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123 Comments

  • Lucas Latorre

    14 de maio de 2014

    Felippe desculpa a pergunta, procurei e não achei no site da Ableton,,vc sabe a diferença entre os modos Peak, RMS e Opto do Compressor nativo ?

    • Felippe Senne

      15 de maio de 2014

      No manual/help do Ableton tem uma explicação sobre o funcionamento disso, mas explicando de uma forma bem simplificada: essas são as formas como o compressor reage ao sinal que está entrando nele, ou seja, em modo Peak ele responderá aos picos, RMS vai responder ao volume médio, e Opto simula o funcionamento de um compressor “óptico” analógico (vale umas boas googladas!).

  • Alexandre Sant Anna

    8 de junho de 2014

    Finalmente consegui concluir o curso e terminei assistindo sua aula com uma mixagem e masterização rápida.
    Fui assistindo suas aulas e produzindo o RMX da musica que você postou no grupo, acho que cheguei em uma finalização satisfatória, espero que seja para outros Dj`s também.
    Mais uma vez obrigado pelo incentivo e sempre que poder faça o que esta fazendo que é mostrar conhecimentos pois nem sempre sabemos de tudo, mesmo o melhor produtor pode aprender coisas novas com outros, como você tem mostrado.
    Bom, hoje finalizei minha track, meu primeiro RMX e depois vou estar postando para o pessoal mandar uma analise.
    Abaços e fique com DEUS.

    • Felippe Senne

      9 de junho de 2014

      Que notícia boa, Alex, que bom saber q o curso tá dando uma ajuda na sua transformação como produtor! Vamo q vamooooo!

  • Consistency

    17 de junho de 2014

    Obrigado Felippe Senne, essa semana vou tirar umas duvidas com você.

  • Mendhelson Luiz Gonçalves Duar

    21 de agosto de 2014

    Show de bola!!! Remix ficou maroto, na pegada!! 😉
    Mas hem, quando sai o curso de stem mastering aqui pela MkMN? Tu podia fazer mais um vídeo abordando mais a fundo o processo de mix também…ainda fico muito confuso em relação a essas questões… Mais poxa, Valew mesmo, o curso foi de grande ajuda, agora é cair pra cima e testar/aprimorar tudo que foi aprendido aqui!! Vamo q vamo! 😀

  • Jordan Cardozo

    18 de fevereiro de 2015

    Olá Senne!!! As aulas foram ótimas para entender o Workflow (produção ->mixagem -> masterização). Algumas coisas que percebi é que na etapa de produção você, em se tratando de efeitos, se preocupa somente com reverb, delay, compressão sidechain, automações e até uma equalização criativa, além de outros efeitos criativos. Na etapa de mixagem, você ajusta melhor os volumes de cada elemento, faz equalização corretiva e compressão para diminuir a dinâmica.

    Então é isso? deixar a parte criativa do uso de efeitos e automações na etapa de produção e deixar a parte técnica do uso dos efeitos, fazendo os elementos soarem melhores para transmitir melhor a mensagem, na etapa de mixagem?

    Agora eu acho porque eu fico correndo atrás do próprio rabo, pois faço ao mesmo tempo a produção e a mixagem e acaba a CPU “triturando” o áudio e acabo me atrapalhando na medida em que coloco mais elementos que julgo necessário e isso me força a fazer uma nova mixagem e fica assim “correndo atrás do próprio rabo”.

    • Felippe Senne

      18 de fevereiro de 2015

      Jordan, sua pergunta é excelente, e infelizmente (ou felizmente talvez!) não existe uma resposta concreta pra essa questão, principalmente no mundo da música eletrônica, em que nós somos tanto o compositor, quanto o músico e produtor de nossas tracks! hehehehe

      Cada produtor de música eletrônica tem a sua forma de encarar e fazer o processo, aqui nessa etapa curso você tá conhecendo o MEU workflow e método em particular.

      Existem produtores que praticamente não fazem nada relacionado a mix durante a produções, outros preferem já ir mixando (e as vezes até masterizando) durante a produção… agora, e você?

      Essa pergunta só o tempo, sua experiência e suas escolhas vão poder responder. O importante é você saber que no mundo da música eletrônica existem boas práticas, coisas que funcionam, porém definitivamente não existem REGRAS, muito menos somente uma forma de fazer as coisas, tudo depende do seu gosto pessoal e aptidões mesmo.

  • Guilherme Humann

    19 de março de 2015

    Felippe,uma sugestão.
    Poderia explicar pro novatos o que é bootleg,Re-edit,Mashup e como fazer cada um??

