Tire suas dúvidas aqui

137 Comments

  • Lucas Latorre

    8 de maio de 2014

    Felippe por gentileza como coloca o contador pra contar até 3 antes d ecomeçar a gravar ? Qdo clico em record ele já começa a gravar direto..

    • Felippe Senne

      8 de maio de 2014

      Lucas, vai nos Preferences do Ableton Live, depois Record Warp Launch, localiza o COUNT-IN e escolhe quantos BARS (compassos) vc quer q conte antes de começar a gravar.

  • David Bonfá

    9 de maio de 2014

    Onde acho teu preset do tensionator?

  • hugo

    14 de maio de 2014

    Felipe onde q eu consigo o sylenth… to mto perdido nessa area de plugins e como usar os efeitos. Obrigado

  • Guilherme Pires

    19 de maio de 2014

    Felipe, esse Tensionator funciona no FL tb?

    • Felippe Senne

      19 de maio de 2014

      Guilherme, o Tensionator é um rack de efeitos nativos do Ableton Live, então infelizmente ele só roda no Ableton mesmo.

  • Gustavo Fernandes Gonçalves

    21 de maio de 2014

    Felippasso ajuda eu!!! Eu peguei o seu tensionator tabaja, mas na hora de jogar ele no master não ta indo cara, o q será q pode ser? Eu inclusive joguei ele na mesma pasta q ta aparecendo no seu vídeo.
    Muito obrigado pela atenção! abraços

    • Felippe Senne

      21 de maio de 2014

      Ele não está funcionando, ou simplesmente não está carregando/aparecendo no canal? Se não tiver abrindo no canal provavelmente é pq vc não adicionou a extensão .adg no final (infelizmente ele perde a extensão qdo é zipado, não sei pq).

      • Gustavo Fernandes Gonçalves

        22 de maio de 2014

        Então ele está com a extensão .adg sim. Ele aparece lá no ableton normal, mas na hora de jogar ele no master ele não vai nem a pau. De qualquer forma valew!

  • Felipe Sosa

    10 de junho de 2014

    Se a pessoa não estiver ouvindo o som, o problema é grave…

    • Felippe Senne

      11 de junho de 2014

      Não entendi seu comentário, Felipe, sobre oq seria?

  • Mendhelson Luiz Gonçalves Duar

    20 de agosto de 2014

    O tensionator ficaria no canal master mesmo ou só foi para testar nesse primeiro momento? No canal master não ficaria só o limiter?

    • Felippe Senne

      21 de agosto de 2014

      Quando estou produzindo as vezes uso ele no canal master, pra ver como ficaria o efeito aplicado na música inteira, depois copio o efeito e colo nos canais/grupos onde ele pode ser útil.

      • Mendhelson Luiz Gonçalves Duar

        21 de agosto de 2014

        Pois é, acabei de ver você explicando isso no ultimo vídeo… Boa dica… Valew a atenção! o/

  • Vitor

    14 de outubro de 2014

    Felipe como fazer o plugin de analise mostrar as oitavas de Dó no topo no spectrum ?

    • Felippe Senne

      14 de outubro de 2014

      Vitor, me desculpa, mas não entendi a sua pergunta… oq vc precisa exatamente?

      • Vitor

        14 de outubro de 2014

        Seu Spectrum mostra C1 ,C2 ,C3 ,C4 em cima do spectrum(sem querer ser repetitivo), mais deve ser umas versão diferente do meu que não mostra,tudo certo

        • Felippe Senne

          14 de outubro de 2014

          Ahhhhh sim, vc precisa mudar ali nos parâmetros do Spectrum pra ST no Scale X, assim ele mostra os nomes das notas.

          • Vitor

            14 de outubro de 2014

            Deu certo, valew .

  • Mário Henrique Rocha

    10 de janeiro de 2015

    Senne, vc tá fazendo a ponte entre um simples amante de musica que apenas ouve, com aquele que pode criar suas próprias tracks. Tá demais isso, muito foda!

