08:45 Eu nunca ri tanto ! “O kick na cor vermelha porque soa mais analógico”
Kauan Marcos de Oliveira
14 de julho de 2015
Olá, Felippe, estou com um problema aqui que nunca me aconteceu… Geralmente quando eu estou com a estrutura da track finalizada, aquele número que mostra uma porcentagem em relação a CPU ja fica com uns, 50, 60%, e até aí beleza, e mesmo trabalhando assim, nunca me deu problema (só pequenas travadinhas as vezes) mas o que acontece agora é que eu estou trabalhando com tudo em áudio e sem processamentos, a CPU está trabalhando com uma média de 12% maaaaasss ta travando demais!!! nao sei bem se a palavra é “travando” mas aquele “D” que fica do lado da porcentagem está acendendo toda hora, e o áudio para de reproduzir!! quer dizer, quando trabalho com 60% da CPU, nunca acontece isso, mas agora com tudo em áudio e trabalhando com uns 12% ta difícil de dar play aqui, vc tem ideia do que seja? valeu
Kauan, o D significa que está tendo problemas ao ler o disco, por acaso você tá usando os samples num HD externo? De qualquer forma te recomendo aumentar o Buffer pro máximo que puder, isso vai dar uma aliviada geral.
Kauan Marcos de Oliveira
14 de julho de 2015
Consegui resolver o problema apenas apagando os silencios dos audios!! de qualquer forma, valeuu!
Djimon
27 de julho de 2015
Senne, não recebi o e-mail pra envio do projeto final, como eu faço?
Djimon, envie um email com o link de sua track e seu nome completo para [email protected], pra que possamos analisá-la e emitir seu certificado de conclusão! 🙂
Kass
16 de dezembro de 2015
Senne, no caso do Inflator, quando a função “Clip 0 db” estiver ativada, significa que o plugin vai “segurar” todo o sinal que ultrapassar o 0 db?
E no caso do Sausage no final do canal master, tu usou ele como um limiter? Porque lembro que na master do módulo avançado, tu usou o L2 no final do canal…
E sobre o Sausage, eu usei ele como uma espécie de Limiter e Saturador, dessa forma ele impede que passe de 0dB, e os picos de volume são saturados, o que ajuda a ter mais loudness e diminuir a perda de punch (coisa que rola com limiters normais).
Kass
17 de dezembro de 2015
Show de bola, valeuu, Senne!!
jonathans
28 de janeiro de 2016
Senne, a mais de um mês concluir e curso e enviei a minha primeira track ( projeto final ). Porém, até agora não recebi nenhum e-mail, com meu certificado etc. Queria saber se é normal esse tempo pra chegar o certificado, ou se as vezes voce não viu o e-mail etc.
Abraço senne. Já estou com saudades das aulas! É nós.
Jon, acredito que houve algum problema no envio do email, pois já fizemos seu Certificado. Vou conferir aqui o que houve, e obrigado por avisar. Abração!
Jon, não recebi mesmo, encaminha por favor pro email [email protected]
jonathans
19 de fevereiro de 2016
tabom professor, fica tranquilo . posso te mostrar mais uma produçao minha fora essa do projeto final ? vou enviar o link aqui.
bom. esse é o link da track do projeto final : https://soundcloud.com/user-25560086/podemos-ser/s-spDYX
e esse é o link de mais uma que produzir, mas a masterizaçao dessa não é official ainda .
Jon, pode usá-la sim como Projeto Final, com certeza! Só te peço que mande tudo isso por email pra [email protected].
Abraçoss
jonathans
1 de março de 2016
enviei j´senne
Paulo Ricardo
10 de fevereiro de 2016
Oii Senne, vai fazer uns 5 dias que eu enviei no seu email da MKMN meu projeto final, e gostaria de saber quando vc irá visualizar e me passar o certificado e um feedback ? Eu precisei de 4 meses para conseguir fazer a minha track soar o melhor possível que eu consegui. Foi muita dedicação paciência e esforço, e gostaria de pelo menos um mínimo de reconhecimento pq foi bem puxado. Mais pra frente irei fazer alguns ajustes e correções em minha track para depois enviar o meu bootleg para a Gravadora Bliss Corporation, pois já entrei em contato com eles pedindo autorização para chamar meu bootleg de Remix. Eles me enviaram um email de resposta dizendo que vão autorizar assim que eu enviar o Link de minha track para eles. Mas antes de eu enviar gostaria de um retorno seu, pois a gravadora gringa já me deu respostas e preciso de seu feedback. Obrigado Senne ficarei no aguardo!
Paulo, acabou que tiramos alguns dias de “folga” durante o carnaval, mas vamos fazer agora a audição e resposta do seu projeto final, desculpas pela demora, e parabéns pelo empenho! 🙂
Paulo Ricardo
10 de fevereiro de 2016
Obrigado Senne pelo seu grande feedback e pelo maravilhoso certificado, adorei dmais a certificação. Agora vou poder fazer os pequenos ajustes em minha track conforme seu feedback e enviar para autorização da Remix pela gravadora. Obrigado Senne por me dar essa grande oportunida e conquista, a MkMN me fez evoluir muitooooo!! Valew Mestre por tudoo!!! ; )
Fernando
23 de fevereiro de 2016
Senne você sabe se tem essa opção de exportar tudo no FL Studio ??
Fernando, não sei te responder, mas pelo que já ouvi do Jakko (que usa FL) ele precisa exportar um por um.
Tobias
1 de março de 2016
Senne, fiz todo o processo de exportação dos canais igual voce mostrou, a unica diferença é que no windows eu não consigo salvar somente com um ‘espaço’ tem que ter alguma coisa.. mas dai na hora de eu colocar de volta no ableton, os audios dos grupos, vieram juntos num audio só e não separado, será que voce pode me ajudar quanto a isso?
Tobias, nesse caso é só vc deletar o áudio do grupo, ou os individuais, e usar no novo projeto. Se você optar por usar os áudio individuais, então é só agrupá-los novamente novo projeto, com os mesmos plugins no grupo.
Tobias
1 de março de 2016
hmm…mas voce deletou os individuais e exportou os que estavam com o + certo?! e na hora que jogou para o ableton eles se separaram, queria que aqui fizesse a mesma coisa kakaka
Desculpas a demora, Carlos, vamos te enviar ainda hoje! 🙂
jonathans
25 de março de 2016
ola , senne. não sei se você está lembrado mas terminei meu curso na make music now em dezembro . porém estamos tendo algumas dificuldades pra receber meu diploma . já enviei duas vezes o e-mail de projeto final , porém nunc fui respondido. Não sei de os e-mails estão chegando pra você , ou se não estão chegando pra mim. mas fica tranquilo sei que a culpa é do e-mail ou sei lá . heheheh. de que forma a gente resolve isso ? abraço senne.
obs: graças ao curso da make music now estou produzindo muito na área do hip hop .meu nível aumentou 100% . isso que escuto de todos que ouvem minhas tracks. valew ✌👊
Fala Jonathans, faz o seguinte: encaminha o email pra [email protected] e depois me avisa aqui, pra confirmar se recebi. Que bom que curtiu o curso, fico muito feliz com seu resultado! 🙂
Welington, pra analisar todas as tracks com calma a gente demora cerca de uma semaninha pra responder. Acabei de mandar seu certificado e feedback. Parabéns mais uma vez pelo empenho! 🙂
Fernando Machado
25 de junho de 2016
Tem algum plugin similar ao inflator? Ótimo curso mestre!
Fernando, normalmente outros plugins de saturação ajudam a chegar num resultado parecido.
Felipe Wagner Antonio
26 de junho de 2016
hey xara ! não entendi uma coisa ! porquê você utilizou um utility no master abaixando o volume de entrada !? o intuito não é que tudo fique bem alto ?
Xará, usei ele pq tava chegando algo demais no primeiro plugin do canal master, precisava equilibrar isso.
Thiago Andreoli
5 de julho de 2016
Cara..
Estou simplesmente maravilhado com o curso,com todo o resultado adquirido no decorrer do tempo.
Fiz em pouco mais de 6 meses..rss… mais que o tempo real do curso mais esta valendo..
Comecei da estaca 0 e hoje consigo por minhas ideias no daw..
Esse curso foi a melhor aquisição que eu fiz até hoje,em si tratando de conhecimento.
Que coisa boa, Thiago, fico muito feliz do conteúdo do curso ter sido útil, e também fico feliz pelo seu empenho!! 😀
Jhonatan Morais
1 de agosto de 2016
Fala Senne muito feliz por fazer parte desta equipe, aprendi muito ao longo do curso, você está de parabéns pelo ensinamento passado aos alunos, tudo muito de forma detalhada e simples.
Minha primeira track que consegui finalizar inteira vai ser lançada pela Gravadora Digiment Records do FlexB, estou muito feliz pois será lançada em um VA com vários caras fodões e eu estarei la no meio, isso tudo por causa do aprendizado aqui recebido.
Tenho muito que evoluir, porém tudo que sei é com certeza graças a este maravilhoso curso, foi meu melhor investimento do ano.
Abraços até breve.
