Queria deixar uma track interessante pra galera dar uma ouvida também.. hehehe…
Ela é uma salada mista de tudo que o Senne passou nessa aula… Altamente indigesta para ouvidos despreparados! hahaha
Feito pelo maior gênio e louco do complextro e dubstep brasileiro, The H2O Project..
Breno, transiente é o ponto em que determinado som é disparado/tocado, geralmente é mais alto em volume, é o momento to attackzinho do som. Nessa imagem anexada vc pode ver os transientes marcados pelo warp do Ableton com um pontinho na parte superior do grid.
Alexandre Wanderley
16 de maio de 2017
Inclusive tem um vídeo do Senne no Youtube, para quem é DJ também, que ensina usar o Ableton para discotecar. O DAW usa esse attack para sincronizar com o compasso. Muito maneiro se você quiser tocar estilo Felguk, Vintage Culture, Ftampa… https://www.youtube.com/watch?v=My7WXVEJYYY&t=3s
MKMN Expert
16 de fevereiro de 2019
Explicado da minha maneira aqui, é o ataque do som, é aqueles milesegundos de incio. É fundamental para você perceber o timbre.
Abraços.
Joao Corrêa
2 de fevereiro de 2015
Sennne qual a melhor opção para fazer o delay somente no final do audio?
estou usando o simpler delay no final do audio com automaçao, o problema é que quando é ativado, da uma alterada de volume e fica estranho…
Vc pode usá-lo num canal de Return (Aux) e dosar o quanto quiser de Delay com o send do canal, dessa forma vc preserva o volume original do canal… realmente as vezes o Dry/Wet dá uma bagunçada no balanço dos volumes.
Boa tarde Senne, consegui tempo para assistir o modulo avançado e na boa… Agora estou vendo quanto tempo perdi para assistir essa aula, muito foda mesmo, estou aprendendo muito, parabéns pela aula, mas me diga uma coisa. Reparei que você usou o delay e ficou com efeito parecido com o ping-pong. Você gosta de usar o ping-pong, o que tem a dizer sobre ele?
BD, é só clicar nesse botão com o desenho de um teclado:
BD Santoro
1 de fevereiro de 2016
Muito obrigado! 🙂
Felipe Wagner Antonio
1 de fevereiro de 2016
Senne estou com duas duvidas a primeira mais técnica ! Não estou conseguindo habilitar dois plugins no meu ableton, por exemplo quando eu carrego o sylenth1, o megoozciloscopio some.. e a outra fiz um sidechain em uma harmonia de piano(essa harmonia é bem constante tirei o atack e aumentei o release para parecer que, quando mude de uma nota para outra, ela esta sendo tocada sem parar) usando o kick como base, porem ficou um chiado bem parecido com um noise mesmo, oq sera q pode ser isso ?
Igor Narciso
23 de março de 2016
Boa tarde, Senne e galera!
Minha dúvida é a seguinte: quando eu uso um sidechain com ghost kick, fica um estalo no instrumento q ta sendo tocado. existe algum jeito de tirar esse estalo? visto q esse é provocado pelo sidechain e mesmo aumentando o release do instrumento não altera em nada, mas sim a intensidade do sidechain, então, qto mais intenso o sidechain, mais alto fica esse estalo no fundo do instrumento.
Igor, infelizmente não tem muito como fugir disso, principalmente em sons de frequência baixa, pois a onda é muito longa, e o sidechain causa uma distorção. Você precisa analisar se esse estalo fica aparente quando tudo está tocando, pq normalmente é imperceptível, mas se for algo ruim, então é bom procurar outra solução.
Uma coisa que faço as vezes é usar o plugin LFOTool, e fazer um desenho dessa forma, repara que no final o volume tem uma espécie de “fade out”, que suaviza a variação de volume:
Bruno Henrique
28 de março de 2017
Bom cara, costumo dar um pequeno atraso de -12ms na minha track “TRIGGER KICK”, não irei explicar o fenômeno ocorrido pra não ficar chato, mas soluciono os problemas deste tipo. Tenta aí. Valeu!
Fala Senne, tranquilo ? Então, eu tenho uma dúvida porém não tem muito haver com essa aula. Eu gostaria de saber se tem como gerar um ruído rosa no ableton para que eu possa calibrar meus monitores de referência, porque eu procurei que só, porém só achei para o pro tools, e nada do ableton :/
Senne…fiquei com duvida na parte do groove…porque no meu ableton não tem a pasta de groove salva…e quando eu fui extrair o groove de um loop …deu um pequeno erro
Estou com um lead que está soando mais “cheio” do que eu gostaria, está com informação demais, meio sujo. Ele já está em formato de áudio puro, então não dá pra resolver reprogramando o synth. Eu já tinha tentado equalizar, reduzindo o volume de algumas regiões de frequência que pareciam estar atrapalhando, mas ainda não estava satisfeito.
Depois de assistir a essa aula e ver você usando o Gate, coloquei um Gate no final da cadeia desse canal. Com isso, em vez de tirar/atenuar certas frequências do timbre, o que eu fiz foi dispensar o que estava abaixo de um certo volume, o que acabou deixando o timbre de fato um pouco mais limpo. Inclusive dá pra saber precisamente o que se está dispensando, clicando na opção “Flip”, de modo a não se jogar muita coisa fora e assim não descaracterizar o timbre.
