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140 Comments

  • Djton Fera

    8 de janeiro de 2015

    Bom dia felippe Senne, você teria o link para downloads do iZotope Alloy , para mim estalar no FL ?
    Aula incrível já vou colocar na minha nova Track valeu mesmo abraço..

  • John Willyan

    14 de janeiro de 2015

    Aulão SENNE, obrigado sempre o/

  • Kauan Marcos de Oliveira

    20 de janeiro de 2015

    boa, Felippe. só acabou ficando pra trás o tópico “Distorção” do “Aplicações Fundamentais” :/

  • Kauan Marcos de Oliveira

    20 de janeiro de 2015

    Felippe, vc já disse que faz trabalhos de masterização aí no seu estúdio, e como funciona? tipo, como eu tenho que te mandar a música? eu sei que tem aquela dos -3,2 dBs, ou algo do tipo, mas é só isso? Tipo, se na minha mix eu “arregaço” na compressão, como no seu exemplo com o kick nessa aula, vc conseguiria masterizar ela de uma forma legal? eu quero chegar no seguinte… como eu não sei masterizar, quero mandar minha track para um profissional, mas pra isso eu tenho que tomar alguns cuidados na minha mix? (já definido que não serei eu que farei a master)

    • Felippe Senne

      22 de janeiro de 2015

      Kauan, quanto mais compressão vc faz na sua mixagem e no master buss, menos possibilidades de compressão vc dá pro masterizador, pois vc já vai ter acabado com toda a dinâmica. Outra coisa importante é não clipar o canal master, pois assim vc estará adicionando distorção na sua mix, oq não pode ser desfeito pelo masterizador.

  • Maycon

    28 de janeiro de 2015

    Senne na compressão paralela não teria o mesmo efeito se eu dosase a compressão somento utilizando o drywet ?

  • Djton Fera

    5 de fevereiro de 2015

    boa tarde Senne

    Vejo que algumas musica no gênero electro house OU PROGRESSIVE ETC tem alguns pico, e outras é um bloco total, absolutamente reto
    sei que as duas foram usadas compressão,
    para ele ter chegado nesse bloco total seria diminuir o ataque para dar uma compressão maior junto com uma boa saturação ?

    tipo uma demostração a baixo 1 e 2

    • Felippe Senne

      5 de fevereiro de 2015

      Ton, normalmente pra chegar nessa características são usados Limiter do tipo “Brickwall”, que funcionam como um compressor agindo com attack imediato e ratio de infinito:1, ou seja, aonde vc setar o threshold ele passa a simplesmente achatar o áudio, ou pode ter sido usado algum saturador pra “clipar” o sinal, ou até mesmo os dois recursos.

  • Kauan Marcos de Oliveira

    8 de fevereiro de 2015

    Felippe, qualquer compressor multibanda faz sidechain por banda? (ouvi falar mto bem do pro MB da fabfilter e queria saber se ele tem esse recurso, como esse que vc usou na aula!! Obrigado!

  • Alexandre Cunha

    7 de abril de 2015

    uso o c1 compresor da waves , ele ñ tem o knee ou a função knee esta em outro nome?

    • Felippe Senne

      8 de abril de 2015

      Alex, dei uma conferida nele aqui, e realmente o C1 da Waves não tem controle de Knee.

  • Jordan Cardozo

    10 de maio de 2015

    Olá Senne, muitas dúvidas que eu tinha foram sanadas nessa aula. Uma dúvida que eu tenho é sobre a técnica de Ducking que um grupo de Trip Hop, o Portishead, utiliza. Eles utilizam um “ducker” para “abrir caminho” nos leads para o vocal.
    Então o Ducking seria a mesma coisa que Side Chain?
    Obrigado Senne!

    • Felippe Senne

      13 de maio de 2015

      Jordan, exatamente, ducking é a mesma coisa que sidechain, são duas formas diferentes de chamar o mesmo efeito/técnica.

  • Nando Peiter

    24 de maio de 2015

    Aula sensacional! Nunca pensei em utilizar compressão multibanda em elementos separados e com o sidechain entao!!!! Isso vai me ajudar bastante, pois gosto muito de fazer linhas de baixo menos quadradas e que normalmente batem junto com o kick. Com certeza farei o teste na proxima track pra ver se dá uma resolvida ou se ainda terei que optar sempre por tirar o bass da frente do kick rsrs.

  • Breno Moura

    8 de julho de 2015

    Senne a comressão paralela também pode ser feita utilizando o Dry/Wet? Pelo o que entendi surte o mesmo efeito, estou certo?

