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95 Comments

  • Devock

    29 de janeiro de 2015

    top top top top!! parabens senne!!

  • Jamble Amaral

    30 de janeiro de 2015

    Muito boa aula Felipe ja resolvi o problema com a internet inclusive ja to querendo saber do curso de masterizaçao nao estou conseguindo abrir lo, oque esta acontecendo? ele esta fora do ar ?

  • Robson Silva

    31 de janeiro de 2015

    Que aula do KCT kkkkk… boa d+d+ todas dicas anotadas no caderno muito bom mesmo Senne parabéns.

  • Carlos Pedrotti Geraldes

    9 de fevereiro de 2015

    “Uma Diferença do KCT né?!” haha!
    Que Ótima Aula!
    Obrigado Mestre Senne !!!

  • John Willyan

    10 de fevereiro de 2015

    TOP grande Senne, obrigado! mais uma vez por sempre compartilhar seu conhecimento.
    ,

  • M.PROOZ

    27 de abril de 2015

    Parabens !

  • Samu Kah

    29 de abril de 2015

    Muito bom, Minha dúvida e na equalização apenas do reverb no mixer do Fl Studio, devo abrir dois plugin de reverb um junto ao canal onde quero colocar o efeito e o outro para um canal que equaliza o reverb separado, creio eu que não seja assim mas foi o modo que achei em tentar esclarecer a duvida é um pergunta um pouco confusa de fazer, e dicas de reverb convolution também são bem vindas.

    • Felippe Senne

      29 de abril de 2015

      Samukah, pelo jeito que vc perguntou não entendi muito bem qual é seu objetivo. Se o seu objetivo é ter a possibilidade de equalizar o sinal do reverb sem que essa equalização afete o som do instrumento em si, então o ideal é vc carregar o reverb num canal auxiliar, fazendo um send pra esse canal, e lá usar uma EQ depois do reverb.

      • Samu Kah

        29 de abril de 2015

        Exato, ainda não tinha noção dessa função do mixer. rapidinho a resposta valeu mesmo…..

  • Jordan Cardozo

    15 de maio de 2015

    Olá Senne! Essa aula abriu muito minha mente. Eu havia postado uma track que fiz e você postou comentando que o lead com acordes do drop estava “afundado” na mix, pois estava com muito reverb e sem médio-agudos. Eu nem sabia como corrigir isso até esta aula, pois agora sei que o problema era a ambiência.

    Mas para eu poder entender melhor, eu conclui:

    1-Então na musica eletrônica, diferente da musica acústica, não tem isso de colocar um instrumento um pouco mais para um lado e um outro para outro lado, pois a musica eletrônica é mais centralizada. A exceção seria com os elementos agudos como hi hats que podemos fazer o panning para liberar o centro para os elementos principais e para abrir o estéreo;

    2-Abrimos no estéreo (pelo EQ Mid/Side) os elementos complementares, ou seja, menos importante de forma que não faça falta ao tocar em mono;

    3-Para simularmos sons distantes, devemos diminuir o volume, atenuar um pouco os médios e agudos e aplicar reverb nos médios e agudos para simular o ambiente. Já para simular sons próximo, “na cara”, devemos deixá-lo alto, com ganho nos agudos para dar brilho e deixar sem reverb.

    Estão certas estas conclusões? Se eu estiver errado, por favor me corrija, pois esta parte que está sendo desafio para mim.

    Vi um produtor fazer uma layer em que um instrumento tocava no centro e o outro era muito aberto no estéreo soando grande e quando coloca em mono somente a layer em estéreo que some um pouco sem afetar muito a track.
    Portanto, esta é outra dificuldade que estou tendo que é fazer layering de synths para que as melodias no drop soem mais cheias assim como nas tracks profissionais e como fazer com que os synths toquem sem conflito complementando uns aos outros e como ambientar e fazer a imagem estéreo nos synths das layers.
    Será que haverá um workshop exclusivo de layering para synths de lead e bass?

    Desde já agradeço bastante, Senne, pois estou muito contente por poder entender o que eu estava há muito tempo sem compreender e isso me fazia bater cabeça.

