Tire suas dúvidas aqui

268 Comments

  • Jonathan Ferreira

    11 de junho de 2014

    Qual o nome do livro citado?

  • Vitor Silva

    16 de julho de 2014

    Por exemplo: Quero remixar uma track, só que só vou mudar o Drop dela, no caso eu mencionaria a nova track como (Drop Edit) ?

  • dj juninho carioca

    24 de julho de 2014

    Realmente e aquilo, vale assistir desde o começo,

  • Mendhelson Luiz Gonçalves Duar

    2 de agosto de 2014

    A cada aula que vejo me surpreendo com a quantidade de informações valiosas que consigo retirar!!! Até o momento estou muito feliz com a didática e as informações aqui abordadas. Valew!!! 🙂

  • Marcos Souza

    2 de agosto de 2014

    Sensacional!! estou adorando as aulas, senne.

  • Fred Tavares

    9 de setembro de 2014

    Boa noite Senne, tudo bem?

    Minha duvida nao é relacionada a essa aula. Eu gostaria de saber se voce vai abordar mais para frente algum tema relacionado a Hardwares. O que é realmente necessário comprar, tipo Teclado MIDI, interfaces de audio, alguns outros itens que sempre estamos tentados a comprar e talvez para o nivel em que estamos seria desnecessario. As aulas estao otimas. Um grande abraço.

    • Filipe Bruck Basso

      18 de setembro de 2014

      Caso o Senne não responda já te deixo aqui algo que ele mesmo já falou diversas vezes, você não precisa de nada além de um computador com o software, plugins e um fone de ouvido tirando isto só é preciso muito conhecimento, foco, determinação, inteligência, etc… Abraço

      • MAURICIO PEREIRA DE LIMA FILHO

        19 de fevereiro de 2019

        OI Felipe, você sabe onde eu posso baixar plugins e samples?

    • Vitor Nagashima

      23 de setembro de 2014

      Concordo com o Filipe. Acho que precisamos de um equipamento para ouvirmos nossas tracks com ¨fidelidade¨… Isso e um computador com o DAW já é o suficiente!!

    • Pedro Rédua

      25 de setembro de 2014

      Depende muito de cada pessoa Fred, eu por exemplo, comprei 2 monitores (seria amplificadores) para que eu tenha uma resposta mais original do som e poder escuta-las de um nível muito melhor, nisto incrementei uma Placa de Aúdio também para ter uma gravação de boa qualidade na música (Mas não adianta fazer a música toda errada também, tem que aperfeiçoar, em geral tudo depende de você), e também uso um teclado MIDI, pois pra mim a experiência de fazer o som do modo rítmico pela minha própria mão e automações manuais, acaba facilitando minhas ideias. Mas não necessariamente é preciso ter isto tudo, um DAW e um pc, já esta de bom tamanho para criar seu som, só compre algo quando ver que realmente é necessário de ter! Comprar por comprar é perda de tempo.

    • Roberto Calazans

      11 de janeiro de 2015

      Eu como iniciante tenho quase todo o necessário,que eh o pc,a daw e agora estou adquirindo o conhecimento e logo experiencia, embora não seja primordial o uso de outro equipamentos, eu quero e pretendo em breve adquirir um controlador MIDI,pois a experiencia de esta tocando algo físico dá uma outro sentimento (se assim posso descrever) e também monitores de áudio pra ter uma melhor referencia, apesar de alguns se sentirem bem e confortável usando apenas headfone,no mais é puro conforto e gosto pessoal.

      • Bruno Scapelli

        6 de janeiro de 2018

        Roberto, concordo com vc. No meu caso tenho um controlador MIDI com 2 oitavas e 8 pads, e uma audio interface pq sou chato e gosto de gravar instrumentos acústicos com amigos (inclusive to trabalhando no techo-samba hahahahaha um amigo mandou ver no cavaquinho… mas quede conhecimento musical pra evoluir? pelo menos a gente tomou uma breja e se divertiu nas gravações)

        • MAURICIO PEREIRA DE LIMA FILHO

          19 de fevereiro de 2019

          Olá! Bruno, você pode me dizer qual é o modelo do seu controlador Midi?

    • Fabio Moreira

      7 de dezembro de 2017

      Pra quem é iniciante eu indico de saída um notebook legal + DAW original + fones de ouvidos. A próxima aquisição seria uma interface de audio USB (que daí vc já consegue escutar o som com melhor qualidade e exportá-lo melhor, assim como realizar gravações de audio). Depois seria fundamental um par de monitores pra vc conseguir escutar o campo stéreo e daí depois um controlador midi com teclado!
      Nao fiquem gastando grana já de saída com plugin! Tentem comprar a SUITE do DAW e aprendam ”tirar”som com as ferramentas, são bem mais estáveis e tem melhor compatibilidade. Aprendam bem o que cada ferramenta oferece e funciona. Lembrem-se que no mundo do audio para uma melhoria de qualidade de 1-2% vc pagará 100-1000% a mais! Mais vale saber usar muito bem o que já vem na DAW!

  • Demiam Gottinari

    12 de setembro de 2014

    Show de bola Senne, vlw mais uma vez pelo trance 😉 e as dicas de warp resolveram uns problemas que tive para trabalhar ontem no programa…
    OBS.: ( Tava engraçado tu narrando a track quando estava desenhando na tela hahahah parecia jogo de futebol aiuhauiha )
    Mais do que satisfeito por ter investido no curso!

