Tire suas dúvidas aqui

107 Comments

  • Guilherme Neves

    7 de novembro de 2014

    Senne nas opções do quantize aparece 1/8 e 1/8T esse ”T” é de Triplet ?

  • Luís Eduardo Eloy Do Amaral

    7 de novembro de 2014

    Um dos melhores vídeos Senne, muito completo! OBS: Chorei de rir com o “synth que virou autista” haha

    • Victor Ferrari

      20 de julho de 2018

      HAHAH! O senne me mata de rir, cara.

  • Anderson Dueli Queiroz

    12 de novembro de 2014

    Senne e galera do curso quem poder ouvir minha track e me dar um feedback sobre o processamento ( a mix) e principalmente quero saber se tá soando bem nos seu reprodutores de audio. segue o link: https://soundcloud.com/anderson-dueli/trance-dubstep-by-dj-anderson-dueli

  • Vitor Nagashima

    14 de janeiro de 2015

    Queria deixar uma track interessante pra galera dar uma ouvida também.. hehehe…
    Ela é uma salada mista de tudo que o Senne passou nessa aula… Altamente indigesta para ouvidos despreparados! hahaha

    Feito pelo maior gênio e louco do complextro e dubstep brasileiro, The H2O Project..

    https://soundcloud.com/h2oproject/the-h2o-project-fantastic

  • Edu Molina

    24 de janeiro de 2015

    PQP! Essa aula ajudou muito!!! Sobre o triplet e polymeter então, nem se fala!!!
    Valeuuuuu AIRTON SENNE!!!
    hahaha

  • Breno Moura

    28 de janeiro de 2015

    Senne eu procurei mas não entendi bem, o que é um transiente?

    • Felippe Senne

      29 de janeiro de 2015

      Breno, transiente é o ponto em que determinado som é disparado/tocado, geralmente é mais alto em volume, é o momento to attackzinho do som. Nessa imagem anexada vc pode ver os transientes marcados pelo warp do Ableton com um pontinho na parte superior do grid.

      • Alexandre Wanderley

        16 de maio de 2017

        Inclusive tem um vídeo do Senne no Youtube, para quem é DJ também, que ensina usar o Ableton para discotecar. O DAW usa esse attack para sincronizar com o compasso. Muito maneiro se você quiser tocar estilo Felguk, Vintage Culture, Ftampa… https://www.youtube.com/watch?v=My7WXVEJYYY&t=3s

    • MKMN Expert

      16 de fevereiro de 2019

      Explicado da minha maneira aqui, é o ataque do som, é aqueles milesegundos de incio. É fundamental para você perceber o timbre.

      Abraços.

  • Joao Corrêa

    2 de fevereiro de 2015

    Sennne qual a melhor opção para fazer o delay somente no final do audio?
    estou usando o simpler delay no final do audio com automaçao, o problema é que quando é ativado, da uma alterada de volume e fica estranho…

    • Felippe Senne

      2 de fevereiro de 2015

      Vc pode usá-lo num canal de Return (Aux) e dosar o quanto quiser de Delay com o send do canal, dessa forma vc preserva o volume original do canal… realmente as vezes o Dry/Wet dá uma bagunçada no balanço dos volumes.

      • Joao Corrêa

        2 de fevereiro de 2015

        vlww Senne! Obrigado! 😀

  • Felipe Sosa

    6 de fevereiro de 2015

    A síncope não é uma forma de swing?

    • Felippe Senne

      8 de fevereiro de 2015

      Numa visão macro eu acho que vc pode considerar sim.

  • Samu Kah

    12 de abril de 2015

    Dicas de groove e swing para FL STUDIO são bem vindas( triplets grid, extract groove, velocity)

  • Lolla Ribs

    2 de setembro de 2015

    A cada aula eu fico mais animada.
    Muito bom!

  • Alexandre Sant Anna

    30 de outubro de 2015

    Boa tarde Senne, consegui tempo para assistir o modulo avançado e na boa… Agora estou vendo quanto tempo perdi para assistir essa aula, muito foda mesmo, estou aprendendo muito, parabéns pela aula, mas me diga uma coisa. Reparei que você usou o delay e ficou com efeito parecido com o ping-pong. Você gosta de usar o ping-pong, o que tem a dizer sobre ele?

