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199 Comments

  • James Araujo

    15 de novembro de 2014

    Senne,parece que voce entrou na minha cabeça, pegou 95% do que eu estou tendo dificuldade e dai fez essa aula hahaha . top man! Mao na massa!! Vamos que Vamos!! Foco e muito trabalho!! Deu uma motivada grande (maior ainda) agora hehehe

  • Geovan

    15 de novembro de 2014

    Senne, a cada aula nova que voçê trás para nós cresce minha motivação para produção. Obrigado cara.

    Aproveitando, gostaria de indicar uma música para analize de melodia pois tenho usado ela como referência para a maioria das coisas que faço ou tento fazer. Plastik Funk Tujamo – WHO
    Dentro do que voçê falou dentro da aula cai bem como exemplo de algo simples que fez sucesso.

  • dj juninho carioca

    16 de novembro de 2014

    Tirei muitas duvidas e aprendi muito! Super aula! Fico imaginando o que os grandes mestres da musica classica fariam hoje em dia com essa tecnologia! No final dos anos 80 a dupla Tony Moran e Alberte Cabrera ” The Latin Rascals” lançaram um disco seguindo essa ideia: https://www.youtube.com/watch?v=O62X2fd69kM&list=PLsoTC3800Rxq7cMDR4Ux9LbTA8mrhpwHZ

  • Pablo Faria

    17 de novembro de 2014

    Mais uma aula fodastica, o senne é o cara e vai entra para historia, obrigado por tudo cara!!!!

  • Marcio Sudo

    17 de novembro de 2014

    Aula top! Como sempre…
    Uma das musicas que eu gosto muito e escuto o tempo todo, e se encaixa perfeitamente nesse quesito de “simplicidade” e “melodia repetitiva” é a Pjanoo do Eric Prydz… https://www.youtube.com/watch?v=llfNRGQ7Tlg

  • Yudi Watanabe

    17 de novembro de 2014

    valeu senne! tive uma boa idéia sobre Hooks que estavam me deixando em dúvidas referente às minhas produções!

  • Paulo Filh O

    17 de novembro de 2014

    Sene se ja usou a Escala Pentatonica para fazer suas melodias??

    • Felippe Senne

      26 de novembro de 2014

      Acho que já usei sim, fica mais simples.

  • Carlos Pedrotti Geraldes

    17 de novembro de 2014

    Sobre I AM !
    Acho que foi a música mais apaixonante do Ano pra mim!
    mas, realmente eu mostrava para os outros, eles pouco se ligavam pra Track ! haha
    E realmente reparei que ela não tinha algo que chamasse a atenção !

    • Vitor Nagashima

      14 de janeiro de 2015

      Aí veio o Deorro em tempos de complextro caindo no esquecimento e fez o drop mais brutal animalesco e único do ano.. Hahaha

  • Bruninho Faria

    26 de novembro de 2014

    mano.. tem essa galera que canta em polifonia rss.. eles geram uma espécie de ressonância usando a cavidade bucal e garganta sei lá rss vc já viu?

    http://brunofrancesco.com.br/cantar/o-canto-polifonico-ou-overtone-throat-singing/

    • Felippe Senne

      26 de novembro de 2014

      Tô ligado nessa doideira, quando gravei a aula imaginei que alguém fosse comentar isso… hehehehehe

      • Bruninho Faria

        28 de novembro de 2014

        pod crer xD doidera msm haha

  • Everton JK

    26 de novembro de 2014

    Oi Senne! Não sei se tem a ver com essa aula, mas sempre tive a seguinte dúvida: É possível afinar uma bateria?
    Por exemplo, meu kick eu sempre procuro alterar e deixar no tom (ou na quinta da escala)…
    Mas e outros elementos, como hats, clap, snare, ride, percussão em geral.. É possível afinar tudo para conseguir uma bateria 100 afinada?
    Abraços e obrigado desde já!

    • Felippe Senne

      26 de novembro de 2014

      Everton, pra elementos que soam mais graves e médios é possível e aconselhável sempre afiná-los pra ficar dentro da escala da música (como snare, kick, percussões, tom-toms, etc), mas elementos muito agudos, como hi hats, é mais difícil perceber a nota deles, e na minha opinião eu não acho tão essencial… porém tudo é possível, e as vezes pode ser q subindo o pitch de um hi hat, crash, ride, etc, pode ser q encaixe melhor na sua track, tem q ir experimentando.

  • Bruninho Faria

    28 de novembro de 2014
  • Gabriel Aser

    6 de janeiro de 2015

    Hook mais famoso da história hahahaha’ https://www.youtube.com/watch?v=1w7OgIMMRc4

  • Igor Lisboa

    13 de janeiro de 2015

    Acho a melodia da Snowblind do Au5 também incrível, não pode-se dizer que é simples maas… hahaha

    • Felippe Senne

      14 de janeiro de 2015

      Sonzeiraaaa, não conhecia ainda.

      • Igor Lisboa

        14 de janeiro de 2015

        aquele tal de au5 é um maestro hahah

  • Djimon

    4 de fevereiro de 2015
  • Breno Moura

    5 de fevereiro de 2015

    Senne porque voce duplicou a tonica e deixou ela uma oitava a baixo noa canal dos acordes?

    • Breno Moura

      5 de fevereiro de 2015

      Mais outras duas coisas Senne, primeiro, existe algum comando parecido com o fold para mostrar apenas as notas da escala que eu to compondo? Segundo, montei um hook que achei muito musical e simples, realmente gostei, porem quando fui olhar uma nota que se repete numa frequencia de 1/1 compassos esta fora do tom, fora da escala, porem soa bem musical, ao corrigir tanto para a nota mais proxima acima ou abaixo da escala não ficou tão bom, tão musical aos meus ouvidos quanto a nota fora de tom, como proceder? Deixo fora de tom e produzo ou esqueço a frase musical e parto pra outra?

      • Felippe Senne

        6 de fevereiro de 2015

        Sobre o fold, tem um macetinho que vc pode fazer: basta preencher as notas da escala que vc quer trabalhar, desativá-las (tecla 0) e movê-las pra antes do compasso, e apertar o FOLD no MIDI clip. Dessa forma o Ableton vai isolar apenas as teclas da escala em questão, e vc poderá montá-la livremente depois.

