Concordo com cada palavra que vc falou nessa aula mestre Senne. De tao boa, estou vendo pela terceira vez antes de seguir para a aula 6. hehe 😀
JV
20 de novembro de 2014
Quando li o título da aula e o conteúdo confesso que pensei “putz, vai ser um saco essa aula…”
Mal sabia eu, em minha inocência, que seria uma das melhores aulas do curso, se não a melhor.
Cada aula que passa me surpreendo mais com a suavidade em que o conteúdo é passado. Tu tira onda, Senne!
Guilherme De Lima
16 de dezembro de 2014
Que aula incrível, sem palavras, abriu a mente;
Kauan Marcos de Oliveira
31 de dezembro de 2014
algumas informações do mozart pela wikipedia não condizem com o filme dele, se alguem quiser assistir, se chama “Amadeus”.. mas pouco importa tambem né kkk essa aula foi bem libertadora mesmo, com certeza vou comprar o livro “roube como um artista” e não hesite em passar conteúdos desse tipo, Senne, porque esse tipo de informação dificilmente encontramos por aí, valew!!
Kauan, o filme “Amadeus” é um dos meus favoritos, até comprei o DVD dele… mas vc tem razão, ali a história foi meio distorcida pra que o filme ficasse mais divertido, inclusive o Salieri não era esse monstro que criaram no filme! hehehe
E pode deixar que vamos continuar conversando muito sobre essa parte filosófica da música, principalmente em nossos Masterminds. 🙂
Kauan Marcos de Oliveira
2 de janeiro de 2015
nossa, bom saber entao hahah é, eu achei estranho esse lance de ele não ler bem partitura porque no primeiro encontro dele com o Salieri ele pega uma partitura dele, lê e memoriza em 5 seg kkk e ele compõe sem instrumento nenhum, apenas com partitura, mas entao por ser o filme dele, deram essa supervaloizada aí né kkk
Mano, adorei que tu falaste do skrillex, um pessoal meio babaca diz que o cara mudou e um monte de coisas que não fazem diferença, mas eu acho que ele foi inovador e hoje em dia continua mudando… a vida é assim 😀
Faltou falar quem seriam os artistas produzidos pra dar uma “luz” pra galera. 😉
Guest
17 de fevereiro de 2015
Vi essa aula só hoje, realmente, até me dá vontade de chorar de tanta raiva que passo por não fazer algo direto..
To me dedicando muito a isso, muito mesmo, no minimo 1 hora por dia, mas tem dia que chego a passar de 4-5 horas aqui na frente do pc, e no final o resultado é uma bosta, e acabo nem salvando as alterações que fiz nesse período.
Sou chato pra carai pra música, e ainda faço tracks piores do que as que eu já acho ruins, to tomando do próprio veneno! kk
Alexandro da Silva
17 de fevereiro de 2015
Vi essa aula só hoje, realmente, fico muito pê da vida por não fazer algo direto..To me dedicando muito a isso, muito mesmo, no minimo 1 hora por dia, mas tem dia que chego a passar de 4-5 horas aqui na frente do pc, e no final o resultado é uma bosta, e acabo nem salvando as alterações que fiz nesse período.
Sou chato pra carai pra música, e ainda faço tracks piores do que as que eu já acho ruins, to tomando do próprio veneno! kk
Fica tranquilo, Alex, todo mundo passa por isso! hehehehe
O importante é entender que fazer boa música eletrônica, como qualquer outro tipo de atividade, requer muita prática e experiência.
A parte boa é que fazendo aqui o curso o intervalo de tempo vai ficar mais curto, é só focar bem! 😛
Rafael Espindola
10 de março de 2015
acho que essa aula deveria ser uma das primeiras hahahah
Houri
28 de março de 2015
Mano, depois dessa aula, vou tansformar 10 anos em 2, trabalhar desde a hora que eu abrir meus olhos pela manhã até fecha-los a noite!
PQP!!!!
Rodolfo Mares
30 de junho de 2015
Rapaz, parece que tava falando diretamente pra mim! Essa questão de produzir e não chegar num resultado considerado muito bom é um tanto frustrante mesmo, mas perceber que até grandes artistas como o deadmau5 levaram muitos anos pra chegar ao que são hoje deu um certo ânimo!
Pois é, Rodolfo, quando nós vemos um artista bombando e fazendo sucesso mundo afora, parece que tudo aconteceu muito rápido e facilmente. Porém, essa imagem anexada resume como é a realidade.
Lolla Ribs
27 de agosto de 2015
Chegar em casa depois do trabalho cansada e assistir essa aula é motivador 🙂 Abriu mais minha mente, achei que fosse conseguir tudo muito rápido, mas com a falta de tempo do dia a dia fica mais difícil, mas vou lembrar sempre dessa aula para me motivar sempre.
Valeu Senne!
ola, ótima aula, mais muito assustadora ao mesmo tempo, pois tenho 35 anos, comecei como dj a 15 anos atras e não conquistei muitas coisas, mais tbm não posso cuspir pro alto tbm, agora estou procurando aprimorar, em questão da produção, tenho medo de se passar mais 15 anos e nada, posso nem estar vivo até lá, então me questiono !!! porque não fiz isso a 15 anos atras ??? derre pente tinha colhido frutos melhores!!! mais a boa noticia é que não desanimo fácil, a 15 anos atras era muito mais difícil para mim, era muito criticado e rebaixo e eu não desisti agora com este curso maravilho que não irei desistir mesmo, que venha mais 15, 30 ou 45 anos to ai para isso mesmo, parabéns Senne.
Nossa, essa aula de hoje me identifiquei muito. Já tenho uma certa intimidade com o DAW que uso, o Live, mas infelizmente ainda não me sinto confiante nas tracks, tenho muita dificuldades nas minhas mixagens, em deixar minhas tracks com a mesma qualidades das tracks que ouço, mas não desisti, eu paro, respiro, penso, volto a estudar na MKN, tanto que estou agora no modulo avançado… Não vou desistir. Era Dj e parei de tocar porque queria tocar minhas prórpias tracks e vou conseguir chegar no patamar que almejo. É isso, mas uma vez valeu pela aula senne, sempre vim te seguindo no youtube, muito antes de criar esse curso e gostei e aprendi a produzir no live graças a você… Um dia vou mostrar para todo mundo minhas tracks e você será uma das pessoas a ter plantado essa semente.
Meu Deus! É impressionante como o significado daquela frase “Tudo no seu tempo” parece cada vez mais verdadeiro. Nos ultimos dias eu quase desisti por achar que isso nao era pra mim. Estava assistindo as aulas porem tinha dado uma relaxada, e isso mudou hoje! Quanta informação bacana em uma unica aula, estou com as energias renovadas e com a mente muito mais aberta! A aula veio na hora certa e agora estou mais do que nunca, transbordando força de vontade e empenho. Grande Senne! Só tenho a agradecer
Incrível, essa aula com certeza me trouxe mais motivação e afastou e muito o pensamento de que isso não para mim, acabei deixando o curso de canto antes de ver esta aula, por desânimo por nada sair do jeito que eu quero, mas depois desta aula eu comecei a aceitar que tudo tem seu tempo! Obrigado Senne!
Velho…lavagem cerebral… kkkk… Muito bom..