    • Felippe Senne

      30 de outubro de 2015

      Alex, o ping pong delay é legal pra dar uma incrementada no stereo do elemento que vc tiver usando ele.

  • Fernando

    4 de novembro de 2015

    Senne você sabe se no FL Studio tem essa divisão do grid para triplet??

    • Felippe Senne

      5 de novembro de 2015

      Fernando, dei uma pesquisada no Google e aparentemente no FL Studio não tem essa opção.

  • Felipe De Lima Rosa

    20 de novembro de 2015

    Muuuuuito boa essa aula!

  • BD Santoro

    28 de janeiro de 2016

    Como habilito toque no teclado?

    • Felippe Senne

      30 de janeiro de 2016

      BD, é só clicar nesse botão com o desenho de um teclado:

      • BD Santoro

        1 de fevereiro de 2016

        Muito obrigado! 🙂

  • Felipe Wagner Antonio

    1 de fevereiro de 2016

    Senne estou com duas duvidas a primeira mais técnica ! Não estou conseguindo habilitar dois plugins no meu ableton, por exemplo quando eu carrego o sylenth1, o megoozciloscopio some.. e a outra fiz um sidechain em uma harmonia de piano(essa harmonia é bem constante tirei o atack e aumentei o release para parecer que, quando mude de uma nota para outra, ela esta sendo tocada sem parar) usando o kick como base, porem ficou um chiado bem parecido com um noise mesmo, oq sera q pode ser isso ?

  • Igor Narciso

    23 de março de 2016

    Boa tarde, Senne e galera!
    Minha dúvida é a seguinte: quando eu uso um sidechain com ghost kick, fica um estalo no instrumento q ta sendo tocado. existe algum jeito de tirar esse estalo? visto q esse é provocado pelo sidechain e mesmo aumentando o release do instrumento não altera em nada, mas sim a intensidade do sidechain, então, qto mais intenso o sidechain, mais alto fica esse estalo no fundo do instrumento.

    • Felippe Senne

      23 de março de 2016

      Igor, infelizmente não tem muito como fugir disso, principalmente em sons de frequência baixa, pois a onda é muito longa, e o sidechain causa uma distorção. Você precisa analisar se esse estalo fica aparente quando tudo está tocando, pq normalmente é imperceptível, mas se for algo ruim, então é bom procurar outra solução.

      Uma coisa que faço as vezes é usar o plugin LFOTool, e fazer um desenho dessa forma, repara que no final o volume tem uma espécie de “fade out”, que suaviza a variação de volume:

    • Bruno Henrique

      28 de março de 2017

      Bom cara, costumo dar um pequeno atraso de -12ms na minha track “TRIGGER KICK”, não irei explicar o fenômeno ocorrido pra não ficar chato, mas soluciono os problemas deste tipo. Tenta aí. Valeu!

  • Brodha

    28 de março de 2016

    Fala Senne, tranquilo ? Então, eu tenho uma dúvida porém não tem muito haver com essa aula. Eu gostaria de saber se tem como gerar um ruído rosa no ableton para que eu possa calibrar meus monitores de referência, porque eu procurei que só, porém só achei para o pro tools, e nada do ableton :/

  • DjPamela Anderson

    28 de maio de 2016

    Bom dia Senne!Então…no minimal é bastante usado o triplets,e há bastante síncope também,correto?

    • Felippe Senne

      30 de maio de 2016

      Acredito que se possa dizer que sim.

  • Mauricio Silva

    21 de junho de 2016

    Senne…fiquei com duvida na parte do groove…porque no meu ableton não tem a pasta de groove salva…e quando eu fui extrair o groove de um loop …deu um pequeno erro

  • André

    23 de junho de 2016

    Senne, fiquei com uma pulga atrás da orelha aqui.

    Estou com um lead que está soando mais “cheio” do que eu gostaria, está com informação demais, meio sujo. Ele já está em formato de áudio puro, então não dá pra resolver reprogramando o synth. Eu já tinha tentado equalizar, reduzindo o volume de algumas regiões de frequência que pareciam estar atrapalhando, mas ainda não estava satisfeito.