    • Felippe Senne

      8 de julho de 2015

      Breno, com certeza sim, facilita muito a nossa vida esse controle! 😛

      • Breno Moura

        8 de julho de 2015

        Mesmo assim aquela forma de fazer a compressão ainda é valida, pois notei que muitos plugins de terceiros não contam com o Dry/Wet. Vlw Senne!

  • Marcelo N.

    13 de agosto de 2015

    Senne, Voce costuma usar o Multiband Dynamics do Ableton? Na sua opnião , tanto este do ableton como izotope é melhor usar na mix ou no canal master?

    • Felippe Senne

      13 de agosto de 2015

      Marcelo, atualmente o compressor multibanda que mais gosto é o Fabfilter Pro-MB, não uso muito o do Ableton, mas ele funciona muito bem. E eu sempre começo processando os canais individualmente antes de mexer em algo no canal Master, dessa forma o som já chega mais “pronto” no Master.

  • Philipe

    4 de setembro de 2015

    Senne, no tópico “aplicações fundamentais” vc acabou pulando o item “distorção”. Quais seriam e como seriam as aplicações de um compressor para se distorcer um som?

    • Felippe Senne

      4 de setembro de 2015

      Philipe, se vc trabalhar com os attack e release muito rápidos, é possível que o compressor vá criar algumas distorções no seu áudio, principalmente em elementos com frequências baixas. Esse tipo de coisa pode ter alguma aplicação criativa legal, pra dar uma colorida no som… é o tipo de coisa que pode ter um resultado legal (ou não), depende da sua experimentação e seus testes ao produzir.

      • Philipe

        4 de setembro de 2015

        vlww!

  • Maykon Oslei Das Neves

    23 de setembro de 2015

    Senne, estou tentando fazer essa técnica de roteamento com o Alloy, porém na hora de mandar o sinal do roteamento para o Sub Bass ele não aparece na lista de canais!

    • Maykon Oslei Das Neves

      23 de setembro de 2015

      Agora foi, tava carregando o Alloy no Return Channel ao invés de carregar no próprio grupo do Sub Bass

  • jonathans

    8 de dezembro de 2015

    aula show de bola !

    senne, como faço pra te mostrar algumas produçoes minhas ?

  • @SparrowMusic

    11 de dezembro de 2015

    Senne, teria algum analisador de spectrum para o Fl Studio?

  • Fernando

    16 de dezembro de 2015

    Senne é normal os picos do bass ficarem assim depois de comprimidos? a melodia eu quiz deixar mais punchy, os picos tbm são normais dessa maneira?

  • Carlos Santos Jr.

    28 de janeiro de 2016

    Senne, o glue compressor no master como seria a configuração dele? ou faria do meu “gosto” a compressão (o que se refere a estilo musical)?

    • Felippe Senne

      30 de janeiro de 2016

      Carlos, eu sempre uso ele com o Attack mais lento (30 ms) e Release mais rápido (.100), e o Ratio em 2 ou 4. As vezes uso o Soft Clip, quando quero dar uma saturada de leve no som.

      • Carlos Santos Jr.

        31 de janeiro de 2016

        Opa obrigado professore anotado aqui, vou utilizar essa configuração aqui

  • Alysson Alessandro

    26 de fevereiro de 2016

    Olá! Senne! Nos, Exemplos. que voçê. usou o EQ Eight. Do ableton. Antes.de Mostrar, o compressor. Multi Banda. Têm. ums, Momento. em Que, Você, Desliga. esse Botão .Adapt. Q. Qual Seria. ha Funçâo. dele. e oque. Muda com ele. Ligado? Obrigado!

    • Felippe Senne

      29 de fevereiro de 2016

      Alysson, o Adapt Q muda a forma como o Q do equalizador se comporta. Com o Adapt Q ligado ele simula como seriam as linhas de equalização de um equalizador analógico.

      • Alysson Alessandro

        29 de fevereiro de 2016

        Valeuuu! Senne! Tamo Junto!

  • Igor Narciso

    13 de abril de 2016

    e mesmo quando vc já ta numa parte mais avançada do curso vc ainda é surpreendido pela qualidade da aula!
    Muito boa, senne!
    =D

    • Felippe Senne

      13 de abril de 2016

      Que bom que está curtindo, Igor! 🙂

  • Brodha

    13 de abril de 2016

    Senne, então assim: Se eu tiver o compressor em um grupo, eu não preciso usar o compressor em cada canal que está dentro do grupo, só no Bus Channel mesmo, né ? Outra dúvida é: Se eu tiver usado compressor só em um canal, e de repente eu decido agrupar ele (o canal) com outro canal , o que eu faria com o compressor que eu usei nesse canal solo ? Moveria pro Buss Channel e reajustava ele ?

