Que Aula!!! Mixagem é algo que me atrapalho um pouco ainda!! Sensacional Mestre!!!
John Willyan
29 de abril de 2015
Grande mestre, essa Mix usando praticamente só o Sausager para comprimir e saturar e o que você tem utilizado??? ou foi apenas para ser mais rápido na aula???
Cansativa mais Valeu Muito Apena !
Aprendi demais Show de bola.
Silvio Santos
10 de maio de 2015
senne, não sei se é só comigo, porem apartir dos 1:28:16 o som ficou fora de sincronia com o video, vc dava play na musica e só um tempinho depois que comecei a ouvir
Alexandro da Silva
9 de junho de 2015
a partir do intervalo que começou depois da 1 hora de aula.. uns 8 segundos de atraso..
Luigi De F. Fiamoncini
18 de julho de 2016
Provavelmente por causa da latência mesmo… CPU fritando kkk
Neto Morais
11 de junho de 2015
Impressão minha ou teve um atraso de audio em determinado momento do video?
Outra coisa, pelo mnos eu acho que não lembro, mas como faz pra agrupar os plugins ?
Seria uma ideia valida já ir agrupando os canais no momento da produção ?
M.PROOZ
15 de junho de 2015
sobre o EQUALIZER OZONE 5.
1. Quando o nosso grafico esta acima de 0 DB buscamos mais informação ou tiramos mais informação comparado com a nossa referencia, pode me explicar ?
Joao Correa
8 de outubro de 2015
Senne minha duvida é em relação a stereo e mono… eu criei um synth bem legal no massive e usei aquele dimension expander… o problema é que eu quero criar musicas para pista, mas fiquei sabendo que a maioria das pistas o PA é mono… final da historia, minha musica em mono fica super pra baixo… O que devo fazer?
Joao, o ideal é vc fazer um teste pra ver como tá soando em MONO: carregue um Utility no canal Master, depois de todos os plugins que tenham lá, e deixe o Width em 0%. Dessa forma vc vai eliminar toda a informação Stereo, e vai saber como soará numa PA mono.
Marco Antonio Gamba Xavier
28 de fevereiro de 2018
neste caso, se soar para baixo e menos viva, o que devo fazer??????
Nesse caso vc tem que colocar mais em mono os elementos importantes da sua track, senão eles vão sempre ser perdidos num PA mono.
Marco Antonio Gamba Xavier
1 de março de 2018
Mas no caso, o que é importante já está no mono, mas para fazer ambientação, precisa colocar as coisas mais pro stereo, como vou fazer a mixagem na musica se não poderei dar ambiência para a track
Vc precisa ouvir a sua mix em mono, basta colocar o Utility com 0% de width no master, depois dos plugins que possam ter, e ouvir como está soando.
Thiago
18 de fevereiro de 2019
Se colocar o Utility no Master com o width zerado dá no mesmo?
MKMN Expert
19 de fevereiro de 2019
Utility com 0% de width significa que está no campo mono, Width 200% significa que está em campo stereo.
Mono/Stereo é como se fosse uma bola de futebol, lado de dentro (Mono), lado de fora (Stereo). rs
E esses dois lados formam a bola, por isso é fundamental encher e calibra a bola. rs
Espero que tenha compreendido minha analogia. Abraços.!
Kauan Marcos de Oliveira
10 de outubro de 2015
Olá, Felippe. Gostaria de saber se tem como fazer um som com informações só “side” passar a ter informações “mid”. A situação é a seguinte, peguei um sample de arpejo com um timbre bem rico, e tirei todo o “mid”, então usei ele como “ambiência” pra música, mas em mono vai sumir, claro. então existe essa possibilidade? (não pretendo utilizar a informação mid do sample, porque é completamente diferente da “side”, ja tentei e fica totalmente nada a ver, eu não quero a “abertura” do sample side, e sim o “timbre” dele) valeu, abraço!
Kauan, excelente pergunta! Tem uma solução bem simples pra isso: se você usa o Ableton Live, então é só pegar o Utility e colocar pra que ele reproduza em mono a informação de apenas um dos lados do Stereo. Pra isso é só selecionar o Right ou Left naquele seletor que mostro na imagem anexada.
Benito Junior
17 de dezembro de 2015
Senne, depois de muito procurar não achei o oszillos pra baixar, existe algum semelhante?
Buenas Felipe ! minha duvida eh em relação aos volumes de cada grupo ou channel. Por ex: Qndo começou a aplicar o sausage pra saturar e depois comprimiu o kick, como eu determino o volume final dele? 0.0 db ? Depois de comprimir pq não voltar o kick no volume original? e por fim, depois de comprimir todos os elementos que requerem isso, como posso determinar o volume do channel? Posso usar o limiter invés do fader do channel? (OBS: Eu mixo geralmente baixinho, começando com kick em -10.0 db)
Benito, essa questão de volumes durante a produção e mixagem é muito pessoal, tem gente que prefere mixar baixinho, outros (como eu) já gostam de produzir com o Kick batendo em 0db, que é o volume que ele vai bater quando a track já estiver masterizada e pronta pra tocar.
Eu prefiro dessa forma pq, na hora que for maximizar o volume e comprimir a track, pode ser que todo o equilíbrio que vc fez se perca (ex: kick ficar distorcido e alto demais, elementos que estavam baixos vem pra cara, agudos irritantes, etc), por isso que já começo pensando no produto final.
Benito Junior
25 de dezembro de 2015
Poxa muito obrigado Senne !! Eu realmente mixava baixo e tinha esse problema !! E assim que mudei de estratégia ficou imensamente mais simples o processo todo de mix e master !! Vlww mais uma vez !!
IB Israel B
21 de janeiro de 2016
Eu também estou tendo problemas com esse video!
Ele nao carrega mais a partir dos 50 minutos, ja tentei muitas vezes…
Que estranho, Israel, vc já experimentou usar outro navegador?
IB Israel B
21 de janeiro de 2016
Tentei todos que tenho!!
Safari, Chrome e Firefox..
No Chrome ele voltou a funcionar, mas quando bateu 1:05:00 hora, o video aparece carregado, mas vai cortando na mesma..
Vou ter que deixar essa aula pra traz eu acho…
Sem problemas..
Diego
22 de janeiro de 2016
Senne, meu canal master do fl studio sempre vem carregado um Limiter…. é necessario abrir um compressor multibanda também ou deixar apenas Limiter ?
Diego, isso vai do seu gosto, se você sentir que há necessidade de compressão multibanda, então use.
Tobias
24 de fevereiro de 2016
Senne eu to com dificuldade quanto ao ride e o clap, eu só ouço o ride, quando o clap não está batendo, o que esta acontecendo, voce conseguiria me dizer?
Carlos, eu costumo usar o Glue Compressor em quase tudo, incluindo nos vocais também… vale a pena experimentar! 🙂
Lucas Darela
16 de abril de 2016
Gostando muito do curso, pretendendo levar a outro nivel com o pacote de curso de masterização, mais a grande pergunta de hoje Senne é que ja procurei em varios sites de torrents e downloads piratas p conseguir um pacote ou pelomenos um plug in da waves, mas ta dificil..kkkkkk teria algum site ou link para indicar??
Lucas, que bom que está gostando do curso! Fico muito feliz.
Agora, sobre sites de pirataria, eu acho bastante anti-ético da minha parte indicá-los, porém no fórum da MkMN vários colegas já postarem sobre isso, dá uma olhada: http://forum.makemusicnow.com.br
Thiago Andreoli
13 de junho de 2016
Senne… Só não estou gostando de uma coisa nas aulas…rss..
A maioria dos plugins de ajustes que vc está utilizando não são nativos..
será que teria à possibilidade de listar alguns que foram utilizados e sites que possam ser comprados?
Tipo.. de saturação e ajustes de kicks..
Thiago, de saturação você pode usar o Saturator do Ableton Live.
Thiago Andreoli
28 de junho de 2016
Não está abrindo a aula..
Rafael Hassegawa
2 de agosto de 2016
Fala teacer, beleuza?
Ow… olha só…
Eu fui tentar usar o snapshot do EQ da Izotope pra ver a diferença de uma música
de referência só que to com o Izotope 7, não consegui achar.. Você sabe como que é
no Izotope 7?
