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334 Comments

  • Yudi Watanabe

    24 de junho de 2014

    Senne, ainda não terminei de assistir o video, mas será que o pessoal que está “ouvindo” um pouco do ghost kick, não seria o Dry/wet do sidechain? ahahah sei la acho que sim

    • Felippe Senne

      21 de julho de 2014

      Acredito que seja o estalinho que acontece por causa do attack rápido.

  • D-MARTIN

    21 de julho de 2014

    SENNE! tenho uma pequena duvido quando mapeamos tudo no macro como fica a distribuição de outros efeitos para aquele determinado som exemplo:saturator,EQ,compressor etc..?

    • Felippe Senne

      21 de julho de 2014

      D-Martin, os outros efeitos não sofrem nenhuma influência do MACRO, somente os parâmetros que vc mapeou mesmo.

      • D-MARTIN

        21 de julho de 2014

        VALEW SENNE! em relação ao grupo fechado no facebook,vou ter acesso a ele?

        • Felippe Senne

          21 de julho de 2014

          Com certeza, acabei de te mandar o convite.

  • João Pedro Palladini

    21 de julho de 2014

    Senne, oq vc acha em usar o plugin KickStart Nicky Romero como sidechain ?

    • Felippe Senne

      21 de julho de 2014

      Acho muito válido sim, esse plugin é ótimo, porém se você usá-lo no Ableton Live, e posteriormente mudar o buffer size, o plugin sai de sincronia e “caga” o groove todo da música. Por isso que tenho preferido fazer o sidechain com compressor mesmo… mas se vc usa outro DAW, então (acredito eu) que não tenha problema algum usar esses plugins.

  • Consistency

    4 de agosto de 2014

    Senne eu tenho o Ableton 9 intro, e não tem o EQ EIGHT, tenho que como compra-lo ou fazer donwload separadamente ?

  • Mendhelson Luiz Gonçalves Duar

    7 de agosto de 2014

    Até agora a melhor aula que vi!! Agreguei muita coisa que não fazia idéia que existia para simplificar nossa vida no mundo da producao… To muito feliz com o investimento e com certeza está valendo cada centavo. Valeuuu!!!!

    • Thalisson Botelho

      18 de outubro de 2015

      tive essa mesma impressão mendim! hahahaha até agora, tava criando umas coisas aqui… tava ficando esquisito, meio morto, sem vida.. agora vi que o negocio compensa mesmo! HAHAHA

  • Filipe Bruck Basso

    20 de setembro de 2014

    Quando sairá a aula nova @felippesenne:disqus?

  • Felippe Luperini

    22 de setembro de 2014

    Aula nível alto como sempre, muita coisa pra simplificar a vida nossa, boa xará! hahahahahah #foco

  • Alvaro Freda

    24 de setembro de 2014

    brilhante!!! parabéns

  • Dalton Jasper

    3 de outubro de 2014

    Senne. quero fazer a automação do pitch de apenas um canal pra fazer um efeito na subida. como faço? nao to conseguindo botar em um canal apenas no master.

    • Felippe Senne

      3 de outubro de 2014

      Basta carregar o plugin no canal que você quiser.

      • Dalton Jasper

        3 de outubro de 2014

        assim como vc fez com o canal master na aula achei que daria pra fazer em cada canal separado. qual o plugin eu uso pra fazer isso ?

        • Felippe Senne

          3 de outubro de 2014

          Oq mostrei no Master é a automação do BPM do projeto inteiro, pra desacelerar toda a música.

          Se você quiser fazer o efeito de subir o pitch (não o BPM) de um dos elementos, vc pode usar plugins como o Soundshifter da Waves. Dá uma olhada na aula sobre Aula 6 (Audio Effects), eu mostro isso lá.

  • Saul Merivot

    23 de outubro de 2014

    tem algum plugin de autofilter tipo esse do ableton?? esse parece mais fácil de usar, o do logic não é legal não, ehuahueah

  • Saul Merivot

    23 de outubro de 2014

    amigos usuarios de Lógic, como faço pra criar uma automação em curva num “softwere Instrument” só consegui em arquivos de audio…

  • Deco Zambelli

    29 de outubro de 2014

    Senne, como faço para fazer a automação ao vivo de um canal midi ? Quando faço, a automaçao funciona .. mas o clip de midi é substituído automaticamente por outro sem as notas e o som. Valeuu

    • Felippe Senne

      29 de outubro de 2014

      Deco, faz o seguinte: desabilita aquele botãozinho vermelho do canal MIDI onde vc for gravar as automações, ou clique naquele botão de [+] ali em cima perto dos botões de Play e Stop, que assim ele não vai apagar nada.

      • Deco Zambelli

        30 de outubro de 2014

        show!! brigado!!

  • Kauan Marcos de Oliveira

    15 de novembro de 2014

    Felippe, por exemplo, eu quero X efeito pra Y canal, mas ainda sem ter aquela “visão la na frente” da track, eu não sei se vou querer usar aquele mesmo efeito com aqueles mesmos parâmetros iguais pra outro canal, sendo assim, você aconselha a mandar esse efeito pra um canal AUX ou nesse caso é melhor fazer as automações direto no canal? eu sei que é bem particular, mas o que você faz nesse caso? porque você disse que uma grande finalidade do AUX é economizar CPU, mas se eu criar um pra apenas um canal eu estou criando um canal “desnecessário” e assim, gastando mais CPU

    • Felippe Senne

      15 de novembro de 2014

      Kauan, se vc for usar esse mesmo efeito em vários canais, então vc pode usar um canal Auxiliar pra ele, vai economizar CPU, mas se por acaso vc não sabe se vai usá-lo, vc pode deixar esse efeito desligado (bypass).

  • Alexandre Maia

    21 de dezembro de 2014

    Senne, na minha track eu gostaria de fazer o que você falou, de no build up abaixar um pouco o volume, no drop aumentar, para ser mais pesado… Teria problema o volume do drop passar de 0 no master?

    • Felippe Senne

      21 de dezembro de 2014

      Alex, vou te dar uma dica: ao invés de tentar fazer seu drop ser mais “alto” do que é possível, uma estratégia muito mais simples e muito eficiente é simplesmente pensar ao contrário, ou seja, deixe o seu break e/ou buildup mais baixo que o drop! 😛

      Dá uma olhada nesse tutorial que fiz, acho q pode te dar uma ajuda em relação a isso: http://makemusicnow.com.br/tutorial-deixe-seu-drop-com-mais-impacto-usando-o-utility/

      • Alexandre Maia

        22 de dezembro de 2014

        Valeu Senne! Gostei do tutorial, mas… eu só posso fazer essa técnica depois de masterizar?

        • Felippe Senne

          23 de dezembro de 2014

          Nesse caso funciona melhor depois de masterizar sim, mas nada te impede de fazer automações em canais individuais no buildup durante a produção e mixagem, pra diminuir a energia dos elementos antes do drop.

          • Alexandre Maia

            6 de janeiro de 2015

            Senne, nesse tutorial, você abriu um novo projeto, ja com a track masterizada, mas quando eu crio um novo e coloco minha track masterizada, ela fica passando de 0db, será que eu posso usar essa técnica com o utility no projeto completo? La tem o limiter e não vai passar de 0db…

          • Alexandre Maia

            6 de janeiro de 2015

            Ahh esquece Senne, já resolvi, o WARP estava ligado, fazendo passar de 0db, ja desliguei ele…

  • Victor Rochetti

    31 de dezembro de 2014

    Faallla Senne, blz por aí? Uma dúvida que talvez seja boba mas que as vezes me confunde aqui. Tenho no Logic dois tipos de canais auxiliares. Um SEND e outro em que eu simplesmente posso fazer o roteamento do som do canal para um outro canal auxiliar. No caso do roteamento posso, em seguida, enviar para o Output ou até mesmo para mais canais auxiliares e assim por diante. Acredito que nesta aula você tenha falado apenas do canal auxiliar com função SEND. É isso mesmo? Daí vem minha dúvida. Qual seria a função do canal auxiliar para ROTEAMENTO? Valeu, abraços!

    • Felippe Senne

      31 de dezembro de 2014

      Victor, boa observação: vc pode rotear os canais para ir para outro canal de áudio, assim como no Ableton Live tem essa função de “Group Tracks”, no Logic 9 pra baixo vc pode fazer “na mão” esse roteamento, porém hj em dia no Logic X vc pode usar a função ‘Track Stacks’ pra agrupar os canais.

      E a função disso seria fazer uma submix de determinados canais, pra que vc possa controlar com apenas um fader o volume dessa soma, ou aplicar efeitos no grupo como um todo (compressão, EQ, etc), oq ajuda a ter mais controle da mixagem.

      Por exemplo: rotear todos os canais da bateria pra um canal só com Drums, rotear todos os vocais pro canal de Vozes, os synths em apenas um canal, etc, etc.

      PS: a imagem anexada tem um exemplo legal sobre como funciona esse roteamento.

      • Victor Rochetti

        31 de dezembro de 2014

        Valeu Senne! Ainda não tinha associado o lance do “Group tracks” ao bus de roteamento no Logic. Acho q minha confusão foi essa. E me lembrei tbm de um amigo usando o Track Stacks no Logic X. Agora tudo fez sentido. Valeu mesmo e boa virada de ano aí pra vc. Abração!

  • Arthur Marquez

    19 de janeiro de 2015

    Senne, sei criar o Automation Clip no FL STUDIO, mas a única coisa que acontece quando modifico a linha é mudança do volume que sobe e desce, vc sabe como faço pra colocar o filtro apenas na automação? Pq ou entra o filtro em todo o canal, ou não tem filtro em parte nenhuma, estou com essa dificuldade…

    • Andreson Lindolfo

      13 de novembro de 2015

      Não sei se entendi bem sua pergunta.. você diz que a automação que você faz é processada em todos os canais e não em apenas um especifico que você quer? Caso seja isso pode ser que você esteja aplicando o efeito no Master do mixer e na verdade você precisa aplicar apenas no canal da pattern desejada e não no Master (que é o canal de efeitos da música como um todo).

  • Helder Soares

    22 de janeiro de 2015

    Felippe, Aula fantastica!!!! Mas, tenho algumas duvidas…

    Quando a gente faz automação de pitch la na tela de envelope (onde fica o piano roll), vc tem que setar para que o pitch volte a tonalidade original antes do clipe acabar, pois caso contrario, os clipes na frente deste automado vão ficar fora do pitch original. Acontece que as vezes, ta la automado o pitch do synth na build up, dai vc da pause no meio da build pra escutar outro pedaço da musica e dai ta la a porra do synth tudo fora de pitch, uma desgraça… Dai vc tem que voltar na build, ouvir ela inteira de novo pro pitch poder ser normalizar no finalzinho e voce poder escutar aquela parte da musica com o pitch correto… Existe uma maneira de contornar isso? Tipo eu do pause na musica no meio da subida de pitch. Dai eu vo la em outra parte da musica com o mesmo synth e o pitch ta normal… Tem como?

