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111 Comments

  • Devock

    4 de novembro de 2014

    este video não é o mesmo da aula 4 ? :p

    • Felippe Senne

      4 de novembro de 2014

      Consertado! 😛

      • Devock

        4 de novembro de 2014

        😀

  • Marcio Sudo

    5 de novembro de 2014

    Concordo com cada palavra que vc falou nessa aula mestre Senne. De tao boa, estou vendo pela terceira vez antes de seguir para a aula 6. hehe 😀

  • JV

    20 de novembro de 2014

    Quando li o título da aula e o conteúdo confesso que pensei “putz, vai ser um saco essa aula…”

    Mal sabia eu, em minha inocência, que seria uma das melhores aulas do curso, se não a melhor.

    Cada aula que passa me surpreendo mais com a suavidade em que o conteúdo é passado. Tu tira onda, Senne!

  • Guilherme De Lima

    16 de dezembro de 2014

    Que aula incrível, sem palavras, abriu a mente;

  • Kauan Marcos de Oliveira

    31 de dezembro de 2014

    algumas informações do mozart pela wikipedia não condizem com o filme dele, se alguem quiser assistir, se chama “Amadeus”.. mas pouco importa tambem né kkk essa aula foi bem libertadora mesmo, com certeza vou comprar o livro “roube como um artista” e não hesite em passar conteúdos desse tipo, Senne, porque esse tipo de informação dificilmente encontramos por aí, valew!!

    • Felippe Senne

      31 de dezembro de 2014

      Kauan, o filme “Amadeus” é um dos meus favoritos, até comprei o DVD dele… mas vc tem razão, ali a história foi meio distorcida pra que o filme ficasse mais divertido, inclusive o Salieri não era esse monstro que criaram no filme! hehehe

      E pode deixar que vamos continuar conversando muito sobre essa parte filosófica da música, principalmente em nossos Masterminds. 🙂

      • Kauan Marcos de Oliveira

        2 de janeiro de 2015

        nossa, bom saber entao hahah é, eu achei estranho esse lance de ele não ler bem partitura porque no primeiro encontro dele com o Salieri ele pega uma partitura dele, lê e memoriza em 5 seg kkk e ele compõe sem instrumento nenhum, apenas com partitura, mas entao por ser o filme dele, deram essa supervaloizada aí né kkk

  • Igor Lisboa

    9 de janeiro de 2015

    Mano, adorei que tu falaste do skrillex, um pessoal meio babaca diz que o cara mudou e um monte de coisas que não fazem diferença, mas eu acho que ele foi inovador e hoje em dia continua mudando… a vida é assim 😀

  • Igor Lisboa

    9 de janeiro de 2015

    quem fez o efeitos de audio do transformers 3 foi skrillex e moody good, ou seja, exatamente tudo a ver com os transformers hahaha

  • Joao Corrêa

    30 de janeiro de 2015

    Que aula fantástica Senne!

  • Felipe Sosa

    3 de fevereiro de 2015

    Faltou falar quem seriam os artistas produzidos pra dar uma “luz” pra galera. 😉

  • Guest

    17 de fevereiro de 2015

    Vi essa aula só hoje, realmente, até me dá vontade de chorar de tanta raiva que passo por não fazer algo direto..

    To me dedicando muito a isso, muito mesmo, no minimo 1 hora por dia, mas tem dia que chego a passar de 4-5 horas aqui na frente do pc, e no final o resultado é uma bosta, e acabo nem salvando as alterações que fiz nesse período.

    Sou chato pra carai pra música, e ainda faço tracks piores do que as que eu já acho ruins, to tomando do próprio veneno! kk

  • Alexandro da Silva

    17 de fevereiro de 2015

    Vi essa aula só hoje, realmente, fico muito pê da vida por não fazer algo direto..To me dedicando muito a isso, muito mesmo, no minimo 1 hora por dia, mas tem dia que chego a passar de 4-5 horas aqui na frente do pc, e no final o resultado é uma bosta, e acabo nem salvando as alterações que fiz nesse período.