Rafael Hassegawa
10 de agosto de 2016
Falaaaa, teacher!
Blz?
Conte me tudo, não me escona nada :-p :-p :-p
Ow…
Paira uma dúvida agora, bem grande na verdade….
Vi a aula de mixagem e tal… Depois a de masterização…
Eu notei que seu mix já ficou alto, etc e tal… e com um bocado de plug in/vst ali no canal master…
Aí vc agrupou pro stem mastering e não mudou praticamente nada… pq sua mix já tava praticamente masterizada…
Eu sempre faço as músicas bem baixo por ter monitor… Aí, como tão baixas as pitas individuais e tal, eu aumento o volume do monitor pra ir fazendo e música…
Aí, quando vou mixar, os volumes ainda estão baixos, e o pico de volume da minha mix, quando termino de mixar, fica em +- -6db…
Então, pra ser bem sincero, B-O-I-E-I completamente KKKK
Pq são maneiras de fazer muito distintas…
:/
Queria muito saber como masterizar meus mixes que tão com pico de -6…
Pq agora to com tudo do izotope e já ouvi falar bem deles pra masterização…
Rafa, a grande questão aí não é o pico de volume, e sim o processamento pra diminuir a dinâmica. Particularmente eu já gosto de produzir com uma compressão rolando no canal master, pra evitar surpresas ruins quando for mixar e masterizar.
Por exemplo: se vc produzir sem processamento, pode ser que na hora que for comprimir tudo, pra ficar próximo do volume médio das suas referências, vc acabe bagunçando toda a sua mix, alterando totalmente o equilíbrio entre os instrumentos, já que essa compressão pode fazer com que alguns sons que estavam em segundo plano virem pra frente.
Mas isso não é regra, nem uma forma melhor ou pior, é só uma questão de workflow e gosto pessoal.
Rafael Hassegawa
10 de agosto de 2016
Hmmmm tipo ja deixar um sausage fattner na mocada ali no canal master?
Pode ser um ótimo tema pra um Mastermind técnico da MkMN! 🙂
Rafael Hassegawa
20 de agosto de 2016
Entao… Eu masterizei uma hj usando glue, sausage, imager da izitope, eq da FAB filter, e o izotope 7.. pra mim ficou bom mas eu fui fazendo meio q fazendo kkkk se eu soubesse o porquê de cada etapa ia ser massa… Brigadao
Analisando oq vc escreveu, sem ouvir nada, basicamente oq cada etapa fez foi o seguinte:
Glue Compressor = modificou a dinâmica (normalmente diminuiu-a)
Sausage Fattener = gerou mais harmônicos e comprimiu mais um pouco
Imager = aumentou o volume da informação side (deixou com a impressão de ser mais aberto no estéreo)
EQ = equalizou, ou seja, modificou os volumes de determinadas regiões de frequência
Izotope = provavelmente fez a compressão final e aumentou o volume até próximo de 0db
não é meu projeto final não…
é uma das antigas que refiz…
o projeto final o cara só vai me mandar o vocal semana q vem… …………………………..
arrumei uma treta com ele… vou ser ghost writer dele e ele vai cantar nas minhas tracks… achei #digno
então o projeto final inda to esperando esse vocal eucarístico, glória a Deus
Rafael Hassegawa
26 de agosto de 2016
Fala teacher… Por fim, consegui um vocal pra BH… foi a primeira música q fiz no ableton na verdade… E refiz pq significa muito pra mim… Escrevi a letra ontem chorei PRANTOS :/ KKK pesado… O vocal chega domingo vou ver se deixo de projeto final ou a outra q fiz…
Olá Senne! Enviei 3 Tracks para a sua grande analise! Concluí o curso e quero muito saber o que vc achou do meu trabalho final…
mandei no [email protected]. Abraçosss!
Rafael Hassegawa
16 de setembro de 2016
Teacher, mandei meu projeto final…
Cansei da esperar vocaissssss….
inteeee
Pedro Martins
11 de janeiro de 2017
Senne, enviei para você o projeto final. Poderia verificar mestre? Valeu
Senne, não consegui arrastar e mandar os arquivos no projeto, seria algum erro na config. do meu ableton?
Raphael Müller
15 de março de 2017
Fala Senninha! Enviei minha pseudo musique lá pro [email protected], se tiver recebido e puder me dar um ok, agradeceria demaaais hahaha. É que eu não recebi o e-mail com as instruções, aí fiquei meio perdido ;/
Parabéns, doutor, sei que o esforço é grande!!! Muito bom ter concluído!!
Daniel Martins
17 de março de 2017
EU NÃO AGUENTO MAIS OUVIR “IS UP TO YOU-YOU-YOU-YOU” auhauhauhau
Muito obrigado, mestrão, pelo conhecimento transmitido e em breve estarei lhe enviando a track do projeto final! Isso só foi o começo, vou rever o curso inteiro mais umas 89 vezes, e continuar os estudos para sempre melhorar. Um forte abraço e obrigado por tudo! =)
Dale Senne, assisti ao hangout de quinta-feira 16-03-17 e estava muito bom, acabei conseguindo que voce respondesse minha pergunta, sobre qual rack hoje voce usa na sua master, ordem e nomes dos plugins pra eu me atualizar, mas a pizza acabou chegando e perdi a hora exata e nao consegui anotar, tem como passar por aqui essa ordem dos racks, e ainda dizer qual o melhor lugar para postar um link com a track do projeto final para que todos possam ouvir, acerca da comunidade Mkmn..
muito obrigado , abraco
Pra criar um tópico basta acessar a página principal, descê-la até o final (onde tem a listagem de todas as categorias), e clicar na categoria em que vc quer criar o seu tópico.
Já na página da categoria, desça ela até o final, que vc vai encontrar um formulário pra criar o tópico.
Rafael Cordeiro
6 de abril de 2017
Valeu maninhoo
demorei a ver a resposta pois cai de cabeca nessa mix e master, e ja embalando aqui esse remix contest da gravity, se tudo der certo saem as duas tracks em poucos dias de diferenca, meu Projeto se chama RocKnob
abraco grande de Floripa.
Robson Prado Arruda
28 de março de 2017
Registro envio do projeto final, professor! Valeu demais! 🙂
Gabriel Mitsui
30 de abril de 2017
Ola senne !
Como é que eu recebo o certificado de conclusão do curso?
Ainda nao recebe nenhum email relacionado e esse procedimentos para receber !
Oi Gabriel, manda um email no [email protected] que vou te responder com as instruções.
Gabriel Mitsui
4 de maio de 2017
Valeu Senne mas nao precisa mais nao ja encontrei o email…to terminando a track jaja daqui alguns dias ti envio
Abraço
Wesley Caminha
16 de maio de 2017
professor , quando vou exportar individualmente a track canal por canal a opção ” Dither option ” no meu esta triangular , tem algum problema exporta ele em triangular ? , e tbm não da pra trocar essa opção , oque eu faço ?
Abissolon Aragão
26 de agosto de 2017
oi Senne! QUNDO EU EXPORTO AS TRACKS INDIVIDUAL E COLOCO NOVAMENTE NO ABLETON ELA VEM COM UNS ATRASO NAS TRACKS FICA TUDO FORA DO TEMPO COMO EU FAÇO PARA EXPORTA SERTO SEM ERRO
Abissolon Aragão
26 de agosto de 2017
rsrsrs CERTO!
Abissolon Aragão
26 de agosto de 2017
oi Senne quando exporto a musica em trakcs separadas e coloco de valta no live elas vem com erros de tempos fora do grid fica doido como faço para corrigir isso na exportação?
Abissolon, provavelmente quando vc importou de volta vc deixou o warp ligado, daí pode ter ficado meio “doido” tudo, o lance é vc desligar o warp de todos os audio clips, que vai ficar tudo sincronizado certinho.
Eddie Herson
11 de setembro de 2017
Senne, eu enviei minha track de conclusão já tá com quase 1 semana, porém não recebi resposta. É normal levar esse tempo todo? Abraço!
Faaaaaaaaaaaala Senne, enviei meu projeto final (que nao ta essas coisas rs) e respondi para o email [email protected]. Poderia confirmar o recebimento e fazer aquele feedback?
Patrick, já estamos trabalhando na resposta do seu projeto final, em breve vais receber sua resposta. 🙂
Mendes Netto
21 de setembro de 2017
Fala Senne! Cheguei finalmente no final do curso e to com uma dúvida sobre o envio da track. Tem limite de tempo ou posso esperar mais uns meses antes de mandar? To com um loop aqui que fiz durante o curso e já percebo melhoria mas vou assistir o curso do início novamente utilizando meu método de estudo para absorver mais o conteúdo e melhorar ainda mais a qualidade da produção antes de mandar meu projeto final.
Jon, o fato de estar ultrapassando o 0db no master indica que o programa está fazendo distorção digital do seu áudio. Porém, se vc está satisfeito com o som que está sendo criado, mesmo com essa distorção digital, então vá em frente, música não tem regra.
Fala Senne, enviei novamente o projeto final , sei que vaciliei la nos links e reenviei novamente. Se puder fazer aquele feedback no meu projeto horrivel ficaria muito grato.