Você já usou essa técnica alguma vez? Eu viajei ou esse raciocínio faz sentido? Grande abraço!
André, se o uso do Gate resolveu seu problema, então use e abuse! hehehehe
Nesse caso o Gate é ótimo pra incrementar a dinâmica do som, diminuir um pouco da “cauda” de cada nota do seu lead, que provavelmente era oq te incomodava, então é uma ótima solução mesmo.
Só uma coisa que pode acontecer: caso seu Lead tenha um reverb muito proeminente, pode ser que o uso do Gate cause um efeito um pouco artificial, já que vai atenuar o reverb junto com a cauda, então pode ser uma boa usar um reverb extra, só pra não ficar um silêncio brusco depois da cada nota. Mas isso é só uma observação, não uma regra, obviamente.
Fabio
27 de julho de 2016
Senne, suas técnicas de atuação e efeitos sonoros são as melhores kkkkkkkkkkkkkk
Fabio
27 de julho de 2016
Senne, percebo que em musicas geral da “LowBpm” contem muitos sincopes, desde Snares até o próprio Clap fazendo essa ideia, tipo faz um tempo que estou tentando me aperfeiçoar a isso mas não consigo achar presets bons que de esse mesmo efeito, onde posso achar esses timbres?? Valeu Maestro
Leonardo
30 de julho de 2016
Senne, eu sinceramente n costumo utilizar o simpler, utilizo caso queira q o comportamento do meu sample mude tals dai eu uso, sei q ele funciona como um tipo de moldura no comportamento do som e tals, gosto de pegar o sample e simplesmente jogar ele na time-line, tem alguma consequência ou algo de diferente em fazer isso?
Leo, isso é questão puramente de gosto, não vejo qualquer tipo de problema em programar tudo em áudio. A única coisa mais chatinha disso é se vc quiser mudar determinado sample, daí vai ter q recriar tudo na timeline, se fizer em MIDI com um sampler basta mudar o sample carregado nele.
Leonardo
1 de agosto de 2016
Boa man, n tinha pensado nisso nessa da timeline ‘-‘ Vlws *-*
Leonardo
7 de agosto de 2016
Olá senne, Bom tava akie dando uma praticada e tals no sidechain com EQ habilitado, acabei me perdendo ^^ sei q o eq serve para equalizar o sinal trigado na hora do sidechain, existe algum tipo de exemplo como por exemplo side chain com EQ habilitado entre o kick e o sub bass? … no caso o sinal q trigado entre os dois seria a parte sub do timbre, tao eu equalizo o atackzin do kick? qual exercicio poderia estar fazendo mais pra pratica msm? … Resumindo acho q minha duvida eh em relação a oq equalizar, tipo qndo equalizar so o atackzin ou so o restante do som (ou seja, qndo usar o high e o low pass). aaah ou melhor como saber qndo esta trigando, acho q to perdido no significado dessa palavra -‘ kk
Senne, criei um som e transformei em audio, mas depois vi que ficou com muito reverb, da forma que você ensinou no video, eu consigo deixa-lo seco novamente?
Diogo, remover o reverb vc não vai conseguir, porém vc pode deixar cada nota mais curtinha ajustando o envelope do Simpler, ou usando um Gate no canal, dessa forma vc vai deixar mais curta a “cauda” do som, aparentando ter menos reverb.
Diogo Dazevedo
30 de novembro de 2016
Valeu pela dica Senne!!!!!
Lucas Thiago
13 de janeiro de 2017
Gostei muito dessa aula, tenho algumas ideias musicais e que estavam soando meio “Retas”, sem vida, mas agora estou muito feliz com o resultado depois que as incrementei com todas as dicas da aula! Show de bola!!!
senne, sempre que faço um sidechain de kick e bass, escuto um estalo que parece ser da entrada do kick, dai pra tirar esse estalo eu tenho q subir o atack do compressor. como posso tirar esse estalo chato? perguntei isso só agora, porque com essa função do eq no compressor fiquei pensando se nesses parâmetros de eq eu consigo tirar esse estalo.
Daniel, isso acontece porque elementos de frequência baixa têm a onda muito longa, e às vezes acontece do compressor agir muito rapidamente, daí dá uma distorcida na onda e gera esse estalo.
Infelizmente esse é um subproduto do sidechain, dá pra amenizar aumentando um pouco o attack e/ou release do compressor, mas no final das contas vc precisa ouvir tudo junto e julgar se é perceptível ou não esse estalo… muitas vezes não é.
Den'Allen
14 de fevereiro de 2017
Que estilo (gênero musical) é esse, da música que mostrou, Senne?
Fala pessoal, estou querendo adentrar em terreno Brasileiro no Brazilian Bass. Fico intrigado com a mistura de baixos que o pessoal tem usado. Normalmente uso 1 ou 2, e isso me deixou um pouco perdido. Tava pensando em fazer um ritmo de baixo + um baixo “apertado” pelo sustain + um Tom sincopado.
