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70 Comments

  • Mendhelson Luiz Gonçalves Duar

    20 de agosto de 2014

    Ta tomando forma!! Vamo q vamo… 😉

    • Murillo Amorim

      3 de dezembro de 2017

      kkkk

  • Alexandre Cunha

    27 de fevereiro de 2015

    muito bacana essas técnicas de vocal na intro

  • Jesus Souza

    19 de março de 2015

    O Synth da Knas, wooow!!!

  • Ralph Anthony Monteleone

    2 de julho de 2015

    Ja é 3ª vez que tento assistir e quando chega aos 06:33 o video trava

    • Felippe Senne

      2 de julho de 2015

      Ralph, experimenta atualizar seu navegador, ou usar um diferente.

  • Tobias

    11 de agosto de 2015

    Walking Alone e Again and Again, foooooda! Saudades desse tipo de prog house :/

  • Tobias

    11 de agosto de 2015

    Felippe, na música do Nari & Milani, o kick, começa seco, e depois na virada ele fica grave, gostaria de saber, como é que faz isso?!

    • Felippe Senne

      11 de agosto de 2015

      Tobias, basta vc usar um EQ ou filtro High Pass e deixá-lo tirando os graves do Kick em determinado momento da track, e depois desligá-lo.

  • John Henry

    11 de setembro de 2015

    qual é a vantagem de usar o reverb no canal auxiliar e n no canal original msm ?

    • Felippe Senne

      11 de setembro de 2015

      John, uma grande vantagem pra quem não tem um computador poderoso é o fato de você usar apenas um canal (e um plugin) para fazer o reverb de vários canais do seu projeto.

  • Wíctor

    29 de outubro de 2015

    Fala senne, bem minha duvida pode estar no lugar errado, mas vamos lá!! Bem estou tentando acompanhar com você os videos para fazer um remix, o problema é que não consigo encaixar o vocal e a harmonia, parece soar fora de ordem, o vocal é de estúdio e a harmonia eu encontrei até no hooktheory mas não encaixa o que você acha que pode ser? A musica é do Bob Marley-Three Little Birds e também tentei construir a harmonia pelo cifras mas não encaixa. Valeuu

    • Felippe Senne

      30 de outubro de 2015

      Fala Wictor, é difícil descobrir sem ouvir oq vc tá aprontando. Faz o seguinte: cria um tópico no fórum, pois assim fica mais fácil pra gente trocar uma ideia, e ter a ajuda de mais gente. 🙂

      http://forum.makemusicnow.com.br

  • douglassantiago

    10 de dezembro de 2015

    Senne,

    1 – Eu sempre pensei que seria melhor que o kick só estivesse equlizado abaixo dos 100 hz então usava o High Pass a partir dos 150 hz mais ou menos. Você, pelo contrário, substituiu o kick com pouco médio e agudo por um que tem mais. O que seria melhor? Meu medo é que o kick ocupe frequencias que seriam dos outros elementos da mix. Inclusive, uma experiencia minha, senti que a mix melhorou depois que usei o high pass no kick como expliquei. Nno entanto, o kick não aparece muito em alto falantes do celular ou notebook.

    2 – Quero ter uma biblioteca tão bem organizada como a sua rsrs. Eu organizo os samples que baixo principalmente através do nome do fornecedor. Você, ao que parece, organiza pelo tipo de sample. Estou enganado?

    3 – Não entendi muito bem porque você incluiu o saturator para usá-lo como limiter. Como isso é possível?

    Um abraço

    • Felippe Senne

      21 de fevereiro de 2016

      Fala Douglas, desculpa a demora, agora que vi sua pergunta. Lá vão as respostas:

      1 – O kick geralmente em música eletrônica ocupa quase todo o espectro, é o instrumento mais importante em determinados trechos das músicas, portanto ele não pode existir só abaixo dos 150hz, senão não vai ter attack.