  • Jordan Cardozo

    18 de fevereiro de 2015

    Olá Senne!!! As aulas foram ótimas para entender o Workflow (produção ->mixagem -> masterização). Algumas coisas que percebi é que na etapa de produção você, em se tratando de efeitos, se preocupa somente com reverb, delay, compressão sidechain, automações e até uma equalização criativa, além de outros efeitos criativos. Na etapa de mixagem, você ajusta melhor os volumes de cada elemento, faz equalização corretiva e compressão para diminuir a dinâmica.
    Então é isso? deixar a parte criativa do uso de efeitos e automações na etapa de produção e deixar a parte técnica do uso dos efeitos, fazendo os elementos soarem melhores, na etapa de mixagem?

    Agora eu acho porque eu fico correndo atrás do próprio rabo, pois faço ao mesmo tempo a produção e a mixagem e acaba a CPU “triturando” o áudio e acabo me atrapalhando na medida que que coloco mais elementos que julgo necessário e isso me força a fazer uma nova mixagem e fica assim “correndo atrás do próprio rabo”.

  • Alexandre Cunha

    28 de fevereiro de 2015

    ta ganhando forma!!!!!!!

  • Alexandre Cunha

    28 de fevereiro de 2015

    alguém por favor tem o midi deste piano ???

  • Vinicius Palacio

    8 de junho de 2015

    Fala Senne. Quando vc usa o Tensionator com automação no teclado [Clica em MID -> Escolhe o NOB -> Aperta a tecla do teclado]. O seu NOB vai gerando tensão devagar. Como eu faço isso? O meu gera a máxima de uma vez e não devagar igual o seu.

    • Felippe Senne

      8 de junho de 2015

      Vinicius, qual teclado vc tá usando?

      • Vinicius Palacio

        8 de junho de 2015

        Arturia MiniLab

        • Felippe Senne

          8 de junho de 2015

          Hummmmm, acho uma boa vc dar uma pesquisada sobre o mapeamento desse controlador no Ableton, se tem alguma particularidade, pq o controlador q eu usava não tinha nada de especial.

  • solon mag

    20 de junho de 2015

    pra rodar o sylenth vst vc usa o 32 lives ? ou registrou o dmg ?

    • Felippe Senne

      22 de junho de 2015

      Uso o jBridge pro VST, e 32 Lives pro AU.

  • Michael Santana Rodrigues

    22 de julho de 2015

    senne estou usando o kick disco house, do seu kit, quando ele começa a rola na minha playliist, o audio da acapella fica mais baixo porque acontece isso ?

    • Felippe Senne

      25 de julho de 2015

      Michael, provavelmente pq está tudo muito alto na mix, e deve ter algum limiter no canal master, então o kick “engole” todo o resto. Você precisa equilibrar melhor os volumes.

  • Tobias

    13 de agosto de 2015

    felippe me da um help?! como eu ‘instalo’ esses arquivos .adv no ableton? aonde eu jogo eles ou procuro pra ativá-los?

    • Felippe Senne

      13 de agosto de 2015

      Tobias, é só arrastar o arquivo pra dentro do Ableton.

      • Tobias

        13 de agosto de 2015

        obrigado man!

  • John Henry

    11 de setembro de 2015

    ainda consigo baixar esse tensionator ?

  • Fernando

    15 de outubro de 2015

    Ta ficando top. Alguém conhece um software de ganho de volume tipo o utility?

  • Fernando

    15 de outubro de 2015

    Senne o tensionator é exclusivo para o ableton ?

    • Felippe Senne

      15 de outubro de 2015

      Fernando, é sim, apenas pro Ableton Live, mas nada te impede de usar outros plugins pra recriá-lo. Basicamente é um reverb e um filtro hi pass.

      • Fernando

        15 de outubro de 2015

        Vou testar aqui, obrigado !!