  • Felippe Luperini

    12 de setembro de 2014

    Boa Aula Xará, simplicidade e didática, show de bola #foco

  • Saulo Antune

    15 de setembro de 2014

    Karaaaaaaaaaaaa!!!!!! tô contente pra karamba, depois dessas aulas já comecei os meus primeiros passos com minha Daw tudo está mais claro, ótima aula Senne, obrigado!!!!

  • Marcos

    18 de setembro de 2014

    Muiito Bom, Valendo muiito apena compra esse curso Fellipe Senne !

  • Gustavo

    24 de setembro de 2014

    nossa estão boas demais as aulas Senne! Abrindo a cabeça geral!! Bom ver como são simples coisas que pareciam super complexas!! Valendo a pena demais esse curso!!

  • DJ Kood

    25 de setembro de 2014

    cara curti dmais esse video kkkkkkk

  • Katsu Yoru Ôkami

    8 de outubro de 2014

    Aula ótima! Já nos deixa menos perdidos na hora de começar a ideia de nossa track. haha

  • Budah Moderno

    9 de outubro de 2014

    Felippe que aula hein? Li em muitos comentários o mesmo que sinto. Agora as coisas se encaixam e já dá pra começar a trabalhar de uma forma mais direcionada em minhas músicas, isso graças a sua super explicação de como a músicas são criadas. Parabéns e obrigado cara. Assim como muitos aqui estou super feliz em fazer parte dessa turma e poder aproveitar as dicas importantes de como aprender de forma rápida e prática as melhores táticas dos produtores musicais. Lets Work!

  • Caio Vinicius Noldin

    23 de outubro de 2014

    Riquíssimo conteúdo Senne, estou chocado. É tanta informação que ao término de cada aula penso em assisti-la novamente, pois a vontade por querer absorver tudo me sufoca! Sinceramente, o curso que fiz presencialmente durante 8 meses não chega nem perto em termos de qualidade, clareza e riqueza em conteúdo quando comparado ao seu (isto que a escola é muito bem reconhecida aqui em minha cidade). Meus parabéns, merece um prêmio!

    • Felippe Senne

      25 de outubro de 2014

      Muito obrigado pelas palavras, Caio, fico muito feliz que o curso esteja sendo útil! 🙂

  • Pierre Rufino

    22 de novembro de 2014

    Boa aula, muitos cursos por ai não abordam esse assunto e eu acho algo muito importante saber sobre a estrutura de uma musica, por mais que muitos possam achar algo simples por serem DJ’s, mas pra uma pessoa que esta começando na estaca zero é algo muito importante e de grande valia pra ela.
    Me surgiu uma duvida, no final do vídeo vc explica como aplicar um reverse em um audio, mas como eu aplicaria se fosse dentro de uma programação midi?
    Abraços.
    Pierre Rufino

    • Felippe Senne

      24 de novembro de 2014

      Valeu, Pierre, que bom que tá curtindo!

      Sobre o aúdio revertido em MIDI, eu acho mais fácil vc inverter o áudio num canal de áudio, e depois carregar esse áudio invertido num novo canal MIDI.

      • Pierre Rufino

        15 de dezembro de 2014

        Tendeu, obrigado Senne!
        Abraços.

  • Nando Peiter

    4 de dezembro de 2014

    Oi Senne, tubo bom? As variações ou acréscimos de elementos a cada ideia de 8 compassos deve ser obrigatóriamente com um elemento a mais ou tudo bem entrar 2 uns 3 (sem contar Layers de elementos já presentes)?

  • Nando Peiter

    4 de dezembro de 2014

    Ia fazer uma pergunta, mas ela já foi respondida no meio da aula rsrs.
    Só quero saber uma coisa: é bastante comum a introdução de dois ou mais elementos a cada 8 compassos (sem contar os Layers dos elementos já presentes)? Tenho focado atualmente no Techno (nessa pegada mais moderna, brasileira e tal) e antes do curso estava fazendo isso em algumas tracks, mas no final soavam cheias demais pro gênero e dá uma esvaziada estranha se tirar tudo, fica pobre parece, sei la.
    DE qualquer forma, to curtindo bastante as aulas. Parabéns.

    • Felippe Senne

      4 de dezembro de 2014

      Fala Nando, não tem muita regra sobre a quantidade de novos elementos que são acrescidos/removidos a cada 8 compassos, isso vai de acordo com o seu gosto e intenção com a música. É legal vc dar uma analisada nas suas tracks favoritas e ver como tudo isso rola, inclusive no Módulo Avançado a gente vai aprofundar essas análises e estudos.

  • no.NATØ

    4 de dezembro de 2014

    Meu Sylenth está com o som sempre abaixo do nivel do resto dos canais embora não tenha o volume menor sempre no zero. o que pode ser

    • Felippe Senne

      4 de dezembro de 2014

      Talvez o preset que vc esteja usando esteja com o som de saída baixo, é só aumentar no mixer do Sylenth1.

      • no.NATØ

        4 de dezembro de 2014

        SIm sim 😀 😀 Tunado agora minha caixinha

  • jairo

    14 de dezembro de 2014

    Felippe, vc saberia me dizer onde fica o WARP no FL STUDIO? achei muito manero essa tecinica, mais eu mecho no FL STUDIO.

  • Leandro Rossa

    3 de janeiro de 2015

    Esse vídeo no início falando do Phat Bass. Os caras do Loud fizeram um assim pro psytrance progressivo também. Apesar da brincadeira, quase todas as tracks mais populares são assim. Sad. https://www.youtube.com/watch?v=kIjFMQsb2S4

    • Roberto Calazans

      11 de janeiro de 2015

      de fato!auhsuahsa
      No offbeat então…

    • Andressa Louise

      22 de julho de 2016

      auhsuhaushauhs chorei de rir aqui!!!!!

