Senne,parece que voce entrou na minha cabeça, pegou 95% do que eu estou tendo dificuldade e dai fez essa aula hahaha . top man! Mao na massa!! Vamos que Vamos!! Foco e muito trabalho!! Deu uma motivada grande (maior ainda) agora hehehe
Geovan
15 de novembro de 2014
Senne, a cada aula nova que voçê trás para nós cresce minha motivação para produção. Obrigado cara.
Aproveitando, gostaria de indicar uma música para analize de melodia pois tenho usado ela como referência para a maioria das coisas que faço ou tento fazer. Plastik Funk Tujamo – WHO
Dentro do que voçê falou dentro da aula cai bem como exemplo de algo simples que fez sucesso.
Tirei muitas duvidas e aprendi muito! Super aula! Fico imaginando o que os grandes mestres da musica classica fariam hoje em dia com essa tecnologia! No final dos anos 80 a dupla Tony Moran e Alberte Cabrera ” The Latin Rascals” lançaram um disco seguindo essa ideia: https://www.youtube.com/watch?v=O62X2fd69kM&list=PLsoTC3800Rxq7cMDR4Ux9LbTA8mrhpwHZ
Mais uma aula fodastica, o senne é o cara e vai entra para historia, obrigado por tudo cara!!!!
Marcio Sudo
17 de novembro de 2014
Aula top! Como sempre…
Uma das musicas que eu gosto muito e escuto o tempo todo, e se encaixa perfeitamente nesse quesito de “simplicidade” e “melodia repetitiva” é a Pjanoo do Eric Prydz… https://www.youtube.com/watch?v=llfNRGQ7Tlg
Yudi Watanabe
17 de novembro de 2014
valeu senne! tive uma boa idéia sobre Hooks que estavam me deixando em dúvidas referente às minhas produções!
Paulo Filh O
17 de novembro de 2014
Sene se ja usou a Escala Pentatonica para fazer suas melodias??
Sobre I AM !
Acho que foi a música mais apaixonante do Ano pra mim!
mas, realmente eu mostrava para os outros, eles pouco se ligavam pra Track ! haha
E realmente reparei que ela não tinha algo que chamasse a atenção !
Vitor Nagashima
14 de janeiro de 2015
Aí veio o Deorro em tempos de complextro caindo no esquecimento e fez o drop mais brutal animalesco e único do ano.. Hahaha
Bruninho Faria
26 de novembro de 2014
mano.. tem essa galera que canta em polifonia rss.. eles geram uma espécie de ressonância usando a cavidade bucal e garganta sei lá rss vc já viu?
Oi Senne! Não sei se tem a ver com essa aula, mas sempre tive a seguinte dúvida: É possível afinar uma bateria?
Por exemplo, meu kick eu sempre procuro alterar e deixar no tom (ou na quinta da escala)…
Mas e outros elementos, como hats, clap, snare, ride, percussão em geral.. É possível afinar tudo para conseguir uma bateria 100 afinada?
Abraços e obrigado desde já!
Everton, pra elementos que soam mais graves e médios é possível e aconselhável sempre afiná-los pra ficar dentro da escala da música (como snare, kick, percussões, tom-toms, etc), mas elementos muito agudos, como hi hats, é mais difícil perceber a nota deles, e na minha opinião eu não acho tão essencial… porém tudo é possível, e as vezes pode ser q subindo o pitch de um hi hat, crash, ride, etc, pode ser q encaixe melhor na sua track, tem q ir experimentando.
Senne porque voce duplicou a tonica e deixou ela uma oitava a baixo noa canal dos acordes?
Breno Moura
5 de fevereiro de 2015
Mais outras duas coisas Senne, primeiro, existe algum comando parecido com o fold para mostrar apenas as notas da escala que eu to compondo? Segundo, montei um hook que achei muito musical e simples, realmente gostei, porem quando fui olhar uma nota que se repete numa frequencia de 1/1 compassos esta fora do tom, fora da escala, porem soa bem musical, ao corrigir tanto para a nota mais proxima acima ou abaixo da escala não ficou tão bom, tão musical aos meus ouvidos quanto a nota fora de tom, como proceder? Deixo fora de tom e produzo ou esqueço a frase musical e parto pra outra?
Sobre o fold, tem um macetinho que vc pode fazer: basta preencher as notas da escala que vc quer trabalhar, desativá-las (tecla 0) e movê-las pra antes do compasso, e apertar o FOLD no MIDI clip. Dessa forma o Ableton vai isolar apenas as teclas da escala em questão, e vc poderá montá-la livremente depois.
E sobre a nota fora do tom soar bem, cara, por mim eu mandaria brasa com ela mesmo, a música tem suas “regras”, mas a regra principal é soar bem… então se vc pegou emprestada uma nota fora da escala e soou legal, DANE-SE a teoria! hehehehe
Dupliquei pra que ela servisse como o baixo do acorde, geralmente é assim que os pianistas tocam os acordes.
David Britto
17 de fevereiro de 2015
Aula Sensacional Senne, vi um mundo se abrindo em minha mente, eu estava numa contramão lascada com as melodias, to me sentindo livre, o curso ta demais, trabalho muito bem feito…Parabéns ;D
Alexandro da Silva
2 de março de 2015
Realmente esse piano como base ajuda a criar bem os ritmos e melodias, e criar isso era minha maior dificuldade.
Aos poucos chego lá 🙂
Guest
12 de abril de 2015
Sei que não tem nada a ver com a aula de hoje mais estava fuçando no meu face a achei isso pra quem ainda não consegue montar um Bassline seria legal da uma olhada no artivo desta pagina bom muitos computadores traduz a pagina o meu traduziu entao se for bom da uma olhada vai que te ajuda :3
Sei que não tem nada a ver com a aula de hoje mais estava fuçando no meu face a achei isso pra quem ainda não consegue montar um Bassline seria legal da uma olhada no artivo desta pagina bom muitos computadores traduz a pagina o meu traduziu entao se for bom da uma olhada vai que te ajuda.
Qual a teoria para fazer uma melodia da linha do canto ? Tipo qndo VC baixa um arquivo midi vem aquela melodia da linha da voz tocando as notas que esta sendo cantando .
Pedro Lourenço
3 de maio de 2015
Senne agnt poderia citar como exemplo também Ocarina do Dimitri Vegas & Like Mike and parceria com Wolpack que quando eles tocam todo mundo grita a melodia da track,e ainda se não me engano é uma melodia de 8 compassos !!Ótima aula,parabéns irmão.
Admiro muito a sua facilidade pra criar melodias, sem ouvir nada, só no instinto!!!
Israel Kling
8 de junho de 2015
Ótima aula Senne, muitas dúvidas sanadas aqui… Já que pessoal está enviando umas músicas com Hooks, pra mim uma marcante que a galera vai a loucura: https://www.youtube.com/watch?v=uwQT-r-lXWg
Space Vital
10 de junho de 2015
Quero ver você concordar Senne! O hook desse track é foda!!!!
Ralph, na minha opinião essa não é a melhor forma de se pensar, mas, se vc pegar uma escala qualquer, naturalmente a primeira nota da escala, a tônica, vai ser a mais grave sim.
André Lucousk
3 de setembro de 2015
Essa foi a aula mais ToP, TOP, tOp de todas até agora! É a cereja do bolo.. Eu acho que é aqui a fronteira do iniciante para o avançado. Não sei o que vai rolar daqui pra frente, mas tenho certeza que minhas músicas nunca mais serão as mesmas depois desta aula. Valeu Mestre!
Tobias
16 de setembro de 2015
aula fantástica Senne!!
Lucas Barreto
28 de setembro de 2015
Poderiamos dizer que UUUUH UUUUUH! Tiko’s Groove também seria um HOOK… bem memorável essa parte!!
Com certeza, Lucas! Outra do Tiko’s que tem um hook forte é a “Don’t Know What To Do”, na parte que diz “I can probably say”… todo mundo gritava essa parte nos clubs na época! hehehe
Marcelo Weber
10 de outubro de 2015
Eae Felippe,eu estou tendo problemas com o sylenth1 na hora que eu crio camadas de melodias com timbres diferentes cada um,e quando eu pauso e aperto play de novo os timbres mudam para o Init todos eles.
Um otimo exemplo de call and responde é a musica do Nicky Romero – Feet on the ground que o arno coast remixou. Ele usou um call and responde sem sar vocal e nem mudar o timbre da melodia mas ficou muito visivel, e a música foi um mega hit. Essa forma que o Senne aborta mostrando pesquisas, entrevistas e etc é muito foda faz com com o processo de aprendizagem fique bem mais interessente parabéns Senne.
Como eu consigo diferenciar acordes maiores e menores pelo HookTheory igual você pegou os mais populares aí? Quando tiver maiusculo significa acordes maiores e minusculo menores?
Jean, isso mesmo, quando os algarismos romanos são maiúsculos quer dizer que o acorde é maior (ex: I, IV, V, etc), e quanto é minúsculo significa que é menor (ex: i, iv, v).
Jean Marco
7 de novembro de 2015
Mais uma coisa, no caso do vídeo era [vi] e você colocou no G#2, não seria no A2?
É porque eu estava trabalhando com a escala de C menor natural, e nessa escala o sexto grau é G#.
Guilherme Alves
18 de fevereiro de 2016
tbm fiquei com dúvidas nessa parte aí
Jean Marco
7 de novembro de 2015
Mais uma coisa, no caso do vídeo era [vi] e você colocou no G#2, não seria no A2?
jonathans
17 de novembro de 2015
professor , eu tenho uma duvida mas não é sobre a aula. nas minhas produçoes no ableton ( uso tambem o reason) eu reparei que em alguns kicks que tenho em audio , as vezes o ataque deles náo sao imediatos mesmo estando perfeitos no gride . a soluçao seria cortar estar sobra na frente deles ?
comprei alguns plugins e tambem o sylenth . porem não consigo instalar . se tiver algum forma de me explicar como faço pra instalar plugins no ableton . valew senne.
Como todas outras aulas, essa foi foda de mais. Esse video do House Mafia no final fala tudo. O quanto e dificil ter uma boa ideia, até quando se ja é um produtor profissional. Antigamente eu era assim, saia criando uma track, produzia, nem sabia mixar, e saia postando na internet, era todo afobado e depois que comecei a fazer curso na MKN toda minha forma de pensar mudou. Cada dia que passa, cada dia que paro para estudar os videos eu vejo o quanto foi importante e satisfatorio comprar o curso. Não esta sendo um curso que comprei como outros, e ficou de lado. Realmente foi algo que investi e que esta mudando toda minha técnicae me dando mais conhecimento, isso que é satisfatorio num curso. É voce começar uma aula, e aquilo te prender e você só tem aprender com tudo aquilo, muito bom mesmo senne. Esta de parabéns mestre. Mais uma vez muito obrigado. Vamos para aula 8. Fui!!!