      2 – Quando eu baixo um sample pack eu “destrincho” ele, por exemplo: tenho uma pasta só de KICKs no meu HD, e dentro dela coloco as pastas DOS SAMPLES PACKS, então pego a pasta de Kicks do sample pack novo, renomeio pro nome do sample pack e coloco na minha pasta de Kicks. E por aí vai… é chatinho de fazer, mas no final das contas facilita muito a vida.

      3 – O que eu fiz ali foi oq se chama de “soft clipping”, ou seja, uma simulação de distorção analógica. Seria como se tivesse sobrecarregando um circuito analógico, então o volume acabando sendo “limitado”.

  • João Escobar

    20 de fevereiro de 2016

    Senne, uma pergunta… Qual o motivo de você escolher um synth shot que esteja já no tom da música? Apenas por comodidade ou existe algum problema em alterar o tom de algum outro que não esteja no tom da track, caso goste do timbre? Se eu fizer isso pode acontecer de o timbre original do synth sofrer alterações?
    Também às vezes percebo que quando eu coloco um synth que está em um tom, por exemplo em A, e coloco ele em um completamente longe, por exemplo G, no MIDI Clip, altera completamente a velocidade e o tempo de duração dele. Existe algum modo de fazer com que isso não aconteça, mantendo a mesma duração e apenas alterando a sua tonalidade? Espero ter sido específico!

    Abraço!

    PS: Quem reconheceu aquele Synth Shot do Electroshock “VES2 Synth Shot 165”? hahhahha
    https://www.youtube.com/watch?v=GGMEpE88trE

    • Felippe Senne

      21 de fevereiro de 2016

      João, eu escolho um sample no mesmo tom já pra ele ficar dentro da escala, não soar desafinado, e também pra não perder muito o seu timbre mudando o pitch.

      Porém hoje em dia, depois da versão 9.5 do Ableton, é possível tocar em outros pitches sem mudar a duração do sample, já que agora vc pode usar o warp dentro do Simpler. 😀

  • Thiago Andreoli

    14 de março de 2016

    senne estou com uma bronca..
    não sei oque eu fiz,mais minhas pastas no ableton sumiram.. não tem mais os arquivos de samples,,..nada..
    oque pode ter acontecido?

    • Felippe Senne

      15 de março de 2016

      Thiago, por acaso você moveu as pastas/arquivos dentro do seu HD? Se tiver movido, será necessário localizá-los novamente.

      • Thiago Andreoli

        23 de março de 2016

        NADA.. as vezes some..eu fecho e depois que abro novamente aparece..

        • Felippe Senne

          23 de março de 2016

          Eita, que estranho, talvez seja algum problema no seu sistema.

  • Matheus Freitas

    22 de maio de 2016

    Grande Senne, cara, como faço pra entrar no grupo do facebook?

    • Felippe Senne

      23 de maio de 2016

      Matheus, dá uma olhadinha no email de boas vindas do curso, explico tudo lá! 🙂

      • Matheus Freitas

        23 de maio de 2016

        Aaa, encontrei aqui, valeu… ;p

  • Thiago Falcão

    1 de junho de 2016

    Notei que sua didática melhorou bastante se compararmos essas aulas com as do módulo fundamental.
    Espero que o módulo avançando siga a mesma didática do módulo fundamental.

    Simbora que tá andando o negócio!

    • Felippe Senne

      2 de junho de 2016

      Vai sim, Thiago, obrigado!!

      • Leonardo Waengertner

        10 de março de 2018

        Fala Felippe! Também senti a mesma coisa que o Thiago mas sua didática ja estava muito boa! Porém tem um outro lado. Com a edição mais solta, senti que o processo criativo fica mais natural. Algo como um workshop. Onde vc vê uma pessoa com mais experiência criando e encontrando seus caminhos.

  • Leonardo

    20 de junho de 2016

    Senne no drum rack do picotes de vocal, qndo vc organizou após ter apagado alguns, de forma para q ficasse um do lado do outro, n tem problema em organizar desta forma ? ou aquelas notas são tons do modo como o vocalista cantou.