    Depois de assistir a essa aula e ver você usando o Gate, coloquei um Gate no final da cadeia desse canal. Com isso, em vez de tirar/atenuar certas frequências do timbre, o que eu fiz foi dispensar o que estava abaixo de um certo volume, o que acabou deixando o timbre de fato um pouco mais limpo. Inclusive dá pra saber precisamente o que se está dispensando, clicando na opção “Flip”, de modo a não se jogar muita coisa fora e assim não descaracterizar o timbre.

    Você já usou essa técnica alguma vez? Eu viajei ou esse raciocínio faz sentido? Grande abraço!

    • Felippe Senne

      25 de junho de 2016

      André, se o uso do Gate resolveu seu problema, então use e abuse! hehehehe

      Nesse caso o Gate é ótimo pra incrementar a dinâmica do som, diminuir um pouco da “cauda” de cada nota do seu lead, que provavelmente era oq te incomodava, então é uma ótima solução mesmo.

      Só uma coisa que pode acontecer: caso seu Lead tenha um reverb muito proeminente, pode ser que o uso do Gate cause um efeito um pouco artificial, já que vai atenuar o reverb junto com a cauda, então pode ser uma boa usar um reverb extra, só pra não ficar um silêncio brusco depois da cada nota. Mas isso é só uma observação, não uma regra, obviamente.

  • Fabio

    27 de julho de 2016

    Senne, suas técnicas de atuação e efeitos sonoros são as melhores kkkkkkkkkkkkkk

  • Fabio

    27 de julho de 2016

    Senne, percebo que em musicas geral da “LowBpm” contem muitos sincopes, desde Snares até o próprio Clap fazendo essa ideia, tipo faz um tempo que estou tentando me aperfeiçoar a isso mas não consigo achar presets bons que de esse mesmo efeito, onde posso achar esses timbres?? Valeu Maestro

  • Leonardo

    30 de julho de 2016

    Senne, eu sinceramente n costumo utilizar o simpler, utilizo caso queira q o comportamento do meu sample mude tals dai eu uso, sei q ele funciona como um tipo de moldura no comportamento do som e tals, gosto de pegar o sample e simplesmente jogar ele na time-line, tem alguma consequência ou algo de diferente em fazer isso?

    • Felippe Senne

      31 de julho de 2016

      Leo, isso é questão puramente de gosto, não vejo qualquer tipo de problema em programar tudo em áudio. A única coisa mais chatinha disso é se vc quiser mudar determinado sample, daí vai ter q recriar tudo na timeline, se fizer em MIDI com um sampler basta mudar o sample carregado nele.

      • Leonardo

        1 de agosto de 2016

        Boa man, n tinha pensado nisso nessa da timeline ‘-‘ Vlws *-*

  • Leonardo

    7 de agosto de 2016

    Olá senne, Bom tava akie dando uma praticada e tals no sidechain com EQ habilitado, acabei me perdendo ^^ sei q o eq serve para equalizar o sinal trigado na hora do sidechain, existe algum tipo de exemplo como por exemplo side chain com EQ habilitado entre o kick e o sub bass? … no caso o sinal q trigado entre os dois seria a parte sub do timbre, tao eu equalizo o atackzin do kick? qual exercicio poderia estar fazendo mais pra pratica msm? … Resumindo acho q minha duvida eh em relação a oq equalizar, tipo qndo equalizar so o atackzin ou so o restante do som (ou seja, qndo usar o high e o low pass). aaah ou melhor como saber qndo esta trigando, acho q to perdido no significado dessa palavra -‘ kk

  • Diogo Dazevedo

    29 de novembro de 2016

    Senne, criei um som e transformei em audio, mas depois vi que ficou com muito reverb, da forma que você ensinou no video, eu consigo deixa-lo seco novamente?

    • Felippe Senne

      29 de novembro de 2016

      Diogo, remover o reverb vc não vai conseguir, porém vc pode deixar cada nota mais curtinha ajustando o envelope do Simpler, ou usando um Gate no canal, dessa forma vc vai deixar mais curta a “cauda” do som, aparentando ter menos reverb.