Simplicidade total! Realmente quando se faz um bom trabalho na mixagem a master se torna um detalhe. E Dale Sausage kk Sensacional essas ultimas aulas.
Natan Junqueira Vilela
21 de dezembro de 2017
Senne enviei meu projeto final no e-mail [email protected] . Aguardo feedback e emissão do certificado caso a considere pronta =D
Fieldsy, não precisa (nem deve) ser o mesmo remix, pode ser o seu projeto sim.
Pedro Barbosa
10 de janeiro de 2018
Senne nas aulas de Mixagem avançada vc tratou o Low end do kick no proprio canal na hora da mixagem deixando a informação em mono, qual é a diferença de fazer esse mesmo processo na Masterização com STEREO IMAGING.(São formas de trabalho.), ou uma forma de precaução.
Pedro, são duas formas diferentes de chegar no mesmo resultado. A vantagem dos plugins é que eles simplificam o trabalho pra gente, nesse caso optei pela praticidade do plugin.
Gabriel Alves
29 de janeiro de 2018
Fala tio sennee, não tenho o email pra onde enviar as tracks de conclusão do curso mais, e pegar o certificado, teria como me mandar outro, e me dar as informações por aqui de como conseguir te enviar e pegar o certificado ?
Fala mestre, quase seis meses sem tempo pra finalizar o curso, porém nesse período pratiquei a produção e escutei muita referência, já consigo tirar os mesmos timbres das minhas referências que basicamente é cat dealers, Vintage, alok. Porém não consigo chegar no peso que eles colocam na track, por mais que eu abuse no sub bass, layers do mid bass, low end do kick, não consigo chegar no peso que parece abraçar a track e que faz vibrar tudo. Gostaria de saber se esse peso é feito na Master ou se trata de timbres mesmo e talvez má mixagem do low end da track num todo? P. S: estou com o projeto final concluído, só não estou contente com o low end e isso está tirando meu sono. Valeu Senne. Abraço
Daniel, isso é uma mistura do trabalho de sound design, mixagem e masterização. Faça o envio do seu Projeto Final que irei dar um feedback completo sobre oq pode melhorar.
Lacto Moraes
26 de março de 2018
Muito bom! Fico feliz de ter terminado o curso, mesmo que eu tenha pulado vários vídeos do curso e visto muita coisa no YT ^^
Pedro Takano
27 de abril de 2018
Subi uma track em mp3 no sound cloud e ela ficou toda destruída lá. Distorceu os agudos todos, com som tipo de mp3 de qualidade ruim. No meu computador soa limpo, é quando faz o upload mesmo. Alguma dica sobre esse problema?
Senne, enviei o link da track do projeto final .
Aguardo feedback 🙂
Helo Miranda
27 de setembro de 2018
boa noite, queria tirar uma duvida, eu fiz minha track toda sem deixar clipar nada, quando vou gravar minha master ela tbm nao esta clipando e nem distorcendo mas quando jogo ela em outros programa de audio a onda aparece cortada, por exempro no sound forge.
minha musica esta no mesmo volume da minha referencia. mas somente a onda da minha musica fica cortada.
gostaria de saber se o que seria isso, de repente uma configuração do sound forge??
Fala! Quando você exportou os Stems eles foram com o processamento que estava no canal Master, e ai os arquivos foram importados para o mesmo projeto com o mesmo processamento, de certa forma esse processamento ocorreu duas vezes, só que ai você fez alguns pequenos ajustes por cima disso e ainda adicionou mais alguns processamentos, é isso mesmo? Essa questão de re-utilizar na master a mesma base de processamento já utilizada na master da mix é comum ou foi algo meio isolado, cada caso é um caso? Abraço!!
MKMN Expert
5 de outubro de 2018
Thiago, cada caso é um caso! É muito relativo questão de mix. Por isso que mix também é arte! rsrsrs
Thiago Duplicata
5 de outubro de 2018
Sim, com certeza! Achei interessante o fato de ter utilizado como base o mesmo processamento do canal master da Mixagem no canal master da Master também.
Valeu pela mensagem!
Então, essa técnica eu já venho utilizando há algum tempo; mas creio que n seja isso no caso.
O que acontece é que, antes da Master, o Drop tem bem mais energia, se comparado a depois da Master.
Senti isso, principalmente na fase de dar um limiter no final, então as partes que tem menos elementos soam mais cheias e fortes, e o drop fracão. =/
Ainda estou sentindo uma grande dificuldade em relação à Master.
Fico relativamente feliz com a produção e a Mix, mas a master smp deixa a desejar.
Nessa track, acabei não usando muita compressão. Mto pelo contrário… Pensei que isso possa ser parte do problema.
Outra coisa, é que sinto que nunca consigo chegar no volume das tracks que uso como modelo.
Estou num processo de rever o curso, enquanto ando fazendo outros cursos on-line tb; então quem sabe, deixei algo pra trás, que preciso rever e re-estudar.
Quaisquer dicas serão mto válidas.
Muito obrigado novamente!
Abraço!
EDIT: como faço pra entrar no grupo fechado do face? Valeu!
Victor Ferrari
12 de outubro de 2018
Bom,
um vacilo que eu percebi da minha parte, foi que meu VLC player estava com o compressor ligado…
E isso estava destruindo meu drop… Hahaha… Que vacilo.
De qualquer forma, Senne, vc ainda acha a melhor opção usar o Sausage Fattener?
Se não fosse pedir muito, seria demais um novo vídeo fazendo uma Master de uma track.
Valeu! Grande abraço!
MKMN Expert
15 de outubro de 2018
Victor, futuramente faremos novas atualizações na comunidade.
Abraço!
Victor Ferrari
15 de outubro de 2018
Valeu, Expert!
Como faço pra entrar no grupo secreto do face?
Abraços!
MKMN Expert
15 de outubro de 2018
Me envia por favor o seu link do perfil pessoal e e-mail de login do Facebook para [email protected], que já iremos te adicionar no grupo fechado.
Valeu Victor!
Qualquer duvida é só falar!
Victor Ferrari
15 de outubro de 2018
Beleza!
Mto obrigado novamente! Enviando!
Abraços!
Giovane Nunes
18 de outubro de 2018
Me corrijam se eu estiver errado, mas no master não foi usado o EQ Mid Side. Posso considerar então que ele não é regra no canal master em si?
MKMN Expert
19 de outubro de 2018
Fala Giovane!
Principal função do EQ Mid Side no master é a limpeza dos graves nas laterias, principalmente do kick que precisa muito estar com low end em mono.
Uma pergunta, como faço pra tirar ou diminuir o ruído que fica no final da master ?causados pelos plugins analógicos.
MKMN Expert
12 de janeiro de 2019
Fala Helo!
Alguns vem com opção de você desativar o modo analógico.
Giovane Nunes
19 de janeiro de 2019
Posso deixar um ou mais canais batendo cerca de 1db acima de 0db e conter tudo com o Glue Compressor e o Sausage no master? Eu diminuí com o Utility o master, em mais ou menos -7db, mas usando a Equalizer e o Sausage, alguns canais estão batendo mais de 0db. Obviamente o Sausage no final do rack de master está segurando tudo, mas isso prejudica o conteúdo final? Obs: O imager fez o remake que estou fazendo ficar equalizado de forma semelhante com a original. E também comparei as duas tracks com o “bx meter” do Ozone.
Giovane Nunes
19 de janeiro de 2019
Posso deixar um ou mais canais batendo cerca de 1db acima de 0db e conter tudo com o Glue Compressor e o Sausage no master? Veja bem, eu não deixei o canal em mais de 0db, porém, quando a track está rolando, levando em conta o pós processamento, alguns canais estão batendo 1db a mais (basicamente, clap, vocal e bass. Vou mandar a foto do ocorrido aqui). Eu diminuí com o Utility o master, em mais ou menos -7db, Agora, na hora que vou diminuir somente o volume desses canais que estão batendo acima de 0db, soa “menos coeso” com o restante das stems. Obviamente o Sausage no final do rack de master está segurando tudo, mas isso prejudica o conteúdo final? Obs: O imager fez o remake que estou fazendo ficar equalizado de forma semelhante com a original. E também comparei as duas tracks com o “bx meter” do Ozone.
Observem o vocal e o bass nessa imagem. https://uploads.disquscdn.com/images/05700a3c3a34afe9210d3866e13b86b4400359ca72076c3728abad52fccbecdf.png
MKMN Expert
22 de janeiro de 2019
Fala Giovane.
Para resolver isso aí é só diminuir o ultimo volume de saída do canal, por exemplo, um compressor que esteja atuando, é só diminuir make up dele.
Valeu!
Giovane Nunes
19 de janeiro de 2019
Outra dúvida que tenho, é sobre a equalização de uma track no modo geral. Estou fazendo um remake (cópia mesmo) de uma track que já existe. Quando fui comparar no Equalizer o trabalho que estou fazendo, com a track original, percebi que a original tinha um low end “mais baixo” que o meu, e muita pouca informação abaixo dos 40, 50hz. A minha, ao contrário, já tinha muita informação nessa área. Equalizei os subs e o kick da minha track, mas não diminuiu muito. A solução foi usar o matching do Equalizer mesmo. A pergunta é: Geralmente, é normal uma track ter pouca informação abaixo dos 40hz, devido aquela história de que o ouvido humano não consegue perceber nada nessa região, ou esse foi um caso bem específico mesmo?