    Voce faz sidechain nos return tracks pra limpar ainda mais o caminho do kick quando usa delay ou reverb por exemplo? Voce acha necessario?

    Tenho um dica tambem, acho que voce até deve conhecer isso, mas vai saber né… Sobre a automação de volume existe um outro método de faze-la que na minha opinião é mais efetivo (me ajudou bastante), pois o utility não desce o volume até infinito (vai ate algo por volta dos -30 db né?), e isso pode ser inconveniente as vezes, dependendo do volume geral da mix (tipo ficar um ruidinho de fundo). O método seria pegar um effect rack, jogar no canal, criar uma effect chain e sem nenhum efeito dentro dessa chain, simplesmente automar o volume da chain, pois nesse caso ele desce até infinito (algo por volta dos -70 db e depois infinito. Vi isso em um video do Dada Life uma vez e achei show.

    • Felippe Senne

      22 de janeiro de 2015

      Helder, essa chatice do pitch bend é uma droga mesmo, eu tb sofro com isso, e aparentemente acho que não tem muita solução, uma coisa q vc pode fazer é colocar em algumas partes dos MIDIs uns pontinhos, só pra ele zerar o pitch bend qdo passar nesses momentos.

      As vezes eu faço sidechain no reverb e delay sim, mas é mais comum eu fazer nos delays, pq no reverb as vezes pode soar muito artificial, mas tudo depende da track, tem q experimentar.

      E sua dica é excelente, nunca tinha pensado nisso, vou até anotar aqui!

  • Pierre Rufino

    24 de janeiro de 2015

    Mais uma aula show, seu curso é perfeito, desde o básico como o simples copiar e colar das coisas, indo ao mais avançado, parabéns Senne!
    Abraços.
    Pierre Rufino

  • Alexandro da Silva

    26 de janeiro de 2015

    Outra duvida também Senne, minha quando eu coloco para gravar automações ao vivo ela simplesmente não grave, mexo qualquer parâmetro enquanto ocorre a gravação mas as automações não ficam registradas, o que será que fiz?

    Fica aquela linha pontilhada sem nada..

  • Alexandro da Silva

    26 de janeiro de 2015

    Outra duvida Senne, coloco para gravar automações ao vivo ela simplesmente não grava, mexo qualquer parâmetro enquanto ocorre a gravação mas as automações não ficam registradas, não fica aquela parte vermelha.. o que será que ta acontecendo?

    Fica aquela linha pontilhada sem nada..

    • Felippe Senne

      26 de janeiro de 2015

      Era pra gravar, isso tá acontecendo com todos os plugins?

      • Alexandro da Silva

        27 de janeiro de 2015

        fiz o teste agora, acontece com todos os plugins (autofilter/chorus), em todos os canais, e até comecei um projeto em branco para ver se dava certo, mas continua a mesma coisa, não salva nenhuma automação, aperto lá em cima pra salvar as automações, mas depois de dar os quatro tempos, o canal não fica “vermelho” e não fica nenhuma automação salva. O ableton é original..

        Será que é alguma coisa nas configurações?

        Espero que possa me ajudar :/

        • Felippe Senne

          31 de março de 2015

          Alex, dá um print na tela qdo for gravar a automação, e posta aqui, pra eu ver oq tá rolando.

          • Alexandro da Silva

            3 de abril de 2015

            Quando troquei meu hd pelo ssd e tive que reinstalar o ableton resolveu o problema..

            obg

      • Alexandro da Silva

        11 de fevereiro de 2015

        Tive que trocar meu hd que tava dando pau e já coloquei um ssd, com a reinstalação do windows e do ableton voltou a funcionar essa função de salvar automações ao vivo, obrigado!

        abs

  • Guilherme Humann

    8 de fevereiro de 2015

    Felippe,uma dúvida meio boba,a equalização pode ser considerada uma automação simples??

    • Felippe Senne

      8 de fevereiro de 2015

      Guilherme, apesar de você poder fazer automações nos parâmetros de um equalizador, o simples fato de equalizar não pode ser considerada uma automação, a palavra mais correta pra isso seria “processamento”.

  • Vini Ferreira

    17 de fevereiro de 2015

    aula excelente!!! nota 1000.

  • Pedro Lourenço

    18 de fevereiro de 2015

    Senne eu tenho uma principal duvida que relaciona ao meu DAW ( fl studio) porque assim no mixer do fl existem 99 canais por exemplo e do lado deles existem canais chamados os sends você sabe se isso tem a mesma função dos sends que você falou na aula ou é algo totalmente diferente, com outro tipo de função e tal?

    • Felippe Senne

      18 de fevereiro de 2015

      Eu tô dando uma olhada nesse artigo aqui http://www.image-line.com/support/FLHelp/html/mixer.htm e aparentemente me parece que tem a mesma função sim!

      • Pedro Lourenço

        19 de fevereiro de 2015

        Hmm entendi Senne,entao e pelo que eu vi Send e so uma alternativa de colocar efeitos para varios canais ao msm tempo ou qnd vc ja lotou de efeitos vc usa o send para comportar mais,certo?

        • Felippe Senne

          19 de fevereiro de 2015

          Sim, é uma forma de economizar processamento, principalmente qdo vc quer usar exatamente o mesmo efeito pra vários canais diferentes, dessa forma fica mais simples o processo.

  • Silvio Santos

    22 de fevereiro de 2015

    só uma observação . . . . no fruity loops vc tambem consegue fazer que APENAS UM KNOB modifica varios knob de outros instrumento. . . . pra isso vc tem que criar o DASHBOARD . . . . dentro dele vc cria um knob . . . . feito isso, vá até as opções dos instrumento que vc quer agrupar, clica com o botão direito e escolha LINK TO CONTROLLER . . . . . na janela que surgir, vá até o INTERNAL CONTROLLER e seleciona o knob que vc criou no DASHBOARD

    faça isso com todos os instrumento que vc quer manipular, bom agora vc tem um knob pra todos os paramentros e nesse knob vc pode fazer uma automação e tal

    segue imagens, (na segunda imagem eu quis por exemplo que o knob do dashboard manipulasse o volume do kick, clap e hihat)

    recomendo que, ao criar um KNOB NO DASH, modifique o nome para facilitar na hora de escolher esse knob na opção do INTERNAL CONTROLLER

    • Dj Mumu

      5 de agosto de 2015

      Vlw pela dica Silvio, mais esqueceu de mencionar que é para desabilitar o (Remove Conflicts). mais parabens mesmo assim.

  • Glauber Moura

    4 de março de 2015

    Fala Senne, estou tentando gravar as automações como mostrado no vídeo mas nao estou conseguindo… uma luz por favor!

    • Felippe Senne

      4 de março de 2015

      Glauber, você pode postar aqui um print de como está sua tela ao tentar gravar automações ao vivo?

      • Glauber Moura

        5 de março de 2015

        Então… consegui eu estava dando mole msm!! valeu!

  • HQ VOKZ

    9 de março de 2015

    Sobre a gravação ao vivo, como faço pra gravação ter um delay de tantos compassos?? Pra não iniciar no momento em que eu apertar o botão..

    • Felippe Senne

      9 de março de 2015

      HQ, pra ter a contagem antes de começar a gravar, você precisa alterar o “Count In” ali naquele menu, perto do metrônomo.

      • HQ VOKZ

        9 de março de 2015

        Pronto.. tudo certo!! vlw Abraço !

  • Douglas Nogueira da Silva

    17 de março de 2015

    Pra quem utiliza o FL, procure pelo conceito de Dashboard como controlador.

  • Felipe Moura

    28 de março de 2015

    Sensacional essa aula! Muitos macetes que não conhecia, aprendendo muito com suas aulas Felippe Senne!

  • Wanderson Ferraz

    31 de março de 2015

    Diz ae Felipe…. Cara não consigo gravar… a barra sobe toda e não grava a automação.

    • Felippe Senne

      31 de março de 2015

      Qual barra?

      • Wanderson Ferraz

        31 de março de 2015

        A barra de automação. Ela tem que estar pontilhada ou vermelha?

      • Wanderson Ferraz

        31 de março de 2015

        Esta acontecendo a mesma coisa da pergunta do Alexandro da Silva.

        • Felippe Senne

          31 de março de 2015

          Wanderson, dá um print na tela qdo for gravar a automação, e posta aqui, pra eu ver oq tá rolando.

          • Wanderson Ferraz

            31 de março de 2015

            Ae Senne…

          • Felippe Senne

            1 de abril de 2015

            Aperta o botão AUTOMATION ARM, próximo ali de onde tem Play, Stop, etc, que aí ele vai aceitar a gravação das automações.

          • Wanderson Ferraz

            1 de abril de 2015

            Ok gravou.. Obrigado.

      • Wanderson Ferraz

        31 de março de 2015

        Disse errado. A linha de automação move normalmente mais não grava.

  • Aurea Maria

    6 de abril de 2015

    Deu até para dançar!!!!kkkk!!! Aula SHow de bola! Me assustei um pouco no inicio, mas depois vi que era facil, agora a minha criatiavidade é o limite

  • Space Vital

    29 de abril de 2015

    Como faço para copiar o valor de um ponto da automação para outro ponto???

    • Felippe Senne

      29 de abril de 2015

      Space, basta selecionar a área que tem a automação no grid, copiar, e depois colar aonde quiser.

  • Fernando Rocha

    1 de maio de 2015

    A questão das macros existe analogicamente no Logic como Bus. É realmente bastante interessante esse recurso.

  • Robson Da Silva

    3 de maio de 2015

    Perfeito man! muito bom!

  • IB Israel B

    18 de maio de 2015

    Teria uma questao a fazer…
    A subida e descida do BPM no meio de uma track, ou mashup pode acarretar algum tipo de problema na leitura do grid/warp da musica depois???
    Em programas syncados por ex? Ou seja, se alguem usar uma track minha com diferenca de bpm, em algum programa como o tracktor, ou similiar, essa musica pode ser perder no grid?
    Alguem ja experimentou isso?