      • Diogo Dazevedo

        30 de novembro de 2016

        Valeu pela dica Senne!!!!!

  • Lucas Thiago

    13 de janeiro de 2017

    Gostei muito dessa aula, tenho algumas ideias musicais e que estavam soando meio “Retas”, sem vida, mas agora estou muito feliz com o resultado depois que as incrementei com todas as dicas da aula! Show de bola!!!

    • Felippe Senne

      16 de janeiro de 2017

      Muito bom, Lucas, que bom que foi útil!!

  • daniel dornelles

    27 de janeiro de 2017

    senne, sempre que faço um sidechain de kick e bass, escuto um estalo que parece ser da entrada do kick, dai pra tirar esse estalo eu tenho q subir o atack do compressor. como posso tirar esse estalo chato? perguntei isso só agora, porque com essa função do eq no compressor fiquei pensando se nesses parâmetros de eq eu consigo tirar esse estalo.

    • Felippe Senne

      28 de janeiro de 2017

      Daniel, isso acontece porque elementos de frequência baixa têm a onda muito longa, e às vezes acontece do compressor agir muito rapidamente, daí dá uma distorcida na onda e gera esse estalo.

      Infelizmente esse é um subproduto do sidechain, dá pra amenizar aumentando um pouco o attack e/ou release do compressor, mas no final das contas vc precisa ouvir tudo junto e julgar se é perceptível ou não esse estalo… muitas vezes não é.

  • Den'Allen

    14 de fevereiro de 2017

    Que estilo (gênero musical) é esse, da música que mostrou, Senne?

    https://www.youtube.com/watch?v=XK0fDsKMlos

    • Felippe Senne

      14 de fevereiro de 2017

      Den, tem gente que chama de Progressive House, Groove House, EDM, e por aí vai! 😛

  • Luis Diotto

    23 de março de 2017

    Essa foi a aula que mais tirou minhas duvidas até agora, minhas percurssões sempre ficavam roboticas ou sem sentido, sabia que tinha algo errado…
    o/

    • Felippe Senne

      25 de abril de 2017

      Nada como uma bela swingada! hehehe

  • DJTafarelo

    25 de abril de 2017

    PUTAQUEOPARIL… Perdi o sono depois dessa Aula!!!
    Mas, dormir e necessário, então amanha coloco em pratica o que anotei no caderno,rs !!!

  • Luiz Henrique Ávila

    27 de abril de 2017

    Senne, essa track do Chris Lawyer seria um exemplo de Triplets ou seria um efeito?
    https://youtu.be/CbT86xRI3Ac

  • Pedro

    19 de maio de 2017

    Fala pessoal, estou querendo adentrar em terreno Brasileiro no Brazilian Bass. Fico intrigado com a mistura de baixos que o pessoal tem usado. Normalmente uso 1 ou 2, e isso me deixou um pouco perdido. Tava pensando em fazer um ritmo de baixo + um baixo “apertado” pelo sustain + um Tom sincopado.

    Alguem tem alguma dica a respeito do Brazilain Bass em especifico para compartilhar? Queria me especializar nisso agora. Abraço a todos.

    • Felippe Senne

      20 de maio de 2017

      Pedro, dá uma olhada nas tracks estilo Brazilian Bass que fizemos remakes aqui no curso.

      Esses remakes estão agora numa seção especial na área de alunos do curso, no menu CURSOS MkMN > REMAKES & PROJETOS ABERTOS no http://www.makemusicnow.com.br.

      • Pedro

        22 de maio de 2017

        Perfeito Senne! Muito obrigado.

  • Alexandre Reis

    29 de maio de 2017

    Aula foda!

  • Giovane Nunes

    19 de junho de 2017

    Senne, só consigo aplicar o groove do Ableton em canais MIDI? É que me acostumei a programar toda minha bateria em áudio, mas no exemplo você faz em MIDI.

    • Felippe Senne

      20 de junho de 2017

      Giovane, boa pergunta: no Ableton Live é possível aplicar o groove em áudios, porém eles precisam ser loops e estar com o warp ligado (de preferência no modo Beats). O que vc pode fazer é consolidar os áudios da sua bateria pra criar loops, e depois aplicar o groove no audio clip.