    • Jesus Souza

      29 de março de 2015

      B O O T L E G
      Seria uma espécie de Remix Ilegal utilizando partes originais de uma faixa no Breakdown de sua produção. Essa parte pode ser não necessariamente uma música eletrônica, mas quem sabe um Reggae, um Rock, ou ainda uma Disco Music.

      R E M I X
      O Artista envia para outros produtores um Remix Pack de sua faixa original contendo arquivos de áudio em Wave (Bass, Synth, FX, Drums…) e arquivos no formato MIDI (Sequências de Melodias, Pads, Strings, Bassline…). Cada produtor utiliza essa ferramenta como guia para contar a mesma história, mas de uma maneira diferente e seguindo seus estilos pessoais. Quanto mais versões uma faixa tiver, mais admiradores com gostos diferentes ela pode conquistar.

      M A S H U P
      Mashup é simplesmente você pegar um Hit de sucesso de um produtor famoso e misturar com outro Hit de sucesso de outro produtor famoso, o resultado só pode ser um Mashup de sucesso, não é mesmo? Não, nem sempre!
      A pesar de ser uma edição simples, para fazer um Mashup bem feito o DJ/Produtor tem que ter umas noções básicas de teoria musical, para escolher faixas que pertencem a mesma Escala Tonal e que tenham ritmos semelhantes. Adicione a essa receita uma dose extra de “bom senso” o resultado pode agradar seu público e surpreender a outros DJs na hora da discotecagem.

      R E-E D I T:
      É nada mais nada menos do que você editar uma música já pronta, cortar alguma parte dela, colocar uma parte que estava no inicio para o fim. Por aí vai.
      #ogoogleéseuamigo

      • Denis

        10 de março de 2017

        Legal a explicação ! Minha dúvida é o que diferencia um Bootleg de um RE-EDIT? Pois se o Bootleg é ilegal, porque não se cita a ilegalidade no RE-EDIT? O RE-EDIT depende de autorização oo Pack liberado pelo autor?

  • Higor Diego

    12 de maio de 2015

    Senne , voce poderia me responder sobre o uso de masterizações prontas ja ?
    Por Exemplo , nas minhas tracks eu uso a masterização de house do ozone 5 , e acho que ficam bem comprimidas e satisfazem o meu gosto , o que você acha sobre isso ? Obrigado

    • Felippe Senne

      12 de maio de 2015

      Higor, ao mencionar “masterizações prontas” vc quer dizer usar um preset do Ozone? Se for isso, eu acho que pode ser um bom ponto de início pra vc masterizar, porém eu acho muiiiiito difícil usar presets ao masterizar música eletrônica, geralmente cada track tem timbres e equalização meio diferente das outras, portanto eu prefiro começar tudo do zero mesmo.

      Mas, se tiver funcionando contigo, e vc sabe oq vc tá fazendo, então manda brasa!

  • Israel Kling

    14 de maio de 2015

    Felippe, ótima aula, muito bom poder acompanhar passo-a-passo ao lado de quem já entende. Essa aula conseguiu abrir muito minha mente sobre masterização e mixagem, mesmo que de forma simples, antes fazia totalmente equivocado!

  • Romulo Felippe

    18 de julho de 2015

    Fala Senne, uma dúvida. Eu entendi e já sabia mais ou menos essa parte dos bits e tal, mas como você sabia que estava trabalhando em 24 bits? Só por que quando você abriu (aos 47:25min mais ou menos) estava já na configuração ”24”?! Já li alguns artigos falando sobre bit, dithering e etc na hora da renderização, mas não me aprofundei tanto em entender realmente, mas nada que uma boa lida não resolva. Enfim, essa era minha dúvida. Abração e, como esse é meu primeiro comentário aqui, tinha que reafirmar que o curso ta bom pra cara*ho. Parabéns mesmo, irmão!

    • Felippe Senne

      18 de julho de 2015

      Fala Romulo, nesse caso eu sabia pq o Ableton Live 8 (se não me engano) rodava em 24 bit o áudio interno. Porém hoje em dia no Ableton Live 9 ele roda em 32-bit floating point… portanto eu sabia simplesmente pelo fato de ter me informado antes.

      Inclusive fiz um post legal recentemente sobre a história do 32-bit floating point, dá um confere: http://makemusicnow.com.br/clipar-canais-plugins-e-master-buss-isso-realmente-e-um-problema/

      • Romulo Felippe

        18 de julho de 2015

        Saquei. Dei uma olhada no post e já clareou mais minha mente nesse ponto. Muito bom, valeu!

  • Dj Mumu

    21 de agosto de 2015

    Ola Senne, foi muito bom assistir uma aula assim, passo a passo de como montar uma track, so tenho uma duvida, derepente estou postando até mesmo no local errado….rssss

    corre o risco de um compositor ou produtor musical errar a harmonia da musica dele ???
    colocar uma harmonia e alguém que pegar para fazer um remix colocar outra harmonia e ela ficar melhor que a original ???