Outra pergunta: Nessa mesma comparação, percebi que a track original tem um corte muito brusco em mais ou menos 3khz. Esse corte brusco não foi feito em um só elemento não, né? Porque está muito aparente… Ele pode ter sido feito no master para corrigir algo? Estou mandando a foto aqui. Obrigado pelas respostas. Ultimamente ando tendo muitas dúvidas kkkkkk abraço! https://uploads.disquscdn.com/images/fe4605f91c3c40435dd280d349aeeb987fe961ea36578cda3f86bf250f2af7a7.png
MKMN Expert
9 de fevereiro de 2019
Fala Giovane.
Tudo bom?
Pelo gráfico ai parece ter sido uma “cavadinha no Master”. Nessa situação ai eu usaria um EQ dinâmico. Ele só iria atenuar quando o pico sobressaísse em certo momentos da track.
Sobre mix, é muito relativo, não exite uma formula. Se seu grave tá soando bem, não tá embolando e tá bem equilibrado, então tá no ponto!
POR QUE A A LINHA VERMELHA NOS AGUDOS ESTÃO DANDO LÁ EM CIMA? QUE ISSO?
MKMN Expert
9 de fevereiro de 2019
Ramon, tudo beleza? Equipe aqui…
Vou direto a ponto. Você precisa entender cada plugin que pretende usar, se não vai acontecer isso, você não saber o que está acontecendo. Por isso é bom entender mais a fundo cada ferramenta que você usa, ou aquela que despertou curiosidade. Assim você criará uma informação de arsenal na sua mente. Já imaginou você estudando 1 vst por dia?
Seja um eterno aprendiz.
Thiago
21 de fevereiro de 2019
Boa!
Cara, importei tudo, seguindo todos os passos. Porém, com tudo já num novo projeto da master, meu Ableton simplesmente não toca. Fica aceso para sempre o “D” ( Hard disk overload indicator), sendo que na desenvoltura da track nunca havia acontecido isto antes.
Tem uns 04 projetos de “save as” incluindo a própria MIX que rodava tudo certo e neste específico não mais.
O que aconteceu? Como posso evitar?
Olá. Terminei o curso há oito meses atrás, mas não enviei minha track para obter o certificado de conclusão do curso. Semana passada eu aproveitei o remix pack da Can’t Get Over You disponibilizado pela HUB, e fiz um remix. Gostaria de enviá-la para conclusão do curso, tendo em vista que será meu primeiro lançamento. Em qual e-mail eu posso mandar para pegar o certificado?
166 Comments
M.PROOZ
25 de abril de 2015Hey,
Queria saber, quando a nossa musica esta Mais comprimida que a referencia o que devemos fazer Felippe Senne?
Igor Lisboa
13 de junho de 201508:45 Eu nunca ri tanto ! “O kick na cor vermelha porque soa mais analógico”
Kauan Marcos de Oliveira
14 de julho de 2015Olá, Felippe, estou com um problema aqui que nunca me aconteceu… Geralmente quando eu estou com a estrutura da track finalizada, aquele número que mostra uma porcentagem em relação a CPU ja fica com uns, 50, 60%, e até aí beleza, e mesmo trabalhando assim, nunca me deu problema (só pequenas travadinhas as vezes) mas o que acontece agora é que eu estou trabalhando com tudo em áudio e sem processamentos, a CPU está trabalhando com uma média de 12% maaaaasss ta travando demais!!! nao sei bem se a palavra é “travando” mas aquele “D” que fica do lado da porcentagem está acendendo toda hora, e o áudio para de reproduzir!! quer dizer, quando trabalho com 60% da CPU, nunca acontece isso, mas agora com tudo em áudio e trabalhando com uns 12% ta difícil de dar play aqui, vc tem ideia do que seja? valeu
Felippe Senne
14 de julho de 2015Kauan, o D significa que está tendo problemas ao ler o disco, por acaso você tá usando os samples num HD externo? De qualquer forma te recomendo aumentar o Buffer pro máximo que puder, isso vai dar uma aliviada geral.
Kauan Marcos de Oliveira
14 de julho de 2015Consegui resolver o problema apenas apagando os silencios dos audios!! de qualquer forma, valeuu!
Djimon
27 de julho de 2015Senne, não recebi o e-mail pra envio do projeto final, como eu faço?
Felippe Senne
28 de julho de 2015Djimon, envie um email com o link de sua track e seu nome completo para [email protected], pra que possamos analisá-la e emitir seu certificado de conclusão! 🙂
Kass
16 de dezembro de 2015Senne, no caso do Inflator, quando a função “Clip 0 db” estiver ativada, significa que o plugin vai “segurar” todo o sinal que ultrapassar o 0 db?
E no caso do Sausage no final do canal master, tu usou ele como um limiter? Porque lembro que na master do módulo avançado, tu usou o L2 no final do canal…
Felippe Senne
16 de dezembro de 2015Kass, essa função do Inflator é justamente isso, ele vai limitar o que exceder 0dB digital, dá um confere aqui, tem mais infos: http://www.sonnoxplugins.com/pub/plugins/products/Inflator-Product_Info.htm
E sobre o Sausage, eu usei ele como uma espécie de Limiter e Saturador, dessa forma ele impede que passe de 0dB, e os picos de volume são saturados, o que ajuda a ter mais loudness e diminuir a perda de punch (coisa que rola com limiters normais).
Kass
17 de dezembro de 2015Show de bola, valeuu, Senne!!
jonathans
28 de janeiro de 2016Senne, a mais de um mês concluir e curso e enviei a minha primeira track ( projeto final ). Porém, até agora não recebi nenhum e-mail, com meu certificado etc. Queria saber se é normal esse tempo pra chegar o certificado, ou se as vezes voce não viu o e-mail etc.
Abraço senne. Já estou com saudades das aulas! É nós.
Felippe Senne
30 de janeiro de 2016Jon, acredito que houve algum problema no envio do email, pois já fizemos seu Certificado. Vou conferir aqui o que houve, e obrigado por avisar. Abração!
Felippe Senne
30 de janeiro de 2016Ahh, de qual email você enviou?
jonathans
10 de fevereiro de 2016desculpe a demora senne. Então, te enviei deste email : [email protected]. to na aguarde . abraços
jonathans
17 de fevereiro de 2016se não conseguir enviar, eu posso te enviar novamente o email . ou voce pode tentar enviar em um outro email meu .
Felippe Senne
17 de fevereiro de 2016Jon, não recebi mesmo, encaminha por favor pro email [email protected]
jonathans
19 de fevereiro de 2016tabom professor, fica tranquilo . posso te mostrar mais uma produçao minha fora essa do projeto final ? vou enviar o link aqui.
bom. esse é o link da track do projeto final : https://soundcloud.com/user-25560086/podemos-ser/s-spDYX
e esse é o link de mais uma que produzir, mas a masterizaçao dessa não é official ainda .
https://soundcloud.com/user-25560086/caos-prodjf-original
sou beatmaker, então, produzo Hip hop.
valew
Felippe Senne
21 de fevereiro de 2016Jon, pode usá-la sim como Projeto Final, com certeza! Só te peço que mande tudo isso por email pra [email protected].
Abraçoss
jonathans
1 de março de 2016enviei j´senne
Paulo Ricardo
10 de fevereiro de 2016Oii Senne, vai fazer uns 5 dias que eu enviei no seu email da MKMN meu projeto final, e gostaria de saber quando vc irá visualizar e me passar o certificado e um feedback ? Eu precisei de 4 meses para conseguir fazer a minha track soar o melhor possível que eu consegui. Foi muita dedicação paciência e esforço, e gostaria de pelo menos um mínimo de reconhecimento pq foi bem puxado. Mais pra frente irei fazer alguns ajustes e correções em minha track para depois enviar o meu bootleg para a Gravadora Bliss Corporation, pois já entrei em contato com eles pedindo autorização para chamar meu bootleg de Remix. Eles me enviaram um email de resposta dizendo que vão autorizar assim que eu enviar o Link de minha track para eles. Mas antes de eu enviar gostaria de um retorno seu, pois a gravadora gringa já me deu respostas e preciso de seu feedback. Obrigado Senne ficarei no aguardo!
Felippe Senne
10 de fevereiro de 2016Paulo, acabou que tiramos alguns dias de “folga” durante o carnaval, mas vamos fazer agora a audição e resposta do seu projeto final, desculpas pela demora, e parabéns pelo empenho! 🙂
Paulo Ricardo
10 de fevereiro de 2016Obrigado Senne pelo seu grande feedback e pelo maravilhoso certificado, adorei dmais a certificação. Agora vou poder fazer os pequenos ajustes em minha track conforme seu feedback e enviar para autorização da Remix pela gravadora. Obrigado Senne por me dar essa grande oportunida e conquista, a MkMN me fez evoluir muitooooo!! Valew Mestre por tudoo!!! ; )
Fernando
23 de fevereiro de 2016Senne você sabe se tem essa opção de exportar tudo no FL Studio ??