    • Felippe Senne

      18 de maio de 2015

      Israel, isso naturalmente vai causar algum tipo de problema, tem que ficar esperto em como o programa que vc usa vai reagir.

    • Diego Soler Kamadeva

      24 de agosto de 2015

      Mano se voce usar o traktor, vai ter que fazer dois tipos de marcação do grid, uma no primeiro kick e outra depois do seu break, pois se não fizer isso fara que ela fique “fora” para quem estiver mixando.

      Ja passou um tempo, talvez voce ja tenha a resposta, caso assim for desconsidere.

  • renan cadore

    20 de maio de 2015

    Senne, por que mesmo apertando o botão de record e mexendo no auto filter não aparece nem uma alteracão no midi clip, tem alguma configuração para gravar ?

    • Felippe Senne

      20 de maio de 2015

      Aperta o botão AUTOMATION ARM, próximo ali de onde tem Play, Stop, etc, que aí ele vai aceitar a gravação das automações.

      • renan cadore

        20 de maio de 2015

        okay, resolvido o problema, muito grato valeu!!!

  • Marcos Souza

    4 de junho de 2015

    Muito bom

  • Samu Kah

    7 de junho de 2015

    tenho uma duvida em relação a automação no fl studio, fiz uma automação no cutoof do sylenth. mas ela só funciona quando o arquivo esta em midi, apos converte em audio ela não funciona. tem algum modo de muda isso. obrigado quem puder ajudar.

    • Marcos Souza

      7 de junho de 2015

      Amigao! o sylenth1 é um plugin midi, a partir do momento que voce muda o midi clip pra audio, o sylenth deixa de funcionar.

    • Andreson Lindolfo

      13 de novembro de 2015

      Tenta fazer o seguinte: Vai no Sylenth e clica no cutoff, só clica, depois vai no menu ADD e clica em Automation for last tweaked parameter, ele vai criar um canal de automação com o último parâmetro que você mexeu ou clicou. Nesse caso se você quiser fazer isso em qualquer parâmetro de um Sintetizador você faz esse processo. Clica em um parâmetro, exemplo o Pitch, clica no menu ADD e dps Automation for last tweaked parameter. Prontinho.

  • Alexandre Sant Anna

    24 de junho de 2015

    Senne, estou usando o Ableton 9. No video quando vai fazer automacao em curva, voce fala que e para colocar o mouse encima da linha, aperta ALT e faz a curva para onde quiser. No Mac, eu nao consegui fazer… Qual tecla de atalho no Imac?

  • GUILHERMME

    1 de julho de 2015

    Parabéns excelente aula, agora é mão na massa 😀

  • Alexandre Sant Anna

    2 de julho de 2015

    Fala Senne, muito boa aula. Nossa, o ableton e grandioso e voce mostrou muita tecla que nao fazia nocao para o que servia. Abracos e valeu por mais uma otima aula.

  • André Garcia

    29 de julho de 2015

    Cara, que aula top!! Abrindo a mente e a caixa de criatividade. Valeu demais Senne…

  • Gustavo França

    18 de agosto de 2015

    Fala Senne e Galera,
    Tenho uma controladora Traktor S4 e gostaria de saber se é possível fazer o mapeamento dos “knobs” e “botões”, para gravar as automações.
    Alguém já fez algo parecido?
    Vlw

    • Felippe Senne

      18 de agosto de 2015

      Gustavo, eu nunca tentei, até pq não tenho esse controlador, mas acredito que funcione sim… experimenta! 😛

      • Gustavo França

        19 de agosto de 2015

        Felippe,
        Mas como eu faço para o Ableton identificar minha controladora.
        Existe alguma configuração que preciso fazer?
        Como é com uma controladora MIDI normal?
        Vlw

        • Felippe Senne

          19 de agosto de 2015

          Basta ir nas Preferences > MIDI, e selecionar seu controlador MIDI lá nas opções.

          • Gustavo França

            19 de agosto de 2015

            Vou tentar isso…
            Vlw Brother!

          • Alexandre Wanderley

            11 de março de 2017

            é uma Controladora de DJ para Traktor..dificil voce conseguir sem “macetear”. Maceteando você usa até controle de videogame como MIDI.

          • Vitor Montenegro

            17 de junho de 2017
          • HQ VOKZ

            30 de novembro de 2017
  • Wellington Luchese

    7 de setembro de 2015

    Aguém sabe como fazer automação de BPM no FL Studio sem trabalhar com a numeração em %, mas sim em BPM mesmo? Grato.

  • Matheus Santos

    16 de setembro de 2015

    Senne, qual o pack de vocais que você geralmente usa nos tutoriais?

  • Manu Bez

    18 de setembro de 2015

    Senne, voltei aqui pois estou com uma duvida!Quando jogo o Oszillos nos canais individuais eu dou play e aparece o gráfico de tudo que ja montei. Kick…Hat…etc…nao estou conseguindo ver o gráfico individual =/

    • Felippe Senne

      18 de setembro de 2015

      Manu, essa é uma característica desse plugin mesmo, acho que o único jeito de mostrar individualmente é usando apenas uma instância dele.

      • Manu Bez

        18 de setembro de 2015

        Entendi…Obrigada Senne =)

  • André Luiz Alves

    30 de setembro de 2015

    Grande Senne!!!
    Mais uma vez, parabéns pelas aulas. Show de bola a didática!

    Vamos lá…
    Duas dúvidas que me surgiram:
    – Com o lance da marcação dos pontos da automação. Existe algum tipo de “quantize” para isso? Suponhamos que eu tenha marcado com o mouse alguns pontos e eles não ficaram exatamente em cima do compasso (ou em alguma fração do compasso definida), tem alguma forma de eu colocar tais pontos alinhados corretamente?
    – A outra dúvida é quanto a controladores MIDI. Como vc citou alguma coisa do gênero durante a aula, surgiu a dúvida. Em algum ponto do curso você fala de como utilizar os teclados controladores MIDI (ou algum em específico)? Eu tenho um mas ainda não estou conseguindo utilizá-lo adequadamente (até um produtor me disse, que era para eu ficar tranquilo que depois que eu aprendesse a usá-lo, ia ver que tem uma utilidade gigante).

    Abração cara!!!

    • Felippe Senne

      30 de setembro de 2015

      André, que bom q tá curtindo o curso, fico muito feliz!

      Sobre suas dúvidas:

      – Boa pergunta, uma forma de vc fazer os pontos de automação bem precisos é vc selecionar um trecho no grid, posicionar o mouse sobre a linha até ela mudar de cor, e depois arrastar pra baixo ou pra cima, dessa forma ele cria os pontos nas duas extremidades.

      – Existem os mais variados tipos de controladores MIDI, desde teclados, até outros mais específicos com kbobs, faders, etc. Tudo depende de qual função vc vai precisar, mas hoje em dia existem ótimos teclados MIDI com knobs, pads, faders, botões, etc, que vc pode mapear no software e usar tanto para tocar as notas, quanto pra fazer automações “na mão”.

      • André Luiz Alves

        5 de outubro de 2015

        Valeeeeeeu!!
        Abração e até as próximas aulas. rsrsrs

      • Jefferson de souza emerick

        6 de outubro de 2015

        Eu sei que isso pode ser uma pouco pessoal, mas pela sua experiência vc poderia indicar um controlador que tenha knobs, pads, faders, botões e etc, não o mais completo, mas um intermediário que atenda o mínimo das necessidades de um produtor e que tenha um custo baixo, se e que isso seja possível kkkkk, eu queria comprar um mas tenho medo de não fazer uma boa compra.

  • Fernando

    1 de outubro de 2015

    Senne, send seria a mesma coisa que o return?

    • Felippe Senne

      1 de outubro de 2015

      Fernando, o Send é o caminho que leva o sinal de áudio a um canal Return.

  • Martin Santini

    2 de outubro de 2015

    Fala Senne! Linda aula mais uma vez.
    Me tira uma dúvida aqui; eu to tentando fazer minhas automações ao vivo com minha controladora de MIDI da AKAI, os Knobs estão mapeados esta tudo ceritnho e funcionando, mas quando clicko o botão REC. NADA acontece, nenhuma automação rola… Tem ideia do que está faltando? Um grande abraço e muito obrigado!

  • Martin Santini

    4 de outubro de 2015

    Fala senne beleza?
    Eu já fiz essa pergunta mas como minha internet aqui é horrivel acho que nao caiu…
    Eu tenho uma controladora MIDI da AKAI, ele tem uns knobs basicos mas muito bons para automações ao vivo.
    O meu problema é; Eles estão mapeados certinho, funcionando normalmente, mas quando eu clicko “REC” nenhuma automação grava. Não entendo porque, consegue me ajudar?
    Um abraço e muito obrigado!

    • Felippe Senne

      4 de outubro de 2015

      Fala Martin, dá uma conferida pra ver se esse botão está ligado:

      • Martin Santini

        5 de outubro de 2015

        Perfeito! Muito obrigado. E mais uma vez parabéns por este trabalho incrivel!

  • jonathans

    6 de outubro de 2015

    depois que a track esta montada , ai a gente vem fazendo as automaçoes ? quando o projeto tiver pronto intro blackdown drop etc ??

    • Felippe Senne

      6 de outubro de 2015

      Jonathans, isso não tem regra, vc pode criar toda a estrutura da música e depois fazer as automações, ou já ir fazendo tudo ao mesmo tempo, tem q ver oq funciona melhor pra você.

  • jonathans

    6 de outubro de 2015

    aula show de bola!!! o macro facilita muito coisa. muito louco!!!

  • Andreson Lindolfo

    13 de novembro de 2015

    Eu sei que o Macro é um recurso especifico do Ableton mas tem algum recurso do Fl Studio que tenha a mesma funcionalidade ou uma funcionalidade parecida? Alguém sabe?

    • Felippe Senne

      16 de novembro de 2015

      Andreson, infelizmente não sei te informar, se tiver algum colega aqui que possa ajudar, fique a vontade!

    • douglassantiago

      20 de dezembro de 2015

      Lindolfo, vc tem o sylenth pra me arranjar? Não consigo de jeito nenhum

  • Andreson Lindolfo

    13 de novembro de 2015

    Queria explicar pra quem usa o FL STUDIO que pra se fazer automações no FL STUDIO você clica com o botão direito do mouse em cima de algum parâmetro e clica em Create automation clip e será criado um clipe de automação na playlist (como mostra o print 1). Porém essa forma de automação serve na maioria das vezes para plugins nativos do FL Studio e parâmetros do próprio FL, quando se está mexendo com um plugin que não é nativo do FL, o Sylenth por exemplo, não é possível criar automações assim, nesse caso você faz o seguinte: Clica em algum parâmetro do plugins, o Cutoff por exemplo, só clica nele, e depois você vai no Menu ADD e seleciona a opção Automation for last tweaked patameter, isso faz com que um clipe de automação seja criado no ÚLTIMO parâmetro que você mexeu ou clicou (como mostra o print 2). Essa última forma é muito usada para plugins não nativos do FL, mas também pode ser usada em qualquer circunstância. Se houver alguma dúvida em FL Studio podem falar diretamente comigo que vou tentar resolver.