  • Luis Felipe Boso Mourão

    28 de janeiro de 2016

    Senne eu nao estou conseguindo mais gravar automações, quando preciso do Auto Filter eu nao consigo gravar e fazer em tempo real, eu tenho que clicar na ressonância ou no de cima que eu esqueci o nome e tenho que fazer pelo mouse, nao consigo mais fazer gravando, poderia me ajudar?, abraços Luis 😉

    • Felippe Senne

      30 de janeiro de 2016

      Luis, confere aí se esse botão tá amarelo, é necessário deixar essa função ligada (Automation Arm):

      • Luis Felipe Boso Mourão

        31 de janeiro de 2016

        a sim, obrigado mestre 😉

  • Pedro Diogo de Paiva

    21 de fevereiro de 2016

    Ola Senne tudo bom?

    me ajuda aqui pelo amo de deus
    meu ableton ta tudo estralando começou do nada
    nao tem diabo que tire,e tambem nao tem padrao as veses para e volta sem eu fazer nada
    tem ideia do que pode ser?

    valeu

    • Felippe Senne

      22 de fevereiro de 2016

      Pedro, se o projeto estiver muito pesado, então recomendo vc aumentar o Buffer Size nas Preferences de áudio, e transformar em áudio o maior número de canais possíveis.

  • fabricio pereira

    8 de março de 2016

    senne, queria saber qual tecla voce usa para voltar algo? Por exemplo, apaguei algo sem querer, e queria voltar no que estava sem precisar fazer tudo denovo

    • Felippe Senne

      8 de março de 2016

      Control + Z no Windows, Command + Z no Mac.

  • Brodha

    11 de março de 2016

    Senne, eu tenho uma duvida que me incomoda faz um bom tempo já… Quando você acha que tem que remover o delay/reverb dos sintetizadores pra compensar no rack ? Se algum som soa legal com o reverb/delay do preset, você acha que mantem ?

    • Brodha

      11 de março de 2016

      Mantem no caso eu falo sem precisar remover

      • Felippe Senne

        11 de março de 2016

        Brodha, se o reverb/delay no synth já soa bem, e o processamento que vc fizer depois não deixar o reverb/delay exagerados, então eu voto por mantê-los sim!

        • Brodha

          11 de março de 2016

          Valeu mestre! Tirou uma duvida enorme que eu tinha.

  • Henrique Cassebe

    7 de abril de 2016

    Felippe, estava revendo essa aula e me surgiu uma dúvida, pq vc diz que o uso do efeito gerado pelo ”tensionator”, é considerado pouco ortodoxo?

    • Felippe Senne

      7 de abril de 2016

      Henrique, comentei isso pq não é prática muiiiiito comum usar efeitos especiais no canal master, pois, se vc for mandar outra pessoa mixar, isso vai modificar o resultado final da produção. Mas se vc for cuidar do processo inteiro, então não vejo grandes problemas nisso.

      • Henrique Cassebe

        7 de abril de 2016

        Ah sim entendi, Valeu Senne 😀

  • GU3DES

    2 de maio de 2016

    Que louco, eu usava o SideChain, errado, eu colocava o compressor no canal que queria o SideChain, e dentro do canal eu direcionava, para o mesmo Canal. Eu não sabia que teria que jogar para um outro canal específico para que pudesse então, dá o groove que desejava. Isso que eu fazia, é de certa forma errado? Embora eu via um pouco do efeito, mas vendo você fazendo aqui, é muito diferente.

    • Felippe Senne

      3 de maio de 2016

      Guedes, infelizmente vc estava fazendo da forma errada sim. Se você puser o sinal de entrada do sidechain sendo o mesmo sinal do canal, toda vez que o instrumento tocar ele vai abaixar o volume dele próprio, e não é essa a intenção, nesse caso a gente quer q o volume do canal abaixo quando o kick tocar, por isso colocamos o kick como sinal de entrada do sidechain.

      • GU3DES

        3 de maio de 2016

        Perfeito. Obrigado Professor!

  • Rafael Hassegawa

    18 de maio de 2016

    hmmmmmm acho que não vou resistir mais.. vou ver se começo um remix acompanhando essas aulas kkkk

  • Leonardo

    20 de junho de 2016

    Senne , não sei se, essa é a aula que vc fala sobre deixa tudo no msm tom e tals, porém percebi que vc usa o spectrum para descobrir o tom, só que estava praticando e fiz os seguintes passos … selecionei um kick e um snare aleatório, olhei atraves do spectrum para saber em qual tom estava o meu kick e ele estava em (A), e o snare entre (E2) e (F2) ‘-‘ acredito eu q por causa da dinâmica dele e tals. “Me guiei pelo harmônico mais alto!”