  • Kauan Marcos de Oliveira

    12 de julho de 2015

    Felippe, percebi que o reverb não atinge um sinal totalmente Side… mas queria te perguntar, faz sentido eu querer usar reverb num sinal 100% Side? Ele sendo somente side, já é um sinal bem “distante”, então faz sentido eu querer deixá-lo mais distante ainda, ou trazê-lo mais pra “perto”? Se sim, como eu faço isso já que o reverb não pega nele? valeuu (Situação: deixei um pad 100% side na mix e queria por um reverb nele rs)

    • Felippe Senne

      12 de julho de 2015

      Fala Kauan, você pode usar sim o reverb apenas no Side, eu não diria que ele vá ficar mais distante por isso, mas pode ser uma boa estratégia pra organizar sua mixagem. E pra deixar o reverb apenas no Side você pode usar o Utility do Ableton Live com 200% de Width, que dessa forma será eliminada toda a informação Mid dele.

  • Alexandro da Silva

    7 de agosto de 2015

    Precisava muito rever essa aula, carai, era isso que tava faltando, agora vendo pela segunda vez muito mais absorvido o assunto e anotado.

    Era só postar essa aula como feedback ahhaha

  • Philipe

    5 de setembro de 2015

    Felippe, vc disse q o haas effect é utilizado para fazer sons mono soarem mais abertos. Nesse caso, eu sempre deveria utilizar um utility com 0% de width em determinado sinal, para garantir q está em mono, e a partir daí dosar o delay ao meu gosto? Ou já poderia aproveitar do stereo desse sinal, caso tenha, e utilizar o delay?

    • Felippe Senne

      5 de setembro de 2015

      Philipe, o efeito Haas não é utilizado apenas em sinais mono, vc pode usá-lo em sinais stereo também, portanto não há a necessidade de transformar o sinal em mono antes de usá-lo. 🙂

  • Lucas Franco

    4 de dezembro de 2015

    Felippe, com o Doubler rola pra fazer esse ‘mapa estereo’ de todos os instrumentos ou voce aconselha colocar ‘cada coisa no seu lugar’ usando mais as técnicas de mix das outras aulas?
    OBS: sei que vai falar pra eu testar e ver qual eu me adéquo melhor, inclusive ja fiz esses testes kkkkk mas queria mais saber sua opinião mesmo

    • Felippe Senne

      4 de dezembro de 2015

      Lucas, nesse caso o ideal é ir posicionando cada instrumento no seu lugar, senão todos os instrumentos estarão em todos os cantos, perdendo o contraste entre eles.

  • Fernando

    14 de dezembro de 2015

    Senne você aconselha sempre usar o reverb e o delay no canal de retorno??

    • Felippe Senne

      14 de dezembro de 2015

      Fernando, se for um reverb ou delay que vc pretenda usar em vários elementos, então eu recomendo sim usar sempre nos canais de retorno.

  • @SparrowMusic

    16 de dezembro de 2015

    Senne onde fica o canal auxiliar do fl studio? kk
    pior que eu pesquiso no google e nem aparece nada explicando

    já o Convolution Reverb encontrei um video da própria image line explicando sobre e onde fica no fl

    • Fernando

      4 de fevereiro de 2016

      Sparrow eu acredito que seja os sends. É so você clicar com o botão direito do mouse no canal que você quer colocar um return.

    • Fernando

      4 de fevereiro de 2016

      Sparrow acredito eu que seja assim kkkk
      È so você clicar com o botão direito no canal que você quer colocar um return. Eu acho que os sends são de return.

    • Thiago Garcia

      29 de março de 2016

      Só complementando o que o Fernando disse, os canais SEND do fl são iguais os returns do ableton. Pra rotear basta clicar no canal que vai receber o efeito e aumentar o volume do SEND.

  • Alyson Simas

    19 de dezembro de 2015

    fazer automações com esse long delay aí fica interessante para fortalecer o call and response

  • Carlos Santos Jr.