Alguem tem alguma dica a respeito do Brazilain Bass em especifico para compartilhar? Queria me especializar nisso agora. Abraço a todos.
Pedro, dá uma olhada nas tracks estilo Brazilian Bass que fizemos remakes aqui no curso.
Esses remakes estão agora numa seção especial na área de alunos do curso, no menu CURSOS MkMN > REMAKES & PROJETOS ABERTOS no http://www.makemusicnow.com.br.
Senne, só consigo aplicar o groove do Ableton em canais MIDI? É que me acostumei a programar toda minha bateria em áudio, mas no exemplo você faz em MIDI.
Giovane, boa pergunta: no Ableton Live é possível aplicar o groove em áudios, porém eles precisam ser loops e estar com o warp ligado (de preferência no modo Beats). O que vc pode fazer é consolidar os áudios da sua bateria pra criar loops, e depois aplicar o groove no audio clip.
Senne, em aulas de rítmica que tive aprendi esse conceito de polimetría: quando duas ou mais linhas são tocadas ao msm tempo com fórmulas de compasso diferentes. Bem isso que vc mostrou.
Parabéns pela aula e curso
Caramba Senne, essa aula era a cada assunto um “ÁÁÁ É ASSIM Q FAZ ISSO, Q MASSA” HAHAHA
Pedro Takano
10 de março de 2018
Blz, Senne! Quando você faz o side chain sem usar sinal de outro canal, como você faz na hora de transformar a faixa em audio pra mixar? Você remove e recoloca o plugin como faria com o compressor, ou já deixa o efeito gravado no audio? Se eu já deixar o efeito aplicado, vai fazer falta ter o controle dele na mixagem?
Pedro, infelizmente nesse caso é necessário tirar o compressor que está fazendo sidechain, freezar/flatten o canal, e colocá-lo de volta. Eu crio um canal de áudio temporário e coloco o compressor lá… meio chatinho, mas funciona.
Maykon Izaías
22 de junho de 2018
Fala galera ! então, eu comecei a produzir uma track, aí, eu fiz a intro, Break , Build up, até ai Suave, só que quando chegou no Drop eu Simplesmente TRAVEi !!! e já vai fazer 4 dias que sento na cadeira do PC e abro o Live, e DROP que é bom nada .
Eu queria saber se já aconteceu isso com alguem? ou se só eu estou passando por esse “Horror” haha. VALEU por ter lido até aqui ! Tamo Junto
” Só sei que nada sei ”
~Aristóteles
MKMN Expert
23 de junho de 2018
Fala Maykon,
Beleza?
É totalmente normal, acontece com todos. Neste caso você pode tentar fazer algo simples/genérico.
Mas não desista, continue fazendo, mesmo nas horas que sua criatividade travar.
Abraços.
Maykon Izaías
1 de julho de 2018
Muito obrigado amigo! valeu mesmo pelo conselho. : )
Obrigado !! : )
Felipe Fantone
24 de julho de 2018
E ai Maykon, ei cara, talvez vc esteja pensando em criar um drop muito foda, e isso acaba travando suas ideias, nao? enfim, crie um drop simples! e com isso vc vai melhorando ele, mas o importante é criar mesmo que seja simples! abraço
Thiago Duplicata
20 de agosto de 2018
Muito boa essa dica do polymeter através do ajuste dos loops, muito prática.
Fernando Prati
5 de novembro de 2018
Alguém saberia me dizer se existe no Logic pro X uma função similar à essa do groove do Ableton?
Alguém sabe como faz esse swing, que o Senne fez no Ableton, no FL STUDIO? 30:00
Pedro Pacheco
15 de fevereiro de 2019
alguém sabe como fazer um sidechain equalizado no FL? posso usar o fruity peak controller com um equalizador? 1:16:00
Cau Bartholo
15 de maio de 2019
Realmente amei essa aula, entendi tudo, pratiquei tudo e acredito que a cada aula tudo vai melhorando.
MKMN Expert
15 de maio de 2019
Gratidão pela confiança, Cau!
Cau Bartholo
15 de maio de 2019
Terminei essa aula ontem a noite e juro que saí dando soquinhos no ar de alegria, que aula massa, talvez pq eu já saiba manusear bem uma bateria na DAW e foi só clareando, fazer groove é uma diversão. Ainda não tinha absorivido muito sobre Groove Pool e agora ficou fácil, achei super interessante as formas de envelope quando se trata de Loop, muito aprendizado nesse módulo Senne.
MKMN Expert
15 de maio de 2019
Cau, gratidão! Comentários assim nos deixa muito feliz. Tudo aqui foi criado com muita dedicação e foco para vocês.
Tmj!
Cau Bartholo
15 de maio de 2019
Essa aula me deu um gás pois realmente, muito aprendizado, aprender a fazer groove com tudo e as formas de envelope, sidechain… show. Tô amando esse curso, tudo é uma questão de dedicação. Gratidão total!
MKMN Expert
15 de maio de 2019
=) Tamo junto!