Cada aula a mais,minha mente abre mais…rss..muito foda!
DjPamela Anderson
21 de maio de 2016
Bom dia Senne!Essa aula foi muito show.Estou nessa jornada a 10 meses,e as vezes
a minha ansiedade me atrapalha.Quero tudo pra ontem.E não é bem assim que funciona.
Contar uma história rapidinho que tem haver com essa aula e com o curso.
Quando me inscrevi para entrar aqui no curso,recebi a sua mensagem no email
dizendo que iria receber o primeiro módulo e tals e que dentro de alguns dias iria recebendo os
outros módulos…em fim.Isso me deixou super ansiosa,pensei que fosse receber tudo de uma vez e
que dentro de um mês já estaria me formando e arrasando nas produções…rsrsrrs.Quanta inocência
a minha.Pois no decorrer do curso pude entender o porque de ser assim.É um processo muito longo
de aprendizado ,que requer muito esforço,dedicação,vontade e foco.É uma avalanche de informações
que temos que estar preparados pra receber e assimilar.Ou seja ,se eu tivesse recebido tudo de uma
vez,acredito que não estaria sendo tão produtivo quanto está sendo.Pois essa avalanche viria de uma vez só
o que não seria bom.Então é isso Senne.Mais uma vez muito obrigada por tamanha experiência e aprendizado!
Pamela, que bom saber q vc assimilou bem a proposta do curso, realmente o lance de liberar todo o conteúdo de uma vez não traria nenhum benefício pra ninguém, experiência própria. Continua focada, progredindo devagar e sempre, que vc vai chegar lá! 🙂
DjPamela Anderson
28 de maio de 2016
Amém,que assim seja!Vlw Senne!
Ian Rocha
1 de junho de 2016
passei pelo mesmo! haha, cada aula um novo passo que é dado, valeu senne!
Senne…. já fugi dos seus conelhos to 4 aulas atrasado pq to fazendo uma collab kkk q q vc pensa a respeito? :-O aluno rebelde kkkk e to sem fazer os exercicios kkk ZERO em comportamento :/
Jhonatan Morais
15 de junho de 2016
Cara essa aula ajuda muito a nos inspirar e focar mais nos estudos sobre a musica, as vezes a ansiedade de fazer algo bacana acaba nos atrapalhando muito, isso vinha acontecendo comigo. Depois que comecei o curso ja havia mudado minha deia, agora depois dessa aula acredito cada vez mais que o objetivo é focar em fazer algo bacana para depois apresentar por ai a fora.
Jhonatan, que bom que está ajudando, fico muito feliz! 😀
André
23 de junho de 2016
Olá, Senne. Na parte da aula que fala sobre originalidade, não pude deixar de lembrar de uma frase célebre de Isaac Newton, que disse: “If I have seen further, it is by standing on the shoulders of giants” (Se eu vi mais longe/além, foi por me apoiar nos ombros de gigantes). Abs!
Papo muito bom, Senne.
Acho que tudo que nos rodeia pode nos gerar uma ideia incrível.
Abs!
Victor Alves
14 de dezembro de 2016
É realmente meio triste não conseguir chegar na qualidade dos artistas profissionais, mas vamo lá! Haha, se eu continuar no ritmo de evolução que peguei desde quando comecei esse curso, um dia eu consigo… Uma vez eu vi o autor dos livros de Game of Thrones falando algo interessante sobre referências: “roubar de uma só fonte é plágio, mas roubar de muitas fontes é pesquisa!”.
E como disse Einstein uma vez: “o segredo da criatividade é saber esconder as fontes”. 😛
Gabriel Mitsui
5 de janeiro de 2017
E realmente triste de não chegar na qualidade dos nossos artistas, mas isso e só questão de tempo paciência e muito estudo……. porque e muita ansiedade de fazer uma grande track…..
Mas gostei muito dessa aula foi a mais importante do curso
Senne, beleza? Essa aula me deixou uma puga atrás da orelha!
Se quando iniciamos, não produzimos tracks de qualidade parecida com nossas referencias (e concordo totalmente com você, pois passo por isso no momento) qual é o melhor momento para lançarmos para o público uma track?
Lucas, depende dos seus objetivos e ambições, mas se a sua intenção for ter o mesmo nível de atenção e interesse que as tracks das suas referências têm, então vc vai precisar esperar já estar produzindo com a mesma qualidade pra começar um trabalho que tenha o mesmo potencial dos artistas que vc curte.
Nanda and Delamura
15 de janeiro de 2017
Senne ! Acho que esse vídeo mostra bem que você quer dizer como ” Roubar ” algo de musica e transformar em outra … tem varias videos desse neste canal ..
Esse site aqui é muito legal também, é um banco de dados de samples usados em diversas músicas: http://www.whosampled.com
Nanda and Delamura
16 de janeiro de 2017
Senne! Se eu pegar trecho de uma track ( Roubar ) usar na minha produção fazendo alguma alteração criando em cima dela algo novo NÂO E PLAGIO ? base usei de outra track então deve ser plagio….
Nanda, se for sem autorização, então é sim uma infração de direito autoral. Porém na dance music e no hip hop isso é bem comum, inclusive a house music nasceu do sampling das músicas da era Disco.
daniel dornelles
27 de janeiro de 2017
Que aula senne. Foi libertador mesmo, tirou um saco de cimento dos ombros e uma corda apertada na garganta. Tava bem frustrado por nao conseguir tirar um som como queria, mais vi que estou no caminho e esse caminho é bem longo. Só ter paciência e força pra seguir nos estudos. abraços.
Que bom, Daniel, a pior coisa é ficarmos cobrando nós mesmos algo humanamente impossível! Vamos devagar que chegamos mais longe. 🙂
Den'Allen
13 de fevereiro de 2017
Aula sensacional! 😀
Agora é sentar a bunda na cadeira e fechar o gap! o/
Matheus Falcão
13 de fevereiro de 2017
Senne, vejo varios artistas pegando pedaços de vocais famosos e construindo tracks com eles, é plagio ou nao? Se nao for existe uma porcentagem de quanto eu posso usar o vocal, por exemplo, vocal tem 2 min eu posso usar 10 segundos sem ser plagio. vlww
Matheus, nesse caso o pessoal usa na cara de pau mesmo, sampling não-autorizado mesmo. E pelo que vejo não existe muito isso de usar alguns segundos… se tiver usado o fonograma sem autorização, mesmo que poucos segundos, já não pode ser feito.
Den'Allen
14 de fevereiro de 2017
Caraca, tava dando uma pesquisada sobre essas coisas de copiar outras músicas e tal e descobri que a música Fade Into Darkness do Avicci foi ”roubada” de uma orquestra, vejam que incrível:
Cara ótima aula !!!
Quando vc Senne falou do transformes ate gelei , olhe este video meu aqui , e uma das minhas principais metas e fazer isso que eu faço unindo a música..
Valeu demais abraços . https://www.youtube.com/watch?v=RHrEMSo_MFs&t=86s
Senne, uma duvida que nao tem a ver com essa aula. Tenho o plug in bassism e toda vez que aperto ” insert MIDI track”em vez de abrir um canal MIDI aparece o bassism. Como ajeito isso ?