Eu tentei também copiar com o da Fab Filter, mas mesmo deixando ambas no mesmo nível
de volume, na hora de dar EQ Match, ficou completamente nada a ver…
Ele jogou o EQ da minha MUITO pra cima, estando ambas no mesmo volume..
Fiz com o da fab filter jogando o output dela pra pista da minha música
e analizando a EQ de ambas…
Rafa, como não é uma pessoa ouvindo, naturalmente essa análise pode gerar algumas coisas muito extremas, então cabe a você dar uma dosada na quantidade de equalização que esses sistemas de matching fazendo, ou usá-lo como guia para uma equalização sua… não adianta analisar e deixar em 100% o amount, que realmente vai ficar muito estranho.
Rafael Hassegawa
5 de agosto de 2016
hum… beleuza…
to com um fone agora acho que ajuda.. vão ver
arrumei um cantor acho que iraquiano, da região do Golfo… algum pais lá…
#MedoEPanico quando ele mandar, se mandar, o vocal
pq só mexi com acapella ja processada até hoje…
vamos ver oq rola…
thanks
douglassantiago
10 de janeiro de 2017
Senne, tenho uma dúvida sobre o DAW. Pode parecer até meio boba. Quando você agrupa elementos para processá-los juntos, o canal destes elementos deixa de enviar o sinal individualmente para a master e passa a enviar só o do grupo mesmo ou continua mandando o deles e o do grupo tb?
Senne, outra dúvida. Pode-se usar um limiter no final de rack de efeitos do kick para limitá-lo a 0db? Isso é saudável para a mixagem de uma forma geral? Porque tenho medo de precisar de mais pressão do kick e ele não poder me dar por conta disso.
Sim, é uma boa precaução, vc só precisa julgar se o limiter está afetando de forma negativa o Kick.
douglassantiago
11 de janeiro de 2017
Senne, a Waves tb tem um plugin chamado CLA Vocal, que tem vários efeitos além da compressão, como Reverb e Delay. Melhor usar separado como vc fez ou pode-se usar um desses híbridos que citei?
Douglas, não há qualquer problema usar esse plugin, ele é realmente espetacular. A única coisa chata é que limita as possibilidades de processamento de cada um dos efeitos, mas como a qualidade dos efeitos desse plugin é bem boa, então é bem capaz de vc nem precisar disso.
E é justamente essa a função de um plugin como o CLA: poupar trabalho por parte do produtor. Claro que apenas poupar, e não EVITAR.
José Mauricio Dorneles Leal
27 de janeiro de 2017
Senne, muito boa a aula, porém tá atrasado o audio do video :/
Robson Prado Arruda
25 de fevereiro de 2017
Aula magna!
Daniel Martins
16 de março de 2017
Muito boa a aula, mestre, realmente mix é algo impressionante e uma boa mix pode mudar completamente a track. Porém como os colegas já falaram, tudo começa a “descaralhar” a partir de 1h:07m, o que prejudica bastante a compreensão da aula :/
No mais, forte abraço!
Den'Allen
27 de junho de 2017
Tenho algumas dúvidas:
1. Vi uma masterclass do Deadmau5 que ele fala que o ideal é não carregar nada na master e deixar batendo tudo em -6db na master, pra no momento da masterização tu ter um espaço ali pra dar o ganho. Eu vi que nessa mixagem você já jogou uma pancada de plugin e praticamente masterizou para poder mixar, hehe. Pelo que eu entendi…não existe certo e errado, é isso? São apenas técnicas diferentes? Poderia me falar um pouco sobre?
2. Esse TT Dynamic Range é gratuito? Se sim, onde consigo ele?
3. Tem algum plugin que faça essa mesma função de comparar as frequências das referências do Ozone 5 EQ? Não consegui achar ele pra baixar. :/
Por fim, realmente depois de 1h fica bem difícil de acompanhar e entender a aula (pela questão do atraso do áudio em relação ao vídeo e do áudio repetido). Mas acho que já tá na hora de gravar uma sequência nova de projeto final aí, ein? Heheh. Faz mais de 2 anos que gravou essa? Aí aproveita e resolve o problema com o áudio e quem sabe com plugins novos, pegada mais atual (com um bass mais presente) e tal… oq acha? 😀
Victor Ferrari
12 de setembro de 2018
tb queria saber. =/
Wesley
9 de agosto de 2017
Senne na Separação e transformação tudo em áudio . Você Fez com o Kick . um Vídeo que vi do Vintage ele não transforma esse kick em áudio para não perder qualidade. Isso procede ?
Nas aulas de mixagens basicas e avançadas vc recomendava tirar as frequências graves em todos os elementos que na qual nao precisava e fazia aquela “limpa” , ja aqui percebi que vc fez isso ja nos grupos como no DRUMS ao invés de separados. Isso faz alguma diferença ? ou é um modo ou uma maneira de trabalhar que no resultado final será o mesmo ?
Bom dia, SENNE!
1)Tem diferença tirar os stereos dos basses, kick e do que mais for interessante em cada canal dos mesmos (usando mid/side nativo mesmo) OU selecionar ali naquele IMAGER da ozone por exemplo uma banda grave e deixar o BAND WIDTH dela em zero? (em fim, poupa um pouco trabalho).
2)Pra fazer compressão paralela tem diferença jogar em outro canal a compressão paralela OU usar simplesmete o DRY/WET do compressor q ta fazendo a compressão paralela (poupa um esforço legal de ter que ficar ajustando dois KNOBS (os de volume do grupo E mais o volume do canal da compressão paralela) que não estão interligados pra chegar no volume primário em “db” e analisar pra ver se de fato aumentou a percepção de volume).
abraços,
Matheus Baldissarella
1) Tem diferença sim, pois se tiver dois elementos que estão em conflito na mix, o áudio que vai chegar no canal master já vai ser o produto final desse conflito, portanto vc precisa mixar bem tudo antes de chegar no master.
2) É a mesma coisa usar o dry/wet ou usar outro canal.
Rafael Hassegawa
28 de setembro de 2017
Teacher, bele…
Olha só… to estudando compatibilidade MONO/STEREO… essa música foi lançada no Beatport, etc…
eu vi um TUT falando sobre esse +1 / 0 / – 1 no Imager do Izotope…
quando a música ta em MONO, o ponteiro não sai do -1…
se baixar do zero, é pq nao ta compatível o MONO com Stereo…
aí beleza… essa música, no b down, quando ta tocando o piano junto com PADs, eles tão bem abertos no estereo, aparentemente, e o ponteiro fica abaixo do 0 em alguns momentos (foto em anexo)…
se eu deixo a música em mono pelo Izotope, logicamente o piano e o PAD perdem um pouco da “cor”, digamos, mas não chega a estragar a música, na minha opinião…
minha pergunta é:
tem problema em alguns trechos da música isso acontecer????
essa música tem aguns anos e, analisando uma música do mesmo artista mais atual, nunca fica abaixo do 0, por isso a dúvida, tendeu???
Pergunto pq eu uso muito PADs, piano eu gosto de usar tb, etc…
Rafa, oq eu recomendaria pra vc é justamente dar uma conferida em MONO nessas partes onde vc acha q pode estar havendo cancelamento de fase, pra saber se isso vai ser prejudicial na hora que ouvirem num sistema mono.
valeus teacher….
assisti aqui.. no fim das contas tem q escutar mesmo q ver q q ta rolando…
att
Gabriel Alves
20 de janeiro de 2018
Tio senne, na parte da criação do stereo, como sei onde cada elemento deve permanecer?? Li em alguns lugares, que Kick, Bass,Sub sempre em mono, clap um pouco pra esquerda, pratos pra direita,e as vezes cada lugar fala uma coisa diferente. Sei, que não ha uma receita exata a ser seguida, mas que elementos na hora da mix seria 100% necessário definir onde ele vai ficar? Gosto bastante de usar, shakers, toms, hats, principalmente na hora do break/buildup e as vezes não sei onde deixar cada elemento, não só na hora do break/buildup, como na musica toda. Tentei procurar por uma imagem similar, á uma q você mostra em uma aula, onde mostra o stereo image de musicas no estilo Hip-Hop, porem, para Deep/LowBass/brBass que é o estilo que produzo, mas não encontrei. ajuda noisss.
