Olá Felippe!
No site The Virtual Piano não consigo alterar o tom, clicando em cima como você mostra no vídeo. Saberia o motivo deste problema estar ocorrendo?
Fala Mário, pois é, cara, quando eu gravei o curso o TheVirtualPiano funcionava diferente, era totalmente gratuito, hoje em dia eles vendem uma versão paga do software por 27 dólares.
Se vc não quiser gastar toda essa grana, mas ter uma ferramenta igualmente útil, eu recomendo esses apps pra iPhone (acredito que exista pra Android tb): Suggester e Piano Companion.
Ambos têm essa função de escolher um tom e tocar os acordes de cada grau da escala.
Espero que ajude.
Mário Aguirra
8 de maio de 2014
Tranquilo, Felippe. Na verdade era mais para entender o que estava acontecendo, depois vi que era em função de ser um software free e precisava comprar a versão full. 😀
Mesmo assim, valeu. Vou comprar o o software, afinal, vejo que é uma ferramenta muito útil. Mais a frente, um curso de Teoria Musical. 😀
Abração!
Hummm, a versão que tenho é a 4 ainda, mas se esse com esse piano vc pode escolher a escala, e ele te dá todos os acordes que compõem a escala, então serve sim.
Mário, acabei de descobrir esse site, e ele faz a mesma função do The Virtual Piano, mas é gratuito, tem versão pra iPhone e de quebra ainda sugere várias progressões: https://autochords.com/
Olá Mario o site é http://www.thevirtualpiano.com/ . O primeiro passo é cliclar em [ CLICK HERE TO LOAD PIANO ], depois desse passo chegará ao piano, só que ao clicar em cima das notas eu também não consegui executa-las. Entretanto se você usar as teclas 1-2-3-4-5-6-7-8 você conseguirá executar os acordes maiores enquanto que as letras: A-S-D-F-G-H-I-J executará os acordes menores. Obs: Se o CAPS L0CK estiver habilitado só conseguirá executar as escladas maiores. Boa sorte!
Alexandre Sant Anna
8 de maio de 2014
Fala Felippe.
Parabéns pelo curso, estou primeiro vendo todos os videos com muita calma para saber todos recursos que o ableton tem a oferecer, e no decorrer dos videos ja estão pintando algumas idéias. Vamos ver como será minha primeira track após suas aulas. Acho que vai dar certo.
Abraços.
Show de bola, Alexandre, vai me deixando informado! Abraçoss
Alexandre Sant Anna
8 de maio de 2014
No site The Virtual Piano, como faço para selecionar escala “B”, para tocar as notas? Quando eu abro o site ele ja fica selecionado na escala “C”e não consigo trocar.
Olá Felippe !!! Sou novo aqui mais espero com o seu curso poder montar minha primeira track. Desde já parabéns pela iniciativa do curso que pelo que ando lendo está ajudando muita gente. Sucesso
Clipar, explicado da forma mais simplificada possível, seria deixar o volume ultrapassar o limite de 0dB, oq pode causar algumas coisas, como a distorção digital.
Um Limiter é uma espécie de compressor que tem como uma das suas funções justamente impedir que o áudio “clipe”, ou seja, ele não deixa o volume ultrapassar determinado limite.
Nos próximo dias vou liberar o meu Sample Pack, que tem bastante coisa legal, porém vc pode procurar na internet outros samples packs, recomendo a vc dar uma olhada nesses sites:
Opa, o curso de Masterização é um curso completo que ainda não foi lançado.
hugo
15 de maio de 2014
Olá Felippe! Mais uma vez obrigado.
Cara, nao consigo entender essa questao de cifras, achando o tom, piano. Vejo q vc muda o tom da musica ao decorrer correto? Tem algum video q possa ajudar. Tenho q estudar musica? Obrigado
Hugo, faz um post no grupo no Facebook sobre isso, pra tentarmos te ajudar a se virar nesse primeiro momento. Em breve pretendo lançar um curso de Teoria Musical pra nossa realidade. Abss
hugo
15 de maio de 2014
No grupo? Vc me add no facebook. Ta falando da pagina da MkMN?
marcelo
19 de maio de 2014
boa tarde sene como faço para entrar no grupo do face valew!!
Fala Marcelo, envia um email pra [email protected] com o link do seu Facebook, pra eu adicionar e te convidar pro grupo.
Lucas Melo
20 de maio de 2014
Felippe, estou com dificuldades em acompanhar os botoes que vc usa para realizar as atividades no Ableton. É q eu n tenho conhecimento do software ainda. Eu já conheço algumas linguagens de produção, e na parte de discotecagem conheço praticamente tudo, sou dj faz tempo. Eu quero saber é se em algum lugar tem um tutorial ensinando uns passos básicos pra trabalhar no Ableton. Obrigado.
Lucas, na própria tela do Ableton ele tem uma janelinha que mostra o que cada botão/controle faz, basta abrir a janelinha ali no canto inferior esquerdo (só clicar na setinha), e depois é só posicionar o cursor do mouse em cima da função, que ele vai dizer oq faz.
Lucas Melo
20 de maio de 2014
legal. tipo o show tool tips do Traktor.
Guest
20 de maio de 2014
Felippe, postei um coment e ele n apareceu, vc tem que aprovar 1º?
Pra quem quiser uma alternativa ao THE VIRTUAL PIANO, acessem esse site: https://autochords.com/
Mendhelson Luiz Gonçalves Duar
20 de agosto de 2014
Legal, não sabia pra que servia o TAP… Vamo q vamo pro próximo!!! o/
Carlos Brito
1 de outubro de 2014
Boa noite senne tudo bem, entao cara estou com uma duvida , so espero conseguir passa-la a voce, vamos la, cheguei agora nesse capitulo do Remix, ja ate entao estava indo tudo bem, ja consegui descobrir o tom da musica , porem não consigo toca-lo no piano roll, TIPO ASSIM a track esta em Am, onde consigo esse tom no piano roll? não sei se consegui te passar minha duvida.
Dá uma olhada nas aulas de Bassline e Melodias, do módulo fundamental, deve te esclarecer isso.
Carlos Brito
2 de outubro de 2014
obrigado senne vou ver isso com muita certeza
Em 1 de outubro de 2014 23:09, Disqus escreveu:
Vitor
13 de outubro de 2014
Felipe aos 21 minutos vc fala que vai usar um acorde diferente pra variar …, vc pega coloca um sol no lugar do E , poe ele maior e oque estava menor e pronto, bate com a musica,como sempre. Mais cara variando outros tipos de acordes maiores e menores eu não acho nenhum timbre que combina, foi pura sorte de vc achar um acorde que combine ali , ou é oque? alguma teoria musical sei lá?
Vitor, boa pergunta: nesse caso foi experimentação mesmo, eu achei q fez sentido aquele acorde, acompanhando a melodia do vocal. Mas o fato de mudar ele pra Maior não foi aleatório: o acorde daquela nota no campo harmônico da escala da música é um acorde Maior mesmo.
Nando Peiter
24 de dezembro de 2014
Gostei muito da aula. Eu parei meia estudos no curso de remix pq na escola onde fiz era muito desorganizado. Até mesmo a forma de produção do remix era estranha. Parabéns. A minha dúvida é com relação a musicas com BPM muito mais rápido ou baixo do que o desejado para o remix. O procedimento é o mesmo, mas só o ouvido pra determinar se utilizamos a metade ou dobro do BPM? Outra dúvida basica: qual a diferença entre bootlegs e remix, a legalidade da mesma?
Outro elogio que senti um pouco de falta nos vídeos anteriores são as caixas de texto dando alguma dica ou destacando um tópico/procedimento. Facilita muito nas anotações e localização da aula. Abraços
Fala Nando, sobre as dúvidas: existem algumas músicas que ficam muito estranhas se vc acelerar ou desacelerar, por exemplo: vc pegar uma música em 90 BPM e querer fazer um remix em 128 BPM, se vc acelerar pra 128 vai ficar corrido demais, e se vc desacelerar pra 64 BPM (metade do andamento) tb fica estranho demais. Por isso que algumas músicas pop famosas nessa faixa de BPM quase não tem bons remixes e bootlegs.
Remix é um remix autorizado/contratado pelo artista/gravadora, e bootleg é um remix feito de forma independente, sem autorização do artista/gravadora da original.
Joao Corrêa
3 de janeiro de 2015
Olá felipe! Cara não consigo identificar que notas são, no site de cifras que passou não encontrei, só encontrei neste! Olha como está:
Fala Joao, o ideal é vc procurar por cifras de TECLADO/PIANO, esse tipo que vc encontrou é tablatura de violão. Geralmente esses sites têm a opção de mudar pra teclado, procura lá que não tem erro.
Joao Corrêa
4 de janeiro de 2015
aa blz, vo ver se encontro em outro site então… neste eu coloco em teclado e aparace a msm coisa. Vlww!
Joao Corrêa
4 de janeiro de 2015
Senne, se eu pegar a parte instrumental da track e filtrar as frequências graves tmb da certo ne? não consigo achar as notas de teclado…
David Britto
10 de janeiro de 2015
Felipe, a musica Memories do David Guetta ja no começo ela soa parecido com esses acordes ” picotados ” que vc fez nesse remix, nessa parte da musica do guetta (memories) na qual estou me referindo tbm são acordes ?
O que são PADS ? quando sao usados ? é uma unica nota ou mais ?
E uma duvida comercial, me indica uns controladores MIDI legais ?