    Sou chato pra carai pra música, e ainda faço tracks piores do que as que eu já acho ruins, to tomando do próprio veneno! kk

    • Felippe Senne

      17 de fevereiro de 2015

      Fica tranquilo, Alex, todo mundo passa por isso! hehehehe

      O importante é entender que fazer boa música eletrônica, como qualquer outro tipo de atividade, requer muita prática e experiência.

      A parte boa é que fazendo aqui o curso o intervalo de tempo vai ficar mais curto, é só focar bem! 😛

  • Rafael Espindola

    10 de março de 2015

    acho que essa aula deveria ser uma das primeiras hahahah

  • Houri

    28 de março de 2015

    Mano, depois dessa aula, vou tansformar 10 anos em 2, trabalhar desde a hora que eu abrir meus olhos pela manhã até fecha-los a noite!

    PQP!!!!

  • Rodolfo Mares

    30 de junho de 2015

    Rapaz, parece que tava falando diretamente pra mim! Essa questão de produzir e não chegar num resultado considerado muito bom é um tanto frustrante mesmo, mas perceber que até grandes artistas como o deadmau5 levaram muitos anos pra chegar ao que são hoje deu um certo ânimo!

    • Felippe Senne

      30 de junho de 2015

      Pois é, Rodolfo, quando nós vemos um artista bombando e fazendo sucesso mundo afora, parece que tudo aconteceu muito rápido e facilmente. Porém, essa imagem anexada resume como é a realidade.

  • Lolla Ribs

    27 de agosto de 2015

    Chegar em casa depois do trabalho cansada e assistir essa aula é motivador 🙂 Abriu mais minha mente, achei que fosse conseguir tudo muito rápido, mas com a falta de tempo do dia a dia fica mais difícil, mas vou lembrar sempre dessa aula para me motivar sempre.
    Valeu Senne!

  • André Lucousk

    29 de agosto de 2015

    Muito Top essa aula! Simples, mas bem objetivo, como deve ser uma boa música.

  • Dj Mumu

    31 de agosto de 2015

    ola, ótima aula, mais muito assustadora ao mesmo tempo, pois tenho 35 anos, comecei como dj a 15 anos atras e não conquistei muitas coisas, mais tbm não posso cuspir pro alto tbm, agora estou procurando aprimorar, em questão da produção, tenho medo de se passar mais 15 anos e nada, posso nem estar vivo até lá, então me questiono !!! porque não fiz isso a 15 anos atras ??? derre pente tinha colhido frutos melhores!!! mais a boa noticia é que não desanimo fácil, a 15 anos atras era muito mais difícil para mim, era muito criticado e rebaixo e eu não desisti agora com este curso maravilho que não irei desistir mesmo, que venha mais 15, 30 ou 45 anos to ai para isso mesmo, parabéns Senne.

    • Felippe Senne

      31 de agosto de 2015

      Esse é o espírito, Mumu! 🙂

  • Geovani Zanetti

    11 de outubro de 2015

    Aula incrível, muito obrigado por isso Felippe!

  • jonathans

    8 de novembro de 2015

    otima aula professor . muito conhecimento !! sem duvida resultado de muitos anos de estudo. valew

  • Marcus Miller

    15 de novembro de 2015

    Vamos abrir a mente e inovar…Valeu Senne aula show demais…

  • Alexandre Sant Anna

    28 de novembro de 2015

    Nossa, essa aula de hoje me identifiquei muito. Já tenho uma certa intimidade com o DAW que uso, o Live, mas infelizmente ainda não me sinto confiante nas tracks, tenho muita dificuldades nas minhas mixagens, em deixar minhas tracks com a mesma qualidades das tracks que ouço, mas não desisti, eu paro, respiro, penso, volto a estudar na MKN, tanto que estou agora no modulo avançado… Não vou desistir. Era Dj e parei de tocar porque queria tocar minhas prórpias tracks e vou conseguir chegar no patamar que almejo. É isso, mas uma vez valeu pela aula senne, sempre vim te seguindo no youtube, muito antes de criar esse curso e gostei e aprendi a produzir no live graças a você… Um dia vou mostrar para todo mundo minhas tracks e você será uma das pessoas a ter plantado essa semente.

    Abraços e bom estudo a todos.