Gabriel, uma coisa característica de música eletrônica é que não fazemos oq se chama de “hard panning”, ou seja, colocar alguns elementos nos extremos do L ou R da sua mixagem, em música eletrônica as coisas são mais centralizadas.
Mas é claro que alguns elementos são mais abertões, e vc pode sim colocar um detalhe ou outro mais pra um dos lados, afim de ampliar a imagem stereo da track como um todo.
Sub Bass com certeza tem que ser mono, pela sua natureza, mas o Kick e Bass vc querer deixar mono não é das melhores ideias, claro que a parte grave do kick e bass é bom estar no centro, mas o Attack do Kick, e frequências média e agudas do Bass, não necessariamente precisam ser mono.
Sobre elementos de percussão e bateria, como shakers, hi hats, etc, vc pode fazer um jogo de deixar algum deles pra um lado, outros pra outro, pra abrir mais a track no stereo, porém não é legal deixar muito desequilibrado, coisa que é aceitável em música acústica.
O que te recomendo é dar uma ouvida mais crítica nas tracks que vc curte, pra analisar onde fica cada coisa no stereo, e também ouvir suas tracks de referência solando o Mid e o Side delas, pra saber oq habita em cada região.
Rafael Hassegawa
19 de fevereiro de 2018
Teacher, blz?
Tô com uma dúvida…
Olha só… qual a diferença de dar freeze and flatten e de criar um canal de áudio e gravar a pista que tá em midi pra áudio?
Em temos de qualidade, etc?
Freeze and flatten vai transformar em áudio 32 bits, 24 bits?? E gravando em uma pista de áudio faz alguma diferença?
Rafa, eu recomendo que vc tire esse tipo de dúvida fazendo os seus próprios experimentos, ou seja: tanto gravar em tempo real um canal, quanto transformá-lo em áudio pelo freeze/flatten.
Depois é só desligar o warp de ambos, corrigir qualquer atraso que tenha ocorrido na hora da gravação (pra que se alinhem perfeitamente), inverter a fase de um deles, e ouvir pra ver se tem alguma sobra.
Assim vc vai provar pra si próprio se existe alguma diferença.
Rafael Hassegawa
19 de fevereiro de 2018
blz… é que uma vez eu lembro q dei freeze and flatten e fui escutar no fone de ouvido e o áudio veio com uns ruídos… achei muito estranho.. eu ACHO (n tenho certeza) que era por causa do sample rate… eu deixo em 1024 enquanto to fazendo arranjo… aí acho que esqueci de mudar na hora de mixar e uns pads e uns plucks ficaram com uns ruidos… quando eu gravo não fica com ruído… mas não sei se to viajando ou é isso mesmo kkkk de qq forma eu tenho gravado inves de dar freeze and flatten pq fiquei traumatizado, mas nao sei se altera a qualidade do áudio!!! inte
Lacto Moraes
26 de março de 2018
Aula extremamente simples, mas muito bem explicada. Indo pra última!!
MKMN Expert
19 de abril de 2018
Valeu, Lacto!
Tamara Alves
12 de abril de 2018
Senne,além da equalização,quais outros recursos eu posso usar para melhorar a mono comparatibilidade ?
Eu já assisti esse tutorial hein,mas acredito que no momento errado,porque eu era been leiga desse assunto rs.Vou assistir novamente. valeeeu! 😀
MKMN Expert
24 de abril de 2018
Indiquei pelo seu estilo, vocês produzem quase a mesma vertente. Tmj!
Carcamano Sound
15 de maio de 2018
Boa tarde. Estou com dificuldade para exportar as pistas da minha track para mandar para mix e master, quando eu exporto e depois jogo dentro do ableton novamente , as pistas ficam “desalinhadas” o som vira uma bagunça, o problema é na hora de exportar ? O que devo fazer ? Abraço.
MKMN Expert
16 de maio de 2018
Carcamano,
Beleza?
Bom, acredito que seja 2 problemas, warp ligado e precisa ver também se o Start do sample tá zerado. Se não estiver, coloque tudo zerado.
Dica é selecionar todos os clip e ir na aba de sample, desativar warp e zerar o start. Dessa forma poupará tempo ao invés de ir modificando 1 por 1.
Abraço!
Carcamano Sound
16 de maio de 2018
Obrigado pela atenção meu amigo. Irei tentar aqui. Forte abraço
MKMN Expert
16 de maio de 2018
Tamo junto!
Qualquer duvida é só falar.
Abraço
Tamara Alves
12 de junho de 2018
Oi Geenthy,
Vcs poderiam me indicar outras formas de eu trabalhar com a profundidade das minhas faixas além de reverbs ?
Obrigada ! 🙂
MKMN Expert
13 de junho de 2018
Tamara,
Beleza?
Algumas dicas:
EQ para Distância:
– Para colocar algo na parte de trás da mixagem, você deve cortar os baixos e cortar os altos e vice-versa para algo que você quer soar na frente.
– Você pode usar um EQ cortando graves e agudos. Depende muito da sua ideia, aconselho a cortar abaixo de 200 a 150hz e acima de 4k +/-.
– Você pode usar EQ automatizado também, em algumas partes da música fazer o corte, e outras não.
– Dessa forma você criará um contraste na mix, com sons da frente mais brilhantes e a parte de trás mais abafada.
Eco + Reverb:
– Eco com reverb é uma ótima maneira de criar distância, principalmente se você tiver um eco de fita (ou uma emulação de plug-in de um), porque as repetições tendem a ser monótonas e indistintas.
Venho usando alguns desses plugins ,são ótimos ! Muito obrigada hehe …
MKMN Expert
30 de julho de 2018
Tamo junto Tamara,
Qualquer duvida é só falar.
Abraço e gratidão pela confiança.
Matheus Nomassage
19 de junho de 2018
Enfim… chegando onde eu queria!
Rafael Hassegawa
26 de junho de 2018
Teacher, BlZ? Tenho uma dúvida recorrente e nas minhas andanças por tutorial no YouTube não achei a resoores…olha só, eu tenho usado canais de retorno pra delay e Reverb… Até aí tudo bem… Tenho usado TB “buses” prós meus grupos… Eu mando toda bateria prum canal de áudio, instrumentos pra outro, etc, pra depois dar bounce nesses buses pra stem mastering. Quando tô mixando, antes disso dou bounce em todas pistas pra abrir em outro projeto de mixagem onde crio esse bus da vida… Nesse meio tempo, os volumes de pistas separadas mudam, eq, etc… Lá atrás, quando ainda tô no projeto de produção, se eu der bounce nos retornos, os volumes não vão estar fieies aos volumes finais de instrumentos separados por ex, por quando tô mixando posso equalizar mais, alterar volume etc, entendeu? Kkkk meio confuso… Oq eu acabo fazendo e recriando meus reverbs e delays em canais de retorno mesmo por causa disso… Minha dúvida é se isso é o ideal? Eu nos gosto de usar Reverb nem delay nas próprias pistas, só em casos bem específicos. Valeus
MKMN Expert
27 de junho de 2018
Rafael,
Beleza?
Seu modo é valido sim, importante é o que importa, se o resultado for bom, não tem problema nenhum na minha opinião.
Não existe uma regra, canal de retorno é para esse tipo de situação mesmo. 😉
Abraços!
Caraca Muleke
24 de julho de 2018
Ola boa tarde Felipe Senne,como voce tranformou todo projeto em audio eu gostaria de saber , eu sempre transformo todo projeto em audio para essa fase? Obrigado! eu to meio de vagar fazendo o curso por que a vida anda uma correria mais Vamo que vamo.. haha!
MKMN Expert
24 de julho de 2018
Caraca,
Beleza?
Existem outras formas, mas a principal usada aí foi opção “freezer” e depois “Flatten”.
Nas aulas Senne fala sobre. 😉
Abraços
Caraca Muleke
25 de julho de 2018
Obrigado entendi 🙂 Vamo que vamo..wooouuu!! O curso ta bom de mais.
Marcos Paulo Mota
6 de agosto de 2018
Senne, estou trabalhando em uma track que usa umas leads parecidas com a musica You and me do Flume. Porém toda lead que eu crio perde muita informação quando deixo o audio em mono. Analisando a música do Flume percebi que mesmo em mono as leads do drop permanecem bem aparente e com pegada e em estereo elas conseguem ser bem abertas e mantém o timbre sem falhas. E ao escutar só o side dela percebi que quase n tem informação.