São acordes sim no Guetta. Pad é um instrumento que toca por baixo da música, geralmente tocando acordes com notas bem longas. Sobre controlador MIDI, qual a função que vc procura?
David Britto
11 de janeiro de 2015
aqueles teclado que a galera faz as melodias, um teclado comun pra mim usar ele no FL Studio, Ableton..
Opa Senne Blz, A um Tempo Atras Você Soltou um Vídeo Remix da Musica ” Moves Like Jagger ” do Maroon 5 no Seu Canal do YouTube Com Duração de 1 hora e 27 Minutos.
Eo Vídeo Que Está Passando Aqui no Curso é de 43 Minutos, Acredito Que Você só Cortou Algumas Partes Deixando o Vídeo Mais Curto.
Bom, Queria Saber se é Isso Mesmo, PorQue o Vídeo do YouTube eu Baixei no Dia Que Você Postou lá no Seu Canal do YouTube.
PorQue Pergunto Isso, Minha Internet e “UM SACO” Demora Muito Pra Carregar Videos e Muito Menos em HD, Queria Saber se é o Mesmo Vídeo ou Tem Algo Diferente do Vídeo Que Postou no YouTube, Ai só Revejo o Vídeo Que já Baixei e Espero o Próximo Capítulo
GUILHERMME
8 de julho de 2015
Bom, parar fazer um remix, tipo essa do marron 5, tem que estar com os acordes certo? tem que tocar as notas certa? (Dúvida)
MV, você pode tocar os acordes em qualquer oitava, ou seja, pode tocar lá na parte mai grave do teclado, quanto na mais alta, vai do seu gosto.
Eu recomendo você assistir novamente a aula de Harmonia do Módulo Fundamental, porque lá eu expliquei tudo isso que você está em dúvida, e pode deixar que em breve você terá acesso aos Workshops Avançados de Teoria Musical, onde tudo isso será aprofundado.
Ahhh, e o C lá em cima que dizer que a música está no tom de Dó Maior, ou seja, ela usa o conjunto de notas formado a partir dessa tonalidade, que por acaso são apenas as notas brancas do teclado.
jonathans
20 de outubro de 2015
senne, estou usando o reason e o protoos atravez do rewire .um vira escravo do outro. e nesse momento saiu uma duvida. eu posso montar uma coisa em um doft e mixar em outro ? eu exportaia cada parte da musica, e abriria em outro soft e mixar la dentro ? deu pra sacar a ideia ?
Peanut, experimenta pegar a intro da música, onde só tenha batida, e vá batendo junto com o Kick, é bem provável que vc não vá bater exatamente no BPM certo, mas vc vai ficar orbitando o BPM correto, depois é só arredondar o valor lá.
Cloud Pires
3 de dezembro de 2015
E ai Senne, blz…ótima didática simples de acompanhar, o que me chamou a atenção foi você dizer “transformar uma música pop em música de pista”. A diferença entre as músicas estaria nos arranjos?? ou muito mais na criativa?? Como definir esta diferença..
Valeu>>>Vamos que vamos….
Cloud, a diferença estaria no arranjo, nos timbres, na estrutura da música… basicamente seria levar uma música de um gênero para outro.
douglassantiago
8 de dezembro de 2015
Oi Senne,
1 – Percebi que você colocou vários loops completos no mesmo remix? Inclusive com elementos semelhantes (snare, hat, etc?) Os elementos acabam se anulando ou os timbres se misturando não?
2 – Quais os valores você aconselha colocar no limiter no inicio da produção? No caso do L2 da Waves.
Eu tentaria deixar o L2 fazendo no máximo uns 3 dB de gain reduction.
Carlos Santos Jr.
26 de dezembro de 2015
Senne tenho duas dúvidas cara!
Estou produzindo em paralelo aqui o meu bootleg mas para música da sia – chandelier uma versão de trap, só que tive algumas dúvidas em relação ao acorde olha ai em baixo tem notas de F,G… Você poderia clarear um pouco pra mim?
C# irá ser em notas brancas?
A minha segunda dúvida é eu estou setando a acapella da música e bateu 80 bpm, vi em alguns posts seus que não é uma boa fazer remixes e afins com bpms abaixo de 100, só que tem um detalhe esse meu bootleg é uma versão de trap e a minha música está setada a 100 bpms, ou sejá eu “posso” usa-la(pela proximidade até entre elas) ?
Qualquer coisa mando até o projeto pra você ver, eu acho que ta ficando bom!! hahaha ^^
Carlos, sobre os acordes, não tem muito mistério: ali tão escritos quais são os acordes da música, daí é só montá-los seguindo aquela fórmula: acordes maiores são a nota fundamental + 4 semitons + 3 semitons, e os acordes menores são a fundamental + 3 semitons + 4 semitons.
Por exemplo:
Am = A + C + E
F = F + A + C
G = G + B + D
Sobre o BPM, tem q ver se vai ficar estranho acelerar os 20 BPM de diferença, tem q fazer ouvir e avaliar se fica legal.
Luis Felipe Boso Mourão
11 de janeiro de 2016
senne eu queria saber aonde vc achou esse plugin de piano? ele ja é nativo do ableton? eu acho que nao kkkkk, tem um produtor de eletronica que se chama lost frequencies e nas produçoes dele a musica inteira é um plugin de guitarra/violão acompanhado de um kick ou clap etc… nao é aquela musica chata de se ouvir e nem aquelas produçoes que sao retas sabe, que nao tem muitos elementos nela… mas entao se vc puder me falar aonde achou esse plugin agradeço
mais uma dúvida. eu posso. me guiar. por. esse site. que voçê. indicou. autochords.com. Exemplo. se eu for Fazer um Remix. que o tom. da Música. esteja. em (G) aquelas notas que ele me mostrar é os acordes. que eu posso usar. pra fazer o Remix. Obrigado!!! e Vamo Que Vamo!!!
Alyson, com certeza pode se guiar por ele, o site vai te dizer todos os acordes que vc pode usar na sua música, que ficam dentro da escala que vc estiver usando. 🙂
Alysson Alessandro
2 de fevereiro de 2016
Valeuuu!!!
Diego Laje
2 de maio de 2016
Sensacional Felippe!
Dúvida: o que vc acha do pliggun do Nick Romero que faz o que o sidechain do compressor faz? O que vc faz quando o kick não está tocando mas vc quer ainda a modulação que o sidechain provoca? Abaixa o volume do kick nesse trecho? O pluggin do Nick Romero não tem esse problema, ele mantem a compressão mesmo o kick não estar tocando. Certo? Obrigado e um abraço!
Diego Laje
3 de maio de 2016
Já achei parte da resposta na parte B do capítulo 2. hehe! Falta só o que acha do plugin do Nick Romero. =)
É tao sensacionaal qando trocamos os videos rosinhas e cinza pra etapa azul e amarela da ate frio na barriga sao como um degrau apos o outro! *—–* VAMO BOTA A MAO NA MAAASSAA!
Leonardo
18 de junho de 2016
Em relação aos tons, o kick snare clap hihat’s entre outros devem estar no msm tom do remix , por exemplo se a musica em que quero fazer o remix esta em A Menor , literalmente “tudo deve estar?” ou apenas os acordes e baixos ?
Leo, os elementos graves da bateria percussão é bom sim afinar pra escala da música, por exemplo: Kick, Snare, Toms, Congas, etc. Sobre saber em qual tom está o seu Kick, aguarde mais pra frente no curso, vou mostrar como fazer. 😛
Leonardo
18 de junho de 2016
ahhhhh :/ eh que to todo empolgadão numa ideia akie … cara melhorei meu workflow , essa era a pegada da ultima pergunte lhe fiz, claro q juntamente com a track de referencia , deu uma boa melhorada 🙂 vlws senne ! Ate a proxima aula hehe
Fabio
27 de junho de 2016
Tirar os sons que vem com a acapella com o Gate, modifica o vocal em si?
Fabio, naturalmente modifica, vai atenuar os trechos que estejam mais baixos.
Wesley
4 de julho de 2016
Felipe . DUVIDA
Quando a capela e DEEP HOUSE e quero transforma-la em um ELETRO HOUSE o BPM original dela e menor . o que faço ? Iremos ver isso mais a frente ?
Wesley, vai no menu principal do site, e acessa o curso de ACAPELLAS, lá explico tudo sobre como manipular o BPM das acapellas.
Raphael Rosa
9 de julho de 2016
Estou com uma dúvida em relação a esta barra laranja que aparece quando clico na track, ou quando dou dois clicks com isso impossibilitando começar o trabalho de remix. Como resolver ?
Obrigado.
Raphael, pelo que li ali está acontecendo algum erro de espaço de memória cache no seu sistema. Experimenta dar uma googlada com esses termos, que deve aparecer alguma solução no site da Ableton. Eu uso Mac, portanto ando por fora de problemas de sistema Windows.
Wesley
13 de julho de 2016
FELIPE
Estou com dificuldades no Sylenth ele esta baixado . o DAW mostra ele mais meio que apagado . porem não consigo usa-lo .
Uma perguntinha que esqueci de fazer e tive que voltar nesse vídeo… 0.0
na pesquisa, vc viu que a música está em Bm e no outro verso ela muda para Em.
Em questão de referência, a minha tônica seria Bm? A partir dela q eu monto a escala musical para eu descobrir quais outras notas posso usar dentro do campo harmônico de Bm?