    Exemplo: Se o snare estivesse em (E2) e eu fosse no transpose e descesse (-7st) para que se igualasse ao tom do kick, estaria fazendo de forma certa ? … e como saber o tom de uma forma mais precisa ? … Se essa e a forma correta, existe alguma forma de fazer com que diversos elementos fiquem no msm tom de uma so vez, ou devo fazer um por um ?
    Desculpa se a pergunta parecer confusa e que realmente buguei agr ‘-‘ Gostei da referencia, “…a ordem dos plugin altera o resultado da operação” Senne lispector sahushuahushahs tmj !

    • Felippe Senne

      21 de junho de 2016

      Leo, dependendo do sample de Snare fica meio difícil definir certinho em qual tom ele está, mas da forma como vc fez é como eu faria também, já que oq dá pra afinar no snare é a parte grave dele.

      E sobre descer 7 semitons, eu acho que isso pode descaracterizar demais o sample. O que vc pode fazer é alterar o pitch dele pra que fique em alguma nota pertencente a escala em que vc estiver trabalhando.

      • Leonardo

        21 de junho de 2016

        So pra escalarecer, o pitch que vc fala e o e o plugin presente no “midiEffects” do ableton ? se sim como uso ele no canal de audio ? Provavelmente vc deva comentar de novo nas próximas aulas, e que essa parte realmente me pegou -.-‘ asuhaushua

        • Felippe Senne

          21 de junho de 2016

          Leo, pitch eu quis dizer o tom do sample, e você pode alterá-lo mexendo no knob TRANSPOSE dentro do audio clip.

          • Leonardo

            21 de junho de 2016

            ah tao to certo *-* q susto hsauhsuas , eu faço isso msm altero mexendo no transpose dentro do audio clip ^^ vlws senne <3

  • Lucca Morbin

    28 de julho de 2016

    O Senne, esse seu “Tensionator” ainda tá disponível? Gostei do Efeito!

  • Marcus Myrrha

    3 de novembro de 2016

    Fala Senne! Tentei colocar o “Tensionator” em um canal de retorno, para aplicar somente a alguns elementos da minha track, mas o som do canal original continua no fundo, mesmo eu enviando 100% do canal para o retorno. O que eu preciso fazer para dar certo?

    • Felippe Senne

      8 de novembro de 2016

      Marcus, quando vc faz uma mandada pra um canal return vc não muta o som do canal original. Nesse caso a melhor solução é carregar o Tensionator no canal em si.

      • Marcus Myrrha

        16 de novembro de 2016

        Opa, saquei! Valeu demais Senne

  • Dudu Pacheco

    6 de dezembro de 2016

    Tensionator é o responsável pelo silencio que precede o esporro. rs
    MmN é pika, sempre aqui pra tirar dúvidas… Parabéns e Obrigado Senne!!

  • daniel dornelles

    6 de janeiro de 2017

    eai senne. pergunta nao relativa a aula. como faço pra fazer parte do grupo fechado do facebook?

  • Ellington Patrick Malmgren

    16 de janeiro de 2017

    Tenho uma grande dúvida em relação a tonalidade de cada elemento da track! Por exemplo, baixei uma acapella e procurei o Tom dela no Beatport, ela está em Bmin, fiz minha música seguindo a tabela da Escala Menor Natural, meu kick está em A, minha melodia está em E, meu baixo está em E também, posso usar qualquer nota que está na tabela de B, ou tenho de colocar TODOS os elementos em B? Ja ouvi falar sobre colocar os elementos na Terça, na Quinta, na Sétima, o que é isso? Parece que minha track está desafinada… Aguardo resposta! Abraços!