        E sobre a nota fora do tom soar bem, cara, por mim eu mandaria brasa com ela mesmo, a música tem suas “regras”, mas a regra principal é soar bem… então se vc pegou emprestada uma nota fora da escala e soou legal, DANE-SE a teoria! hehehehe

    • Felippe Senne

      6 de fevereiro de 2015

      Dupliquei pra que ela servisse como o baixo do acorde, geralmente é assim que os pianistas tocam os acordes.

  • David Britto

    17 de fevereiro de 2015

    Aula Sensacional Senne, vi um mundo se abrindo em minha mente, eu estava numa contramão lascada com as melodias, to me sentindo livre, o curso ta demais, trabalho muito bem feito…Parabéns ;D

  • Alexandro da Silva

    2 de março de 2015

    Realmente esse piano como base ajuda a criar bem os ritmos e melodias, e criar isso era minha maior dificuldade.

    Aos poucos chego lá 🙂

  • Guest

    12 de abril de 2015

    Sei que não tem nada a ver com a aula de hoje mais estava fuçando no meu face a achei isso pra quem ainda não consegue montar um Bassline seria legal da uma olhada no artivo desta pagina bom muitos computadores traduz a pagina o meu traduziu entao se for bom da uma olhada vai que te ajuda :3

    http://promusicproducers.com/10-common-bassline-patterns-in-edm/

  • Jhon Lamonier

    12 de abril de 2015

    Sei que não tem nada a ver com a aula de hoje mais estava fuçando no meu face a achei isso pra quem ainda não consegue montar um Bassline seria legal da uma olhada no artivo desta pagina bom muitos computadores traduz a pagina o meu traduziu entao se for bom da uma olhada vai que te ajuda.

    http://promusicproducers.com/10-common-bassline-patterns-in-edm/

  • Pierre Rufino

    18 de abril de 2015

    1200 Micrograms – High Paradise (Sesto Sento Remix)
    Logo de início um Hook marcante 😉
    https://www.youtube.com/watch?v=GcT9m8PpCW0

  • Diego Ferreira

    25 de abril de 2015

    Qual a teoria para fazer uma melodia da linha do canto ? Tipo qndo VC baixa um arquivo midi vem aquela melodia da linha da voz tocando as notas que esta sendo cantando .

  • Pedro Lourenço

    3 de maio de 2015

    Senne agnt poderia citar como exemplo também Ocarina do Dimitri Vegas & Like Mike and parceria com Wolpack que quando eles tocam todo mundo grita a melodia da track,e ainda se não me engano é uma melodia de 8 compassos !!Ótima aula,parabéns irmão.

  • Felipe Sosa

    30 de maio de 2015

    Admiro muito a sua facilidade pra criar melodias, sem ouvir nada, só no instinto!!!

  • Israel Kling

    8 de junho de 2015

    Ótima aula Senne, muitas dúvidas sanadas aqui… Já que pessoal está enviando umas músicas com Hooks, pra mim uma marcante que a galera vai a loucura: https://www.youtube.com/watch?v=uwQT-r-lXWg

  • Space Vital

    10 de junho de 2015

    Quero ver você concordar Senne! O hook desse track é foda!!!!

    https://www.youtube.com/watch?v=9vMh9f41pqE

    • Felippe Senne

      10 de junho de 2015

      Concordo plenamente, Space, não é a toa que se tornou um mega hit!

  • Daniel Maoli

    21 de junho de 2015

    Exemplo PERFEITO de Call-and-Response é o drop dessa música

    https://www.youtube.com/watch?v=UXcQF1205o8

  • MobsterBSB

    12 de agosto de 2015

    Um grande exemplo de Hook : Tujamo & plastik funk – who
    Quando eu tocava essa track todos na pista esperavam o WHO!!!

  • Ralph Anthony Monteleone

    14 de agosto de 2015

    Ah nota tonica vai ser sempre a nota mais grave?

    • Felippe Senne

      14 de agosto de 2015

      Ralph, na minha opinião essa não é a melhor forma de se pensar, mas, se vc pegar uma escala qualquer, naturalmente a primeira nota da escala, a tônica, vai ser a mais grave sim.

  • André Lucousk

    3 de setembro de 2015

    Essa foi a aula mais ToP, TOP, tOp de todas até agora! É a cereja do bolo.. Eu acho que é aqui a fronteira do iniciante para o avançado. Não sei o que vai rolar daqui pra frente, mas tenho certeza que minhas músicas nunca mais serão as mesmas depois desta aula. Valeu Mestre!

  • Tobias

    16 de setembro de 2015

    aula fantástica Senne!!

  • Lucas Barreto

    28 de setembro de 2015

    Poderiamos dizer que UUUUH UUUUUH! Tiko’s Groove também seria um HOOK… bem memorável essa parte!!

    • Felippe Senne

      29 de setembro de 2015

      Com certeza, Lucas! Outra do Tiko’s que tem um hook forte é a “Don’t Know What To Do”, na parte que diz “I can probably say”… todo mundo gritava essa parte nos clubs na época! hehehe

  • Marcelo Weber

    10 de outubro de 2015

    Eae Felippe,eu estou tendo problemas com o sylenth1 na hora que eu crio camadas de melodias com timbres diferentes cada um,e quando eu pauso e aperto play de novo os timbres mudam para o Init todos eles.

  • Marcelo Weber

    10 de outubro de 2015
  • Fernando

    5 de novembro de 2015

    Um otimo exemplo de call and responde é a musica do Nicky Romero – Feet on the ground que o arno coast remixou. Ele usou um call and responde sem sar vocal e nem mudar o timbre da melodia mas ficou muito visivel, e a música foi um mega hit. Essa forma que o Senne aborta mostrando pesquisas, entrevistas e etc é muito foda faz com com o processo de aprendizagem fique bem mais interessente parabéns Senne.

    • Felippe Senne

      6 de novembro de 2015

      É um ótimo exemplo mesmo, Fernando! 🙂

  • Jean Marco

    6 de novembro de 2015

    Com certeza esse hook não pode ser esquecido…
    https://www.youtube.com/watch?v=SSbBvKaM6sk

  • Jean Marco

    7 de novembro de 2015

    Como eu consigo diferenciar acordes maiores e menores pelo HookTheory igual você pegou os mais populares aí? Quando tiver maiusculo significa acordes maiores e minusculo menores?

    • Felippe Senne

      7 de novembro de 2015

      Jean, isso mesmo, quando os algarismos romanos são maiúsculos quer dizer que o acorde é maior (ex: I, IV, V, etc), e quanto é minúsculo significa que é menor (ex: i, iv, v).