Senne, uma dúvida que ainda perdura desde a aula de harmonia e melodia: No exemplo dos acordes desta música, quando você toca eles no site do virtual piano ou consulta ele no cifras, os acordes possuem 4 notas tocadas simultaneamente, já na construção dos acordes que você faz no ableton, são utilizadas apenas 3 notas (respeitando as regras de pular os semitons). Por quê esta diferença de 3 para 4 notas? existe uma regra ou lógica por trás disso para que eu possa esclarecer esta dúvida? Não sei se me fiz claro…
Fabio, normalmente quando um pianista/tecladista toca um acorde, ele toca as 3 notas do acorde com a mão direita, e com a mão esquerda toca a nota do baixo do acorde, por isso fica com 4 notas. 🙂
Wanderson Ferraz
22 de agosto de 2016
Boa noite Senne e amigos.
Segue link com Exercício desta aula.
Igor, a probabilidade de ficar muito esquisito o seu remix é bem alta… infelizmente algumas músicas ficam impossibilitadas de serem remix em determinados gêneros por causa do BPM. 🙁
Gabriel Minski
21 de setembro de 2016
Não consigo entender algumas coisas. Estou fazendo um remix que o tom dela é D# Mas pede as notas Am e Em, isso me buga o cérebro, como eu faria isso?
Daniel, não alterou a escala, mas sim inverti o acorde.
Gabriel Jacks
5 de novembro de 2016
Fala Senne!
Conhece algum app ou site que consiga analizar o audio (mp3, wav) de uma track para identificar qual o tom base da track? Procurando as cifras pelo nome da música a gente acaba ficando muito limitado, não consegui várias que tentei procurar.
Achei um programa que chama ichords, http://www.baixaki.com.br/download/ichords.htm
mas parece que só tem para windows 🙁
Felippe se a musica ta em 160 bpm posso usar o warp e remixar em 128 ?
Gabriel Mitsui
16 de dezembro de 2016
senne uma pergunta qual e o efeito do sylenth1 que e usado para drops Big Room ARP,HOV,KEY,LD,GAT,BS,PD,SEQ,SFX?
ou isso nao tem diferença todos pode ser usado ?
segunda pergunta se agente quiser carregar uma musica no canal midi aparece a opção de carregar como melodia, bateria ou armonia eu gostaria de saber se as notas que corresponde e da musica original mesmo ?
Gabriel, normalmente vc pode começar com um BS ou LD.
Essa função que o Ableton Live tem atualmente serve pra analisar algum áudio, extrair as notas (melodia), acordes (harmonia) ou instrumentos percussivos (drums). Carregando uma música inteira nele não vai funcionar, somente áudios de cada instrumento separado.
Gabriel Mitsui
16 de dezembro de 2016
ok senne intend….obrigado
Anderson Freitas
18 de dezembro de 2016
Mais uma vez me surpreendendo Felippe. Parabéns!
Thomas Correa
4 de janeiro de 2017
Senne, qual a variação de notas do acorde que pode se fazer?
Como tu fez dentro do Em. Não entendi.
Thomas, você pode tocar um acorde na sua forma original, ou fazendo o que se chama de “inversões”, ou seja, uma tríade (acorde formado por 3 notas), normalmente é tocado com a nota tônica (a que dá o nome do acorde, nesse caso o E) na parte mais grave, depois a nota “do meio” (a terça), e mais acima a nota mais aguda (a quinta). Porém vc pode inverter essa ordem, tocando o E na parte mais aguda, ou ele “no meio” do acorde.
Xará, a melhor coisa que vc pode fazer é comparar o seu remix com a versão original, assim vc vai saber em que ponto certinho entra o vocal.
Thiago Vivaldi
26 de junho de 2017
Senne, desculpa a ignorância, mas por que você fez o “kick” usando MIDI/Simpler e não um pré gravado em canal de audio igual aos vídeos do Módulo Fundamental?
Thiago, isso é totalmente uma questão de gosto, não muda muita coisa. A vantagem de fazer em MIDI é q fica mais fácil depois pra ajustar o envelope do sample do Kick e/ou mudar o sample mais pra frente, sem precisar reprogramar tudo.
Thiago Vivaldi
26 de junho de 2017
Aaaah sim, entendi, imaginei que fosse algo relacionado a tom talvez. Valeu mestre!
1 – Clique em “Open Hookpad”
2 – Na nova janela defina o tom (“Key”) e o BPM se quiser.
3 – Logo abaixo aparecerão os acordes da escala em graus
4 – Experimente usar combinações tipo : I – III – IV – V
5 – Clicando em “Inst” será possivel visualizar o acorde e quais notas estão sendo tocadas.Ai é só remontar na sua DAW.
Você também pode ir em search e pesquisar algum artista do seu gosto e analisar progressões de músicas famosas.
Tudo gratuito.
Espero ter ajudado!
Bruno Estrella
1 de agosto de 2017
Fala Senne! Tenho uma dúvida em relação ao uso da palavra “Remix”
Seguinte, nessa aula você pega um vocal e começa acrescentar samples da sua biblioteca.
Na musica produzida pelo Cat Dealers, “R U Mine” ele não menciona Remix, porém o vocal vem do Arctic Monkeys…
Isso me confunde um pouco, pode me explicar?
Igor Marra
28 de agosto de 2017
Tudo bem,eu peguei uma musica como referencia para colocar em pratica, as minhas ideias do remix,quando fui pesquisar, a acapella eu não achei.
estou com essa duvida teria outra maneira, de fazer utilizando a musica original.
Eaí Felippe, tranquilo? Fiquei na dúvida de como eu poderia fazer remixes de faixas que são apenas instrumentais….nesse caso eu teria que pegar o instrumento mais marcante e refazer do zero?
Igor, antes de tudo vc precisa definir qual é instrumento que vc considera mais marcante na música original, e usá-lo como instrumental principal também na produção do seu remix, ou seja, criar toda uma história e produção em volta desse componente que vc acha legal na música original.
Joao Gabriel Figueira
30 de setembro de 2017
Fala, Senne! Então, terminei o modulo fundamental e caí meio de paraquedas no começo desse video…
Qual a ideia? É só uma aula comum sobre remixes ou é uma tarefa? (EX; produzir um remix de uma musica e enviar para você).
Desculpa se estou sendo ignorante, mas, não achei a explicação…
Abs! João.
Gabriella, pra facilitar, uma dica: use a versão original da música, que assim vc terá as batidas e vai ser bem mais fácil saber o BPM da música.
Renan Mulero
28 de fevereiro de 2018
justo, e completaqmente mais facil!! Senne sem palavras pra tu!! top demais eh nois
Rennan Brambati
14 de dezembro de 2017
Uma coisa que faço simples e que até hoje sempre deu certo é pegar o Virtual DJ, jogo a musica(acapella msm), jogo uma musica no bpm que quero e faço sync. Se encaixar perfeitamente vejo qual bpm apareceu no detector deles e coloco no ableton. Uma boa também é esse site https://songbpm.com/
Lucas Albuquerque
27 de dezembro de 2017
senne onde consigo achar alguns loop igual esse da nossa aula.. que vc usou?
Lucas, além do pack de samples do curso (que vc encontra no final da página da listagem de aulas, lá embaixo), vc pode usar serviços como o Splice Sounds (www.splice.com/sounds) para baixar loops e samples.
Everton Santos
28 de dezembro de 2017
Fala, Senne! Uma dúvida. As melodias de todas as partes de uma música eletrônica precisam estar sempre na mesma escala?
Por exemplo, Num break, eu boto uma melodia em uma escala, e no drop boto uma melodia em outra escala. Pode isso?
Maykon Izaías
31 de dezembro de 2017
Eu não sou o Senne mas posso te ajudar 🙂 kkk. se for ESCALA sim ! vc pode ! exemplo: começar numa escala Pentatonica no break mas no Drop vc usar uma escala menor natural . (nos meus conhecimetos eu não vejo problema! me corrijam se estiver errado) MAS se vc quis dizer Tom ao invés de escala , exemplo: Vc faz a melodia do Break em C. ai no Drop vc faz a melodia em B. nesse caso vai soar bem estranho ao nossos ouvidos, e vai parecer que começou outra musica. então acho errado. : ) Eu não sou nenhum Mestre dos magos da música, então posso tá errado kkkk Mas Tamo Junto Mano Vlw !
Everton Santos
3 de janeiro de 2018
Obrigado, parceiro. deu pra esclarecer legal. Tmj!!!
Everton, complementando o que o Maykon disse, é possível sim vc usar variações de escalas de uma tonalidade, porém é delicado isso.
E sim, é possível ter vários tons dentro da mesma música, isso é bem comum em música erudita, se chama “modulação” essa técnica. Porém é algo que tem que ser muito bem feito, senão pode soar esquisita, como o Maykon disso.
Caraca Muleke
25 de fevereiro de 2018
Muito bom o curso Felipe, To um pouco atrasado por causa de correrias e quero rever algumas aulas. mais cara, to me sentindo em casa. Obrigado, Esse curso vai sim, ser um divisor de aguas.
MKMN Expert
20 de abril de 2018
Tamo junto Caraca. Gratidão!
D.j. Marcão
22 de março de 2018
Felippe blz, como eu faco pra deixar o meu ableton com a tela igual ao seu,eu falo do lado esquerdo onde fica os plugins etc.
MKMN Expert
25 de maio de 2018
Marcão,
Qual versão é seu Ableton?