Wictor, com certeza esse vocal é o grande hook da track! 🙂
Carlos Santos Jr.
12 de janeiro de 2016
@felippesenne:disqus blz? que aula perfeita !! demais muitas coisas clarearam principalmente a composição da melodia que é um belo pé na roda, mas fiquei com uma dúvida em um ponto, a melodia em si qual seria o ponto ideal para ela começar? seria na intro? nos breaks? ou não tem uma regra ela começa em qualquer parte da música ? acrescentando mais você aconselharia começar a melodia na intro e ir com ela até o final mas como vc disse na aula ela indo sendo transformada/desmembrada alterando-se até o final.Um bom exemplo disse foi a sinfonia do beethoven
Que bom que curtiu, Carlos. E sobre a sua pergunta, isso depende do tipo de música que vc faz… como vc comentou, em música clássica (como a de Beethoven), é apresentado um tema/motivo, e durante toda a peça o compositor vai brincando com ele, criando variações, escondendo e trazendo ele de volta (se vc quiser dar uma aprofundada, dá uma pesquisada sobre as formas de composição de música erudita).
No nosso mundo (música popular) é tudo bem mais simples, basta vc pegar algumas músicas que vc gosta, e dar uma estudada como o compositor/produtor apresenta e trabalha com a ideia principal da música… na minha opinião esse é o melhor exercício que vc pode fazer pra entender como as músicas que vc gosta funcionam, depois aprender a fazer algo parecido, e no futuro usar isso como base e criar seu próprio estilo.
Carlos Santos Jr.
12 de janeiro de 2016
Shoooow Sene! obrigado pela esplanada e irei fazer essa pesquisa sim me interessou bastante esse “tipo” de música
Douglas Branco
21 de janeiro de 2016
Aula muito boa e esclarecedora! Abriu demais a minha mente!
Que. Aula. Top!!! eu. Amo Criar. Melodias. no ableton, Porem, eu não tinha. uma direção. certa. mais depois. dessa, Aula. eu percebi. que as. coisas. fazem. sentidos. agora. Parabéns!!! Senne!!! e Obrigado!!! Por Tudo!!!
Senne, eu tenho uma tabela de notas e elas contem a seguinte informação:
Tríade Maior e Tríade menor, seria a escala natural maior e menor?
Exemplo que está na tabela:
Well, nesse gráfico ele mostra como formar os acordes de 3 notas (tríades) a partir de cada nota, e também os acordes que pertencem a escala maior de cada nota.
Welington Parode
3 de março de 2016
Notas musicais ainda me intrigam bastante, gosto muito de bootleg’s, dependendo do tom da musica eu não sei quais oitavas usar.
Um exemplo seria dá música Eurythmics – Sweet Dreams, que estou iniciando.
O Tom dela é D# e suas notas correspondem a Cm, Ab, G e F…
Tu teria alguma dica para me dar referente a isso, uma “luz” ? hahaha
Obs.: Quando quero fazer um bootleg, gosto apenas de usar o vocal da música original.
Wellington, o ideal é vc usar um preset de um timbre parecido, ou usar um piano mesmo, e ir tocando as notas/acordes em oitavas altas ou baixas, até achar em qual delas foi tocada a música original.
Élio Dutra
6 de abril de 2016
Um exemplo de HOOK da atualidade!!!
Calvin Harris – How Deep Is Your Love
Quem é Dj e toca essa musica, sabe que pode baixar a musica toda e deixara galera cantar.
aposto que já passou por isso @felippesenne:disqus kkkkk
Muito boa aula esse passa a passo pra criar a melodia, é muito bom ate pra não ta inspirado ajuda muito ater um ponto de partida showw!!!
Bom dia Senne!No caso,se eu quisesse colocar um vocal na minha track mas que não fosse uma acapella famosa e tals.
Caramba,não estou conseguindo explicar o que quero.É…vamos lá!Como se cria um vocal para uma música?
Não sei se essa é a pergunta correta…rsrsrsrs
Pamela, pra você criar um vocal original pra sua música, você precisa ter uma letra/melodia, e um(a) cantor(a) para gravá-la. Bastar gravar o vocal e colocar na sua produção. Na teoria é simples, já na prática….. hehehehe.
DjPamela Anderson
11 de junho de 2016
Bom dia Senne!Imaginei que seria assim mesmo.Mas Senne,é tão complicado assim na prática?
Gostaria muito de colocar um vocal original em uma faixa minha.É complicado mais não é “impossível” né,devido eu ser uma iniciante?Ah,obrigada pela atenção!
De forma alguma é impossível, inclusive recomendo desde o início vc se esforçar pra encontrar bons parceiros musicais pra cantar em suas músicas.
DjPamela Anderson
18 de junho de 2016
Boa tarde Senne!Essa parceria eu já tenho ,são ex participantes do The Voice.Agora só falta eu fazer a minha parte ,então mãos a obra.Tenha um ótimo fds!
Jhonatan Morais
17 de junho de 2016
Senne boa noite, gostei muito da aula. Me abriu muito a ideia, mas como não entendo nada de teoria musical tenho uma dúvida, caso eu tenha um projeto montado na escala C, ai vou no splice e acho uma melodia que esta em (Bm) e um vocal que está em (E) posso usar na minha track, ou eu teria que colocar só elementos da mesma escala.
Bom desculpe se a pergunta for meio besta, mas não entendo nada sobre escalas e notas fico totalmente perdido quanto a isso.
Abraços.
Jhonatan, nesse caso o ideal é vc procurar por samples que estejam na mesma escala sim, assim fica mais fácil de tudo combinar.
Jhonatan Morais
17 de junho de 2016
Entendi, na real é o que eu estou fazendo, só comprando samples na escala C por enquanto..
Abraços e obrigado.
Rafael Hassegawa
21 de junho de 2016
que TOP… viajei na psicologia… de ouvir a música e ficar ouvindo depois prestando a atenção nos outros instrumentos… kkk quando eu me viciei mesmoooo em música, foi com uma música da sheryl crow… juro por Deus no céu q eu escutei ela durante mais de 5 anos, umas 5 vezes por dia ou mais, ao ponto da minha família brigar comigo… kkk foi quando eu aprendi sobre o que cada instrumento faz na música… meu vício até hoje… mas faz total sentido isso… acho que por isso q eu escuto uma mesma música 987987 vezes…. quero escutar tudo que ela tem pra oferecer…. muito bom o video
Rafael Hassegawa
21 de junho de 2016
ja que postaram aqui vou postar uma 😛 GALERAAAA não é eletrônica… mas essa música mudou minha vida, literalmente… quando ouvi esse riff de guitarra da introdução os pelos do meu braço arrepiaram LITERALMENTE… foi uma viagem muito louca <3 é até hoje a música q mais amo na vida :-p resultado: roubei um violão da minha tia e aprendi a tocar baixo… se todas notas q tocam nessa música kkkk já devo ter escutado pra la de 4 mil vezes… kkk Sheryl Crow produziu, tocou o Wurlitzer na produção, o Hammond B3, O BAIXO!!! e a percussão… a guitarra no refrão é um guitarrista dela e a guitarra principal é uma mulher tb que ja tocou com o grande Prince!!! o solo de wurlizter dessa música é surreal <3 escuto ate hoje… 18 anos de amor já kkkk https://www.youtube.com/watch?v=AmIlUKo4dQc
Bruno New
10 de julho de 2016
Senne, podemos dizer que o “SOMEBODY” seria o HOOK? Lembro que na época vários DJS tocavam essa música remixada e a galera só cantava o SOMEBODY (rs).
Marcos, usei o famoso comando “Voltar” mesmo, hehehehe… Control + Z ou Command + Z.
Diogo Dazevedo
30 de novembro de 2016
Ótima aula Senne, Parabéns!!!!
Adorei!!!!
Gabriel Mitsui
9 de janeiro de 2017
Porra Senne! que aula sensacional sem essa aula acho q nunca sairia do lugar muito obrigado
o incrivel e que essa musica do swedish house mafia – One veio de ideias que ja existente mas q eles souberam utilizar perfeitamente…
Essa foi a aula mais foda. Isso de começar com uma boa ideia é sem duvida a maior verdade pois chega direto ao ponto da produção sem ficar como uma babaca na frente do daw esperando algo cair do céu.
Com certeza, melhor começar com uma boa matéria-prima! 🙂
Nanda and Delamura
20 de janeiro de 2017
Hooks! No meu ver essa tem um que é muito forte ….. Espero estar certo … Quanto tocava assim que começava o OOOh ohhhh só isso bastava ate parece que a musica poderia ser o o OOOhh OOhhh que era suficiente ne precisava de tocar resto … kkkk
Fala senne, como se diz aqui no sul, me caiu os butiá do bolso agora vendo essas melodias mega simples, e tocadas assim no piano parece até coisa de musica infantil, mais são incrivelmente musicais e bem marcantes. E gostaria de saber se esses caras fizeram isso de propósito, se eles aplicaram técnicas de criação ou se simplesmente usaram o ouvido e os sentimentos. Talvez essa seja uma pergunta sem resposta, mais vai lá. hahahaha. abraços.
Daniel, a gente vai ver essa parte de Teoria Musical, Harmonia e Composição mais a frente no curso, mas na maioria das vezes é improvisando mesmo, vai tocando, vendo oq soa bem, até mesmo assobiando, cantarolando, depois vai editando, ajustando, e tá pronto! 😛
Pra mim um hook muito forte é o início de Thriller, do Michael Jackson! Você escuta e já sabe o que vem pela frente, haha!
Senne, uma dúvida que tenho: na composição musical, geralmente os caras fazem a música instrumental e só depois adicionam um vocal? Eles pegam uma letra já pronta de outro compositor e adaptam pra track instrumental? Ou criam uma melodia e depois transformam essa melodia em voz, com um cantor, letra e etc? Sempre tenho essa dúvida. Tenho muita vontade de criar original mix com letras legais, com voz e tudo, acho mais interessante e mais pop, porém tenho essa dúvida de como fazer.
Com certezaaaaa, aquele riff de “Thriller” é violento!!!
Sobre a dúvida: a forma mais comum é criar uma base instrumental, com a progressão de acordes, e depois improvisa-se uma melodia sobre os acordes (com um instrumento ou com a voz mesmo), e depois cria-se uma letra.
Mas claro que isso é só uma forma, a criação pode começar de várias formas diferentes.
Eder D. Silva
5 de março de 2017
Senne!
Nessa musica aos 0:43 seg entra um elemento bem agudo como a gente pode chamar e como mais ou menos é feito?acredito que é um hook que marca a musica.