    • Thiélison

      26 de fevereiro de 2018

      Esse vídeo é demais! hahahaha

    • Lucas Sartor

      21 de abril de 2019

      Eles sao foda kkkkkk fizeram pra zoar e ficou ate que boa a track, mas real que muita track hoje em dia é assim

  • Leandro Rossa

    3 de janeiro de 2015

    Senne, não acho que seja muito sua praia, mas recomenda algum site ou material de estudo para subgenêros do psytrance? Pergunto isso porque acho bem mais difícil dividir sons como o dark, forest e goa, que apesar de terem as viradas a cada 8 compassos, nem sempre seguem a ideia de build e de break e drop. A divisão mais lógica que encontrei foi algo como intro; break/build; tema 1; break/build; tema2; break/build tema1+tema2; break; outro. Mas nem sempre isso funciona. Alguma sugestão?

    • Felippe Senne

      3 de janeiro de 2015

      Leandro, eu particularmente não conheço algum tipo de material sobre esses gêneros, vou dar uma vasculhada aqui na internet, mas não deixa de ser algo interessante pra, quem sabe, até mesmo vc escrever um artigo sobre, até pq, como vc mesmo identificou, todas as respostas estão nas músicas, né? Basta analisar com calma e traçar os pontos em comum dos gêneros pegando boas tracks de referência.

  • Roberto Calazans

    11 de janeiro de 2015

    Opa mais uma aula assistida, eu tentava fazer uma track mais sempre acabava em 2 min,com esta aula conseguir entender como é feita uma estrutura de uma musica e clareou muito algumas ideias.
    A cada aula que passa fico cada vez mas interessado em aprender,abs e grato pelas aulas bem elaborada.

  • Helder Soares

    17 de janeiro de 2015

    Felippe, voce tem uma opinião sobre qual melhor ponto pra se começar uma musica? (ex: drop, break ou pela intro mesmo).

    • Felippe Senne

      17 de janeiro de 2015

      Isso varia muiiiiiiiito, mas eu te recomendo fortemente começar pela parte que vc considera a principal da música, aquela parte que os outros DJs já vão pular pra ouvir logo, e na maioria dos casos é o drop mesmo… eu sempre me forço a começar criando logo o drop ou groove principal da música.

      • Helder Soares

        17 de janeiro de 2015

        Valeu pela resposta Felippe! Abs!

  • Gabriel SC

    3 de fevereiro de 2015

    Alguem me ajuda? Olhe eu tento arrastar uma track no ableton pra fazer tudo isso oque voce disse mais aparece que o item nao é licenciado ou esta corronpido! Por favor!! Me ajudem!!

    • Felippe Senne

      5 de fevereiro de 2015

      Gabriel, atualiza o Quicktime do seu Windows que deve resolver.

  • Pedro Lourenço

    5 de fevereiro de 2015

    Senne “verse” e a mesma coisa do que “breakdown” e “drop” como se fosse o “chorus” ? Nao vejo a hora sa proxima aula,estou ansioso com o curso !! Haha

    • Felippe Senne

      5 de fevereiro de 2015

      Mais ou menos, se vc pensar na música como um todo e fizer um paralelo com uma canção tradicional, então eu acho que vc pode considerar o break como o verse, e o drop como o chorus, porém isso fica meio confuso se vc tiver um vocal no break, pq a estrutura do vocal em si pode ter o verse, chorus, além de bridge, pre-chorus, etc. 😛

  • Alexandre Cunha

    11 de fevereiro de 2015

    gostei muito do método para sair da tela vazia do Daw uaheuheua , usando apartir de hoje !!!!!!!!!

  • Guest

    5 de março de 2015

    Realmente essa aula foi super interessante pra poder ver alguns conceitos tais como as idéias de cada Produtos.

    Um Exemplo (Martin Garrix edito uma track do Bassjackers. Uma track que ela no inicio, começa com INTRO, mais depois não vem o famoso BREAKDOW, como muitas musicas ela começa na INTRO e já vai pro BUILD UP Depois vem o BREAKDOW ou o SIlencio não sei bem dizer, Mais achei muito interessante o começo que não da aquela parada como muitas outras dão ela vai continua ate o drop achei foda e interessante essa aula pra poder notar tais coisas em tais musicas.

    Se falei algo errado Sorry :3

  • Jhon Lamonier

    5 de março de 2015

    Realmente essa aula foi super interessante pra poder ver alguns conceitos tais como as idéias de cada Produtos.

    Um Exemplo (Martin Garrix edito uma track do Bassjackers. Uma track que ela no inicio, começa com INTRO, mais depois não vem o famoso BREAKDOW, como muitas musicas ela começa na INTRO e já vai pro BUILD UP Depois vem o BREAKDOW ou o SIlencio não sei bem dizer, Mais achei muito interessante o começo que não da aquela parada como muitas outras dão ela vai continua ate o drop achei foda e interessante essa aula pra poder notar tais coisas em tais musicas.
    A não ser que o BREAKDOW tenha a mesma pegada da intro, mais sei la e top pelo fato da ideia do produtor.

  • IB Israel B

    5 de março de 2015

    Minha dúvida, é coisa de aluno atrasadinho na turma..

    Aonde eu consigo o senne kit para conseguir os FXs?