    • Guilherme Perina

      8 de janeiro de 2016

      Cara, tenho uma pergunta: no plugin do nexus 2, eu não consigo usar o slide no piano roll com o bass (nem com nenhum outro som também) sabe como posso ”burlar” isso?

      • Andreson Lindolfo

        9 de janeiro de 2016

        Se tem como usar o slide do piano roll no Nexus eu não sei. Mas sei fazer algo idêntico, em vez de usar o slide vc vai usar notas normais, sem porta e sem slide ativado, vai no nexus e nos menus dele tem library, mod, arp, tg, etc, clica em MOD, vai na opção portamento, seleciona lgt e coloca o período de tempo que vc quer que faça o slide, por exemplo, 1/32D e vai testando até chegar no que você quer. Dps me fala se conseguiu…

        • Guilherme Perina

          11 de janeiro de 2016

          Pior que não consegui cara, ja tentei de tudo, a unica ”solução” é mudar de plugin mesmo… pior que só consigo usar o slide com os plugins nativos, não sei se é um problema do FL ou dos plugins que eu baixei :/

        • Fabio

          19 de junho de 2016

          Isso só funciona com Leads… Mas é muito útil!! tem uma forma também bem dinâmica, tem dois botõezinhos ao lado do piano rol em cima das notas de piano, se vc apertar os dois ira lançar notas que funcionam pra fazer o slide, Abraços!

    • Luccas Savoia

      6 de maio de 2016

      Opa Anderson obrigado estava com essa duvida… porem estou com outro problema que quando eu vou gravar a automação ao vivo ele só grava a automação do pattern, se eu tentar gravar uma automação do mesmo pattern um atras do outro, ele grava apenas a automação do primeiro e tb acaba gravando a automação em cima do pattern, nesse caso eu estou tentando gravar direito do GMS, se eu crio uma automação na “mão” ai sim da pra fazer o que eu estou querendo mas quando eu tento fazer ao vivo com a track já rolando ele só grava no pattern… se poder me ajudar ficarei eternamente grato!

    • Anderson Rodrigues

      13 de dezembro de 2016

      É possível sim fazer automações em plugins não nativos do FL Studio de uma maneira mais fácil, com o plugin aberto basta clicar na seta no canto superior esquerdo onde abre o ‘Plugin Options’ e ir em ‘Browse Parameters’ selecionar a knob que deseja fazer a automação e clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção ‘Create automation clip’.

    • Cadu Niew

      14 de agosto de 2017

      como faço para ter um contato direto contigo?

    • DANIEL SANTTOS

      10 de dezembro de 2017

      Tem um Knob ao lado da cetinha na parte de superior e ao lado do Time da música ai. Clicando em cima dele ele fica selecionado ( Alaranjado, se não me engano), depois é só clicar nos parâmetros que deseja criar uma automação no VST externo e voltar ao Knob. Depois é só clicar com o botão direito e ir na opção Create automation clip…Feito.
      Acho bem mais prático desse modo.

  • Den'Allen

    22 de dezembro de 2015

    Melhor aula de todas! Automações realmente são o grande diferencial nas tracks! 😀

  • Thiago Couto

    24 de dezembro de 2015

    Grande Senne e amigos da MkMN, essa aula realmente surpreendeu, Automações seguramente são a chave pra uma grande Track… Parabéns!

    • Felippe Senne

      25 de dezembro de 2015

      Com certeza, Thiago, assim a música eletrônica fica mais “viva”.

  • Lucas Mateus de Quadros

    27 de dezembro de 2015

    Como faço uma automação alterando entre MONO e STEREO? Tem algum plugin ou efeito que faça esse trabalho?

    • Felippe Senne

      28 de dezembro de 2015

      Lucas, vc pode usar o Utility com 0% de width (oq torna MONO), ou usar algum outro plugin que deixe em mono, e fazer uma automação ligando e desligando-o.

  • Lucas Weiss

    30 de dezembro de 2015

    Não é bem da aula, mas vc citou….como posso mudar o layout inicial do Ableton ?

    • Felippe Senne

      2 de janeiro de 2016

      Lucas, pra alterar o template inicial do seu Ableton, basta vc criar tudo como quiser, ou usar algum projeto antigo, e logo depois ir nas Preferences > File Folder, e clicar em “Save” onde diz “Save Current Set as Default”. Dessa forma sempre que vc criar um novo projeto ele vai começar com as definições que vc tiver feito… e se quiser depois limpar, basta clicar em “Clear” ali mesmo nas Preferences.

      Sobre o BPM variar na track, pode ser que fique legal sim, tudo depende de como vc criar tudo… inclusive vc pode ir acelerando/desacelerando aos poucos, basta fazer uma automação como a que anexei abaixo:

      • Lucas Weiss

        2 de janeiro de 2016

        Agradecidoo Sennne !!

  • Matheus Pfuetzenreiter

    11 de janeiro de 2016

    Senne, eu to com um problemão na hora de fazer automações.
    Meu mouse, que sempre funcionou normalmente em todos os outros programas que usei (inclusive em outras DAWs) parece estar ultrassensível ao desenhar linhas de automação.
    Sabe como arrumar isso? Valeu.

    • Felippe Senne

      12 de janeiro de 2016

      Matheus, nunca tinha ouvido falar nisso antes, talvez seja uma particularidade do seu mouse e sistema operacional. Porém o Ableton tem uma função legal ao fazer automações: se vc segurar o Command no Mac (e acredito que o Control no Windows) ele diminui a sensibilidade dos movimentos, daí vc pode fazer ajustes mais precisos.

  • Guilherme Perina

    11 de janeiro de 2016

    Alguém sabe informar como faço os macetes de arrastar a linha da automação selecionando ela no FL studio?

  • Alysson Alessandro

    27 de janeiro de 2016

    olá! Senne! surgiu. uma dúvida. sobre. eu fazer. automação. com ha mandada. eu clico. no canal. de Returm. e clico pra grava. só que em vez. de gravar. o deley. como no exemplo. que voçé. mostra. mais o filtro. se mete entra. com ha resônancia. e frequênçia em vez do Deley oque. que eu tenq. fazer. obrigado!

    • Felippe Senne

      27 de janeiro de 2016

      Alysson, eu não entendi muito bem a sua pergunta, pode me dar outro exemplo?

      • Alysson Alessandro

        27 de janeiro de 2016

        como que eu posso. te esplicar. 1:11. do video. depois. que voçê grava ao vivo. automação. do filtro. no vocal. dai depois você. diss. mais também posso fazer. isso pela mandada. dai voçê. clica no canal. de Returm. e coloca no inicio. do vocal. e clica. gravar. só que voçê. mexe nos parâmetros. do filtro. e grava o deley. do canal de Returm. e eu quando. mexo nos parâmetro. do filtro grava o filtro resônancia e frequência e não o deley. desculpa! se não sube te esplica.

        • Felippe Senne

          28 de janeiro de 2016

          Alysson, provavelmente vc não clicou antes no Send pra fazer a automação do Return, mas faz o seguinte: clica ali nos parâmetros de automação do canal, daí vai em MIXER e escolhe o canal de return que vc quer automatizar.

          • Alysson Alessandro

            28 de janeiro de 2016

            Valeu! Senne! Abração!

  • Brodha

    27 de fevereiro de 2016

    É por isso que eu falo que a gente não pode ser ignorante e achar que já sabe de tudo sobre algo. Antes de ver essa aula eu imaginava que não iria aprender nada além do que eu já sabia sobre automações, estava enganado, essa parada de criar exatamente em cima do grid eu não tinha nem noção que existia, sempre perdia mó tempão ajustando elas. Só tenho a agradecer ao Senne por ter tamanha paciência para poder nos passar tudo que sabe. Valeu Mestre! você é foda.

    ps.: Ainda estou vendo a aula nesse exato momento, então quem sabe eu não descubra novas coisas a partir de agora também hauahua

    • Felippe Senne

      29 de fevereiro de 2016

      Esse é o espírito, Brodha, que bom que está curtindo! E fica esperto pq ainda tá só no Módulo Fundamental, tem mais coisa boa pela frente. 🙂

  • Eder D. Silva

    10 de março de 2016

    Senne!
    minha duvida e sobre mapear os efeitos no macro,quando aperto com o botão direito do mouse(no meu caso not) não aparecer a opção para mapear, so as outras show automation ate edit key map que pode ser?

    • Felippe Senne

      11 de março de 2016

      Eder, você pode postar aqui um print da tela? Vai me ajudar a identificar o problema.

      • Eder D. Silva

        14 de março de 2016

        Ajuda?so aparece isso ai

        • Felippe Senne

          15 de março de 2016

          Eder, no caso desse controle vc precisa maepar os valores acima e abaixo do quadrinho. Não dá pra mapear aquela “bolinha” que faz automação X/Y.

          • Eder D. Silva

            16 de março de 2016

            Sim Senne.Mas eu apertei para mapear o decay se voce prestar atencao vai ver que esta selecionado o decay.

          • Felippe Senne

            16 de março de 2016

            Eder, agora que percebi: você colocou um Audio Effect Rack separado do Reverb, então eles não têm nenhuma conexão. Clica em cima do nome do Reverb com o botão direito, escolhe GROUP, depois expande o rack pra ver os knobs (a bolinha de cima na esquerda do Rack), que assim vai funcionar o mapeamento.

          • Eder D. Silva

            16 de março de 2016

            estava esquecendo de agrupar.Porque que quando por exemplo agrupo dois efeitos e depois for agrupar mais um acaba aparecendo mais uma janela do effect rack?tenho que agrupar todos de uma so vez?e to com problema na hora de gravar ao vivo clico na bolinha e não da os três bips ela so da play na track.

          • Felippe Senne

            17 de março de 2016

            Eder, se vc adicionar outro efeito posteriormente, então vc precisa arrastá-lo pra dentro do grupo. E sobre ter a contagem antes de começar a gravar, vc precisa ir nas Preferences > Record Warp Launch, e escolher 1 ou 2 bars em COUNT-IN.