    • Felippe Senne

      15 de abril de 2016

      Brodha, isso vai da necessidade: se vc achar que algum dos elementos indivualmente precisa de algum tipo de compressão, então manda brasa.

      E sobre a segunda pergunta: eu não moveria o compressor pro grupo não, senão esse compressor vai agir também nos outros elementos, oq pode ser bom ou ruim. Melhor deixar ele quieto no canal, e usar outro compressor no grupo, conforme a necessidade.

      • Brodha

        15 de abril de 2016

        Entendi! valeu Mestre, você é foda! <3 hahaa

  • Deflagra Beats

    28 de abril de 2016

    Ola senne, to com dificuldade para encontrar um osciloscopio que aceite no meu ableton 9 64 bits, aquele que voce usa nao rola aqui, sabe alguma outra possibilidade podendo ser free tambem…
    valeu moquirido…

    • Deflagra Beats

      28 de abril de 2016

      Aproveitando a pergunta, o TT Meter tambem nao encontrei algo simples como ele, alguma ideia?
      grato senne, curso top, valor top, custo baixo…..

      • Felippe Senne

        28 de abril de 2016

        Deflagra, atualmente eu tenho usado o osciloscópio interno do Xfer LFO Tool, funciona muito bem. E sobre o TT Meter, atualmente ele se chama bx_meter, e existe em 64-bit esse.

        • Deflagra Beats

          29 de abril de 2016

          Coisa linda master….

  • Jhonatan Morais

    5 de julho de 2016

    Senne blz, tenho duas perguntinhas, o compressor multi-banda do Ozone 5 é o mesmo que você utilizou? E a outra é, é mais eficiente usar a compressão multi-banda nos grupos do que no canal master?
    Abraços.

    • Felippe Senne

      5 de julho de 2016

      Jhonatan, o que eu usei é o compressor multibanda do Izotope Alloy, que é parecido, porém não é o mesmo.

      Sobre a segunda pergunta, isso depende do seu objetivo, são situações diferentes. Você precisa antes visualizar oq vc precisa da compressão multibanda, pra depois escolher a melhor forma de fazê-la.

      • Jhonatan Morais

        7 de julho de 2016

        Obrigado Senne, estou aprendendo muito com suas aulas nota 10 para você.
        Abraços.

  • fabricio pereira

    8 de julho de 2016

    Senne tenho duas duvidas:
    * quando se usa o termo ”master buss” seria a mesma coisa que grupos?
    * e para que exatamente serve as funçoes ”peak” ”RMS” e ”expand” no compressor do ableton?

    • Felippe Senne

      11 de julho de 2016

      Fabricio, o “Master Buss” é o canal Master.

      Sobre o Peak, RMS e Expand, são modos diferentes de funcionamento do Compressor do Ableton, eles tão explicados com detalhes no manual de instruções do Ableton e também naquela janelinha no canto inferior esquerdo do software (quando vc passa o mouse por cima de cada um), chegou a dar uma olhadinha nele?

  • Bruno Luiz

    9 de julho de 2016

    Descobri que usava o compressor da forma certa e aprendi muita coisa nova só #VAMO

  • Andre Rodrigues

    26 de agosto de 2016

    Senne, tem algum outro Compressor além do nativo do Ableton que faça essa filtragem do sinal do input ?

    • Felippe Senne

      26 de agosto de 2016

      Andre, vários plugins têm essa opção. Por exemplo: o Pro-C da Fabfilter.

  • BD Santoro

    14 de setembro de 2016

    Bom dia Senne! Como fazer a mix buss compression de um dj mix, já que existe uma variaçõa bem considerável de compressão e mixagem em um set dj?

    • Felippe Senne

      14 de setembro de 2016

      BD, quando gravo algum set, no final sempre uso um Limiter no canal master, pra segurar qualquer “clipada” quando está rolando a mixagem de uma track pra outra. Porém nas tracks isoladamente eu deixo sempre o Limiter de forma que ele não afete em nada a track, já que (pelo menos na teoria) todas elas já estão masterizadas.

      • BD Santoro

        14 de setembro de 2016

        Obrigado pela dica.