    • Felippe Senne

      29 de novembro de 2015

      Esse é o espírito, Alex!! 🙂

  • Matheus Vinicius da Silva

    2 de dezembro de 2015

    Meu Deus! É impressionante como o significado daquela frase “Tudo no seu tempo” parece cada vez mais verdadeiro. Nos ultimos dias eu quase desisti por achar que isso nao era pra mim. Estava assistindo as aulas porem tinha dado uma relaxada, e isso mudou hoje! Quanta informação bacana em uma unica aula, estou com as energias renovadas e com a mente muito mais aberta! A aula veio na hora certa e agora estou mais do que nunca, transbordando força de vontade e empenho. Grande Senne! Só tenho a agradecer

    • Felippe Senne

      2 de dezembro de 2015

      Que bom, Matheus, esse é o espírito!!

  • Eduardo Franchini

    1 de fevereiro de 2016

    Incrível, essa aula com certeza me trouxe mais motivação e afastou e muito o pensamento de que isso não para mim, acabei deixando o curso de canto antes de ver esta aula, por desânimo por nada sair do jeito que eu quero, mas depois desta aula eu comecei a aceitar que tudo tem seu tempo! Obrigado Senne!

    • Felippe Senne

      1 de fevereiro de 2016

      Esse é o espírito, Edu! 🙂

  • Guilherme Alves

    13 de fevereiro de 2016

    Aula fantástica! Me sinto cada vez mais motivado à me tornar um grande artista. À cada aula que passa, percebo minha evolução. Valeu demais Senne!

  • Thiago Andreoli

    15 de fevereiro de 2016

    Velho…lavagem cerebral… kkkk… Muito bom..
    Cada aula a mais,minha mente abre mais…rss..muito foda!

  • DjPamela Anderson

    21 de maio de 2016

    Bom dia Senne!Essa aula foi muito show.Estou nessa jornada a 10 meses,e as vezes
    a minha ansiedade me atrapalha.Quero tudo pra ontem.E não é bem assim que funciona.
    Contar uma história rapidinho que tem haver com essa aula e com o curso.
    Quando me inscrevi para entrar aqui no curso,recebi a sua mensagem no email
    dizendo que iria receber o primeiro módulo e tals e que dentro de alguns dias iria recebendo os
    outros módulos…em fim.Isso me deixou super ansiosa,pensei que fosse receber tudo de uma vez e
    que dentro de um mês já estaria me formando e arrasando nas produções…rsrsrrs.Quanta inocência
    a minha.Pois no decorrer do curso pude entender o porque de ser assim.É um processo muito longo
    de aprendizado ,que requer muito esforço,dedicação,vontade e foco.É uma avalanche de informações
    que temos que estar preparados pra receber e assimilar.Ou seja ,se eu tivesse recebido tudo de uma
    vez,acredito que não estaria sendo tão produtivo quanto está sendo.Pois essa avalanche viria de uma vez só
    o que não seria bom.Então é isso Senne.Mais uma vez muito obrigada por tamanha experiência e aprendizado!

    • Felippe Senne

      23 de maio de 2016

      Pamela, que bom saber q vc assimilou bem a proposta do curso, realmente o lance de liberar todo o conteúdo de uma vez não traria nenhum benefício pra ninguém, experiência própria. Continua focada, progredindo devagar e sempre, que vc vai chegar lá! 🙂

      • DjPamela Anderson

        28 de maio de 2016

        Amém,que assim seja!Vlw Senne!

    • Ian Rocha

      1 de junho de 2016

      passei pelo mesmo! haha, cada aula um novo passo que é dado, valeu senne!

  • Bruno Luiz

    23 de maio de 2016

    Muito bom mesmo Felippe! “Roube como um artista” eu comprei! É uma puta livro!

    • Felippe Senne

      24 de maio de 2016

      É bom demais mesmo, nos liberta de umas neuras! 😛

  • Rafael Hassegawa

    8 de junho de 2016

    Senne…. já fugi dos seus conelhos to 4 aulas atrasado pq to fazendo uma collab kkk q q vc pensa a respeito? :-O aluno rebelde kkkk e to sem fazer os exercicios kkk ZERO em comportamento :/

  • Jhonatan Morais

    15 de junho de 2016

    Cara essa aula ajuda muito a nos inspirar e focar mais nos estudos sobre a musica, as vezes a ansiedade de fazer algo bacana acaba nos atrapalhando muito, isso vinha acontecendo comigo. Depois que comecei o curso ja havia mudado minha deia, agora depois dessa aula acredito cada vez mais que o objetivo é focar em fazer algo bacana para depois apresentar por ai a fora.