    Obrigado. e mais uma vez parabéns pelo curso.

    • Felippe Senne

      21 de agosto de 2015

      Fala Mumu, sem dúvidas isso pode ocorrer, inclusive eu curto muito quando o remixer cria uma nova harmonia pra música original.

      Os remixes do Calvin Harris são um ótimo exemplo disso, principalmente seu remix de “Spectrum (Say My Name)”, onde ele deu uma mudada boa na harmonia, com um resultado excelente.

  • Carlos Henrique

    18 de setembro de 2015

    Excelente curso valeu cada centavo gasto !
    mesmo usando outro software de produção da pra entender e reproduzir perfeitamente os passos do senne mesmo pelo ableton!

  • André Luiz Alves

    23 de março de 2016

    Senne. Quando vc fez a “gambiarra” para dar o freeze no canal que havia Sidechain (Pad), vc removeu o compressor, aplicou o freeze e voltou o compressor ao canal.
    Nesse caso, a ordem do processamento de efeitos não poderia dar um resultado diferente ao som final?
    Imaginemos que eu tenha o compressor fazendo o sidechain em um canal, aí após esse efeito eu colocasse mais efeitos nesse som, pós-sidechain. Ao fazer isso e jogar o compressor para fora do canal, transformado o som com todos os efeitos em áudio e voltado o compressor, o fato de jogar para o som com todos os efeitos antes, não daria diferença?

    • Felippe Senne

      23 de março de 2016

      André, ótima observação, e com certeza faz diferença sim. Esse é um dos motivos de atualmente eu só usar o sidechain no final do rack. Uma saída pra isso é usar um plugin dedicado a esse efeitos (ex: LFO Tool, Kickstarts, etc), pois assim não tem roteamento e vc fica sossegado na hora de freezar.

      • André Luiz Alves

        23 de março de 2016

        Ps.: Usei o termo gambiarra, pois foi o mesmo que vc usou no vídeo. rsrsrs
        Entendi cara. Obrigado pela resposta!!!

  • DjPamela Anderson

    10 de maio de 2016

    Boa tarde Senne!Então,estou um pouco confusa .Quando uma track é 100% Original Mix?Ou quando uma track é considerada Original Mix?Estou fazendo essa pergunta ,pois ando vendo algumas faixas de DJs/Produtores famosos e que nas tracks tem partes de filmes animados entre outros;Me desculpe se a pergunta for idiota,mas é que quero entender .E mais uma vez obrigada por mais uma super aula!Abraços!

    • Felippe Senne

      10 de maio de 2016

      Oi Pamela, na teoria a música é um “original mix” quando ela é de sua autoria, ou é uma versão de uma música que já existe, mas que vc tem autorização pra assinar como sua.

      • DjPamela Anderson

        13 de maio de 2016

        Agora entendi.Estava muito em dúvida em relação a isso.Muito obrigada por esclarecer.Boa noite Senne!

  • Diego Laje

    12 de maio de 2016

    Sensacional Felippe!

  • Bruno New

    25 de junho de 2016

    Showw… Muito bom o remix!!

  • Leonardo

    2 de julho de 2016

    Olá , senne no começo da track e ate msm durante as aulas tu sempre falo q ja devemos começar com um compressor no master e tals … minha pergunta eh … devo remover o compressor do meu canal master assim que acabar meu arranjo e minha pre-mix ? ou posso deixar ele

    • Felippe Senne

      4 de julho de 2016

      Leo, essa é uma boa pergunta, e na minha opinião, se estiver soando bem com o compressor, então não retire, pode ser que mude drasticamente o equilíbrio de todos os elementos da track.

  • Victor Siriani Appendino

    21 de julho de 2016

    Senne quando você fala por cima da música tocando não consigo entender nada kkk, será q não rolaria aquela antiga função talk over? Q consiste em abaixar o som automaticamente quando se fala no microfone, do resto tudo ótimo e perfeito, to curtindo muito o curso, parabéns, haha abraços

    • Felippe Senne

      13 de setembro de 2016

      Valeu pelo feedback, Victor, vamos melhorar isso.

  • Wesley

    29 de julho de 2016

    Felipe no inicio da construção do remix . você fez o KICK ao invés de pega-lo pronto em áudio . me explique isso ?

    • Felippe Senne

      13 de setembro de 2016

      Wesley, nesse caso eu sintetizei o Kick, pra que ficasse no tom certinho da música.

  • Alisson Vielmo

    12 de setembro de 2016

    Fala senne blz?
    Então minha dúvida não é relacionada a essa aula, mas enfim queria saber se em relação ao BassLine devo criar um timbre
    especifico que caracterize meu estilo de música e trabalhar ele em todas as faixas, ou para cada track posso fazer um timbre de Bass diferente?
    Agradeço tua opinião abração.

