Bass estava bem Punch, o que devo fazer para que o Kick ganhe, sem tirar muito essa essência Punch que conflita bem na frequência de pico do Kick?? No caso fiz um Bell bem de leve, mas parece que a conflito ainda continua.. Muito boa aula, Valeu Maexxxtro

    • Fabio

      7 de agosto de 2016

      Tipo.. quando eu faço uma coisa mais drástica ele modifica muito e não consigo ouvir direito o timbre

      • Felippe Senne

        8 de agosto de 2016

        Fabio, é uma questão de escolha: quando o Kick bate, vc precisa escolher quem ganha a briga e aparece mais, o Kick ou o Bass. E os caminhos são aqueles de sempre: sidechain, EQ, automações.

        Musicalmente não faz muito sentido dois elementos parecidos aparecerem juntos com a mesma intensidade, e fisicamente é impossível também.

  • Andy Santtos

    11 de agosto de 2016

    No Exemplo do MMultiAnalyzer , Recomenda-se tirar toda região frequencia (0 dB ) que esta ” Brigando ” do perdedor ? iria soar melhor ?

    • Felippe Senne

      12 de agosto de 2016

      Eu não removeria tudo, pq pode soar muito diferente ou estranho, mas esse tipo de coisa o ideal é ir fazendo a equalização e ouvindo de forma crítica, além de fazer uns A/B pra ver se tá ajudando ou não.

  • Fabio

    15 de setembro de 2016

    Senne vc acha aconselhável na mix, após tirar frequências baixas do clap, quando for dar um aumento nas regiões agudas, utilizar o modo L/R do EQ, fazer igual no exemplo do vídeo lá pelos 40 min??
    Experimentei isso, e achei bom sei la, n sei se é o meu ouvido que não está treinado kkkkk

    • Felippe Senne

      15 de setembro de 2016

      Fabio, pode ser uma boa sim, principalmente se vc fizer equalizações um pouco diferentes de cada lado do estéreo… isso pode ajudar ao seu clap soar mais “abertão”.

  • Aléx Heiderscheidt

    20 de dezembro de 2016

    Felippe você recomenda o uso do MMultiAnalyzer para identificar se o Sub do Bass esta conflitando com o kick ?

    • Felippe Senne

      20 de dezembro de 2016

      Alex, com certeza, é uma ótima ferramenta pros subgraves.

  • Senoux Deeptronica

    23 de janeiro de 2017

    Senne, uma dúvida talvez básica, mas vamos lá: por volta do minuto 35, quando você cortou o Mid do Pad, quanto é que isso afeta a reprodução da track em um sistema de som mono? O Pad não seria ouvido? E se isso acontecer mas eu quiser, por exemplo, que esse Pad esteja presente na reprodução em mono?

    • Felippe Senne

      24 de janeiro de 2017

      Senoux, isso naturalmente vai afetar e muito na reprodução mono, vai perder muito volume se comparando com a reprodução em estéreo.

      Se você quiser manter a compatibilidade em mono, então naturalmente essa não deve ser uma opção, vc vai precisar deixar o pad o mais mono possível.

  • Lucas Gomercindo

    1 de fevereiro de 2017

    Senne no que a respeito de treinar os ouvidos. Eu vi um aplicativo Quiztones Ear Training ele seria bom pra treinar ou só os exercicios que você passou já ta de bom tamanho ?

    • Felippe Senne

      2 de fevereiro de 2017

      Lucas, com certeza é uma boa sim esse app, vai te deixar ainda mais treinado!

  • Márcio Candido Faria

    14 de fevereiro de 2017

    top

  • Bruno Nicola

    1 de março de 2017

    Saaalve Senne, depois de algum tempo tentando baixar programas crackeados e so atrasos consegui finalmente comprar o ableton live 9 intro, masssss nao tem EQ eight nesta porra! hahaha qual outra ferramenta poderia utilizar parecido com ele?! ou se for possível baixar ou comprar!

    Estou aprendendo muito com todo o conteúdo e procuro cada vez mas criar o habito de produzir! Vamos que vamoooo!

    Vlwwwww, abraço !

    • Felippe Senne

      4 de março de 2017

      Bruno, fico muito feliz de saber que regularizou seu Ableton!! 🙂

      Agora, infelizmente essa versão Intro é muito limitada, eu recomendaria a versão Standard pelo menos.

  • Lucas Marcelo Fuck Cardoso Alv

    4 de março de 2017

    Oi Senne, estou voltando nessa aula para revisar esse conteúdo, pois estou tendo dificuldades ao equalizar.