      • Jean Marco

        7 de novembro de 2015

        Mais uma coisa, no caso do vídeo era [vi] e você colocou no G#2, não seria no A2?

        • Felippe Senne

          8 de novembro de 2015

          É porque eu estava trabalhando com a escala de C menor natural, e nessa escala o sexto grau é G#.

          • Guilherme Alves

            18 de fevereiro de 2016

            tbm fiquei com dúvidas nessa parte aí

  • Jean Marco

    7 de novembro de 2015

    Mais uma coisa, no caso do vídeo era [vi] e você colocou no G#2, não seria no A2?

  • jonathans

    17 de novembro de 2015

    professor , eu tenho uma duvida mas não é sobre a aula. nas minhas produçoes no ableton ( uso tambem o reason) eu reparei que em alguns kicks que tenho em audio , as vezes o ataque deles náo sao imediatos mesmo estando perfeitos no gride . a soluçao seria cortar estar sobra na frente deles ?
    comprei alguns plugins e tambem o sylenth . porem não consigo instalar . se tiver algum forma de me explicar como faço pra instalar plugins no ableton . valew senne.

  • Alexandre Sant Anna

    3 de dezembro de 2015

    Como todas outras aulas, essa foi foda de mais. Esse video do House Mafia no final fala tudo. O quanto e dificil ter uma boa ideia, até quando se ja é um produtor profissional. Antigamente eu era assim, saia criando uma track, produzia, nem sabia mixar, e saia postando na internet, era todo afobado e depois que comecei a fazer curso na MKN toda minha forma de pensar mudou. Cada dia que passa, cada dia que paro para estudar os videos eu vejo o quanto foi importante e satisfatorio comprar o curso. Não esta sendo um curso que comprei como outros, e ficou de lado. Realmente foi algo que investi e que esta mudando toda minha técnicae me dando mais conhecimento, isso que é satisfatorio num curso. É voce começar uma aula, e aquilo te prender e você só tem aprender com tudo aquilo, muito bom mesmo senne. Esta de parabéns mestre. Mais uma vez muito obrigado. Vamos para aula 8. Fui!!!

    • Felippe Senne

      4 de dezembro de 2015

      Que bom q tá curtindo o curso e absorvendo a filosofia, Alex, fico muito feliz! 🙂

  • Wíctor

    6 de janeiro de 2016

    Esse vocal apenas ´´bass“ pode também ser considerado um hook ou por ser na track inteira é só o vocal? Valeuu
    https://www.youtube.com/watch?v=G7SZ8bdBDPQ

    • Felippe Senne

      7 de janeiro de 2016

      Wictor, com certeza esse vocal é o grande hook da track! 🙂

  • Carlos Santos Jr.

    12 de janeiro de 2016

    @felippesenne:disqus blz? que aula perfeita !! demais muitas coisas clarearam principalmente a composição da melodia que é um belo pé na roda, mas fiquei com uma dúvida em um ponto, a melodia em si qual seria o ponto ideal para ela começar? seria na intro? nos breaks? ou não tem uma regra ela começa em qualquer parte da música ? acrescentando mais você aconselharia começar a melodia na intro e ir com ela até o final mas como vc disse na aula ela indo sendo transformada/desmembrada alterando-se até o final.Um bom exemplo disse foi a sinfonia do beethoven

    • Felippe Senne

      12 de janeiro de 2016

      Que bom que curtiu, Carlos. E sobre a sua pergunta, isso depende do tipo de música que vc faz… como vc comentou, em música clássica (como a de Beethoven), é apresentado um tema/motivo, e durante toda a peça o compositor vai brincando com ele, criando variações, escondendo e trazendo ele de volta (se vc quiser dar uma aprofundada, dá uma pesquisada sobre as formas de composição de música erudita).

      No nosso mundo (música popular) é tudo bem mais simples, basta vc pegar algumas músicas que vc gosta, e dar uma estudada como o compositor/produtor apresenta e trabalha com a ideia principal da música… na minha opinião esse é o melhor exercício que vc pode fazer pra entender como as músicas que vc gosta funcionam, depois aprender a fazer algo parecido, e no futuro usar isso como base e criar seu próprio estilo.

      • Carlos Santos Jr.

        12 de janeiro de 2016

        Shoooow Sene! obrigado pela esplanada e irei fazer essa pesquisa sim me interessou bastante esse “tipo” de música

  • Douglas Branco

    21 de janeiro de 2016

    Aula muito boa e esclarecedora! Abriu demais a minha mente!

    • Felippe Senne

      23 de janeiro de 2016

      Show de bola, Douglas! 🙂

  • Alysson Alessandro

    17 de fevereiro de 2016

    Que. Aula. Top!!! eu. Amo Criar. Melodias. no ableton, Porem, eu não tinha. uma direção. certa. mais depois. dessa, Aula. eu percebi. que as. coisas. fazem. sentidos. agora. Parabéns!!! Senne!!! e Obrigado!!! Por Tudo!!!

  • Carlos Eduardo

    22 de fevereiro de 2016

    https://www.youtube.com/watch?v=Y3QfalVyVj4

    uma melodia muito marcante dos 4:35 pra frente

  • Welington Parode

    3 de março de 2016

    Senne, eu tenho uma tabela de notas e elas contem a seguinte informação:
    Tríade Maior e Tríade menor, seria a escala natural maior e menor?
    Exemplo que está na tabela:

    • Felippe Senne

      3 de março de 2016

      Well, nesse gráfico ele mostra como formar os acordes de 3 notas (tríades) a partir de cada nota, e também os acordes que pertencem a escala maior de cada nota.

      • Welington Parode

        3 de março de 2016

        Notas musicais ainda me intrigam bastante, gosto muito de bootleg’s, dependendo do tom da musica eu não sei quais oitavas usar.
        Um exemplo seria dá música Eurythmics – Sweet Dreams, que estou iniciando.
        O Tom dela é D# e suas notas correspondem a Cm, Ab, G e F…
        Tu teria alguma dica para me dar referente a isso, uma “luz” ? hahaha
        Obs.: Quando quero fazer um bootleg, gosto apenas de usar o vocal da música original.

        • Felippe Senne

          3 de março de 2016

          Wellington, o ideal é vc usar um preset de um timbre parecido, ou usar um piano mesmo, e ir tocando as notas/acordes em oitavas altas ou baixas, até achar em qual delas foi tocada a música original.

