Dica ninja essa do Serum pra fazer sidechain!gostei!
Diego Andrei Marcelino Batista
9 de abril de 2015
Senne como e o nome do site que você comenta na aula anterior
Higor Diego
4 de agosto de 2015
nonstop2k
Jordan Cardozo
2 de setembro de 2015
Olá Senne. Uma dúvida que ainda tenho é sobre colocar os elementos estáticos (como kick, congas, toms, clap e snare) para encaixar em notas que pertençam a escala do projeto, e já hi hat e outros elementos mais agudos não haveria necessidade de fazer isso.
Esta dúvida veio novamente à tona porque, pelo que acompanhei até o momento, vi que você pegou o clap de uma música que já era da mesma escala do projeto que você estava criando, mas, já no Kick, você não se preocupou em colocar na escala assim como nos loops.
Então minha dúvida seria se há necessidade de seguir à risca este tunning destes elementos? Pois muitas vezes eu faço em congas, toms, clap ou snere que eu gosto (usando EQ8 para ver o tom) e acaba ficando muito agudo ou muito grave soando desagradável.
Já em um loop de percussão ou um top loop com percussão e hi hat, eu tenho que fazer este tunning?
Quanto ao tunning destes elementos, qual eu devo realmente me importar?
Jordan, eu vou falar uma coisa que pode parecer preguiça minha de te dar uma resposta, mas que no final das contas é o que importa: se tiver soando bem, então tá soando bem! 😛
Mas, agora, sons super agudos baseados em ruído, como hi hats, EU não vejo necessidade de você tentar afiná-los, até pq isso (a meu ver) é impossível, e nunca vi um baterista afinar os pratos.
Jordan Cardozo
2 de setembro de 2015
Obrigado Senne por me libertar de mais uma barreira.
Dimitri Chnee
12 de outubro de 2015
Senne,onde posso baixar esse Spectrum que vc usa nas aulas pf? Procurei em varios lugares na internet e nao achei! Obrigado!
Dimitri, o Spectrum é um plugin interno do Ableton Live, porém você pode usar outros plugins que façam a mesma função, inclusive existe um excelente que é gratuito, dá um confere: http://www.bluecataudio.com/Products/Product_FreqAnalyst/
Dimitri Chnee
12 de outubro de 2015
Valeu Professor!!
Maykon Oslei Das Neves
21 de outubro de 2015
Senne, essa sua técnica de usar o Serum pra “desenhar” sidechain funciona como o Gross Beat, do Fl Studio, ou nada a ver?
Sparrow, eu recomendo usar em todos os elementos que possam entrar em conflito com o Kick, quando vc quiser que o Kick “bata” sem interferências. Uma coisa legal é vc fazer sidechain com intensidades diferentes em cada um dos instrumentos, não precisa todos usarem os mesmos ajustes do sidechain.
@SparrowMusic
29 de dezembro de 2015
Entendi 🙂
Obrigado Senne
e como projeto final estou fazendo um remix de uma música que acho bem legal e está tendo o contest dela 🙂
até dia 12 quero ter terminado já,estou todo dia estudando e trabalhando nela 🙂
Guilherme Alves
31 de agosto de 2016
Senne, eu necessariamente preciso colocar swing e groove em minhas produções? Não sei se é por conta do estilo que estou produzindo (brazilian bass), que utilizo varias camadas para o bass, sendo alguma delas acontecendo menos vezes e mais esticadas… mas eu não estou tento bons resultados usando o groove como vc esta ensinando nesta aula. Sugere alguma outra forma melhor?
Guilherme, de forma alguma você precisa usar o swing/groove nas suas tracks. Essa função só é útil quando é sua intenção que sejam mais grooveados os ritmos da sua track. Já se a intenção for ser algo mais retão, então não precisa usar.
José Mauricio Dorneles Leal
8 de março de 2017
eu tava com essa duvida também, até pq eu estava analizando e não notei tanto groove no brazilian bass, ou posso estar enganado
Senne Sobre afinação, por exemplo tenho um clap 7B(f maior) e um kick 4A( f menor) e estou produzindo uma musica em 6A(G menor)
para eu afinar vou ali no parte do sample, transpose e aumento ou diminuo os semitons certo? como ficaria nessa situação?
Ambas sao F uma menor e outro maior para chegar no G teria que subir dois semitons ou tem diferenca quando e maior e menor.
Na teoria vc precisa subir 2 semitons de ambos os samples pra ficar na mesma tonalidade da música (de F pra G), porém um sample único desses elementos não podem ser classificados por uma escala, pelo visto vc analisou-os usando o Mixed in Key, que é mais adequado pra analisar músicas ou trechos com melodia/harmonia.