          • Eder D. Silva

            17 de março de 2016

            Certo consegui agora.

  • Mauricio Silva

    15 de março de 2016

    Agora sim sem sombra de dúvidas, essa aula mostrou que o Ableton Live é o melhor DAW
    Obs: opinião minha rs
    sem desconsiderar o DAW que todos usam, pois começei usando o FL studio hahaha
    mas vi que tive mais facilidade no Ableton, e consegui terminar uma Track nele….coisa que no FL studio não conseguia nem construir uma intro

    • Felippe Senne

      15 de março de 2016

      Que bom que está evoluindo, Mauricio!

  • Bruno Agains

    28 de março de 2016

    Caraca, essa aula fez eu achar tantos efeitos que eu via nas musicas e sempre tive curiosidade de saber como era feito. Automação é tudo na musica, muito show essa aula !
    Da outra vida pra musica hehe

  • Thiago

    19 de abril de 2016

    O carro pode pular, derrapar, fazer drift , mas a automação sai perfeita.

  • Rafael Hassegawa

    8 de maio de 2016

    kkkk o carro dando cavalo de pau e fica na linha…. mas aqui nem sabia dessa… mas testei aqui no Windows é CONTROL mesmo…. muito bom inda mais eu que tenho a mão tremula…. é um sufoco quando quero mexer em automação tem hora…. muito bom

  • Jhonatan Morais

    15 de maio de 2016

    Me ajudou muito essa aula, tu aprende coisa que nem imagina que existe.. Showww.

  • Thiago Falcão

    21 de maio de 2016

    Não é o que você ensina, Senne. É sua didática que é simples, objetiva e direto ao ponto. O Resto depende apenas de nós abusarmos da criatividade.

    Sem palavras pelo curso, imensurável.

    • Felippe Senne

      23 de maio de 2016

      Que bom que está curtindo o curso, Thiago!! 🙂

  • William Azevedo

    22 de maio de 2016

    Só para informar, hoje já existe a MACRO para FL Studio também, para quem esteja acompanhando por ele. Podem procurar pelo método do Dashboard no YouTube. Mas só estou falando isto, porque esta aula me instigou a procurar mais sobre o assunto. Obrigado, Senne!

  • Bruno New

    14 de junho de 2016

    Senne,
    Não consegui gravar a automação ao vivo. Fiz exatamente o que você falou, quando coloco pra gravar e altero algum parâmetro, nada acontece.
    Ableton 9.1.8

    • Felippe Senne

      14 de junho de 2016

      Fala Bruno, dá uma conferida pra ver se esse botão está ligado:

      • Bruno New

        14 de junho de 2016

        Senne,
        Matou o problema!!
        Vaaaaleu…

      • Kamp Philipe

        5 de maio de 2018

        Me salvou ;D

  • Kauan Marcos de Oliveira

    22 de julho de 2016

    Olá, Senne!! Brow, como eu faço pra mandar o sinal de um AUX para outro AUX? estou tendo dificuldades com esse tipo de fluxo! Valeu e um abraço!!

    • Felippe Senne

      22 de julho de 2016

      Boa pergunta, Kauan! Basta você habilitar o knob do Send do canal de Return, assim como na imagem abaixo:

  • Bruno

    4 de setembro de 2016

    Quando eu mapeio minha controladora em algum vst do ableton os parâmetros não se movem com precisão, apenas virar pra total ou nada de comando da função. O que faço para corrigir isso ?

    • Felippe Senne

      9 de setembro de 2016

      Bruno, o ideal é dar uma olhada na sua controladora, pois deve ser alguma config dela.

  • Arthur

    14 de novembro de 2016

    Caraaaa…. Tive que parar por uns dias o curso, e volto logo nessa aula que vai me ajudar demais e mudar tudo que eu vinha fazendo.. Curso fera demais.. Valeu Senne!!!

  • Beto Spiller

    4 de dezembro de 2016

    boa noite senne depois de 2 anos comecei só uma duvida relacionada com esta aula essa linha de track (KIK) com linha vermelha a
    1º no grid como que ponho ela pra fazer a automação?,não vi você colocando como sou iniciante tudo pra mim é novidade,o curso é show de bola tudo perfeito só esta duvida tenha uma ótima semana.

  • Eduardo Cazuriaga

    9 de dezembro de 2016

    show, aula que gastou mais folhas do meu caderninho,e finalmente descobria que faltava vida nas minhas tracks!
    Senne, tenho uma pergunta, não sei se é o momento certo ,mas não sai da minha cabeça: Em uma track de deephouse o kick da intro é diferente do kick do drop ou é apenas o mesmo kick com o uso de compressor ou com uso de automação, porque as tracks do meu set, e que escuto, percebo que o kick do drop e tão forte, que parece até outro kick, diferente do intro?

    • Felippe Senne

      9 de dezembro de 2016

      Edu, que bom que as aulas estão te ajudando! 🙂

      Sobre a dúvida do kick: oq rola é que muitas vezes o kick na introdução da música está filtrado, tirando o subgrave dele, pra que fique mais leve, e que tenha mais contraste com o kick “cheio” dos drops. Isso é muito fácil de fazer: basta usar um Filtro ou EQ na intro, ligar um filtro Hi Pass (Low Cut), e tirar tudo abaixo de uns 100 hz mais ou menos, que vc consegue esse efeito.

      • Eduardo Cazuriaga

        9 de dezembro de 2016

        Mestre senne, então eu corto as frequências do subkick usando a automação on device na intro e a desligo na hora do drop no canal de áudio do kick?
        E mesmo assim eu colocar um compressor pra na hora do drop o kick ficar menos dinâmico não iria soar bem?

  • Eduardo Cazuriaga

    9 de dezembro de 2016

    Senne tenho uma controladora ableton push, tenho muita vontade de fazer parte da minha apresentação assim: https://www.youtube.com/watch?v=N3IPaTg_oVo ……….Suas aulas até agora me criou varias ideias, até quando estou dormindo, acredite depois ponho em pratica mas parece que no sonho é mais fácil, gostaria de saber se este tipo de performance sera abordado em algum momento do curso ou se é tema de outro curso?

    • Felippe Senne

      9 de dezembro de 2016

      Isso é muito legal mesmo, Edu!

    • Vitor Montenegro

      17 de junho de 2017

      Essa também é uma dúvida minha.

  • Gabriel Mitsui

    9 de dezembro de 2016

    Senne uma pergunta o Macro audio effectos também pode ser uma identidade do artista?
    a oque mais faz parte da identidade do artista na questão musical ?

    Porque como você e o everson k já conversaram muito a questão de dj e produtores que são mais copias de outros artistas do que criar sua própria identidade na musica… eu não quero cair nesse movimento !…no que você pode me indica relação a isso ?

    • Felippe Senne

      9 de dezembro de 2016

      Gabriel, o uso de algum efeito especial, feito com um macro, pode ser um dos itens que compõem a identidade musical de um determinado.

      Uma coisa que é impossível é ser totalmente original, qualquer coisa nova vem da mistura de coisas que já existem, então, quando vc tiver as habilidades e competências pra inovar, o caminho vai ser pegar algo que exista e colocar novas ideias em cima.

      Um exemplo muito forte disso é o som do Skrillex na época do Dubstep: ele misturou o dubstep normal, com sons de “Transformers”, além de influências de reggae e rock ‘n roll.

      • Gabriel Mitsui

        10 de dezembro de 2016

        sim senne intende perfeitação o que você quis diz dizer!

        não e a muito a questão de fazer algo inovador porque sabemos que como existe muitas coisas inovadoras no mercado hj e bem difícil conseguir isso ,
        digo mais a questão de fazer um trabalho próprio no meu gênero musical
        mas o exemplo do Skrillex e perfeito para isso !

  • Gabriel Mitsui

    10 de dezembro de 2016

    minha segunda pergunta senne a automação e importante em toda musica que eu produzir ? ou eu decido onde devo colocar a automação?

    • Felippe Senne

      11 de dezembro de 2016

      Sim, muito importante, Gabriel, é o que vai te ajudar a deixar sua música mais dinâmica e menos estática.

  • Anderson Freitas

    12 de dezembro de 2016

    nossa… quantas duvidas eu tirei com essa aula… acho q a partir de agr minhas transiçoes vao ficar com muito mais vida!! obg Senne!!!!

    • Felippe Senne

      12 de dezembro de 2016

      Show de bola, Anderson!!! 🙂

  • daniel dornelles

    21 de dezembro de 2016

    boa tarde galera. Senne, sobre automação, estou com um problema aqui. quando faço dois pontos de automação e quero setar parametros somente entre esses pontos, quando encosto o mouse e fica azul, toda a linha de automação fica azul e tudo se move junto. o que estou fazendo de errado? ou é alguma configuração do meu dow? abraços.

    • Felippe Senne

      21 de dezembro de 2016

      Daniel, que estranho isso, era pra aparecer um pontinho além de ficar azul. E pra anexar é só clicar no botão com uma imagenzinha no canto inferior a esquerda aqui no campo do texto do comentário.

  • Matheus França

    19 de janeiro de 2017

    Senne, tenho uma dúvida. No caso de automação de high pass e low pass no breakdown, lead, intro e etc.. Em quais situações é interessante utiliza-los? Me surgiu esse dúvida em uma track que estou produzindo.. Não sei distinguir exatamente em qual trecho é interessante utilizar high pass e em qual é interessante utilizar Low pass e até os dois juntos.. Agradeço desde então!!

    • Felippe Senne

      20 de janeiro de 2017

      Matheus, normalmente no break costuma-se dar uma abafadinha em alguns elementos (com um low pass), e nos buildups costuma-se usar um hi pass pra ir tirando a energia de alguns sons, até chegar no drop.

      • Matheus França

        23 de janeiro de 2017

        Muito obrigado!

  • Tiago Pires

    1 de fevereiro de 2017

    Aula muito Top, a cada dia me surpreendo mais.. e já estou aplicando!!!

  • Leonardo Barreiro

    11 de fevereiro de 2017

    Senne quando dou freeze and flatten em um canal que possui efeito de um canal de retorno, por exemplo: um canal auxiliar enviando sinal de reverb pro canal de vocal. Apos o freeze and flatten o meu canal do vocal, por exemplo, vai estar já com o efeito embutido e portanto tenho q tirar o send pro vocal, caso contrario ficaria dobrado o efeito?

    • Felippe Senne

      12 de fevereiro de 2017

      Leo, não, ele vai só transformar em “áudio puro” o canal, mas vai continuar mandando pro canal de return, normalmente.