Felippe Senne
23 de fevereiro de 2016Fernando, não sei te responder, mas pelo que já ouvi do Jakko (que usa FL) ele precisa exportar um por um.
Tobias
1 de março de 2016Senne, fiz todo o processo de exportação dos canais igual voce mostrou, a unica diferença é que no windows eu não consigo salvar somente com um ‘espaço’ tem que ter alguma coisa.. mas dai na hora de eu colocar de volta no ableton, os audios dos grupos, vieram juntos num audio só e não separado, será que voce pode me ajudar quanto a isso?
Felippe Senne
1 de março de 2016Tobias, nesse caso é só vc deletar o áudio do grupo, ou os individuais, e usar no novo projeto. Se você optar por usar os áudio individuais, então é só agrupá-los novamente novo projeto, com os mesmos plugins no grupo.
Tobias
1 de março de 2016hmm…mas voce deletou os individuais e exportou os que estavam com o + certo?! e na hora que jogou para o ableton eles se separaram, queria que aqui fizesse a mesma coisa kakaka
Felippe Senne
1 de março de 2016Vc fez exatamente como fiz lá?
Tobias
1 de março de 2016Sim senhor asioease
Carlos Santos Jr.
17 de março de 2016@felippesenne:disqus já faz umas semanas que enviei minha a track… Estou super apreensivo hahahaha, você chegou a ver ela?
Felippe Senne
17 de março de 2016Desculpas a demora, Carlos, vamos te enviar ainda hoje! 🙂
jonathans
25 de março de 2016ola , senne. não sei se você está lembrado mas terminei meu curso na make music now em dezembro . porém estamos tendo algumas dificuldades pra receber meu diploma . já enviei duas vezes o e-mail de projeto final , porém nunc fui respondido. Não sei de os e-mails estão chegando pra você , ou se não estão chegando pra mim. mas fica tranquilo sei que a culpa é do e-mail ou sei lá . heheheh. de que forma a gente resolve isso ? abraço senne.
obs: graças ao curso da make music now estou produzindo muito na área do hip hop .meu nível aumentou 100% . isso que escuto de todos que ouvem minhas tracks. valew ✌👊
Felippe Senne
28 de março de 2016Fala Jonathans, faz o seguinte: encaminha o email pra [email protected] e depois me avisa aqui, pra confirmar se recebi. Que bom que curtiu o curso, fico muito feliz com seu resultado! 🙂
jonathans
29 de março de 2016Enviado senne
Lucas Darela
16 de abril de 2016Sensacional o curso, muito obrigado Senne!!
Moussá
19 de abril de 2016Senne, te enviei link da track do projeto final para o e-mail [email protected] pois para o info está voltando.
Lucas Darela
19 de abril de 2016Senne o envio do projeto final para o e-mail info esta voltando, mesmo que aconteceu com Moussá. enviei para [email protected] aguardo feedback
Welington Parode
5 de junho de 2016Fala Senne, beleza? Quanto tempo leva para receber o certificado de conclusão? Enviei minha track faz alguns dias.
Felippe Senne
7 de junho de 2016Welington, pra analisar todas as tracks com calma a gente demora cerca de uma semaninha pra responder. Acabei de mandar seu certificado e feedback. Parabéns mais uma vez pelo empenho! 🙂
Fernando Machado
25 de junho de 2016Tem algum plugin similar ao inflator? Ótimo curso mestre!
Felippe Senne
6 de julho de 2016Fernando, normalmente outros plugins de saturação ajudam a chegar num resultado parecido.
Felipe Wagner Antonio
26 de junho de 2016hey xara ! não entendi uma coisa ! porquê você utilizou um utility no master abaixando o volume de entrada !? o intuito não é que tudo fique bem alto ?
Felippe Senne
6 de julho de 2016Xará, usei ele pq tava chegando algo demais no primeiro plugin do canal master, precisava equilibrar isso.
Thiago Andreoli
5 de julho de 2016Cara..
Estou simplesmente maravilhado com o curso,com todo o resultado adquirido no decorrer do tempo.
Fiz em pouco mais de 6 meses..rss… mais que o tempo real do curso mais esta valendo..
Comecei da estaca 0 e hoje consigo por minhas ideias no daw..
Esse curso foi a melhor aquisição que eu fiz até hoje,em si tratando de conhecimento.
Felippe Senne
6 de julho de 2016Que coisa boa, Thiago, fico muito feliz do conteúdo do curso ter sido útil, e também fico feliz pelo seu empenho!! 😀
Jhonatan Morais
1 de agosto de 2016Fala Senne muito feliz por fazer parte desta equipe, aprendi muito ao longo do curso, você está de parabéns pelo ensinamento passado aos alunos, tudo muito de forma detalhada e simples.
Minha primeira track que consegui finalizar inteira vai ser lançada pela Gravadora Digiment Records do FlexB, estou muito feliz pois será lançada em um VA com vários caras fodões e eu estarei la no meio, isso tudo por causa do aprendizado aqui recebido.
Tenho muito que evoluir, porém tudo que sei é com certeza graças a este maravilhoso curso, foi meu melhor investimento do ano.
Abraços até breve.
Rafael Hassegawa
10 de agosto de 2016Falaaaa, teacher!
Blz?
Conte me tudo, não me escona nada :-p :-p :-p
Ow…
Paira uma dúvida agora, bem grande na verdade….
Vi a aula de mixagem e tal… Depois a de masterização…
Eu notei que seu mix já ficou alto, etc e tal… e com um bocado de plug in/vst ali no canal master…
Aí vc agrupou pro stem mastering e não mudou praticamente nada… pq sua mix já tava praticamente masterizada…
Eu sempre faço as músicas bem baixo por ter monitor… Aí, como tão baixas as pitas individuais e tal, eu aumento o volume do monitor pra ir fazendo e música…
Aí, quando vou mixar, os volumes ainda estão baixos, e o pico de volume da minha mix, quando termino de mixar, fica em +- -6db…
Então, pra ser bem sincero, B-O-I-E-I completamente KKKK
Pq são maneiras de fazer muito distintas…
:/
Queria muito saber como masterizar meus mixes que tão com pico de -6…
Pq agora to com tudo do izotope e já ouvi falar bem deles pra masterização…
Dá um helpzzz aí, por favor?
Brigadão,
Rafa
Felippe Senne
10 de agosto de 2016Rafa, a grande questão aí não é o pico de volume, e sim o processamento pra diminuir a dinâmica. Particularmente eu já gosto de produzir com uma compressão rolando no canal master, pra evitar surpresas ruins quando for mixar e masterizar.
Por exemplo: se vc produzir sem processamento, pode ser que na hora que for comprimir tudo, pra ficar próximo do volume médio das suas referências, vc acabe bagunçando toda a sua mix, alterando totalmente o equilíbrio entre os instrumentos, já que essa compressão pode fazer com que alguns sons que estavam em segundo plano virem pra frente.
Mas isso não é regra, nem uma forma melhor ou pior, é só uma questão de workflow e gosto pessoal.
Rafael Hassegawa
10 de agosto de 2016Hmmmm tipo ja deixar um sausage fattner na mocada ali no canal master?
Felippe Senne
12 de agosto de 2016O Sausage é um pouco agressivo demais, mas é uma saída sim.
Rafael Hassegawa
16 de agosto de 2016Senne, beleuza?
Queria te pedir um favor, se rolar…
Não tem como fazer um TUT sobre masterização com os plug ins da Izotope 7?
Pelo que sei, tem como masterizar utilizando só o Izotope 7.
Brigadão
Felippe Senne
20 de agosto de 2016Pode ser um ótimo tema pra um Mastermind técnico da MkMN! 🙂
Rafael Hassegawa
20 de agosto de 2016Entao… Eu masterizei uma hj usando glue, sausage, imager da izitope, eq da FAB filter, e o izotope 7.. pra mim ficou bom mas eu fui fazendo meio q fazendo kkkk se eu soubesse o porquê de cada etapa ia ser massa… Brigadao
Felippe Senne
20 de agosto de 2016Analisando oq vc escreveu, sem ouvir nada, basicamente oq cada etapa fez foi o seguinte:
Glue Compressor = modificou a dinâmica (normalmente diminuiu-a)
Sausage Fattener = gerou mais harmônicos e comprimiu mais um pouco
Imager = aumentou o volume da informação side (deixou com a impressão de ser mais aberto no estéreo)
EQ = equalizou, ou seja, modificou os volumes de determinadas regiões de frequência
Izotope = provavelmente fez a compressão final e aumentou o volume até próximo de 0db
Rafael Hassegawa
20 de agosto de 2016se quiser ouvir, quando tiver tempo… e dar aquele feed…. agradeço! kkk
no final de tudo, escutei uma do beatport pra ver se o volume tava igual.. pelo menos o volume acho que tá sim… ficou alto!