Fernando, sem querer vc salvou dessa forma o canal MIDI padrão (default). Pra remediar: crie um canal MIDI, apague o Bazzism, clique com o botão direito em cima do nome do canal e escolhe a opção “Save as default MIDI channel”.
Gostei desse papo, eu tenho paciência, porque eu estou ciente de que tenho que aprender mais, e eu fico tranquilo porque a musica não vai acabar e quando eu estiver preparado eu vou ter meu espaço também.
Eu sempre ouço varias musicas do meu gênero e pego elemento para fazer minha ideia musical.
Junior Lavagnoli
8 de julho de 2017
@felippesenne:disqus, uma dúvida: digamos que eu esteja em um nível intermediário como pordutor. Vale a pena começar a divulgar as próprias tracks e trabalhar no marketing pessoal mesmo não tendo atingido o nível dos artistas que tenho como referência? Ou você aconselha trabalhar na miúda por mais tempo e, assim que atingir um nível muito próximo, começar a divulgação?
A propósito, muito boa a aula! Desmistificou muitos assuntos para mim. Abraços!
Junior, se vc estiver confiante e orgulhoso das suas produções, então não vejo problemas começar a divulgar para alguns DJs e ir pegando uns feedbacks mais abrangentes.
Mendes Netto
3 de agosto de 2017
Perseverança é a palavra. O SeamlessR, o “guru” do FL studio, comenta em um dos seus videos que na época que ele começou a produzir não existiam tutoriais na internet e ele demorou 11 anos quebrando a cara sozinho no FL (que na época ainda se chamava fruity loops) até chegar no nível profissional que ele tem hoje, e que o motivo de ele manter o canal dele é para que os produtores que estão começando hoje não precisem demorar tanto. Pro pessoal do FL vale muito a pena dar uma olhada no canal dele (https://www.youtube.com/seamlessr ) pois tem praticamente tudo sobre o FL, inclusive várias tracks produzidas do 0, infelizmente todo o conteúdo do canal é em inglês. Vou deixar uma track dele aqui https://www.youtube.com/watch?v=4JGYKMdu0e0&index=3&list=PL1A7C859621AE72EF
Concordo com você, até mesmo no caso do SKRILLEX estudando e pesquisando um pouco ate mesmo voltando la no passado. podemos ver que é muito mais inovação do que originalidade. https://www.youtube.com/watch?v=LRw8abLSXJ8 . A aula me fez lembrar desse documentário que já assisti. Eu recomendo que assistam super interessante e vai agregar muito com o conteúdo do curso.
Realmente excelente documentário, Gildo, obrigado pela contribuição!
Matheus Bertin
19 de novembro de 2017
Senne, na minha opinião essa foi a melhor aula até agora. Ultimamente eu tenho descartado quase todas as minhas ideias num estágio ainda prematuro, justamente por achar que soa parecido com alguma coisa que eu gosto. Essa aula foi muito esclarecedora e tirou um peso enorme das minhas costas. Muito obrigado pelo excelente curso!
Essa aula tocou na minha ferida. O meu problema é justamente a parte filosófica da coisa.
Mas o que entra em jogo aqui é que, eu consigo fazer uma track completa em pouco tempo, talvez em 2 ou 3 dias, pois eu já manjo bem a parte de acordes, melodias, e dá pra tirar um som legal. Mas meu problema é que durante a produção eu já fico querendo que a track soe bem logo de primeira, daí por causa disso eu perco muito tempo, não chego no resultado que eu quero; que, como foi citado na aula, demora muito, pra todo mundo; daí acabo desanimando da track e o projeto acaba ficando abandonado, fico andando em círculos mexendo em EQ, compressão e todas essas coisas relacionadas á mixagem, tudo isso na tentativa de deixar a track boa, mas como não tenho experiência nem conhecimento suficientes, isso não acontece. Daí é sempre assim. Por exemplo, se eu faço uma melodia boa pra um drop, eu já tento fazê-lo por completo e isso acaba acarretando todas as coisas que eu citei acima, daí complica tudo, tanto por eu ainda não ter nenhuma técnica formada de mix/master, quanto por eu não ter experiência nessa parte.
Esse problema todo também deve ser pelo desespero e pela imensa vontade que eu tenho de ter uma track top.
Eu sei que é uma caminhada longa, eu sei que requer muito tempo e estudo, eu sei que muitas pessoas passam por essas dificuldades, não só no ramo da música, mas isso chega num ponto que pra mim chega a ser massante.
Espero que isso passe logo…
Enfim, tô curtindo muito o curso e já aprendi bastante coisa. Espero que continue assim até o final! 😉
#foco
Gus, me identifiquei com a sua angústia, pois isso é algo que eu sempre sofri também, e vou te dar uma dica que é válida atualmente.
Mais do que ficar “tweakando” os timbres que vc escolheu, hoje em dia é muito mais fácil criar essa primeira ideia da track, e depois TROCAR os timbres, desde os samples de bateria, quanto aos synths em si.
Atualmente a gente tem uma ofertas simplesmente monstruosa de samples de todos os tipos, otimizados pra cada gênero, e milhares de presets dos mais variados tipos e estilos também, de forma que hoje em dia é mais um trabalho de pesquisa ter bons timbres e sons na sua track do que um trabalho de sound design propriamente dito, e até de mixagem.
Sabendo escolher bem os recursos, e tendo essa mentalidade de que “se não está soando bem, mude” é melhor do que ficar sofrendo com EQ, compressão, saturação, correndo o risco de desanimar.
Espero que ajude, e recomendo altamente vc dar uma navegada pelo Splice Sounds, o sistema de busca dele (samples e presets) é fantástico.
Paulo
17 de dezembro de 2017
realmente eu estava precisando dessa aula.. há dias eu estava com bloqueios e pensando em abandonar tudo pelo fato de nao surgirem ideias .. essa aula livrou minha mente das correntes
Mon Bez Pinter
27 de dezembro de 2017
Ótima aula e nostálgica (para mim)! Na minha adolescência fui fã da banda de rock Skrillex, a From First To Last, acompanhei todos EPs e álbuns tanto que até hoje acho estranho chama-lo de Skrillex, pra mim ele é Sonny Moore, sempre, haha. Foi bom lembrar sua trajetória, vendo que há possibilidade de você trazer suas raízes (gostos antigos), mesmo que bem “diferentes”, fazer misturas e criar algo inovador.
E deixo aqui o Skrillex das antigas, de cabelo rosinha (Música de 2004)
Senne, vendo essa aula me surgiu uma dúvida, não sei se em uma aula posterior haverá esclarecimento, então lá vai:
Tenho me deparado com versões Original Mix de músicas que “já existem”. Um exemplo seria a track do Bhaskar & Sevenn – Tam Tam (Original Mix), onde utilizaram um simples de MC Fiot – Bum bum tam tam. Perdoe-me, mas ainda sou leiga e iniciante nos assuntos e gostaria de saber se é possível denominar original mix? Também tenho visto muitos djs fazendo Remixes e denominando sem colocar a fonte com por exemplo Felguk – Sometimes. Como ficam essas situações?
Mon, nesses casos pode ser uma música em que foi feito o processo de liberação do direito de uso do fonograma original, ou o artista simplesmente fez um bootleg e nomeou-o como originall, ficando aí sujeito a algum tipo de ação do detentor dos direitos da original.