      • Leonardo Barreiro

        12 de fevereiro de 2017

        Entao depois transformar o canal em “audio puro” eu devo deixar o canal de retorno ligado?

        • Felippe Senne

          12 de fevereiro de 2017

          Deve sim, Leo, pra canal que foi freezado continuar enviando o sinal pra ele.

          • Leonardo Barreiro

            12 de fevereiro de 2017

            ok, obg senne

  • Michel Martins

    6 de março de 2017

    Boi Noite Aí Galera….Caraca Felippe Senne, todas as aulas, muito boas, mas essa até o Momento já clareou várias coisas, de algumas tracks minhas que estavam paradas….Estavam mesmo, pois com toda ctz vou conseguir dar continuidade depois dessa aula …Show de bola ….Parabéns mesmo, aula muito bem explicada, detalhada……

  • Diego Filipe

    7 de março de 2017

    Ótima aula!
    Automação é a música ganhando vida.

    Parabéns Senne.

    att,
    Tech Noise
    (TN)

  • K-YALLA Music

    9 de março de 2017

    Vle lembrar que quando fazemos automaçao de bpm do canal master tambem pode ser feita automaçao em CURVA!!!

  • Alexandre Wanderley

    11 de março de 2017

    Muito show Senne! Nas 2 primeiras aulas estava com certeza de que iria continuar com o Fl Studio..mas nossa…o Ableton é muito mais intuitivo, essa parte de automação confirma isso.

  • Henrique Demenech

    21 de março de 2017

    Felipe,no canal master tu acha melhor usar um utility pra da um ganho em alguma parte ou usar o volume do mixer mesmo?

    • Felippe Senne

      22 de março de 2017

      Henrique, sem dúvida usar o Utility, não é uma boa mexer no volume do mixer não.

  • Joel Rodrigues

    23 de março de 2017

    de todas as coisas que vi, isso foi a mais facíl kkkk

  • DjFlavio Adamo

    2 de abril de 2017

    Boa Tarde Fellipe!
    Quando coloco para gravar no meu ableton ele não faz aquele aviso sonoro antes de começar a gravar como o seu, onde habilito essa função?

  • Alberto Felipe

    3 de abril de 2017

    Senne, tenho visto muitas tracks de eletrônica onde o break delas é criado como se fosse uma música de Trap. Sei que foi feito uma automação de BPM nesses trechos. Porém tenho dúvida em como será a automação do BPM no Build Up. Tentei fazer aqui e vi que fica muito estranho deixar o BPM ir subindo até voltar ao bpm original da track. Gostaria de saber como que é feito esse “retorno” pro bpm original ou se existe algum tutorial que ensina a fazer isso. Obrigado! Excelente aula!

    • Felippe Senne

      4 de abril de 2017

      Alberto, isso varia: as vezes vai acelerando aos pouquinhos, outras vezes se utiliza de uma explosão, sem batidas (pra vc “perder” a contagem), e durante essa explosão acelera rapidinho o BPM do projeto.

  • Patrick Alves

    4 de abril de 2017

    Aula do carai . . sem pressa . . confesso que vi essa aula 7 umas 4 vezes hahaha . . Terminando esse curso fundamental vou ter que ir pra aula de novo . 😀

  • Ingrid Orzechowski

    9 de abril de 2017

    Estou fazendo os exercícios de automação e em meio aos exercícios ganhei um controlador MIDI mas não sei utilizar ainda. Tem alguma aula que fala em específico sobre elas? Se sim quero assistir pra pra ticar as automações desta forma também.

  • Gustavo Nunes

    17 de abril de 2017

    Eu tenho uma dúvida, creio que até meio boba:
    Ao usar uma automação ou fazer alguma ajustada no equalizador de uma música que eu esteja criando,suponhamos. Eu devo criar ela faltando alguns talvez pequenos ajustes pra complementar na pista como DJ, ou devo fazer a música perfeita, e incrementar mais ainda quando estiver mixando na pista? Thanks broooo

    • Felippe Senne

      19 de abril de 2017

      Gustavo, eu não entendi muito bem oq vc está buscando, pois ao tocar como DJ vc não vai produzir nada, vai apenas tocar a música… pode dar algum exemplo?

      • Gustavo Nunes

        2 de maio de 2017

        Agora eu entendi! Pensei que o produtor deixava de fazer algo na música pra ter mais espaço pra tocar como DJ, exemplo, não acelerar o kick pra entrar no drop, pra fazer exatamente quando estiver tocando como DJ.

  • Natan Junqueira Vilela

    23 de abril de 2017

    Estou assistindo o curso pela 2º vez , parece que estou aprendendo tudo muito mais facilmente pois na 1º vez que assisti fiquei afobado pra querer aprender tudo de uma vez mas é muita informação e aprendizado, coisa demais pro meu cérebro rsrs aconselho a todos assistir o curso no mínimo 2 vezes e não somente uma.

    • Felippe Senne

      24 de abril de 2017

      Eu também sou assim, Natan, tem vídeos de anos atrás que assisto novamente e pesco mais coisas!

  • Leonardo Souza

    26 de abril de 2017

    Excelente aula! Esclareci muitas dúvidas!

  • Leonardo Theodoro

    3 de maio de 2017

    nossa essa aula abriu minha mente to amando!!

    senne na questao do macro, para você mapear os parâmetros tem alguem limite ou é infinito ?

    • Felippe Senne

      4 de maio de 2017

      Oi Leo, que bom que está curtindo o curso.

      Sobre a sua dúvida: não entendi muito bem, pode dar um exemplo?

  • Alberto Felipe

    9 de maio de 2017

    Esse aula foi SENSACIONAL! Show

  • Gabriel Alves

    18 de maio de 2017

    Fala mestre Senne, uma pergunta, na hora de utilizar o macro, já tenho que deixar os parâmetros do efeitos que vou utilizar na intensidade correta ? (Por exemplo, vou fazer um macro de Auto Filter e Reverb, preciso ajustar a ressonância do auto filter e o size do reverb por exemplo, antes de mandar pro macro, ou só de enviar pro macro eu já conseguiria obter o mesmo efeito apenas utilizando o knob do macro que criei ?

  • Max Coutinho

    23 de maio de 2017

    fala Senne, Boa noite, me tira uma duvida, por que o audio soa mais alto que o canal de midi, sendo que é o mesmo clip de audio??

    • Felippe Senne

      24 de maio de 2017

      Max, você precisa checar o volume que está setado o sampler, pq por exemplo: o Simpler do Ableton fica setado por default com o volume de saída de -12 dB, e sensibilidade de 35% no velocity das notas MIDI. Se vc deixar o velocity em 0%, e o volume de saída em 0 dB, e desligar o filtro, fica exatamente igual.

      • Max Coutinho

        24 de maio de 2017

        saquei vou da uma olhada

  • Tamara Alves

    1 de junho de 2017

    Aula sensacional adorei. =) percebi q os efeitos no auxiliar tem muito mais presença no contexto geral da música.

  • Lucas Luppi

    21 de junho de 2017

    Mais uma aula fantástica Senne! A automação é a alma do negócio, já quebrei muito a cabeça fazendo, sobre o racks effects então nem se fala. Didática simples e objetiva!

  • Gabriel Nunes

    29 de junho de 2017

    Senne, boa noite. Como fazer automação de pitch externa? Grande abraço.

    • Felippe Senne

      30 de junho de 2017

      Externa vc quer dizer usando um plugin? Se for, recomendo o Soundshifter da Waves, é ótimo.

      • Gabriel Nunes

        30 de junho de 2017

        Não, Senne. Externa eu falo no sentido de levar a automação pra onde construimos a track (playlist). Igual quando se programa a automação de um sintetizador ou do auto filter como está fazendo nessa aula. A opção do sampler só nos deixa criar a automação de pitch pelo transpose dentro do próprio sample, no tempo dele… Caso eu queria fazer recortes para uma subida eu teria que retortar, consolidar e editar lá dentro do sample a automação, sendo que quero fazer ela fora, igual se faz com qualquer outra coisa usando o próprio recurso do transpose ou outro plugin nativo… Ficou extensa a resposta, mas foi o único jeito que consegui explicar. Grande abraço, Senne.

        • Felippe Senne

          30 de junho de 2017

          Agora entendi, Gabriel, e infelizmente a resposta é não. Todas as automações das funções exclusivas do MIDI ou Audio Clip só podem ser automatizadas dentro dos próprios clips. 🙁

  • Renan Silveira

    1 de julho de 2017

    Senne, quando eu coloco um Reverb em um clap por exemplo, o clap perde presença, se eu usar o canal de Return, o clap vai continuar perdendo presença ou o canal do clap vai soar normal(sem Reverb) e vai ser adicionado outro canal com Reverb (no caso o Return) e os dois se somariam? ou estou falando besteira?

    • Felippe Senne

      3 de julho de 2017

      Faz total sentido a sua dúvida, Renan. O que rola é o seguinte: quando vc põe um plugin de reverb direto no canal, e ajusta o dry/wet, naturalmente há uma perda de volume do sinal original do clap, pois vc está meio que “dividindo” o volume entre o sinal original e o sinal com reverb.

      Usando um canal de return vc preserva o sinal original do clap, e só adiciona o sinal do reverb (lembrando de sempre usar o reverb em 200% wet no return).

  • Patrick Alves

    4 de julho de 2017

    Passando aqui pela segunda vez, acho que fiquei reprovado nas aulas hahahaha e agora claro depois de 3 meses revisando e pescando melhor as informações . . vamo que vamo !!

  • Oscar Cavalcanti

    6 de julho de 2017

    NUNCA MAIS VOU VER A MÚSICA DA MESMA FORMA!!!
    Já ouvi os sons imaginando o DAW, com MIDI CLIP, as notinhas das melodias e harmonias… Agora não consigo não ver essas linhas vermelhas ao longo da música!
    Muito irado! A cabeça tá se expandindo violentamente!

  • Mateus Araujo

    6 de julho de 2017

    Felippe Senne tudo bem? eu queria saber depois de finalizar o curso eu vou continuar tendo acesso as vídeo-aulas? ou eu terei de renovar?

    • Felippe Senne

      10 de julho de 2017

      Mateus, não precisa renovar, seu acesso ao conteúdo é pra vida toda.