  • Élio Dutra

    6 de abril de 2016

    Um exemplo de HOOK da atualidade!!!

    Calvin Harris – How Deep Is Your Love

    Quem é Dj e toca essa musica, sabe que pode baixar a musica toda e deixara galera cantar.
    aposto que já passou por isso @felippesenne:disqus kkkkk

    Muito boa aula esse passa a passo pra criar a melodia, é muito bom ate pra não ta inspirado ajuda muito ater um ponto de partida showw!!!

    • Felippe Senne

      7 de abril de 2016

      É excelente mesmo, aliás, o Calvin Harris é um grande mestre em músicas “hooky”. 🙂

  • João Escobar

    21 de abril de 2016

    Um excelente exemplo de call-and-response com uma melodia meeeega simples no Drop:
    https://www.youtube.com/watch?v=IQKsLOPK_ls

  • Eder D. Silva

    31 de maio de 2016

    as melodias na maioria delas são feitas com leads e synths?

  • DjPamela Anderson

    9 de junho de 2016

    Bom dia Senne!No caso,se eu quisesse colocar um vocal na minha track mas que não fosse uma acapella famosa e tals.
    Caramba,não estou conseguindo explicar o que quero.É…vamos lá!Como se cria um vocal para uma música?
    Não sei se essa é a pergunta correta…rsrsrsrs

    • Felippe Senne

      10 de junho de 2016

      Pamela, pra você criar um vocal original pra sua música, você precisa ter uma letra/melodia, e um(a) cantor(a) para gravá-la. Bastar gravar o vocal e colocar na sua produção. Na teoria é simples, já na prática….. hehehehe.

      • DjPamela Anderson

        11 de junho de 2016

        Bom dia Senne!Imaginei que seria assim mesmo.Mas Senne,é tão complicado assim na prática?
        Gostaria muito de colocar um vocal original em uma faixa minha.É complicado mais não é “impossível” né,devido eu ser uma iniciante?Ah,obrigada pela atenção!

        • Felippe Senne

          11 de junho de 2016

          De forma alguma é impossível, inclusive recomendo desde o início vc se esforçar pra encontrar bons parceiros musicais pra cantar em suas músicas.

          • DjPamela Anderson

            18 de junho de 2016

            Boa tarde Senne!Essa parceria eu já tenho ,são ex participantes do The Voice.Agora só falta eu fazer a minha parte ,então mãos a obra.Tenha um ótimo fds!

  • Jhonatan Morais

    17 de junho de 2016

    Senne boa noite, gostei muito da aula. Me abriu muito a ideia, mas como não entendo nada de teoria musical tenho uma dúvida, caso eu tenha um projeto montado na escala C, ai vou no splice e acho uma melodia que esta em (Bm) e um vocal que está em (E) posso usar na minha track, ou eu teria que colocar só elementos da mesma escala.
    Bom desculpe se a pergunta for meio besta, mas não entendo nada sobre escalas e notas fico totalmente perdido quanto a isso.
    Abraços.

    • Felippe Senne

      17 de junho de 2016

      Jhonatan, nesse caso o ideal é vc procurar por samples que estejam na mesma escala sim, assim fica mais fácil de tudo combinar.

      • Jhonatan Morais

        17 de junho de 2016

        Entendi, na real é o que eu estou fazendo, só comprando samples na escala C por enquanto..
        Abraços e obrigado.

  • Rafael Hassegawa

    21 de junho de 2016

    que TOP… viajei na psicologia… de ouvir a música e ficar ouvindo depois prestando a atenção nos outros instrumentos… kkk quando eu me viciei mesmoooo em música, foi com uma música da sheryl crow… juro por Deus no céu q eu escutei ela durante mais de 5 anos, umas 5 vezes por dia ou mais, ao ponto da minha família brigar comigo… kkk foi quando eu aprendi sobre o que cada instrumento faz na música… meu vício até hoje… mas faz total sentido isso… acho que por isso q eu escuto uma mesma música 987987 vezes…. quero escutar tudo que ela tem pra oferecer…. muito bom o video

  • Rafael Hassegawa

    21 de junho de 2016

    ja que postaram aqui vou postar uma 😛 GALERAAAA não é eletrônica… mas essa música mudou minha vida, literalmente… quando ouvi esse riff de guitarra da introdução os pelos do meu braço arrepiaram LITERALMENTE… foi uma viagem muito louca <3 é até hoje a música q mais amo na vida :-p resultado: roubei um violão da minha tia e aprendi a tocar baixo… se todas notas q tocam nessa música kkkk já devo ter escutado pra la de 4 mil vezes… kkk Sheryl Crow produziu, tocou o Wurlitzer na produção, o Hammond B3, O BAIXO!!! e a percussão… a guitarra no refrão é um guitarrista dela e a guitarra principal é uma mulher tb que ja tocou com o grande Prince!!! o solo de wurlizter dessa música é surreal <3 escuto ate hoje… 18 anos de amor já kkkk https://www.youtube.com/watch?v=AmIlUKo4dQc

  • Bruno New

    10 de julho de 2016

    Senne, podemos dizer que o “SOMEBODY” seria o HOOK? Lembro que na época vários DJS tocavam essa música remixada e a galera só cantava o SOMEBODY (rs).

    https://www.youtube.com/watch?v=gnhXHvRoUd0

    • Felippe Senne

      11 de julho de 2016

      Bruno, eu diria que seria “Use Somebody” mesmo, mas a ideia é essa mesmo.

  • Gabriel Joni

    12 de julho de 2016

    Desenhe o contorno da melodia, é o que Senne?

  • Marcos Roberto

    21 de setembro de 2016

    Senne man nos 42 min voce volta tudo como era rapidinho, oque aperta e oque faz pra voltar no devido lugar do jeito que você fez

    • Felippe Senne

      21 de setembro de 2016

      Marcos, usei o famoso comando “Voltar” mesmo, hehehehe… Control + Z ou Command + Z.

  • Diogo Dazevedo

    30 de novembro de 2016

    Ótima aula Senne, Parabéns!!!!
    Adorei!!!!