    • Felippe Senne

      16 de janeiro de 2017

      Ellington, se você usar todos os elementos da track em notas que pertençam a escala menor natural de B, então é provável que soe tudo harmônico. Porém, realmente, no caso de elementos muito importantes, como o Kick, o ideal é vc usá-lo em em notas importantes da escala, que normalmente são a tônica (grau I), quarta (grau IV) e quinta (grau V).

      A gente vai ver a parte de teoria musical mais a fundo na parte de Workshops Avançados do curso, mas dá uma revisada das primeiras aulas do curso, mais exatamente na de Harmonia, que vc vai ver do que to falando! 🙂

      Se tiver mais alguma dúvida é só falar.

  • Tiago Pires

    6 de fevereiro de 2017

    Caraca, esse remix ta ficando muito P….

  • Tiago Pires

    6 de fevereiro de 2017

    Felipe, o Tensionator é só para Ableton ou cabe no Logic tbm?

    • Felippe Senne

      6 de fevereiro de 2017

      Tiago, é um rack de efeitos só do Ableton Live mesmo. :/

  • Bruno Cevithereza

    15 de fevereiro de 2017

    Senne, não tem o Senne FX Rack disponível para Windows 🙁 ?

  • Rafael Duarte

    18 de fevereiro de 2017

    Felipe, jogastes o teu “Tensionator” em que canal? no master?

    • Felippe Senne

      22 de fevereiro de 2017

      Sim, no Master mesmo, Rafa.

  • DJ Tafarelo

    30 de março de 2017

    So sei que eu comecei a assistir 1 aula por dia, e me programei pra terminar esse curso ate dia 20 de maio, quando vejo assisti 4 aulas hoje, e estou desde as 9 da manha, criando um remix da Shape of you, que ta ficando sensacional… Senne, obrigado por mostrar que uma musica ruim no começo pode ficar boa, com muita paciência, estou mudando meus conceitos de antes, antigamente eu achava que produção era chato, mas hoje estou vendo que estou me divertindo e arrepiando sozinho nas minhas próprias tracks.
    DU CARALHO ESSE CURSO.
    Nos vemos dia 01/06 com minha track pronta, o remix sai ainda essa semana ctz… =D

    • Felippe Senne

      31 de março de 2017

      Que coisa boa, Tafarelo, vc está conseguindo transpor um dos maiores obstáculos nesse ofício, que é justamente ter a força de vontade e disciplina pra não desanimar no começo. É o que dizem por aí: “as pessoas normalmente não falham, elas desistem no caminho”.

      Tô aguardando o remix!! 🙂

      • DJTafarelo

        31 de março de 2017

        Eu comecei uma vez e parei, mas dessa vez to vendo muita evolução, o remix vai sair em breve… =D
        Segunda vou fazer o concurso que você lançou da musica do Cat Dealers =D

        Obrigado pela frase…!!!

  • Andre Luiz

    10 de junho de 2017

    alguem sabe que erro é esse ?

  • Admilson Fenelon

    11 de julho de 2017

    eu aperto para gravar e clico nas teclas correspondentes no meu teclado e não grava, como arrumo?

  • Paulo

    21 de novembro de 2017

    galera, uma duvida ! meu sylenth é piratao rsrsrs.. quem nunca.. crackeado e boa, mas assim que uso ele. .crio um timbre e um pouco tempo depois ele faz um barulho repetitivo.. tu tu tu tu.. alguem teve esse problema ?

  • Raphael Augusto Guedes

    21 de dezembro de 2017

    Caraaaaca Senne vai se foder, vendo essa aula tive que falar, você é fodaa!!! Se um dia chegar nesse nível to feito

    • Raphael Augusto Guedes

      21 de dezembro de 2017

      E desculpe pelo vai se foder kkkkkkkkkkkk

      • Felippe Senne

        23 de dezembro de 2017

        Raphael, eu tenho certeza absoluta que, se vc se esforçar, será vc que estará me ensinando algo no futuro, assim como o Cat Dealers, Evokings e JØRD hoje em dia.