    • Jhon Lamonier

      9 de março de 2015

      la onde fica os modulos dos seus curso você desce até o final tem os link para download ai so você escolher oque quer. também tinha essa duvida kkk

  • Rogerio Mac

    9 de março de 2015

    Olá Pessoal, uso o Logic, alguém tem alguma ideia para detectar o bit ou tempo correto de uma track ??? Achei bacana isso no Ableton mas não achei nada parecido no logic, abss

  • raphael

    12 de março de 2015

    ola senne!
    gostaria de saber onde baixo o kit senne?
    não achei o tópico para baixar na pagina principal. (ja vasculhei td e não achei)
    vlw, abraço!

    • raphael

      12 de março de 2015

      ja achei!!!
      tranquilo!!

  • Guest

    18 de março de 2015

    As vezes gosto de fazer um silêncio no lugar do build up.
    Me corrija se eu estiver errado, mas se depois do break, antes do drop, você botasse um silêncio, funcionaria tão bem quanto o build up.

  • Raphael Banchieri

    16 de abril de 2015

    Nervosa essa aula man! parabens.

  • Fernando Rocha

    25 de abril de 2015

    Que máximo esse vídeo do Phat Ass Drop

  • Marcos vinicios

    5 de maio de 2015

    Senne, estou levando a seria aquilo que você disse que é criar os “Produtores que pensam”… Poxa sensacional essa Aula, praticamente toda só de analise.

    MUITO OBRIGADO!.

  • Victor Aued

    6 de maio de 2015

    Alguém saberia me dizer como faço Duplicate Time no Logic Pro X?

  • Daryo A

    12 de maio de 2015

    salve galera,comecei o curso a pouco tempo e ja arranhei alguma coisa aqui rsrs
    Obrigado Senne,curso eh muito bom 🙂

    https://soundcloud.com/taurus-19/dj-daryo-a-the-electrooneoriginal-mix

  • Matheus Henrique

    4 de junho de 2015

    Senne e todos da comunidade, estou com um problema com meu Ableton.
    Ao tentar praticar o que foi aprendido na aula, no caso, abrir uma track e fazer marcações e todo o resto, eu não consigo carregar uma música no meu ableton. Ele simplesmente não abre de jeito algum arquivos mp3 ou wav.
    Alguém aqui já passou pelo mesmo problema e sabe como resolver este? Desde já grato.

    • Felippe Senne

      4 de junho de 2015

      Se você usa Windows, atualize/instale o Quicktime, deve resolver.

  • Michael Santana Rodrigues

    9 de junho de 2015

    Senne , aonde eu fiz o curso de dj eles me passaram a estrutura musical de certa forma , Introdução , drop , main part 1 , breakdown,main part2 e break , tem alguma diferencia ? a imagem em baixo mostra não fico muito boa mas da pra ter uma noção!

    • Felippe Senne

      9 de junho de 2015

      Michael, em cada gênero, e em cada época, existem pequenas variações na estrutura das tracks, mas em média é algo parecido. Porém aí o que eles chamaram de “drop” seria uma queda, uma parte mais silenciosa, e não o “drop” que chamamos atualmente, que nessa imagem está representado por “Main Part”.

      • Michael Santana Rodrigues

        9 de junho de 2015

        aah , ok obrigado , ja estou desenvolvendo uma técnica aqui esta dando certo queria poder mostra para a galera, suas aulas são muito boas , obirgado pelo oque esta fazendo , estou muito feliz e satisfeito com o pouco que aprendi ate agora.

  • Tiago Nunes

    10 de junho de 2015

    Boa noite Senne comentei na aula 2 mais nao sei se voce vio ou nao rs mais vou pergunta denovo !
    consegui instalar o Sylenth1 tudo certinho, agora uma duvida minha, tem uns áudios dentro de uma pasta pack que baixei e quando reproduzo eles no ableton fica uma chiadeira que só e quando abro no media player e no FL fica normal, o que sera que deve ser ? por que nao sao todos que estao assim só alguns !!

  • Chris Napster

    15 de junho de 2015

    Essa aula foi mais simples que as anteriores, porém sempre com informações valiosas e incríveis. Só de assistir eu já consegui criar na minha mente milhares de possibilidades.

  • Alexandre Sant Anna

    20 de junho de 2015

    Fala Senne. Agora que estou conseguindo tirar todos os dias um tempo para assistir todas as aulas, estou pegando todos esses nomes tecnicos que nao conhecia nenhum, essas tecnicas tambem vao me ajudar bastante… Valeu por mais uma aula…

  • Wendell Silva

    24 de junho de 2015

    Boa noite Senne td bem?
    Gostaria de saber se um pack do FL Studio funciona no ableton?
    Abraço.

    • Felippe Senne

      24 de junho de 2015

      Fala Wendell, td bom? Não funciona.

  • John Henry

    23 de julho de 2015

    Q AULA! Parabens Senne!

  • Dj Mumu

    31 de julho de 2015

    Aula top Senne, só me restou uma dúvida no caso de quem esta começando como eu, e interessante escolher uma estrutura e produzir sempre nela até pegar mais conhecimento e técnica ou devemos ficar sempre inovando? ou realmente temos que focar na que mais nós identificamos e passa a ser nossa identidade com dj produtor ???

    Desculpa não sei se estou me fazendo entender…rsss

    • Felippe Senne

      31 de julho de 2015

      Mumu, na minha opinião a gente precisa primeiro aprender as regras, pra depois começar a quebrá-las. Portanto, na minha opinião, nesse primeiro momento de aprendizado eu recomendo que você siga as estruturas das suas músicas favoritas, pra que você entenda pq essas tracks funcionam muito bem, e no dia que já estiver fera aí sim você comece a inovar sabendo direitinho o que está fazendo.