E um clap é muito difícil ter uma tonalidade definida, o clap é uma palma, é mais ruído do que algo tonal.
Eu checaria o tom do Kick usando a técnica que mostrei no Workshop de Kick.
Wesley
16 de agosto de 2017
SENNE : Em relação ao problema do DAW não ter plugin delay foi resolvido no daw 9.2 ? Se foi qual pluglin é ?
Logo abaixo do botão onde seleciona o canal MIDI que será roteado, tem um “post fx” e “pre fx”. Qual situação é melhor usar cada um? fiz uns testes aqui mas não entendi muito bem o funcionamento dos dois..
Valeu!!
MKMN Expert
28 de novembro de 2019
Fala Bruno!
– Pre FX: faz o roteamento antes do processo no canal, ele já puxa direito do sintetizador.
– Post FX: faz o roteamento depois do processo no canal.
Deu pra entender? Espero que sim!
Abraços.
Giovane Nunes
12 de outubro de 2018
Em relação a plugins de sidechain, hoje uso o Kickstart (alguns amigos já me aconselharam a migrar para o LFOTool, por acharem ele é melhor.). Ainda tá rolando esse problema com Ableton 9.6 adiante e Ableton 10?
MKMN Expert
15 de outubro de 2018
Giovane,
beleza?
Eu particularmente não uso. Aconselho a perguntar um coleguinha. Sidechain eu uso compressor nativo mesmo.
30 Comments
Fabiano Alves
4 de abril de 2015Dica ninja essa do Serum pra fazer sidechain!gostei!
Diego Andrei Marcelino Batista
9 de abril de 2015Senne como e o nome do site que você comenta na aula anterior
Higor Diego
4 de agosto de 2015nonstop2k
Jordan Cardozo
2 de setembro de 2015Olá Senne. Uma dúvida que ainda tenho é sobre colocar os elementos estáticos (como kick, congas, toms, clap e snare) para encaixar em notas que pertençam a escala do projeto, e já hi hat e outros elementos mais agudos não haveria necessidade de fazer isso.
Esta dúvida veio novamente à tona porque, pelo que acompanhei até o momento, vi que você pegou o clap de uma música que já era da mesma escala do projeto que você estava criando, mas, já no Kick, você não se preocupou em colocar na escala assim como nos loops.
Então minha dúvida seria se há necessidade de seguir à risca este tunning destes elementos? Pois muitas vezes eu faço em congas, toms, clap ou snere que eu gosto (usando EQ8 para ver o tom) e acaba ficando muito agudo ou muito grave soando desagradável.
Já em um loop de percussão ou um top loop com percussão e hi hat, eu tenho que fazer este tunning?
Quanto ao tunning destes elementos, qual eu devo realmente me importar?
Felippe Senne
2 de setembro de 2015Jordan, eu vou falar uma coisa que pode parecer preguiça minha de te dar uma resposta, mas que no final das contas é o que importa: se tiver soando bem, então tá soando bem! 😛
Mas, agora, sons super agudos baseados em ruído, como hi hats, EU não vejo necessidade de você tentar afiná-los, até pq isso (a meu ver) é impossível, e nunca vi um baterista afinar os pratos.
Jordan Cardozo
2 de setembro de 2015Obrigado Senne por me libertar de mais uma barreira.
Dimitri Chnee
12 de outubro de 2015Senne,onde posso baixar esse Spectrum que vc usa nas aulas pf? Procurei em varios lugares na internet e nao achei! Obrigado!
Felippe Senne
12 de outubro de 2015Dimitri, o Spectrum é um plugin interno do Ableton Live, porém você pode usar outros plugins que façam a mesma função, inclusive existe um excelente que é gratuito, dá um confere: http://www.bluecataudio.com/Products/Product_FreqAnalyst/
Dimitri Chnee
12 de outubro de 2015Valeu Professor!!
Maykon Oslei Das Neves
21 de outubro de 2015Senne, essa sua técnica de usar o Serum pra “desenhar” sidechain funciona como o Gross Beat, do Fl Studio, ou nada a ver?
Felippe Senne
21 de outubro de 2015Maykon, é a mesma ideia, exatamente igual!
@SparrowMusic
28 de dezembro de 2015Senne deve se usar sidechain em toda a parte de percussão
tipo: bongos,Hi Hat
ou só em algumas coisas?