Eduardo Cardoso
21 de julho de 2019
Para quem quer compreender melhor ainda sobre sentimentos dentro da música, acredito que estes dois links demonstram muito bem as características de uma música alegre, e de uma música triste:
Queria saber se tem muita diferença usar o sidechain do compressor do ableton ou usar o pluggin já com sidechain pré programado, como o do nicky romero que foi mostrado no vídeo ou outros? Pq querendo ou não da muito menos trabalho, é bem mais visual e parece muito mais fácil, terei a mesma qualidade?
MKMN Expert
10 de setembro de 2019
Fala Giovane,
Tudo bem?
Muita gente vai achar besteira, mas se reparar mais a fundo, sidechain do Nick Romero por exemplo já vem com envelope configurado e nem todo kick tem a mesma forma de onda, nem todo transiente é igual! Então pra ficar algo bem cirúrgico mesmo eu particularmente gosto de usar sidechain nativo do ableton e divido o kick em 2, Sub grave e o outro do médio grave pra cima.
107 Comments
Guilherme Neves
7 de novembro de 2014Senne nas opções do quantize aparece 1/8 e 1/8T esse ”T” é de Triplet ?
Felippe Senne
7 de novembro de 2014Exatamente, Guilherme!
Luís Eduardo Eloy Do Amaral
7 de novembro de 2014Um dos melhores vídeos Senne, muito completo! OBS: Chorei de rir com o “synth que virou autista” haha
Victor Ferrari
20 de julho de 2018HAHAH! O senne me mata de rir, cara.
Anderson Dueli Queiroz
12 de novembro de 2014Senne e galera do curso quem poder ouvir minha track e me dar um feedback sobre o processamento ( a mix) e principalmente quero saber se tá soando bem nos seu reprodutores de audio. segue o link: https://soundcloud.com/anderson-dueli/trance-dubstep-by-dj-anderson-dueli
Vitor Nagashima
14 de janeiro de 2015Queria deixar uma track interessante pra galera dar uma ouvida também.. hehehe…
Ela é uma salada mista de tudo que o Senne passou nessa aula… Altamente indigesta para ouvidos despreparados! hahaha
Feito pelo maior gênio e louco do complextro e dubstep brasileiro, The H2O Project..
https://soundcloud.com/h2oproject/the-h2o-project-fantastic
Edu Molina
24 de janeiro de 2015PQP! Essa aula ajudou muito!!! Sobre o triplet e polymeter então, nem se fala!!!
Valeuuuuu AIRTON SENNE!!!
hahaha
Breno Moura
28 de janeiro de 2015Senne eu procurei mas não entendi bem, o que é um transiente?
Felippe Senne
29 de janeiro de 2015Breno, transiente é o ponto em que determinado som é disparado/tocado, geralmente é mais alto em volume, é o momento to attackzinho do som. Nessa imagem anexada vc pode ver os transientes marcados pelo warp do Ableton com um pontinho na parte superior do grid.
Alexandre Wanderley
16 de maio de 2017Inclusive tem um vídeo do Senne no Youtube, para quem é DJ também, que ensina usar o Ableton para discotecar. O DAW usa esse attack para sincronizar com o compasso. Muito maneiro se você quiser tocar estilo Felguk, Vintage Culture, Ftampa… https://www.youtube.com/watch?v=My7WXVEJYYY&t=3s
MKMN Expert
16 de fevereiro de 2019Explicado da minha maneira aqui, é o ataque do som, é aqueles milesegundos de incio. É fundamental para você perceber o timbre.
Abraços.
Joao Corrêa
2 de fevereiro de 2015Sennne qual a melhor opção para fazer o delay somente no final do audio?
estou usando o simpler delay no final do audio com automaçao, o problema é que quando é ativado, da uma alterada de volume e fica estranho…
Felippe Senne
2 de fevereiro de 2015Vc pode usá-lo num canal de Return (Aux) e dosar o quanto quiser de Delay com o send do canal, dessa forma vc preserva o volume original do canal… realmente as vezes o Dry/Wet dá uma bagunçada no balanço dos volumes.
Joao Corrêa
2 de fevereiro de 2015vlww Senne! Obrigado! 😀
Felipe Sosa
6 de fevereiro de 2015A síncope não é uma forma de swing?
Felippe Senne
8 de fevereiro de 2015Numa visão macro eu acho que vc pode considerar sim.
Samu Kah
12 de abril de 2015Dicas de groove e swing para FL STUDIO são bem vindas( triplets grid, extract groove, velocity)
Felippe Senne
13 de abril de 2015Samu, dá uma olhada nesse tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=-6VSxKqaR5M
Lolla Ribs
2 de setembro de 2015A cada aula eu fico mais animada.
Muito bom!
Alexandre Sant Anna
30 de outubro de 2015Boa tarde Senne, consegui tempo para assistir o modulo avançado e na boa… Agora estou vendo quanto tempo perdi para assistir essa aula, muito foda mesmo, estou aprendendo muito, parabéns pela aula, mas me diga uma coisa. Reparei que você usou o delay e ficou com efeito parecido com o ping-pong. Você gosta de usar o ping-pong, o que tem a dizer sobre ele?