    Minha dúvida é a seguinte: as tracks que eu produzo, me parecem que os elementos, quando tocados juntos, ficam distorcidos com estalinhos( me parece ser mais na frequência do que saturação), ou perdem um pouco do sound design criado .

    1 – Isso pode ser devido ao conflito das frequências ou pode ser pelo fato que equalizo somente no modo de minimum phase, ou ambos?
    2 – Se eu fizer Linear EQ somente é recomendável?
    3 – O que poderia estar fazendo de errado?

    Abraços.

    • Felippe Senne

      4 de março de 2017

      1 – Conflito de frequências, vc precisa escolher qual instrumento vai predominar em cada região de frequência.
      2 – Não é necessário, e nos subgraves eu não recomendo essa opção, ele dá uma bagunçada.
      3 – Pode ser um problema sim, se vc der uns ganhos muito narrow pode ser que gere umas ressonâncias desagradáveis.
      4 – Com certeza sim!!
      5 – Só ouvindo o som pra saber.

      • Raphael Augusto Guedes

        14 de fevereiro de 2018

        Senne, esse segundo ponto me ficou confuso conforme o que você falou na aula, porque você falou que nos subgraves era interessante fazer ajustes técnicos e cirúrgicos com o EQ no modo Linear, deu um bug no meu cérebro agora HAHAHA, se puder explicar agradeço.

  • Márcio Candido Faria

    10 de março de 2017

    Que aula viu. Muito obrigado mais uma vez mestrão.

  • daniel dornelles

    8 de maio de 2017

    Eai mestre, me ajuda nessa. Criei um timbre de bass no operator, só fiz o basico no preset inicial, toda aquela perfumaria de um bass. Nao alterei mais nada. Dai joguei o EQ eigth, coloquei no modo mid/side, e quando fui limpar os graves do side, nao tinha informação nenhuma la, não aparecia nenhum expectro sonoro no side. E notei que isso acontece as vezes no sylenth também. porém no sylenth eu até entendo, pois eu tiro o estereo do oscilador, e acredito que por isso nao apareça nada no side do eq. Mais no operator eu não entendo porque isso acontece. Gostaria de saber se isso é normal do operator. Grande abraço.

    • Felippe Senne

      8 de maio de 2017

      Daniel, isso ocorreu pq vc criou um timbre totalmente mono, então naturalmente não vai ter nada nos sides.

  • Thiago Abreu de Souza Souza

    18 de maio de 2017

    Senne, estava fazendo uma analise dessa track e, percebi que frequências acima de 16KHz estão quase nulas.
    Me surgiu a dúvida do por que disso. Valeu!! @felippesenne:disqus

    • Thiago Abreu de Souza Souza

      18 de maio de 2017
      • Felippe Senne

        19 de maio de 2017

        Thiago, você analisou ela em WAV com algum analisador de espectro? Se for isso realmente, sinceramente eu não sei responder oq os motivou, talvez seja pelo fato de ser um som voltado pra clubs, quiseram deixar menos agressiva (a parte aguda), mas saber o real motivo não sei dizer.

  • MUKA ROMERO

    14 de julho de 2017

    Que aula maravilhosa meu irão

  • Joao Victor Antunes

    1 de agosto de 2017

    Mestre Senne eu to fazendo um projeto que tem o drop bem “pesado” (com um sub) e quando coloco em mono ele “perde toda a força” O que eu faço? é necessário deixar em mono ?? VALEUU

    • Felippe Senne

      1 de agosto de 2017

      João, pelo visto vários timbres que são importantes pro “peso” da sua track estão dependentes do stereo, portanto o ideal é vc deixar esses timbres em MONO na sua mix, pra que eles não sumam num PA mono.

      • Joao Victor Antunes

        1 de agosto de 2017

        Muito Obrigado Senne <3

  • Filippe UcRi

    10 de agosto de 2017

    Felippe, para que aconteça o cancelamento de fase, a onda precisa estar na mesma altura e no mesmo tempo que a outra?(invertidamente), no caso de que esteja invertida mais nao tao igual, com uma pequena diferença de altura ou de tempo, e possivel que haja o cancelamento de fase?

    • Felippe Senne

      14 de agosto de 2017

      Xará, pra haver o cancelamento total, a onda precisa estar na mesma frequência e amplitude (volume), mas estando invertido com frequência/amplitude parecidas já pode rolar um pouco de cancelamento, causando uma perda de volume.

  • Renan Silveira

    9 de setembro de 2017

    Senne, tem mais algum plugin semelhante a o MMultiAnalyzer que também faça essa análise de conflitos? tentei achar esse mas nao consegui :/

  • Lucas Luppi

    13 de setembro de 2017

    Caraca Senne!! Essa aula foi sensacional!! As “peças” voltaram a se encaixar!! Minha maior dificuldade é sempre esse “acabamento” final nas tracks!!