Raphael Augusto Guedes
10 de janeiro de 2018
Acho que nesse caso é porque apesar desse sample de flauta estar sendo reconhecido mais pela música do Fioti ela é originalmente do Bach, Partita em Lá menor a música, então o fioti não teria direito autoral sobre…
Um caso interessante de tentar ser completamente original aconteceu no que se chamava de música contemporânea no século XX. Em vez de usar as escalas pra fazer música, o Schoenberg decidiu experimentar uma lógica inteiramente nova, de usar os 12 semitons sempre na mesma ordem repetidamente (dodecafonismo). Ele esperava que essa lógica começasse a fazer sentido intuitivo pro ouvido das pessoas depois de um tempo, assim como a música tradicional faz sentido mesmo sem a pessoa estudar como é feita. Só que até hoje o dodecafonismo soa como se a pessoa estivesse tocando qualquer nota no piano.
Outros compositores “roubaram” a idéia do Shoenberg experimentando colocar outros parâmetros da música em série, como o intervalo de tempo entre as notas, ou os timbres (serialismo). Isso também não gerou muito resultado pra escuta intuitiva. Pra levar a idéia mais a fundo, alguns músicos começaram a usar equipamentos elétricos pra gerar eventos em série muito além da capacidade de um instrumentista tocar, podendo inclusive alterar o timbre de um som de forma periódica. Esse processo está na origem do sintetizador.
Moral da história: é preciso vários roubos até uma idéia original dar resultado :p
Boa tarde, não sei se tem a ver com esta aula, mas retornei a ver as aulas recentemente e assistindo novamente algumas aulas. Estou com um “problemão” e não sei como resolver. Eu gosto de muitos gêneros musicais dentro e fora da música eletrônica, mas focando em música eletrônica, eu vivo criando gêneros meio distintos um dos outros…Como faço para focar em um gênero só, quero melhorar nele e fazer com que ele seja de muita boa qualidade para atingir as pessoas. Sei que é muito bom entender outros gêneros (coisa que faço demais), mas acho que tem de a ver um equilíbrio nisso, só que ainda minha mente fica indo para outros gêneros
MKMN Expert
17 de julho de 2018
Nick,
Beleza?
Remakes é ótimo para aprendizado, é só pegar as tracks que você mais gosta e que estão nas vertentes que gostaria de fazer e recriá-las.
Abraços!
Nick Itamar Moraes
17 de julho de 2018
Acredito que seja disso do que preciso. Não pratico muito disso.
Obrigado Expert!
MKMN Expert
17 de julho de 2018
Não precisa ficar idêntico como a original, intenção é apenas aprender a mecânica. =)
Gratidão!
Adriano Azevedo
5 de outubro de 2018
Otima Aula Mestre , eu sou Dj a 20 anos e como Dj ja me sinto Realizado pois ja toquei em varios estados desse Brasil , porem como Produtor estou no Inicio e sei que para se Tornar um bom Produtor ira um bom Tempo , ideias nao faltam , mais colocar na Daw nao e tao simples kkkk mais devagar chegamos todos la…..que venha as Proximas aulas….
MKMN Expert
5 de outubro de 2018
Gratidão pela confiança Adriano!
=)
Rodrigo Bertoche
5 de abril de 2019
Senne, você já ouviu falar de um vst que chama East West sounds? eu sei que são sons muito bons que tem nesse vst, mas vale a pena 20 dólares por mês? ou você conhece algum plugin parecido que seja mais barato?
MKMN Expert
6 de abril de 2019
Fala Rodrigo, vou deixar minha opinião aqui.
É muito relativo, pode ser bom para uns e ruim para outros. Eu aconselho a baixar a versão demo e testar. Melhor forma de descobrir se vale a pena ou não para você. =D
Abraços!
Cau Bartholo
15 de maio de 2019
Essa aula/reflexão foi totalmente necessária, esse respiro é muito importante pra abrir um papo sobre workflow, criatividade e paciência, já comecei e parei os estudos de PM tantas vezes, mas fico satisfeita em saber que 17 anos como DJ me trouxeram uma ampla experiência, competência e curadoria que é tão descartável hoje em dia! Pra cima!!!
111 Comments
Devock
4 de novembro de 2014este video não é o mesmo da aula 4 ? :p
Felippe Senne
4 de novembro de 2014Consertado! 😛
Devock
4 de novembro de 2014😀
Marcio Sudo
5 de novembro de 2014Concordo com cada palavra que vc falou nessa aula mestre Senne. De tao boa, estou vendo pela terceira vez antes de seguir para a aula 6. hehe 😀
JV
20 de novembro de 2014Quando li o título da aula e o conteúdo confesso que pensei “putz, vai ser um saco essa aula…”
Mal sabia eu, em minha inocência, que seria uma das melhores aulas do curso, se não a melhor.
Cada aula que passa me surpreendo mais com a suavidade em que o conteúdo é passado. Tu tira onda, Senne!
Guilherme De Lima
16 de dezembro de 2014Que aula incrível, sem palavras, abriu a mente;
Kauan Marcos de Oliveira
31 de dezembro de 2014algumas informações do mozart pela wikipedia não condizem com o filme dele, se alguem quiser assistir, se chama “Amadeus”.. mas pouco importa tambem né kkk essa aula foi bem libertadora mesmo, com certeza vou comprar o livro “roube como um artista” e não hesite em passar conteúdos desse tipo, Senne, porque esse tipo de informação dificilmente encontramos por aí, valew!!
Felippe Senne
31 de dezembro de 2014Kauan, o filme “Amadeus” é um dos meus favoritos, até comprei o DVD dele… mas vc tem razão, ali a história foi meio distorcida pra que o filme ficasse mais divertido, inclusive o Salieri não era esse monstro que criaram no filme! hehehe
E pode deixar que vamos continuar conversando muito sobre essa parte filosófica da música, principalmente em nossos Masterminds. 🙂
Kauan Marcos de Oliveira
2 de janeiro de 2015nossa, bom saber entao hahah é, eu achei estranho esse lance de ele não ler bem partitura porque no primeiro encontro dele com o Salieri ele pega uma partitura dele, lê e memoriza em 5 seg kkk e ele compõe sem instrumento nenhum, apenas com partitura, mas entao por ser o filme dele, deram essa supervaloizada aí né kkk
Igor Lisboa
9 de janeiro de 2015Mano, adorei que tu falaste do skrillex, um pessoal meio babaca diz que o cara mudou e um monte de coisas que não fazem diferença, mas eu acho que ele foi inovador e hoje em dia continua mudando… a vida é assim 😀
Igor Lisboa
9 de janeiro de 2015quem fez o efeitos de audio do transformers 3 foi skrillex e moody good, ou seja, exatamente tudo a ver com os transformers hahaha
Joao Corrêa
30 de janeiro de 2015Que aula fantástica Senne!
Felipe Sosa
3 de fevereiro de 2015Faltou falar quem seriam os artistas produzidos pra dar uma “luz” pra galera. 😉
Guest
17 de fevereiro de 2015Vi essa aula só hoje, realmente, até me dá vontade de chorar de tanta raiva que passo por não fazer algo direto..
To me dedicando muito a isso, muito mesmo, no minimo 1 hora por dia, mas tem dia que chego a passar de 4-5 horas aqui na frente do pc, e no final o resultado é uma bosta, e acabo nem salvando as alterações que fiz nesse período.