Felippe Senne
30 de outubro de 2015Alex, o ping pong delay é legal pra dar uma incrementada no stereo do elemento que vc tiver usando ele.
Fernando
4 de novembro de 2015Senne você sabe se no FL Studio tem essa divisão do grid para triplet??
Felippe Senne
5 de novembro de 2015Fernando, dei uma pesquisada no Google e aparentemente no FL Studio não tem essa opção.
Felipe De Lima Rosa
20 de novembro de 2015Muuuuuito boa essa aula!
BD Santoro
28 de janeiro de 2016Como habilito toque no teclado?
Felippe Senne
30 de janeiro de 2016BD, é só clicar nesse botão com o desenho de um teclado:
BD Santoro
1 de fevereiro de 2016Muito obrigado! 🙂
Felipe Wagner Antonio
1 de fevereiro de 2016Senne estou com duas duvidas a primeira mais técnica ! Não estou conseguindo habilitar dois plugins no meu ableton, por exemplo quando eu carrego o sylenth1, o megoozciloscopio some.. e a outra fiz um sidechain em uma harmonia de piano(essa harmonia é bem constante tirei o atack e aumentei o release para parecer que, quando mude de uma nota para outra, ela esta sendo tocada sem parar) usando o kick como base, porem ficou um chiado bem parecido com um noise mesmo, oq sera q pode ser isso ?
Igor Narciso
23 de março de 2016Boa tarde, Senne e galera!
Minha dúvida é a seguinte: quando eu uso um sidechain com ghost kick, fica um estalo no instrumento q ta sendo tocado. existe algum jeito de tirar esse estalo? visto q esse é provocado pelo sidechain e mesmo aumentando o release do instrumento não altera em nada, mas sim a intensidade do sidechain, então, qto mais intenso o sidechain, mais alto fica esse estalo no fundo do instrumento.
Felippe Senne
23 de março de 2016Igor, infelizmente não tem muito como fugir disso, principalmente em sons de frequência baixa, pois a onda é muito longa, e o sidechain causa uma distorção. Você precisa analisar se esse estalo fica aparente quando tudo está tocando, pq normalmente é imperceptível, mas se for algo ruim, então é bom procurar outra solução.
Uma coisa que faço as vezes é usar o plugin LFOTool, e fazer um desenho dessa forma, repara que no final o volume tem uma espécie de “fade out”, que suaviza a variação de volume:
Bruno Henrique
28 de março de 2017Bom cara, costumo dar um pequeno atraso de -12ms na minha track “TRIGGER KICK”, não irei explicar o fenômeno ocorrido pra não ficar chato, mas soluciono os problemas deste tipo. Tenta aí. Valeu!
Felippe Senne
29 de março de 2017Ótima dica, Bruno!
Brodha
28 de março de 2016Fala Senne, tranquilo ? Então, eu tenho uma dúvida porém não tem muito haver com essa aula. Eu gostaria de saber se tem como gerar um ruído rosa no ableton para que eu possa calibrar meus monitores de referência, porque eu procurei que só, porém só achei para o pro tools, e nada do ableton :/
Felippe Senne
28 de março de 2016Fala Brodha, tá na mão: http://www.audiocheck.net/testtones_pinknoise.php
Brodha
28 de março de 2016Meu deus, você é foda hahah. Valeu Senne!
DjPamela Anderson
28 de maio de 2016Bom dia Senne!Então…no minimal é bastante usado o triplets,e há bastante síncope também,correto?
Felippe Senne
30 de maio de 2016Acredito que se possa dizer que sim.
Mauricio Silva
21 de junho de 2016Senne…fiquei com duvida na parte do groove…porque no meu ableton não tem a pasta de groove salva…e quando eu fui extrair o groove de um loop …deu um pequeno erro
Felippe Senne
21 de junho de 2016Mauricio, qual erro deu?
André
23 de junho de 2016Senne, fiquei com uma pulga atrás da orelha aqui.
Estou com um lead que está soando mais “cheio” do que eu gostaria, está com informação demais, meio sujo. Ele já está em formato de áudio puro, então não dá pra resolver reprogramando o synth. Eu já tinha tentado equalizar, reduzindo o volume de algumas regiões de frequência que pareciam estar atrapalhando, mas ainda não estava satisfeito.
Depois de assistir a essa aula e ver você usando o Gate, coloquei um Gate no final da cadeia desse canal. Com isso, em vez de tirar/atenuar certas frequências do timbre, o que eu fiz foi dispensar o que estava abaixo de um certo volume, o que acabou deixando o timbre de fato um pouco mais limpo. Inclusive dá pra saber precisamente o que se está dispensando, clicando na opção “Flip”, de modo a não se jogar muita coisa fora e assim não descaracterizar o timbre.
Você já usou essa técnica alguma vez? Eu viajei ou esse raciocínio faz sentido? Grande abraço!
Felippe Senne
25 de junho de 2016André, se o uso do Gate resolveu seu problema, então use e abuse! hehehehe
Nesse caso o Gate é ótimo pra incrementar a dinâmica do som, diminuir um pouco da “cauda” de cada nota do seu lead, que provavelmente era oq te incomodava, então é uma ótima solução mesmo.