Felippe Senne
28 de dezembro de 2015Sparrow, eu recomendo usar em todos os elementos que possam entrar em conflito com o Kick, quando vc quiser que o Kick “bata” sem interferências. Uma coisa legal é vc fazer sidechain com intensidades diferentes em cada um dos instrumentos, não precisa todos usarem os mesmos ajustes do sidechain.
@SparrowMusic
29 de dezembro de 2015Entendi 🙂
Obrigado Senne
e como projeto final estou fazendo um remix de uma música que acho bem legal e está tendo o contest dela 🙂
até dia 12 quero ter terminado já,estou todo dia estudando e trabalhando nela 🙂
Guilherme Alves
31 de agosto de 2016Senne, eu necessariamente preciso colocar swing e groove em minhas produções? Não sei se é por conta do estilo que estou produzindo (brazilian bass), que utilizo varias camadas para o bass, sendo alguma delas acontecendo menos vezes e mais esticadas… mas eu não estou tento bons resultados usando o groove como vc esta ensinando nesta aula. Sugere alguma outra forma melhor?
Felippe Senne
1 de setembro de 2016Guilherme, de forma alguma você precisa usar o swing/groove nas suas tracks. Essa função só é útil quando é sua intenção que sejam mais grooveados os ritmos da sua track. Já se a intenção for ser algo mais retão, então não precisa usar.
José Mauricio Dorneles Leal
8 de março de 2017eu tava com essa duvida também, até pq eu estava analizando e não notei tanto groove no brazilian bass, ou posso estar enganado
Felippe Senne
9 de março de 2017É retão mesmo.
José Mauricio Dorneles Leal
14 de março de 2017shooow, brigadão professor 😀
Eder D. Silva
10 de novembro de 2016Senne Sobre afinação, por exemplo tenho um clap 7B(f maior) e um kick 4A( f menor) e estou produzindo uma musica em 6A(G menor)
para eu afinar vou ali no parte do sample, transpose e aumento ou diminuo os semitons certo? como ficaria nessa situação?
Ambas sao F uma menor e outro maior para chegar no G teria que subir dois semitons ou tem diferenca quando e maior e menor.
Felippe Senne
11 de novembro de 2016Na teoria vc precisa subir 2 semitons de ambos os samples pra ficar na mesma tonalidade da música (de F pra G), porém um sample único desses elementos não podem ser classificados por uma escala, pelo visto vc analisou-os usando o Mixed in Key, que é mais adequado pra analisar músicas ou trechos com melodia/harmonia.
E um clap é muito difícil ter uma tonalidade definida, o clap é uma palma, é mais ruído do que algo tonal.
Eu checaria o tom do Kick usando a técnica que mostrei no Workshop de Kick.
Wesley
16 de agosto de 2017SENNE : Em relação ao problema do DAW não ter plugin delay foi resolvido no daw 9.2 ? Se foi qual pluglin é ?
Felippe Senne
17 de agosto de 2017Ainda tá rolando esse problema com alguns plugins, Wesley. :/
Thiago Duplicata
27 de setembro de 2018Acho que deixei passar essa info, como que faz pra rotear um canal MIDI no outro sem precisar dobrar a linha do synth? Valeu!!
MKMN Expert
29 de setembro de 2018Fala Thiagão!
Tudo certo?
Dá uma conferida no tutorial que nosso Mestre fez:https://www.youtube.com/watch?v=DZx1SK_BL0I
Thiago Duplicata
1 de outubro de 2018Massa! Valeu!!
Bruno Augusto
26 de novembro de 2019Boa noite!!
Logo abaixo do botão onde seleciona o canal MIDI que será roteado, tem um “post fx” e “pre fx”. Qual situação é melhor usar cada um? fiz uns testes aqui mas não entendi muito bem o funcionamento dos dois..
Valeu!!
MKMN Expert
28 de novembro de 2019Fala Bruno!
– Pre FX: faz o roteamento antes do processo no canal, ele já puxa direito do sintetizador.
– Post FX: faz o roteamento depois do processo no canal.
Deu pra entender? Espero que sim!
Abraços.
Giovane Nunes
12 de outubro de 2018Em relação a plugins de sidechain, hoje uso o Kickstart (alguns amigos já me aconselharam a migrar para o LFOTool, por acharem ele é melhor.). Ainda tá rolando esse problema com Ableton 9.6 adiante e Ableton 10?
MKMN Expert
15 de outubro de 2018Giovane,
beleza?
Eu particularmente não uso. Aconselho a perguntar um coleguinha. Sidechain eu uso compressor nativo mesmo.
Abraço!