        • Raphael Augusto Guedes

          24 de dezembro de 2017

          Pode deixar!!! Não decepcionarei mestre

  • Fabio Baccari

    22 de dezembro de 2017

    Fala Senne! Velho eu ja estava faz tempo tentando remixar um som do Santana e estou conseguindo fazer, porem o refrão e os arranjos da musica tem somente três compassos to apanhando aqui! hahahaha Mas fiz o seguinte usei a parte de 3 compassos pro break e no build up estou usando os 4 compassos na intro e drop. Mas ficam alguns intervalos e tenho que encher linguiça pra ficar tudo organizado. rs. Baita desafio ja pegar uma bucha dessa! hahaha segue o print do arranjo. Nada pronto apenas estudando. Coloquei em cima uma guia colorida dos compassos também para me guiar nos compassos. ah ali na direita é lixinho de testes kkkkhttps://uploads.disquscdn.com/images/336568e750db9bb01dcda74e75503278af47c055bb95b2d9e2816876ac9035f0.png

  • Lucas Albuquerque

    9 de janeiro de 2018

    fala senne, eu estava querendo aprender fazer drops do mesmo modelo (prinsh remix era uma vez) vou aprender ainda com as aulas? ou e ansiedade minha? kkk

    • Felippe Senne

      16 de janeiro de 2018

      Lucas, a ideia do curso é que vc aprenda a produzir e analisar as tracks que vc curte, de modo que consiga criar tracks parecidas, como essa que é sua referência.

  • Marcelo Dominguez

    12 de janeiro de 2018

    Fala Senne! Blz?
    To assistindo as aulas e produzindo um remix da gravity dos Cat Dealers. A track original ta em c#min. Porém, o drop da track ta soando estranho, parece que não está no mesmo tom. Ai tentei fazer dois drops com o mesmo sound design. O primeiro drop as notas são: c#,g#,d#,e,a. No segundo drop: c#, a, e. Segue a track (Se conseguir me dar um feedback qual dos dois drops ficou mais legal, agradeço)

    https://soundcloud.com/doguez/cat-dealers-evokings-gravity-ft-magga-doguez-remix

  • Maykon Izaías

    22 de janeiro de 2018

    Fala Senne, Só na Paz 🙂 então oque vou perguntar não tem muito a ver com a aula, mas eu queria saber se vc pode me indicar alguns livros que vc já tenha lido sobre Mixagem e Masterização. eu sei que ao longo do curso vc ainda vai falar bastante sobre o assunto, mas eu queria me aprofundar um pouco mais no assunto! blz mano Tamo junto !!

    • Felippe Senne

      31 de janeiro de 2018

      Maykon, o livro que mais curti foi: Zen and the art of Mixing, do Mixerman.

  • Bruno Francisconi

    12 de fevereiro de 2018

    Senne, poderia postar o link do Tensionator novamente?

    • MKMN Expert

      25 de maio de 2018

      Fala Bruno,

      Beleza, conseguiu?

  • Pablo Jaruzo

    31 de maio de 2018

    Senne, dá um help aqui!

    Tenho muita dificuldade em encontrar o “timbre perfeito” para a ideia que eu tô produzindo. Sempre consigo fazer os drums, mas quando chega nos leads, eu me perco. Passo muito tempo mexendo no Sylenth, tento também o Serum mas nunca acho que combina, que dá certo, que tá legal etc. No entanto, acho que meu problema é mais filosófico do que teórico.

    Existe alguma forma de saber se um timbre é adequado à produção ou vai unica e exclusivamente do meu gosto e de onde eu quero chegar? Ainda, existe alguma forma de achar um meio termo?

    • Pablo Jaruzo

      31 de maio de 2018

      Eu já comecei a assistir os workshops, mas senti a necessidade de rever essas aulas pra ver se dava uma clareada nas ideias. Vi e revi bastante como você fez pra chegar nos timbres desse remix mas pra mim, isso ainda é um bicho de sete cabeças. Parece que consigo assimilar tudo, mas essa parte ainda tá em branco na minha cabeça.