  • Vinicius Silva

    2 de agosto de 2017

    Rala sua ‘Mandada’ Kkkkkkk

  • Douglas Dias

    18 de agosto de 2017

    sene… Eu tentei fazer umefect rack em cima de um canal midi porem na hora de fazer a gravação da automação ele começou a apagar a informação midi do canal… fez o desenho da AUTOMAÇÃO mais o arquivo midi sumiu

  • Francesco Perucchi

    2 de outubro de 2017

    Para utilizar o return channel é necessário desligar o ch original da master e conectalo na master através do return ch?? né???

    • Felippe Senne

      10 de outubro de 2017

      Francesco, o Return Channel na realidade é um canal paralelo para o qual vc manda o sinal de algum canal, e usa algum efeito em especial nele, não precisa desse roteamento.

  • Jp de Alencar

    8 de outubro de 2017

    O return channel é como se fosse um bus focado a um efeito somente? Obrigado desde ja!

  • Tai Jennewein

    6 de novembro de 2017

    Senne ótima aula. Tirei muitas dúvidas que tinha sobre automações, return channel e principalmente com relação às Macros. Vai facilitar muito de agora em diante.

    Tenho duas dúvidas, uma com relação ao uso de um teclado midi para realizar gravações de automação, e a outra com relação ao return channel.
    Vamos a primeira:
    Usando um teclado MPK Mini por exemplo, que tem opção limitada de “Knobs”, seria possível que um desses “Knobs” fosse usado em mais de um um parâmetro de efeito, em diferentes canais de áudio?
    Por exemplo digamos que tenho um canal com o Bass e um canal com um áudio clip. No canal do bass vou usar um EQ pra fazer um low filter, e no canal do áudio clip vou usar um reverb e alterar o dry/wet.
    Seria possível utilizar apenas um Knob no teclado midi linkado para os dois parâmetros? E grava-los separadamente, ou seja, se eu selecionar para gravar o low filter do bass não acontecer nada no dry/wet do reverb, e vice-versa?

    Segunda dúvida:
    Seria possível utilizando o return channel, fazer com que o áudio original ficasse “mutado” de forma que apenas o efeito aplicado no return channel fosse ouvido? Digamos que tenho um vocal e quero ouvir apenas o delay dele em certa parte da track, sem ouvir o original, isso é possível?

    Valeu pela aula! =)

    • Felippe Senne

      11 de novembro de 2017

      Fala Tai, sobre a primeira dúvida, dá uma olhada nesse tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=PzftCGLlGQ0

      Sobre a segunda dúvida, oq eu acho mais fácil seria vc criar um canal exclusivo pra esse delay, ou seja, copiar o áudio do vocal, colar nesse novo canal, e deixar o Delay 100% wet. Assim vc terá mais controle.

      • Tai Jennewein

        12 de novembro de 2017

        Show de bolaaaa, consegui o efeito que queria fazer com o delay! Valeu Mestre Senne! Foco total! Acabei de fechar o módulo fundamental! Que venham os próximos! E parabéns pelo curso! Suas aulas são muito bem explicadas e a didática não podia ser melhor! O que consegui adquirir de conhecimento no módulo fundamental, ultrapassa e muito o que consegui aprender em 1 ano de tutoriais no youtube! Eu não podia estar mais feliz com a escolha do seu curso!
        Agora quanto a dúvida 1, o que eu queria era usar o knob da controladora pra controlar mais de um botão de efeito, mas gravar a automação desses efeitos separadamente. Se eu colocar na macro ele vai controlar todos ao mesmo tempo, correto?
        É possível linkar esse knob da controladora em vários botões efeitos diferentes e gravar uma automação separadamente pra cada um deles? Valeuuusss!

        • Felippe Senne

          14 de novembro de 2017

          Tai, fico feliz demais com a sua evolução e o seu reconhecimento, muito obrigado!

          Ahhh sim, sobre a sua dúvida oq vc precisa na realidade é fazer o MAPEAMENTO (MAPPING) do knob da sua controladora nos parâmetros do efeito. Dessa forma ele grava sim cada parâmetro separadamente.

          Se você souber inglês, esse é um bom tutorial mostrando como fazer: https://www.youtube.com/watch?v=Ve5divv6HhA

  • Giuliano Antonelli

    27 de novembro de 2017

    Quando vc altera o bpm da musica em um trecho apenas, isso n acaba bagunçando na hr da mixagem?

    • Felippe Senne

      28 de novembro de 2017

      Giuliano, pode ser meio chatinho, caso a música saia do grid normal, mas em relação a mixagem não vejo grandes problemas.

  • Danilo Firmino

    2 de dezembro de 2017

    Oi Senne, sabe se tem o utility ou algo parecido no Logic?
    Achei uma excelente ideia!
    Valeu!

    • Felippe Senne

      2 de dezembro de 2017

      Danilo, tem sim, se chama Gain o plugin.

      • Danilo Firmino

        5 de dezembro de 2017

        Valeu Felippe

  • Raphael Augusto Guedes

    10 de dezembro de 2017

    Senne, estou tentando colocar um delay aqui uma parte de uma melodia que fiz, ai no caso quero que ligue só em uma parte, só que dai fica muito brusca a mudança de quando liga o delay pra quando desliga, sabe o que poderia ser?

    • Felippe Senne

      14 de dezembro de 2017

      Rapha, quando vc desliga o delay não quer dizer que ele MUTE o delay, mas vc faz com que ele pare de funcionar mesmo.

      Nesse caso eu faria a automação do DRY/WET dele, e não do ON/OFF dele, sacou?

      • Raphael Augusto Guedes

        15 de dezembro de 2017

        Saqueii, fazer uma transição mais gradual né

  • Lucas Albuquerque

    11 de dezembro de 2017

    opa Senne boa tarde, onde eu consigo vocais free?

  • Fabio Baccari

    13 de dezembro de 2017

    e eu achando que sabia alguma coisa de automação na vida! Valeu Senne!

    • Felippe Senne

      14 de dezembro de 2017

      Fabio, é um aprendizado eterno mesmo! 🙂

      • Fabio Baccari

        14 de dezembro de 2017

        Senne o que mais mexeu comigo no dia que comprei o curso foi na introdução onde você fala, não pense “isso eu já sei” venha com o coração aberto. Pelo menos pra mim essa mensagem foi a mais importante! Vamo pra cima! Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco! =)

        • Felippe Senne

          16 de dezembro de 2017

          Tamo junto, Fabio, fico muito feliz que tenha assimilado bem a filosofia da MkMN! 🙂

  • Everton Santos

    17 de dezembro de 2017

    Olá, Senne! Poderias me incluir no grupo do facebook!?
    https://www.facebook.com/needs100
    vleeww. ^^

  • Fabio Baccari

    18 de dezembro de 2017

    Senne na parte de gravação de automação no vocal inseri o auto filter para gravar na mão mas ligo o rec e ele só aciona o metronomo mas não avança a reprodução para gravar. Somente depois que para o metronomo ele reproduz mas não consegui gravar na mão. O que estou fazendo de errado?

  • Pedro Takano

    10 de fevereiro de 2018

    Valeu demais, Senne! O importante não é só conhecer os recursos, é saber como a galera top utiliza. Tá sendo bom demais conhecer esse workflow

  • Gustavo Jorge

    14 de março de 2018

    Boa noite Senne… Você fez alguns remakes de músicas brasileiras, eu gosto de uma música D0n Diablo – People Say, será que tem chance de ter um futuro remake dela aqui na Make? Ainda estou tentando entender o que ele fez com o Drop dela… E abraço, ótimo curso… Só tenho a parabenizar… https://www.youtube.com/watch?v=SS0ebmCqHxs

    • Felippe Senne

      15 de março de 2018

      Ótima sugestão, Gustavo, anotada!

  • Raul Nóbrega

    24 de março de 2018

    Aula muito importante sobre automações do grande mestre Senne!! Gostei muito das dicas mas bem que poderia ter aulas apenas no Fl Studio pois nao consigo me integrar a plataforma do Ableton. Já tentei de várias formas adaptar com o Ableton mas o Fl é bem melhor e dinamico pra mim. Mas aplico todos os conhecimentos passados no curso pra Daw que utilizo. Valeu Senne

    • Felippe Senne

      31 de março de 2018

      Que bom, Raul, e com certeza: se vc se dá bem no FL, não há motivo algum pra migrar pra outro DAW. Vamo que vamo!

      • Raul Nóbrega

        1 de abril de 2018

        Beleza Senne! Vamo que vamo ! 🙂

  • João Pedro Quintana

    28 de março de 2018

    Senne, só uma duvida que ficou, não sei se você tem alguma familiarização com o FL, mas esse return channel, seriam os famosos ” Bus Channel ”, em que você cria um canal ” principal ” e por exemplo, quer adicionar o mesmo efeito a 3 elementos, voce linka os outros 3 canais desses determinados elementos a esse ” principal” e adiciona o feito apenas ao canal principal criado em vez de adicionar um por um?

    • Felippe Senne

      31 de março de 2018

      Exatamente, JP! É um canal paralelo onde vc carrega um efeito e manda o sinal de outros canais pra ele, pra usar o mesmo efeito no sinal de vários canais.

  • João Paulo Andrade

    31 de maio de 2018

    Pessoal, o que é “sends”?

    • MKMN Expert

      1 de junho de 2018

      @disqus_kj1IdO3bcf:disqus, é o controle pra mandar o áudio pros canais Return (retorno).

      Se tiver mais alguma duvida é só falar.

      Abraços

      • João Paulo Andrade

        3 de junho de 2018

        Muito obrigado

  • Felipe Fantone

    25 de junho de 2018

    https://uploads.disquscdn.com/images/9aaa96278ff5c4a5e78aa7067cbbe9d675c218be5cd96ccf18bfa2cee0e7c4a5.jpg

    Senne, me ajuda, se eu tiver uma controladora midi, consigo configurar o pino para fazer automações manuais? porque fazer automação através de gravação com o mouse é um pouco chatinho para certos casos, já o pino da controladora fica mais “maleável”.

    • MKMN Expert

      26 de junho de 2018

      Fala Felipe,

      beleza?
      Consegue sim!

      Se sua controladora estiver instalada, é só segurar Ctrl e apertar tecla M e vai aparece opção de mapeamento, depois é só clicar em cima das opções que irão aparecer, e mexer “pino” da controladora que deseja e já tá configurada.

      Depois é só fazer Ctrl + M e tudo voltará ao normal, mas com sua controladora configurada.

      Espero que tenha entendido.
      Qualquer duvida é só falar.

      Abraços.

      • Felipe Fantone

        27 de junho de 2018

        valeu pela resposta, não sabia que o “pino” é knob, kkkkk!