    1 de fevereiro de 2016

    @felippesenne:disqus que aula Professore! adorei!!! principalmente o estilo q cai um pouco pro meu lado ^^ simplesmente perfeito! pq era justamente o que está faltando nas minhas músicas, estou sentindo elas “meio frias” e sem “emoções” eu acho que com as ambientações citadas vai ajudar muito e já esta ajudando eu estou testando aqui alguns exemplos em algumas tracks q estou fazendo e da muita diferença! é incrível rsrs… A única coisa que fiquei aqui na dúvida foi a parte do convolution a que você usou no lead, aquela parte do max for live, o meu ableton não tenho nada, aonde eu consigo esses citados na aula e até outros Senne?

  • Guilherme Alves

    31 de março de 2016

    Fiquei horas procurando o MAX FOR LIVE pra baixar, e sem sucesso. Enquanto o q eu tinha q fazer era so clicar no botão download no próprio Ableton live, se alguém tiver o mesmo problema que eu, dê uma olhadinha ali na aba MAX FOR LIVE, no próprio Ableton 9

  • Guilherme Alves

    31 de março de 2016

    Senne, eu posso reproduzir essas configurações que vc fez no Vintage Verb, mas no plugin de reverb do próprio Ableton? Fiz isso naquela aula que vc ensina trabalhar com vocais e tive um bom resultado.

    • Felippe Senne

      1 de abril de 2016

      Guilherme, com certeza pode sim, provavelmente não vai ficar idêntico, porém acredito que vá ficar muito próximo.

  • Wellington Luchese

    24 de junho de 2016

    Muito interessante a aula, valeu Senne! Infelizmente não encontrei os canais de retorno no FL, sei que supostamente seriam os “Sends”, porém, não consigo, por exemplo, equalizar o sinal do Reverb sem mexer no som.

  • Bruno Luiz

    9 de julho de 2016

    Que aula incrível Senne! Já estamos terminando o curso,e vai vir o projeto final, já bate uma ansiedade haha

  • fabricio pereira

    21 de julho de 2016

    senne posso estar sendo um pouco precipitado, mas nas proximas aulas vc vai ensinar como fazer um som que funciona bem em stereo, funcionar bem em mono? por exemplo os claps ou hi hats, ate msm pads, acabam perdendo muito o brilho quando a musica é reproduzida em mono. estou tendo dificuldade com isso, pois alguns instrumentos somem nas caixas de alguns clubes.

    • Felippe Senne

      21 de julho de 2016

      Fabricio, vou comentar sim sobre “monocompatibilidade”, mas o lance é o seguinte: não exagere no processamento estéreo de elementos importantes pra sua track, e sempre teste como está soando sua mix em mono colocando um plugin que converta o master pra mono, como o Utility com width em 0%.

  • Mauricio Silva

    22 de julho de 2016

    Que Workshop demais…ja mudei muita coisa…e aprendendo mais ainda..uma coisa que senti a diferença enorme foi no processamento…ganhei mais cpu pra outras coisas que queria fazer na track..Valeeu senne

  • Leonardo

    7 de setembro de 2016

    Desculpa a pergunta, mais no simple delay qndo vc “linka” os lados left e right, possibilita mecher apenas no lefth, porem qndo utilizava do hass effect o som meio q ficou mais pra esquerda, n dosei tanto no sample porem no analyzer ele se fazia mais presente no lado esquerdo … porem fiz meio q essa gambiarra no entanto tive a impressão de uma abertura no stereo um pouco menor, testei com diversos valores e o 40 foi oq melhor se adequou!

    Oq achou? ah e muito boa a jogada de manda o sinal de delay pro reverb *-* vai economiza um processamento e tanto ^^

    • Felippe Senne

      9 de setembro de 2016

      Leonardo, pra poder analisar o ideal seria que tivesse mostrado como tá o chain no L, porém pode ser uma saída, tem q só ouvir em MONO pra ver se dessa forma que montou não está causando muito cancelamento de fase.

      • Leonardo

        9 de setembro de 2016

        O L esta sem nd de plugins, pra eu descobrir se esta havendo o cancelamento de fase basta ouvir em mono, no caso ouvir a melodia com o hass effect no canal e tals ?