      • Giovane Nunes

        21 de junho de 2017

        Ótimo. Obrigado!

  • MUKA ROMERO

    7 de julho de 2017

    Que aula top cara, parabéns

  • pedro contente

    22 de julho de 2017

    Senne, em aulas de rítmica que tive aprendi esse conceito de polimetría: quando duas ou mais linhas são tocadas ao msm tempo com fórmulas de compasso diferentes. Bem isso que vc mostrou.
    Parabéns pela aula e curso

    • Felippe Senne

      1 de agosto de 2017

      Que bom que está curtindo, Pedro! 🙂

  • DjMarcio Campos

    24 de agosto de 2017

    Pow Professor esta parte dos transientes me ajudou muito e encurtou meus caminhos pra meus resultados

  • Douglas Dias

    17 de setembro de 2017

    gostei muito da aula partiu aula 7 porq to atrasado kk

  • Andersom Guilherme

    30 de novembro de 2017

    agora eu sei como deixar os claps mais secos haha

  • Távio Pires

    2 de dezembro de 2017

    https://www.youtube.com/watch?v=tnezmQ6sbcE
    Outro exemplo de Call and Response

    • Felippe Senne

      2 de dezembro de 2017

      Távio, qual trecho dessa track vc considerou um bom exemplo de call & response?

      • Távio Pires

        2 de dezembro de 2017

        Na Intro entra um trecho do vocal e vem um bass logo em seguida

  • Masaaki

    8 de dezembro de 2017

    Eu acho essa música um incrível exemplo para essa aula!
    https://www.youtube.com/watch?v=ecO1xZucIeA

  • Raphael Augusto Guedes

    11 de janeiro de 2018

    Caramba Senne, essa aula era a cada assunto um “ÁÁÁ É ASSIM Q FAZ ISSO, Q MASSA” HAHAHA

  • Pedro Takano

    10 de março de 2018

    Blz, Senne! Quando você faz o side chain sem usar sinal de outro canal, como você faz na hora de transformar a faixa em audio pra mixar? Você remove e recoloca o plugin como faria com o compressor, ou já deixa o efeito gravado no audio? Se eu já deixar o efeito aplicado, vai fazer falta ter o controle dele na mixagem?

    • Felippe Senne

      10 de março de 2018

      Pedro, infelizmente nesse caso é necessário tirar o compressor que está fazendo sidechain, freezar/flatten o canal, e colocá-lo de volta. Eu crio um canal de áudio temporário e coloco o compressor lá… meio chatinho, mas funciona.

  • Maykon Izaías

    22 de junho de 2018

    Fala galera ! então, eu comecei a produzir uma track, aí, eu fiz a intro, Break , Build up, até ai Suave, só que quando chegou no Drop eu Simplesmente TRAVEi !!! e já vai fazer 4 dias que sento na cadeira do PC e abro o Live, e DROP que é bom nada .
    Eu queria saber se já aconteceu isso com alguem? ou se só eu estou passando por esse “Horror” haha. VALEU por ter lido até aqui ! Tamo Junto

    ” Só sei que nada sei ”
    ~Aristóteles

    • MKMN Expert

      23 de junho de 2018

      Fala Maykon,

      Beleza?

      É totalmente normal, acontece com todos. Neste caso você pode tentar fazer algo simples/genérico.

      Mas não desista, continue fazendo, mesmo nas horas que sua criatividade travar.

      Abraços.

      • Maykon Izaías

        1 de julho de 2018

        Muito obrigado amigo! valeu mesmo pelo conselho. : )

        Obrigado !! : )

        • Felipe Fantone

          24 de julho de 2018

          E ai Maykon, ei cara, talvez vc esteja pensando em criar um drop muito foda, e isso acaba travando suas ideias, nao? enfim, crie um drop simples! e com isso vc vai melhorando ele, mas o importante é criar mesmo que seja simples! abraço

  • Thiago Duplicata

    20 de agosto de 2018

    Muito boa essa dica do polymeter através do ajuste dos loops, muito prática.

  • Fernando Prati

    5 de novembro de 2018

    Alguém saberia me dizer se existe no Logic pro X uma função similar à essa do groove do Ableton?