Fala, Senne! Blz?
Cara, seguinte:
Estou ainda confuso no que diz respeito à volumes. Principalmente a mix e master.
Estou tentando seguir seus passos, e no projeto final, pelo que me lembro, vc começa com um limiter na master.
Depois, mais pra frente, pelo que vi, vc jogou fora o limiter, e colocou um Sausage Fattener, que como entendi, é um saturador/brickwall/limiter/compressor.
Depois, mais pra frente, vc coloca um utility pras partes mais altas da track baterem no máximo em 0dB, e vc adiciona um Glue Compressor, bem de leve, mantendo o Sausage Fattener.
Aqui, seguindo os mesmos passos, pra ficar com um volume parecido, um Dynamic Range parecido, tive que dar uma aumentadinha no Sausage, e vi que minha master tá vermelhona! Batendo mais de 1dB.
1-Estou fazendo do jeito correto? Devo fazer de outra forma?
2-O TT para Dyn. Range é meio bugado aqui do lado do Windows, acho que por ter que usar um jBridge e não ser tão estável. Existe outro plugin, pagou ou não de 64 bits para fazer o mesmo?
3-Reforço a pergunta de número 1… =/ Estou seguindo a forma “correta”? Sei q não existe jeito certo, e sim vários jeitos, mas achei interessante a ideia de trabalhar com o limiter desde o começo, não precisando trabalhar em volumes baixíssimos, dando volume na interface de áudio… A mix fica mais fácil, e no final com a saturação, compressão, vc n fica com uma “surpresa” do som mudar totalmente.
Me dá uma luz, por favor!
Muito obrigado, Senne!!!
Aprendi demais no curso, e continuo voltando e reassistindo as aulas!
Abraço! =)
MKMN Expert
17 de setembro de 2018
Fala Victor!
Respondendo aqui:
1) Estou fazendo do jeito correto? Devo fazer de outra forma?
– Aconselho a não deixar seu master clipando. Caso isso aconteça, é só diminuir a saída de áudio do plugin que está fazendo clipar.
2) O TT para Dyn. Range é meio bugado aqui do lado do Windows, acho que por ter que usar um jBridge e não ser tão estável. Existe outro plugin, pago ou não de 64 bits para fazer o mesmo?
– Brainwork, Bx Meter 😉
2) Reforço a pergunta de número 1… =/ Estou seguindo a forma “correta”? Sei q não existe jeito certo, e sim vários jeitos, mas achei interessante a ideia de trabalhar com o limiter desde o começo, não precisando trabalhar em volumes baixíssimos, dando volume na interface de áudio… A mix fica mais fácil, e no final com a saturação, compressão, vc n fica com uma “surpresa” do som mudar totalmente.
– É sim! Acredito que a maioria dos produtores já começam com uma pequena compressão no Master.
Espero que tenha resolvido suas questões.
Abraço!
Victor Ferrari
18 de setembro de 2018
Valeu! Ajudou, sim!!!
Vou dar uma olhada no Plugin, e dou um feedback depois se eu me confundir com ele! Haha.
Muito obrigado!
Abraço!
Giovane Nunes
17 de outubro de 2018
No workshop sobre Kick, o Senne tirava o sub bass da frente do kick de outras maneiras. Eu passei a usar o Kickstart para isso. Nessa aula de mix, o Senne usa o LFOTool, e dois amigos produtores profissionais já haviam me falado que o LFOTool é bem melhor para essa função do que o Kickstart (até mesmo para fazer sidechain). É realmente verdade ou é só questão de gosto?
MKMN Expert
17 de outubro de 2018
Fala Giovane,
Ambos tem as mesma função, porém eu acredito que LFOTool é mais cirúrgico. =)
Abraço!
Giovane Nunes
17 de outubro de 2018
Eu tenho uma dúvida com relação a equalização de vocal. Geralmente, eu faço um dobra do vocal que fica em -12st, tanto para variar com o vocal, quanto para criar uma camada grave para o vocal principal. No vocal principal eu removo as frequências graves, mas faria sentido eu remover as frequências graves do vocal em -12 st, sendo que a minha intenção justamente é colocar mais peso? Por outro lado, eu fico com medo dele atrapalhar o kick e soar embolado. Sinceramente, eu não consigo perceber isso de ouvido, até mesmo pelo fato desse “vocal grave” estar em um volume bem baixo.
MKMN Expert
17 de outubro de 2018
Eu gosto de deixar Low End apenas para kick e baixo, mas isso não é uma regra, você deixar sim! Mas pode acontecer de embolar.
Solução que vejo, seria abrir este vocal -12 e deixar ele com mais presença na side (Laterais).
E deixaria Mid (Mono) com corte nos graves, abaixo de 150 a 200 mais ou menos.
Lembrando que isso é uma ideia pessoal. rs
Tamo junto!
Giovane Nunes
16 de janeiro de 2019
Após o término do curso, eu sempre volto nessas aulas de mix e master finais, e me surgiu mais uma dúvida aqui: O que exatamente são esses pontinhos vermelhos que aparecem no Vectorscope do Ozone imager? Está mais ou menos nos 9 minutos da aula.Devo me preocupar com eles caso tenha que tocar minha track em um som mono?
MKMN Expert
16 de janeiro de 2019
É sempre bom ficar alerta e ver se sua track tá soando bem em mono, mas neste caso aí é só diminuir volume do de entrada e o sinal vermelho some.
Luidy Alves
5 de maio de 2019
ME TIRA ESSA DUVIDA ENTÃO, QUANDO TIVER COM AQUELA BARRIGUINHA PRA BAIXO NO OZONE É PRA TIRAR LIMPAR AQUELAS FREQUÊNCIAS E QUANDO TIVER COM A BARRIGUINHA PRA CIMA É PRA ”ADICIONAR ” MAIS FREQUÊNCIAS ?
MKMN Expert
6 de maio de 2019
Faala Luidy, Tudo bom?
Sim, mas não precisa ficar idêntico. É apenas um guia para sua mixagem.
107 Comments
Carlos Pedrotti Geraldes
20 de abril de 2015Que Aula!!! Mixagem é algo que me atrapalho um pouco ainda!! Sensacional Mestre!!!
John Willyan
29 de abril de 2015Grande mestre, essa Mix usando praticamente só o Sausager para comprimir e saturar e o que você tem utilizado??? ou foi apenas para ser mais rápido na aula???
Felippe Senne
29 de abril de 2015John, eu tenho usado bastante ele sim!
M.PROOZ
8 de maio de 2015Cansativa mais Valeu Muito Apena !
Aprendi demais Show de bola.
Silvio Santos
10 de maio de 2015senne, não sei se é só comigo, porem apartir dos 1:28:16 o som ficou fora de sincronia com o video, vc dava play na musica e só um tempinho depois que comecei a ouvir
Alexandro da Silva
9 de junho de 2015a partir do intervalo que começou depois da 1 hora de aula.. uns 8 segundos de atraso..
Luigi De F. Fiamoncini
18 de julho de 2016Provavelmente por causa da latência mesmo… CPU fritando kkk
Neto Morais
11 de junho de 2015Impressão minha ou teve um atraso de audio em determinado momento do video?
Outra coisa, pelo mnos eu acho que não lembro, mas como faz pra agrupar os plugins ?
Seria uma ideia valida já ir agrupando os canais no momento da produção ?
M.PROOZ
15 de junho de 2015sobre o EQUALIZER OZONE 5.
1. Quando o nosso grafico esta acima de 0 DB buscamos mais informação ou tiramos mais informação comparado com a nossa referencia, pode me explicar ?
Joao Correa
8 de outubro de 2015Senne minha duvida é em relação a stereo e mono… eu criei um synth bem legal no massive e usei aquele dimension expander… o problema é que eu quero criar musicas para pista, mas fiquei sabendo que a maioria das pistas o PA é mono… final da historia, minha musica em mono fica super pra baixo… O que devo fazer?
Felippe Senne
8 de outubro de 2015Joao, o ideal é vc fazer um teste pra ver como tá soando em MONO: carregue um Utility no canal Master, depois de todos os plugins que tenham lá, e deixe o Width em 0%. Dessa forma vc vai eliminar toda a informação Stereo, e vai saber como soará numa PA mono.