Luiz Fernando
13 de agosto de 2018
Fala, Senne. To com a mesma duvida dele e o meu é o Ableton Live 10 suite
Henrique Ribeiro
17 de abril de 2018
Senne, me ajuda por favor, quando eu boto o compressor, o áudio começa a clipar no final, o que eu faço?
MKMN Expert
19 de abril de 2018
Fala Henrique! Beleza?
Depende do que você está fazendo, qual configuração está usando. rs
É só desativar AUTO MAKEUP e depois diminuir o volume de saída do compressor.
Alberto Oliveira
6 de maio de 2018
Oi Senne. Como você definiu o momento de colocar os acordes? Foi de forma aleatória (baseando-se nas suas preferências) ou você colocou no mesmo momento em que eles acontecem na versão original?
E se tiver sido por preferência, você indica arriscar trabalhar com todos os acordes que acontecem na música, sem ter que seguir a risca como acontecem na versão original? Obrigado 😉
MKMN Expert
6 de maio de 2018
Alberto,
Seguiu a mudança de acordes da original mesmo, isso é fácil de saber, só acompanhar as mudanças da nota do bass. 😉
Olá Felippe. Tudo bem?
Então… Pra ESSA música aí em questão, você pôde ir ao site de cifras e pegar o Tom da Música…
E em casos de músicas de artistas que lançam músicas sem vocais ou que não tem as cifras na internet, tem algum jeito eficiente de descobrir o tom?
Abraço.
MKMN Expert
21 de fevereiro de 2019
Fala Leonardo!
Existem algumas ferramentas para descobrir o tom, por exemplo Mixed In Keys.
Mas eu não aconselho a confiar 100% no Mixed In Keys, pq pode acontecer dele achar que é um tom e não é! Eu particularmente uso ele como guia para descobrir o tom e em seguida faço uma analise com outras tracks que estão no tom pra saber se realmente é aquela escala.
Entendeu?! rs
Qualquer duvida é só falar.
Abraços.
Leonardo Cabral
22 de fevereiro de 2019
Qual seria a Escala de A# minor e Bb minor (3A) nos tons e semi tons do teclado do Live?
MKMN Expert
22 de fevereiro de 2019
Fala Leonardo, as notas da escala são: A#, C, C#, D#, F, F#,G#.
Marcelio S Amaral
29 de outubro de 2019
Qual aula eu encontro a dica que foi dada, onde todas as “pistas” foram movimentadas de uma só vez, abrindo espaço para a ampliação, com um determinado número de compassos, de um trecho da música como break, por exemplo.
Adriano Soul
15 de novembro de 2019
Senne, bom dia!
Estou produzindo um remix e a música original está em Lá maior de acordo com o cifras e os acordes da música em questão.
Para eu criar a minha linha de baixo, os acordes e a melodia, preciso utilizar como base os acordes que estão na música original?
Ou pode ser feito alteração nos acordes e notas ? E se sim, como eu posso saber as demais notas e acordes que posso utilizar (leque de opções) pra criar da minha forma, sem sair do tom da música original?
MKMN Expert
15 de novembro de 2019
Fala Adriano,
Se for remix, na minha opinião ela só pode ser mudada se o vocalista regravar e mudar o Tom.
Ser for original, você precisa usar o seguimento da original, a não ser que regrave do zero e faça outro tom.
177 Comments
Mário Aguirra
7 de maio de 2014Olá Felippe!
No site The Virtual Piano não consigo alterar o tom, clicando em cima como você mostra no vídeo. Saberia o motivo deste problema estar ocorrendo?
Felippe Senne
8 de maio de 2014Fala Mário, pois é, cara, quando eu gravei o curso o TheVirtualPiano funcionava diferente, era totalmente gratuito, hoje em dia eles vendem uma versão paga do software por 27 dólares.
Se vc não quiser gastar toda essa grana, mas ter uma ferramenta igualmente útil, eu recomendo esses apps pra iPhone (acredito que exista pra Android tb): Suggester e Piano Companion.
Ambos têm essa função de escolher um tom e tocar os acordes de cada grau da escala.
Espero que ajude.
Mário Aguirra
8 de maio de 2014Tranquilo, Felippe. Na verdade era mais para entender o que estava acontecendo, depois vi que era em função de ser um software free e precisava comprar a versão full. 😀
Mesmo assim, valeu. Vou comprar o o software, afinal, vejo que é uma ferramenta muito útil. Mais a frente, um curso de Teoria Musical. 😀
Abração!
Felipe Sosa
20 de maio de 2014No Mixe in Key também tem um piano. Funciona pra esses casos?
Felippe Senne
21 de maio de 2014Seria na versão mais atual do Mixed in Key? Pq oq uso não tem esse piano.
Felipe Sosa
21 de maio de 2014A versão que eu tenho é a 6…
Felippe Senne
21 de maio de 2014Hummm, a versão que tenho é a 4 ainda, mas se esse com esse piano vc pode escolher a escala, e ele te dá todos os acordes que compõem a escala, então serve sim.
Felipe Sosa
21 de maio de 2014É como você mostrou sim, funciona bem. A única questão é que não da pra usar as teclas do teclado, tem que ser com o mouse…
Felippe Senne
14 de junho de 2014Mário, acabei de descobrir esse site, e ele faz a mesma função do The Virtual Piano, mas é gratuito, tem versão pra iPhone e de quebra ainda sugere várias progressões: https://autochords.com/
Panzi
17 de outubro de 2014Olá Mario o site é http://www.thevirtualpiano.com/ . O primeiro passo é cliclar em [ CLICK HERE TO LOAD PIANO ], depois desse passo chegará ao piano, só que ao clicar em cima das notas eu também não consegui executa-las. Entretanto se você usar as teclas 1-2-3-4-5-6-7-8 você conseguirá executar os acordes maiores enquanto que as letras: A-S-D-F-G-H-I-J executará os acordes menores. Obs: Se o CAPS L0CK estiver habilitado só conseguirá executar as escladas maiores. Boa sorte!
Alexandre Sant Anna
8 de maio de 2014Fala Felippe.
Parabéns pelo curso, estou primeiro vendo todos os videos com muita calma para saber todos recursos que o ableton tem a oferecer, e no decorrer dos videos ja estão pintando algumas idéias. Vamos ver como será minha primeira track após suas aulas. Acho que vai dar certo.
Abraços.
Felippe Senne
8 de maio de 2014Show de bola, Alexandre, vai me deixando informado! Abraçoss
Alexandre Sant Anna
8 de maio de 2014No site The Virtual Piano, como faço para selecionar escala “B”, para tocar as notas? Quando eu abro o site ele ja fica selecionado na escala “C”e não consigo trocar.
Felippe Senne
8 de maio de 2014Dá uma olhada no comentário aqui em cima, Alex!
Alexandre Sant Anna
8 de maio de 2014Ok.
Fabinho Dvj
9 de maio de 2014Olá Felippe !!! Sou novo aqui mais espero com o seu curso poder montar minha primeira track. Desde já parabéns pela iniciativa do curso que pelo que ando lendo está ajudando muita gente. Sucesso
Felippe Senne
9 de maio de 2014Bem-vindo, Fabinho!
Frederico Battistella Filho
9 de maio de 2014Felippe n tem como fazer downloads dos videos? minha net eh muito ruim e trava toda hora, frustante isso.
Felippe Senne
10 de maio de 2014Fala Fred, como te respondi por email, estou estudando aqui a possibilidade de liberar os vídeos pra download. Abraços!
Gustavo Fernandes Gonçalves
9 de maio de 2014Bom noite Felippe. Dessa vez eu vi o vídeo todo antes de fazer a pergunta. hehehehe
Primeira: O que é clipar?
Segunda: Como funciona o limiter?
Terceira: vc vai liberar todos esses loops e intrumentos?
Muito obrigado pela atenção!
Grande abraço
Felippe Senne
10 de maio de 2014Fala Gustavo, boas perguntas!
Clipar, explicado da forma mais simplificada possível, seria deixar o volume ultrapassar o limite de 0dB, oq pode causar algumas coisas, como a distorção digital.
Um Limiter é uma espécie de compressor que tem como uma das suas funções justamente impedir que o áudio “clipe”, ou seja, ele não deixa o volume ultrapassar determinado limite.
Nos próximo dias vou liberar o meu Sample Pack, que tem bastante coisa legal, porém vc pode procurar na internet outros samples packs, recomendo a vc dar uma olhada nesses sites:
https://refx.com/products/vengeance/samples/
http://www.loopmasters.com/
Qualquer outra dúvida, tô por aqui.
Abraços!
Gustavo Fernandes Gonçalves
10 de maio de 2014Felippe obrigado pelas respostas! Seu curso ta do caralh…… heheheeheheheh valeu cada centavo!!!!
DJ Marcos Cunha
11 de maio de 2014Senne eu fui nesse site de Acapelas e achei um ainda mais limpo do que vc usou, o chato desse site é que vc tem uma quantia de downloads gratuitos
Felippe Senne
12 de maio de 2014Qual é o site q vc encontrou?
DJ Marcos Cunha
13 de maio de 2014no mesmo site do video…
Igor Girard
14 de maio de 2014Felipe, quanto ao curso de master que esta por ultimo na lista dos cursos aqui. Porque não está abrindo?, vai ser liberado mais adiante?…
Felippe Senne
15 de maio de 2014Opa, o curso de Masterização é um curso completo que ainda não foi lançado.
hugo
15 de maio de 2014Olá Felippe! Mais uma vez obrigado.