      • BD Santoro

        14 de setembro de 2016

        Mas eu costumo gravar pela minha controladora traktor s4. Faço ajustes de ganho nas configurações dela e pronto. Faço assim para poder treinar para apresentações em geral.. Por isso que perguntei.

  • BD Santoro

    14 de setembro de 2016

    Já terminei minha primeira track,é ainda não vi todas as aulas ……rsrsrsrsrsrsrss….. , mas tá feita. Como faço pra enviar para você avaliar a mesma? E se quiser pode até usar a mesma como exemplo. No aguardo.

  • Marco Antonio Gamba Xavier

    3 de novembro de 2016

    Professor, tenho uma duvida, quando estoura a musica kick, bass e clap por exemplo e quero entrar com um lead ou pad, parece que embrulha tudo e fica esquisito. O que daria para eu fazer nessa situação?

    • Felippe Senne

      3 de novembro de 2016

      Marco, eu recomendo duas coisas: equalização (pra tirar oq tiver conflitando) e sidechain.

      • Marco Antonio Gamba Xavier

        3 de novembro de 2016

        a equalização eu já fiz, ainda sim continua. mas o sidechain em qual canal no caso?

        • Felippe Senne

          3 de novembro de 2016

          Nesse caso no Lead ou Pad.

          • Marco Antonio Gamba Xavier

            4 de novembro de 2016

            mas o input do sidechain coloca o bass? que no caso é mais o bass que embrulha tudo com o lead/pad

          • Felippe Senne

            8 de novembro de 2016

            Sim!!

  • Renato Lucena

    2 de janeiro de 2017

    Senne, no caso da compressão multi banda… eu não tenho o compressor, seria interessante duplicar o canal (lead ou bassline), equalizar e comprimir um canal somente com os médios e agudos e o outro canal equalizar e comprimir somente com a frequência grave com adição de um sidechain, assim preservando os agudos na hora que o Kick aparece?? vleww abraços

    • Felippe Senne

      2 de janeiro de 2017

      Renato, se vc usa o Ableton, ele possui o Multiband Dynamics, seu compressor multibanda nativo. Mas essa técnica de ter dois canais idênticos, e separar o espectro com um filtro/EQ é válida também, só é mais trabalhosa.

  • Aléx Heiderscheidt

    5 de janeiro de 2017

    Felippe, tenho duas dúvida quanto a utilização de contra kick:

    1 – Devo colocar um sidechain no bass com a trigger setando o contra kick, ou evitar a inclusão des notas Midi do bass no momento em que esta batendo o contra kick ? Fiquei com esta dúvida, pois gostei do groove que o contra kick deu, e também gostei da bassline que montei, porém no momento que ambos elementos estão acontecendo juntos, ambos começaram a soar estranho.

    2 – Você aconselha primeiro montar a linha de baixo e depois incluir os contra kicks, ou primeiro os contra kicks e depois encaixar o bass ?

    Agradeço desde já!

    • Felippe Senne

      7 de janeiro de 2017

      Ótimas perguntas, Alex, lá vão:

      1 – Faça os dois que sua mix vai ficar perfeita! Tanto construir um arrangement que não tenha nada em conflito, quanto usar o sidechain no bass triggado pelo contrakick, pra evitar qualquer conflito (principalmente entre as “caudas” de cada um).

      2 – Rapaz, pergunta difícil, porém acho q seria uma opção legal definir primeiro o kick e os contrakicks, como uma espécie de “fundação” do seu groove, e nos intervalos colocar o seu bass.

  • Victor Alves

    20 de janeiro de 2017

    Surgiu uma dúvida em usar o compressor multibanda para dar ganhos somente nos agudos sem deixar os picos clipando… Se eu copiasse o audio em outro canal, deixando uma camada só com os médios e graves, e outra somente com os agudos, e então usasse um compressor normal na camada dos agudos, e em seguida adicionasse outro eq dando o ganho neles, alcançaria o mesmo resultado que usando um compressor multibanda?

    • Felippe Senne

      20 de janeiro de 2017

      A resposta mais simples seria de que princípio é o mesmo, a única diferença é que vc teria mais trabalho. Então seria apenas perda de tempo e energia fazendo isso.

      Claro que, se vc fizer essa separação por bandas em canais diferentes, e usar um compressor de banda única em cada uma delas, o resultado não seria idêntico se usasse um compressor multibanda diferente, pelo simples fato de ser outro compressor, que funciona diferente.

      Mas no final das contas seria basicamente oq disse na primeira resposta.