    • Felippe Senne

      16 de junho de 2016

      Jhonatan, que bom que está ajudando, fico muito feliz! 😀

  • André

    23 de junho de 2016

    Olá, Senne. Na parte da aula que fala sobre originalidade, não pude deixar de lembrar de uma frase célebre de Isaac Newton, que disse: “If I have seen further, it is by standing on the shoulders of giants” (Se eu vi mais longe/além, foi por me apoiar nos ombros de gigantes). Abs!

  • Marco Olivera

    21 de novembro de 2016

    Papo muito bom, Senne.
    Acho que tudo que nos rodeia pode nos gerar uma ideia incrível.
    Abs!

  • Victor Alves

    14 de dezembro de 2016

    É realmente meio triste não conseguir chegar na qualidade dos artistas profissionais, mas vamo lá! Haha, se eu continuar no ritmo de evolução que peguei desde quando comecei esse curso, um dia eu consigo… Uma vez eu vi o autor dos livros de Game of Thrones falando algo interessante sobre referências: “roubar de uma só fonte é plágio, mas roubar de muitas fontes é pesquisa!”.

    • Felippe Senne

      15 de dezembro de 2016

      E como disse Einstein uma vez: “o segredo da criatividade é saber esconder as fontes”. 😛

  • Gabriel Mitsui

    5 de janeiro de 2017

    E realmente triste de não chegar na qualidade dos nossos artistas, mas isso e só questão de tempo paciência e muito estudo……. porque e muita ansiedade de fazer uma grande track…..

    Mas gostei muito dessa aula foi a mais importante do curso

    • Felippe Senne

      7 de janeiro de 2017

      Que bom que curtiu, Gabriel!

  • Lucas Anhaia

    8 de janeiro de 2017

    Senne, beleza? Essa aula me deixou uma puga atrás da orelha!

    Se quando iniciamos, não produzimos tracks de qualidade parecida com nossas referencias (e concordo totalmente com você, pois passo por isso no momento) qual é o melhor momento para lançarmos para o público uma track?

    • Felippe Senne

      8 de janeiro de 2017

      Lucas, depende dos seus objetivos e ambições, mas se a sua intenção for ter o mesmo nível de atenção e interesse que as tracks das suas referências têm, então vc vai precisar esperar já estar produzindo com a mesma qualidade pra começar um trabalho que tenha o mesmo potencial dos artistas que vc curte.

  • Nanda and Delamura

    15 de janeiro de 2017

    Senne ! Acho que esse vídeo mostra bem que você quer dizer como ” Roubar ” algo de musica e transformar em outra … tem varias videos desse neste canal ..

    https://www.youtube.com/watch?v=yktmJg2ReTU&list=PLIvjXe8ffUmcAJ5EBd8_6q-hQxElYgNvV

    • Felippe Senne

      16 de janeiro de 2017

      Esse quadro do Akeen é espetacular mesmo! 🙂

      Esse site aqui é muito legal também, é um banco de dados de samples usados em diversas músicas: http://www.whosampled.com

      • Nanda and Delamura

        16 de janeiro de 2017

        Senne! Se eu pegar trecho de uma track ( Roubar ) usar na minha produção fazendo alguma alteração criando em cima dela algo novo NÂO E PLAGIO ? base usei de outra track então deve ser plagio….

        • Felippe Senne

          16 de janeiro de 2017

          Nanda, se for sem autorização, então é sim uma infração de direito autoral. Porém na dance music e no hip hop isso é bem comum, inclusive a house music nasceu do sampling das músicas da era Disco.

  • daniel dornelles

    27 de janeiro de 2017

    Que aula senne. Foi libertador mesmo, tirou um saco de cimento dos ombros e uma corda apertada na garganta. Tava bem frustrado por nao conseguir tirar um som como queria, mais vi que estou no caminho e esse caminho é bem longo. Só ter paciência e força pra seguir nos estudos. abraços.