Marco Antonio Gamba Xavier
28 de fevereiro de 2018neste caso, se soar para baixo e menos viva, o que devo fazer??????
Felippe Senne
28 de fevereiro de 2018Nesse caso vc tem que colocar mais em mono os elementos importantes da sua track, senão eles vão sempre ser perdidos num PA mono.
Marco Antonio Gamba Xavier
1 de março de 2018Mas no caso, o que é importante já está no mono, mas para fazer ambientação, precisa colocar as coisas mais pro stereo, como vou fazer a mixagem na musica se não poderei dar ambiência para a track
Felippe Senne
13 de março de 2018Pra cada escolha, uma renúncia, Marco… se a sua música tem muita informação stereo, sempre haverá perda ao tocar em um sistema mono.
Marco Antonio Gamba Xavier
13 de março de 2018e qual é a escolha da maioria dos dj’s do mundo? Stereo ou mono?
Felippe Senne
15 de março de 2018Aí que está: o objetivo é conseguir uma mix/master que soe bem em ambos, ou seja, stereo que soe relativamente bem em mono.
Marco Antonio Gamba Xavier
15 de março de 2018e para fazer isso o que devo fazer/me atentar?
Felippe Senne
18 de março de 2018Vc precisa ouvir a sua mix em mono, basta colocar o Utility com 0% de width no master, depois dos plugins que possam ter, e ouvir como está soando.
Thiago
18 de fevereiro de 2019Se colocar o Utility no Master com o width zerado dá no mesmo?
MKMN Expert
19 de fevereiro de 2019Utility com 0% de width significa que está no campo mono, Width 200% significa que está em campo stereo.
Mono/Stereo é como se fosse uma bola de futebol, lado de dentro (Mono), lado de fora (Stereo). rs
E esses dois lados formam a bola, por isso é fundamental encher e calibra a bola. rs
Espero que tenha compreendido minha analogia. Abraços.!
Kauan Marcos de Oliveira
10 de outubro de 2015Olá, Felippe. Gostaria de saber se tem como fazer um som com informações só “side” passar a ter informações “mid”. A situação é a seguinte, peguei um sample de arpejo com um timbre bem rico, e tirei todo o “mid”, então usei ele como “ambiência” pra música, mas em mono vai sumir, claro. então existe essa possibilidade? (não pretendo utilizar a informação mid do sample, porque é completamente diferente da “side”, ja tentei e fica totalmente nada a ver, eu não quero a “abertura” do sample side, e sim o “timbre” dele) valeu, abraço!
Felippe Senne
12 de outubro de 2015Kauan, excelente pergunta! Tem uma solução bem simples pra isso: se você usa o Ableton Live, então é só pegar o Utility e colocar pra que ele reproduza em mono a informação de apenas um dos lados do Stereo. Pra isso é só selecionar o Right ou Left naquele seletor que mostro na imagem anexada.
Benito Junior
17 de dezembro de 2015Senne, depois de muito procurar não achei o oszillos pra baixar, existe algum semelhante?
Felippe Senne
17 de dezembro de 2015Benito, é só baixar por aqui: http://www.dontcrack.com/freeware/downloads.php/id/6102/software/Oszillos-Mega-Scope/
Benito Junior
20 de dezembro de 2015Obrigado Senne !!
Benito Junior
23 de dezembro de 2015Buenas Felipe ! minha duvida eh em relação aos volumes de cada grupo ou channel. Por ex: Qndo começou a aplicar o sausage pra saturar e depois comprimiu o kick, como eu determino o volume final dele? 0.0 db ? Depois de comprimir pq não voltar o kick no volume original? e por fim, depois de comprimir todos os elementos que requerem isso, como posso determinar o volume do channel? Posso usar o limiter invés do fader do channel? (OBS: Eu mixo geralmente baixinho, começando com kick em -10.0 db)
Felippe Senne
25 de dezembro de 2015Benito, essa questão de volumes durante a produção e mixagem é muito pessoal, tem gente que prefere mixar baixinho, outros (como eu) já gostam de produzir com o Kick batendo em 0db, que é o volume que ele vai bater quando a track já estiver masterizada e pronta pra tocar.
Eu prefiro dessa forma pq, na hora que for maximizar o volume e comprimir a track, pode ser que todo o equilíbrio que vc fez se perca (ex: kick ficar distorcido e alto demais, elementos que estavam baixos vem pra cara, agudos irritantes, etc), por isso que já começo pensando no produto final.
Benito Junior
25 de dezembro de 2015Poxa muito obrigado Senne !! Eu realmente mixava baixo e tinha esse problema !! E assim que mudei de estratégia ficou imensamente mais simples o processo todo de mix e master !! Vlww mais uma vez !!
IB Israel B
21 de janeiro de 2016Eu também estou tendo problemas com esse video!
Ele nao carrega mais a partir dos 50 minutos, ja tentei muitas vezes…
Felippe Senne
21 de janeiro de 2016Que estranho, Israel, vc já experimentou usar outro navegador?
IB Israel B
21 de janeiro de 2016Tentei todos que tenho!!
Safari, Chrome e Firefox..
No Chrome ele voltou a funcionar, mas quando bateu 1:05:00 hora, o video aparece carregado, mas vai cortando na mesma..
Vou ter que deixar essa aula pra traz eu acho…
Sem problemas..
Diego
22 de janeiro de 2016Senne, meu canal master do fl studio sempre vem carregado um Limiter…. é necessario abrir um compressor multibanda também ou deixar apenas Limiter ?
Felippe Senne
23 de janeiro de 2016Diego, isso vai do seu gosto, se você sentir que há necessidade de compressão multibanda, então use.
Tobias
24 de fevereiro de 2016Senne eu to com dificuldade quanto ao ride e o clap, eu só ouço o ride, quando o clap não está batendo, o que esta acontecendo, voce conseguiria me dizer?
Felippe Senne
25 de fevereiro de 2016Tobias é uma questão de Física: se vc quer ouvir mais o Ride do que o Clap, então abaixe o volume do Clap. 😛
Tobias
25 de fevereiro de 2016justamente, foi isso mesmo que fiz.. pensei que estivesse tendo um cancelamento de fases kakak
Carlos Santos Jr.
2 de março de 2016@felippesenne:disqus n tenho esse CLA-2A tem outro compressor para o vocal que vc recomenda? vlw ;D
Felippe Senne
2 de março de 2016Carlos, eu costumo usar o Glue Compressor em quase tudo, incluindo nos vocais também… vale a pena experimentar! 🙂
Lucas Darela
16 de abril de 2016Gostando muito do curso, pretendendo levar a outro nivel com o pacote de curso de masterização, mais a grande pergunta de hoje Senne é que ja procurei em varios sites de torrents e downloads piratas p conseguir um pacote ou pelomenos um plug in da waves, mas ta dificil..kkkkkk teria algum site ou link para indicar??
Felippe Senne
16 de abril de 2016Lucas, que bom que está gostando do curso! Fico muito feliz.
Agora, sobre sites de pirataria, eu acho bastante anti-ético da minha parte indicá-los, porém no fórum da MkMN vários colegas já postarem sobre isso, dá uma olhada: http://forum.makemusicnow.com.br
Thiago Andreoli
13 de junho de 2016Senne… Só não estou gostando de uma coisa nas aulas…rss..
A maioria dos plugins de ajustes que vc está utilizando não são nativos..
será que teria à possibilidade de listar alguns que foram utilizados e sites que possam ser comprados?
Tipo.. de saturação e ajustes de kicks..
Felippe Senne
29 de junho de 2016Thiago, de saturação você pode usar o Saturator do Ableton Live.
Thiago Andreoli
28 de junho de 2016Não está abrindo a aula..
Rafael Hassegawa
2 de agosto de 2016Fala teacer, beleuza?
Ow… olha só…
Eu fui tentar usar o snapshot do EQ da Izotope pra ver a diferença de uma música
de referência só que to com o Izotope 7, não consegui achar.. Você sabe como que é
no Izotope 7?
Eu tentei também copiar com o da Fab Filter, mas mesmo deixando ambas no mesmo nível
de volume, na hora de dar EQ Match, ficou completamente nada a ver…
Ele jogou o EQ da minha MUITO pra cima, estando ambas no mesmo volume..