Cara, nao consigo entender essa questao de cifras, achando o tom, piano. Vejo q vc muda o tom da musica ao decorrer correto? Tem algum video q possa ajudar. Tenho q estudar musica? Obrigado
Felippe Senne
15 de maio de 2014Hugo, faz um post no grupo no Facebook sobre isso, pra tentarmos te ajudar a se virar nesse primeiro momento. Em breve pretendo lançar um curso de Teoria Musical pra nossa realidade. Abss
hugo
15 de maio de 2014No grupo? Vc me add no facebook. Ta falando da pagina da MkMN?
marcelo
19 de maio de 2014boa tarde sene como faço para entrar no grupo do face valew!!
Felippe Senne
19 de maio de 2014Fala Marcelo, envia um email pra [email protected] com o link do seu Facebook, pra eu adicionar e te convidar pro grupo.
Lucas Melo
20 de maio de 2014Felippe, estou com dificuldades em acompanhar os botoes que vc usa para realizar as atividades no Ableton. É q eu n tenho conhecimento do software ainda. Eu já conheço algumas linguagens de produção, e na parte de discotecagem conheço praticamente tudo, sou dj faz tempo. Eu quero saber é se em algum lugar tem um tutorial ensinando uns passos básicos pra trabalhar no Ableton. Obrigado.
Felippe Senne
20 de maio de 2014Lucas, na própria tela do Ableton ele tem uma janelinha que mostra o que cada botão/controle faz, basta abrir a janelinha ali no canto inferior esquerdo (só clicar na setinha), e depois é só posicionar o cursor do mouse em cima da função, que ele vai dizer oq faz.
Lucas Melo
20 de maio de 2014legal. tipo o show tool tips do Traktor.
Guest
20 de maio de 2014Felippe, postei um coment e ele n apareceu, vc tem que aprovar 1º?
Consistency
6 de junho de 2014Olá Felippe, como faço para adquirir o sylenth1 ?
Felippe Senne
9 de junho de 2014Oficialmente ele está a venda aqui: http://www.lennardigital.com/modules/sylenth1/
Felippe Senne
14 de junho de 2014Pra quem quiser uma alternativa ao THE VIRTUAL PIANO, acessem esse site: https://autochords.com/
Mendhelson Luiz Gonçalves Duar
20 de agosto de 2014Legal, não sabia pra que servia o TAP… Vamo q vamo pro próximo!!! o/
Carlos Brito
1 de outubro de 2014Boa noite senne tudo bem, entao cara estou com uma duvida , so espero conseguir passa-la a voce, vamos la, cheguei agora nesse capitulo do Remix, ja ate entao estava indo tudo bem, ja consegui descobrir o tom da musica , porem não consigo toca-lo no piano roll, TIPO ASSIM a track esta em Am, onde consigo esse tom no piano roll? não sei se consegui te passar minha duvida.
Felippe Senne
1 de outubro de 2014Dá uma olhada nas aulas de Bassline e Melodias, do módulo fundamental, deve te esclarecer isso.
Carlos Brito
2 de outubro de 2014obrigado senne vou ver isso com muita certeza
Em 1 de outubro de 2014 23:09, Disqus escreveu:
Vitor
13 de outubro de 2014Felipe aos 21 minutos vc fala que vai usar um acorde diferente pra variar …, vc pega coloca um sol no lugar do E , poe ele maior e oque estava menor e pronto, bate com a musica,como sempre. Mais cara variando outros tipos de acordes maiores e menores eu não acho nenhum timbre que combina, foi pura sorte de vc achar um acorde que combine ali , ou é oque? alguma teoria musical sei lá?
Felippe Senne
13 de outubro de 2014Vitor, boa pergunta: nesse caso foi experimentação mesmo, eu achei q fez sentido aquele acorde, acompanhando a melodia do vocal. Mas o fato de mudar ele pra Maior não foi aleatório: o acorde daquela nota no campo harmônico da escala da música é um acorde Maior mesmo.
Nando Peiter
24 de dezembro de 2014Gostei muito da aula. Eu parei meia estudos no curso de remix pq na escola onde fiz era muito desorganizado. Até mesmo a forma de produção do remix era estranha. Parabéns. A minha dúvida é com relação a musicas com BPM muito mais rápido ou baixo do que o desejado para o remix. O procedimento é o mesmo, mas só o ouvido pra determinar se utilizamos a metade ou dobro do BPM? Outra dúvida basica: qual a diferença entre bootlegs e remix, a legalidade da mesma?
Outro elogio que senti um pouco de falta nos vídeos anteriores são as caixas de texto dando alguma dica ou destacando um tópico/procedimento. Facilita muito nas anotações e localização da aula. Abraços
Felippe Senne
4 de janeiro de 2015Fala Nando, sobre as dúvidas: existem algumas músicas que ficam muito estranhas se vc acelerar ou desacelerar, por exemplo: vc pegar uma música em 90 BPM e querer fazer um remix em 128 BPM, se vc acelerar pra 128 vai ficar corrido demais, e se vc desacelerar pra 64 BPM (metade do andamento) tb fica estranho demais. Por isso que algumas músicas pop famosas nessa faixa de BPM quase não tem bons remixes e bootlegs.
Remix é um remix autorizado/contratado pelo artista/gravadora, e bootleg é um remix feito de forma independente, sem autorização do artista/gravadora da original.
Joao Corrêa
3 de janeiro de 2015Olá felipe! Cara não consigo identificar que notas são, no site de cifras que passou não encontrei, só encontrei neste! Olha como está:
Felippe Senne
4 de janeiro de 2015Fala Joao, o ideal é vc procurar por cifras de TECLADO/PIANO, esse tipo que vc encontrou é tablatura de violão. Geralmente esses sites têm a opção de mudar pra teclado, procura lá que não tem erro.
Joao Corrêa
4 de janeiro de 2015aa blz, vo ver se encontro em outro site então… neste eu coloco em teclado e aparace a msm coisa. Vlww!
Joao Corrêa
4 de janeiro de 2015Senne, se eu pegar a parte instrumental da track e filtrar as frequências graves tmb da certo ne? não consigo achar as notas de teclado…
David Britto
10 de janeiro de 2015Felipe, a musica Memories do David Guetta ja no começo ela soa parecido com esses acordes ” picotados ” que vc fez nesse remix, nessa parte da musica do guetta (memories) na qual estou me referindo tbm são acordes ?
O que são PADS ? quando sao usados ? é uma unica nota ou mais ?
E uma duvida comercial, me indica uns controladores MIDI legais ?
Obrigado ;D
Felippe Senne
11 de janeiro de 2015São acordes sim no Guetta. Pad é um instrumento que toca por baixo da música, geralmente tocando acordes com notas bem longas. Sobre controlador MIDI, qual a função que vc procura?
David Britto
11 de janeiro de 2015aqueles teclado que a galera faz as melodias, um teclado comun pra mim usar ele no FL Studio, Ableton..
Felippe Senne
12 de janeiro de 2015Eu tenho um Samson Carbon 49, é baratinho e resolve o problema. 😛
Kleber Dias
19 de fevereiro de 2015Olá Felippe. Não caberia adicionar no canal do baixo um compressor em side chain com o kick ? Ou não foi necessário ?
Felippe Senne
19 de fevereiro de 2015Com certeza cabe sim, tava no início da produção ali ainda! hehehe
Aaron DownUP
14 de março de 2015Opa Senne Blz, A um Tempo Atras Você Soltou um Vídeo Remix da Musica ” Moves Like Jagger ” do Maroon 5 no Seu Canal do YouTube Com Duração de 1 hora e 27 Minutos.
Eo Vídeo Que Está Passando Aqui no Curso é de 43 Minutos, Acredito Que Você só Cortou Algumas Partes Deixando o Vídeo Mais Curto.
Bom, Queria Saber se é Isso Mesmo, PorQue o Vídeo do YouTube eu Baixei no Dia Que Você Postou lá no Seu Canal do YouTube.
PorQue Pergunto Isso, Minha Internet e “UM SACO” Demora Muito Pra Carregar Videos e Muito Menos em HD, Queria Saber se é o Mesmo Vídeo ou Tem Algo Diferente do Vídeo Que Postou no YouTube, Ai só Revejo o Vídeo Que já Baixei e Espero o Próximo Capítulo
GUILHERMME
8 de julho de 2015Bom, parar fazer um remix, tipo essa do marron 5, tem que estar com os acordes certo? tem que tocar as notas certa? (Dúvida)
Felippe Senne
8 de julho de 2015De preferência sim, Guilherme.
GUILHERMME
8 de julho de 2015Beleza, obrigado =)
Marcos vinicios
10 de setembro de 2015Senne, como sei qual nota é maior ou menor?
Felippe Senne
10 de setembro de 2015MV, não existem notas menores, mas sim acordes, intervalos e tonalidades menores. Qual é a dificuldade que vc tá tendo?
Marcos vinicios
10 de setembro de 2015Senne, vou tentar explicar mas não sei ficara claro:
Como encontro os Acordes no Daw? E como sei exatamente onde ele está?
Exemplo: No acorde AM onde no teclado devo ir exatamente? na parte mais Grave, aguda ou o o que?
O que significa esse Tom: C na parte superior a esquerda.?
https://uploads.disquscdn.com/images/b95f5f58d304dc3cd43ddfdc1f52f52aceb6de3ced1f77281e5478442c9772f6.png
Felippe Senne
11 de setembro de 2015MV, você pode tocar os acordes em qualquer oitava, ou seja, pode tocar lá na parte mai grave do teclado, quanto na mais alta, vai do seu gosto.