Abrass
Ah sim, isso é feito com o próprio vocal, eles subiram o pitch dele lá no alto, aí soa como se fosse um synth, ou um gato, sei lá! hehehehe
Paulo Sergio
10 de abril de 2017
Senne como eu sei a tonica de uma escala, Nao e primeira nota ?, Pq no exemplo do levels “30:00 min” A Primeira nota era F# Mais vc dize que era a E, Pode me explicar
Paulo, a forma mais lógica (porém não tão simples) de saber qual é o tom, seria vc analisar quais são as notas tocadas na melodia, e ir identificando o intervalo entre elas, afim de ir montando uma possível escala (Maior ou menor), dessa forma conseguindo descobrir qual é a tônica.
Paulo Sergio
19 de abril de 2017
Ok, no workshop de teoria musical deve falar mais a respeito, neh ?
Body Language . . Jax Jones malandrinho né ? hehehehe
Sobre as melodias eu imaginava que seria uma coisa mirabolante mas o ponto de partida de criar notas somente em uma tônica predominante e depois espalhando torna algo que era “dificil” totalmente simples.
Agora ta uma duvida, percebi ou to enganado que voce na hora da criação da melodia meio que “fugiu” um pouco dos conceitos de arpejos e ostinato e fez algo mais independente . . provável que isso não seja regra rs
E outra coisa tambem que vi foi quando vc criou os acordes e ainda alem disso colocou uma nota (4) “embaixo” dos acordes . . seria algo pra incrementar mais o som da harmonia ? ou apenas uma experimentação ao seu gosto ?
To muito atrasado nas aulas Felippe mas to acompanhando. Ta ruim de eu acompanhar e assistir as aulas todos os dias. Nao sei se isso é prejudicial rs
Body Language . . Jax Jones malandrinho né ? hehehehe
Sobre as melodias eu imaginava que seria uma coisa mirabolante mas o ponto de partida de criar notas somente em uma tônica predominante e depois espalhando torna algo que era “dificil” totalmente simples.
Agora ta uma duvida, percebi ou to enganado que voce na hora da criação da melodia meio que “fugiu” um pouco dos conceitos de arpejos e ostinato e fez algo mais independente . . provável que isso não seja regra rs
E outra coisa tambem que vi foi quando vc criou os acordes e ainda alem disso colocou uma nota (4) “embaixo” dos acordes . . seria algo pra incrementar mais o som da harmonia ? ou apenas uma experimentação ao seu gosto ?
To muito atrasado nas aulas Felippe mas to acompanhando. Ta ruim de eu acompanhar e assistir as aulas todos os dias. Nao sei se isso é prejudicial rs
Aula muito importante para construção da musica, anotei muito coisa que pode me ajudar na produção. Valeu
Matheus Baldissarella
27 de julho de 2017
um professor de harmonia e contraponto falou que saltos de 6ª normalmente soam bem. Pra mim sempre funcionou; mas realmente é pra usar pouco, qualquer salto.
Pois é, Matheus, vc pode dar um salto de sexta, mas depois é legal ir voltando aos poucos, passo a passo.
Ruan Filipe
31 de agosto de 2017
Senne, meu problema e achar timbres bons para fazer a melodia, não sei oque uso é complicado!
Leonardo
1 de setembro de 2017
Vai do que você pretendo criar amigo, se é um pluck ou algo do tipo use as aulas sobre Synths onde ele explica certinho como programar alguns plucks, ou se for o caso de drops (prog house) use alguns leads que combinem, vai fuçando a biblioteca de presets de seus plug ins 🙂
Complementando oq o Leo falou: oq vc pode pra ir montando bons timbres é refazer a melodia de alguma track que vc gosta, e ir pesquisando timbres em presets de synths favoritos, até encontrar algum que soe próximo.
Por experiência própria vc vai ver a quantidade de produtores que usam presets bem comuns dos synths, hehehe.
Pode-se dizer que sim, mas sem dúvida o hook principal é o “sax”.
Fabio Baccari
10 de janeiro de 2018
Sente mais uma duvida. Estou montando uma melodia em G#. No caso tenho vários samples em G se eu for no transpose eu consigo deixar # ou b? Ou tenho que jogar num simpler e ajustar?
Senne, obrigado por ter feito essa atividade de criar 8 ideias, tava meio desanimado ultimamente porque tava travado em um projeto, mas dai fiz essas 8 ideias, e teve umas 2 que gostei bastante do resultado ahahaha
Nesse caso: mais é mais! heheheheh…. Parabéns pelo empenho, Rapha.
Caio Lira
31 de janeiro de 2018
Senne, novamente, parabéns pela Aula. Essa com certeza abriu muito minha mente. Estou com uma duvida de como produzir as melodias, por exemplo, na imagem abaixo, esta correta a melodia, seguindo uma escala maior de Do (C2)??
Abaixo também estão os acordes maiores nos graus I → V → vi → IV.
O que eu gostaria de saber realmente eh como me guio pelos acordes, por exemplo, utilizo somente as notas dos acordes para fazer as melodias, ou sigo apenas os graus entre maior e menor, sem saltar as notas?
Caio, os acordes estão certinhos. Sobre a melodia, vc pode seguir das duas formas: usar apenas notas do acorde que está tocando no momento, ou fazer nessa linha que vc fez, usando várias notas… claro que dessa forma vc vai ter q ser mais cuidadoso, mas ambas as formas são válidas.
Caio Lira
6 de fevereiro de 2018
Entendi Senne, muito obrigado pelo FeedBack. Como estava em duvida nessa parte de teoria musical, dei uma assistida no WorkShop. Assim, deu pra esclarecer todas as duvidas. Obrigado e novamente parabéns.
Matheus Nomassage
10 de fevereiro de 2018
Muito massa essa noção musical em geral que o curso passa pra gente!!!
Gabriel Nunes
23 de fevereiro de 2018
Ótima aula, Prof. Questão harmônica e melódica me pega até hoje… Mas com luta vamos chegar lá!!!
Omar Neves
21 de março de 2018
Que aula foda Senne! Parabéns demais! Aula libertadora essa, hahaha
Aproveitando, vi um vídeo pouco antes de assistir sua aula, vídeo lançado a poucos dias. Um vídeo descontraído e que mostra a importância de uma boa melodia, to com a música na cabeça até agora
E pra quem quer ver do que eu estou falando e rir um pouco, segue o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VolhGYrpu28&feature=youtu.be
Minha dúvida não é sobre a aula mas preciso muito saber: Você recomenda um site para compra de samples ? Eu estou em duvida em qual site confiar para uma boa compra, achei o Splice um custo beneficio interessante [ não sei se você ja utilizou]. E o download de samples piratas ferra com o artista que for lançar profissionalmente? Obrigado!
Lucas, blz? posso dar minha opinião? Acho que melhorou bastante a segunda ideia comparada com a primeira, porém não sei o que é especificamente mas desde o primeiro áudio a melodia parece soar um pouco fora da tonalidade dos acordes, não sei se é algum tipo de efeito que você colocou como um flanger ou chorus ou se de fato é algo relacionado a estrutura dos acordes com a melodia. Abraço, espero ter ajudado. Qualquer coisa manda um screenshot dos MIDI, q se puder ajudar eu digo algo.
Bruno Leal
11 de julho de 2018
senne, tenho umas duvidas sobre algumas coisas do tipo..
Se estou fazendo uma track em “C menor” e quero colocar uns loops, shakers, hat, e variadas coisas que são essências para uma track, tenho que colocar todos esses elementos com a mesma nota?
ou posso colo um loop que diz estar em “F#”?
MKMN Expert
13 de julho de 2018
Fala Bruno,
Beleza?
Na minha opinião, não vejo nescidade de afinar shakers e hats, mas também não é proibido.
Agora percussões é sempre bom deixar afinada. 😉
Abraços!
Felipe Fantone
1 de agosto de 2018
Gostei muito dessa aula! estou gostando muito das aulas mais teóricas.
Thiago Duplicata
22 de agosto de 2018
Muito boa essa aula! Esse passo a passo para criar melodias é muito útil inclusive pra ajudar nos bloqueios criativos. Uma outra dica principalmente para criar as basslines, mas que pode servir para as melodias ou hooks é jogar o MIDI do beat em um preset de synth e depois ir fazendo as modificações necessárias pra ficar musical. Abraço!
Por gentileza, pode enviar e-mail para info@[email protected]?
Vamo resolver esses 2 problemas aí.
Abraço!
Ramon De Paula
19 de dezembro de 2018
endereço “info@[email protected]” no campo “Para” não foi reconhecido. Verifique se todos os endereços estão corretos. deu essa msg quando eu fui tentar enviar
Ramon De Paula
20 de setembro de 2018
COMO FAZ PARA DESCOBRIR O TOM DO KICK?
MKMN Expert
24 de setembro de 2018
Ramon, você pode usar spectrum analyzer do Ableton. 😉
Joao Pedro Veiga Vasques
31 de outubro de 2018
Qual a possibilidade de fazer um tutorial de como criar melodias como o Avicii, no YouTube tem alguns bem fracos…
MKMN Expert
31 de outubro de 2018
Segredo nem tá em como fazer, e sim como imaginar ela na musica! .
Segredo tá na hora de transferir imaginação para música, tem gente que faz de um jeito, tem gente que faz de outro. rsrs
Abraço!
Matheus Cruz
9 de dezembro de 2018
senne, uma duvida, hoje em dia a galera que vem fazendo mais sucesso como vintage culture bruno be, etc, parece que a melodia vem embutida no baixo. Nao se ve muitas tracks com progressões melódicas como há uns anos atrás no EDM por exemplo. Estou meio perdido pq quando ouço as tracks da galera de hj q é minha referencia me parece que o baixo é o que tem de mais forte na musica. Como proceder pra me aproximar dessa linha de som? Pegar as tracks de referencia e tentar copia-las literalmente é um bom caminho? oque vejo mais de strings sao leads e arps nas tracks. As linhas de baixo no caso que seguem as progressões de acordes ao invés de notas sequenciadas em um piano por exemplo para se fazer a melodia? obrigado !
MKMN Expert
10 de dezembro de 2018
Fala Matheus,
Beleza?
Copia é um bom caminho para o aprendizado, é sempre bom entender mais a fundo como é feito. Eu aconselho sim!
E o Bass na minha opinião é o ator principal do gênero. 😉
Abraços!
Ramon De Paula
19 de dezembro de 2018
Bom dia Senne, meu ableton está dando esse erro a e que mostra a imagem, a e ele abre mais os vst nativos dele não aparece nem um, mais o mais curioso é que se eu abrir um projeto que eu tenha usado vsts nativos ele mostra no ableton mais nao aparece nem um no browser de vst some todos, só aparece os vst externos do ableton, e o problema sói se resolve quando eu desinstalo o ableton e instalo de novo, de vez enquanto eu faço isso , como eu faço para resolver essa situação de vez?https://uploads.disquscdn.com/images/9234eee11157a35ff2c7641aa8e6010bcb62409e4003045cbc1a60ad6cf420e9.png
MKMN Expert
20 de dezembro de 2018
Já respondemos você no e-mail. =D
Pedro Pacheco
17 de fevereiro de 2019
Uma dica rápida pra quem quer achar acordes de uma forma mais fácil. Usem esse site. https://autochords.com/
Senne em relação a essa imagem oque ta circulado em vermelho ao lado dos graus significa oque? estou tentando montar os acordes no piano roll mas não estou entendendo essas nomenclaturas. você sabe oque significa?