      Seria algo como começar a andar de bicicleta de rodinha, depois tirar as rodinhas, e num futuro começar a fazer suas manobras especiais! hehehe

      • Dj Mumu

        31 de julho de 2015

        Ola, como imaginei minha pergunta foi muito confusa…..rsssssss
        não estou falando em alterar a ordem da estrutura, e sim em escolher um tipo de estrutura para trabalhar, ou cada gênero tem sua estrutura definida???
        no desenho abaixo coloquei uma seta e numerei cada uma para ver se consigo me expressar melhor.

        https://uploads.disquscdn.com/images/a4ba796fc165ff30c3a6085054e86867cc91cb235edf53e4b006eca1fc0253a3.jpg

        • Felippe Senne

          31 de julho de 2015

          Ah sim, normalmente cada gênero tem sua estrutura mais comum, recomendo você pegar as tracks favoritas do seu gênero e analisá-las, pra que você confirme isso.

          • Dj Mumu

            31 de julho de 2015

            Então mesmo sendo do mesmo gênero pode haver um seguimento diferente na estrutura ??? isso é particularidade de cada Produtor musical??

          • Felippe Senne

            31 de julho de 2015

            Sim e sim! 🙂

          • Filipe Braga

            22 de dezembro de 2016

            Acontece bastante mesmo pegando o mesmo produtor. Um bom exemplo seria analisar as músicas do Vintage Culture: você verá que a estrutura de algumas é mais próxima da estrutura da primeira música analisada pelo Senne, com mais “respiros” (Breakdown) e menos “reta”.

          • Felippe Senne

            22 de dezembro de 2016

            Sim, pode rolar de um produtor ter algumas particularidades na estrutura de suas tracks.

  • K3RN3L

    14 de agosto de 2015

    Senne, clareou muito as névoas sob minhas ideias nesta aula!!! A criação desta estrutura tão simples porém emblemática é o caminho mais curto para uma construção concisa. Agora é praticar este meu renascimento e trilhar novos horizontes. As coisas estão esquentando a cada aula e renovando meu lado criativo. Vou assistir mais umas duas vezes para gravar no cérebro, por que esta apenas fica na memória eufórica do momento. Hora de treinar…

  • Guilherme Monteiro

    10 de setembro de 2015

    Muito boa a aula , aprendi demais até aqui , coisas que nem imaginava sendo só dj 🙂
    Fiquei com uma duvida sobre a estrutura da música :
    Algumas músicas que eu curto (EDM) , tem uma parte meio confusa que não sei identificar oque é.
    Depois da INTRO tem o Breakdown , ai fica a melodia por um tempo , vem o Buildup e o Drop. Mas na segunda parte da música (depois do primeiro drop) tem o Breakdown e começa e melodia novamente , depois tem a melodia +kick (antes do drop). Não sei identificar se isso é um Buildup ou algo parecido com o Drop , oque seria?

    • Felippe Senne

      10 de setembro de 2015

      Guilherme, que bom que está curtindo! 🙂

      Sobre a sua dúvida, isso é bem comum mesmo, principalmente em Progressive House, e você pode considerar esse trecho como uma parte do breakdown, uma parte mais intensa dele.

      Espero que ajude!

      • Guilherme Monteiro

        10 de setembro de 2015

        Ah sim , tava meio tenso decidir oque era oque.
        Obrigado !

  • Daniel Freitas

    21 de setembro de 2015

    Boa tarde Senne ,tudo bem ? Uma dúvida, segui o exemplo no final da aula 4, na construção do Drop , e percebi que o Kick e Ride batem fora do tempo em relação ao Lead do Midi Clip com Sylenth1. Eles estão mais “acelerados”, dá impressão que Kick e Ride estão em um BPM e Lead em outro . Por que seria isso ?

    • Daniel Freitas

      21 de setembro de 2015

      Favor desconsiderar, foi algo no Ableton, refiz e deu certo, Valeu ! ABs

  • Fernando

    23 de setembro de 2015

    Alguém conhece um software para o FL Studio que consegue detectar o BPM das músicas?

    • Gabriel Alves

      6 de outubro de 2015

      é so vc arrastar a musica no Fl Studio da um clik nela com o botao esquerdo e vai em Detect To Temp e clika em 75 a 150 ela acha o BPM da musica nao precisa de software

      • William Azevedo

        11 de maio de 2016

        Ideal mesmo no FL Studio, é abrir um audio clip vazio, abrir o plugin VST Edison no canal onde o audio clip está no mixer, carregar a track neste VST, verificar a BPM em format>f2, e depois faça um drag até o audio clip vazio criado. Vai aparecer uma mensagem sobre o aviso da BPM da track, logo clique em embedded. O FL irá ajustar sua track para o tempo do projeto. Sinônimo de warp no FL = stretching na playlist.

  • Guilherme Alves

    26 de setembro de 2015

    Boa tarde Galera, estou usando o Ableton 9 64 bits no win 7, e por algum motivo os plugins q instalo, nao é reconhecido por ele, exceto o Sylenth1. Alguem mais passou por esse problema e poderia me ajudar?

  • jonathans

    30 de setembro de 2015

    otima aula senne.
    por causa do meu pc ter sido afetado , eu perdi meus arquivos programas etc e resolvi aprender em um soft novo e claro que o ableton. estou tendo um pouco de dificuldade com ele mas esta indo .o que eu achei ruin , é que na versao demo que baixei , ele nao vem comnenhum plugin vst etc . nao achei nenhum. no fl estudio reason etc ja tem.
    ainda estou em duvida com qual soft usar. o reason 5 eu desenrolo bem e com o fl estudio tambem. mas vou ficar estemes esperimentando o ableton e creio que vou me adaptar bem.