    • Felippe Senne

      28 de janeiro de 2017

      Que bom, Daniel, a pior coisa é ficarmos cobrando nós mesmos algo humanamente impossível! Vamos devagar que chegamos mais longe. 🙂

  • Den'Allen

    13 de fevereiro de 2017

    Aula sensacional! 😀

    Agora é sentar a bunda na cadeira e fechar o gap! o/

  • Matheus Falcão

    13 de fevereiro de 2017

    Senne, vejo varios artistas pegando pedaços de vocais famosos e construindo tracks com eles, é plagio ou nao? Se nao for existe uma porcentagem de quanto eu posso usar o vocal, por exemplo, vocal tem 2 min eu posso usar 10 segundos sem ser plagio. vlww

    • Felippe Senne

      14 de fevereiro de 2017

      Matheus, nesse caso o pessoal usa na cara de pau mesmo, sampling não-autorizado mesmo. E pelo que vejo não existe muito isso de usar alguns segundos… se tiver usado o fonograma sem autorização, mesmo que poucos segundos, já não pode ser feito.

  • Den'Allen

    14 de fevereiro de 2017

    Caraca, tava dando uma pesquisada sobre essas coisas de copiar outras músicas e tal e descobri que a música Fade Into Darkness do Avicci foi ”roubada” de uma orquestra, vejam que incrível:

    https://www.youtube.com/watch?v=6E3znZoFnN8

    • Den'Allen

      14 de fevereiro de 2017

      Inlcusive, antes da adição dos vocais, a faixa se chamava “Penguin”, hahahah:

      https://www.youtube.com/watch?v=c7BGxDbH9Zo

      • Felippe Senne

        14 de fevereiro de 2017

        Den, se você estudar qualquer música, vai ver que ela veio de algo pré-existente. 😛

      • Patrick Alves

        14 de junho de 2017

        Caraca essa nao sabia . . e na minha humilde opiniao Fade do Darkness é a melhor track do Avicii 🙂

  • Paulo Sergio

    3 de abril de 2017

    Complementando a aula, um video do Skrillex produzindo a melodia de “Sorry”

    https://www.youtube.com/watch?v=QfWK9X9M8Dg

  • Single Track

    25 de abril de 2017

    Cara ótima aula !!!
    Quando vc Senne falou do transformes ate gelei , olhe este video meu aqui , e uma das minhas principais metas e fazer isso que eu faço unindo a música..
    Valeu demais abraços .
    https://www.youtube.com/watch?v=RHrEMSo_MFs&t=86s

    • Felippe Senne

      25 de abril de 2017

      Muito bacana!!

    • Dj-Thawant Sarosh

      30 de outubro de 2019

      muito massa!!! hahha

  • Fernando Cortizo

    2 de maio de 2017

    Senne, uma duvida que nao tem a ver com essa aula. Tenho o plug in bassism e toda vez que aperto ” insert MIDI track”em vez de abrir um canal MIDI aparece o bassism. Como ajeito isso ?

    • Felippe Senne

      4 de maio de 2017

      Fernando, sem querer vc salvou dessa forma o canal MIDI padrão (default). Pra remediar: crie um canal MIDI, apague o Bazzism, clique com o botão direito em cima do nome do canal e escolhe a opção “Save as default MIDI channel”.

  • Alexandre Reis

    21 de maio de 2017

    Senne Sem palavras para descrever todo esse seu empenho em nos ensinar… Muito obrigado, um forte abraço 😀

    • Felippe Senne

      23 de maio de 2017

      Que bom que está curtindo, Alex!!!

  • MUKA ROMERO

    6 de julho de 2017

    Gostei desse papo, eu tenho paciência, porque eu estou ciente de que tenho que aprender mais, e eu fico tranquilo porque a musica não vai acabar e quando eu estiver preparado eu vou ter meu espaço também.
    Eu sempre ouço varias musicas do meu gênero e pego elemento para fazer minha ideia musical.

  • Junior Lavagnoli

    8 de julho de 2017

    @felippesenne:disqus, uma dúvida: digamos que eu esteja em um nível intermediário como pordutor. Vale a pena começar a divulgar as próprias tracks e trabalhar no marketing pessoal mesmo não tendo atingido o nível dos artistas que tenho como referência? Ou você aconselha trabalhar na miúda por mais tempo e, assim que atingir um nível muito próximo, começar a divulgação?