MKMN Expert
7 de março de 2019
Faala Mateus, Expert Team aqui.
Add9 quer dizer adicionar o intervalo de nona ao acorde.
Sus4 quer dizer mudar a nota “do meio” do acorde, nesse caso tocar uma nota acima do que seria.
Tamo junto!
Gustavo Albernaz
19 de outubro de 2019
Eu assisti um curso de teoria musical que tem no YouTube de um cara chamado Eduardo Feldberg e anotei tudo no meu caderno bem organizadinho. Em menos de um mês aprendi todos esses bagulhos, até piano tô tocando agora. Recomendo pra quem quiser dar um up nos conhecimentos sobre teoria.
Lucas Patrick
17 de março de 2019
Qual o nome desse vídeo dos caras criando a musica no estúdio ?
Cardoso Siqueira
22 de março de 2019
Salve Mestre, na definição de melodia, disse sobre ser a voz principal da track. Talvez seja uma pergunta boba, mas fiquei em dúvidas.
Se estou criando uma track com vocal, vocal completo, uma letra musical, não apenas algumas palavras. Nesse caso crio apenas a harmonia para acompanhar o vocal, ou devo criar uma melodia (notas únicas em sequências) mesmo assim?
MKMN Expert
25 de março de 2019
Faaala Cardoso!
Neste caso eu criaria uma harmonia! Na minha opinião o vocal faria a melodia principal, e depois poderia entrar uma melodia. Depende muito de cada música produzida. Você pode usar melodias quando vocal para de cantar, pode fazer um solo em seguida.
Cau Bartholo
15 de maio de 2019
Arrepiei no vídeo do Booka Shade, hitzão que marcou a minha vida. Com essa aula evoluí um milhão, agora dar uma pausa e praticar. Gosto muito da aula com exemplos e vídeos, ajudam no entendimento. Sei que as aulas são antigas mas a maioria dos exemplos são de EDM, Dance, sinto falta de uns exemplos alternativos, undergrounds e tal. Mas de conteúdo de aula foda.
Libertatis
8 de agosto de 2019
Senne meu irmão, acho que essa aula mudou meu rumo. Obrigado.
Leo Santos
10 de setembro de 2019
Não entendi! Por que usou notas pretas na criação da melodia, se começou em C3? Você sempre diz que devemos sempre usar as notas brancas.
MKMN Expert
10 de setembro de 2019
Fala Leo,
Tudo bom?
Não sei te dizer especificamente, mas o simpler do Ableton faz a leitura do sample a partir da tecla C3. Por exemplo se vc arrastar um sample na nota sol e modificar meio tom de C3 para C#, na verdade ele tá indo de G para G#.
Abraços.
Leo Santos
10 de setembro de 2019
Sim, esse lance do simpler eu sei, agora não sei se me expressei direito ou se não entendi.
Eu falo especificamente do momento ” 1h13 ” do vídeo… Ele criou a melodia em C3, e na hora que foi variando as notas ele colocou um variante em D3 e depois ele colocou outra em D#, e fez a mesma coisa com o G3 e G#.
Em todas as aulas do fundamental e até na anterior a esse, o senne sempre nos lembra usar notas brancas na escala maior quando começamos em C para a musica sempre soa… só que aí ele fez isso eu não entendi.
Desculpa eu realmente fiquei encasquetado com isso hahaha
Leo Santos
10 de setembro de 2019
MKMN Expert, Obrigado pelo suporte!
A questão era na parte 1h13 do vídeo, mas ví que ele estava usando uma escala menor natural, por isso que ele tava usando alguns sustenidos na criação da melodia. Meio que escapei a atenção mas voltei algumas vezes até entender…
Valeu!
MKMN Expert
10 de setembro de 2019
Exatamente. Por exemplo um Dó menor (Cm) Tem D#,A#. Entendeu?
199 Comments
James Araujo
15 de novembro de 2014Senne,parece que voce entrou na minha cabeça, pegou 95% do que eu estou tendo dificuldade e dai fez essa aula hahaha . top man! Mao na massa!! Vamos que Vamos!! Foco e muito trabalho!! Deu uma motivada grande (maior ainda) agora hehehe
Geovan
15 de novembro de 2014Senne, a cada aula nova que voçê trás para nós cresce minha motivação para produção. Obrigado cara.
Aproveitando, gostaria de indicar uma música para analize de melodia pois tenho usado ela como referência para a maioria das coisas que faço ou tento fazer. Plastik Funk Tujamo – WHO
Dentro do que voçê falou dentro da aula cai bem como exemplo de algo simples que fez sucesso.
dj juninho carioca
16 de novembro de 2014Tirei muitas duvidas e aprendi muito! Super aula! Fico imaginando o que os grandes mestres da musica classica fariam hoje em dia com essa tecnologia! No final dos anos 80 a dupla Tony Moran e Alberte Cabrera ” The Latin Rascals” lançaram um disco seguindo essa ideia: https://www.youtube.com/watch?v=O62X2fd69kM&list=PLsoTC3800Rxq7cMDR4Ux9LbTA8mrhpwHZ
Pablo Faria
17 de novembro de 2014Mais uma aula fodastica, o senne é o cara e vai entra para historia, obrigado por tudo cara!!!!
Marcio Sudo
17 de novembro de 2014Aula top! Como sempre…
Uma das musicas que eu gosto muito e escuto o tempo todo, e se encaixa perfeitamente nesse quesito de “simplicidade” e “melodia repetitiva” é a Pjanoo do Eric Prydz… https://www.youtube.com/watch?v=llfNRGQ7Tlg
Yudi Watanabe
17 de novembro de 2014valeu senne! tive uma boa idéia sobre Hooks que estavam me deixando em dúvidas referente às minhas produções!
Paulo Filh O
17 de novembro de 2014Sene se ja usou a Escala Pentatonica para fazer suas melodias??
Felippe Senne
26 de novembro de 2014Acho que já usei sim, fica mais simples.
Carlos Pedrotti Geraldes
17 de novembro de 2014Sobre I AM !
Acho que foi a música mais apaixonante do Ano pra mim!
mas, realmente eu mostrava para os outros, eles pouco se ligavam pra Track ! haha
E realmente reparei que ela não tinha algo que chamasse a atenção !
Vitor Nagashima
14 de janeiro de 2015Aí veio o Deorro em tempos de complextro caindo no esquecimento e fez o drop mais brutal animalesco e único do ano.. Hahaha
Bruninho Faria
26 de novembro de 2014mano.. tem essa galera que canta em polifonia rss.. eles geram uma espécie de ressonância usando a cavidade bucal e garganta sei lá rss vc já viu?
http://brunofrancesco.com.br/cantar/o-canto-polifonico-ou-overtone-throat-singing/
Felippe Senne
26 de novembro de 2014Tô ligado nessa doideira, quando gravei a aula imaginei que alguém fosse comentar isso… hehehehehe
Bruninho Faria
28 de novembro de 2014pod crer xD doidera msm haha
Everton JK
26 de novembro de 2014Oi Senne! Não sei se tem a ver com essa aula, mas sempre tive a seguinte dúvida: É possível afinar uma bateria?
Por exemplo, meu kick eu sempre procuro alterar e deixar no tom (ou na quinta da escala)…
Mas e outros elementos, como hats, clap, snare, ride, percussão em geral.. É possível afinar tudo para conseguir uma bateria 100 afinada?
Abraços e obrigado desde já!
Felippe Senne
26 de novembro de 2014Everton, pra elementos que soam mais graves e médios é possível e aconselhável sempre afiná-los pra ficar dentro da escala da música (como snare, kick, percussões, tom-toms, etc), mas elementos muito agudos, como hi hats, é mais difícil perceber a nota deles, e na minha opinião eu não acho tão essencial… porém tudo é possível, e as vezes pode ser q subindo o pitch de um hi hat, crash, ride, etc, pode ser q encaixe melhor na sua track, tem q ir experimentando.
Bruninho Faria
28 de novembro de 2014hook mítico xD
http://www.youtube.com/watch?v=0J2QdDbelmY
Felippe Senne
28 de novembro de 2014Esse é imbatível.
Gabriel Aser
6 de janeiro de 2015Hook mais famoso da história hahahaha’ https://www.youtube.com/watch?v=1w7OgIMMRc4
Gabriel Aser
6 de janeiro de 2015outro hook fodastico: https://www.youtube.com/watch?v=1lyu1KKwC74
Felippe Senne
14 de janeiro de 2015Esse riff é imbatível!
Igor Lisboa
13 de janeiro de 2015Acho a melodia da Snowblind do Au5 também incrível, não pode-se dizer que é simples maas… hahaha
Felippe Senne
14 de janeiro de 2015Sonzeiraaaa, não conhecia ainda.
Igor Lisboa
14 de janeiro de 2015aquele tal de au5 é um maestro hahah
Djimon
4 de fevereiro de 2015NEVEEER!!!
https://www.youtube.com/watch?v=93ASUImTedo
Breno Moura
5 de fevereiro de 2015Senne porque voce duplicou a tonica e deixou ela uma oitava a baixo noa canal dos acordes?
Breno Moura
5 de fevereiro de 2015Mais outras duas coisas Senne, primeiro, existe algum comando parecido com o fold para mostrar apenas as notas da escala que eu to compondo? Segundo, montei um hook que achei muito musical e simples, realmente gostei, porem quando fui olhar uma nota que se repete numa frequencia de 1/1 compassos esta fora do tom, fora da escala, porem soa bem musical, ao corrigir tanto para a nota mais proxima acima ou abaixo da escala não ficou tão bom, tão musical aos meus ouvidos quanto a nota fora de tom, como proceder? Deixo fora de tom e produzo ou esqueço a frase musical e parto pra outra?
Felippe Senne
6 de fevereiro de 2015Sobre o fold, tem um macetinho que vc pode fazer: basta preencher as notas da escala que vc quer trabalhar, desativá-las (tecla 0) e movê-las pra antes do compasso, e apertar o FOLD no MIDI clip. Dessa forma o Ableton vai isolar apenas as teclas da escala em questão, e vc poderá montá-la livremente depois.
E sobre a nota fora do tom soar bem, cara, por mim eu mandaria brasa com ela mesmo, a música tem suas “regras”, mas a regra principal é soar bem… então se vc pegou emprestada uma nota fora da escala e soou legal, DANE-SE a teoria! hehehehe
Felippe Senne
6 de fevereiro de 2015Dupliquei pra que ela servisse como o baixo do acorde, geralmente é assim que os pianistas tocam os acordes.