  • Gabriel Mitsui

    9 de janeiro de 2017

    Porra Senne! que aula sensacional sem essa aula acho q nunca sairia do lugar muito obrigado
    o incrivel e que essa musica do swedish house mafia – One veio de ideias que ja existente mas q eles souberam utilizar perfeitamente…

  • Daniel Martins

    11 de janeiro de 2017

    Assistindo essa aula em 2017, e como não associar um hook que gruda e funciona, como o desta música?
    https://www.youtube.com/watch?v=KzfH2iPGjwo

    • Felippe Senne

      12 de janeiro de 2017

      Com certeza, tanto do vocal, quanto do bassline! Não é a toa que é hit nas pistas. 🙂

  • Alberto Wagner

    12 de janeiro de 2017

    https://www.youtube.com/watch?v=wD0Mm6WIcYs
    Não acredito que ninguém ainda mencionou essa delícia de track!! hahaha

    • Felippe Senne

      16 de janeiro de 2017

      Mega hit!

    • Mendes Netto

      16 de agosto de 2017

      Mestre!

  • Lucas Thiago

    15 de janeiro de 2017

    Pra mim, essa musica tem um baita de um Hook!!!!!

    https://www.youtube.com/watch?v=GuAtcpFQpMw

    • Felippe Senne

      16 de janeiro de 2017

      É fortíssimo mesmo, foi um mega hit!

  • Lucas Gomercindo

    20 de janeiro de 2017

    Essa foi a aula mais foda. Isso de começar com uma boa ideia é sem duvida a maior verdade pois chega direto ao ponto da produção sem ficar como uma babaca na frente do daw esperando algo cair do céu.

    • Felippe Senne

      20 de janeiro de 2017

      Com certeza, melhor começar com uma boa matéria-prima! 🙂

  • Nanda and Delamura

    20 de janeiro de 2017

    Hooks! No meu ver essa tem um que é muito forte ….. Espero estar certo … Quanto tocava assim que começava o OOOh ohhhh só isso bastava ate parece que a musica poderia ser o o OOOhh OOhhh que era suficiente ne precisava de tocar resto … kkkk

    https://www.youtube.com/watch?v=bD8BM7A7lmg

  • Thomas Correa

    22 de janeiro de 2017

    Pq no acorde 6 tu colocou G#?
    Na aula fundamental pelo q tu mostrou, seria Menor F e Maior Am?

    • Felippe Senne

      24 de janeiro de 2017

      Thomas, G# é o sexto grau da escala de C menor.

  • daniel dornelles

    30 de janeiro de 2017

    Fala senne, como se diz aqui no sul, me caiu os butiá do bolso agora vendo essas melodias mega simples, e tocadas assim no piano parece até coisa de musica infantil, mais são incrivelmente musicais e bem marcantes. E gostaria de saber se esses caras fizeram isso de propósito, se eles aplicaram técnicas de criação ou se simplesmente usaram o ouvido e os sentimentos. Talvez essa seja uma pergunta sem resposta, mais vai lá. hahahaha. abraços.

    • Felippe Senne

      30 de janeiro de 2017

      Daniel, a gente vai ver essa parte de Teoria Musical, Harmonia e Composição mais a frente no curso, mas na maioria das vezes é improvisando mesmo, vai tocando, vendo oq soa bem, até mesmo assobiando, cantarolando, depois vai editando, ajustando, e tá pronto! 😛

  • Paulo Lassance

    2 de fevereiro de 2017

    segredo do sucesso: “oooh oooh’s” kkkkk

    • Felippe Senne

      21 de fevereiro de 2017

      Sem dúvida, mais fácil de cantar assim! hehehe

  • Den'Allen

    20 de fevereiro de 2017

    Pra mim um hook muito forte é o início de Thriller, do Michael Jackson! Você escuta e já sabe o que vem pela frente, haha!

    Senne, uma dúvida que tenho: na composição musical, geralmente os caras fazem a música instrumental e só depois adicionam um vocal? Eles pegam uma letra já pronta de outro compositor e adaptam pra track instrumental? Ou criam uma melodia e depois transformam essa melodia em voz, com um cantor, letra e etc? Sempre tenho essa dúvida. Tenho muita vontade de criar original mix com letras legais, com voz e tudo, acho mais interessante e mais pop, porém tenho essa dúvida de como fazer.

    • Felippe Senne

      21 de fevereiro de 2017

      Com certezaaaaa, aquele riff de “Thriller” é violento!!!

      Sobre a dúvida: a forma mais comum é criar uma base instrumental, com a progressão de acordes, e depois improvisa-se uma melodia sobre os acordes (com um instrumento ou com a voz mesmo), e depois cria-se uma letra.

      Mas claro que isso é só uma forma, a criação pode começar de várias formas diferentes.

  • Eder D. Silva

    5 de março de 2017

    Senne!
    Nessa musica aos 0:43 seg entra um elemento bem agudo como a gente pode chamar e como mais ou menos é feito?acredito que é um hook que marca a musica.
    Abrass

    • Felippe Senne

      8 de março de 2017

      Qual música exatamente, Eder?

      • Eder D. Silva

        8 de março de 2017

        esqueci de por o link kkk
        https://youtu.be/U879CBXLkM0

        • Felippe Senne

          9 de março de 2017

          Ah sim, isso é feito com o próprio vocal, eles subiram o pitch dele lá no alto, aí soa como se fosse um synth, ou um gato, sei lá! hehehehe

  • Paulo Sergio

    10 de abril de 2017

    Senne como eu sei a tonica de uma escala, Nao e primeira nota ?, Pq no exemplo do levels “30:00 min” A Primeira nota era F# Mais vc dize que era a E, Pode me explicar

    • Felippe Senne

      11 de abril de 2017

      Paulo, a tônica é como chamamos sim a primeira nota da escala, porém uma melodia pode começar em outra nota diferente da tônica.

      • Paulo Sergio

        15 de abril de 2017

        E como eu identifico a tônica?

        • Felippe Senne

          17 de abril de 2017

          Paulo, a forma mais lógica (porém não tão simples) de saber qual é o tom, seria vc analisar quais são as notas tocadas na melodia, e ir identificando o intervalo entre elas, afim de ir montando uma possível escala (Maior ou menor), dessa forma conseguindo descobrir qual é a tônica.

          • Paulo Sergio

            19 de abril de 2017

            Ok, no workshop de teoria musical deve falar mais a respeito, neh ?

          • Felippe Senne

            19 de abril de 2017

            Sim!!

  • Single Track

    10 de maio de 2017

    top !!!

  • Alexandre Reis

    29 de maio de 2017

    Estou chorando com essa aula, muito obrigado Senne!