  • DJ CZAR

    17 de janeiro de 2019

    Vídeo excelente Senne

  • Pedro Pacheco

    11 de fevereiro de 2019

    Olá Senne, eu não entendi direito essa questão de pergunta e resposta, você poderia me explicar de uma forma mais simplificada pelos comentários?

    • MKMN Expert

      16 de fevereiro de 2019

      Fala Pedro,

      Expert Team aqui. Vou tentar resumir para você, e aconselho a assistir novamente.

      Call and Response é uma “conversa” entre os instrumentistas. Um instrumento pergunta e o outro responde.

      Repare nos synths que estão no drop, um pergunta e o outro responde.
      https://www.youtube.com/watch?v=sBa_Tr8mE0Y

  • Pedro Pacheco

    15 de fevereiro de 2019

    Alguém sabe como faz esse swing, que o Senne fez no Ableton, no FL STUDIO? 30:00

  • Pedro Pacheco

    15 de fevereiro de 2019

    alguém sabe como fazer um sidechain equalizado no FL? posso usar o fruity peak controller com um equalizador? 1:16:00

  • Cau Bartholo

    15 de maio de 2019

    Realmente amei essa aula, entendi tudo, pratiquei tudo e acredito que a cada aula tudo vai melhorando.

    • MKMN Expert

      15 de maio de 2019

      Gratidão pela confiança, Cau!

  • Cau Bartholo

    15 de maio de 2019

    Terminei essa aula ontem a noite e juro que saí dando soquinhos no ar de alegria, que aula massa, talvez pq eu já saiba manusear bem uma bateria na DAW e foi só clareando, fazer groove é uma diversão. Ainda não tinha absorivido muito sobre Groove Pool e agora ficou fácil, achei super interessante as formas de envelope quando se trata de Loop, muito aprendizado nesse módulo Senne.

    • MKMN Expert

      15 de maio de 2019

      Cau, gratidão! Comentários assim nos deixa muito feliz. Tudo aqui foi criado com muita dedicação e foco para vocês.

      Tmj!

      • Cau Bartholo

        15 de maio de 2019

        Essa aula me deu um gás pois realmente, muito aprendizado, aprender a fazer groove com tudo e as formas de envelope, sidechain… show. Tô amando esse curso, tudo é uma questão de dedicação. Gratidão total!

        • MKMN Expert

          15 de maio de 2019

          =) Tamo junto!

  • Eduardo Cardoso

    21 de julho de 2019

    Para quem quer compreender melhor ainda sobre sentimentos dentro da música, acredito que estes dois links demonstram muito bem as características de uma música alegre, e de uma música triste:

    Transformando Músicas Felizes em Músicas Tristes e Depressivas: https://www.youtube.com/watch?v=En1BApnx3Co

    Músicas Tristes em Versões Felizes – O Pianista Bipolar: https://www.youtube.com/watch?v=02cFWM7dRPU

    Espero contribuir com o conteúdo!

    • MKMN Expert

      22 de julho de 2019

      Muito bom, Eduardo!

  • Giovane Sousa

    9 de setembro de 2019

    Queria saber se tem muita diferença usar o sidechain do compressor do ableton ou usar o pluggin já com sidechain pré programado, como o do nicky romero que foi mostrado no vídeo ou outros? Pq querendo ou não da muito menos trabalho, é bem mais visual e parece muito mais fácil, terei a mesma qualidade?

    • MKMN Expert

      10 de setembro de 2019

      Fala Giovane,

      Tudo bem?

      Muita gente vai achar besteira, mas se reparar mais a fundo, sidechain do Nick Romero por exemplo já vem com envelope configurado e nem todo kick tem a mesma forma de onda, nem todo transiente é igual! Então pra ficar algo bem cirúrgico mesmo eu particularmente gosto de usar sidechain nativo do ableton e divido o kick em 2, Sub grave e o outro do médio grave pra cima.

      Abraços.
      Qualquer duvida é só falar.

      • Giovane Sousa

        10 de setembro de 2019

        Valeu, vou terminar o curso e estudar mais o compressor, pra poder pegar as manhas de fazer sidechain.

        • MKMN Expert

          10 de setembro de 2019

          Abraços!