David Britto
17 de fevereiro de 2015Aula Sensacional Senne, vi um mundo se abrindo em minha mente, eu estava numa contramão lascada com as melodias, to me sentindo livre, o curso ta demais, trabalho muito bem feito…Parabéns ;D
Alexandro da Silva
2 de março de 2015Realmente esse piano como base ajuda a criar bem os ritmos e melodias, e criar isso era minha maior dificuldade.
Aos poucos chego lá 🙂
Guest
12 de abril de 2015Sei que não tem nada a ver com a aula de hoje mais estava fuçando no meu face a achei isso pra quem ainda não consegue montar um Bassline seria legal da uma olhada no artivo desta pagina bom muitos computadores traduz a pagina o meu traduziu entao se for bom da uma olhada vai que te ajuda :3
http://promusicproducers.com/10-common-bassline-patterns-in-edm/
Jhon Lamonier
12 de abril de 2015Sei que não tem nada a ver com a aula de hoje mais estava fuçando no meu face a achei isso pra quem ainda não consegue montar um Bassline seria legal da uma olhada no artivo desta pagina bom muitos computadores traduz a pagina o meu traduziu entao se for bom da uma olhada vai que te ajuda.
http://promusicproducers.com/10-common-bassline-patterns-in-edm/
Pierre Rufino
18 de abril de 20151200 Micrograms – High Paradise (Sesto Sento Remix)
Logo de início um Hook marcante 😉
https://www.youtube.com/watch?v=GcT9m8PpCW0
Pierre Rufino
23 de junho de 2015Como não lembrar da também da Zombie Nation.
https://www.youtube.com/watch?v=z5LW07FTJbI
Diego Ferreira
25 de abril de 2015Qual a teoria para fazer uma melodia da linha do canto ? Tipo qndo VC baixa um arquivo midi vem aquela melodia da linha da voz tocando as notas que esta sendo cantando .
Pedro Lourenço
3 de maio de 2015Senne agnt poderia citar como exemplo também Ocarina do Dimitri Vegas & Like Mike and parceria com Wolpack que quando eles tocam todo mundo grita a melodia da track,e ainda se não me engano é uma melodia de 8 compassos !!Ótima aula,parabéns irmão.
Felipe Sosa
30 de maio de 2015Admiro muito a sua facilidade pra criar melodias, sem ouvir nada, só no instinto!!!
Israel Kling
8 de junho de 2015Ótima aula Senne, muitas dúvidas sanadas aqui… Já que pessoal está enviando umas músicas com Hooks, pra mim uma marcante que a galera vai a loucura: https://www.youtube.com/watch?v=uwQT-r-lXWg
Space Vital
10 de junho de 2015Quero ver você concordar Senne! O hook desse track é foda!!!!
https://www.youtube.com/watch?v=9vMh9f41pqE
Felippe Senne
10 de junho de 2015Concordo plenamente, Space, não é a toa que se tornou um mega hit!
Daniel Maoli
21 de junho de 2015Exemplo PERFEITO de Call-and-Response é o drop dessa música
https://www.youtube.com/watch?v=UXcQF1205o8
Felippe Senne
22 de junho de 2015Daniel, com certeza!!!
MobsterBSB
12 de agosto de 2015Um grande exemplo de Hook : Tujamo & plastik funk – who
Quando eu tocava essa track todos na pista esperavam o WHO!!!
Ralph Anthony Monteleone
14 de agosto de 2015Ah nota tonica vai ser sempre a nota mais grave?
Felippe Senne
14 de agosto de 2015Ralph, na minha opinião essa não é a melhor forma de se pensar, mas, se vc pegar uma escala qualquer, naturalmente a primeira nota da escala, a tônica, vai ser a mais grave sim.
André Lucousk
3 de setembro de 2015Essa foi a aula mais ToP, TOP, tOp de todas até agora! É a cereja do bolo.. Eu acho que é aqui a fronteira do iniciante para o avançado. Não sei o que vai rolar daqui pra frente, mas tenho certeza que minhas músicas nunca mais serão as mesmas depois desta aula. Valeu Mestre!
Tobias
16 de setembro de 2015aula fantástica Senne!!
Lucas Barreto
28 de setembro de 2015Poderiamos dizer que UUUUH UUUUUH! Tiko’s Groove também seria um HOOK… bem memorável essa parte!!
Felippe Senne
29 de setembro de 2015Com certeza, Lucas! Outra do Tiko’s que tem um hook forte é a “Don’t Know What To Do”, na parte que diz “I can probably say”… todo mundo gritava essa parte nos clubs na época! hehehe
Marcelo Weber
10 de outubro de 2015Eae Felippe,eu estou tendo problemas com o sylenth1 na hora que eu crio camadas de melodias com timbres diferentes cada um,e quando eu pauso e aperto play de novo os timbres mudam para o Init todos eles.
Felippe Senne
10 de outubro de 2015Marcelo, dá uma olhada nesse post: http://makemusicnow.com.br/preset-mudando-sozinho-no-synth-como-resolver-esse-problema/
Marcelo Weber
10 de outubro de 2015https://www.youtube.com/watch?v=aA3TRBI_FBc
Fernando
5 de novembro de 2015Um otimo exemplo de call and responde é a musica do Nicky Romero – Feet on the ground que o arno coast remixou. Ele usou um call and responde sem sar vocal e nem mudar o timbre da melodia mas ficou muito visivel, e a música foi um mega hit. Essa forma que o Senne aborta mostrando pesquisas, entrevistas e etc é muito foda faz com com o processo de aprendizagem fique bem mais interessente parabéns Senne.
Felippe Senne
6 de novembro de 2015É um ótimo exemplo mesmo, Fernando! 🙂
Jean Marco
6 de novembro de 2015Com certeza esse hook não pode ser esquecido…
https://www.youtube.com/watch?v=SSbBvKaM6sk
Felippe Senne
6 de novembro de 2015Muito forte!
Jean Marco
7 de novembro de 2015Como eu consigo diferenciar acordes maiores e menores pelo HookTheory igual você pegou os mais populares aí? Quando tiver maiusculo significa acordes maiores e minusculo menores?
Felippe Senne
7 de novembro de 2015Jean, isso mesmo, quando os algarismos romanos são maiúsculos quer dizer que o acorde é maior (ex: I, IV, V, etc), e quanto é minúsculo significa que é menor (ex: i, iv, v).
Jean Marco
7 de novembro de 2015Mais uma coisa, no caso do vídeo era [vi] e você colocou no G#2, não seria no A2?
Felippe Senne
8 de novembro de 2015É porque eu estava trabalhando com a escala de C menor natural, e nessa escala o sexto grau é G#.
Guilherme Alves
18 de fevereiro de 2016tbm fiquei com dúvidas nessa parte aí
Jean Marco
7 de novembro de 2015Mais uma coisa, no caso do vídeo era [vi] e você colocou no G#2, não seria no A2?
jonathans
17 de novembro de 2015professor , eu tenho uma duvida mas não é sobre a aula. nas minhas produçoes no ableton ( uso tambem o reason) eu reparei que em alguns kicks que tenho em audio , as vezes o ataque deles náo sao imediatos mesmo estando perfeitos no gride . a soluçao seria cortar estar sobra na frente deles ?
comprei alguns plugins e tambem o sylenth . porem não consigo instalar . se tiver algum forma de me explicar como faço pra instalar plugins no ableton . valew senne.
Felippe Senne
17 de novembro de 2015Jonathans, dá um confere aqui, essa é uma dúvida comum sobre o Ableton Live: http://makemusicnow.com.br/dica-resolva-o-problema-dos-fades-automaticos-no-ableton-live/
Alexandre Sant Anna
3 de dezembro de 2015Como todas outras aulas, essa foi foda de mais. Esse video do House Mafia no final fala tudo. O quanto e dificil ter uma boa ideia, até quando se ja é um produtor profissional. Antigamente eu era assim, saia criando uma track, produzia, nem sabia mixar, e saia postando na internet, era todo afobado e depois que comecei a fazer curso na MKN toda minha forma de pensar mudou. Cada dia que passa, cada dia que paro para estudar os videos eu vejo o quanto foi importante e satisfatorio comprar o curso. Não esta sendo um curso que comprei como outros, e ficou de lado. Realmente foi algo que investi e que esta mudando toda minha técnicae me dando mais conhecimento, isso que é satisfatorio num curso. É voce começar uma aula, e aquilo te prender e você só tem aprender com tudo aquilo, muito bom mesmo senne. Esta de parabéns mestre. Mais uma vez muito obrigado. Vamos para aula 8. Fui!!!
Felippe Senne
4 de dezembro de 2015Que bom q tá curtindo o curso e absorvendo a filosofia, Alex, fico muito feliz! 🙂
Wíctor
6 de janeiro de 2016Esse vocal apenas ´´bass“ pode também ser considerado um hook ou por ser na track inteira é só o vocal? Valeuu
https://www.youtube.com/watch?v=G7SZ8bdBDPQ
Felippe Senne
7 de janeiro de 2016Wictor, com certeza esse vocal é o grande hook da track! 🙂
Carlos Santos Jr.
12 de janeiro de 2016@felippesenne:disqus blz? que aula perfeita !! demais muitas coisas clarearam principalmente a composição da melodia que é um belo pé na roda, mas fiquei com uma dúvida em um ponto, a melodia em si qual seria o ponto ideal para ela começar? seria na intro? nos breaks? ou não tem uma regra ela começa em qualquer parte da música ? acrescentando mais você aconselharia começar a melodia na intro e ir com ela até o final mas como vc disse na aula ela indo sendo transformada/desmembrada alterando-se até o final.Um bom exemplo disse foi a sinfonia do beethoven
Felippe Senne
12 de janeiro de 2016Que bom que curtiu, Carlos. E sobre a sua pergunta, isso depende do tipo de música que vc faz… como vc comentou, em música clássica (como a de Beethoven), é apresentado um tema/motivo, e durante toda a peça o compositor vai brincando com ele, criando variações, escondendo e trazendo ele de volta (se vc quiser dar uma aprofundada, dá uma pesquisada sobre as formas de composição de música erudita).
No nosso mundo (música popular) é tudo bem mais simples, basta vc pegar algumas músicas que vc gosta, e dar uma estudada como o compositor/produtor apresenta e trabalha com a ideia principal da música… na minha opinião esse é o melhor exercício que vc pode fazer pra entender como as músicas que vc gosta funcionam, depois aprender a fazer algo parecido, e no futuro usar isso como base e criar seu próprio estilo.
Carlos Santos Jr.
12 de janeiro de 2016Shoooow Sene! obrigado pela esplanada e irei fazer essa pesquisa sim me interessou bastante esse “tipo” de música
Douglas Branco
21 de janeiro de 2016Aula muito boa e esclarecedora! Abriu demais a minha mente!