    • Felippe Senne

      13 de setembro de 2016

      Alisson, essa é uma questão sempre recorrente de quem tá desenvolvendo o seu som, e eu acredito que seja melhor você ir desenvolvendo um padrão nas suas produções, até pra que você possa sempre ir melhorar cada timbre que for usar nas mesmas.

  • Alisson Vielmo

    23 de setembro de 2016

    Fala senne blz?
    Então criei um remix para a track Ellie Goulding – Lights Original Mix,
    nem sei que gênero ficou acredito eu que um Deep House trabalhei em 124 BPM esse é meu primeiro Remix,
    queria tua opinião e da galera aqui do curso sobre a produção dessa faixa, segui os procedimentos do curso para
    produzir o mesmo..
    segue o link
    https://soundcloud.com/user-769020093/ellie-goulding-lights-creazze-bacck-remix
    agradeço o feedback obvio que tem muito que melhor mas a opinião de vocês é sempre bem vinda!
    ABRAÇO!

  • Vitor Cabral

    2 de outubro de 2016

    Fala Senne, firmeza?
    Quando coloco o compressor após a conversão dos canais, ele não irá mais ficar na ordem que estavam os Audio Effects anteriormente..
    Esta alteração da ordem pode resultar em alguma diferença depois?
    No ‘ouvidometro’ não senti muita diferença, mas pode ser que quando a musica for reproduzida em alguns lugares a diferença seja mais perceptível.. Oque você acha?

    • Felippe Senne

      3 de outubro de 2016

      Vitor, isso seria em relação ao compressor com sidechain, né? Nesse caso realmente pode alterar a sonoridade, porém eu sempre prefiro usar o sidechain no final do rack, então nesse caso (pra mim) acaba que não afeta em nada o som.

      • Vitor Cabral

        5 de outubro de 2016

        Isso, sidechain.. Beleza Senne valeu

  • Marcus Myrrha

    30 de novembro de 2016

    Fala Senne, beleza? Cara, eu to precisando de uma luz em uma coisa que deve ser muito simples mas fiquei horas procurando e não achei em lugar nenhum na internet. Eu comprei um controlador MIDI, e quando eu tento gravar uma modulação ou um pitch bend no Ableton ele grava certinho, mas sem linha de automação. Parece que já grava diretamente no som da track, não dando pra editar depois. É estranho, porque quando eu to com o Sylenth1 aberto e mexo com o mouse na rodinha de Pitch, a linha de automação mexe junto, mas quando mexo diretamente pela rodinha do controlador, a so Sylenth1 mexe junto mas a linha de automação não é modificada.

    Valeu Mestre!

  • Diego Laje

    30 de dezembro de 2016

    Fala Felippe! Tudo bem? Como vc nomearia um remix quando o colocasse no Youtube, por exemplo? Colocaria o nome do artista original também tentando chamar a atenção dos fãs dele? O cara pode achar chato se aproveitar disso? Tem “códigos” já para que não fique chato? =) Obrigadoo!

    • Felippe Senne

      2 de janeiro de 2017

      Diego, com certeza colocaria sim, basicamente seria o seguinte: Artista Original – Nome da Track (Seu Nome Remix).

      • Diego Laje

        2 de janeiro de 2017

        Obrigadoo!!! =)

  • Gabriel Lopes

    9 de janeiro de 2017

    Pessoal! Estou tendo um problema sério com os Plugins.
    Eu instalo mas o Ableton não reconhece alguns, mesmo que o arquivo seja .dll, solicitando o “rescan” e me certificando que estou “rescan” na pasta certa, alguns não aparecem.
    Por que alguns aparecem e outros não?
    Como resolver?
    Obrigado!

    • Felippe Senne

      9 de janeiro de 2017

      Se forem comprados, experimenta atualizar os plugins. Se for crackeado, provavelmente esses plugins estão em 32-bit, desatualizados, e seu DAW 64-bit. Usa o jBridge ou algo similar pra conseguir rodá-los.

  • Matheus Falcão

    15 de janeiro de 2017

    Senne, peguei um sample de kick ja masterizado só que ele ta estourando muito na mix, mesmo abaixando o som dele parece meio estranho, tem mais alguma coisa q pode ser feita?

    • Felippe Senne

      16 de janeiro de 2017

      Matheus, se vc usar um Kick muito comprimido e saturado, naturalmente vc não deve fazer qualquer processamento que gere mais distorção nele, tanto no próprio canal, em algum grupo, e no Master.