    A propósito, muito boa a aula! Desmistificou muitos assuntos para mim. Abraços!

    • Felippe Senne

      10 de julho de 2017

      Junior, se vc estiver confiante e orgulhoso das suas produções, então não vejo problemas começar a divulgar para alguns DJs e ir pegando uns feedbacks mais abrangentes.

  • Mendes Netto

    3 de agosto de 2017

    Perseverança é a palavra. O SeamlessR, o “guru” do FL studio, comenta em um dos seus videos que na época que ele começou a produzir não existiam tutoriais na internet e ele demorou 11 anos quebrando a cara sozinho no FL (que na época ainda se chamava fruity loops) até chegar no nível profissional que ele tem hoje, e que o motivo de ele manter o canal dele é para que os produtores que estão começando hoje não precisem demorar tanto. Pro pessoal do FL vale muito a pena dar uma olhada no canal dele (https://www.youtube.com/seamlessr ) pois tem praticamente tudo sobre o FL, inclusive várias tracks produzidas do 0, infelizmente todo o conteúdo do canal é em inglês. Vou deixar uma track dele aqui https://www.youtube.com/watch?v=4JGYKMdu0e0&index=3&list=PL1A7C859621AE72EF

    • Felippe Senne

      8 de agosto de 2017

      SeamlessR é foda mesmo, sigo o canal dele, ótima dica!!

  • Gildo Dos Santos

    23 de agosto de 2017

    Concordo com você, até mesmo no caso do SKRILLEX estudando e pesquisando um pouco ate mesmo voltando la no passado. podemos ver que é muito mais inovação do que originalidade.
    https://www.youtube.com/watch?v=LRw8abLSXJ8 . A aula me fez lembrar desse documentário que já assisti. Eu recomendo que assistam super interessante e vai agregar muito com o conteúdo do curso.

    • Felippe Senne

      25 de agosto de 2017

      Realmente excelente documentário, Gildo, obrigado pela contribuição!

  • Matheus Bertin

    19 de novembro de 2017

    Senne, na minha opinião essa foi a melhor aula até agora. Ultimamente eu tenho descartado quase todas as minhas ideias num estágio ainda prematuro, justamente por achar que soa parecido com alguma coisa que eu gosto. Essa aula foi muito esclarecedora e tirou um peso enorme das minhas costas. Muito obrigado pelo excelente curso!

    • Felippe Senne

      20 de novembro de 2017

      Vamo que vamo, Matheus!

      • Matheus Bertin

        20 de novembro de 2017

        com certeza!

  • Gus Rödrigues

    29 de novembro de 2017

    Essa aula tocou na minha ferida. O meu problema é justamente a parte filosófica da coisa.
    Mas o que entra em jogo aqui é que, eu consigo fazer uma track completa em pouco tempo, talvez em 2 ou 3 dias, pois eu já manjo bem a parte de acordes, melodias, e dá pra tirar um som legal. Mas meu problema é que durante a produção eu já fico querendo que a track soe bem logo de primeira, daí por causa disso eu perco muito tempo, não chego no resultado que eu quero; que, como foi citado na aula, demora muito, pra todo mundo; daí acabo desanimando da track e o projeto acaba ficando abandonado, fico andando em círculos mexendo em EQ, compressão e todas essas coisas relacionadas á mixagem, tudo isso na tentativa de deixar a track boa, mas como não tenho experiência nem conhecimento suficientes, isso não acontece. Daí é sempre assim. Por exemplo, se eu faço uma melodia boa pra um drop, eu já tento fazê-lo por completo e isso acaba acarretando todas as coisas que eu citei acima, daí complica tudo, tanto por eu ainda não ter nenhuma técnica formada de mix/master, quanto por eu não ter experiência nessa parte.
    Esse problema todo também deve ser pelo desespero e pela imensa vontade que eu tenho de ter uma track top.
    Eu sei que é uma caminhada longa, eu sei que requer muito tempo e estudo, eu sei que muitas pessoas passam por essas dificuldades, não só no ramo da música, mas isso chega num ponto que pra mim chega a ser massante.
    Espero que isso passe logo…
    Enfim, tô curtindo muito o curso e já aprendi bastante coisa. Espero que continue assim até o final! 😉
    #foco

    • Felippe Senne

      29 de novembro de 2017

      Gus, me identifiquei com a sua angústia, pois isso é algo que eu sempre sofri também, e vou te dar uma dica que é válida atualmente.