  • Ramon De Paula

    14 de julho de 2018

    Bom dia Felippe Senne, por que quando eu clico no áudio que nem vc segurando o ALT, ele não cria uma copia do áudio? o que eu to errando?

    • MKMN Expert

      16 de julho de 2018

      Ramon,

      Beleza?

      Ctrl que faz essa função, e não Alt.

      Abraços.

  • Ramon De Paula

    16 de julho de 2018

    boa tarde senne, vi aqui que vc falou em template do ableton, como é que eu mudo a minha? o meu ableton toda vez que eu abro ele abre assim oh!

    • MKMN Expert

      17 de julho de 2018

      Fala Ramon,

      É só criar seu template do jeito que achar melhor pra você, em seguida clicar em Options/Preferences/FileFolder e Clicar em “Save” na opção “Save Current Set as Default”.
      Depois é só abrir Ableton e vai estar da maneira que configurou.

      Abraços!

  • Ramon De Paula

    16 de julho de 2018

    boa tarde senne, vi aqui que vc falou em template do ableton, como é que eu mudo a minha? o meu ableton toda vez que eu abro ele abre assim oh! https://uploads.disquscdn.com/images/31ab565f54bf75d35458c5af48b42d73d58b688d8c8d828716848ef9bd32d8cd.jpg

    • Glenio Alves

      19 de setembro de 2018

      Aperte a tecla “tab” ou “” acima do capslock

  • Matheus Cruz

    17 de julho de 2018

    @felippesenne:disqus, é normal meus timbres estarem horríveis? preciso me preocupar com isso agora? mesmo tentando mexer nos vsts nao consigo por exemplo fazer um baixo descente, fica estourando no master e nao fica com uma boa qualidade.

    • MKMN Expert

      24 de setembro de 2018

      Eu acho normal!

      É só prestar atenção nas técnicas de mix e praticar com atenção Matheus!

      Abraço!

  • Fhilipy Lourenço

    5 de outubro de 2018

    Olá, como faço para baixar essa tabela que você mostra nos vídeos?

  • Márcio Gomes

    19 de janeiro de 2019

    Boa tarde Senne, Boa tarde Galera da comunidade, estava passando pelo assunto de “Return Channel” e me despertou uma dúvida.
    No caso quando aumentamos o volume da caixinha de -inf para 0dB, nos mandamos o sinal do canal para o canal de retorno com seu volume original, mas o canal em si estava com o volume em -1,9dB.
    Então resumindo, quando mudamos de -inf para 0dB, estamos mandando o sinal do canal para o canal de retorno em -1,9dB ou ele irá para o canal de retorno em 0dB.
    Ficou meio confuso mas acho que dá para entender haha um abraço galera ! https://uploads.disquscdn.com/images/60ecdcae00fc304b0c493f0ec632b23eca1103a2b59a41a5ba2061760a4fee1f.png

    • MKMN Expert

      22 de janeiro de 2019

      Fala Márcio,

      Tudo bom?

      Na verdade você está enviando sinal do retorno para para o canal de vocal.

      Resumindo, -inf para 0dB seria o mesmo que 0 para 100%. Dessa forma você pode dosar a quantidade que quiser.

      Abraços.

  • pedro sousa

    25 de janeiro de 2019

    fala Senne, como que faço para habilitar as linhas de automação no ableton 10? valeu, abraço

  • Victor Ramos

    12 de fevereiro de 2019

    Falaa Senne,
    já vinha com essas dúvidas e aproveitei um dos assuntos dessa aula pra tirar…

    1- quando a gente faz uma automação que modifica o pitch, usando o soundshifter ou o transposition modulation,
    iria alterar o tom do vocal (por exemplo), consequentemente, ficaria “fora do tom” da música? isso seria um problema?

    2- criando uma música em A, e utilizando uma acapella original que esteja em “A# ou Abm ou Am”, ela não estaria “encaixando” na track?
    se sim, como poderia transformar essa acapella de Am pra A, por exemplo?
    (porque no transposer do áudio muda apenas de A pra A#, pelo que entendi, seguindo as notas do teclado pra + ou – )

    3- quando escolhemos os samples pra usar nos Drums ou FXs, geralmente não vem dizendo o tom de cada um
    nos samples packs, daí escolhemos algum que gostamos e colocamos no projeto… teriamos que está modificando
    o pitch de TODOS pra encaixar no tom da track?
    já vi comentários de “afinar a bateria”, porém isso muda o timbre escolhido.
    ou essa questão de tonalidade é “apenas” pra vocais e synths?

    valeeeu!!

    • MKMN Expert

      12 de fevereiro de 2019

      1- quando a gente faz uma automação que modifica o pitch, usando o soundshifter ou o transposition modulation,
      iria alterar o tom do vocal (por exemplo), consequentemente, ficaria “fora do tom” da música? isso seria um problema?
      – Não, baixistas também fazem, guitarra também acontece esse tipo de coisa. Você não pode sair fazendo igual maluco né, sempre tem que ter um pq fazer aquilo.

      2- criando uma música em A, e utilizando uma acapella original que esteja em “A# ou Abm ou Am”, ela não estaria “encaixando” na track?
      se sim, como poderia transformar essa acapella de Am pra A, por exemplo?
      (porque no transposer do áudio muda apenas de A pra A#, pelo que entendi, seguindo as notas do teclado pra + ou – )
      – Teoria musical bem complexo e relativo. Mas na minha opinião, se for mudar, mude de A Maior (11B) para A# Maior (6B) por exemplo, A Menor (8A) para G menor (6A). Tem que entender que escala maior é escala maior, escala menor é escala menor.

      3- quando escolhemos os samples pra usar nos Drums ou FXs, geralmente não vem dizendo o tom de cada um
      nos samples packs, daí escolhemos algum que gostamos e colocamos no projeto… teriamos que está modificando
      o pitch de TODOS pra encaixar no tom da track?
      já vi comentários de “afinar a bateria”, porém isso muda o timbre escolhido.
      ou essa questão de tonalidade é “apenas” pra vocais e synths?
      – É sempre bom ter sua bateria dentro do campo harmônico, mas é muito relativo também. No inicio afinava sempre, mas depois acabei me acostumando e a maioria do samples que escolho estão afinados, ou seja, depende muito da pratica de cada 1.
      Uma dica é analisa no espectro, ou qualquer plugin que analisa.

      Espero que tenha curtido.

      • Victor Ramos

        13 de fevereiro de 2019

        showww!! Essa questão de tonalidade musical me deixou sempre com um pé atrás… kkkk mas, abriu muito minha mente! dicas anotadas e vamo que vamooo!!

        • MKMN Expert

          13 de fevereiro de 2019

          Por isso é bom estudar mais a fundo Teoria Musical. Curso mostra o caminho e na minha opinião isso é muito individual para cada um, mesmo depois do curso é preciso continuar evoluindo, se não você fica pra trás.

          Tive que aprender mais a fundo e do meu jeito.

          Eu decorei todas as escalas, e hoje traduzi do meu jeito para leitura do Mixed In Key. Por exemplo Lá Menor/Am é o 8A. E a escala seria 10A,8B,7A,9A,7B e 9B. Esse é meu jeito de ver as escalas.

          Lembrando que não é Felippe Senne aqui. rs

          Espero que tenha compreendido minha forma de ver as escalas. Abraços!

  • Marcos Paulo

    7 de março de 2019

    Não sei se é por conta do meu Ableton estar na função Demo, mas os pontilhados mostrados na automação pelo mouse não aparecem na line mesmo alterando pelo auto filter, nas opções do group feito não tem a opção de auto filter

      • Marcos Paulo

        7 de março de 2019

        Será que é por conta de estar no modo Midi?

        • MKMN Expert

          7 de março de 2019

          Faaala, Marcos!

          É só clicar no botão la em cima, perto do cadeado, logo acima do primeiro canal.

          Abraços.

          • Marcos Paulo

            8 de março de 2019

            O Auto Filter do Ableton 10 é um pouquinho diferente, ainda tenho dificuldades em usar ele da melhor forma, mas vou continuar o curso, talvez aprenda a usar mais pra frente

          • MKMN Expert

            8 de março de 2019

            Live 10 atualizou muita coisa.
            Aconselho a buscar review no youtube, Marcos! Vários canais que explicam essa mudança do 9 para o 10.

            Abraços.

  • Jhoni Matheus

    7 de março de 2019

    Eu uso o Ableton 10 Suite e nele não aparecem essas linhas rosas da automacão nem aqueles quadrinhos em baixo do nome (kick, bass, vocal…). como faço para aparecerem?

    • MKMN Expert

      8 de março de 2019

      Falaaa Jhoni,

      É só clicar no botão la em cima, perto do cadeado, logo acima do primeiro canal.
      Dá uma olhada na imagem do @disqus_jhXdbjhHIm:disqus.

      Abraços.

  • Matheus Henrique F. Cardoso

    21 de março de 2019

    Fala ai, Senne!
    Estava fazendo automação de pitch em canal midi de forma ascendente assim como mostrado na aula, porém eu queria ir um pouco mais pros agudos. É possível alterar o range? Se não for possível, tem alguma outra forma de eu alcançar essas notas mais agudas nessa subida? Tentei criar outro clip mid e meio que começar da nota em que tinha parado, mas não deu muito certo haha.

    • MKMN Expert

      21 de março de 2019

      Faaala Matheus, tudo bom?

      Tá usando qual VSTi?

  • Andy Beats

    24 de maio de 2019

    Olá Senne , muito bom o curso ,vale cada centavo do investimento , preciso de uma ajuda aqui , como adiciono o pacote de presets de reverb do Abletunes ao Ableton , baixei mais nāo sei como adciona-lo !

    • MKMN Expert

      25 de maio de 2019

      Falaa Andy,

      É só adicionar eles da mesma forma que você adicionar seus samples, pelo Add Folder.
      Abraços.

  • Gustavo Kendler

    24 de junho de 2019

    Boa noite,Senne!, então seguinte, gostaria de saber se vai ter alguma aula ou explicação de como fazer FM,lead conversation usando automações com os osciladores de algum plugin externo com o serum, pois a vertente que eu quero começar a produzir (fullon/psytrance) usa e abusa desses recursos

    • MKMN Expert

      25 de junho de 2019

      Faala Gustavo,

      Tudo bem?

      Dá uma conferida neste Mastermind sobre a síntese FM e todas as suas possibilidades para sound design, principalmente Bass e Leads.

      http://bit.ly/Mastermind-Sintese-FM

      Qualquer duvida é só falar.
      Abraços.

  • level rustic bar bar

    31 de julho de 2019

    aula top em senne