      Nesse caso eu só vejo duas opções: mudar o sample do Kick, ou equalizá-lo para amenizar alguma das regiões de frequência que estejam exageradas, e controlar também o seu envelope, com um fade out, ou um plugin tipo o Xfer LFO Tool.

      • Matheus Falcão

        16 de janeiro de 2017

        vou tentar usar o LFO Tool, se nao vou trocar de kick msm, vlww senne, abracoss

  • Djeddie Huss

    25 de janeiro de 2017

    Resolvi fazer o remix seguindo as aulas e de acordo com o estilo que curto resultou nosso…
    Opiniões serão bem vindas hehe

    https://soundcloud.com/deejay-eddie-huss/maroon-5-moves-like-jagger-ft-christina-aguilera-eddie-huss-remix

    • Felippe Senne

      26 de janeiro de 2017

      Ficou muito bacana, Eddie!! Meus parabéns!!

      • Djeddie Huss

        26 de janeiro de 2017

        Obrigado Mestre,
        A luta e os estudos seguem firmes hehe

    • Denis

      10 de março de 2017

      Ficou muito bom seu trabalho, gostei, só os “sidechain” fritando hehe….

      • Djeddie Huss

        11 de março de 2017

        Obrigado Denis… para estudos até que saiu bom rs

  • João Vitor

    3 de fevereiro de 2017

    Olá Senne, como poderia deixar mais limpo o vocal tira esses ruidos de fundo.
    Obrigado.

    • Felippe Senne

      4 de fevereiro de 2017

      JV, você pode usar um plugin de noise reduction, como o X-Noise da Waves.

      • João Vitor

        5 de fevereiro de 2017

        Obrigado 🙂

  • Denis

    10 de março de 2017

    Pessoal, alguém sabe o nome disso que o Jord usa em 1:35 / 1:37, aquela viradinha de bateria? Acredito que o Felippe falou no curso mas não anotei, eu procurei mas não acho =/

    https://www.youtube.com/watch?v=4C-SKJfzhMk&t=1m35s

    • Felippe Senne

      15 de março de 2017

      Denis, se chama DRUM FILL.

      • Denis

        16 de março de 2017

        Isso mesmo, valeu Felippe ! =)

  • Denis

    11 de março de 2017

    Estou finalizando o módulo fundamental, postando meu mix que fiz com base no curso… entendo que está cru e que precisa de mais transições, mas em relação as técnicas que aprendi com o curso eu sinto que evolui bastante, apenas me comparando com o que eu fazia antes quando pensava que “sabia tudo”, e com o que faço agora depois do curso… então estou postando apenas para os alunos compararem seu som… como fez o Djeddie Huss que fez uma versão caprichada da mesma track utilizada no mix.

    E também me livrando da track que te prende em busca de melhorias… ela vai ficar no Stand By para que eu possa partir para outro projeto e no futuro voltar nela…

    Eu utilizei um House Music, como se falava no Brasil na época, a track da Ultra Naté – FREE, que tem um vocal poderoso e um groove muito bom, mas não tenho experiência suficiente para cravar o que eu fiz… mas só com esse teste já aprendi muito e achei que algumas partes ficaram legais, mais pela ideia e nem tanto pelo resultado… até porque não masterizei nem mixei… apenas fiz sem limiter e não clipa nada… o problema é que tem muita coisa que precisa ser aumentada e no mix pretendo aprender isso.. acredito que isso ajuda muito pelo que pesquisei..

    mas o que vale mesmo é parabenizar o trabalho do Felippe e sua equipe que acreditaram que podiam investir em futuros talentos ensinando o que sabem e vendendo um produto (o curso), que passa conhecimento sólido via web, o que é raro pois 90% do conteúdo vendido na web é obra replicada ou informação sem nexo que muita gente compra pensando que vai resolver seus problemas, ludibriadas por um bom papo ! Pena que não conheci o curso antes e to atrasado… mais vou correr pra pegar onde a galera tá nos novos cursos..

    Vocês do curso da Make Music Now são exemplos de gente competente trabalhando e acreditando na inovação agindo nas plataformas web, com conteúdos raros e extremamente úteis, mesmo com as “limitações”, e não com produtos ou projetos que não passam de uma maneira a mais de ganhar dinheiro…

    Minha Homenagem a Ultra Naté … por mais sons assim hoje em dia ..

    Eu executei um wav que tinha uma versão melhor que o projeto, ali no final eu coloquei no Ableton só pra ver que não clipa mas clipou um pouco porque está acima de 0db… mas o projeto não clipa sem limiter..

    https://youtu.be/8gvL10F-P94

    • Felippe Senne

      15 de março de 2017

      Nossa, Denis, obrigado demais pelas palavras, isso só dá mais forças pra continuar firme o trabalho aqui!!