Só uma coisa que pode acontecer: caso seu Lead tenha um reverb muito proeminente, pode ser que o uso do Gate cause um efeito um pouco artificial, já que vai atenuar o reverb junto com a cauda, então pode ser uma boa usar um reverb extra, só pra não ficar um silêncio brusco depois da cada nota. Mas isso é só uma observação, não uma regra, obviamente.
Fabio
27 de julho de 2016Senne, suas técnicas de atuação e efeitos sonoros são as melhores kkkkkkkkkkkkkk
Fabio
27 de julho de 2016Senne, percebo que em musicas geral da “LowBpm” contem muitos sincopes, desde Snares até o próprio Clap fazendo essa ideia, tipo faz um tempo que estou tentando me aperfeiçoar a isso mas não consigo achar presets bons que de esse mesmo efeito, onde posso achar esses timbres?? Valeu Maestro
Leonardo
30 de julho de 2016Senne, eu sinceramente n costumo utilizar o simpler, utilizo caso queira q o comportamento do meu sample mude tals dai eu uso, sei q ele funciona como um tipo de moldura no comportamento do som e tals, gosto de pegar o sample e simplesmente jogar ele na time-line, tem alguma consequência ou algo de diferente em fazer isso?
Felippe Senne
31 de julho de 2016Leo, isso é questão puramente de gosto, não vejo qualquer tipo de problema em programar tudo em áudio. A única coisa mais chatinha disso é se vc quiser mudar determinado sample, daí vai ter q recriar tudo na timeline, se fizer em MIDI com um sampler basta mudar o sample carregado nele.
Leonardo
1 de agosto de 2016Boa man, n tinha pensado nisso nessa da timeline ‘-‘ Vlws *-*
Leonardo
7 de agosto de 2016Olá senne, Bom tava akie dando uma praticada e tals no sidechain com EQ habilitado, acabei me perdendo ^^ sei q o eq serve para equalizar o sinal trigado na hora do sidechain, existe algum tipo de exemplo como por exemplo side chain com EQ habilitado entre o kick e o sub bass? … no caso o sinal q trigado entre os dois seria a parte sub do timbre, tao eu equalizo o atackzin do kick? qual exercicio poderia estar fazendo mais pra pratica msm? … Resumindo acho q minha duvida eh em relação a oq equalizar, tipo qndo equalizar so o atackzin ou so o restante do som (ou seja, qndo usar o high e o low pass). aaah ou melhor como saber qndo esta trigando, acho q to perdido no significado dessa palavra -‘ kk
Felippe Senne
8 de agosto de 2016Leo, você já deu uma olhada nesse post? Acho que pode te ajudar a entender melhor a utilidade do EQ do sidechain: http://makemusicnow.com.br/tutorial-como-comprimir-o-canal-master-sem-perder-os-graves/
Diogo Dazevedo
29 de novembro de 2016Senne, criei um som e transformei em audio, mas depois vi que ficou com muito reverb, da forma que você ensinou no video, eu consigo deixa-lo seco novamente?
Felippe Senne
29 de novembro de 2016Diogo, remover o reverb vc não vai conseguir, porém vc pode deixar cada nota mais curtinha ajustando o envelope do Simpler, ou usando um Gate no canal, dessa forma vc vai deixar mais curta a “cauda” do som, aparentando ter menos reverb.
Diogo Dazevedo
30 de novembro de 2016Valeu pela dica Senne!!!!!
Lucas Thiago
13 de janeiro de 2017Gostei muito dessa aula, tenho algumas ideias musicais e que estavam soando meio “Retas”, sem vida, mas agora estou muito feliz com o resultado depois que as incrementei com todas as dicas da aula! Show de bola!!!
Felippe Senne
16 de janeiro de 2017Muito bom, Lucas, que bom que foi útil!!
daniel dornelles
27 de janeiro de 2017senne, sempre que faço um sidechain de kick e bass, escuto um estalo que parece ser da entrada do kick, dai pra tirar esse estalo eu tenho q subir o atack do compressor. como posso tirar esse estalo chato? perguntei isso só agora, porque com essa função do eq no compressor fiquei pensando se nesses parâmetros de eq eu consigo tirar esse estalo.
Felippe Senne
28 de janeiro de 2017Daniel, isso acontece porque elementos de frequência baixa têm a onda muito longa, e às vezes acontece do compressor agir muito rapidamente, daí dá uma distorcida na onda e gera esse estalo.
Infelizmente esse é um subproduto do sidechain, dá pra amenizar aumentando um pouco o attack e/ou release do compressor, mas no final das contas vc precisa ouvir tudo junto e julgar se é perceptível ou não esse estalo… muitas vezes não é.
Den'Allen
14 de fevereiro de 2017Que estilo (gênero musical) é esse, da música que mostrou, Senne?
https://www.youtube.com/watch?v=XK0fDsKMlos
Felippe Senne
14 de fevereiro de 2017Den, tem gente que chama de Progressive House, Groove House, EDM, e por aí vai! 😛
Luis Diotto
23 de março de 2017Essa foi a aula que mais tirou minhas duvidas até agora, minhas percurssões sempre ficavam roboticas ou sem sentido, sabia que tinha algo errado…
o/
Felippe Senne
25 de abril de 2017Nada como uma bela swingada! hehehe
DJTafarelo
25 de abril de 2017PUTAQUEOPARIL… Perdi o sono depois dessa Aula!!!