        • Felippe Senne

          10 de setembro de 2016

          Sim, coloque o Utility depois do rack, com 0% de width, pra ver se tudo está soando legal.

  • Lolla Ribs

    19 de outubro de 2016

    Senne, eu baixei o Valhalla Vintage Verb, mas não consigo instalar no meu Macbook. Ele veio como exe. sabe me dizer se existe alguma configuração para rodar no IOS?
    E que aula top!

  • Gabriel Joni

    12 de janeiro de 2017

    Senne, então não é muito bom colocar o reverb no kick??

    • Felippe Senne

      16 de janeiro de 2017

      Não é uma prática muito comum, é bem raro na verdade, só se a sua intenção for parecer que o Kick está num ambiente grande, talvez em um break.

  • Gabriel Joni

    12 de janeiro de 2017

    Senne, quando minha track estiver soando sem energia, seca, pode ta faltando mais elementos na track ou mais a ambientação: Reverb, delay. Oque pode ta faltando??

    • Felippe Senne

      16 de janeiro de 2017

      Se estiver soando pode ser duas coisas: falta de ambientação (delay, reverb, etc), e/ou falta de contraste entre os elementos, por exemplo: alguns mais na cara, outros mais “abafadinhos” atrás na mix.

  • Márcio Candido Faria

    17 de fevereiro de 2017

    tenho o plugin da WAVES e nunca usei. Ele é top!

    • Felippe Senne

      17 de fevereiro de 2017

      É excelente mesmo, Márcio!

  • jonathans

    3 de março de 2017

    Senne , Quero fazer o paneamento de um piano de uma forma diferente.
    Vamos supor que um Pianista Tocou uma Faixa de piano pra mim. Tenho somente uma Faixa desse piano. Como faço para jogar As notas graves no lado direito e as agudas no lado esquerdo ?

    • jonathans

      3 de março de 2017

      Queria saber também Como fazer para ter somente o Som do reverb do som. Sei você já ensinou isso em alguma aula 😑

      • Felippe Senne

        4 de março de 2017

        Jon, pra deixar apenas o som do reverb é bem simples: basta deixar em 100% o Dry/Wet do plugin de reverb no canal. 🙂

    • Felippe Senne

      4 de março de 2017

      Jon, essa é uma ótima pergunta. Pra deixar o grave de um lado, e os médios/agudos em outro vc pode usar a função L/R do equalizador, e filtrar cada região em cada lado.

      Dá uma olhada abaixo como selecionar o L/R no EQ do Ableton Live: https://uploads.disquscdn.com/images/a80f3a385d53fcc2b004af19cdbf65398aa12915e7d3ff4975a21bb0d9fb526c.png

  • Márcio Candido Faria

    9 de março de 2017

    senne. quando mexeu no reverb larg hall vc equalizou ele somente para o vocal ou para todos os instrumentos que eu quiser que ele seja mandado?

    Obrigado.

    • Felippe Senne

      9 de março de 2017

      Márcio, nesse caso a equalização vai afetar tudo o que for mandado pro return channel do reverb, já que o EQ está no canal dele.

      • Márcio Candido Faria

        10 de março de 2017

        A sim. Foi oque pensei. Obrigado mestre!

  • Yago Coimbra

    26 de abril de 2017

    Ficou parecendo um Reggaeton HAHA!

  • Nanda and Delamura

    29 de abril de 2017

    Boa Noite! PQ usar Reverb no canal AUX e não canal de cada elemento? tem alguma diferença?

    • Felippe Senne

      4 de maio de 2017

      Nanda, ao separar o reverb vc tem mais controle sobre o que fazer com ele individualmente, por exemplo, no canal AUX vc pode equalizar o reverb sem afetar o aúdio original.

  • MUKA ROMERO

    30 de junho de 2017

    Excelente aula, quanto mais aulas eu vejo, meu som fica mais orgânico!
    Mesmo a gente conhecer um pouco do tópico, sempre tem algo novo.