      Vou ouvir seu som, mas de antemão já dou os parabéns pelo empenho. 🙂

      • Denis

        16 de março de 2017

        Deu pra aprender bastante coisa rs.. agora é ir pra segunda parte do curso pra evoluir mais.. abraço !

  • Den'Allen

    11 de maio de 2017

    Senne, não entendi direito esse negócio de Dithering. Nunca sei qual usar, na hora de exportar. Pode me explicar melhor?

    Valeu! 😉

    • Felippe Senne

      11 de maio de 2017

      Den, o dithering é um ruído que é adicionado ao áudio com o objetivo de reduzir qualquer imperfeição gerada na forma de onda quando converter o áudio de 32/24 bit para 16 bit (padrão da indústria).

      Você deve usar o dithering apenas quando for exportar a versão final da master.

      • Den'Allen

        15 de maio de 2017

        Ah, blz! Valeu! 😀

  • Filippe UcRi

    5 de julho de 2017

    Felippe o que usar no mono e o que usar no stereo, tenho essa duvida, nao quero continuar colocando coisas que nao sao necessarias no stereo, ou colocando quase a musica toda no stereo.. me ajuda

    • Felippe Senne

      6 de julho de 2017

      Filippe, geralmento eu deixo 100% mono apenas o sub bass, o resto pode ser em stereo mesmo.

  • Laut

    9 de julho de 2017

    Boa tarde, Mestre! Eu respondi o email com o link do meu facebook mas ainda não me colocaram em nenhum grupo, tem como você ver isso por favor? vlw, Mestre o curso esta fera demais!
    https://www.facebook.com/profile.php?id=100002212156783

  • Renan Silveira

    15 de julho de 2017

    Senne, tenho uma dúvida, tu falou ali que a região entre 150hz e 250hz as vezes ficam meio poluídas, isso normalmente acontece? gostaria de saber se é necessário ter um cuidado a mais ali? se sim, tem mais alguma região que é sempre bom ficar de olho na hora da master?

    • Felippe Senne

      15 de julho de 2017

      Renan, sim, realmente acontece pois muitos instrumentos e elementos que usamos possuem informação nessa região, é preciso escolher quais elementos da sua produção vão “vencer a briga” nessa região de frequência. Outra região que pode ficar poluída é lá pelos 1k, onde nossos ouvidos são mais sensíveis.

  • Rogi

    17 de julho de 2017

    Senne, primeiramente parabéns por essa grande vitoria alcançada em relação a HUB, só posso desejar excelência pra vc e toda sua equipe 😀
    Tenho uma duvida, na mix eu tenho um ”mal costume” eu acho, de tacar reverb em tudo, pelo tabu da “ambiência” , no meu headphone fica bom (audio-technica muito bom) mas quando vou testar no carro não fica tão legal sabe, qual a sua opinião sobre?

    • Felippe Senne

      20 de julho de 2017

      Obrigado pelo apoio à HUB, Rogi!! 🙂

      Sobre o reverb, você já matou a charada: seus headphones pelo jeito te enganam, pois no headphone você não ouve a ambiência natural da sala ou espaço onde a música tá rolando, então vc naturalmente vai exagerar no reverb. O caminho agora é uma reeducação, já que vc percebeu que não deve encher de reverb.

  • Rogi

    20 de julho de 2017

    MEU REMIX DE MOVE’S LIKE JAGGER DENTRO DO MEU ESTILO (MAIS LOW BASS) SEGUINDO O CRONOGRAMA DA AULA SOBRE REMIXES, JUNTANDO TODOS OS MEUS CONHECIMENTOS KKK
    (ESQUECI DE CORTAR O FINAL KKKK)

    https://soundcloud.com/user-558414105/moves-like-jagger-rogi-remix/s-9P841

    • Felippe Senne

      20 de julho de 2017

      Boa, Rogi!!!

    • Gui Lopes

      7 de janeiro de 2018

      Caraio, gostei demais! hahahaha Parabéns, Rogi!

    • Alyson Neves

      16 de março de 2018

      parabéns

    • Gian Palermo

      29 de março de 2018

      Parabéns! Remix muito bom, transições muito suaves e boas, parabéns dnv

  • Wiliam

    24 de agosto de 2017

    Meu Deus que aulas top… Sempre cada vez mais viciante. Parabéns Senne…

  • Douglas Dias

    4 de setembro de 2017

    cara pirei aqui em curitiba haha cada aula uma aprendizagem hoje 04/09/2017 começei um remix do avicci pro remix contest dele e cara que facilidade to tendo pra desenrolar ele depois destas aulas e ainda roubei alguma ideias pra ele obrigado senne cara vc ´foda kkk valeu

  • Murillo Amorim

    13 de novembro de 2017

    Ola tudo bem com vocês. Alguém que use FL Studio emteresado em estuda e colaborar com minhas musicas,ainda não tenho um metodo de Produção procuro um parceiro de produção para crescemos juntos.

    interessados me procurem no meu Facebook murillo amorim

  • Jp de Alencar

    8 de dezembro de 2017

    Senne , vc sabe de algum plug-in gratuito similar ao SoundShifter??