  • Douglas Branco

    13 de outubro de 2015

    Estou com uma dúvida em relação ao volume dos meu projetos.
    Quanto trabalho com níveis “normais” e carrego outra track que está pronta etc pra usar como referência,sempre da uma diferença enorme. E pra conseguir chegar próximo da outra track ( sei que já está finaliza, masterizada etc.. maas..) aumentando o volume dos canais ,ele fica clipando muito. O que devo fazer nesse caso? Me falaram pra utilizar o plugin Utility.. enfim fica minha dúvida.

    • Felippe Senne

      15 de outubro de 2015

      Douglas, pra vc conseguir chegar próximo do nível de volume médio das tracks de referência você vai precisar trabalhar muito bem a dinâmica e equalização de todos os elementos da sua track, e também dos grupos e do master.

      Mais pra frente ainda nesse módulo a gente vai começar a ver assuntos de mixagem e masterização.

      Mas oq vc pode fazer nesse momento é usar um compressor e limiter no canal master, pra eles já dêem uma comprimida (de leve) na soma de todos os canais.

  • Cloud Pires

    15 de novembro de 2015

    E ai Senne, tudo bem….excelente aula, com uma ótima didática ..parabéns,,,claro as dúvidas virão depois.

  • Raphanelli Ignacchiti Antonucc

    16 de novembro de 2015

    Fala Senne tudo tranquilo?? Bom, priemiramente gostaria de agradecer pelo curso!! Muito organizado, explicativo e exemplificado!!! Vou começar com uma dúvida, talvez a pergunta seja meio óbvia mas afinal ninguém consegue me responder com clareza.. Esses estilos q seguem abaixo:

    Illusionize & avila – gangsta walk (120bpm)

    https://soundcloud.com/zer0day/illusionize-stylee-gangsta-walk

    Fractal Sytem & Marques – We Need It (122bpm)

    https://soundcloud.com/builditrecords/marques-fractal-system-we-need-it

    Link Park – In The End (Evoxx Bootleg) (126bpm)

    https://soundcloud.com/evoxxmusic/linkin-park-in-the-endevoxx-bootleg-mix

    Seguem qual linha? Deep House, Gangsta House, Nu Disco, Indie Dance??? Enfim, estou confuso ao certo!!
    Talvez vc possa me esclarecer as diferenças!!!

    Outra parada é a seguinte, este é o estilo q pretendo seguir, qual o “elemento” que vc considera mais importante (aquele que devemos “trazer pra frente” como vc diz) neste tipo de vertente???

    Vlw camarada, antes eu nem subia na bike agora já estou andando com rodinhas!!!! rsrs!! Abraxx

  • Celso

    22 de dezembro de 2015

    Com o perdão da palavra… mas PQP! Mais uma iluminada na mente com essa aula. 😀

    • Felippe Senne

      22 de dezembro de 2015

      Que bom que curtiu, Celso!! 🙂

  • Kauan Marcos de Oliveira

    5 de janeiro de 2016

    Felippe, tem como fazer uma anacruse antes do compasso 1? fiz uma pequena intro antes de começar a verdadeira intro, só que aí as marcações de compasso ficam erradas na música toda! agradeço desde já, abraço!

    • Felippe Senne

      5 de janeiro de 2016

      Kauan, infelizmente no Ableton Live não dá pra mudar a numeração dos compassos pra fazer algo nesse sentido. O que eu faço quando quero algo do tipo (como a anacruse) é começar a produção no compasso 9, assim pelo menos ele vai manter certinho a numeração de 8 em 8 compassos.

  • Welington Parode

    12 de janeiro de 2016

    Senne, me surgiu uma dúvida, no caso se eu fazer um LEAD, na oitava de A2 por exemplo, obrigatoriamente meu BASS precisa estar nessa mesma oitava de Nota ?

    • Felippe Senne

      12 de janeiro de 2016

      Wellington, normalmente o bass vai ficar uma (ou mais) oitavas abaixo do lead, pra preencher a região grave do espectro sonoro.

  • Ricardo Montoya

    14 de janeiro de 2016

    Obrigado por essa aula Senne…

  • Thiago Andreoli

    21 de janeiro de 2016

    Agora voltando a viver,,kkkk… cara,minha cabeça está a mil…eu nunca tive tantas ideias juntas…e nunca consegui colocar todas em prática.. voltei a estudar do início porque estava sem o Ableton.. comprei.. rss.. agora vamos trabalhar..
    Senne vc é foda.. eu ja terminei o segundo módulo mais vou rever tudo.. para melhorar.

  • .`. Jordanni

    23 de janeiro de 2016

    Pessoal. Estou com muita dificuldade para encontrar o Sylenth 1 para Mac El Capitain 64 bits. Mesmo com conversos 32/64 nao encontro. Alguem me da uma dica? Abraxxx

  • Brodha

    23 de fevereiro de 2016

    Boa tarde Senne, tranquilo ? Então eu não sei de quando é esse vídeo, por isso não sei se atualmente você já sabe do que eu irei falar agora. Eu tava buscando um videos no youtube (antes de pegar o curso), e eu percebi que algumas pessoas sempre usam o warp nos fx para que fique no tempo certinho também, eu mesmo já usei e até que ficou bacana. Você aconselha a sempre fazer isso mesmo ? De usar o warp nos fx sempre ? ou não ?

    • Felippe Senne

      23 de fevereiro de 2016

      Brodha, eu uso o warp quando preciso mudar a duração dos FX, senão deixo sem warp mesmo.