  • Tamara Alves

    23 de julho de 2017

    Aula incrível Senne S2 parabéns 0//,tenho duas perguntas….
    1- Até q ponto o low mid no stereo se torna algo negativo ?
    Vejo em varias músicas q existem inf graves no L/R e fica muito bomm,mas como eu ñ tenho monitores fico com um certo medo de experimentar e dar algum cancelamento na fase.

    2- Eu posso considerar essa aula sobre ambientação,como uma aula de psicoacústica ?

    • Felippe Senne

      1 de agosto de 2017

      Tamara, ótimas perguntas!

      1 – Você pode ter muita coisa de low mid nos sides, a única coisa q vc vai precisar entender é q vai perdê-las num sistema MONO, portanto vc tem q se desapegar nessa situação.

      2 – De certa forma sim, nessa aula usamos vários conceitos de psicoacústica.

  • Henrique Barbosa

    5 de agosto de 2017

    Sensacional essa aula. Abriu minha mente pra entender melhor o porque havia uma diferença, até então grande, entre meu som e o das minhas referências. Ambientação é tudo pra soar profissional e ter uma música cativante!

    Uma dúvida sobre os canais de Send Return:

    Quando eu envio mais de um instrumento pra um canal auxiliar, ele irá interpretar cada sinal enviado separadamente, ou vai processar tudo junto como um “bolo musical”? No caso dessa segunda situação ser verdade, acredito que isso seja muito mais interessante pra criar uma ambiência conjunta entre os instrumentos, já que o reverb, delay etc. vai ser geral e não individual de cada um…

    • Felippe Senne

      8 de agosto de 2017

      Henrique, sim, quando vc manda vários instrumentos para o mesmo Return, eles viram um “bolo” musical sim. hehehehe

  • Felipe

    27 de setembro de 2017

    Senne, onde vejo no ableton se um audio é mono ou stereo?

    • Felippe Senne

      10 de outubro de 2017

      Existem duas formas, Felipe: olhando no clip de áudio, se tiver apenas um canal (apenas uma onda desenhada ao invés de duas), então é um áudio mono. Outra coisa q pode fazer é olhar no medidor de volume se os dois lados têm o mesmo volume, oq ocorre em mono.

  • Gildo Dos Santos

    4 de outubro de 2017

    O Rapper e Produtor Dr. Dree vai curtir esse som hein! kkk aula top! excelentes dicas e técnicas curti muito esse plugin doubler

  • Guilherme Soares

    26 de dezembro de 2017

    Senne, me bateu uma dúvida aqui, em algumas aulas você sempre citou a importância (Não que seja regra) de colocar, ao menos no insert, o delay antes do reverb.
    Nessa aula você utilizou sends pro reverb e pro delay, caso eu queira mandar um som para o return de delay e de reverb, como funcionaria a correlação deles nesse caso? Eles seguem alguma ordem ou não terá muita diferença já que o send ta enviando só o sinal com o efeito?
    A opção de mandar o send do delay pro send do reverb teria o mesmo efeito que colocar o delay e depois reverb no insert do canal original?

    • Felippe Senne

      27 de dezembro de 2017

      Guilherme, você mandou agora um monte de ótimas perguntas.

      A grande questão aqui é o seguinte: se vc mandar paralelamente o sinal original pro delay e pro reverb, o resultado final será um, agora, se vc mandar o sinal pro delay, que depois vai pro reverb, soa um pouco diferente, pois vc terá o delay reverberado também… sacou?

      Nesse caso vai muito da experimentação e da sonoridade que vc busca na sua produção. Eu sempre gosto de testar ao máximo todas as opções, e recomendo que vc faça o mesmo.

      • Guilherme Soares

        28 de dezembro de 2017

        Entendi, vou experimentar todos e ver qual soa melhor, obrigado Senne.