Eu recomendo você assistir novamente a aula de Harmonia do Módulo Fundamental, porque lá eu expliquei tudo isso que você está em dúvida, e pode deixar que em breve você terá acesso aos Workshops Avançados de Teoria Musical, onde tudo isso será aprofundado.
Felippe Senne
11 de setembro de 2015Ahhh, e o C lá em cima que dizer que a música está no tom de Dó Maior, ou seja, ela usa o conjunto de notas formado a partir dessa tonalidade, que por acaso são apenas as notas brancas do teclado.
jonathans
20 de outubro de 2015senne, estou usando o reason e o protoos atravez do rewire .um vira escravo do outro. e nesse momento saiu uma duvida. eu posso montar uma coisa em um doft e mixar em outro ? eu exportaia cada parte da musica, e abriria em outro soft e mixar la dentro ? deu pra sacar a ideia ?
Felippe Senne
21 de outubro de 2015Jon, com certeza pode sim, você exportar todos os canais, e abrí-los pra mixar em outro. 🙂
Peanut Butter
11 de novembro de 2015Senne,
Eu acho muito dificil identificar o BPM da musica… Mesmo usando o tap eu acho que sempre esta fora.
Existe algum macete que possa me ajudar ?
Felippe Senne
11 de novembro de 2015Peanut, experimenta pegar a intro da música, onde só tenha batida, e vá batendo junto com o Kick, é bem provável que vc não vá bater exatamente no BPM certo, mas vc vai ficar orbitando o BPM correto, depois é só arredondar o valor lá.
Cloud Pires
3 de dezembro de 2015E ai Senne, blz…ótima didática simples de acompanhar, o que me chamou a atenção foi você dizer “transformar uma música pop em música de pista”. A diferença entre as músicas estaria nos arranjos?? ou muito mais na criativa?? Como definir esta diferença..
Valeu>>>Vamos que vamos….
Felippe Senne
4 de dezembro de 2015Cloud, a diferença estaria no arranjo, nos timbres, na estrutura da música… basicamente seria levar uma música de um gênero para outro.
douglassantiago
8 de dezembro de 2015Oi Senne,
1 – Percebi que você colocou vários loops completos no mesmo remix? Inclusive com elementos semelhantes (snare, hat, etc?) Os elementos acabam se anulando ou os timbres se misturando não?
2 – Quais os valores você aconselha colocar no limiter no inicio da produção? No caso do L2 da Waves.
Felippe Senne
8 de dezembro de 20151 – Eles podem se somar, criando um timbre mais preenchido, vc precisa ouvir e ver se está legal.
2 – Aconselho sim, assim vc já sabe como vai soar depois de comprimir tudo.
douglassantiago
9 de dezembro de 2015Quais seriam os melhores valores pra colocar no L2 já no início da produção?
Felippe Senne
9 de dezembro de 2015Eu tentaria deixar o L2 fazendo no máximo uns 3 dB de gain reduction.
Carlos Santos Jr.
26 de dezembro de 2015Senne tenho duas dúvidas cara!
Estou produzindo em paralelo aqui o meu bootleg mas para música da sia – chandelier uma versão de trap, só que tive algumas dúvidas em relação ao acorde olha ai em baixo tem notas de F,G… Você poderia clarear um pouco pra mim?
C# irá ser em notas brancas?
A minha segunda dúvida é eu estou setando a acapella da música e bateu 80 bpm, vi em alguns posts seus que não é uma boa fazer remixes e afins com bpms abaixo de 100, só que tem um detalhe esse meu bootleg é uma versão de trap e a minha música está setada a 100 bpms, ou sejá eu “posso” usa-la(pela proximidade até entre elas) ?
Qualquer coisa mando até o projeto pra você ver, eu acho que ta ficando bom!! hahaha ^^
Felippe Senne
28 de dezembro de 2015Carlos, sobre os acordes, não tem muito mistério: ali tão escritos quais são os acordes da música, daí é só montá-los seguindo aquela fórmula: acordes maiores são a nota fundamental + 4 semitons + 3 semitons, e os acordes menores são a fundamental + 3 semitons + 4 semitons.
Por exemplo:
Am = A + C + E
F = F + A + C
G = G + B + D
Sobre o BPM, tem q ver se vai ficar estranho acelerar os 20 BPM de diferença, tem q fazer ouvir e avaliar se fica legal.
Luis Felipe Boso Mourão
11 de janeiro de 2016senne eu queria saber aonde vc achou esse plugin de piano? ele ja é nativo do ableton? eu acho que nao kkkkk, tem um produtor de eletronica que se chama lost frequencies e nas produçoes dele a musica inteira é um plugin de guitarra/violão acompanhado de um kick ou clap etc… nao é aquela musica chata de se ouvir e nem aquelas produçoes que sao retas sabe, que nao tem muitos elementos nela… mas entao se vc puder me falar aonde achou esse plugin agradeço
Felippe Senne
12 de janeiro de 2016Luis, tem um preset do Simpler que dá pro gasto no Ableton, dá uma olhada abaixo a localização dele:
Felipe Wagner Antonio
11 de janeiro de 2016xára se eu nao achar a acapella da musica q eu quero ? da uma dica pra eu aprender a tirar da musica original por favor
Felippe Senne
12 de janeiro de 2016Meu xará, infelizmente não dá pra tirar só a acapella de uma música completa. Dá uma lida nesse post, acho que pode te dar uma ajuda a clarear a mente sobre isso: http://makemusicnow.com.br/como-tirarextrairremover-o-vocalacapella-de-uma-musica-pronta/
Alysson Alessandro
1 de fevereiro de 2016Olá! Senne! sobre. esses. Samples. Packs. que voçê indicou. tem. algunhas. Restrições. ou eu posso. usar. sem poblemas. nas minhas. músicas? abraços
Felippe Senne
1 de fevereiro de 2016Pode usar sem problemas, Alysson.
Alysson Alessandro
2 de fevereiro de 2016mais uma dúvida. eu posso. me guiar. por. esse site. que voçê. indicou. autochords.com. Exemplo. se eu for Fazer um Remix. que o tom. da Música. esteja. em (G) aquelas notas que ele me mostrar é os acordes. que eu posso usar. pra fazer o Remix. Obrigado!!! e Vamo Que Vamo!!!
Felippe Senne
2 de fevereiro de 2016Alyson, com certeza pode se guiar por ele, o site vai te dizer todos os acordes que vc pode usar na sua música, que ficam dentro da escala que vc estiver usando. 🙂
Alysson Alessandro
2 de fevereiro de 2016Valeuuu!!!
Diego Laje
2 de maio de 2016Sensacional Felippe!
Dúvida: o que vc acha do pliggun do Nick Romero que faz o que o sidechain do compressor faz? O que vc faz quando o kick não está tocando mas vc quer ainda a modulação que o sidechain provoca? Abaixa o volume do kick nesse trecho? O pluggin do Nick Romero não tem esse problema, ele mantem a compressão mesmo o kick não estar tocando. Certo? Obrigado e um abraço!
Diego Laje
3 de maio de 2016Já achei parte da resposta na parte B do capítulo 2. hehe! Falta só o que acha do plugin do Nick Romero. =)
Felippe Senne
3 de maio de 2016Diego, pois é, na primeiro pergunta a resposta é o “ghost kick”! hehehe
E sobre o plugin do Nicky Romero, ele é excelente, porém eu prefiro mais o LFO Tool da Xfer, já que nele vc pode desenhar as ondas do “sidechain”.
Diego Laje
5 de maio de 2016Sensacional! Obrigadoo!
Scarlett Ryu
28 de maio de 2016É tao sensacionaal qando trocamos os videos rosinhas e cinza pra etapa azul e amarela da ate frio na barriga sao como um degrau apos o outro! *—–* VAMO BOTA A MAO NA MAAASSAA!
Leonardo
18 de junho de 2016Em relação aos tons, o kick snare clap hihat’s entre outros devem estar no msm tom do remix , por exemplo se a musica em que quero fazer o remix esta em A Menor , literalmente “tudo deve estar?” ou apenas os acordes e baixos ?
Felippe Senne
18 de junho de 2016Leo, os elementos graves da bateria percussão é bom sim afinar pra escala da música, por exemplo: Kick, Snare, Toms, Congas, etc. Sobre saber em qual tom está o seu Kick, aguarde mais pra frente no curso, vou mostrar como fazer. 😛
Leonardo
18 de junho de 2016ahhhhh :/ eh que to todo empolgadão numa ideia akie … cara melhorei meu workflow , essa era a pegada da ultima pergunte lhe fiz, claro q juntamente com a track de referencia , deu uma boa melhorada 🙂 vlws senne ! Ate a proxima aula hehe
Fabio
27 de junho de 2016Tirar os sons que vem com a acapella com o Gate, modifica o vocal em si?
Felippe Senne
28 de junho de 2016Fabio, naturalmente modifica, vai atenuar os trechos que estejam mais baixos.
Wesley
4 de julho de 2016Felipe . DUVIDA
Quando a capela e DEEP HOUSE e quero transforma-la em um ELETRO HOUSE o BPM original dela e menor . o que faço ? Iremos ver isso mais a frente ?
Felippe Senne
4 de julho de 2016Wesley, vai no menu principal do site, e acessa o curso de ACAPELLAS, lá explico tudo sobre como manipular o BPM das acapellas.