      Mais do que ficar “tweakando” os timbres que vc escolheu, hoje em dia é muito mais fácil criar essa primeira ideia da track, e depois TROCAR os timbres, desde os samples de bateria, quanto aos synths em si.

      Atualmente a gente tem uma ofertas simplesmente monstruosa de samples de todos os tipos, otimizados pra cada gênero, e milhares de presets dos mais variados tipos e estilos também, de forma que hoje em dia é mais um trabalho de pesquisa ter bons timbres e sons na sua track do que um trabalho de sound design propriamente dito, e até de mixagem.

      Sabendo escolher bem os recursos, e tendo essa mentalidade de que “se não está soando bem, mude” é melhor do que ficar sofrendo com EQ, compressão, saturação, correndo o risco de desanimar.

      Espero que ajude, e recomendo altamente vc dar uma navegada pelo Splice Sounds, o sistema de busca dele (samples e presets) é fantástico.

  • Paulo

    17 de dezembro de 2017

    realmente eu estava precisando dessa aula.. há dias eu estava com bloqueios e pensando em abandonar tudo pelo fato de nao surgirem ideias .. essa aula livrou minha mente das correntes

  • Mon Bez Pinter

    27 de dezembro de 2017

    Ótima aula e nostálgica (para mim)! Na minha adolescência fui fã da banda de rock Skrillex, a From First To Last, acompanhei todos EPs e álbuns tanto que até hoje acho estranho chama-lo de Skrillex, pra mim ele é Sonny Moore, sempre, haha. Foi bom lembrar sua trajetória, vendo que há possibilidade de você trazer suas raízes (gostos antigos), mesmo que bem “diferentes”, fazer misturas e criar algo inovador.

    E deixo aqui o Skrillex das antigas, de cabelo rosinha (Música de 2004)

    https://www.youtube.com/watch?v=5yG6iw7AeWE

  • Mon Bez Pinter

    27 de dezembro de 2017

    Senne, vendo essa aula me surgiu uma dúvida, não sei se em uma aula posterior haverá esclarecimento, então lá vai:

    Tenho me deparado com versões Original Mix de músicas que “já existem”. Um exemplo seria a track do Bhaskar & Sevenn – Tam Tam (Original Mix), onde utilizaram um simples de MC Fiot – Bum bum tam tam. Perdoe-me, mas ainda sou leiga e iniciante nos assuntos e gostaria de saber se é possível denominar original mix? Também tenho visto muitos djs fazendo Remixes e denominando sem colocar a fonte com por exemplo Felguk – Sometimes. Como ficam essas situações?

    • Mon Bez Pinter

      27 de dezembro de 2017
      • Felippe Senne

        27 de dezembro de 2017

        Mon, nesses casos pode ser uma música em que foi feito o processo de liberação do direito de uso do fonograma original, ou o artista simplesmente fez um bootleg e nomeou-o como originall, ficando aí sujeito a algum tipo de ação do detentor dos direitos da original.

        • Raphael Augusto Guedes

          10 de janeiro de 2018

          Acho que nesse caso é porque apesar desse sample de flauta estar sendo reconhecido mais pela música do Fioti ela é originalmente do Bach, Partita em Lá menor a música, então o fioti não teria direito autoral sobre…

  • Fabio Baccari

    7 de janeiro de 2018

    Deixo aqui minha contribuição sobre o assunto, valeu por mais uma aula sensacional Senne!
    https://www.youtube.com/watch?v=tlY0PkWxCW8

  • Pedro Takano

    7 de março de 2018

    Um caso interessante de tentar ser completamente original aconteceu no que se chamava de música contemporânea no século XX. Em vez de usar as escalas pra fazer música, o Schoenberg decidiu experimentar uma lógica inteiramente nova, de usar os 12 semitons sempre na mesma ordem repetidamente (dodecafonismo). Ele esperava que essa lógica começasse a fazer sentido intuitivo pro ouvido das pessoas depois de um tempo, assim como a música tradicional faz sentido mesmo sem a pessoa estudar como é feita. Só que até hoje o dodecafonismo soa como se a pessoa estivesse tocando qualquer nota no piano.