  • Kauan Marco

    10 de janeiro de 2018

    Aprendi uma técnica muito boa com um engenheiro há um tempinho atrás e compartilho aqui com vocês, aprendi como “efeito DIVA”… consiste no seguinte, deixar um elemento com MUITO reverb e/ou MUITO delay sem embolar com o áudio original… é bem simples, joga o efeito num canal auxiliar, e nesse auxuliar, coloque um sidechain, e quem triga esse sidechain é o próprio canal original… aí vc tem que configurar legal o compressor tbm né… o que acontece é que quando esse elemento está tocando, o reverb ou delay fica mais tímido, e quando o original para de tocar, ou diminui a intensidade, o efeito vem com tudo! em vocais e leads fica sensacional! fica com um aspecto GIGANTE e sem embolar!! espero que façam bom proveito, pq eu estou fazendo! rss

    • Felippe Senne

      16 de janeiro de 2018

      Excelente dica, Kauan, inclusive essa técnica é muito utilizada em gêneros eletrônicos como Progressive House e Big Room, pra ter aqueles leads épicos, mas sem perder definição. Obrigado por compartilhar! 🙂

    • Raphael Müller

      17 de fevereiro de 2018

      Boaaaaa! Inclusive o grande Brooks falou sobre esse efeito numa masterclass recente dele, realmente é uma parada que ajuda demais 🙂

    • Luidy Alves

      13 de novembro de 2018

      AONDE TERIA UM TUTORIAL SOBRE ? EU ENTENDI, ATÉ FIZ MAS QUERO SABER SE TÁ CERTO.

  • Raphael Augusto Guedes

    15 de fevereiro de 2018

    AHUAUAHAHU CARAio essa do Senne mandar o efeito de uma return track pra outra return foi tipo LIMITES? NÃO HÁ!!! AHAHAHA. Mas sabe algum plugin parecido com esse doubler que seja free?

  • Giovane Nunes

    12 de setembro de 2018

    Muito bacana a aula! Particularmente, nunca usei canal de sends para reberb e delay. Sempre usei no canal que eu queria o efeito ou nos grupos de canais. Porém, por canal de mandada, eu tenho a opção de equalizar e comprimir os efeitos, coisa que nunca tentei.
    Para falar a verdade, eu só conhecia por nome alguns parâmetros do reverb. Sempre usei reverb e delay de forma intuitiva, tentando copiar tracks de referência. Então eu simplesmente carregava um reverb e mexia nos parâmetros como decay e a % de wet. No Valhalla eu testava alguns presets e ia mudando alguns parâmetros também. Tendo em vista que esses efeitos são bem musicais (faz parte do processo criativo), essa maneira de trabalhar não seria errada, né?

    • MKMN Expert

      12 de setembro de 2018

      Giovane,

      Beleza?
      Não é não! Nocê pode usar da maneira que quiser, usando canal paralelo, sends e dentro canal.

      Abraços!

  • Giovane Nunes

    13 de setembro de 2018

    Mais uma dúvida que me ocorreu: Eu já ouvi dizer que seria interessante em todo uso do reverb, cortar os graves, para não embolar na mix. Eu vi que na aula, o Senne utilizou esse recurso nos canais de sends. Para eu fazer no próprio canal do instrumento, eu teria que somente mexer no filtro que vem dentro do próprio EQ do Ableton, correto?
    Eu também faço uso do Valhalla, e eu percebi que ele também possui um EQ. Porém, quando eu uso um preset, entendo que o corte das frequências no filtro já vem de forma correta. Estou certo ou eu teria que analisar esse corte e modificar o do preset? Faço essa pergunta, pois achei um pouco confuso o EQ do Valhalla kkkkkkkkk

    • MKMN Expert

      17 de setembro de 2018

      Giovane,

      Beleza?

      Na minha opinião é muito relativo, depende do que você quer na música. No seu caso aí você está certo, ou pode fazer da outra forma também, os dois são validos.

      Abraço!

  • Giovane Nunes

    13 de setembro de 2018

    E na ordem de coisas a se fazerem na mix, eu equalizo e comprimo primeiro, para depois adicionar essa ambiência, ou devo ambientar tudo primeiro com reverb e delay e depois equalizar e comprimir?

    Como eu acho muito fundamental para a criação a questão de ambientação, eu sempre usei reverb e delay antes de tudo, até porque existem elementos no estilo que produzo que necessitam disso.