    • Felippe Senne

      9 de dezembro de 2017

      JP, gratuito infelizmente não sei. 🙁

  • Jp de Alencar

    11 de dezembro de 2017

    Fala Senne, estou no fim da produção de um remix que estou trabalhando, partindo para a pate de mixagem e masterização, porém bateram algumas duvidas em relação a equalização na masterização. Minha duvida é, para tentar deixar todas as frequencias com mesma intensidade, é melhor quando eu estiver usando o EQ, abaixar as frequencias mais fortes, ou aumentar as mais fracas? Essa duvida bateu porque no instinto eu acabei por aumentar as frequencias fracas, porem vi q voce costuma abaixar as fortes, entao queria saber se tem alguma vantagem ou desvantagem ou se é só paranoia minha kkkk. Obrigado!

    • Felippe Senne

      14 de dezembro de 2017

      JP, pra facilitar a questão dos ajustes de volumes, eu acho que é uma prática melhor atenuar do que dar ganhos, senão vc corre o risco (sem perceber) de começar a deixar tudo alto demais.

  • Raphael Augusto Guedes

    28 de dezembro de 2017

    Senne, estou com um problema na parte de transformar em áudio puro, parece que quando dou freeze e flatten nos canais necessários, fica mais travado o ableton (?). E também, alguns canais ficam com uns ruídos que não estavam anteriormente… Sabe o que poderia ser?

    • Raphael Augusto Guedes

      28 de dezembro de 2017

      Fiz um teste aqui pra comprovar, e na verdade não faz nem um sentido né, mas ta acontecendo isso justamente quando transformo os canais em áudio puro mesmo…

      • Felippe Senne

        3 de janeiro de 2018

        Rapha, que estranho isso… nunca tinha ouvido falar de algo parecido. Se puder gravar um vídeo e postar o link aqui, posso tentar ajudar.

  • Raphael Augusto Guedes

    29 de dezembro de 2017

    https://soundcloud.com/raphael-augusto-guedes/bruno-mars-treasure-raphz-remix galera fui acompanhando as aulas do curso de remix e fui fazendo essa remix, se puderem dar um feedback agradeço!

  • Raphael Augusto Guedes

    31 de dezembro de 2017

    https://soundcloud.com/raphael-augusto-guedes/bruno-mars-treasure-raphz-remix-1
    Galera durante o curso de remix fui produzindo essa remix, se puderem dar um feedback agradeço 🙂

  • Jp de Alencar

    2 de janeiro de 2018

    Fala professor,
    Então, o assunto nao tem muita relação com a aula, porem dentre as aulas das quais ja assisti esta seria a que mais se encaixa,
    Estou na duvida sobre postar uma track em que estou terminando, lembro de ter visto um video (se nao me engano pelo yotube) em que voce falava para nao postar nenhuma track ainda no “inicio” da carreira, para nao “”manchar””(talvez marcar seja melhor nesse caso) minha identidade como produtor, por uma criaçao em que definitivamente nao sera o meu maximo potencial, gostaria de refazer a pergunta, porque estava bastante ansioso para posta-la, e na verdade ja ate havia postado uma no final de 2017,

    Desculpa falar por aqui, nao sei se é o espaço adequado, mas queria até mesmo aproveitar e perguntar como faço entrar no grupo do facebook, porque ja mandei email com meus dados 2 vezes e ainda nao entrei, de qualquer forma obrigado senne estou amando o curso, me serve de base para inumeras outras fontes de informação! Bom 2018

  • Matheus Nomassage

    31 de janeiro de 2018

    Bom eu ainda nao terminei mais o meu preview esta assim… (sem mix e master, nao sei como ta soando to produzindo com um som muito ruim)

    https://soundcloud.com/nomassagemusic/moves-like-jagger-nomassage-remix-preview/s-s7lz3

    • Maykon Izaías

      6 de fevereiro de 2018

      Cara gostei muito as suas ideias ficaram muitos bem encaixadas TOPzeira!!!!!!

      • Matheus Nomassage

        6 de fevereiro de 2018

        pooooxa brow obrigado, fico muito feliz pelo seu feed sinal que os estudos estao começando render frutos 🙂

  • Lucas Bordinhon

    12 de março de 2018

    Muito bom!! posso mandar o remix que eu fiz para o seu e-mail para você dar uma avaliação?
    E eu tenho uma dúvida, eu posso pegar uma musica completa e remixar, sem precisar só do vocal? Isso é viável? Valeu Senne!