    • Felippe Senne

      21 de junho de 2016

      Ali não era nada relacionado ao tom, e sim pra organizar de forma mais simples mesmo. 😛

  • Gabriel Joni

    22 de junho de 2016

    Senne oque seria quantizar??

    • Felippe Senne

      22 de junho de 2016

      Gabriel, quantizar seria colocar todos os transientes no grid certinho.

    • Mateus Miranda

      8 de setembro de 2019

      É uma função que tem em todos programas de produção em que coloca a sua nota ou uma parte dela no tempo que você programar… ( RESPOSTA PARA NOVOS ALUNOS DO CURSO. )
      Vale apena dá uma estudada no quantizar pois tem mutias coisas top que dá para fazer… como tocar ao vivo e ajeitar depois com ele 😉

  • Paulo Hatch

    10 de julho de 2016

    perdi o email de boas vindas, como faço pra entrar no grupo do facebook ?

  • Re Foxx

    22 de julho de 2016

    Senne, logo após a parte em que você separa os vocais da acapella e edita eles , vc cria o drum rack com os vocais .Logo em seguida, vc deleta o canal de áudio que estava essa acapella. A perguuuuuunta é… como você fez para usar esse drum rack dos vocais se não tem mais um canal referência para clicarmos? Aonde esse drum rack dos vocais fica escondido? rsrs

    • Felippe Senne

      22 de julho de 2016

      Re, eu não entendi muito bem a pergunta, mas oq rolou ali foi que usei a função “Slice To New MIDI Track”, que fatiou todo o vocal em um Drum Rack num canal novo, e é nesse canal novo que programei o novo ritmo do vocal. Eu deletei o canal anterior pq não ia usá-lo mais.

      • Re Foxx

        22 de julho de 2016

        … vc criou o novo canal! e até meio óbvio mas eu fiquei tão fissurada nas informações que me perdi um pouco! agora que respirei a mente, compreendi! valeuuuuuuuu =)

  • Bruno Trevelin

    20 de novembro de 2016

    Fala Senne blz? minha duvida aq eh simples, n estou conseguindo automatizar as funções do SAMPLE, pra assim deixar automatizado o pitch na virada, nao aparece naqlas linhas vermelhas, como fazer? VALEU!

  • Anderson Freitas

    21 de dezembro de 2016

    mais uma vez me surpreendendo senne… incrivel.. mesmo com a aula sendo no ableton antigo… acho q sua didatica sempre foi e continua sendo incrivel… aprendendo cada vez mais… parabens!!!

  • Tiago Pires

    6 de fevereiro de 2017

    Ta ficando bom o negócio!!! Top demais…

  • MATSUZAVA

    10 de março de 2017

    showw bora pro proximoo

  • Admilson Fenelon

    7 de julho de 2017

    Como eu basicamente sei em qual tom está? no vídeo parece que vc só olhou o acorde e descobriu em qual, vi 3x e não entendi

    • Felippe Senne

      10 de julho de 2017

      Admilson, uma forma bem simples de saber em qual tom a música está é usando um software como o Mixed in Key. Outra coisa que normalmente rola é do primeiro acorde da música estar na nota que é o tom da música. Deu pra dar uma clareada?

      • Admilson Fenelon

        11 de julho de 2017

        como eu vejo pelo primeiro acorde?

        • Felippe Senne

          11 de julho de 2017

          É só ver a nota mais grave do acorde.