      • Brodha

        23 de fevereiro de 2016

        Ah, agora entendi, tava meio confuso sobre kkkk. Valeu Senne!

  • DjPamela Anderson

    11 de abril de 2016

    Boa noite ou bom dia!Já nem sei…rsrsr,em fim.Que aula f…abriu a minha mente em vários pontos no
    qual eu tinha uma certa dúvida em relação a cada estilo musical.Vlw Senne!

  • Bruno Luiz

    12 de abril de 2016

    O lance de criar makers e marcar cada parte da track de referencia é uma boa também para estudar outros estilos músicos de música 😉
    Essas aulas estão cada vez melhores!

  • Diego Laje

    14 de abril de 2016

    Muito bom! =) =) =)

  • Rafael Hassegawa

    1 de maio de 2016

    hmmmmmmmmmmmm muito top

  • Erick Costa

    5 de maio de 2016

    como nunca tinha estudado musica antes,tudo o que sei é bem pratico,mas agora vendo a toda a parte teórica,tudo ficou mais claro! muuito obrigado senne !

  • Jhonatan Morais

    10 de maio de 2016

    Ótima aula Senne adorei. Abraços.

  • Leandro Bagolin

    17 de maio de 2016

    Ba essa aula foi foda tu e o cara SENNE ta doido!!! eu como dj ja conhecia uma grande parte dos elementos ou partes de uma musica,mas a dica que vc deu sobre a tela branca do Ableton e usar uma track como guia nossa foi matadora, me diz que vc tem essa musiquinha guardada ahahahahaha forte abraço!!! K.yALLA Music

    • Felippe Senne

      17 de julho de 2016

      Que bom que curtiu a dica, Leandro! 🙂

  • flaviocafe

    13 de julho de 2016

    Cara, deixa eu te dizer uma coisa. Mexo no FL STUDIO desde que era FRUITY LOOPS (primeira vez que vi foi em uma revista do CD-ROM, lembra?). Pois bem, todos esses anos batendo cabeça e tentando aprender na marra, por vídeos do YouTube. Consegui finalizar algumas faixas, mas elas são sem graça, sem brilho, afinal estão todas erradas. Tinha parado de mexer com isso, pois sou médico e meu tempo é uma coisa escassa, trabalho muito. Como produção musical é uma coisa que eu adoraria aprender, resolvi fazer o seu curso. Não poderia estar mais satisfeito. Em quatro aulas aprendi mais que em todos esses anos batendo cabeça sozinho. Estou muito feliz e empolgado com o super investimento que fiz em mim mesmo. Atualmente qualquer horário livre é uma desculpa para abrir uma nova aula, uma desculpa para abrir o daw e treinar. Muito obrigado Senne, o seu curso está trazendo de volta uma parte de mim que eu mesmo havia abandonado. Um abraço!!

    • Felippe Senne

      17 de julho de 2016

      Que coisa boa, Dr. Flavio, fico feliz demais que o curso está sendo útil pra você! Mas foca aí que isso é só o começo. 🙂

    • Sidney Junior

      11 de fevereiro de 2017

      Somos 2 “Jekylls” aqui então bro!

  • Gabriel Lopes

    21 de julho de 2016

    é nessa aula que o Senne ensina a fazer o Buildup e o Drop??

  • Gustavo Schmidt

    22 de julho de 2016

    Boa tarde Senne, tranquilo?
    Peguei uma música para estudar onde uma parte da construção é feita tendo:
    Buildup / Breakdown / Silencio / Drop
    Ao fazer a linha de baixo no Buildup coloquei as notas iniciando em B4 e no restante da estrutura em A1. A pergunta é: Pode isso?
    Não ficou estranho, mas tecnicamente tem algum problema?

    Valeu pelo curso! Tá muito legal!

    Abração.

    • Felippe Senne

      22 de julho de 2016

      Gustavo, se soou bem, então essa é a regra!!! 🙂

  • Nikkel

    26 de julho de 2016

    Alguém sabe me responder o por que do teclado do Ableton para de funcionar às vezes como midi? Uso o teclado do pc mas não é sempre que funciona, mesmo aquele botão do teclado estando ativado às vezes é necessário reiniciar. Acontece com mais alguém?

    • Felippe Senne

      31 de julho de 2016

      Nikkel, que estranho isso, comigo nunca aconteceu. Seria bom ver se é algum problema de hardware do seu computador.

    • Veron Rodrigues

      1 de setembro de 2016

      Aconteceu comigo tbm!
      Percebi que ocorre quando o clip MID é ativado antes do Vst. Para mim, é assim que trava o teclado.

  • Duda Pira

    1 de novembro de 2016

    Senne, o curso esta sendo muito bom, muito esclarecedor, realmente acendeu a luz na escuridão!!! Parabens!!!

    • Felippe Senne

      1 de novembro de 2016

      Que bom, Duda, bom saber que está sendo útil! 🙂

  • Fernando Cortizo

    16 de novembro de 2016

    Boa tarde Senne, ve gostaria de saber como adquirir mais e bons plug ins, eu nao estou conseguindo adicionar nenhum..

    • Felippe Senne

      17 de novembro de 2016

      Fernando, qual plugin vc precisa?

      • Fernando Cortizo

        18 de novembro de 2016

        todos, nao aparece nenhum, nao consigo instalar nenhum. aquela pasta de plug in esta vazia. e nao consigo as vezes acompanhar a aula pois nao tenho os plug ins. onde existe algum site pra baixar os vst ?

        • Felippe Senne

          22 de novembro de 2016

          Me fala o plugin que vc precisa, que te passo o site dele.