Felippe Senne
23 de janeiro de 2016Show de bola, Douglas! 🙂
Alysson Alessandro
17 de fevereiro de 2016Que. Aula. Top!!! eu. Amo Criar. Melodias. no ableton, Porem, eu não tinha. uma direção. certa. mais depois. dessa, Aula. eu percebi. que as. coisas. fazem. sentidos. agora. Parabéns!!! Senne!!! e Obrigado!!! Por Tudo!!!
Carlos Eduardo
22 de fevereiro de 2016https://www.youtube.com/watch?v=Y3QfalVyVj4
uma melodia muito marcante dos 4:35 pra frente
Welington Parode
3 de março de 2016Senne, eu tenho uma tabela de notas e elas contem a seguinte informação:
Tríade Maior e Tríade menor, seria a escala natural maior e menor?
Exemplo que está na tabela:
Felippe Senne
3 de março de 2016Well, nesse gráfico ele mostra como formar os acordes de 3 notas (tríades) a partir de cada nota, e também os acordes que pertencem a escala maior de cada nota.
Welington Parode
3 de março de 2016Notas musicais ainda me intrigam bastante, gosto muito de bootleg’s, dependendo do tom da musica eu não sei quais oitavas usar.
Um exemplo seria dá música Eurythmics – Sweet Dreams, que estou iniciando.
O Tom dela é D# e suas notas correspondem a Cm, Ab, G e F…
Tu teria alguma dica para me dar referente a isso, uma “luz” ? hahaha
Obs.: Quando quero fazer um bootleg, gosto apenas de usar o vocal da música original.
Felippe Senne
3 de março de 2016Wellington, o ideal é vc usar um preset de um timbre parecido, ou usar um piano mesmo, e ir tocando as notas/acordes em oitavas altas ou baixas, até achar em qual delas foi tocada a música original.
Élio Dutra
6 de abril de 2016Um exemplo de HOOK da atualidade!!!
Calvin Harris – How Deep Is Your Love
Quem é Dj e toca essa musica, sabe que pode baixar a musica toda e deixara galera cantar.
aposto que já passou por isso @felippesenne:disqus kkkkk
Muito boa aula esse passa a passo pra criar a melodia, é muito bom ate pra não ta inspirado ajuda muito ater um ponto de partida showw!!!
Felippe Senne
7 de abril de 2016É excelente mesmo, aliás, o Calvin Harris é um grande mestre em músicas “hooky”. 🙂
João Escobar
21 de abril de 2016Um excelente exemplo de call-and-response com uma melodia meeeega simples no Drop:
https://www.youtube.com/watch?v=IQKsLOPK_ls
Eder D. Silva
31 de maio de 2016as melodias na maioria delas são feitas com leads e synths?
Felippe Senne
2 de junho de 2016Geralmente sim, Eder.
DjPamela Anderson
9 de junho de 2016Bom dia Senne!No caso,se eu quisesse colocar um vocal na minha track mas que não fosse uma acapella famosa e tals.
Caramba,não estou conseguindo explicar o que quero.É…vamos lá!Como se cria um vocal para uma música?
Não sei se essa é a pergunta correta…rsrsrsrs
Felippe Senne
10 de junho de 2016Pamela, pra você criar um vocal original pra sua música, você precisa ter uma letra/melodia, e um(a) cantor(a) para gravá-la. Bastar gravar o vocal e colocar na sua produção. Na teoria é simples, já na prática….. hehehehe.
DjPamela Anderson
11 de junho de 2016Bom dia Senne!Imaginei que seria assim mesmo.Mas Senne,é tão complicado assim na prática?
Gostaria muito de colocar um vocal original em uma faixa minha.É complicado mais não é “impossível” né,devido eu ser uma iniciante?Ah,obrigada pela atenção!
Felippe Senne
11 de junho de 2016De forma alguma é impossível, inclusive recomendo desde o início vc se esforçar pra encontrar bons parceiros musicais pra cantar em suas músicas.
DjPamela Anderson
18 de junho de 2016Boa tarde Senne!Essa parceria eu já tenho ,são ex participantes do The Voice.Agora só falta eu fazer a minha parte ,então mãos a obra.Tenha um ótimo fds!
Jhonatan Morais
17 de junho de 2016Senne boa noite, gostei muito da aula. Me abriu muito a ideia, mas como não entendo nada de teoria musical tenho uma dúvida, caso eu tenha um projeto montado na escala C, ai vou no splice e acho uma melodia que esta em (Bm) e um vocal que está em (E) posso usar na minha track, ou eu teria que colocar só elementos da mesma escala.
Bom desculpe se a pergunta for meio besta, mas não entendo nada sobre escalas e notas fico totalmente perdido quanto a isso.
Abraços.
Felippe Senne
17 de junho de 2016Jhonatan, nesse caso o ideal é vc procurar por samples que estejam na mesma escala sim, assim fica mais fácil de tudo combinar.
Jhonatan Morais
17 de junho de 2016Entendi, na real é o que eu estou fazendo, só comprando samples na escala C por enquanto..
Abraços e obrigado.
Rafael Hassegawa
21 de junho de 2016que TOP… viajei na psicologia… de ouvir a música e ficar ouvindo depois prestando a atenção nos outros instrumentos… kkk quando eu me viciei mesmoooo em música, foi com uma música da sheryl crow… juro por Deus no céu q eu escutei ela durante mais de 5 anos, umas 5 vezes por dia ou mais, ao ponto da minha família brigar comigo… kkk foi quando eu aprendi sobre o que cada instrumento faz na música… meu vício até hoje… mas faz total sentido isso… acho que por isso q eu escuto uma mesma música 987987 vezes…. quero escutar tudo que ela tem pra oferecer…. muito bom o video
Rafael Hassegawa
21 de junho de 2016ja que postaram aqui vou postar uma 😛 GALERAAAA não é eletrônica… mas essa música mudou minha vida, literalmente… quando ouvi esse riff de guitarra da introdução os pelos do meu braço arrepiaram LITERALMENTE… foi uma viagem muito louca <3 é até hoje a música q mais amo na vida :-p resultado: roubei um violão da minha tia e aprendi a tocar baixo… se todas notas q tocam nessa música kkkk já devo ter escutado pra la de 4 mil vezes… kkk Sheryl Crow produziu, tocou o Wurlitzer na produção, o Hammond B3, O BAIXO!!! e a percussão… a guitarra no refrão é um guitarrista dela e a guitarra principal é uma mulher tb que ja tocou com o grande Prince!!! o solo de wurlizter dessa música é surreal <3 escuto ate hoje… 18 anos de amor já kkkk https://www.youtube.com/watch?v=AmIlUKo4dQc
Bruno New
10 de julho de 2016Senne, podemos dizer que o “SOMEBODY” seria o HOOK? Lembro que na época vários DJS tocavam essa música remixada e a galera só cantava o SOMEBODY (rs).
https://www.youtube.com/watch?v=gnhXHvRoUd0
Felippe Senne
11 de julho de 2016Bruno, eu diria que seria “Use Somebody” mesmo, mas a ideia é essa mesmo.
Gabriel Joni
12 de julho de 2016Desenhe o contorno da melodia, é o que Senne?
Marcos Roberto
21 de setembro de 2016Senne man nos 42 min voce volta tudo como era rapidinho, oque aperta e oque faz pra voltar no devido lugar do jeito que você fez
Felippe Senne
21 de setembro de 2016Marcos, usei o famoso comando “Voltar” mesmo, hehehehe… Control + Z ou Command + Z.
Diogo Dazevedo
30 de novembro de 2016Ótima aula Senne, Parabéns!!!!
Adorei!!!!
Gabriel Mitsui
9 de janeiro de 2017Porra Senne! que aula sensacional sem essa aula acho q nunca sairia do lugar muito obrigado
o incrivel e que essa musica do swedish house mafia – One veio de ideias que ja existente mas q eles souberam utilizar perfeitamente…
Felippe Senne
9 de janeiro de 2017Vamo que vamo, Gabriel!!
Daniel Martins
11 de janeiro de 2017Assistindo essa aula em 2017, e como não associar um hook que gruda e funciona, como o desta música?
https://www.youtube.com/watch?v=KzfH2iPGjwo
Felippe Senne
12 de janeiro de 2017Com certeza, tanto do vocal, quanto do bassline! Não é a toa que é hit nas pistas. 🙂
Alberto Wagner
12 de janeiro de 2017https://www.youtube.com/watch?v=wD0Mm6WIcYs
Não acredito que ninguém ainda mencionou essa delícia de track!! hahaha
Felippe Senne
16 de janeiro de 2017Mega hit!
Mendes Netto
16 de agosto de 2017Mestre!
Lucas Thiago
15 de janeiro de 2017Pra mim, essa musica tem um baita de um Hook!!!!!
https://www.youtube.com/watch?v=GuAtcpFQpMw
Felippe Senne
16 de janeiro de 2017É fortíssimo mesmo, foi um mega hit!
Lucas Gomercindo
20 de janeiro de 2017Essa foi a aula mais foda. Isso de começar com uma boa ideia é sem duvida a maior verdade pois chega direto ao ponto da produção sem ficar como uma babaca na frente do daw esperando algo cair do céu.
Felippe Senne
20 de janeiro de 2017Com certeza, melhor começar com uma boa matéria-prima! 🙂
Nanda and Delamura
20 de janeiro de 2017Hooks! No meu ver essa tem um que é muito forte ….. Espero estar certo … Quanto tocava assim que começava o OOOh ohhhh só isso bastava ate parece que a musica poderia ser o o OOOhh OOhhh que era suficiente ne precisava de tocar resto … kkkk
https://www.youtube.com/watch?v=bD8BM7A7lmg
Felippe Senne
20 de janeiro de 2017Sem dúvida, é um hook que gruda na mente. Só lembrando que eles pegaram emprestado aqui: https://www.youtube.com/watch?v=0J2QdDbelmY
Thomas Correa
22 de janeiro de 2017Pq no acorde 6 tu colocou G#?
Na aula fundamental pelo q tu mostrou, seria Menor F e Maior Am?
Felippe Senne
24 de janeiro de 2017Thomas, G# é o sexto grau da escala de C menor.
daniel dornelles
30 de janeiro de 2017Fala senne, como se diz aqui no sul, me caiu os butiá do bolso agora vendo essas melodias mega simples, e tocadas assim no piano parece até coisa de musica infantil, mais são incrivelmente musicais e bem marcantes. E gostaria de saber se esses caras fizeram isso de propósito, se eles aplicaram técnicas de criação ou se simplesmente usaram o ouvido e os sentimentos. Talvez essa seja uma pergunta sem resposta, mais vai lá. hahahaha. abraços.