Raphael Rosa
9 de julho de 2016Estou com uma dúvida em relação a esta barra laranja que aparece quando clico na track, ou quando dou dois clicks com isso impossibilitando começar o trabalho de remix. Como resolver ?
Obrigado.
Felippe Senne
11 de julho de 2016Raphael, pelo que li ali está acontecendo algum erro de espaço de memória cache no seu sistema. Experimenta dar uma googlada com esses termos, que deve aparecer alguma solução no site da Ableton. Eu uso Mac, portanto ando por fora de problemas de sistema Windows.
Wesley
13 de julho de 2016FELIPE
Estou com dificuldades no Sylenth ele esta baixado . o DAW mostra ele mais meio que apagado . porem não consigo usa-lo .
Felippe Senne
13 de julho de 2016Wesley, não sei oq pode estar havendo, consultou já o post sobre o Sylenth1 no grupo fechado?
Re Foxx
22 de julho de 2016Uma perguntinha que esqueci de fazer e tive que voltar nesse vídeo… 0.0
na pesquisa, vc viu que a música está em Bm e no outro verso ela muda para Em.
Em questão de referência, a minha tônica seria Bm? A partir dela q eu monto a escala musical para eu descobrir quais outras notas posso usar dentro do campo harmônico de Bm?
Felippe Senne
22 de julho de 2016Sim, seria Bm mesmo, e é a partir dela que monta-se a escala e consequentemente o campo harmônico.
Re Foxx
22 de julho de 2016perfect! o/
Fabio F. Mantovani
27 de julho de 2016Senne, uma dúvida que ainda perdura desde a aula de harmonia e melodia: No exemplo dos acordes desta música, quando você toca eles no site do virtual piano ou consulta ele no cifras, os acordes possuem 4 notas tocadas simultaneamente, já na construção dos acordes que você faz no ableton, são utilizadas apenas 3 notas (respeitando as regras de pular os semitons). Por quê esta diferença de 3 para 4 notas? existe uma regra ou lógica por trás disso para que eu possa esclarecer esta dúvida? Não sei se me fiz claro…
Felippe Senne
31 de julho de 2016Fabio, normalmente quando um pianista/tecladista toca um acorde, ele toca as 3 notas do acorde com a mão direita, e com a mão esquerda toca a nota do baixo do acorde, por isso fica com 4 notas. 🙂
Wanderson Ferraz
22 de agosto de 2016Boa noite Senne e amigos.
Segue link com Exercício desta aula.
https://www.dropbox.com/s/dnhlcqz9o369jx5/Exerc%C3%ADcio%20MkMn.mp3?dl=0
abs
Wanderson Ferraz
Felippe Senne
24 de agosto de 2016Vou lá conferir, Wanderson!
Wanderson Ferraz
16 de setembro de 2016Boa noite senne..
O que achou?
Estou no caminho certo?
Felippe Senne
17 de setembro de 2016Está sim, o lance é continuar focado e produzindo muito!
Igor Rinaldi
3 de setembro de 2016Senne, como faço se a musica que escolhi está abaixo de 100 BPM (94 no caso) e meu projeto é em 124 BPM?
Felippe Senne
9 de setembro de 2016Igor, a probabilidade de ficar muito esquisito o seu remix é bem alta… infelizmente algumas músicas ficam impossibilitadas de serem remix em determinados gêneros por causa do BPM. 🙁
Gabriel Minski
21 de setembro de 2016Não consigo entender algumas coisas. Estou fazendo um remix que o tom dela é D# Mas pede as notas Am e Em, isso me buga o cérebro, como eu faria isso?
Felippe Senne
21 de setembro de 2016Gabriel, só um detalhe antes de tudo: Am e Em não acordes, e não apenas notas.
No campo harmônico de D# maior realmente tem Em, porém o acorde formado em A é maior… oq seria o lance de “pedir” que seja menor?
Daniel Jordão Zordan
5 de novembro de 2016Senne, criando os acordes nos 24:00 você levantou uma nota que era a tonica. Isso não alterou a escala na musica?
Felippe Senne
8 de novembro de 2016Daniel, não alterou a escala, mas sim inverti o acorde.
Gabriel Jacks
5 de novembro de 2016Fala Senne!
Conhece algum app ou site que consiga analizar o audio (mp3, wav) de uma track para identificar qual o tom base da track? Procurando as cifras pelo nome da música a gente acaba ficando muito limitado, não consegui várias que tentei procurar.
Achei um programa que chama ichords, http://www.baixaki.com.br/download/ichords.htm
mas parece que só tem para windows 🙁
Felippe Senne
8 de novembro de 2016Gabriel, sei sim, esse é o melhor: MIXED IN KEY
music producer
17 de novembro de 2016Felippe se a musica ta em 160 bpm posso usar o warp e remixar em 128 ?
Gabriel Mitsui
16 de dezembro de 2016senne uma pergunta qual e o efeito do sylenth1 que e usado para drops Big Room ARP,HOV,KEY,LD,GAT,BS,PD,SEQ,SFX?
ou isso nao tem diferença todos pode ser usado ?
segunda pergunta se agente quiser carregar uma musica no canal midi aparece a opção de carregar como melodia, bateria ou armonia eu gostaria de saber se as notas que corresponde e da musica original mesmo ?
Felippe Senne
16 de dezembro de 2016Gabriel, normalmente vc pode começar com um BS ou LD.
Essa função que o Ableton Live tem atualmente serve pra analisar algum áudio, extrair as notas (melodia), acordes (harmonia) ou instrumentos percussivos (drums). Carregando uma música inteira nele não vai funcionar, somente áudios de cada instrumento separado.
Gabriel Mitsui
16 de dezembro de 2016ok senne intend….obrigado
Anderson Freitas
18 de dezembro de 2016Mais uma vez me surpreendendo Felippe. Parabéns!
Thomas Correa
4 de janeiro de 2017Senne, qual a variação de notas do acorde que pode se fazer?
Como tu fez dentro do Em. Não entendi.
Felippe Senne
4 de janeiro de 2017Thomas, você pode tocar um acorde na sua forma original, ou fazendo o que se chama de “inversões”, ou seja, uma tríade (acorde formado por 3 notas), normalmente é tocado com a nota tônica (a que dá o nome do acorde, nesse caso o E) na parte mais grave, depois a nota “do meio” (a terça), e mais acima a nota mais aguda (a quinta). Porém vc pode inverter essa ordem, tocando o E na parte mais aguda, ou ele “no meio” do acorde.
Andrey Franco
1 de fevereiro de 2017nesse site ai do piano não consigo mudar o tom pq sera senne ?
Felippe Senne
2 de fevereiro de 2017Infelizmente eles mudaram algumas coisas no funcionamento do site.
Fellipe Araújo
3 de fevereiro de 2017Senne, tô com dificuldade em identificar se meu vocal ficou no tempo certo. Como consigo identificar isso ?
Felippe Senne
4 de fevereiro de 2017Xará, a melhor coisa que vc pode fazer é comparar o seu remix com a versão original, assim vc vai saber em que ponto certinho entra o vocal.
Thiago Vivaldi
26 de junho de 2017Senne, desculpa a ignorância, mas por que você fez o “kick” usando MIDI/Simpler e não um pré gravado em canal de audio igual aos vídeos do Módulo Fundamental?
Felippe Senne
26 de junho de 2017Thiago, isso é totalmente uma questão de gosto, não muda muita coisa. A vantagem de fazer em MIDI é q fica mais fácil depois pra ajustar o envelope do sample do Kick e/ou mudar o sample mais pra frente, sem precisar reprogramar tudo.
Thiago Vivaldi
26 de junho de 2017Aaaah sim, entendi, imaginei que fosse algo relacionado a tom talvez. Valeu mestre!
DJ-Távio Pires
3 de julho de 2017http://www.kingacapella.com/2016/01/maroon-5-moves-like-jagger-studio-acapella.html
Esse site muito bom para baixar acapelas tbm
Vitor Montenegro
6 de julho de 2017Pra quem tem dificuldade com escalas e progressões de acordes, esse site me ajudou bastante : https://www.hooktheory.com/hookpad
1 – Clique em “Open Hookpad”
2 – Na nova janela defina o tom (“Key”) e o BPM se quiser.
3 – Logo abaixo aparecerão os acordes da escala em graus
4 – Experimente usar combinações tipo : I – III – IV – V
5 – Clicando em “Inst” será possivel visualizar o acorde e quais notas estão sendo tocadas.Ai é só remontar na sua DAW.
Você também pode ir em search e pesquisar algum artista do seu gosto e analisar progressões de músicas famosas.
Tudo gratuito.
Espero ter ajudado!
Bruno Estrella
1 de agosto de 2017Fala Senne! Tenho uma dúvida em relação ao uso da palavra “Remix”
Seguinte, nessa aula você pega um vocal e começa acrescentar samples da sua biblioteca.
Na musica produzida pelo Cat Dealers, “R U Mine” ele não menciona Remix, porém o vocal vem do Arctic Monkeys…
Isso me confunde um pouco, pode me explicar?
Igor Marra
28 de agosto de 2017Tudo bem,eu peguei uma musica como referencia para colocar em pratica, as minhas ideias do remix,quando fui pesquisar, a acapella eu não achei.
estou com essa duvida teria outra maneira, de fazer utilizando a musica original.
Felippe Senne
30 de agosto de 2017Igor, dá um confere nesse post, comento várias práticas de bootlegs: https://makemusicnow.com.br/como-tirarextrairremover-o-vocalacapella-de-uma-musica-pronta/
Igor Marra
30 de agosto de 2017Obrigado.