    • Rennan Brambati

      18 de dezembro de 2017

      O virtual dj é bobo, mas ajuda mt nisso, da sempre o BPM exato(99% das vezes) e tambem o Tom da musica. Apenas abra nele pra descobrir bpm e tom. O tom vai no formado 7B, 10A, https://uploads.disquscdn.com/images/ca801cc08b348617b4c6ef73cfeb08419316bbd7b31a9a6dca5dab54e1fd4a4d.png

      • Mateus Miranda

        8 de setembro de 2019

        Obrigado, facilitou o tempo em procura desta imagem! 😉

  • Raphael Augusto Guedes

    20 de dezembro de 2017

    Senne, digamos que a bpm de uma música seja 115 bpm, ai eu quero tocar ela a 120 bpm, eu coloco em 120 com o warp ligado ou desligado?

    • Felippe Senne

      21 de dezembro de 2017

      Raphael, nesse caso vc vai dar uma leve acelerada na música original, indo de 115 pra 120 BPM. Então vc vai precisar deixar warp LIGADO na música original, e definir o BPM do projeto pra 120.

  • Pedro Takano

    23 de fevereiro de 2018

    Caraca, que fera esse drum rack sampleando a track!

  • Mateus Araujo

    28 de fevereiro de 2018

    Senne tudo bem? você tinha falado que a maioria das musicas são divididas em: intro, buildup, breakdown, drop e outro. não estou entendo porque essa musica tem chorus e verso. essa musica tinha que ter só esses quatro elementos não?

    • Felippe Senne

      28 de fevereiro de 2018

      Mateus, verse/chorus são nomenclaturas mais adequadas a canções, formato pop tradicional, por isso o uso delas nesse remix.

  • Thiago Duplicata

    31 de julho de 2018

    Na escolha principalmente do Kick, já que ele ressoa mais, ele precisaria estar dentro do tom da música? por exemplo na nota B?

    • MKMN Expert

      31 de julho de 2018

      Thiago,

      Eu particularmente gosto de afinar kick na escala. Gosto de usar uma nota mais distante da tônica.
      Se o baixo estive em Am, deixo kick em Mi por exemplo.

      Abraços.

      • Thiago Duplicata

        31 de julho de 2018

        Massa, valeu!!

  • Leonardo Balbo

    6 de agosto de 2018

    Felipe tenho uma duvida, como consigo mudar o tom do meu KICK ? Exemplo ele esta em C3 gostaria de mudar para D . Como faço ? A Acapela que voce esta usando Mives Like Jagger esta em qual tom ?

    • MKMN Expert

      6 de agosto de 2018

      Leonardo,

      Beleza?

      Existem varias maneiras de afinar. Uma delas é você ajustar o transpose.

      • Leonardo Balbo

        7 de agosto de 2018

        Legal Sene, então se esta na Nota C e eu coloco -1 st a nota vai para B certo ? e se colocasse +1 iria para D ? Outra duvida é se o Kick tambem tem “TOM” ? preciso afinar ele tambem ?

        • MKMN Expert

          7 de agosto de 2018

          Se esta na Nota C e eu coloco -1 st a nota vai para B certo?
          – Neste caso aí sim

          E se colocasse +1 iria para D?
          – Não. Iria para C# (Notas pretas do teclado). Ressumindo aqui, elas significam metade de um tom.
          No caso, de C para D, seriam +2 no transpose. No caso você estaria subindo 1 Tom, +1 no transpose seria meio tom.

          Tentei resumir de uma maneira simples, espero que tenha entendido.

          Abraços.

  • Ramon De Paula

    8 de novembro de 2018

    felipe, tem uma parte do curso que vc pega a voz de uma mulher corta um pedaço da um reverbe longo transforma em áudio e da um reverse, e da a impressão que ela vem subindo com a voz. qual aula é essa quero lembrar de novo.

    • Felipe Wagner Antonio

      30 de novembro de 2018

      Se não me engano é a aula de FX do módulo fundamental !

      • Ramon De Paula

        19 de dezembro de 2018

        vlw

  • Mateus Miranda

    8 de setembro de 2019

    Cada aula eu aprendo uma coisa nova… e assim construindo aos poucos um grande sonho meu… #MakeMusicNow

    • MKMN Expert

      8 de setembro de 2019

      Valeu, Mateus! =)