Fiz com o da fab filter jogando o output dela pra pista da minha música
e analizando a EQ de ambas…
Então num rolou… Rola um help?
Abs
Rafa
Felippe Senne
5 de agosto de 2016Rafa, como não é uma pessoa ouvindo, naturalmente essa análise pode gerar algumas coisas muito extremas, então cabe a você dar uma dosada na quantidade de equalização que esses sistemas de matching fazendo, ou usá-lo como guia para uma equalização sua… não adianta analisar e deixar em 100% o amount, que realmente vai ficar muito estranho.
Rafael Hassegawa
5 de agosto de 2016hum… beleuza…
to com um fone agora acho que ajuda.. vão ver
arrumei um cantor acho que iraquiano, da região do Golfo… algum pais lá…
#MedoEPanico quando ele mandar, se mandar, o vocal
pq só mexi com acapella ja processada até hoje…
vamos ver oq rola…
thanks
douglassantiago
10 de janeiro de 2017Senne, tenho uma dúvida sobre o DAW. Pode parecer até meio boba. Quando você agrupa elementos para processá-los juntos, o canal destes elementos deixa de enviar o sinal individualmente para a master e passa a enviar só o do grupo mesmo ou continua mandando o deles e o do grupo tb?
Felippe Senne
10 de janeiro de 2017Douglas, só para o grupo.
douglassantiago
10 de janeiro de 2017Senne, outra dúvida. Pode-se usar um limiter no final de rack de efeitos do kick para limitá-lo a 0db? Isso é saudável para a mixagem de uma forma geral? Porque tenho medo de precisar de mais pressão do kick e ele não poder me dar por conta disso.
Felippe Senne
10 de janeiro de 2017Sim, é uma boa precaução, vc só precisa julgar se o limiter está afetando de forma negativa o Kick.
douglassantiago
11 de janeiro de 2017Senne, a Waves tb tem um plugin chamado CLA Vocal, que tem vários efeitos além da compressão, como Reverb e Delay. Melhor usar separado como vc fez ou pode-se usar um desses híbridos que citei?
Felippe Senne
11 de janeiro de 2017Douglas, não há qualquer problema usar esse plugin, ele é realmente espetacular. A única coisa chata é que limita as possibilidades de processamento de cada um dos efeitos, mas como a qualidade dos efeitos desse plugin é bem boa, então é bem capaz de vc nem precisar disso.
E é justamente essa a função de um plugin como o CLA: poupar trabalho por parte do produtor. Claro que apenas poupar, e não EVITAR.
José Mauricio Dorneles Leal
27 de janeiro de 2017Senne, muito boa a aula, porém tá atrasado o audio do video :/
Robson Prado Arruda
25 de fevereiro de 2017Aula magna!
Daniel Martins
16 de março de 2017Muito boa a aula, mestre, realmente mix é algo impressionante e uma boa mix pode mudar completamente a track. Porém como os colegas já falaram, tudo começa a “descaralhar” a partir de 1h:07m, o que prejudica bastante a compreensão da aula :/
No mais, forte abraço!
Den'Allen
27 de junho de 2017Tenho algumas dúvidas:
1. Vi uma masterclass do Deadmau5 que ele fala que o ideal é não carregar nada na master e deixar batendo tudo em -6db na master, pra no momento da masterização tu ter um espaço ali pra dar o ganho. Eu vi que nessa mixagem você já jogou uma pancada de plugin e praticamente masterizou para poder mixar, hehe. Pelo que eu entendi…não existe certo e errado, é isso? São apenas técnicas diferentes? Poderia me falar um pouco sobre?
2. Esse TT Dynamic Range é gratuito? Se sim, onde consigo ele?
3. Tem algum plugin que faça essa mesma função de comparar as frequências das referências do Ozone 5 EQ? Não consegui achar ele pra baixar. :/
Por fim, realmente depois de 1h fica bem difícil de acompanhar e entender a aula (pela questão do atraso do áudio em relação ao vídeo e do áudio repetido). Mas acho que já tá na hora de gravar uma sequência nova de projeto final aí, ein? Heheh. Faz mais de 2 anos que gravou essa? Aí aproveita e resolve o problema com o áudio e quem sabe com plugins novos, pegada mais atual (com um bass mais presente) e tal… oq acha? 😀
Victor Ferrari
12 de setembro de 2018tb queria saber. =/
Wesley
9 de agosto de 2017Senne na Separação e transformação tudo em áudio . Você Fez com o Kick . um Vídeo que vi do Vintage ele não transforma esse kick em áudio para não perder qualidade. Isso procede ?
Felippe Senne
9 de agosto de 2017É só transformar em áudio e desligar o warp (no caso do Ableton Live) que não muda nada.
Wesley
9 de agosto de 2017O Segredo e da Mixagem e você desda criação dos elementos ja criando uma ´´suavidade“
Patrick Alves
9 de setembro de 2017Fala ae Senne, beleza ?
Nas aulas de mixagens basicas e avançadas vc recomendava tirar as frequências graves em todos os elementos que na qual nao precisava e fazia aquela “limpa” , ja aqui percebi que vc fez isso ja nos grupos como no DRUMS ao invés de separados. Isso faz alguma diferença ? ou é um modo ou uma maneira de trabalhar que no resultado final será o mesmo ?
Felippe Senne
11 de setembro de 2017Patrick, é só uma questão de gosto mesmo, além de poupar processamento, já que nesse caso vc vai usar apenas um EQ, ao invés de vários em cada canal.
Patrick Alves
11 de setembro de 2017Show de bola . . valeu 🙂
Matheus Baldissarella
12 de setembro de 2017Bom dia, SENNE!
1)Tem diferença tirar os stereos dos basses, kick e do que mais for interessante em cada canal dos mesmos (usando mid/side nativo mesmo) OU selecionar ali naquele IMAGER da ozone por exemplo uma banda grave e deixar o BAND WIDTH dela em zero? (em fim, poupa um pouco trabalho).
2)Pra fazer compressão paralela tem diferença jogar em outro canal a compressão paralela OU usar simplesmete o DRY/WET do compressor q ta fazendo a compressão paralela (poupa um esforço legal de ter que ficar ajustando dois KNOBS (os de volume do grupo E mais o volume do canal da compressão paralela) que não estão interligados pra chegar no volume primário em “db” e analisar pra ver se de fato aumentou a percepção de volume).
abraços,
Matheus Baldissarella
Felippe Senne
15 de setembro de 2017Matheus, ótimas perguntas.
1) Tem diferença sim, pois se tiver dois elementos que estão em conflito na mix, o áudio que vai chegar no canal master já vai ser o produto final desse conflito, portanto vc precisa mixar bem tudo antes de chegar no master.
2) É a mesma coisa usar o dry/wet ou usar outro canal.
Rafael Hassegawa
28 de setembro de 2017Teacher, bele…
Olha só… to estudando compatibilidade MONO/STEREO… essa música foi lançada no Beatport, etc…
eu vi um TUT falando sobre esse +1 / 0 / – 1 no Imager do Izotope…
quando a música ta em MONO, o ponteiro não sai do -1…
se baixar do zero, é pq nao ta compatível o MONO com Stereo…
aí beleza… essa música, no b down, quando ta tocando o piano junto com PADs, eles tão bem abertos no estereo, aparentemente, e o ponteiro fica abaixo do 0 em alguns momentos (foto em anexo)…
se eu deixo a música em mono pelo Izotope, logicamente o piano e o PAD perdem um pouco da “cor”, digamos, mas não chega a estragar a música, na minha opinião…
minha pergunta é:
tem problema em alguns trechos da música isso acontecer????
essa música tem aguns anos e, analisando uma música do mesmo artista mais atual, nunca fica abaixo do 0, por isso a dúvida, tendeu???
Pergunto pq eu uso muito PADs, piano eu gosto de usar tb, etc…
Att
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Felippe Senne
30 de setembro de 2017Rafa, oq eu recomendaria pra vc é justamente dar uma conferida em MONO nessas partes onde vc acha q pode estar havendo cancelamento de fase, pra saber se isso vai ser prejudicial na hora que ouvirem num sistema mono.