Mas, dormir e necessário, então amanha coloco em pratica o que anotei no caderno,rs !!!
Felippe Senne
25 de abril de 2017Vamo que vamoooooo!!!!!!
Luiz Henrique Ávila
27 de abril de 2017Senne, essa track do Chris Lawyer seria um exemplo de Triplets ou seria um efeito?
https://youtu.be/CbT86xRI3Ac
Felippe Senne
4 de maio de 2017Luiz, sim, são triplets! 🙂
Pedro
19 de maio de 2017Fala pessoal, estou querendo adentrar em terreno Brasileiro no Brazilian Bass. Fico intrigado com a mistura de baixos que o pessoal tem usado. Normalmente uso 1 ou 2, e isso me deixou um pouco perdido. Tava pensando em fazer um ritmo de baixo + um baixo “apertado” pelo sustain + um Tom sincopado.
Alguem tem alguma dica a respeito do Brazilain Bass em especifico para compartilhar? Queria me especializar nisso agora. Abraço a todos.
Felippe Senne
20 de maio de 2017Pedro, dá uma olhada nas tracks estilo Brazilian Bass que fizemos remakes aqui no curso.
Esses remakes estão agora numa seção especial na área de alunos do curso, no menu CURSOS MkMN > REMAKES & PROJETOS ABERTOS no http://www.makemusicnow.com.br.
Pedro
22 de maio de 2017Perfeito Senne! Muito obrigado.
Alexandre Reis
29 de maio de 2017Aula foda!
Giovane Nunes
19 de junho de 2017Senne, só consigo aplicar o groove do Ableton em canais MIDI? É que me acostumei a programar toda minha bateria em áudio, mas no exemplo você faz em MIDI.
Felippe Senne
20 de junho de 2017Giovane, boa pergunta: no Ableton Live é possível aplicar o groove em áudios, porém eles precisam ser loops e estar com o warp ligado (de preferência no modo Beats). O que vc pode fazer é consolidar os áudios da sua bateria pra criar loops, e depois aplicar o groove no audio clip.
Giovane Nunes
21 de junho de 2017Ótimo. Obrigado!
MUKA ROMERO
7 de julho de 2017Que aula top cara, parabéns
pedro contente
22 de julho de 2017Senne, em aulas de rítmica que tive aprendi esse conceito de polimetría: quando duas ou mais linhas são tocadas ao msm tempo com fórmulas de compasso diferentes. Bem isso que vc mostrou.
Parabéns pela aula e curso
Felippe Senne
1 de agosto de 2017Que bom que está curtindo, Pedro! 🙂
DjMarcio Campos
24 de agosto de 2017Pow Professor esta parte dos transientes me ajudou muito e encurtou meus caminhos pra meus resultados
Douglas Dias
17 de setembro de 2017gostei muito da aula partiu aula 7 porq to atrasado kk
Andersom Guilherme
30 de novembro de 2017agora eu sei como deixar os claps mais secos haha
Távio Pires
2 de dezembro de 2017https://www.youtube.com/watch?v=tnezmQ6sbcE
Outro exemplo de Call and Response
Felippe Senne
2 de dezembro de 2017Távio, qual trecho dessa track vc considerou um bom exemplo de call & response?
Távio Pires
2 de dezembro de 2017Na Intro entra um trecho do vocal e vem um bass logo em seguida
Masaaki
8 de dezembro de 2017Eu acho essa música um incrível exemplo para essa aula!
https://www.youtube.com/watch?v=ecO1xZucIeA
Felippe Senne
14 de dezembro de 2017Excelente track!
Raphael Augusto Guedes
11 de janeiro de 2018Caramba Senne, essa aula era a cada assunto um “ÁÁÁ É ASSIM Q FAZ ISSO, Q MASSA” HAHAHA
Pedro Takano
10 de março de 2018Blz, Senne! Quando você faz o side chain sem usar sinal de outro canal, como você faz na hora de transformar a faixa em audio pra mixar? Você remove e recoloca o plugin como faria com o compressor, ou já deixa o efeito gravado no audio? Se eu já deixar o efeito aplicado, vai fazer falta ter o controle dele na mixagem?
Felippe Senne
10 de março de 2018Pedro, infelizmente nesse caso é necessário tirar o compressor que está fazendo sidechain, freezar/flatten o canal, e colocá-lo de volta. Eu crio um canal de áudio temporário e coloco o compressor lá… meio chatinho, mas funciona.
Maykon Izaías
22 de junho de 2018Fala galera ! então, eu comecei a produzir uma track, aí, eu fiz a intro, Break , Build up, até ai Suave, só que quando chegou no Drop eu Simplesmente TRAVEi !!! e já vai fazer 4 dias que sento na cadeira do PC e abro o Live, e DROP que é bom nada .