      • Thiago Duplicata

        2 de agosto de 2018

        Pablo, entendo perfeitamente, pois também tenho um pouco desse sentimento. O que fiz pra ajudar foi justamente buscar tutoriais no Youtube dos produtores criando ou recriando timbres dos estilos específicos que eu pretendo produzir. Isso ajuda muito a entender quais parâmetros do synth brincar e quais estilos de osciladores usar e misturar. Quais plugins de efeito usar pra chegar naquela síntese sonora. Descobrindo isso praticamente você pode usar qualquer synth, sejam os nativos do Ableton, do Logic ou seja o Sylenth1, Serum, Massive que o resultado vai ficar bem parecido. Abraço!

    • MKMN Expert

      1 de junho de 2018

      @pablojaruzo:disqus,

      Beleza?

      Primeiramente é impossível chegar na perfeição. rs
      Uma forma é você estudar os timbres das musicas que sucesso e que você gosta, fazer uma analise de como foi e qual timbre foi usado.

      Essa é minha opinião sobre assunto.

      Abraço

  • João Paulo Andrade

    10 de junho de 2018

    O que seria “drum”? seria os hi hats com sanre e claps? sem kick

    • MKMN Expert

      13 de junho de 2018

      Fala João,

      Beleza?

      Drums é a bateria, conjunto de snare,hihat, kick e outros elementos percussivos.

      Abraços.

  • Helo Miranda

    26 de junho de 2018

    Senne ! me Coloca no Grupo do Facebook
    [email protected]

    • MKMN Expert

      27 de junho de 2018

      Helo,

      Me envia por favor o seu link do perfil pessoal e email de login do Facebook para [email protected], que já iremos te adicionar no grupo fechado.

      Abraços.

  • Thiago Duplicata

    2 de agosto de 2018

    Essa dica de usar o Utility nas automações parece básica, mas cara, foi uma das melhores dicas desse curso até agora, eu já passei muito tempo ajustando as automações de cada canal cada vez que eu queria re-mixar alguma coisa num projeto, teria ganho algumas horas se tivesse pensado nisso antes hahaha. Abraço!

    • MKMN Expert

      2 de agosto de 2018

      Hahahaha. Acontece Thiago!

      Abraços.

  • Giovane Sousa

    14 de setembro de 2018

    Senne, vi que muita gente tem falado sobre o ”tom” da musica, na verdade estava assistindo as aulas e levando isso numa boa, mas vi que isso é algo absolutamente duvidoso pra muitos e acabei ficando na duvida também HAUHSUHSU,

    Essa musica está em ”Bm” e ”Em”, isso é o ”tom” da musica certo? Sei que é importante se eu construir minha musica em volta disso, mas e se eu usar outras variações tanto que soe bem, é errado? por que estou usando o mesmo tom, mas as vezes eu crio baixos em outros tons e variando e ficam bons, mas nao sei se é certo…

    OFF: não estamos conseguindo criar topico no forum

    • MKMN Expert

      17 de setembro de 2018

      Giovane,

      Beleza?

      Cada música é composta por combinações de notas, assim como as cores também são.
      Eu aconselho a focar novamente nas aulas de teorias, as aulas são um pouco extensas, mas é muito importante entender como funciona o processo de crianção.

      Abraço!

  • Leonardo Casarotto

    19 de dezembro de 2018

    Lembro que em alguma aula do modulo fundamental voce passou um site aonde poderiamos ver cada parte da track separadamente, pra ver nota e aonde ela se posiciona, quero fazer um remix do bob marley, e queria pegar o mesmo ritmo do baixo da original, alguem pode me dizer em que aula foi, ou se lembra o nome me passar, valeeu!

  • Johnny Morais

    25 de dezembro de 2018

    Fala Senne blz, Eu quero usar esse “Tensionator” no fl studio mas eu arrasto ele pro mixer e pro Browser e ele não aparece, como faço para usa-lo ?

    • MKMN Expert

      26 de dezembro de 2018

      Só funciona no Ableton Johnny.

      =(

  • André Izumi

    18 de janeiro de 2019

    Eu não entendi direito isso do “kick fantasma” com sidechain, alguém pode me explicar melhor?

    • MKMN Expert

      19 de janeiro de 2019

      Fala André!

      Sidechain é uma compressão usando sinal do Kick.