:-p
thankssss
https://soundcloud.com/rafaelhassegawa/beautiful-horizon-master-1/s-IBlUs
Rafael Hassegawa
20 de agosto de 2016não é meu projeto final não…
é uma das antigas que refiz…
o projeto final o cara só vai me mandar o vocal semana q vem… …………………………..
arrumei uma treta com ele… vou ser ghost writer dele e ele vai cantar nas minhas tracks… achei #digno
então o projeto final inda to esperando esse vocal eucarístico, glória a Deus
Rafael Hassegawa
26 de agosto de 2016Fala teacher… Por fim, consegui um vocal pra BH… foi a primeira música q fiz no ableton na verdade… E refiz pq significa muito pra mim… Escrevi a letra ontem chorei PRANTOS :/ KKK pesado… O vocal chega domingo vou ver se deixo de projeto final ou a outra q fiz…
Bruno Luiz
19 de agosto de 2016Finalmente chegamos aqui! Sennee acabei de enviar o projeto final, poderia verificar? Valeu!
Felippe Senne
20 de agosto de 2016Recebido, Bruno, vamos analisar e te responder em breve!
Bruno Luiz
22 de agosto de 2016Beleza Felippe! Estou no aguardo!
Everton Poncheki
30 de agosto de 2016Olá Senne! Enviei 3 Tracks para a sua grande analise! Concluí o curso e quero muito saber o que vc achou do meu trabalho final…
mandei no [email protected]. Abraçosss!
Rafael Hassegawa
16 de setembro de 2016Teacher, mandei meu projeto final…
Cansei da esperar vocaissssss….
inteeee
Pedro Martins
11 de janeiro de 2017Senne, enviei para você o projeto final. Poderia verificar mestre? Valeu
Felippe Senne
11 de janeiro de 2017Recebido, Pedro, vamos analisar e em breve te respondemos!! Parabéns por chegar até o final! 🙂
douglassantiago
12 de janeiro de 2017Senne, estava em dúvida exatamente sobre o certificado de conclusão do curso. Para onde envio a track final?
Felippe Senne
17 de janeiro de 2017Douglas, manda um email no [email protected] que vou te responder com as instruções.
douglassantiago
18 de janeiro de 2017Senne, achei nos e-mails antigos o email sobre o projeto final. Posso seguir aquelas orientações ou existem novas?
Felippe Senne
18 de janeiro de 2017É aquilo mesmo, manda brasa, Douglas.
Robson Prado Arruda
25 de fevereiro de 2017Curso concluído! Um salve e muito obrigado ao professor e demais colegas! Foi um prazer a jornada =)
Felippe Senne
15 de março de 2017🙂
José Mauricio Dorneles Leal
15 de março de 2017Senne, não consegui arrastar e mandar os arquivos no projeto, seria algum erro na config. do meu ableton?
Raphael Müller
15 de março de 2017Fala Senninha! Enviei minha pseudo musique lá pro [email protected], se tiver recebido e puder me dar um ok, agradeceria demaaais hahaha. É que eu não recebi o e-mail com as instruções, aí fiquei meio perdido ;/
Felippe Senne
15 de março de 2017Rapha, vou lá conferir!
flaviocafe
15 de março de 2017Acabeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, porra!!!!!!!!!! :DDDDD
Valeu mestre, foi uma experiência incrível!!
Felippe Senne
15 de março de 2017Parabéns, doutor, sei que o esforço é grande!!! Muito bom ter concluído!!
Daniel Martins
17 de março de 2017EU NÃO AGUENTO MAIS OUVIR “IS UP TO YOU-YOU-YOU-YOU” auhauhauhau
Muito obrigado, mestrão, pelo conhecimento transmitido e em breve estarei lhe enviando a track do projeto final! Isso só foi o começo, vou rever o curso inteiro mais umas 89 vezes, e continuar os estudos para sempre melhorar. Um forte abraço e obrigado por tudo! =)
Felippe Senne
19 de março de 2017É meio enlouquecedor mesmo, Daniel! heuehuuehhue
Mas é isso mesmo, use e abuse do conteúdo.
Rafael Cordeiro
17 de março de 2017Dale Senne, assisti ao hangout de quinta-feira 16-03-17 e estava muito bom, acabei conseguindo que voce respondesse minha pergunta, sobre qual rack hoje voce usa na sua master, ordem e nomes dos plugins pra eu me atualizar, mas a pizza acabou chegando e perdi a hora exata e nao consegui anotar, tem como passar por aqui essa ordem dos racks, e ainda dizer qual o melhor lugar para postar um link com a track do projeto final para que todos possam ouvir, acerca da comunidade Mkmn..
muito obrigado , abraco
Felippe Senne
19 de março de 2017Rafa, a gravação do Mastermind já está no ar, é só acessar: http://makemusicnow.com.br/mastermind-mkmn-1603-sessao-de-perguntas-e-respostas/
E para postar suas produções e ter feedback é só usar o Fórum: http://forum.makemusicnow.com.br
Pra criar um tópico basta acessar a página principal, descê-la até o final (onde tem a listagem de todas as categorias), e clicar na categoria em que vc quer criar o seu tópico.
Já na página da categoria, desça ela até o final, que vc vai encontrar um formulário pra criar o tópico.
Rafael Cordeiro
6 de abril de 2017Valeu maninhoo
demorei a ver a resposta pois cai de cabeca nessa mix e master, e ja embalando aqui esse remix contest da gravity, se tudo der certo saem as duas tracks em poucos dias de diferenca, meu Projeto se chama RocKnob
abraco grande de Floripa.
Robson Prado Arruda
28 de março de 2017Registro envio do projeto final, professor! Valeu demais! 🙂
Gabriel Mitsui
30 de abril de 2017Ola senne !
Como é que eu recebo o certificado de conclusão do curso?
Ainda nao recebe nenhum email relacionado e esse procedimentos para receber !
Felippe Senne
4 de maio de 2017Oi Gabriel, manda um email no [email protected] que vou te responder com as instruções.
Gabriel Mitsui
4 de maio de 2017Valeu Senne mas nao precisa mais nao ja encontrei o email…to terminando a track jaja daqui alguns dias ti envio
Abraço
Wesley Caminha
16 de maio de 2017professor , quando vou exportar individualmente a track canal por canal a opção ” Dither option ” no meu esta triangular , tem algum problema exporta ele em triangular ? , e tbm não da pra trocar essa opção , oque eu faço ?
Abissolon Aragão
26 de agosto de 2017oi Senne! QUNDO EU EXPORTO AS TRACKS INDIVIDUAL E COLOCO NOVAMENTE NO ABLETON ELA VEM COM UNS ATRASO NAS TRACKS FICA TUDO FORA DO TEMPO COMO EU FAÇO PARA EXPORTA SERTO SEM ERRO
Abissolon Aragão
26 de agosto de 2017rsrsrs CERTO!
Abissolon Aragão
26 de agosto de 2017oi Senne quando exporto a musica em trakcs separadas e coloco de valta no live elas vem com erros de tempos fora do grid fica doido como faço para corrigir isso na exportação?
Felippe Senne
30 de agosto de 2017Abissolon, provavelmente quando vc importou de volta vc deixou o warp ligado, daí pode ter ficado meio “doido” tudo, o lance é vc desligar o warp de todos os audio clips, que vai ficar tudo sincronizado certinho.
Eddie Herson
11 de setembro de 2017Senne, eu enviei minha track de conclusão já tá com quase 1 semana, porém não recebi resposta. É normal levar esse tempo todo? Abraço!
Felippe Senne
15 de setembro de 2017Eddie, desculpe a demora, tivemos muitos projetos chegando ao mesmo tempo, mas acabei de te responder com o certificado! 🙂
Eddie Herson
18 de setembro de 2017Tranquilo mestre Senne. Já imaginava algo do tipo. Muito obrigado mais uma vez por tudo o
Patrick Alves
20 de setembro de 2017Faaaaaaaaaaaala Senne, enviei meu projeto final (que nao ta essas coisas rs) e respondi para o email [email protected]. Poderia confirmar o recebimento e fazer aquele feedback?
abs
Felippe Senne
22 de setembro de 2017Patrick, já estamos trabalhando na resposta do seu projeto final, em breve vais receber sua resposta. 🙂
Mendes Netto
21 de setembro de 2017Fala Senne! Cheguei finalmente no final do curso e to com uma dúvida sobre o envio da track. Tem limite de tempo ou posso esperar mais uns meses antes de mandar? To com um loop aqui que fiz durante o curso e já percebo melhoria mas vou assistir o curso do início novamente utilizando meu método de estudo para absorver mais o conteúdo e melhorar ainda mais a qualidade da produção antes de mandar meu projeto final.
Felippe Senne
22 de setembro de 2017Mendes, não tem pressa não, pode enviar o seu projeto final quando estiver pronto.
jonathans
18 de outubro de 2017Fala senne. Trm algum problema quandoe esta passando muito de zero db no master e estar vermelho. Porem sem distorção?
Felippe Senne
20 de outubro de 2017Jon, o fato de estar ultrapassando o 0db no master indica que o programa está fazendo distorção digital do seu áudio. Porém, se vc está satisfeito com o som que está sendo criado, mesmo com essa distorção digital, então vá em frente, música não tem regra.