Igor Rodrigues
12 de setembro de 2017Eaí Felippe, tranquilo? Fiquei na dúvida de como eu poderia fazer remixes de faixas que são apenas instrumentais….nesse caso eu teria que pegar o instrumento mais marcante e refazer do zero?
Felippe Senne
15 de setembro de 2017Igor, antes de tudo vc precisa definir qual é instrumento que vc considera mais marcante na música original, e usá-lo como instrumental principal também na produção do seu remix, ou seja, criar toda uma história e produção em volta desse componente que vc acha legal na música original.
Joao Gabriel Figueira
30 de setembro de 2017Fala, Senne! Então, terminei o modulo fundamental e caí meio de paraquedas no começo desse video…
Qual a ideia? É só uma aula comum sobre remixes ou é uma tarefa? (EX; produzir um remix de uma musica e enviar para você).
Desculpa se estou sendo ignorante, mas, não achei a explicação…
Abs! João.
Felippe Senne
10 de outubro de 2017Joao, a ideia é te mostrar tudo oq foi visto no Módulo Fundamental na prática ao criar um remix.
Ismael Lopes
3 de outubro de 2017Senne, só dessa aula já me encheu de ideias para o que eu quero no meu remix… que venha as próximas.
wlw.
Marcelo N.
3 de outubro de 2017Senne , há algum plugin que simule o jeito que é tocada a guitarra neste exemplo da track do Maroon5?
Felippe Senne
10 de outubro de 2017Marcelo, dá uma olhada nessas duas opções:
https://www.native-instruments.com/en/products/komplete/guitar/session-guitarist-strummed-acoustic/
https://www.native-instruments.com/en/products/komplete/guitar/scarbee-funk-guitarist/
Gabriella Freitas
20 de outubro de 2017Nossa essa parte de achar o bpm do vocal é muito difícil :/
Felippe Senne
22 de outubro de 2017Gabriella, pra facilitar, uma dica: use a versão original da música, que assim vc terá as batidas e vai ser bem mais fácil saber o BPM da música.
Renan Mulero
28 de fevereiro de 2018justo, e completaqmente mais facil!! Senne sem palavras pra tu!! top demais eh nois
Rennan Brambati
14 de dezembro de 2017Uma coisa que faço simples e que até hoje sempre deu certo é pegar o Virtual DJ, jogo a musica(acapella msm), jogo uma musica no bpm que quero e faço sync. Se encaixar perfeitamente vejo qual bpm apareceu no detector deles e coloco no ableton. Uma boa também é esse site https://songbpm.com/
Lucas Albuquerque
27 de dezembro de 2017senne onde consigo achar alguns loop igual esse da nossa aula.. que vc usou?
Felippe Senne
27 de dezembro de 2017Lucas, além do pack de samples do curso (que vc encontra no final da página da listagem de aulas, lá embaixo), vc pode usar serviços como o Splice Sounds (www.splice.com/sounds) para baixar loops e samples.
Everton Santos
28 de dezembro de 2017Fala, Senne! Uma dúvida. As melodias de todas as partes de uma música eletrônica precisam estar sempre na mesma escala?
Por exemplo, Num break, eu boto uma melodia em uma escala, e no drop boto uma melodia em outra escala. Pode isso?
Maykon Izaías
31 de dezembro de 2017Eu não sou o Senne mas posso te ajudar 🙂 kkk. se for ESCALA sim ! vc pode ! exemplo: começar numa escala Pentatonica no break mas no Drop vc usar uma escala menor natural . (nos meus conhecimetos eu não vejo problema! me corrijam se estiver errado) MAS se vc quis dizer Tom ao invés de escala , exemplo: Vc faz a melodia do Break em C. ai no Drop vc faz a melodia em B. nesse caso vai soar bem estranho ao nossos ouvidos, e vai parecer que começou outra musica. então acho errado. : ) Eu não sou nenhum Mestre dos magos da música, então posso tá errado kkkk Mas Tamo Junto Mano Vlw !
Everton Santos
3 de janeiro de 2018Obrigado, parceiro. deu pra esclarecer legal. Tmj!!!
Felippe Senne
4 de janeiro de 2018Everton, complementando o que o Maykon disse, é possível sim vc usar variações de escalas de uma tonalidade, porém é delicado isso.
E sim, é possível ter vários tons dentro da mesma música, isso é bem comum em música erudita, se chama “modulação” essa técnica. Porém é algo que tem que ser muito bem feito, senão pode soar esquisita, como o Maykon disso.
Caraca Muleke
25 de fevereiro de 2018Muito bom o curso Felipe, To um pouco atrasado por causa de correrias e quero rever algumas aulas. mais cara, to me sentindo em casa. Obrigado, Esse curso vai sim, ser um divisor de aguas.
MKMN Expert
20 de abril de 2018Tamo junto Caraca. Gratidão!
D.j. Marcão
22 de março de 2018Felippe blz, como eu faco pra deixar o meu ableton com a tela igual ao seu,eu falo do lado esquerdo onde fica os plugins etc.
MKMN Expert
25 de maio de 2018Marcão,
Qual versão é seu Ableton?
Luiz Fernando
13 de agosto de 2018Fala, Senne. To com a mesma duvida dele e o meu é o Ableton Live 10 suite
Henrique Ribeiro
17 de abril de 2018Senne, me ajuda por favor, quando eu boto o compressor, o áudio começa a clipar no final, o que eu faço?
MKMN Expert
19 de abril de 2018Fala Henrique! Beleza?
Depende do que você está fazendo, qual configuração está usando. rs
É só desativar AUTO MAKEUP e depois diminuir o volume de saída do compressor.
Alberto Oliveira
6 de maio de 2018Oi Senne. Como você definiu o momento de colocar os acordes? Foi de forma aleatória (baseando-se nas suas preferências) ou você colocou no mesmo momento em que eles acontecem na versão original?
E se tiver sido por preferência, você indica arriscar trabalhar com todos os acordes que acontecem na música, sem ter que seguir a risca como acontecem na versão original? Obrigado 😉
MKMN Expert
6 de maio de 2018Alberto,
Seguiu a mudança de acordes da original mesmo, isso é fácil de saber, só acompanhar as mudanças da nota do bass. 😉
Abraço!
Távio Pires
17 de julho de 2018Esse Site tbm é excelente para acapellas…
https://www.kingacapella.com/2016/01/maroon-5-moves-like-jagger-studio-acapella.html
Giovane Sousa
14 de setembro de 2018Senne, muita gente não tá conseguindo acessar o site virtual piano que você passou… existem dois sites, um deles é esse que você passou e não funciona e tem esse outro que que é o mesmo virtual piano mas tá funcionando http://www.irenic-center.com/VirtualPianoChordfinder/VirtualPianoChordfinder/TheVirtualPiano/resources/VirtualPiano.html… Faz um comentário com seu perfil e deixa fixado nessa aula pra galera acessar.. Abraços
Gabriel Lopes Corrêa
13 de dezembro de 2018Pessoal pra acha o BPM e a Escala é só entrar nesse site https://tunebat.com/
MKMN Expert
14 de dezembro de 2018Show de bola Gabriel, obrigado!
Leonardo Cabral
21 de fevereiro de 2019Olá Felippe. Tudo bem?
Então… Pra ESSA música aí em questão, você pôde ir ao site de cifras e pegar o Tom da Música…
E em casos de músicas de artistas que lançam músicas sem vocais ou que não tem as cifras na internet, tem algum jeito eficiente de descobrir o tom?
Abraço.
MKMN Expert
21 de fevereiro de 2019Fala Leonardo!
Existem algumas ferramentas para descobrir o tom, por exemplo Mixed In Keys.
Mas eu não aconselho a confiar 100% no Mixed In Keys, pq pode acontecer dele achar que é um tom e não é! Eu particularmente uso ele como guia para descobrir o tom e em seguida faço uma analise com outras tracks que estão no tom pra saber se realmente é aquela escala.
Entendeu?! rs
Qualquer duvida é só falar.
Abraços.
Leonardo Cabral
22 de fevereiro de 2019Qual seria a Escala de A# minor e Bb minor (3A) nos tons e semi tons do teclado do Live?
MKMN Expert
22 de fevereiro de 2019Fala Leonardo, as notas da escala são: A#, C, C#, D#, F, F#,G#.
Marcelio S Amaral
29 de outubro de 2019Qual aula eu encontro a dica que foi dada, onde todas as “pistas” foram movimentadas de uma só vez, abrindo espaço para a ampliação, com um determinado número de compassos, de um trecho da música como break, por exemplo.
Adriano Soul
15 de novembro de 2019Senne, bom dia!
Estou produzindo um remix e a música original está em Lá maior de acordo com o cifras e os acordes da música em questão.
Para eu criar a minha linha de baixo, os acordes e a melodia, preciso utilizar como base os acordes que estão na música original?
Ou pode ser feito alteração nos acordes e notas ? E se sim, como eu posso saber as demais notas e acordes que posso utilizar (leque de opções) pra criar da minha forma, sem sair do tom da música original?
MKMN Expert
15 de novembro de 2019Fala Adriano,
Se for remix, na minha opinião ela só pode ser mudada se o vocalista regravar e mudar o Tom.
Ser for original, você precisa usar o seguimento da original, a não ser que regrave do zero e faça outro tom.
Abraços.
Expert Team.