  • George Santos

    1 de fevereiro de 2017

    Tenho uma duvida referente a sidechain, é realmente necessário triggar todos os elementos direto do sinal do kick por exemplo para que ele possa bater limpo ou posso adicionar novos sidechains indo para outros canais? tipo do lead para o bass e etc… pois sempre faço todos os elementos triggando direto do kick e acaba que não sei se usar apenas esse sinal é o correto

    • Felippe Senne

      2 de fevereiro de 2017

      George, com certeza sim, ótima observação! Se vc quiser criar um “respiro” de um som em relação a outra, sem precisar recorrer a automações, então o sidechain é uma ótima pedida! 🙂

  • Thomas Correa

    6 de fevereiro de 2017

    Eu poderia fazer a compressão no grupo e depois em algum drum/snare/hihat… separado?
    Como tu fez no snare, por exemplo! Ou seria melhor fazer a compressão separado e depois agrupar os drums/loops?

    • Felippe Senne

      6 de fevereiro de 2017

      Thomas, pode sim, com certeza. Você pode fazer no grupo, pra ver como tudo soa ao ser comprimido junto, e depois fazer os ajustes individuais, caso necessite. É um bom workflow.

  • André Fernandes

    18 de fevereiro de 2017

    Senne, to com umas duvidas aqui, quando uso a compressão como sidechain, eu devo compensar o ganho no OUT? Porque se eu compensar o elemento que eu quero abaixar o volume no determinado momento vai soar no mesmo volume que antes e vai conflitar, certo?

    • Felippe Senne

      22 de fevereiro de 2017

      Sim, sempre quando se faz sidechain é possível perder um pouco de volume, então vc pode (e deve) compensar no OUT pra ficar equilibrado o antes e depois.

  • André Fernandes

    18 de fevereiro de 2017

    A compressão por sidechain em elementos como os da bateria (conflitantes em suas frequências) com a bassline (no caso de um bass com largo espectro sonoro) é interessante? ou uma EQ subtrativa é mais indicada? Alguma boa solução para cancelamento de fase?

  • Yago Coimbra

    24 de abril de 2017

    i need to sing i need to fly it’s all my b*** i can’ deny ♪♫

  • Reinald Furtado

    27 de abril de 2017

    Senne, veio uma dúvida … o que soa melhor? Um som com mais ou menos dinâmica? E se um com muita ou pouca dinâmica iria atrapalhar algo na mixagem ou masterização?

    • Felippe Senne

      4 de maio de 2017

      Reinald, isso é totalmente relativo, tanto ao contexto da track, quanto a como vc quer que soe individualmente. O que posso te dizer é que uma MASTER sem dinâmica não costuma soar muito bem.

  • Igor Rinaldi

    27 de abril de 2017

    Senne, notei que quando você carregou o compressor (aos 13 minutos) ele ja carregou de maneira diferente. Como faço para configurar isso no Ableton? É possível fazer com outros Audio Effects? E ja aproveitando o assunto de configuração no Ableton, tenho um teclado MIDI que tem alguns knobs, como faço para configurar esses knobs com algum knob do software? E tem como salvar essa configuração para carregar com os knobs quando abro o Ableton?

    • Felippe Senne

      4 de maio de 2017

      Igor, é molezinha: basta carregar o efeito em questão, modificar os parâmetros, clicar no barra superior dele e escolher SAVE AS DEFAULT PRESET.

      Sobre o mapeamento MIDI, vou indicar um tutorial do meu amigo Ilan Kriger: https://www.youtube.com/watch?v=F4EgDZy2Nfg

  • MUKA ROMERO

    15 de julho de 2017

    Muito bacana essa aula, gostei muito das técnicas, vou usar nas minhas produções

  • Paulo Sergio

    24 de julho de 2017

    Senne na parte “Aplicações Fundamentais” Onde ta a parte da “Distorção” Prox dos 40Min

  • Renan Silveira

    1 de setembro de 2017

    Senne, fantástica essa aula!! uma das minhas minhas maiores dificuldades sempre foi “lidar” com o compressor, já estou treinando tudo que aprendi aqui, e tenho uma dúvida; eu usei o compressor em um vocal seguindo oque tu mostrou na aula, (o vocal ficou bem na cara) a dúvida é a seguinte, to usando tbm um vocal em outro canal fazendo uma ambiência, usei o compressor nele pra deixar menos dinâmico, agora quero fazer um sidechain no mesmo, uso o mesmo compressor ou deixo esse preparando o vocal e uso mais um pra fazer o sidechain?