Felippe Senne
30 de janeiro de 2017Daniel, a gente vai ver essa parte de Teoria Musical, Harmonia e Composição mais a frente no curso, mas na maioria das vezes é improvisando mesmo, vai tocando, vendo oq soa bem, até mesmo assobiando, cantarolando, depois vai editando, ajustando, e tá pronto! 😛
Paulo Lassance
2 de fevereiro de 2017segredo do sucesso: “oooh oooh’s” kkkkk
Felippe Senne
21 de fevereiro de 2017Sem dúvida, mais fácil de cantar assim! hehehe
Den'Allen
20 de fevereiro de 2017Pra mim um hook muito forte é o início de Thriller, do Michael Jackson! Você escuta e já sabe o que vem pela frente, haha!
Senne, uma dúvida que tenho: na composição musical, geralmente os caras fazem a música instrumental e só depois adicionam um vocal? Eles pegam uma letra já pronta de outro compositor e adaptam pra track instrumental? Ou criam uma melodia e depois transformam essa melodia em voz, com um cantor, letra e etc? Sempre tenho essa dúvida. Tenho muita vontade de criar original mix com letras legais, com voz e tudo, acho mais interessante e mais pop, porém tenho essa dúvida de como fazer.
Felippe Senne
21 de fevereiro de 2017Com certezaaaaa, aquele riff de “Thriller” é violento!!!
Sobre a dúvida: a forma mais comum é criar uma base instrumental, com a progressão de acordes, e depois improvisa-se uma melodia sobre os acordes (com um instrumento ou com a voz mesmo), e depois cria-se uma letra.
Mas claro que isso é só uma forma, a criação pode começar de várias formas diferentes.
Eder D. Silva
5 de março de 2017Senne!
Nessa musica aos 0:43 seg entra um elemento bem agudo como a gente pode chamar e como mais ou menos é feito?acredito que é um hook que marca a musica.
Abrass
Felippe Senne
8 de março de 2017Qual música exatamente, Eder?
Eder D. Silva
8 de março de 2017esqueci de por o link kkk
https://youtu.be/U879CBXLkM0
Felippe Senne
9 de março de 2017Ah sim, isso é feito com o próprio vocal, eles subiram o pitch dele lá no alto, aí soa como se fosse um synth, ou um gato, sei lá! hehehehe
Paulo Sergio
10 de abril de 2017Senne como eu sei a tonica de uma escala, Nao e primeira nota ?, Pq no exemplo do levels “30:00 min” A Primeira nota era F# Mais vc dize que era a E, Pode me explicar
Felippe Senne
11 de abril de 2017Paulo, a tônica é como chamamos sim a primeira nota da escala, porém uma melodia pode começar em outra nota diferente da tônica.
Paulo Sergio
15 de abril de 2017E como eu identifico a tônica?
Felippe Senne
17 de abril de 2017Paulo, a forma mais lógica (porém não tão simples) de saber qual é o tom, seria vc analisar quais são as notas tocadas na melodia, e ir identificando o intervalo entre elas, afim de ir montando uma possível escala (Maior ou menor), dessa forma conseguindo descobrir qual é a tônica.
Paulo Sergio
19 de abril de 2017Ok, no workshop de teoria musical deve falar mais a respeito, neh ?
Felippe Senne
19 de abril de 2017Sim!!
Single Track
10 de maio de 2017top !!!
Alexandre Reis
29 de maio de 2017Estou chorando com essa aula, muito obrigado Senne!
Patrick Alves
16 de junho de 2017Body Language . . Jax Jones malandrinho né ? hehehehe
Patrick Alves
16 de junho de 2017Body Language . . Jax Jones malandrinho né ? hehehehe
Sobre as melodias eu imaginava que seria uma coisa mirabolante mas o ponto de partida de criar notas somente em uma tônica predominante e depois espalhando torna algo que era “dificil” totalmente simples.
Agora ta uma duvida, percebi ou to enganado que voce na hora da criação da melodia meio que “fugiu” um pouco dos conceitos de arpejos e ostinato e fez algo mais independente . . provável que isso não seja regra rs
E outra coisa tambem que vi foi quando vc criou os acordes e ainda alem disso colocou uma nota (4) “embaixo” dos acordes . . seria algo pra incrementar mais o som da harmonia ? ou apenas uma experimentação ao seu gosto ?
To muito atrasado nas aulas Felippe mas to acompanhando. Ta ruim de eu acompanhar e assistir as aulas todos os dias. Nao sei se isso é prejudicial rs
Abs
Patrick Alves
16 de junho de 2017Body Language . . Jax Jones malandrinho né ? hehehehe
Sobre as melodias eu imaginava que seria uma coisa mirabolante mas o ponto de partida de criar notas somente em uma tônica predominante e depois espalhando torna algo que era “dificil” totalmente simples.
Agora ta uma duvida, percebi ou to enganado que voce na hora da criação da melodia meio que “fugiu” um pouco dos conceitos de arpejos e ostinato e fez algo mais independente . . provável que isso não seja regra rs
E outra coisa tambem que vi foi quando vc criou os acordes e ainda alem disso colocou uma nota (4) “embaixo” dos acordes . . seria algo pra incrementar mais o som da harmonia ? ou apenas uma experimentação ao seu gosto ?
To muito atrasado nas aulas Felippe mas to acompanhando. Ta ruim de eu acompanhar e assistir as aulas todos os dias. Nao sei se isso é prejudicial rs
(Eu gosto de Taio Cruz – Hangover :p )
Abs
Felippe Senne
19 de junho de 2017Patrick, em qual parte da aula vc se refere?
Patrick Alves
19 de junho de 2017Me refiro na aula 3 do Módulo Fundamental de Harmonia e Melodia.
MUKA ROMERO
10 de julho de 2017Aula muito importante para construção da musica, anotei muito coisa que pode me ajudar na produção. Valeu
Matheus Baldissarella
27 de julho de 2017um professor de harmonia e contraponto falou que saltos de 6ª normalmente soam bem. Pra mim sempre funcionou; mas realmente é pra usar pouco, qualquer salto.
Felippe Senne
1 de agosto de 2017Pois é, Matheus, vc pode dar um salto de sexta, mas depois é legal ir voltando aos poucos, passo a passo.
Ruan Filipe
31 de agosto de 2017Senne, meu problema e achar timbres bons para fazer a melodia, não sei oque uso é complicado!
Leonardo
1 de setembro de 2017Vai do que você pretendo criar amigo, se é um pluck ou algo do tipo use as aulas sobre Synths onde ele explica certinho como programar alguns plucks, ou se for o caso de drops (prog house) use alguns leads que combinem, vai fuçando a biblioteca de presets de seus plug ins 🙂
Felippe Senne
2 de setembro de 2017Complementando oq o Leo falou: oq vc pode pra ir montando bons timbres é refazer a melodia de alguma track que vc gosta, e ir pesquisando timbres em presets de synths favoritos, até encontrar algum que soe próximo.
Por experiência própria vc vai ver a quantidade de produtores que usam presets bem comuns dos synths, hehehe.
Távio Pires
1 de dezembro de 2017https://www.youtube.com/watch?v=NygQ7TVXB9U
E aqui tbm está outra música clássica com o hook altíssimo…
Felippe Senne
3 de dezembro de 2017Esse é violentíssimo!
Phillipe Tenório
8 de janeiro de 2018Senne, o drop dessa música – 0:37 – é um exemplo de Call-and-Response?
Obrigado!!
https://www.youtube.com/watch?v=DG8kp-DUJiE
Felippe Senne
8 de janeiro de 2018Exatamente, meu xará, é uma conversa do vocal com aquele som meio picotado, ótimo exemplo.
Fabio Baccari
10 de janeiro de 2018Fala Senne! Mais uma aula descomplicado a nossa vida e abrindo nossa mente! hahaha
Bom sobre HOOK acho que esse foi um dos mais intensos de 2017 certo? Pelo que vejo aqui tem mais de 1 hook certo? Guitarra (base), synths e vocal?
https://youtu.be/2Y6Nne8RvaA
Felippe Senne
16 de janeiro de 2018Pode-se dizer que sim, mas sem dúvida o hook principal é o “sax”.
Fabio Baccari
10 de janeiro de 2018Sente mais uma duvida. Estou montando uma melodia em G#. No caso tenho vários samples em G se eu for no transpose eu consigo deixar # ou b? Ou tenho que jogar num simpler e ajustar?
Felippe Senne
16 de janeiro de 2018Sim, nesse caso é só subir um semitom que seu sample em G irá soar em G#.
Raphael Augusto Guedes
14 de janeiro de 2018“Chega na dominante ele se assusta e volta pra casa” KKKKKKK ótima analogia Senne!!!
Felippe Senne
16 de janeiro de 2018Hehehehhehehe
Raphael Augusto Guedes
17 de janeiro de 2018Senne, obrigado por ter feito essa atividade de criar 8 ideias, tava meio desanimado ultimamente porque tava travado em um projeto, mas dai fiz essas 8 ideias, e teve umas 2 que gostei bastante do resultado ahahaha
Felippe Senne
19 de janeiro de 2018Nesse caso: mais é mais! heheheheh…. Parabéns pelo empenho, Rapha.
Caio Lira
31 de janeiro de 2018Senne, novamente, parabéns pela Aula. Essa com certeza abriu muito minha mente. Estou com uma duvida de como produzir as melodias, por exemplo, na imagem abaixo, esta correta a melodia, seguindo uma escala maior de Do (C2)??
Abaixo também estão os acordes maiores nos graus I → V → vi → IV.
https://uploads.disquscdn.com/images/6aaf4b59c357588e492659788b63529f78ca70130eb8d01a9acdb18bf9fa22e3.jpg
O que eu gostaria de saber realmente eh como me guio pelos acordes, por exemplo, utilizo somente as notas dos acordes para fazer as melodias, ou sigo apenas os graus entre maior e menor, sem saltar as notas?
https://uploads.disquscdn.com/images/be39f39cbe635ff8be1f454b6d0389546fac910a73c84778d3c655863074f1ff.jpg
Felippe Senne
6 de fevereiro de 2018Caio, os acordes estão certinhos. Sobre a melodia, vc pode seguir das duas formas: usar apenas notas do acorde que está tocando no momento, ou fazer nessa linha que vc fez, usando várias notas… claro que dessa forma vc vai ter q ser mais cuidadoso, mas ambas as formas são válidas.
Caio Lira
6 de fevereiro de 2018Entendi Senne, muito obrigado pelo FeedBack. Como estava em duvida nessa parte de teoria musical, dei uma assistida no WorkShop. Assim, deu pra esclarecer todas as duvidas. Obrigado e novamente parabéns.
Matheus Nomassage
10 de fevereiro de 2018Muito massa essa noção musical em geral que o curso passa pra gente!!!
Gabriel Nunes
23 de fevereiro de 2018Ótima aula, Prof. Questão harmônica e melódica me pega até hoje… Mas com luta vamos chegar lá!!!