  • Gildo Dos Santos

    14 de setembro de 2017

    Excelente aula e dicas importantes. serviu ate pra prestar mais atenção na compensação de ganho e volumes na hora de equalizar estava passando batidos.

  • Thiago Vivaldi

    26 de setembro de 2017

    “fez um peitinho, aqui tem os mamilos polêmicos” HAHAHAHAHAHAHAHA melhor professor

  • Cadu Niew

    9 de outubro de 2017

    eae Senne, blz? pode me tirar uma duvida? esse Eq eight tem os 3 canais: Stereo, L/R e Mid/side. Eu uso o FL Studio, você sabe se tem algum equalizador externo parecido com esse? porque não estou conseguindo mudar para esses modos :c

    • Felippe Senne

      10 de outubro de 2017

      Cadu, uma dica é o Fabfilter Pro-Q, ele tem essas funções.

  • Caio Lira

    8 de fevereiro de 2018

    Senne, duas duvidas. Primeiro, em relação a qual instrumentos / timbres deixar no mono ou no stereo. Por exemplo. em um Drop, eu posso deixar o Kick Mono, o Sub Bass no Stereo pra evitar conflito e o Lead, acordes mono? quais sao mais importantes para ficar no Stereo?

    Segundo, vejo que você sempre fala em PA mono. exemplo, se eu deixar uma track com a maioria dos timbres no Stereo, em um PA mono, ela não sera tocada??

    Valeu, e meus parabéns novamente, pelo curso e pela Aula!

    • Felippe Senne

      12 de fevereiro de 2018

      Caio, sobre os elementos em mono/stereo, o ideal é vc pegar uma música que vc curta e dar uma analisada.

      Normalmente elementos mono são: kick, snare, toms, sub bass, vocais e algum lead muito importante. Os outros elementos vc pode usar no stereo.

      Sobre PA mono: a melhor experiência vc pode fazer nesse caso é colocar um Utility no canal master, no final do rack, e deixar o Width em 0%, dessa forma vc vai saber certinho oq sumiria num PA mono.

      • Caio Lira

        15 de fevereiro de 2018

        Entendi, obrigado pelos esclarecimentos Senne!

  • Raphael Augusto Guedes

    14 de fevereiro de 2018

    O EQ Three seria considerado um equalizador musical?

    • Felippe Senne

      16 de fevereiro de 2018

      Rapha, eu não consideraria, ele é bem basicão, não “adiciona” nada em especial ao som.

  • Matheus Nomassage

    22 de fevereiro de 2018

    Minha duvida e pra que serve o POST E PRE ou POST + PRE… e para que serve o Adapt. Q que vc desliga as vezes quando vai equalizar

  • Joao de Alencar

    14 de março de 2018

    Fala ae senne, nao tem muito a ver com a aula, mas voce poderia indicar algum livro bom sobre mix e master de musica eletronica,ou envolvido sobre produção de musica eltronica?

    • Felippe Senne

      15 de março de 2018

      João, eu sempre indico o “Zen and the Art of Mixing” do Mixerman, que é um livro sobre a “filosofia” de mixagem, já que toda a parte técnica vc vai aprender aqui no curso. É muito bom.

  • Rafael Augusto

    6 de junho de 2018

    Fala Senne, blz?
    Tenho uma duvida. Ja vi gente falando que é bom colocar um equalizador em modo side no canal master e cortar tudo de 30hz pra baixo, procede? Ou isso fará perder algum tipo de potencia de algum elemento que soa bacana com os subs na regiao dos lados?
    Aula top, curti d mais!

    • MKMN Expert

      6 de junho de 2018

      Fala Rafa,

      Beleza pura?

      Aconselho a deixar o sub grave e grave em Mono, fazendo corte abaixo de 200hz +/-.
      Se o kick por exemplo estiver com informação side, pode acontecer cancelamento de fase e seu kick perder potencia no Low End.

      Tentei resumir de uma maneira simples, espero que tenha entendido.

      Abraço!

      • Rafael Augusto

        7 de junho de 2018

        Entendi! Obrigadopela dica!