  • Patrick Alves

    16 de junho de 2017

    Body Language . . Jax Jones malandrinho né ? hehehehe

  • Patrick Alves

    16 de junho de 2017

    Body Language . . Jax Jones malandrinho né ? hehehehe

    Sobre as melodias eu imaginava que seria uma coisa mirabolante mas o ponto de partida de criar notas somente em uma tônica predominante e depois espalhando torna algo que era “dificil” totalmente simples.

    Agora ta uma duvida, percebi ou to enganado que voce na hora da criação da melodia meio que “fugiu” um pouco dos conceitos de arpejos e ostinato e fez algo mais independente . . provável que isso não seja regra rs

    E outra coisa tambem que vi foi quando vc criou os acordes e ainda alem disso colocou uma nota (4) “embaixo” dos acordes . . seria algo pra incrementar mais o som da harmonia ? ou apenas uma experimentação ao seu gosto ?

    To muito atrasado nas aulas Felippe mas to acompanhando. Ta ruim de eu acompanhar e assistir as aulas todos os dias. Nao sei se isso é prejudicial rs

    Abs

  • Patrick Alves

    16 de junho de 2017

    Body Language . . Jax Jones malandrinho né ? hehehehe

    Sobre as melodias eu imaginava que seria uma coisa mirabolante mas o ponto de partida de criar notas somente em uma tônica predominante e depois espalhando torna algo que era “dificil” totalmente simples.

    Agora ta uma duvida, percebi ou to enganado que voce na hora da criação da melodia meio que “fugiu” um pouco dos conceitos de arpejos e ostinato e fez algo mais independente . . provável que isso não seja regra rs

    E outra coisa tambem que vi foi quando vc criou os acordes e ainda alem disso colocou uma nota (4) “embaixo” dos acordes . . seria algo pra incrementar mais o som da harmonia ? ou apenas uma experimentação ao seu gosto ?

    To muito atrasado nas aulas Felippe mas to acompanhando. Ta ruim de eu acompanhar e assistir as aulas todos os dias. Nao sei se isso é prejudicial rs

    (Eu gosto de Taio Cruz – Hangover :p )

    Abs

    • Felippe Senne

      19 de junho de 2017

      Patrick, em qual parte da aula vc se refere?

      • Patrick Alves

        19 de junho de 2017

        Me refiro na aula 3 do Módulo Fundamental de Harmonia e Melodia.

  • MUKA ROMERO

    10 de julho de 2017

    Aula muito importante para construção da musica, anotei muito coisa que pode me ajudar na produção. Valeu

  • Matheus Baldissarella

    27 de julho de 2017

    um professor de harmonia e contraponto falou que saltos de 6ª normalmente soam bem. Pra mim sempre funcionou; mas realmente é pra usar pouco, qualquer salto.

    • Felippe Senne

      1 de agosto de 2017

      Pois é, Matheus, vc pode dar um salto de sexta, mas depois é legal ir voltando aos poucos, passo a passo.

  • Ruan Filipe

    31 de agosto de 2017

    Senne, meu problema e achar timbres bons para fazer a melodia, não sei oque uso é complicado!

    • Leonardo

      1 de setembro de 2017

      Vai do que você pretendo criar amigo, se é um pluck ou algo do tipo use as aulas sobre Synths onde ele explica certinho como programar alguns plucks, ou se for o caso de drops (prog house) use alguns leads que combinem, vai fuçando a biblioteca de presets de seus plug ins 🙂

      • Felippe Senne

        2 de setembro de 2017

        Complementando oq o Leo falou: oq vc pode pra ir montando bons timbres é refazer a melodia de alguma track que vc gosta, e ir pesquisando timbres em presets de synths favoritos, até encontrar algum que soe próximo.

        Por experiência própria vc vai ver a quantidade de produtores que usam presets bem comuns dos synths, hehehe.

  • Távio Pires

    1 de dezembro de 2017

    https://www.youtube.com/watch?v=NygQ7TVXB9U
    E aqui tbm está outra música clássica com o hook altíssimo…

  • Phillipe Tenório

    8 de janeiro de 2018

    Senne, o drop dessa música – 0:37 – é um exemplo de Call-and-Response?
    Obrigado!!

    https://www.youtube.com/watch?v=DG8kp-DUJiE

    • Felippe Senne

      8 de janeiro de 2018

      Exatamente, meu xará, é uma conversa do vocal com aquele som meio picotado, ótimo exemplo.

  • Fabio Baccari

    10 de janeiro de 2018

    Fala Senne! Mais uma aula descomplicado a nossa vida e abrindo nossa mente! hahaha

    Bom sobre HOOK acho que esse foi um dos mais intensos de 2017 certo? Pelo que vejo aqui tem mais de 1 hook certo? Guitarra (base), synths e vocal?

    https://youtu.be/2Y6Nne8RvaA

    • Felippe Senne

      16 de janeiro de 2018

      Pode-se dizer que sim, mas sem dúvida o hook principal é o “sax”.

  • Fabio Baccari

    10 de janeiro de 2018

    Sente mais uma duvida. Estou montando uma melodia em G#. No caso tenho vários samples em G se eu for no transpose eu consigo deixar # ou b? Ou tenho que jogar num simpler e ajustar?

    • Felippe Senne

      16 de janeiro de 2018

      Sim, nesse caso é só subir um semitom que seu sample em G irá soar em G#.

  • Raphael Augusto Guedes

    14 de janeiro de 2018

    “Chega na dominante ele se assusta e volta pra casa” KKKKKKK ótima analogia Senne!!!

  • Raphael Augusto Guedes

    17 de janeiro de 2018

    Senne, obrigado por ter feito essa atividade de criar 8 ideias, tava meio desanimado ultimamente porque tava travado em um projeto, mas dai fiz essas 8 ideias, e teve umas 2 que gostei bastante do resultado ahahaha

    • Felippe Senne

      19 de janeiro de 2018

      Nesse caso: mais é mais! heheheheh…. Parabéns pelo empenho, Rapha.

  • Caio Lira

    31 de janeiro de 2018

    Senne, novamente, parabéns pela Aula. Essa com certeza abriu muito minha mente. Estou com uma duvida de como produzir as melodias, por exemplo, na imagem abaixo, esta correta a melodia, seguindo uma escala maior de Do (C2)??