Sou chato pra carai pra música, e ainda faço tracks piores do que as que eu já acho ruins, to tomando do próprio veneno! kk
Alexandro da Silva
17 de fevereiro de 2015Vi essa aula só hoje, realmente, fico muito pê da vida por não fazer algo direto..To me dedicando muito a isso, muito mesmo, no minimo 1 hora por dia, mas tem dia que chego a passar de 4-5 horas aqui na frente do pc, e no final o resultado é uma bosta, e acabo nem salvando as alterações que fiz nesse período.
Sou chato pra carai pra música, e ainda faço tracks piores do que as que eu já acho ruins, to tomando do próprio veneno! kk
Felippe Senne
17 de fevereiro de 2015Fica tranquilo, Alex, todo mundo passa por isso! hehehehe
O importante é entender que fazer boa música eletrônica, como qualquer outro tipo de atividade, requer muita prática e experiência.
A parte boa é que fazendo aqui o curso o intervalo de tempo vai ficar mais curto, é só focar bem! 😛
Rafael Espindola
10 de março de 2015acho que essa aula deveria ser uma das primeiras hahahah
Houri
28 de março de 2015Mano, depois dessa aula, vou tansformar 10 anos em 2, trabalhar desde a hora que eu abrir meus olhos pela manhã até fecha-los a noite!
PQP!!!!
Rodolfo Mares
30 de junho de 2015Rapaz, parece que tava falando diretamente pra mim! Essa questão de produzir e não chegar num resultado considerado muito bom é um tanto frustrante mesmo, mas perceber que até grandes artistas como o deadmau5 levaram muitos anos pra chegar ao que são hoje deu um certo ânimo!
Felippe Senne
30 de junho de 2015Pois é, Rodolfo, quando nós vemos um artista bombando e fazendo sucesso mundo afora, parece que tudo aconteceu muito rápido e facilmente. Porém, essa imagem anexada resume como é a realidade.
Lolla Ribs
27 de agosto de 2015Chegar em casa depois do trabalho cansada e assistir essa aula é motivador 🙂 Abriu mais minha mente, achei que fosse conseguir tudo muito rápido, mas com a falta de tempo do dia a dia fica mais difícil, mas vou lembrar sempre dessa aula para me motivar sempre.
Valeu Senne!
Felippe Senne
27 de agosto de 2015🙂
André Lucousk
29 de agosto de 2015Muito Top essa aula! Simples, mas bem objetivo, como deve ser uma boa música.
Dj Mumu
31 de agosto de 2015ola, ótima aula, mais muito assustadora ao mesmo tempo, pois tenho 35 anos, comecei como dj a 15 anos atras e não conquistei muitas coisas, mais tbm não posso cuspir pro alto tbm, agora estou procurando aprimorar, em questão da produção, tenho medo de se passar mais 15 anos e nada, posso nem estar vivo até lá, então me questiono !!! porque não fiz isso a 15 anos atras ??? derre pente tinha colhido frutos melhores!!! mais a boa noticia é que não desanimo fácil, a 15 anos atras era muito mais difícil para mim, era muito criticado e rebaixo e eu não desisti agora com este curso maravilho que não irei desistir mesmo, que venha mais 15, 30 ou 45 anos to ai para isso mesmo, parabéns Senne.
Felippe Senne
31 de agosto de 2015Esse é o espírito, Mumu! 🙂
Geovani Zanetti
11 de outubro de 2015Aula incrível, muito obrigado por isso Felippe!
jonathans
8 de novembro de 2015otima aula professor . muito conhecimento !! sem duvida resultado de muitos anos de estudo. valew
Marcus Miller
15 de novembro de 2015Vamos abrir a mente e inovar…Valeu Senne aula show demais…
Felippe Senne
16 de novembro de 2015🙂
Alexandre Sant Anna
28 de novembro de 2015Nossa, essa aula de hoje me identifiquei muito. Já tenho uma certa intimidade com o DAW que uso, o Live, mas infelizmente ainda não me sinto confiante nas tracks, tenho muita dificuldades nas minhas mixagens, em deixar minhas tracks com a mesma qualidades das tracks que ouço, mas não desisti, eu paro, respiro, penso, volto a estudar na MKN, tanto que estou agora no modulo avançado… Não vou desistir. Era Dj e parei de tocar porque queria tocar minhas prórpias tracks e vou conseguir chegar no patamar que almejo. É isso, mas uma vez valeu pela aula senne, sempre vim te seguindo no youtube, muito antes de criar esse curso e gostei e aprendi a produzir no live graças a você… Um dia vou mostrar para todo mundo minhas tracks e você será uma das pessoas a ter plantado essa semente.
Abraços e bom estudo a todos.
Felippe Senne
29 de novembro de 2015Esse é o espírito, Alex!! 🙂
Matheus Vinicius da Silva
2 de dezembro de 2015Meu Deus! É impressionante como o significado daquela frase “Tudo no seu tempo” parece cada vez mais verdadeiro. Nos ultimos dias eu quase desisti por achar que isso nao era pra mim. Estava assistindo as aulas porem tinha dado uma relaxada, e isso mudou hoje! Quanta informação bacana em uma unica aula, estou com as energias renovadas e com a mente muito mais aberta! A aula veio na hora certa e agora estou mais do que nunca, transbordando força de vontade e empenho. Grande Senne! Só tenho a agradecer
Felippe Senne
2 de dezembro de 2015Que bom, Matheus, esse é o espírito!!
Eduardo Franchini
1 de fevereiro de 2016Incrível, essa aula com certeza me trouxe mais motivação e afastou e muito o pensamento de que isso não para mim, acabei deixando o curso de canto antes de ver esta aula, por desânimo por nada sair do jeito que eu quero, mas depois desta aula eu comecei a aceitar que tudo tem seu tempo! Obrigado Senne!
Felippe Senne
1 de fevereiro de 2016Esse é o espírito, Edu! 🙂
Guilherme Alves
13 de fevereiro de 2016Aula fantástica! Me sinto cada vez mais motivado à me tornar um grande artista. À cada aula que passa, percebo minha evolução. Valeu demais Senne!
Felippe Senne
15 de fevereiro de 2016Show de bola, Gui! 🙂
Thiago Andreoli
15 de fevereiro de 2016Velho…lavagem cerebral… kkkk… Muito bom..
Cada aula a mais,minha mente abre mais…rss..muito foda!
DjPamela Anderson
21 de maio de 2016Bom dia Senne!Essa aula foi muito show.Estou nessa jornada a 10 meses,e as vezes
a minha ansiedade me atrapalha.Quero tudo pra ontem.E não é bem assim que funciona.
Contar uma história rapidinho que tem haver com essa aula e com o curso.
Quando me inscrevi para entrar aqui no curso,recebi a sua mensagem no email
dizendo que iria receber o primeiro módulo e tals e que dentro de alguns dias iria recebendo os
outros módulos…em fim.Isso me deixou super ansiosa,pensei que fosse receber tudo de uma vez e
que dentro de um mês já estaria me formando e arrasando nas produções…rsrsrrs.Quanta inocência
a minha.Pois no decorrer do curso pude entender o porque de ser assim.É um processo muito longo
de aprendizado ,que requer muito esforço,dedicação,vontade e foco.É uma avalanche de informações
que temos que estar preparados pra receber e assimilar.Ou seja ,se eu tivesse recebido tudo de uma
vez,acredito que não estaria sendo tão produtivo quanto está sendo.Pois essa avalanche viria de uma vez só
o que não seria bom.Então é isso Senne.Mais uma vez muito obrigada por tamanha experiência e aprendizado!