    • Felippe Senne

      2 de setembro de 2017

      Que bom que está sendo útil o conteúdo, Renan. Sobre a sua dúvida: use um compressor ajustando a dinâmica, como vc já está fazendo, e DEPOIS desse compressor carregue outro compressor, pra fazer o sidechain.

  • Gabriel Rocha

    28 de setembro de 2017

    Senne, poderíamos usar um Compressor normal e um Multiband compressor no mesmo canal ?

    • Felippe Senne

      30 de setembro de 2017

      Gabriel, não há qualquer restrição quanto a isso, caso esse processamento te ajude a chegar no timbre/sonoridade que vc procura pro elemento.

  • Aquiles Gustavo

    7 de janeiro de 2018

    Ótima aula, compressor realmente faz milagre.

  • Claudio Ruis

    7 de fevereiro de 2018

    Falaa Senne, fiquei com uma dúvida aqui! no caso do sidechain apenas para uma região de frequência (que no caso da aula você usou a compressão multibanda), poderia também fazer esse tipo de sidechain usando o compressor do ableton com o modo EQ ativado e comprimindo apenas os graves como você mostrou na aula? ou a compressão multibanda é mais significativa para esse tipo de situação?

    • Felippe Senne

      12 de fevereiro de 2018

      Claudio, uma coisa importante a ressaltar: aquele EQ do compressor do Ableton não é pra comprimir aquela região de frequência, mas sim para apenas reagir quando tiver algum som rolando nessa região.

      Dá uma conferida nesse tutorial, vai te dar uma luz: http://makemusicnow.com.br/tutorial-sidechain-multibanda-no-ableton-live/

      • Claudio Ruis

        18 de fevereiro de 2018

        Valeuuu Senne, acabei de ver o vídeo, esclareceu bem a minha dúvida! kk valeuu!

  • Caio Lira

    9 de fevereiro de 2018

    Senne, apenas uma duvida besta. Para que serve os botoes destacados na Imagem abaixo? (PEAK, RMS e EXPAND)?

    https://uploads.disquscdn.com/images/857517f0e1039cbee9fa6bce647b7616fa39cb8d8c680340248d4c2f2f122423.jpg

    • Felippe Senne

      12 de fevereiro de 2018

      Caio, esses botões modificam a forma como o compressor funciona.

      Em PEAK ele reage aos picos que ultrapassam o threshold, em RMS ele reage mais a média de volume ignorando os picos.

      No modo Expand ele funciona “ao contrário”, ou seja, quando o volume ultrapassa o threshold, ao invés de atenuar o volume ele dá um ganho extra, isso é útil quando vc quer dar mais punch a sons percussivos.

      • Caio Lira

        15 de fevereiro de 2018

        Legal Senne, obrigado pelos esclarecimentos.

  • Raphael Augusto Guedes

    14 de fevereiro de 2018

    Aula showwww Senne, isso ai que você falou de ligar automação em partes específicas para tirar x região de um trecho eu já fiz dessas HAAHAH, quando a gente vê uma forma bem mais simples de fazer fica: AAAAAA FILA DA MAE

    • Raphael Augusto Guedes

      15 de fevereiro de 2018

      Senne, sabe algum plugin free para fazer compressão multibanda?

  • Allan Jacobsen

    5 de março de 2018

    Senne, qual a diferença do compressor nativo comum para o glue compressor ?
    sempre tive essa duvida…

    • Felippe Senne

      13 de março de 2018

      Allan, de uma forma bem resumida: o Compressor normal do Ableton é um compressor puramente digital e “perfeito”, ou seja, ele faz exatamente oq vc manda, e pode ser configurado nos mínimos detalhes.

      Já o Glue Compressor é uma versão digital de um compressor clássico analógico das mesas SSL, tendo menos opções de configuração, funcionando de uma forma não tão linear e adicionando saturação. É um compressor que adiciona o seu “som” no áudio que vc passar por ele.

  • Filippe UcRi

    2 de abril de 2018

    Senne, porque a maioria dos produtores nao comprimen seus instrumentos de synth com 0 de atack, porque eles deixam o transient passar e comprimin o resto? o som fica com um pico no começo e o resto da melodia comprimida, isso nao soa ruim numa master final?

    • Felippe Senne

      10 de abril de 2018

      Xará, isso depende, se vc quiser que o seu synth seja mais punchy, mais definição no attack, então é necessário deixar passar um pouco do transiente na compressão. Sobre a master, pelo contrário, isso ajuda a soar melhor, pq não fica tudo “amassado” e sem definição.