    Abaixo também estão os acordes maiores nos graus I → V → vi → IV.

    https://uploads.disquscdn.com/images/6aaf4b59c357588e492659788b63529f78ca70130eb8d01a9acdb18bf9fa22e3.jpg

    O que eu gostaria de saber realmente eh como me guio pelos acordes, por exemplo, utilizo somente as notas dos acordes para fazer as melodias, ou sigo apenas os graus entre maior e menor, sem saltar as notas?

    https://uploads.disquscdn.com/images/be39f39cbe635ff8be1f454b6d0389546fac910a73c84778d3c655863074f1ff.jpg

    • Felippe Senne

      6 de fevereiro de 2018

      Caio, os acordes estão certinhos. Sobre a melodia, vc pode seguir das duas formas: usar apenas notas do acorde que está tocando no momento, ou fazer nessa linha que vc fez, usando várias notas… claro que dessa forma vc vai ter q ser mais cuidadoso, mas ambas as formas são válidas.

      • Caio Lira

        6 de fevereiro de 2018

        Entendi Senne, muito obrigado pelo FeedBack. Como estava em duvida nessa parte de teoria musical, dei uma assistida no WorkShop. Assim, deu pra esclarecer todas as duvidas. Obrigado e novamente parabéns.

  • Matheus Nomassage

    10 de fevereiro de 2018

    Muito massa essa noção musical em geral que o curso passa pra gente!!!

  • Gabriel Nunes

    23 de fevereiro de 2018

    Ótima aula, Prof. Questão harmônica e melódica me pega até hoje… Mas com luta vamos chegar lá!!!

  • Omar Neves

    21 de março de 2018

    Que aula foda Senne! Parabéns demais! Aula libertadora essa, hahaha

    Aproveitando, vi um vídeo pouco antes de assistir sua aula, vídeo lançado a poucos dias. Um vídeo descontraído e que mostra a importância de uma boa melodia, to com a música na cabeça até agora
    E pra quem quer ver do que eu estou falando e rir um pouco, segue o vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=VolhGYrpu28&feature=youtu.be

    Um abraço!

  • DR Zago

    7 de abril de 2018

    Senne, suas aulas são uma inspiração!

    Minha dúvida não é sobre a aula mas preciso muito saber: Você recomenda um site para compra de samples ? Eu estou em duvida em qual site confiar para uma boa compra, achei o Splice um custo beneficio interessante [ não sei se você ja utilizou]. E o download de samples piratas ferra com o artista que for lançar profissionalmente? Obrigado!

    • Felippe Senne

      10 de abril de 2018

      Que bom que está curtindo, Zago! 🙂

      Sobre os samples, eu recomendo altamente o Splice Sounds, é excelente o serviço.

      Sobre samples piratas: isso não vai te causar problemas, mas não é das melhores práticas, né? 😛

  • Lucas Bordinhon

    8 de maio de 2018
    • MKMN Expert

      12 de maio de 2018

      É preciso melhorar Lucas. 😉

      Dá uma olhada neste exemplo de drop aqui:
      https://www.youtube.com/watch?v=PjIh5jlqILc
      Lead pergunta e o vocal “Hey Hey Hey” responde.

      • Lucas Bordinhon

        12 de maio de 2018
        • Thiago Duplicata

          22 de agosto de 2018

          Lucas, blz? posso dar minha opinião? Acho que melhorou bastante a segunda ideia comparada com a primeira, porém não sei o que é especificamente mas desde o primeiro áudio a melodia parece soar um pouco fora da tonalidade dos acordes, não sei se é algum tipo de efeito que você colocou como um flanger ou chorus ou se de fato é algo relacionado a estrutura dos acordes com a melodia. Abraço, espero ter ajudado. Qualquer coisa manda um screenshot dos MIDI, q se puder ajudar eu digo algo.

  • Bruno Leal

    11 de julho de 2018

    senne, tenho umas duvidas sobre algumas coisas do tipo..

    Se estou fazendo uma track em “C menor” e quero colocar uns loops, shakers, hat, e variadas coisas que são essências para uma track, tenho que colocar todos esses elementos com a mesma nota?

    ou posso colo um loop que diz estar em “F#”?

    • MKMN Expert

      13 de julho de 2018

      Fala Bruno,

      Beleza?

      Na minha opinião, não vejo nescidade de afinar shakers e hats, mas também não é proibido.

      Agora percussões é sempre bom deixar afinada. 😉

      Abraços!

  • Felipe Fantone

    1 de agosto de 2018

    Gostei muito dessa aula! estou gostando muito das aulas mais teóricas.

  • Thiago Duplicata

    22 de agosto de 2018

    Muito boa essa aula! Esse passo a passo para criar melodias é muito útil inclusive pra ajudar nos bloqueios criativos. Uma outra dica principalmente para criar as basslines, mas que pode servir para as melodias ou hooks é jogar o MIDI do beat em um preset de synth e depois ir fazendo as modificações necessárias pra ficar musical. Abraço!

  • Ramon De Paula

    20 de setembro de 2018

    BOA TARDE!! o Felipe https://uploads.disquscdn.com/images/22cc8597e164c98c785bc19d43df12f38012f7887a3885b28ed904e517fc037f.jpg , o meu ableton começou umas fuleiragens, que quando o canal bate vermelho ele começa a estralar o som. oque pode ser isso? da uma olhada nessa imagem e ver se ta certo.

    • MKMN Expert

      20 de setembro de 2018

      Fala Ramon,

      Beleza?

      Por gentileza, pode enviar e-mail para info@[email protected]?
      Vamo resolver esses 2 problemas aí.

      Abraço!

      • Ramon De Paula

        19 de dezembro de 2018

        endereço “info@[email protected]” no campo “Para” não foi reconhecido. Verifique se todos os endereços estão corretos. deu essa msg quando eu fui tentar enviar

  • Ramon De Paula

    20 de setembro de 2018

    COMO FAZ PARA DESCOBRIR O TOM DO KICK?

    • MKMN Expert

      24 de setembro de 2018

      Ramon, você pode usar spectrum analyzer do Ableton. 😉

  • Joao Pedro Veiga Vasques

    31 de outubro de 2018

    Qual a possibilidade de fazer um tutorial de como criar melodias como o Avicii, no YouTube tem alguns bem fracos…

    • MKMN Expert

      31 de outubro de 2018

      Segredo nem tá em como fazer, e sim como imaginar ela na musica! .
      Segredo tá na hora de transferir imaginação para música, tem gente que faz de um jeito, tem gente que faz de outro. rsrs

      Abraço!