    Outros compositores “roubaram” a idéia do Shoenberg experimentando colocar outros parâmetros da música em série, como o intervalo de tempo entre as notas, ou os timbres (serialismo). Isso também não gerou muito resultado pra escuta intuitiva. Pra levar a idéia mais a fundo, alguns músicos começaram a usar equipamentos elétricos pra gerar eventos em série muito além da capacidade de um instrumentista tocar, podendo inclusive alterar o timbre de um som de forma periódica. Esse processo está na origem do sintetizador.

    Moral da história: é preciso vários roubos até uma idéia original dar resultado :p

    • Felippe Senne

      13 de março de 2018

      Excelente reflexão, Pedro, concordo plenamente!

  • Enzo Abambres

    5 de maio de 2018

    kkkkkkkkkkkk mozart era ghost para a realeza!

  • Nick Itamar Moraes

    16 de julho de 2018

    Boa tarde, não sei se tem a ver com esta aula, mas retornei a ver as aulas recentemente e assistindo novamente algumas aulas. Estou com um “problemão” e não sei como resolver. Eu gosto de muitos gêneros musicais dentro e fora da música eletrônica, mas focando em música eletrônica, eu vivo criando gêneros meio distintos um dos outros…Como faço para focar em um gênero só, quero melhorar nele e fazer com que ele seja de muita boa qualidade para atingir as pessoas. Sei que é muito bom entender outros gêneros (coisa que faço demais), mas acho que tem de a ver um equilíbrio nisso, só que ainda minha mente fica indo para outros gêneros

    • MKMN Expert

      17 de julho de 2018

      Nick,

      Beleza?

      Remakes é ótimo para aprendizado, é só pegar as tracks que você mais gosta e que estão nas vertentes que gostaria de fazer e recriá-las.

      Abraços!

      • Nick Itamar Moraes

        17 de julho de 2018

        Acredito que seja disso do que preciso. Não pratico muito disso.
        Obrigado Expert!

        • MKMN Expert

          17 de julho de 2018

          Não precisa ficar idêntico como a original, intenção é apenas aprender a mecânica. =)

          Gratidão!

  • Adriano Azevedo

    5 de outubro de 2018

    Otima Aula Mestre , eu sou Dj a 20 anos e como Dj ja me sinto Realizado pois ja toquei em varios estados desse Brasil , porem como Produtor estou no Inicio e sei que para se Tornar um bom Produtor ira um bom Tempo , ideias nao faltam , mais colocar na Daw nao e tao simples kkkk mais devagar chegamos todos la…..que venha as Proximas aulas….

    • MKMN Expert

      5 de outubro de 2018

      Gratidão pela confiança Adriano!

      =)

  • Rodrigo Bertoche

    5 de abril de 2019

    Senne, você já ouviu falar de um vst que chama East West sounds? eu sei que são sons muito bons que tem nesse vst, mas vale a pena 20 dólares por mês? ou você conhece algum plugin parecido que seja mais barato?

    • MKMN Expert

      6 de abril de 2019

      Fala Rodrigo, vou deixar minha opinião aqui.

      É muito relativo, pode ser bom para uns e ruim para outros. Eu aconselho a baixar a versão demo e testar. Melhor forma de descobrir se vale a pena ou não para você. =D

      Abraços!

  • Cau Bartholo

    15 de maio de 2019

    Essa aula/reflexão foi totalmente necessária, esse respiro é muito importante pra abrir um papo sobre workflow, criatividade e paciência, já comecei e parei os estudos de PM tantas vezes, mas fico satisfeita em saber que 17 anos como DJ me trouxeram uma ampla experiência, competência e curadoria que é tão descartável hoje em dia! Pra cima!!!

    • MKMN Expert

      15 de maio de 2019

      17 anos como DJ? UAU!!!!!

      Tem algum set online pra nos mostrar.