Patrick Alves
26 de outubro de 2017E ae Senne, fala comigo. Mandei há um mês e nada daquele feedback bonito. Poderia dar aquele confere ?
Abs
Felippe Senne
26 de outubro de 2017Patrick, desculpe o transtorno, vamos correr aqui com seu projeto final.
Patrick Alves
31 de outubro de 2017Fala Felippe, desta vez mandei o link correto la do soundcloud no sabado mesmo. Tem como dar aquela conferida ?
abs
Patrick Alves
9 de novembro de 2017Fala Senne, enviei novamente o projeto final , sei que vaciliei la nos links e reenviei novamente. Se puder fazer aquele feedback no meu projeto horrivel ficaria muito grato.
abs
Gildo Dos Santos
4 de dezembro de 2017Simplicidade total! Realmente quando se faz um bom trabalho na mixagem a master se torna um detalhe. E Dale Sausage kk Sensacional essas ultimas aulas.
Natan Junqueira Vilela
21 de dezembro de 2017Senne enviei meu projeto final no e-mail [email protected] . Aguardo feedback e emissão do certificado caso a considere pronta =D
Felippe Senne
21 de dezembro de 2017Natan, já estamos trabalhando nele aqui! 🙂
Natan Junqueira Vilela
22 de dezembro de 2017Obrigado Senne
Katalin Sales De Lima
1 de janeiro de 2018Como posso mostrar meu projeto final e receber o certificado?
Felippe Senne
4 de janeiro de 2018Katalin, envie um email pra [email protected] que vamos te responder com todas as instruções, por favor.
Katalin Sales De Lima
5 de janeiro de 2018Mas eu já enviei!
Fieldsy Music
5 de janeiro de 2018Mestre,
o meu projeto final precisa ser o mesmo remix que você está fazendo ou pode ser um projeto que comecei agora pouco porém mixada/masterizada?
Felippe Senne
5 de janeiro de 2018Fieldsy, não precisa (nem deve) ser o mesmo remix, pode ser o seu projeto sim.
Pedro Barbosa
10 de janeiro de 2018Senne nas aulas de Mixagem avançada vc tratou o Low end do kick no proprio canal na hora da mixagem deixando a informação em mono, qual é a diferença de fazer esse mesmo processo na Masterização com STEREO IMAGING.(São formas de trabalho.), ou uma forma de precaução.
Felippe Senne
16 de janeiro de 2018Pedro, são duas formas diferentes de chegar no mesmo resultado. A vantagem dos plugins é que eles simplificam o trabalho pra gente, nesse caso optei pela praticidade do plugin.
Gabriel Alves
29 de janeiro de 2018Fala tio sennee, não tenho o email pra onde enviar as tracks de conclusão do curso mais, e pegar o certificado, teria como me mandar outro, e me dar as informações por aqui de como conseguir te enviar e pegar o certificado ?
Felippe Senne
31 de janeiro de 2018Gabriel, envie um email pra [email protected] que vamos te responder com todas as instruções, por favor.
Patrick Alves
6 de março de 2018Fala Senne, que botão é esss aí ByPass do izotope que vc clicou ali ? Pra que serve ? Abs
Felippe Senne
10 de março de 2018Patrick, ele serve pra desabilitar o funcionamento do plugin.
Patrick Alves
12 de março de 2018Ah Valeu !! 🙂
daniel dornelles
19 de março de 2018Fala mestre, quase seis meses sem tempo pra finalizar o curso, porém nesse período pratiquei a produção e escutei muita referência, já consigo tirar os mesmos timbres das minhas referências que basicamente é cat dealers, Vintage, alok. Porém não consigo chegar no peso que eles colocam na track, por mais que eu abuse no sub bass, layers do mid bass, low end do kick, não consigo chegar no peso que parece abraçar a track e que faz vibrar tudo. Gostaria de saber se esse peso é feito na Master ou se trata de timbres mesmo e talvez má mixagem do low end da track num todo? P. S: estou com o projeto final concluído, só não estou contente com o low end e isso está tirando meu sono. Valeu Senne. Abraço
Felippe Senne
21 de março de 2018Daniel, isso é uma mistura do trabalho de sound design, mixagem e masterização. Faça o envio do seu Projeto Final que irei dar um feedback completo sobre oq pode melhorar.
Lacto Moraes
26 de março de 2018Muito bom! Fico feliz de ter terminado o curso, mesmo que eu tenha pulado vários vídeos do curso e visto muita coisa no YT ^^
Pedro Takano
27 de abril de 2018Subi uma track em mp3 no sound cloud e ela ficou toda destruída lá. Distorceu os agudos todos, com som tipo de mp3 de qualidade ruim. No meu computador soa limpo, é quando faz o upload mesmo. Alguma dica sobre esse problema?
MKMN Expert
27 de abril de 2018Pedro, boa noite!
Beleza?
Dá uma olhada nesse vídeo aqui e vai entender. =)
https://www.youtube.com/watch?v=QK3q3CWQehE&t=51s
Abraços!
Pedro Takano
27 de abril de 2018Valeu, Expert! Vou testar todas as dicas aqui
MKMN Expert
27 de abril de 2018Tmj Pedro!
Lolla Ribs
17 de setembro de 2018Senne, enviei o link da track do projeto final .
Aguardo feedback 🙂
Helo Miranda
27 de setembro de 2018boa noite, queria tirar uma duvida, eu fiz minha track toda sem deixar clipar nada, quando vou gravar minha master ela tbm nao esta clipando e nem distorcendo mas quando jogo ela em outros programa de audio a onda aparece cortada, por exempro no sound forge.
minha musica esta no mesmo volume da minha referencia. mas somente a onda da minha musica fica cortada.
gostaria de saber se o que seria isso, de repente uma configuração do sound forge??
aguardo
MKMN Expert
27 de setembro de 2018Helo,
Pode enviar as 2 para: [email protected]
Gostaria de analisar elas.
Abraço.
Thiago Duplicata
4 de outubro de 2018Fala! Quando você exportou os Stems eles foram com o processamento que estava no canal Master, e ai os arquivos foram importados para o mesmo projeto com o mesmo processamento, de certa forma esse processamento ocorreu duas vezes, só que ai você fez alguns pequenos ajustes por cima disso e ainda adicionou mais alguns processamentos, é isso mesmo? Essa questão de re-utilizar na master a mesma base de processamento já utilizada na master da mix é comum ou foi algo meio isolado, cada caso é um caso? Abraço!!
MKMN Expert
5 de outubro de 2018Thiago, cada caso é um caso! É muito relativo questão de mix. Por isso que mix também é arte! rsrsrs
Thiago Duplicata
5 de outubro de 2018Sim, com certeza! Achei interessante o fato de ter utilizado como base o mesmo processamento do canal master da Mixagem no canal master da Master também.
Victor Ferrari
8 de outubro de 2018Fala pessoal, td certo???
O que posso fazer quando minha track dps da master, fica com o DROP parecendo mais baixo que o resto? Valeu!!
Abraço! https://uploads.disquscdn.com/images/07323a45f45abf7d22f011bcb57852e502525c702fd3e6c1d7c942d40cb7a785.png
MKMN Expert
10 de outubro de 2018Fala Victor!
Você tem a opção de diminuir o volume da intro, usando essa técnica aqui:https://makemusicnow.com.br/tutorial-deixe-seu-drop-com-mais-impacto-usando-o-utility/
Neste caso aí seria ao contrario, né. rsrs
Abraço!
Victor Ferrari
11 de outubro de 2018Opa!
Td certo?
Valeu pela mensagem!
Então, essa técnica eu já venho utilizando há algum tempo; mas creio que n seja isso no caso.
O que acontece é que, antes da Master, o Drop tem bem mais energia, se comparado a depois da Master.
Senti isso, principalmente na fase de dar um limiter no final, então as partes que tem menos elementos soam mais cheias e fortes, e o drop fracão. =/
Ainda estou sentindo uma grande dificuldade em relação à Master.
Fico relativamente feliz com a produção e a Mix, mas a master smp deixa a desejar.
Nessa track, acabei não usando muita compressão. Mto pelo contrário… Pensei que isso possa ser parte do problema.
Outra coisa, é que sinto que nunca consigo chegar no volume das tracks que uso como modelo.
Estou num processo de rever o curso, enquanto ando fazendo outros cursos on-line tb; então quem sabe, deixei algo pra trás, que preciso rever e re-estudar.
Quaisquer dicas serão mto válidas.
Muito obrigado novamente!
Abraço!
EDIT: como faço pra entrar no grupo fechado do face? Valeu!
Victor Ferrari
12 de outubro de 2018Bom,
um vacilo que eu percebi da minha parte, foi que meu VLC player estava com o compressor ligado…
E isso estava destruindo meu drop… Hahaha… Que vacilo.
De qualquer forma, Senne, vc ainda acha a melhor opção usar o Sausage Fattener?
Se não fosse pedir muito, seria demais um novo vídeo fazendo uma Master de uma track.
Valeu! Grande abraço!
MKMN Expert
15 de outubro de 2018Victor, futuramente faremos novas atualizações na comunidade.