  • dcaz

    21 de junho de 2018

    opa tudo bom? o que especificamente seria um Gate, que vc utilizou pra deixar o snare mais punchy aos 46:00min

  • João Pedro Quintana

    27 de julho de 2018

    na hora de masterizar, qual a função do dither de fato? você explicou nas aulas mas não ficou claro pra mim

    • MKMN Expert

      30 de julho de 2018

      Fala João,

      Beleza?

      O dither cria um ruído de fundo no menor nível que pode ser gravado pelo sistema. Ele adiciona aleatoriedade em sinais de áudio digital baixos, que ajuda a mascarar os erros de quantização digital do sinal de áudio. Use sempre que for converter para uma profundidade de bits mais baixa (por exemplo, de 24 para 16 bits).

      Uma dica é não usar dither quando for converter para uma profundidade de bits mais alta. Não há necessidade. Você estaria aumentando o ruído de fundo sem diminuir os erros de quantização.

      Abraços!

  • Giovane Nunes

    4 de setembro de 2018

    Eu não tenho experiência com compressão, mas tenho em mente alguns usos. Me corrija se eu estiver errado.

    No vocal, para controlar os picos.
    No grupo dos canais de baixo e lead, usando a compressão de cola para “juntar” elementos com timbres diferentes.
    No grupo dos canais de baixo, para deixar mais punchy (somando com a compressão de cola, já seriam 2 compressores diferentes no mesmo canal).
    No canal master, na hora da masterização, para “achatar” tudo.

    Eu tenho algumas perguntas: Essas situações que eu citei seriam corretas o uso do compressor?
    Existe mais alguma situação real onde o uso seria muito importante?
    Existe algum elemento isolado, onde eu poderia usar a compressão para “achatar” os elementos, sem ser no canal master? Teria problema eu “achatar” um grupo de bass, por exemplo, e depois usar o mesmo compressor com o mesmo efeito no canal master?

    Pode parecer um pouco preguiçoso da minha parte isso tudo de pergunta depois de um aulão desses onde está tudo muito bem explicado, mas é que realmente eu não sei as vezes o que fazer com um determinado elemento. Se seria mais interessante deixar punchy ou comprimir ao extremo e deixar tudo nivelado, por exemplo.

    • MKMN Expert

      5 de setembro de 2018

      Fala Giovane,

      Compressão é bem complexo de falar, pois ela pode servir para vários tipos situações. Resumindo, ela pode tirar ou adicionar dinâmica em seu áudio e etc.

      Você pode usar para segurar algum pico do vocal, em grupos de synths para ajudar na cola.
      Agora nos baixos eu aconselho sempre usar sempre compressores mais lentos, porque são frequências lentas e depende de mais precisão.

      Sobre sua pergunta, depende muito do que a mix pede. Mix é muito relativo, não exite uma formula.
      Espero que tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre.

      Abraço Giovane!

      • Giovane Nunes

        13 de setembro de 2018

        Ajudou sim. Muito obrigado!

  • Luidy Alves

    7 de novembro de 2018

    fala senne o que você acha do WA PUMPER COMPRESSOR ? uso muito ele, porém não tem tantos Parâmetros como o compressor nativo do ableton

    • MKMN Expert

      7 de novembro de 2018

      Fala Luidy,

      Pra ser sincero, nunca usei. Mas fazendo uma pesquisa aqui e vi que parece ser um ótimo compressor!
      Diferença é que ele já vem com seus parâmetros configurados, release, attack e ratio.

      Vou baixar e fazer uns testes. 😉

      Tamo junto!

      Expert Team.

      • Luidy Alves

        7 de novembro de 2018

        sim sim, kvsh utiliza muito, porém acho que esse tipo de compressor serve para determinados elementos…

        • MKMN Expert

          8 de novembro de 2018

          1) Punchy Mode gives you that direct punch and clarity. This is great for kick drums or percussion.
          2) Fat will help to bring out the bottom end of your sound and make it sound big!
          3) Clean is more transparent and is nice for adding subtle touches to your sound. Great for softer vocals or acoustic instruments
          4) Soft is wonderful to use on your master channel. It slightly compressors the sound which will tighten everything up and give clarity without sounding over compressed and lifeless.