Omar Neves
21 de março de 2018Que aula foda Senne! Parabéns demais! Aula libertadora essa, hahaha
Aproveitando, vi um vídeo pouco antes de assistir sua aula, vídeo lançado a poucos dias. Um vídeo descontraído e que mostra a importância de uma boa melodia, to com a música na cabeça até agora
E pra quem quer ver do que eu estou falando e rir um pouco, segue o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=VolhGYrpu28&feature=youtu.be
Um abraço!
Felippe Senne
21 de março de 2018Irado, vou assistir!!
DR Zago
7 de abril de 2018Senne, suas aulas são uma inspiração!
Minha dúvida não é sobre a aula mas preciso muito saber: Você recomenda um site para compra de samples ? Eu estou em duvida em qual site confiar para uma boa compra, achei o Splice um custo beneficio interessante [ não sei se você ja utilizou]. E o download de samples piratas ferra com o artista que for lançar profissionalmente? Obrigado!
Felippe Senne
10 de abril de 2018Que bom que está curtindo, Zago! 🙂
Sobre os samples, eu recomendo altamente o Splice Sounds, é excelente o serviço.
Sobre samples piratas: isso não vai te causar problemas, mas não é das melhores práticas, né? 😛
Lucas Bordinhon
8 de maio de 2018Senne, o exercício é nessa pegada?
https://soundcloud.com/lucas383/melodia-com-call-response/s-xJUmg
MKMN Expert
12 de maio de 2018É preciso melhorar Lucas. 😉
Dá uma olhada neste exemplo de drop aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=PjIh5jlqILc
Lead pergunta e o vocal “Hey Hey Hey” responde.
Lucas Bordinhon
12 de maio de 2018https://soundcloud.com/lucas383/call-response/s-ENRvA
Melhorou?
Thiago Duplicata
22 de agosto de 2018Lucas, blz? posso dar minha opinião? Acho que melhorou bastante a segunda ideia comparada com a primeira, porém não sei o que é especificamente mas desde o primeiro áudio a melodia parece soar um pouco fora da tonalidade dos acordes, não sei se é algum tipo de efeito que você colocou como um flanger ou chorus ou se de fato é algo relacionado a estrutura dos acordes com a melodia. Abraço, espero ter ajudado. Qualquer coisa manda um screenshot dos MIDI, q se puder ajudar eu digo algo.
Bruno Leal
11 de julho de 2018senne, tenho umas duvidas sobre algumas coisas do tipo..
Se estou fazendo uma track em “C menor” e quero colocar uns loops, shakers, hat, e variadas coisas que são essências para uma track, tenho que colocar todos esses elementos com a mesma nota?
ou posso colo um loop que diz estar em “F#”?
MKMN Expert
13 de julho de 2018Fala Bruno,
Beleza?
Na minha opinião, não vejo nescidade de afinar shakers e hats, mas também não é proibido.
Agora percussões é sempre bom deixar afinada. 😉
Abraços!
Felipe Fantone
1 de agosto de 2018Gostei muito dessa aula! estou gostando muito das aulas mais teóricas.
Thiago Duplicata
22 de agosto de 2018Muito boa essa aula! Esse passo a passo para criar melodias é muito útil inclusive pra ajudar nos bloqueios criativos. Uma outra dica principalmente para criar as basslines, mas que pode servir para as melodias ou hooks é jogar o MIDI do beat em um preset de synth e depois ir fazendo as modificações necessárias pra ficar musical. Abraço!
Ramon De Paula
20 de setembro de 2018BOA TARDE!! o Felipe https://uploads.disquscdn.com/images/22cc8597e164c98c785bc19d43df12f38012f7887a3885b28ed904e517fc037f.jpg , o meu ableton começou umas fuleiragens, que quando o canal bate vermelho ele começa a estralar o som. oque pode ser isso? da uma olhada nessa imagem e ver se ta certo.
MKMN Expert
20 de setembro de 2018Fala Ramon,
Beleza?
Por gentileza, pode enviar e-mail para info@[email protected]?
Vamo resolver esses 2 problemas aí.
Abraço!
Ramon De Paula
19 de dezembro de 2018endereço “info@[email protected]” no campo “Para” não foi reconhecido. Verifique se todos os endereços estão corretos. deu essa msg quando eu fui tentar enviar
Ramon De Paula
20 de setembro de 2018COMO FAZ PARA DESCOBRIR O TOM DO KICK?
MKMN Expert
24 de setembro de 2018Ramon, você pode usar spectrum analyzer do Ableton. 😉
Joao Pedro Veiga Vasques
31 de outubro de 2018Qual a possibilidade de fazer um tutorial de como criar melodias como o Avicii, no YouTube tem alguns bem fracos…
MKMN Expert
31 de outubro de 2018Segredo nem tá em como fazer, e sim como imaginar ela na musica! .
Segredo tá na hora de transferir imaginação para música, tem gente que faz de um jeito, tem gente que faz de outro. rsrs
Abraço!
Matheus Cruz
9 de dezembro de 2018senne, uma duvida, hoje em dia a galera que vem fazendo mais sucesso como vintage culture bruno be, etc, parece que a melodia vem embutida no baixo. Nao se ve muitas tracks com progressões melódicas como há uns anos atrás no EDM por exemplo. Estou meio perdido pq quando ouço as tracks da galera de hj q é minha referencia me parece que o baixo é o que tem de mais forte na musica. Como proceder pra me aproximar dessa linha de som? Pegar as tracks de referencia e tentar copia-las literalmente é um bom caminho? oque vejo mais de strings sao leads e arps nas tracks. As linhas de baixo no caso que seguem as progressões de acordes ao invés de notas sequenciadas em um piano por exemplo para se fazer a melodia? obrigado !
MKMN Expert
10 de dezembro de 2018Fala Matheus,
Beleza?
Copia é um bom caminho para o aprendizado, é sempre bom entender mais a fundo como é feito. Eu aconselho sim!
E o Bass na minha opinião é o ator principal do gênero. 😉
Abraços!
Ramon De Paula
19 de dezembro de 2018Bom dia Senne, meu ableton está dando esse erro a e que mostra a imagem, a e ele abre mais os vst nativos dele não aparece nem um, mais o mais curioso é que se eu abrir um projeto que eu tenha usado vsts nativos ele mostra no ableton mais nao aparece nem um no browser de vst some todos, só aparece os vst externos do ableton, e o problema sói se resolve quando eu desinstalo o ableton e instalo de novo, de vez enquanto eu faço isso , como eu faço para resolver essa situação de vez?https://uploads.disquscdn.com/images/9234eee11157a35ff2c7641aa8e6010bcb62409e4003045cbc1a60ad6cf420e9.png
MKMN Expert
20 de dezembro de 2018Já respondemos você no e-mail. =D
Pedro Pacheco
17 de fevereiro de 2019Uma dica rápida pra quem quer achar acordes de uma forma mais fácil. Usem esse site.
https://autochords.com/
MKMN Expert
18 de fevereiro de 2019Valeu, Pedro!
Mateus Araujo
5 de março de 2019https://uploads.disquscdn.com/images/ba5415e1e144336b5f71d856fc05678bd52180b7e2f724f3afe3a94911db2c1f.png
Senne em relação a essa imagem oque ta circulado em vermelho ao lado dos graus significa oque? estou tentando montar os acordes no piano roll mas não estou entendendo essas nomenclaturas. você sabe oque significa?
MKMN Expert
7 de março de 2019Faala Mateus, Expert Team aqui.
Add9 quer dizer adicionar o intervalo de nona ao acorde.
Sus4 quer dizer mudar a nota “do meio” do acorde, nesse caso tocar uma nota acima do que seria.
Tamo junto!
Gustavo Albernaz
19 de outubro de 2019Eu assisti um curso de teoria musical que tem no YouTube de um cara chamado Eduardo Feldberg e anotei tudo no meu caderno bem organizadinho. Em menos de um mês aprendi todos esses bagulhos, até piano tô tocando agora. Recomendo pra quem quiser dar um up nos conhecimentos sobre teoria.
Lucas Patrick
17 de março de 2019Qual o nome desse vídeo dos caras criando a musica no estúdio ?
Cardoso Siqueira
22 de março de 2019Salve Mestre, na definição de melodia, disse sobre ser a voz principal da track. Talvez seja uma pergunta boba, mas fiquei em dúvidas.
Se estou criando uma track com vocal, vocal completo, uma letra musical, não apenas algumas palavras. Nesse caso crio apenas a harmonia para acompanhar o vocal, ou devo criar uma melodia (notas únicas em sequências) mesmo assim?
MKMN Expert
25 de março de 2019Faaala Cardoso!
Neste caso eu criaria uma harmonia! Na minha opinião o vocal faria a melodia principal, e depois poderia entrar uma melodia. Depende muito de cada música produzida. Você pode usar melodias quando vocal para de cantar, pode fazer um solo em seguida.
Cau Bartholo
15 de maio de 2019Arrepiei no vídeo do Booka Shade, hitzão que marcou a minha vida. Com essa aula evoluí um milhão, agora dar uma pausa e praticar. Gosto muito da aula com exemplos e vídeos, ajudam no entendimento. Sei que as aulas são antigas mas a maioria dos exemplos são de EDM, Dance, sinto falta de uns exemplos alternativos, undergrounds e tal. Mas de conteúdo de aula foda.
Libertatis
8 de agosto de 2019Senne meu irmão, acho que essa aula mudou meu rumo. Obrigado.
Leo Santos
10 de setembro de 2019Não entendi! Por que usou notas pretas na criação da melodia, se começou em C3? Você sempre diz que devemos sempre usar as notas brancas.
MKMN Expert
10 de setembro de 2019Fala Leo,
Tudo bom?
Não sei te dizer especificamente, mas o simpler do Ableton faz a leitura do sample a partir da tecla C3. Por exemplo se vc arrastar um sample na nota sol e modificar meio tom de C3 para C#, na verdade ele tá indo de G para G#.
Abraços.
Leo Santos
10 de setembro de 2019Sim, esse lance do simpler eu sei, agora não sei se me expressei direito ou se não entendi.
Eu falo especificamente do momento ” 1h13 ” do vídeo… Ele criou a melodia em C3, e na hora que foi variando as notas ele colocou um variante em D3 e depois ele colocou outra em D#, e fez a mesma coisa com o G3 e G#.
Em todas as aulas do fundamental e até na anterior a esse, o senne sempre nos lembra usar notas brancas na escala maior quando começamos em C para a musica sempre soa… só que aí ele fez isso eu não entendi.
Desculpa eu realmente fiquei encasquetado com isso hahaha
Leo Santos
10 de setembro de 2019MKMN Expert, Obrigado pelo suporte!
A questão era na parte 1h13 do vídeo, mas ví que ele estava usando uma escala menor natural, por isso que ele tava usando alguns sustenidos na criação da melodia. Meio que escapei a atenção mas voltei algumas vezes até entender…
Valeu!
MKMN Expert
10 de setembro de 2019Exatamente. Por exemplo um Dó menor (Cm) Tem D#,A#. Entendeu?
Precisar é só falar.