Abraço!
Victor Ferrari
15 de outubro de 2018Valeu, Expert!
Como faço pra entrar no grupo secreto do face?
Abraços!
MKMN Expert
15 de outubro de 2018Me envia por favor o seu link do perfil pessoal e e-mail de login do Facebook para [email protected], que já iremos te adicionar no grupo fechado.
Valeu Victor!
Qualquer duvida é só falar!
Victor Ferrari
15 de outubro de 2018Beleza!
Mto obrigado novamente! Enviando!
Abraços!
Giovane Nunes
18 de outubro de 2018Me corrijam se eu estiver errado, mas no master não foi usado o EQ Mid Side. Posso considerar então que ele não é regra no canal master em si?
MKMN Expert
19 de outubro de 2018Fala Giovane!
Principal função do EQ Mid Side no master é a limpeza dos graves nas laterias, principalmente do kick que precisa muito estar com low end em mono.
Giovane Nunes
21 de outubro de 2018Qual Ozone tem a mesma função do DX (BX) Meter?
MKMN Expert
22 de outubro de 2018Giovane,
beleza?
Dá uma olhada! 😉
http://help.izotope.com/docs/ozone/pages/meters_i_o.htm
https://uploads.disquscdn.com/images/0c29ba7db4f0f20e25aa00da2031f93a41f65c25738cc5c816619bf95381dbe7.png
douglassantiago
22 de novembro de 2018Fala Senne. Me diz uma coisa. Esse Oxford Inflator tem algum correspondente da Waves? Já ouviu fala do IMPusher?
MKMN Expert
23 de novembro de 2018Fala Douglas,
Beleza?
São diferentes, Inflator gera volume de uma maneira bem suave, sem distorcer o som. 😉
Abraço!
Valentim De Almeida Junior
23 de novembro de 2018me manda certificado conclusão [email protected]
MKMN Expert
20 de dezembro de 2018Por favor, envie um e-mail para [email protected].
Valeu Valentim!
Adriano Azevedo
19 de dezembro de 2018Fala Mestre , o Certificado como eu faco para pegar …
MKMN Expert
20 de dezembro de 2018Por favor, envie um e-mail para [email protected].
Valeu Adriano!
Helo Miranda
11 de janeiro de 2019Uma pergunta, como faço pra tirar ou diminuir o ruído que fica no final da master ?causados pelos plugins analógicos.
MKMN Expert
12 de janeiro de 2019Fala Helo!
Alguns vem com opção de você desativar o modo analógico.
Giovane Nunes
19 de janeiro de 2019Posso deixar um ou mais canais batendo cerca de 1db acima de 0db e conter tudo com o Glue Compressor e o Sausage no master? Eu diminuí com o Utility o master, em mais ou menos -7db, mas usando a Equalizer e o Sausage, alguns canais estão batendo mais de 0db. Obviamente o Sausage no final do rack de master está segurando tudo, mas isso prejudica o conteúdo final? Obs: O imager fez o remake que estou fazendo ficar equalizado de forma semelhante com a original. E também comparei as duas tracks com o “bx meter” do Ozone.
Giovane Nunes
19 de janeiro de 2019Posso deixar um ou mais canais batendo cerca de 1db acima de 0db e conter tudo com o Glue Compressor e o Sausage no master? Veja bem, eu não deixei o canal em mais de 0db, porém, quando a track está rolando, levando em conta o pós processamento, alguns canais estão batendo 1db a mais (basicamente, clap, vocal e bass. Vou mandar a foto do ocorrido aqui). Eu diminuí com o Utility o master, em mais ou menos -7db, Agora, na hora que vou diminuir somente o volume desses canais que estão batendo acima de 0db, soa “menos coeso” com o restante das stems. Obviamente o Sausage no final do rack de master está segurando tudo, mas isso prejudica o conteúdo final? Obs: O imager fez o remake que estou fazendo ficar equalizado de forma semelhante com a original. E também comparei as duas tracks com o “bx meter” do Ozone.
Observem o vocal e o bass nessa imagem.
https://uploads.disquscdn.com/images/05700a3c3a34afe9210d3866e13b86b4400359ca72076c3728abad52fccbecdf.png
MKMN Expert
22 de janeiro de 2019Fala Giovane.
Para resolver isso aí é só diminuir o ultimo volume de saída do canal, por exemplo, um compressor que esteja atuando, é só diminuir make up dele.
Valeu!
Giovane Nunes
19 de janeiro de 2019Outra dúvida que tenho, é sobre a equalização de uma track no modo geral. Estou fazendo um remake (cópia mesmo) de uma track que já existe. Quando fui comparar no Equalizer o trabalho que estou fazendo, com a track original, percebi que a original tinha um low end “mais baixo” que o meu, e muita pouca informação abaixo dos 40, 50hz. A minha, ao contrário, já tinha muita informação nessa área. Equalizei os subs e o kick da minha track, mas não diminuiu muito. A solução foi usar o matching do Equalizer mesmo. A pergunta é: Geralmente, é normal uma track ter pouca informação abaixo dos 40hz, devido aquela história de que o ouvido humano não consegue perceber nada nessa região, ou esse foi um caso bem específico mesmo?
Outra pergunta: Nessa mesma comparação, percebi que a track original tem um corte muito brusco em mais ou menos 3khz. Esse corte brusco não foi feito em um só elemento não, né? Porque está muito aparente… Ele pode ter sido feito no master para corrigir algo? Estou mandando a foto aqui. Obrigado pelas respostas. Ultimamente ando tendo muitas dúvidas kkkkkk abraço!
https://uploads.disquscdn.com/images/fe4605f91c3c40435dd280d349aeeb987fe961ea36578cda3f86bf250f2af7a7.png
MKMN Expert
9 de fevereiro de 2019Fala Giovane.
Tudo bom?
Pelo gráfico ai parece ter sido uma “cavadinha no Master”. Nessa situação ai eu usaria um EQ dinâmico. Ele só iria atenuar quando o pico sobressaísse em certo momentos da track.
Sobre mix, é muito relativo, não exite uma formula. Se seu grave tá soando bem, não tá embolando e tá bem equilibrado, então tá no ponto!
Abraços.
Ramon De Paula
7 de fevereiro de 2019POR FAVOR, SENNE ME DIZ UMA COISA, A linha vermelha do ozone 5 como ela funciona? quando ela ta pra baixo e por que tem que colocar mais informação na região que ela ta indicando é? ou é ao contrario? por que eu fiz aqui e a parte dos agudos deu lá em cima a e eu fi https://uploads.disquscdn.com/images/e56daf6f874f89a8f0708292677c9f24a54cf37a51146785010a77baab84de06.jpg quei na duvida oh!!!
Ramon De Paula
7 de fevereiro de 2019POR QUE A A LINHA VERMELHA NOS AGUDOS ESTÃO DANDO LÁ EM CIMA? QUE ISSO?
MKMN Expert
9 de fevereiro de 2019Ramon, tudo beleza? Equipe aqui…
Vou direto a ponto. Você precisa entender cada plugin que pretende usar, se não vai acontecer isso, você não saber o que está acontecendo. Por isso é bom entender mais a fundo cada ferramenta que você usa, ou aquela que despertou curiosidade. Assim você criará uma informação de arsenal na sua mente. Já imaginou você estudando 1 vst por dia?
Seja um eterno aprendiz.
Thiago
21 de fevereiro de 2019Boa!
Cara, importei tudo, seguindo todos os passos. Porém, com tudo já num novo projeto da master, meu Ableton simplesmente não toca. Fica aceso para sempre o “D” ( Hard disk overload indicator), sendo que na desenvoltura da track nunca havia acontecido isto antes.
Tem uns 04 projetos de “save as” incluindo a própria MIX que rodava tudo certo e neste específico não mais.
O que aconteceu? Como posso evitar?
MKMN Expert
22 de fevereiro de 2019Thiago, tudo bom?
Pelo que entendi aí, parece ser uma sobrecarga e na hora que tocar fica travando. Certo?!
https://help.ableton.com/hc/en-us/articles/115001041970-Avoiding-Disk-Overload
Dá uma conferida nas soluções que tem no site oficial.
Abraços.
Expert Team.
Helo Miranda
8 de maio de 2019como Faco pra enviar uma musica pra voces? hub Lab.
Obrigada
MKMN Expert
9 de maio de 2019Olá Helo! Tudo bem?
Pode enviar no [email protected].
Abraços.
André
3 de junho de 2019Por gentileza pessoal, me enviem um certificado, [email protected]
Giovane Nunes
20 de setembro de 2019Olá. Terminei o curso há oito meses atrás, mas não enviei minha track para obter o certificado de conclusão do curso. Semana passada eu aproveitei o remix pack da Can’t Get Over You disponibilizado pela HUB, e fiz um remix. Gostaria de enviá-la para conclusão do curso, tendo em vista que será meu primeiro lançamento. Em qual e-mail eu posso mandar para pegar o certificado?
MKMN Expert
21 de setembro de 2019Fala Giovane,
Tudo bom?
Por favor, nos envie e-mail para [email protected].
Abraços.