  • dcaz

    20 de novembro de 2018

    opa tudo bom?

    como funciona a taxa de atenuacao do ratio a partir o threshold especificamente, por exemplo:
    se o threshold for de 10 db e o ratio de 10.0:1 o sinal que ultrapassar a taxa de 10 db do threshold vai ser atenuado em 10db, ou em 10 db + 1?
    fiquei com essa duvida pois quando fui fazer o teste com diferentes plugins nativos e nao nativos da minha daw mesmo com os mesmos parametros setados nos dois diferentes plugins a diferenca de ganho no final possuia uma disparidade absurda(isso sem alterar o makeup gain, post gain etc), claro que devido a serem diferentes plugins eles sao programados de maneiras diferentes e cada um tem suas particularidas, mas nao deveriam pelo menos possuir uma taxa de atenuacao parecida ou proxima?

  • Ramon De Paula

    30 de dezembro de 2018

    opa seene, quando vc comprimiu o kick e o bass, para soar mais forte no final da dica vc falou, (não comprimam mais o grave na master se não vai distorcer), como faz parar comprimir na master sem atingir a região dos graves? no caso usando o compressor multibanda é?+

  • Oswaldo

    29 de janeiro de 2019

    Opa senne beleza? A compressão paralela é mais adequada ou especifica para fazer no grupo dos drums?

    • MKMN Expert

      30 de janeiro de 2019

      Na minha opinião você pode fazer pelo retorno, ou usando um “canal paralelo” dentro do canal mesmo, pode criar outro canal com a mesma batera e fazer o paralelo da batera. Existem algumas maneiras legais!

      Abraços, Oswaldo!

  • Matheus William Odaik

    9 de abril de 2019

    Senne, qual é a função do soft clip no compressor?

    • MKMN Expert

      10 de abril de 2019

      Faaala Matheus, tudo bom?

      Botão Soft no Glue é uma especie de Limiter/Saturador. Quando Soft não está ativo, o som ultrapassar o 0db, e quando ativo ele segura e ainda gera harmônicos secundários no seu timbre.

      Na minha opinião o Soft é uma especie de Limiter/saturador.
      Qualquer duvida é só falar.
      Abraços.

  • Vinicius Ribeiro

    29 de maio de 2019

    Senne, na compressão do kick + bass, pq você da ganho no utility e dps no out do compressor? Por que nao dar um ganho apenas no utility?

    • MKMN Expert

      29 de maio de 2019

      Faala Vinicius, Expert Team aqui.

      Tudo bom?

      Neste caso aí tanto faz, não existe uma regra. 🙂

  • Leo Santos

    27 de setembro de 2019

    Por exemplo, eu tenho um Kick e um Bass e preciso fazer um Sidechain para que ambos soem bem, posso primeiro fazer a compressão do Bass e depois ativar o sidechain… Ou pra ter um melhor resultado eu tenho que ativar Sidechain imediato a compressão do Bass?

  • Leo Santos

    27 de setembro de 2019

    Por exemplo, eu tenho um Kick e um Bass e preciso fazer um Sidechain para que ambos soem bem, posso primeiro fazer a compressão do Bass e depois ativar o sidechain?… Ou o que eu falei não faz sentido, o certo é ativar o Sidechain e depois mexer nos parâmetros de compressão?

    • MKMN Expert

      27 de setembro de 2019

      Fala Leo!

      Na minha opinião vc deve fazer a compressão e depois o sidechain! Pq com sidechain antes pode acontecer de trazer o volume de volta na hora de comprimir, sempre sobra uma caudinha do sidechain.

      Por isso aconselho a deixar o sidechain por ultimo, mas não é uma regra não viu.

      Abraços.

      • Leo Santos

        27 de setembro de 2019

        Obrigado, MKMN!

        a minha duvida agora é…
        1 – fiz a compressão do audio e depois ativei o sidechain, não vou precisar mexer mais nada?
        ou agora que ativei o sidechain terei que fazer mais reajustes?
        2 – Ou devo abrir dois compressores? um pra compressão e outro pra sidechain

        • MKMN Expert

          28 de setembro de 2019

          1 – fiz a compressão do áudio e depois ativei o sidechain, não vou precisar mexer mais nada?
          ou agora que ativei o sidechain terei que fazer mais reajustes?

          – Eu aconselho a deixar o sidechain por ultimo, faça limpeza antes, depois uma excitada no timbre e por ultimo se for preciso uma compressão, mas isso depende de cada produção e o que você qr na mix! Não existe formula, segredo é aprender a dominar as ferramentas e dai fazer o que vc acha que deve ser feito.

          2 – Ou devo abrir dois compressores? um pra compressão e outro pra sidechain.
          – Isso! 🙂

          Abraços!