  • Giovane Nunes

    12 de agosto de 2018

    Olá. Eu não sei se esse fórum de perguntas seria o lugar ideal para eu tirar essa dúvida, mas estou com um problema no meu Ableton crackeado que não estou sabendo solucionar. Meu Ableton estava rodando liso há mais de um ano. Hoje decidi limpar alguns arquivos e jogar para o hd externo. Os mais importantes de produção, eu só fiz uma cópia. Acontece que agora eu não consigo abrir meus projetos antigos do Ableton e nem os plugins (aparece essa mensagem que está no anexo abaixo). Os mesmos continuam no pc salvo, no mesmo caminho em que estavam. Será que eu posso ter excluído alguma coisa importante sem querer? O que seria melhor? Eu desistalar e instalar o Ableton novamente? Obrigado!

    https://uploads.disquscdn.com/images/c45f89f97bcfc7fca260f3a26560aeb3bdd6e07c27acf5d029494ef6dbe6b03d.jpg

    • MKMN Expert

      13 de agosto de 2018

      Giovanne,

      Pode ser um plugin. Sylenth vive dando problemas com muita gente.
      Chegou a atualizar alguma coisa no seu PC?

      Abraços.

      • Giovane Nunes

        14 de agosto de 2018

        Exatamente isso! O meu Windows (o 10, senhor dos conflitos) pediu uma atualização ontem. Ultimamente eu vinha atualizando e estava dando certo. Hoje, com mais calma, abri o Ableton e constatei que meus projetos não abriam porque haviam Sylenth neles, e que os outros plugins estão funcionando normalmente. Essa coisa toda coincidiu com eu apagar algumas coisas do meu pc e achar que o problema era esse! O que você me aconselha a fazer? Desistalar esse Sylenth e procurar outro? Ou tentar instalar o mesmo novamente? Abraço e muito obrigado pela resposta.

        • MKMN Expert

          14 de agosto de 2018

          Giovane,

          É só restaurar o PC.
          Tenta aí!

          Qualquer duvida é só falar.

          Abraço.

  • Nick Itamar Moraes

    27 de setembro de 2018

    Olá!
    Alguém conhece mais plugins como o Melda Multi Analyzer????

  • Andrey Batista

    26 de dezembro de 2018

    Excelente Aula vlw Senne !!

    • MKMN Expert

      26 de dezembro de 2018

      Tamo junto!

  • William M.

    21 de janeiro de 2019

    Essa parte final sobre equalização na masterização, o tópico que diz “remoção de harmônicos exagerados” significa atenuar os harmônicos que estão ” altos demais” no espectro como um todo? E se o espectro da minha referencia de masterização tiver esses harmônicos exagerados tbm?

    • MKMN Expert

      22 de janeiro de 2019

      William, cada caso é um caso. Depende muito de como está soando sua mix. Caso sua mix esteja com alguns harmônicos sobressaindo, solução seria atenua-los.

      Abraços!

  • 7he Illusions

    7 de fevereiro de 2019

    como q faz mid/side no fl studio

    • MKMN Expert

      9 de fevereiro de 2019

      Equipe aqui…

      Eu não faço ideia por não usar o FL, mas existe uma solução, usar um vst externo, por exemplo EQ Fabfilter, nele vem o modo M/S que é algo muito importante para sua musica ficar gigante e sem perder a potencia em mono.

      Abraços.

    • Gabriel Lopes Corrêa

      17 de fevereiro de 2019

      No FL c vai precisar do plugin externo como o Expert disse. Nem o Parametric EQ, nem o EQ2 fazem isso

      • MKMN Expert

        18 de fevereiro de 2019

        Isso ae!

      • 7he Illusions

        22 de fevereiro de 2019

        vlw

        • Pedro Pacheco

          19 de julho de 2019

          recomendo vc baixar o FAB Filter Pro Q 2 ou 3

  • Matheus William Odaik

    3 de abril de 2019

    Show!

  • Pablo Henrique

    7 de agosto de 2019

    Amei a aula !!!! ABSORVI CLARAMENTE TUDO !!! E com certeza quebrou muitas barreiras que estava me travando !!!

    • MKMN Expert

      7 de agosto de 2019

      Gratidão pela confiança, Pablo!

      Abraços.

  • Pablo Bolzan Rodrigues

    18 de novembro de 2019

    uma duvida, tu acha que devo usar só o EQ Linear em Maximum Latency ou o ganho que o EQ Eight do Ableton da não atrapalharia a sonoridade dos elementos? no caso se eu usa o nativo do ableton eu só preciso cuida o volume e deu?
    como tu mesmo falo, não muda qualidade né?! só modifica o volume em si certo?

    • MKMN Expert

      18 de novembro de 2019

      Fala Pablo!

      Vou deixar minha opinião aqui:

      Modo Linear significa não haverá alteração nenhuma no timbre, agora o EQ do ableton pode acontecer dele alterar o timbre e evite dar ganhos muito intensos, por exemplo acima de 4db.

      Essa é minha opinião.
      Abraços.

      • Pablo Bolzan Rodrigues

        18 de novembro de 2019

        Obrigado