Eu queria saber se já aconteceu isso com alguem? ou se só eu estou passando por esse “Horror” haha. VALEU por ter lido até aqui ! Tamo Junto
” Só sei que nada sei ”
~Aristóteles
MKMN Expert
23 de junho de 2018Fala Maykon,
Beleza?
É totalmente normal, acontece com todos. Neste caso você pode tentar fazer algo simples/genérico.
Mas não desista, continue fazendo, mesmo nas horas que sua criatividade travar.
Abraços.
Maykon Izaías
1 de julho de 2018Muito obrigado amigo! valeu mesmo pelo conselho. : )
Obrigado !! : )
Felipe Fantone
24 de julho de 2018E ai Maykon, ei cara, talvez vc esteja pensando em criar um drop muito foda, e isso acaba travando suas ideias, nao? enfim, crie um drop simples! e com isso vc vai melhorando ele, mas o importante é criar mesmo que seja simples! abraço
Thiago Duplicata
20 de agosto de 2018Muito boa essa dica do polymeter através do ajuste dos loops, muito prática.
Fernando Prati
5 de novembro de 2018Alguém saberia me dizer se existe no Logic pro X uma função similar à essa do groove do Ableton?
DJ CZAR
17 de janeiro de 2019Vídeo excelente Senne
Pedro Pacheco
11 de fevereiro de 2019Olá Senne, eu não entendi direito essa questão de pergunta e resposta, você poderia me explicar de uma forma mais simplificada pelos comentários?
MKMN Expert
16 de fevereiro de 2019Fala Pedro,
Expert Team aqui. Vou tentar resumir para você, e aconselho a assistir novamente.
Call and Response é uma “conversa” entre os instrumentistas. Um instrumento pergunta e o outro responde.
Repare nos synths que estão no drop, um pergunta e o outro responde.
https://www.youtube.com/watch?v=sBa_Tr8mE0Y
Pedro Pacheco
15 de fevereiro de 2019Alguém sabe como faz esse swing, que o Senne fez no Ableton, no FL STUDIO? 30:00
Pedro Pacheco
15 de fevereiro de 2019alguém sabe como fazer um sidechain equalizado no FL? posso usar o fruity peak controller com um equalizador? 1:16:00
Cau Bartholo
15 de maio de 2019Realmente amei essa aula, entendi tudo, pratiquei tudo e acredito que a cada aula tudo vai melhorando.
MKMN Expert
15 de maio de 2019Gratidão pela confiança, Cau!
Cau Bartholo
15 de maio de 2019Terminei essa aula ontem a noite e juro que saí dando soquinhos no ar de alegria, que aula massa, talvez pq eu já saiba manusear bem uma bateria na DAW e foi só clareando, fazer groove é uma diversão. Ainda não tinha absorivido muito sobre Groove Pool e agora ficou fácil, achei super interessante as formas de envelope quando se trata de Loop, muito aprendizado nesse módulo Senne.
MKMN Expert
15 de maio de 2019Cau, gratidão! Comentários assim nos deixa muito feliz. Tudo aqui foi criado com muita dedicação e foco para vocês.
Tmj!
Cau Bartholo
15 de maio de 2019Essa aula me deu um gás pois realmente, muito aprendizado, aprender a fazer groove com tudo e as formas de envelope, sidechain… show. Tô amando esse curso, tudo é uma questão de dedicação. Gratidão total!
MKMN Expert
15 de maio de 2019=) Tamo junto!
Eduardo Cardoso
21 de julho de 2019Para quem quer compreender melhor ainda sobre sentimentos dentro da música, acredito que estes dois links demonstram muito bem as características de uma música alegre, e de uma música triste:
Transformando Músicas Felizes em Músicas Tristes e Depressivas: https://www.youtube.com/watch?v=En1BApnx3Co
Músicas Tristes em Versões Felizes – O Pianista Bipolar: https://www.youtube.com/watch?v=02cFWM7dRPU
Espero contribuir com o conteúdo!
MKMN Expert
22 de julho de 2019Muito bom, Eduardo!
Giovane Sousa
9 de setembro de 2019Queria saber se tem muita diferença usar o sidechain do compressor do ableton ou usar o pluggin já com sidechain pré programado, como o do nicky romero que foi mostrado no vídeo ou outros? Pq querendo ou não da muito menos trabalho, é bem mais visual e parece muito mais fácil, terei a mesma qualidade?
MKMN Expert
10 de setembro de 2019Fala Giovane,
Tudo bem?
Muita gente vai achar besteira, mas se reparar mais a fundo, sidechain do Nick Romero por exemplo já vem com envelope configurado e nem todo kick tem a mesma forma de onda, nem todo transiente é igual! Então pra ficar algo bem cirúrgico mesmo eu particularmente gosto de usar sidechain nativo do ableton e divido o kick em 2, Sub grave e o outro do médio grave pra cima.
Abraços.
Qualquer duvida é só falar.
Giovane Sousa
10 de setembro de 2019Valeu, vou terminar o curso e estudar mais o compressor, pra poder pegar as manhas de fazer sidechain.
MKMN Expert
10 de setembro de 2019Abraços!