Felippe Senne
23 de maio de 2016Pamela, que bom saber q vc assimilou bem a proposta do curso, realmente o lance de liberar todo o conteúdo de uma vez não traria nenhum benefício pra ninguém, experiência própria. Continua focada, progredindo devagar e sempre, que vc vai chegar lá! 🙂
DjPamela Anderson
28 de maio de 2016Amém,que assim seja!Vlw Senne!
Ian Rocha
1 de junho de 2016passei pelo mesmo! haha, cada aula um novo passo que é dado, valeu senne!
Bruno Luiz
23 de maio de 2016Muito bom mesmo Felippe! “Roube como um artista” eu comprei! É uma puta livro!
Felippe Senne
24 de maio de 2016É bom demais mesmo, nos liberta de umas neuras! 😛
Rafael Hassegawa
8 de junho de 2016Senne…. já fugi dos seus conelhos to 4 aulas atrasado pq to fazendo uma collab kkk q q vc pensa a respeito? :-O aluno rebelde kkkk e to sem fazer os exercicios kkk ZERO em comportamento :/
Jhonatan Morais
15 de junho de 2016Cara essa aula ajuda muito a nos inspirar e focar mais nos estudos sobre a musica, as vezes a ansiedade de fazer algo bacana acaba nos atrapalhando muito, isso vinha acontecendo comigo. Depois que comecei o curso ja havia mudado minha deia, agora depois dessa aula acredito cada vez mais que o objetivo é focar em fazer algo bacana para depois apresentar por ai a fora.
Felippe Senne
16 de junho de 2016Jhonatan, que bom que está ajudando, fico muito feliz! 😀
André
23 de junho de 2016Olá, Senne. Na parte da aula que fala sobre originalidade, não pude deixar de lembrar de uma frase célebre de Isaac Newton, que disse: “If I have seen further, it is by standing on the shoulders of giants” (Se eu vi mais longe/além, foi por me apoiar nos ombros de gigantes). Abs!
Felippe Senne
25 de junho de 2016Sem dúvidas, André!!!!
Marco Olivera
21 de novembro de 2016Papo muito bom, Senne.
Acho que tudo que nos rodeia pode nos gerar uma ideia incrível.
Abs!
Victor Alves
14 de dezembro de 2016É realmente meio triste não conseguir chegar na qualidade dos artistas profissionais, mas vamo lá! Haha, se eu continuar no ritmo de evolução que peguei desde quando comecei esse curso, um dia eu consigo… Uma vez eu vi o autor dos livros de Game of Thrones falando algo interessante sobre referências: “roubar de uma só fonte é plágio, mas roubar de muitas fontes é pesquisa!”.
Felippe Senne
15 de dezembro de 2016E como disse Einstein uma vez: “o segredo da criatividade é saber esconder as fontes”. 😛
Gabriel Mitsui
5 de janeiro de 2017E realmente triste de não chegar na qualidade dos nossos artistas, mas isso e só questão de tempo paciência e muito estudo……. porque e muita ansiedade de fazer uma grande track…..
Mas gostei muito dessa aula foi a mais importante do curso
Felippe Senne
7 de janeiro de 2017Que bom que curtiu, Gabriel!
Lucas Anhaia
8 de janeiro de 2017Senne, beleza? Essa aula me deixou uma puga atrás da orelha!
Se quando iniciamos, não produzimos tracks de qualidade parecida com nossas referencias (e concordo totalmente com você, pois passo por isso no momento) qual é o melhor momento para lançarmos para o público uma track?
Felippe Senne
8 de janeiro de 2017Lucas, depende dos seus objetivos e ambições, mas se a sua intenção for ter o mesmo nível de atenção e interesse que as tracks das suas referências têm, então vc vai precisar esperar já estar produzindo com a mesma qualidade pra começar um trabalho que tenha o mesmo potencial dos artistas que vc curte.
Nanda and Delamura
15 de janeiro de 2017Senne ! Acho que esse vídeo mostra bem que você quer dizer como ” Roubar ” algo de musica e transformar em outra … tem varias videos desse neste canal ..
https://www.youtube.com/watch?v=yktmJg2ReTU&list=PLIvjXe8ffUmcAJ5EBd8_6q-hQxElYgNvV
Felippe Senne
16 de janeiro de 2017Esse quadro do Akeen é espetacular mesmo! 🙂
Esse site aqui é muito legal também, é um banco de dados de samples usados em diversas músicas: http://www.whosampled.com
Nanda and Delamura
16 de janeiro de 2017Senne! Se eu pegar trecho de uma track ( Roubar ) usar na minha produção fazendo alguma alteração criando em cima dela algo novo NÂO E PLAGIO ? base usei de outra track então deve ser plagio….
Felippe Senne
16 de janeiro de 2017Nanda, se for sem autorização, então é sim uma infração de direito autoral. Porém na dance music e no hip hop isso é bem comum, inclusive a house music nasceu do sampling das músicas da era Disco.
daniel dornelles
27 de janeiro de 2017Que aula senne. Foi libertador mesmo, tirou um saco de cimento dos ombros e uma corda apertada na garganta. Tava bem frustrado por nao conseguir tirar um som como queria, mais vi que estou no caminho e esse caminho é bem longo. Só ter paciência e força pra seguir nos estudos. abraços.
Felippe Senne
28 de janeiro de 2017Que bom, Daniel, a pior coisa é ficarmos cobrando nós mesmos algo humanamente impossível! Vamos devagar que chegamos mais longe. 🙂
Den'Allen
13 de fevereiro de 2017Aula sensacional! 😀
Agora é sentar a bunda na cadeira e fechar o gap! o/
Matheus Falcão
13 de fevereiro de 2017Senne, vejo varios artistas pegando pedaços de vocais famosos e construindo tracks com eles, é plagio ou nao? Se nao for existe uma porcentagem de quanto eu posso usar o vocal, por exemplo, vocal tem 2 min eu posso usar 10 segundos sem ser plagio. vlww
Felippe Senne
14 de fevereiro de 2017Matheus, nesse caso o pessoal usa na cara de pau mesmo, sampling não-autorizado mesmo. E pelo que vejo não existe muito isso de usar alguns segundos… se tiver usado o fonograma sem autorização, mesmo que poucos segundos, já não pode ser feito.
Den'Allen
14 de fevereiro de 2017Caraca, tava dando uma pesquisada sobre essas coisas de copiar outras músicas e tal e descobri que a música Fade Into Darkness do Avicci foi ”roubada” de uma orquestra, vejam que incrível:
https://www.youtube.com/watch?v=6E3znZoFnN8
Den'Allen
14 de fevereiro de 2017Inlcusive, antes da adição dos vocais, a faixa se chamava “Penguin”, hahahah:
https://www.youtube.com/watch?v=c7BGxDbH9Zo
Felippe Senne
14 de fevereiro de 2017Den, se você estudar qualquer música, vai ver que ela veio de algo pré-existente. 😛
Patrick Alves
14 de junho de 2017Caraca essa nao sabia . . e na minha humilde opiniao Fade do Darkness é a melhor track do Avicii 🙂
Paulo Sergio
3 de abril de 2017Complementando a aula, um video do Skrillex produzindo a melodia de “Sorry”
https://www.youtube.com/watch?v=QfWK9X9M8Dg
Felippe Senne
4 de abril de 2017Irado, Paulo!!