  • D.j. Marcão

    22 de março de 2018

    Felippe blz, como eu faco pra deixar o meu ableton com a tela igual ao seu,eu falo do lado esquerdo onde fica os plugins etc. obs. aos 26.33 minutos.pra eu fazer da mesma forma com o meu projeto,.obrigado

    • Felippe Senne

      24 de março de 2018

      Marcão, nessa aula uso a versão 8 do Ableton Live, portanto o browser dele era diferente. Hoje em dia inclusive está bem melhor. 🙂

      • D.j. Marcão

        12 de abril de 2018

        ok, obrigado

  • Renato

    30 de maio de 2018

    Boa tarde galera e professor Senne. Gostaria de saber se ao transformar cada canal em áudio é necessário fazer Fades no inicio e no fim de cada arquivo ou só no fim? Ou não tem a necessidade de fazer os Fades? E quando a música já está toda em áudio é necessário também fazer os Fades?

    • MKMN Expert

      31 de maio de 2018

      Renato,

      Beleza?

      Na minha opinião não! Só se rolar aquele estalinho no fim de cada som, é sempre bom matar esses estalinhos com fade in/out

      Se tive mais alguma duvida é só falar.

      Abraço!

      • Renato

        31 de maio de 2018

        Muito obrigado por tirar minha dúvida :). Abçs

  • João Paulo Andrade

    17 de junho de 2018

    Cara que tipo de efeito é esse no finalzinho do acorde nos 11:24 11:28 ? seria o pitch bend

    • MKMN Expert

      20 de junho de 2018

      João,

      Acredito que seja calda do timbre (release do envelope) + reverb

      Abraços!

      • João Paulo Andrade

        22 de junho de 2018

        Me parece que a calda tem alteração de timbre

  • Caio Alves

    17 de julho de 2018

    Deixa um feed ai galera !!! o que acham da ideia, do bass e da track em geral. o que acham que falta nela ?? ( tirando a mix e a master )

    Deixe um feed ai pfv !!! fiz essa track acompanhando o o senne no remix dele e acabei fazendo um aleatório.

    obs : Infelizmente estou com o Sylenth1 DEMO, Esqueçam a voz de fundo kkkkk

    . Escutem com fone !!!

    https://soundcloud.com/caioalvesofficial/caio-alves-track-id-sem-mix-e-master/s-yFzeK

    • MKMN Expert

      17 de julho de 2018

      Caio,

      Beleza?

      Por gentileza, pode postar no fórum?

      Obrigado!

  • Thiago Duplicata

    7 de agosto de 2018

    Senne, por qual motivo você escolheu pelo modo OPTO do compressor na Master? Abraço!

    • MKMN Expert

      8 de agosto de 2018

      Fala Thiago,

      Beleza?

      OPTO é um modo de compressor lento que trabalha de forma linear. Ele tá fazendo papel do Glue Compressor.

      Abraços.

  • Matheus Cruz

    20 de setembro de 2018

    Senne, tenho uma duvida há muito tempo de como fazer esse tipo de lead dos 3:10 dessa track do illusionize https://www.youtube.com/watch?v=rLQeHX6QY6U e esse, creio que seja, wobble bass da virada aos 4:10, creio que seja com um LFO do synth… tenho essa duvida a muito tempo, nao sei se é muito complexo porem vai me ajudar muito se puder explicar ! muito obrigado!!!

    • MKMN Expert

      24 de setembro de 2018

      Matheus, combinação de Pitch com LFO.

      😉

  • Tua Mãe Black Cat

    8 de março de 2019

    Eu junto com o seu remix fiz um, o começo soou um pouco estranho eu percebi e la no 3:25 eu errei nos acordes, eu não consigo enxergar muito meus erros, não sei se é pq fiz o remix muito cedo ou se sou extremamente ruim KKKK se alguém puder me dar criticas no que melhorar, no que eu errei, agradeço
    https://soundcloud.com/pedro-santil/numb-bootlag

    • MKMN Expert

      8 de março de 2019

      Respondemos você la no fórum, Pedro Martinez.

  • Matheus William Odaik

    27 de julho de 2019

    Estou produzindo um remix em que a acapella está em “C maior”, quais escalas combinam com a escala da acapella?

  • Matheus William Odaik

    27 de julho de 2019

    Se a acapella está em C maior, em qual escala eu tenho que compor para combinar com a acapella?

    • MKMN Expert

      29 de julho de 2019

      Fala Matheus!

      Tudo bom?

      Você pode usar a Relativa de C que é Am para criar solos por exemplo.
      Escalas Relativas possuem as mesmas notas entre si.

      Abraços.