    • MKMN Expert

      17 de setembro de 2018

      Eu aconselho a equalizar/limpar e comprimir primeiro para depois ambientar.

      Abraço!

  • dcaz

    2 de outubro de 2018

    opa tudo bom? em qual momento especifico da producao de uma track eu devo realizar a ambientacao(principalmente o reverb) da mesma, antes da mix, na mix, depois da mix, tudo junto(antes, durante e depois) etc?

    • MKMN Expert

      5 de outubro de 2018

      Eu particularmente gosto de deixar por ultimo. =)

  • dcaz

    2 de outubro de 2018

    outra duvida que eu tive é como eu poderia ajustar elementos(timbre,compressão etc) e “fazer a mix” de um reverb/delay sem utilizar os sends(mandada,canal aux) para o mesmo, ou seja colocando os efeitos direto na track/insert da “source”(synth vocal, drums etc) sem alterar o timbre, dinâmica etc da mesma, alterando apenas o efeito utilizado isolado. eu uso o fl studio porem a explicação tendo como base o ableton ja me serviria de muita ajuda, obrigado! muito boa essa aula.

    • MKMN Expert

      5 de outubro de 2018

      Solução no Ableton seria criar um grupo de canais paralelos dentro de cada canal. =)

  • Johne D'luka

    8 de novembro de 2018

    Obrigado Senni, com certeza somou bastante nas minhas produções… Antigamente ficava sempre preso no “Hall Reverb” agora depois da aula consigo ir além e expressar na mix o ambiente em que quero levar meu ouvinte.., Forte abraço e obrigado por abrir minha mente…Tmj e sucesso a todos

    • MKMN Expert

      9 de novembro de 2018

      Fala Johne,

      Gratidão pela confiança!

      Tamo junto!

  • Ramon De Paula

    8 de janeiro de 2019

    PROFESSOR SENNE, DA UMA OUVIDA NESSA MINHA TRACK QUE ESTOU FAZENDO E ME DIGA O QUE VOCÊ ACHA? QUAL SUA CONCLUSÃO?
    https://soundcloud.com/ramon-de-paula-de-paula

    • MKMN Expert

      9 de fevereiro de 2019

      Ramon, por gentileza.

      Poste no fórum.

  • Vitor Schuenck

    7 de fevereiro de 2019

    Senne,o canal q vai receber o canal auxiliar,por exemplo o Hi Hat, ele tem q passar pela master tbm ou APENAS no canal auxiliar que vai passar pela master?

    • MKMN Expert

      9 de fevereiro de 2019

      Fala Vitor! Auxiliar é uma especie de “Retorno”.

      Ele serve para varias coisas, tipo, adicionar reverbs, adicionar delays, uma compressão paralela e etc.

      Abraços.

  • Leonardo Cabral

    26 de fevereiro de 2019

    Boa tarde, amigo Senne. Tudo bem? Só uma dúvida… Eu não consigo linkar o meu canal de audio da pista, no Reverb do Canal de retorno… No Master funciona bem, mas, no Reverb, Delay ou qualquer outro canal que eu tente “jogar” o efeito, ele não vai. Sabe o que pode ser?

    • MKMN Expert

      26 de fevereiro de 2019

      Fala Leonardo, você se refere aos Sends?

      Ser for isso, podem estar “desativados”. Neste caso é só ir na Session Wiew e apertar Ctrl e Alt juntos + S, e os sends irão aparecer.

      É isso mesmo?
      Abraços.

  • Julio Cesar

    3 de abril de 2019

    Senne, beleza? Por que que nesse exemplo de incrementar a ambiência das congas usando o Glue compressor, vc mudou o Warp de beat pra Complex? (54:40m)
    isso não tem influência no resultado, certo?

  • Leonardo Albuquerque

    14 de outubro de 2019

    Não sei alguém já chegou a citar aqui (pois são mutos comentários), mas no fl studio já tem um plugin nativo de reverb de convolution, que é o fruity convolver, que já vem com centenas de preset e inclusive tem o spring e o plate.