Single Track
25 de abril de 2017Cara ótima aula !!!
Quando vc Senne falou do transformes ate gelei , olhe este video meu aqui , e uma das minhas principais metas e fazer isso que eu faço unindo a música..
Valeu demais abraços .
https://www.youtube.com/watch?v=RHrEMSo_MFs&t=86s
Felippe Senne
25 de abril de 2017Muito bacana!!
Dj-Thawant Sarosh
30 de outubro de 2019muito massa!!! hahha
Fernando Cortizo
2 de maio de 2017Senne, uma duvida que nao tem a ver com essa aula. Tenho o plug in bassism e toda vez que aperto ” insert MIDI track”em vez de abrir um canal MIDI aparece o bassism. Como ajeito isso ?
Felippe Senne
4 de maio de 2017Fernando, sem querer vc salvou dessa forma o canal MIDI padrão (default). Pra remediar: crie um canal MIDI, apague o Bazzism, clique com o botão direito em cima do nome do canal e escolhe a opção “Save as default MIDI channel”.
Alexandre Reis
21 de maio de 2017Senne Sem palavras para descrever todo esse seu empenho em nos ensinar… Muito obrigado, um forte abraço 😀
Felippe Senne
23 de maio de 2017Que bom que está curtindo, Alex!!!
MUKA ROMERO
6 de julho de 2017Gostei desse papo, eu tenho paciência, porque eu estou ciente de que tenho que aprender mais, e eu fico tranquilo porque a musica não vai acabar e quando eu estiver preparado eu vou ter meu espaço também.
Eu sempre ouço varias musicas do meu gênero e pego elemento para fazer minha ideia musical.
Junior Lavagnoli
8 de julho de 2017@felippesenne:disqus, uma dúvida: digamos que eu esteja em um nível intermediário como pordutor. Vale a pena começar a divulgar as próprias tracks e trabalhar no marketing pessoal mesmo não tendo atingido o nível dos artistas que tenho como referência? Ou você aconselha trabalhar na miúda por mais tempo e, assim que atingir um nível muito próximo, começar a divulgação?
A propósito, muito boa a aula! Desmistificou muitos assuntos para mim. Abraços!
Felippe Senne
10 de julho de 2017Junior, se vc estiver confiante e orgulhoso das suas produções, então não vejo problemas começar a divulgar para alguns DJs e ir pegando uns feedbacks mais abrangentes.
Mendes Netto
3 de agosto de 2017Perseverança é a palavra. O SeamlessR, o “guru” do FL studio, comenta em um dos seus videos que na época que ele começou a produzir não existiam tutoriais na internet e ele demorou 11 anos quebrando a cara sozinho no FL (que na época ainda se chamava fruity loops) até chegar no nível profissional que ele tem hoje, e que o motivo de ele manter o canal dele é para que os produtores que estão começando hoje não precisem demorar tanto. Pro pessoal do FL vale muito a pena dar uma olhada no canal dele (https://www.youtube.com/seamlessr ) pois tem praticamente tudo sobre o FL, inclusive várias tracks produzidas do 0, infelizmente todo o conteúdo do canal é em inglês. Vou deixar uma track dele aqui https://www.youtube.com/watch?v=4JGYKMdu0e0&index=3&list=PL1A7C859621AE72EF
Felippe Senne
8 de agosto de 2017SeamlessR é foda mesmo, sigo o canal dele, ótima dica!!
Gildo Dos Santos
23 de agosto de 2017Concordo com você, até mesmo no caso do SKRILLEX estudando e pesquisando um pouco ate mesmo voltando la no passado. podemos ver que é muito mais inovação do que originalidade.
https://www.youtube.com/watch?v=LRw8abLSXJ8 . A aula me fez lembrar desse documentário que já assisti. Eu recomendo que assistam super interessante e vai agregar muito com o conteúdo do curso.
Felippe Senne
25 de agosto de 2017Realmente excelente documentário, Gildo, obrigado pela contribuição!
Matheus Bertin
19 de novembro de 2017Senne, na minha opinião essa foi a melhor aula até agora. Ultimamente eu tenho descartado quase todas as minhas ideias num estágio ainda prematuro, justamente por achar que soa parecido com alguma coisa que eu gosto. Essa aula foi muito esclarecedora e tirou um peso enorme das minhas costas. Muito obrigado pelo excelente curso!
Felippe Senne
20 de novembro de 2017Vamo que vamo, Matheus!
Matheus Bertin
20 de novembro de 2017com certeza!
Gus Rödrigues
29 de novembro de 2017Essa aula tocou na minha ferida. O meu problema é justamente a parte filosófica da coisa.
Mas o que entra em jogo aqui é que, eu consigo fazer uma track completa em pouco tempo, talvez em 2 ou 3 dias, pois eu já manjo bem a parte de acordes, melodias, e dá pra tirar um som legal. Mas meu problema é que durante a produção eu já fico querendo que a track soe bem logo de primeira, daí por causa disso eu perco muito tempo, não chego no resultado que eu quero; que, como foi citado na aula, demora muito, pra todo mundo; daí acabo desanimando da track e o projeto acaba ficando abandonado, fico andando em círculos mexendo em EQ, compressão e todas essas coisas relacionadas á mixagem, tudo isso na tentativa de deixar a track boa, mas como não tenho experiência nem conhecimento suficientes, isso não acontece. Daí é sempre assim. Por exemplo, se eu faço uma melodia boa pra um drop, eu já tento fazê-lo por completo e isso acaba acarretando todas as coisas que eu citei acima, daí complica tudo, tanto por eu ainda não ter nenhuma técnica formada de mix/master, quanto por eu não ter experiência nessa parte.
Esse problema todo também deve ser pelo desespero e pela imensa vontade que eu tenho de ter uma track top.
Eu sei que é uma caminhada longa, eu sei que requer muito tempo e estudo, eu sei que muitas pessoas passam por essas dificuldades, não só no ramo da música, mas isso chega num ponto que pra mim chega a ser massante.
Espero que isso passe logo…
Enfim, tô curtindo muito o curso e já aprendi bastante coisa. Espero que continue assim até o final! 😉
#foco
Felippe Senne
29 de novembro de 2017Gus, me identifiquei com a sua angústia, pois isso é algo que eu sempre sofri também, e vou te dar uma dica que é válida atualmente.
Mais do que ficar “tweakando” os timbres que vc escolheu, hoje em dia é muito mais fácil criar essa primeira ideia da track, e depois TROCAR os timbres, desde os samples de bateria, quanto aos synths em si.
Atualmente a gente tem uma ofertas simplesmente monstruosa de samples de todos os tipos, otimizados pra cada gênero, e milhares de presets dos mais variados tipos e estilos também, de forma que hoje em dia é mais um trabalho de pesquisa ter bons timbres e sons na sua track do que um trabalho de sound design propriamente dito, e até de mixagem.