  • Matheus Cruz

    9 de dezembro de 2018

    senne, uma duvida, hoje em dia a galera que vem fazendo mais sucesso como vintage culture bruno be, etc, parece que a melodia vem embutida no baixo. Nao se ve muitas tracks com progressões melódicas como há uns anos atrás no EDM por exemplo. Estou meio perdido pq quando ouço as tracks da galera de hj q é minha referencia me parece que o baixo é o que tem de mais forte na musica. Como proceder pra me aproximar dessa linha de som? Pegar as tracks de referencia e tentar copia-las literalmente é um bom caminho? oque vejo mais de strings sao leads e arps nas tracks. As linhas de baixo no caso que seguem as progressões de acordes ao invés de notas sequenciadas em um piano por exemplo para se fazer a melodia? obrigado !

    • MKMN Expert

      10 de dezembro de 2018

      Fala Matheus,

      Beleza?

      Copia é um bom caminho para o aprendizado, é sempre bom entender mais a fundo como é feito. Eu aconselho sim!
      E o Bass na minha opinião é o ator principal do gênero. 😉

      Abraços!

  • Ramon De Paula

    19 de dezembro de 2018

    Bom dia Senne, meu ableton está dando esse erro a e que mostra a imagem, a e ele abre mais os vst nativos dele não aparece nem um, mais o mais curioso é que se eu abrir um projeto que eu tenha usado vsts nativos ele mostra no ableton mais nao aparece nem um no browser de vst some todos, só aparece os vst externos do ableton, e o problema sói se resolve quando eu desinstalo o ableton e instalo de novo, de vez enquanto eu faço isso , como eu faço para resolver essa situação de vez?https://uploads.disquscdn.com/images/9234eee11157a35ff2c7641aa8e6010bcb62409e4003045cbc1a60ad6cf420e9.png

    • MKMN Expert

      20 de dezembro de 2018

      Já respondemos você no e-mail. =D

  • Pedro Pacheco

    17 de fevereiro de 2019

    Uma dica rápida pra quem quer achar acordes de uma forma mais fácil. Usem esse site.
    https://autochords.com/

    • MKMN Expert

      18 de fevereiro de 2019

      Valeu, Pedro!

  • Mateus Araujo

    5 de março de 2019

    https://uploads.disquscdn.com/images/ba5415e1e144336b5f71d856fc05678bd52180b7e2f724f3afe3a94911db2c1f.png

    Senne em relação a essa imagem oque ta circulado em vermelho ao lado dos graus significa oque? estou tentando montar os acordes no piano roll mas não estou entendendo essas nomenclaturas. você sabe oque significa?

    • MKMN Expert

      7 de março de 2019

      Faala Mateus, Expert Team aqui.

      Add9 quer dizer adicionar o intervalo de nona ao acorde.
      Sus4 quer dizer mudar a nota “do meio” do acorde, nesse caso tocar uma nota acima do que seria.

      Tamo junto!

    • Gustavo Albernaz

      19 de outubro de 2019

      Eu assisti um curso de teoria musical que tem no YouTube de um cara chamado Eduardo Feldberg e anotei tudo no meu caderno bem organizadinho. Em menos de um mês aprendi todos esses bagulhos, até piano tô tocando agora. Recomendo pra quem quiser dar um up nos conhecimentos sobre teoria.

  • Lucas Patrick

    17 de março de 2019

    Qual o nome desse vídeo dos caras criando a musica no estúdio ?

  • Cardoso Siqueira

    22 de março de 2019

    Salve Mestre, na definição de melodia, disse sobre ser a voz principal da track. Talvez seja uma pergunta boba, mas fiquei em dúvidas.
    Se estou criando uma track com vocal, vocal completo, uma letra musical, não apenas algumas palavras. Nesse caso crio apenas a harmonia para acompanhar o vocal, ou devo criar uma melodia (notas únicas em sequências) mesmo assim?

    • MKMN Expert

      25 de março de 2019

      Faaala Cardoso!

      Neste caso eu criaria uma harmonia! Na minha opinião o vocal faria a melodia principal, e depois poderia entrar uma melodia. Depende muito de cada música produzida. Você pode usar melodias quando vocal para de cantar, pode fazer um solo em seguida.

  • Cau Bartholo

    15 de maio de 2019

    Arrepiei no vídeo do Booka Shade, hitzão que marcou a minha vida. Com essa aula evoluí um milhão, agora dar uma pausa e praticar. Gosto muito da aula com exemplos e vídeos, ajudam no entendimento. Sei que as aulas são antigas mas a maioria dos exemplos são de EDM, Dance, sinto falta de uns exemplos alternativos, undergrounds e tal. Mas de conteúdo de aula foda.

  • Libertatis

    8 de agosto de 2019

    Senne meu irmão, acho que essa aula mudou meu rumo. Obrigado.

  • Leo Santos

    10 de setembro de 2019

    Não entendi! Por que usou notas pretas na criação da melodia, se começou em C3? Você sempre diz que devemos sempre usar as notas brancas.

    • MKMN Expert

      10 de setembro de 2019

      Fala Leo,

      Tudo bom?

      Não sei te dizer especificamente, mas o simpler do Ableton faz a leitura do sample a partir da tecla C3. Por exemplo se vc arrastar um sample na nota sol e modificar meio tom de C3 para C#, na verdade ele tá indo de G para G#.

      Abraços.

      • Leo Santos

        10 de setembro de 2019

        Sim, esse lance do simpler eu sei, agora não sei se me expressei direito ou se não entendi.

        Eu falo especificamente do momento ” 1h13 ” do vídeo… Ele criou a melodia em C3, e na hora que foi variando as notas ele colocou um variante em D3 e depois ele colocou outra em D#, e fez a mesma coisa com o G3 e G#.

        Em todas as aulas do fundamental e até na anterior a esse, o senne sempre nos lembra usar notas brancas na escala maior quando começamos em C para a musica sempre soa… só que aí ele fez isso eu não entendi.

        Desculpa eu realmente fiquei encasquetado com isso hahaha

      • Leo Santos

        10 de setembro de 2019

        MKMN Expert, Obrigado pelo suporte!
        A questão era na parte 1h13 do vídeo, mas ví que ele estava usando uma escala menor natural, por isso que ele tava usando alguns sustenidos na criação da melodia. Meio que escapei a atenção mas voltei algumas vezes até entender…
        Valeu!

        • MKMN Expert

          10 de setembro de 2019

          Exatamente. Por exemplo um Dó menor (Cm) Tem D#,A#. Entendeu?

          Precisar é só falar.