Dá uma olhada nesses posts, acho que podem te ajudar:
http://makemusicnow.com.br/a1stereocontrol-excelente-plugin-gratis-de-tratamento-stereo/
http://makemusicnow.com.br/tutorial-como-melhorar-a-mono-compatibilidade/
Se tiver mais alguma dúvida é só falar.
Rafael Hassegawa
2 de outubro de 2017valeus teacher….
assisti aqui.. no fim das contas tem q escutar mesmo q ver q q ta rolando…
att
Gabriel Alves
20 de janeiro de 2018Tio senne, na parte da criação do stereo, como sei onde cada elemento deve permanecer?? Li em alguns lugares, que Kick, Bass,Sub sempre em mono, clap um pouco pra esquerda, pratos pra direita,e as vezes cada lugar fala uma coisa diferente. Sei, que não ha uma receita exata a ser seguida, mas que elementos na hora da mix seria 100% necessário definir onde ele vai ficar? Gosto bastante de usar, shakers, toms, hats, principalmente na hora do break/buildup e as vezes não sei onde deixar cada elemento, não só na hora do break/buildup, como na musica toda. Tentei procurar por uma imagem similar, á uma q você mostra em uma aula, onde mostra o stereo image de musicas no estilo Hip-Hop, porem, para Deep/LowBass/brBass que é o estilo que produzo, mas não encontrei. ajuda noisss.
Felippe Senne
22 de janeiro de 2018Gabriel, uma coisa característica de música eletrônica é que não fazemos oq se chama de “hard panning”, ou seja, colocar alguns elementos nos extremos do L ou R da sua mixagem, em música eletrônica as coisas são mais centralizadas.
Mas é claro que alguns elementos são mais abertões, e vc pode sim colocar um detalhe ou outro mais pra um dos lados, afim de ampliar a imagem stereo da track como um todo.
Sub Bass com certeza tem que ser mono, pela sua natureza, mas o Kick e Bass vc querer deixar mono não é das melhores ideias, claro que a parte grave do kick e bass é bom estar no centro, mas o Attack do Kick, e frequências média e agudas do Bass, não necessariamente precisam ser mono.
Sobre elementos de percussão e bateria, como shakers, hi hats, etc, vc pode fazer um jogo de deixar algum deles pra um lado, outros pra outro, pra abrir mais a track no stereo, porém não é legal deixar muito desequilibrado, coisa que é aceitável em música acústica.
O que te recomendo é dar uma ouvida mais crítica nas tracks que vc curte, pra analisar onde fica cada coisa no stereo, e também ouvir suas tracks de referência solando o Mid e o Side delas, pra saber oq habita em cada região.
Rafael Hassegawa
19 de fevereiro de 2018Teacher, blz?
Tô com uma dúvida…
Olha só… qual a diferença de dar freeze and flatten e de criar um canal de áudio e gravar a pista que tá em midi pra áudio?
Em temos de qualidade, etc?
Freeze and flatten vai transformar em áudio 32 bits, 24 bits?? E gravando em uma pista de áudio faz alguma diferença?
Att
Felippe Senne
19 de fevereiro de 2018Rafa, eu recomendo que vc tire esse tipo de dúvida fazendo os seus próprios experimentos, ou seja: tanto gravar em tempo real um canal, quanto transformá-lo em áudio pelo freeze/flatten.
Depois é só desligar o warp de ambos, corrigir qualquer atraso que tenha ocorrido na hora da gravação (pra que se alinhem perfeitamente), inverter a fase de um deles, e ouvir pra ver se tem alguma sobra.
Assim vc vai provar pra si próprio se existe alguma diferença.
Rafael Hassegawa
19 de fevereiro de 2018blz… é que uma vez eu lembro q dei freeze and flatten e fui escutar no fone de ouvido e o áudio veio com uns ruídos… achei muito estranho.. eu ACHO (n tenho certeza) que era por causa do sample rate… eu deixo em 1024 enquanto to fazendo arranjo… aí acho que esqueci de mudar na hora de mixar e uns pads e uns plucks ficaram com uns ruidos… quando eu gravo não fica com ruído… mas não sei se to viajando ou é isso mesmo kkkk de qq forma eu tenho gravado inves de dar freeze and flatten pq fiquei traumatizado, mas nao sei se altera a qualidade do áudio!!! inte
Lacto Moraes
26 de março de 2018Aula extremamente simples, mas muito bem explicada. Indo pra última!!
MKMN Expert
19 de abril de 2018Valeu, Lacto!
Tamara Alves
12 de abril de 2018Senne,além da equalização,quais outros recursos eu posso usar para melhorar a mono comparatibilidade ?
MKMN Expert
19 de abril de 2018Tamara, beleza?
Aconselho assistir este Workshop do Mestre Salata. Tem dicas valiosas sobre mono compatibilidade. 😉
https://www.youtube.com/watch?v=Nj2nnsKZgro
Tamara Alves
23 de abril de 2018Eu já assisti esse tutorial hein,mas acredito que no momento errado,porque eu era been leiga desse assunto rs.Vou assistir novamente. valeeeu! 😀
MKMN Expert
24 de abril de 2018Indiquei pelo seu estilo, vocês produzem quase a mesma vertente. Tmj!
Carcamano Sound
15 de maio de 2018Boa tarde. Estou com dificuldade para exportar as pistas da minha track para mandar para mix e master, quando eu exporto e depois jogo dentro do ableton novamente , as pistas ficam “desalinhadas” o som vira uma bagunça, o problema é na hora de exportar ? O que devo fazer ? Abraço.
MKMN Expert
16 de maio de 2018Carcamano,
Beleza?
Bom, acredito que seja 2 problemas, warp ligado e precisa ver também se o Start do sample tá zerado. Se não estiver, coloque tudo zerado.
Dica é selecionar todos os clip e ir na aba de sample, desativar warp e zerar o start. Dessa forma poupará tempo ao invés de ir modificando 1 por 1.
Abraço!
Carcamano Sound
16 de maio de 2018Obrigado pela atenção meu amigo. Irei tentar aqui. Forte abraço
MKMN Expert
16 de maio de 2018Tamo junto!
Qualquer duvida é só falar.
Abraço
Tamara Alves
12 de junho de 2018Oi Geenthy,
Vcs poderiam me indicar outras formas de eu trabalhar com a profundidade das minhas faixas além de reverbs ?
Obrigada ! 🙂
MKMN Expert
13 de junho de 2018Tamara,
Beleza?
Algumas dicas:
EQ para Distância:
– Para colocar algo na parte de trás da mixagem, você deve cortar os baixos e cortar os altos e vice-versa para algo que você quer soar na frente.
– Você pode usar um EQ cortando graves e agudos. Depende muito da sua ideia, aconselho a cortar abaixo de 200 a 150hz e acima de 4k +/-.
– Você pode usar EQ automatizado também, em algumas partes da música fazer o corte, e outras não.
– Dessa forma você criará um contraste na mix, com sons da frente mais brilhantes e a parte de trás mais abafada.
Eco + Reverb:
– Eco com reverb é uma ótima maneira de criar distância, principalmente se você tiver um eco de fita (ou uma emulação de plug-in de um), porque as repetições tendem a ser monótonas e indistintas.
Vai uma dica de Plugins que achei aqui:
https://blog.landr.com/5-free-vst-plugins-give-depth-mix/
Espero que tenha gostado das dicas.
Abraço!
Tamara Alves
27 de julho de 2018Venho usando alguns desses plugins ,são ótimos ! Muito obrigada hehe …
MKMN Expert
30 de julho de 2018Tamo junto Tamara,
Qualquer duvida é só falar.
Abraço e gratidão pela confiança.
Matheus Nomassage
19 de junho de 2018Enfim… chegando onde eu queria!
Rafael Hassegawa
26 de junho de 2018Teacher, BlZ? Tenho uma dúvida recorrente e nas minhas andanças por tutorial no YouTube não achei a resoores…olha só, eu tenho usado canais de retorno pra delay e Reverb… Até aí tudo bem… Tenho usado TB “buses” prós meus grupos… Eu mando toda bateria prum canal de áudio, instrumentos pra outro, etc, pra depois dar bounce nesses buses pra stem mastering. Quando tô mixando, antes disso dou bounce em todas pistas pra abrir em outro projeto de mixagem onde crio esse bus da vida… Nesse meio tempo, os volumes de pistas separadas mudam, eq, etc… Lá atrás, quando ainda tô no projeto de produção, se eu der bounce nos retornos, os volumes não vão estar fieies aos volumes finais de instrumentos separados por ex, por quando tô mixando posso equalizar mais, alterar volume etc, entendeu? Kkkk meio confuso… Oq eu acabo fazendo e recriando meus reverbs e delays em canais de retorno mesmo por causa disso… Minha dúvida é se isso é o ideal? Eu nos gosto de usar Reverb nem delay nas próprias pistas, só em casos bem específicos. Valeus
MKMN Expert
27 de junho de 2018Rafael,
Beleza?