Sabendo escolher bem os recursos, e tendo essa mentalidade de que “se não está soando bem, mude” é melhor do que ficar sofrendo com EQ, compressão, saturação, correndo o risco de desanimar.
Espero que ajude, e recomendo altamente vc dar uma navegada pelo Splice Sounds, o sistema de busca dele (samples e presets) é fantástico.
Paulo
17 de dezembro de 2017realmente eu estava precisando dessa aula.. há dias eu estava com bloqueios e pensando em abandonar tudo pelo fato de nao surgirem ideias .. essa aula livrou minha mente das correntes
Mon Bez Pinter
27 de dezembro de 2017Ótima aula e nostálgica (para mim)! Na minha adolescência fui fã da banda de rock Skrillex, a From First To Last, acompanhei todos EPs e álbuns tanto que até hoje acho estranho chama-lo de Skrillex, pra mim ele é Sonny Moore, sempre, haha. Foi bom lembrar sua trajetória, vendo que há possibilidade de você trazer suas raízes (gostos antigos), mesmo que bem “diferentes”, fazer misturas e criar algo inovador.
E deixo aqui o Skrillex das antigas, de cabelo rosinha (Música de 2004)
https://www.youtube.com/watch?v=5yG6iw7AeWE
Mon Bez Pinter
27 de dezembro de 2017Senne, vendo essa aula me surgiu uma dúvida, não sei se em uma aula posterior haverá esclarecimento, então lá vai:
Tenho me deparado com versões Original Mix de músicas que “já existem”. Um exemplo seria a track do Bhaskar & Sevenn – Tam Tam (Original Mix), onde utilizaram um simples de MC Fiot – Bum bum tam tam. Perdoe-me, mas ainda sou leiga e iniciante nos assuntos e gostaria de saber se é possível denominar original mix? Também tenho visto muitos djs fazendo Remixes e denominando sem colocar a fonte com por exemplo Felguk – Sometimes. Como ficam essas situações?
Mon Bez Pinter
27 de dezembro de 2017https://www.youtube.com/watch?v=EtpKbAYoAWw
Felippe Senne
27 de dezembro de 2017Mon, nesses casos pode ser uma música em que foi feito o processo de liberação do direito de uso do fonograma original, ou o artista simplesmente fez um bootleg e nomeou-o como originall, ficando aí sujeito a algum tipo de ação do detentor dos direitos da original.
Raphael Augusto Guedes
10 de janeiro de 2018Acho que nesse caso é porque apesar desse sample de flauta estar sendo reconhecido mais pela música do Fioti ela é originalmente do Bach, Partita em Lá menor a música, então o fioti não teria direito autoral sobre…
Fabio Baccari
7 de janeiro de 2018Deixo aqui minha contribuição sobre o assunto, valeu por mais uma aula sensacional Senne!
https://www.youtube.com/watch?v=tlY0PkWxCW8
Felippe Senne
8 de janeiro de 2018Muito bom, Fabio!!
Pedro Takano
7 de março de 2018Um caso interessante de tentar ser completamente original aconteceu no que se chamava de música contemporânea no século XX. Em vez de usar as escalas pra fazer música, o Schoenberg decidiu experimentar uma lógica inteiramente nova, de usar os 12 semitons sempre na mesma ordem repetidamente (dodecafonismo). Ele esperava que essa lógica começasse a fazer sentido intuitivo pro ouvido das pessoas depois de um tempo, assim como a música tradicional faz sentido mesmo sem a pessoa estudar como é feita. Só que até hoje o dodecafonismo soa como se a pessoa estivesse tocando qualquer nota no piano.
Outros compositores “roubaram” a idéia do Shoenberg experimentando colocar outros parâmetros da música em série, como o intervalo de tempo entre as notas, ou os timbres (serialismo). Isso também não gerou muito resultado pra escuta intuitiva. Pra levar a idéia mais a fundo, alguns músicos começaram a usar equipamentos elétricos pra gerar eventos em série muito além da capacidade de um instrumentista tocar, podendo inclusive alterar o timbre de um som de forma periódica. Esse processo está na origem do sintetizador.
Moral da história: é preciso vários roubos até uma idéia original dar resultado :p
Felippe Senne
13 de março de 2018Excelente reflexão, Pedro, concordo plenamente!
Enzo Abambres
5 de maio de 2018kkkkkkkkkkkk mozart era ghost para a realeza!
Nick Itamar Moraes
16 de julho de 2018Boa tarde, não sei se tem a ver com esta aula, mas retornei a ver as aulas recentemente e assistindo novamente algumas aulas. Estou com um “problemão” e não sei como resolver. Eu gosto de muitos gêneros musicais dentro e fora da música eletrônica, mas focando em música eletrônica, eu vivo criando gêneros meio distintos um dos outros…Como faço para focar em um gênero só, quero melhorar nele e fazer com que ele seja de muita boa qualidade para atingir as pessoas. Sei que é muito bom entender outros gêneros (coisa que faço demais), mas acho que tem de a ver um equilíbrio nisso, só que ainda minha mente fica indo para outros gêneros
MKMN Expert
17 de julho de 2018Nick,
Beleza?
Remakes é ótimo para aprendizado, é só pegar as tracks que você mais gosta e que estão nas vertentes que gostaria de fazer e recriá-las.
Abraços!
Nick Itamar Moraes
17 de julho de 2018Acredito que seja disso do que preciso. Não pratico muito disso.
Obrigado Expert!
MKMN Expert
17 de julho de 2018Não precisa ficar idêntico como a original, intenção é apenas aprender a mecânica. =)
Gratidão!
Adriano Azevedo
5 de outubro de 2018Otima Aula Mestre , eu sou Dj a 20 anos e como Dj ja me sinto Realizado pois ja toquei em varios estados desse Brasil , porem como Produtor estou no Inicio e sei que para se Tornar um bom Produtor ira um bom Tempo , ideias nao faltam , mais colocar na Daw nao e tao simples kkkk mais devagar chegamos todos la…..que venha as Proximas aulas….
MKMN Expert
5 de outubro de 2018Gratidão pela confiança Adriano!
=)
Rodrigo Bertoche
5 de abril de 2019Senne, você já ouviu falar de um vst que chama East West sounds? eu sei que são sons muito bons que tem nesse vst, mas vale a pena 20 dólares por mês? ou você conhece algum plugin parecido que seja mais barato?
MKMN Expert
6 de abril de 2019Fala Rodrigo, vou deixar minha opinião aqui.
É muito relativo, pode ser bom para uns e ruim para outros. Eu aconselho a baixar a versão demo e testar. Melhor forma de descobrir se vale a pena ou não para você. =D
Abraços!
Cau Bartholo
15 de maio de 2019Essa aula/reflexão foi totalmente necessária, esse respiro é muito importante pra abrir um papo sobre workflow, criatividade e paciência, já comecei e parei os estudos de PM tantas vezes, mas fico satisfeita em saber que 17 anos como DJ me trouxeram uma ampla experiência, competência e curadoria que é tão descartável hoje em dia! Pra cima!!!
MKMN Expert
15 de maio de 201917 anos como DJ? UAU!!!!!
Tem algum set online pra nos mostrar.