Seu modo é valido sim, importante é o que importa, se o resultado for bom, não tem problema nenhum na minha opinião.
Não existe uma regra, canal de retorno é para esse tipo de situação mesmo. 😉
Abraços!
Caraca Muleke
24 de julho de 2018Ola boa tarde Felipe Senne,como voce tranformou todo projeto em audio eu gostaria de saber , eu sempre transformo todo projeto em audio para essa fase? Obrigado! eu to meio de vagar fazendo o curso por que a vida anda uma correria mais Vamo que vamo.. haha!
MKMN Expert
24 de julho de 2018Caraca,
Beleza?
Existem outras formas, mas a principal usada aí foi opção “freezer” e depois “Flatten”.
Nas aulas Senne fala sobre. 😉
Abraços
Caraca Muleke
25 de julho de 2018Obrigado entendi 🙂 Vamo que vamo..wooouuu!! O curso ta bom de mais.
Marcos Paulo Mota
6 de agosto de 2018Senne, estou trabalhando em uma track que usa umas leads parecidas com a musica You and me do Flume. Porém toda lead que eu crio perde muita informação quando deixo o audio em mono. Analisando a música do Flume percebi que mesmo em mono as leads do drop permanecem bem aparente e com pegada e em estereo elas conseguem ser bem abertas e mantém o timbre sem falhas. E ao escutar só o side dela percebi que quase n tem informação.
Alguma dica de como posso fazer isso?
MKMN Expert
6 de agosto de 2018Marcos,
Beleza pura?
Existes varias maneiras, mas aconselho a estuda essa técnica aqui de inicio:
https://makemusicnow.com.br/tutorial-como-melhorar-a-mono-compatibilidade/
Segredo está no controle m/s.
Abraços!
Victor Ferrari
13 de setembro de 2018Fala, Senne! Blz?
Cara, seguinte:
Estou ainda confuso no que diz respeito à volumes. Principalmente a mix e master.
Estou tentando seguir seus passos, e no projeto final, pelo que me lembro, vc começa com um limiter na master.
Depois, mais pra frente, pelo que vi, vc jogou fora o limiter, e colocou um Sausage Fattener, que como entendi, é um saturador/brickwall/limiter/compressor.
Depois, mais pra frente, vc coloca um utility pras partes mais altas da track baterem no máximo em 0dB, e vc adiciona um Glue Compressor, bem de leve, mantendo o Sausage Fattener.
Aqui, seguindo os mesmos passos, pra ficar com um volume parecido, um Dynamic Range parecido, tive que dar uma aumentadinha no Sausage, e vi que minha master tá vermelhona! Batendo mais de 1dB.
1-Estou fazendo do jeito correto? Devo fazer de outra forma?
2-O TT para Dyn. Range é meio bugado aqui do lado do Windows, acho que por ter que usar um jBridge e não ser tão estável. Existe outro plugin, pagou ou não de 64 bits para fazer o mesmo?
3-Reforço a pergunta de número 1… =/ Estou seguindo a forma “correta”? Sei q não existe jeito certo, e sim vários jeitos, mas achei interessante a ideia de trabalhar com o limiter desde o começo, não precisando trabalhar em volumes baixíssimos, dando volume na interface de áudio… A mix fica mais fácil, e no final com a saturação, compressão, vc n fica com uma “surpresa” do som mudar totalmente.
Me dá uma luz, por favor!
Muito obrigado, Senne!!!
Aprendi demais no curso, e continuo voltando e reassistindo as aulas!
Abraço! =)
MKMN Expert
17 de setembro de 2018Fala Victor!
Respondendo aqui:
1) Estou fazendo do jeito correto? Devo fazer de outra forma?
– Aconselho a não deixar seu master clipando. Caso isso aconteça, é só diminuir a saída de áudio do plugin que está fazendo clipar.
2) O TT para Dyn. Range é meio bugado aqui do lado do Windows, acho que por ter que usar um jBridge e não ser tão estável. Existe outro plugin, pago ou não de 64 bits para fazer o mesmo?
– Brainwork, Bx Meter 😉
2) Reforço a pergunta de número 1… =/ Estou seguindo a forma “correta”? Sei q não existe jeito certo, e sim vários jeitos, mas achei interessante a ideia de trabalhar com o limiter desde o começo, não precisando trabalhar em volumes baixíssimos, dando volume na interface de áudio… A mix fica mais fácil, e no final com a saturação, compressão, vc n fica com uma “surpresa” do som mudar totalmente.
– É sim! Acredito que a maioria dos produtores já começam com uma pequena compressão no Master.
Espero que tenha resolvido suas questões.
Abraço!
Victor Ferrari
18 de setembro de 2018Valeu! Ajudou, sim!!!
Vou dar uma olhada no Plugin, e dou um feedback depois se eu me confundir com ele! Haha.
Muito obrigado!
Abraço!
Giovane Nunes
17 de outubro de 2018No workshop sobre Kick, o Senne tirava o sub bass da frente do kick de outras maneiras. Eu passei a usar o Kickstart para isso. Nessa aula de mix, o Senne usa o LFOTool, e dois amigos produtores profissionais já haviam me falado que o LFOTool é bem melhor para essa função do que o Kickstart (até mesmo para fazer sidechain). É realmente verdade ou é só questão de gosto?
MKMN Expert
17 de outubro de 2018Fala Giovane,
Ambos tem as mesma função, porém eu acredito que LFOTool é mais cirúrgico. =)
Abraço!
Giovane Nunes
17 de outubro de 2018Eu tenho uma dúvida com relação a equalização de vocal. Geralmente, eu faço um dobra do vocal que fica em -12st, tanto para variar com o vocal, quanto para criar uma camada grave para o vocal principal. No vocal principal eu removo as frequências graves, mas faria sentido eu remover as frequências graves do vocal em -12 st, sendo que a minha intenção justamente é colocar mais peso? Por outro lado, eu fico com medo dele atrapalhar o kick e soar embolado. Sinceramente, eu não consigo perceber isso de ouvido, até mesmo pelo fato desse “vocal grave” estar em um volume bem baixo.
MKMN Expert
17 de outubro de 2018Eu gosto de deixar Low End apenas para kick e baixo, mas isso não é uma regra, você deixar sim! Mas pode acontecer de embolar.
Solução que vejo, seria abrir este vocal -12 e deixar ele com mais presença na side (Laterais).
E deixaria Mid (Mono) com corte nos graves, abaixo de 150 a 200 mais ou menos.
Lembrando que isso é uma ideia pessoal. rs
Tamo junto!
Giovane Nunes
16 de janeiro de 2019Após o término do curso, eu sempre volto nessas aulas de mix e master finais, e me surgiu mais uma dúvida aqui: O que exatamente são esses pontinhos vermelhos que aparecem no Vectorscope do Ozone imager? Está mais ou menos nos 9 minutos da aula.Devo me preocupar com eles caso tenha que tocar minha track em um som mono?
MKMN Expert
16 de janeiro de 2019É sempre bom ficar alerta e ver se sua track tá soando bem em mono, mas neste caso aí é só diminuir volume do de entrada e o sinal vermelho some.
Luidy Alves
5 de maio de 2019ME TIRA ESSA DUVIDA ENTÃO, QUANDO TIVER COM AQUELA BARRIGUINHA PRA BAIXO NO OZONE É PRA TIRAR LIMPAR AQUELAS FREQUÊNCIAS E QUANDO TIVER COM A BARRIGUINHA PRA CIMA É PRA ”ADICIONAR ” MAIS FREQUÊNCIAS ?
MKMN Expert
6 de maio de 2019Faala Luidy, Tudo bom?
Sim, mas não precisa ficar idêntico. É apenas um guia para sua mixagem.