          • Fernando Cortizo

            22 de novembro de 2016

            filtros, compressor, sylenth e outros sintetizadores, oszillos mega scope. Muito obrigado senne

          • Felippe Senne

            22 de novembro de 2016

            Fernando, o compressor, EQ, filtro, etc, são nativos do Ableton Live, eles já estão no programa.

            Aqui o site do Sylenth1: https://www.lennardigital.com/home/
            E o osciloscópio: http://armandomontanez.com/smexoscope/

            Abraços!

          • Fernando Cortizo

            23 de novembro de 2016

            Obrigado senne, mas o EQ so tem o three nao tem oq vc usa na aula.

          • Felippe Senne

            23 de novembro de 2016

            Seu Ableton Live é o Intro?

          • Fernando Cortizo

            1 de dezembro de 2016

            O intro

          • Felippe Senne

            1 de dezembro de 2016

            Infelizmente o Ableton Live versão Intro tem muitas limitações. Recomendo usar as versões Standard ou Suite.

  • Paulo Lucchesi

    27 de novembro de 2016

    Senne, estava analisando a estrutura da música que você começou a criar após a aula! Para a produção da track, junto a base de referência, é sempre legal começar pelo DROP? ou sempre pela Intro? Qual a base de começo da música?

    • Felippe Senne

      27 de novembro de 2016

      Paulo, essa é uma daqueles perguntas muito pessoais! hehehe

      Tem produtores que gostam de começar a ideia pelo drop, tem outros que começam uma ideia pelo break, tem outros que não tem regra (algumas começam pelo break, outras pelo drop).

      Isso vai muito da inspiração/ideia que bate na hora, pode ser um groovezão maneiro, algo rítmico (típico de um drop), ou uma ideia mais harmônica, melódica (que normalmente é mais presente nos breaks, dependendo do gênero).

      Resumindo: não há regras, é uma questão de gosto mesmo.

  • João Fogaça

    4 de dezembro de 2016

    Muita boa aula, fantástico a cada aula a mente se expande um pouco mais.
    Vlw Senne!

  • Gabriel Mitsui

    6 de dezembro de 2016

    uma pergunta senne e mais fácil criar uma musica a partir da qual elemento da musica ?
    porque ja ouvi falar q tem produtores que começa a criar suas track a partir do drop outros pela intro ou break

    ou cada produtor tem a sua forma de criar suas track ?

    • Felippe Senne

      6 de dezembro de 2016

      Gabriel, isso vai de cada ideia e/ou de cada produtor. Vou repetir aqui a resposta que dei pra um dos seus colegas:

      Tem produtores que gostam de começar a ideia pelo drop, tem outros que começam uma ideia pelo break, tem outros que não tem regra (algumas começam pelo break, outras pelo drop).

      Isso vai muito da inspiração/ideia que bate na hora, pode ser um groovezão maneiro, algo rítmico (típico de um drop), ou uma ideia mais harmônica, melódica (que normalmente é mais presente nos breaks, dependendo do gênero).

      Resumindo: não há regras, é uma questão de gosto mesmo.

      • Gabriel Mitsui

        6 de dezembro de 2016

        hummmm valeu brigadão senne com isso já tirou minhas duvidas….

  • Alex Santana

    12 de dezembro de 2016

    Boa tarde , Gostaria de saber qual o formato de áudio posso usar no ableton? Pois quero destrinchar algumas músicas e os arquivos Mp3 que tento usar não funcionam . Vi que o Senne usa arquivos Mp3 . Alguém pode me ajudar ?

    • Felippe Senne

      12 de dezembro de 2016

      Alex, atualiza o Quicktime do seu Windows, que aí o Ableton vai aceitar os arquivos MP3.

      • Alex Santana

        12 de dezembro de 2016

        Muito obrigado Senne !!!

  • Matheus França

    19 de dezembro de 2016

    Boa tarde Senne, queria esclarecer uma dúvida..
    Seguindo essa video aula eu criei o seguinte ambiente: https://uploads.disquscdn.com/images/fe4b1f1db80ebfce1033b7d6264668f08d8c9831612596ef53d79ab7643af9b5.png
    Eu so não consigo entender pq a música fica sempre clipando, é só adicionar os elementos dar play e pronto, a barra la embaixo fica dessa forma, mesmo eu diminuindo o volume de cada elemento..
    https://uploads.disquscdn.com/images/bae0821b3ebdff144d5149065e82a295cdb7713a0a306870a592b5db00ee8e29.png
    Como você pode ver ate com o compressor no Lead e no Bass ainda continuou dessa forma, eu tive que abaixar o volume do canal master para resolver, mas não senti que isso está certo, você poderia me dar uma forcinha? Abraços!!

    • Felippe Senne

      19 de dezembro de 2016

      Matheus, isso acontece pq a soma de todos os instrumentos está fazendo com que o volume de tudo fique muito alto, e assim clipe o canal master.

      Vc pode selecionar todos os canais, e abaixar o volume de um deles, que assim vai abaixar todos os volumes de forma proporcional.

      E se quiser que evite que clipe o master, carregue nele um Limiter. Mas gente vai abordar essas questões mais pra frente no curso, pode ficar tranquilo.

      • Matheus França

        19 de dezembro de 2016

        Belezaaaaa! Obrigado!

  • Eduardo

    1 de janeiro de 2017

    Assistir essa aula ta Dificil ta Travando Direto
    🙁

    • Ruan H. S. Galli

      4 de março de 2017

      comigo tbm tava travando

  • Eduardo

    1 de janeiro de 2017

    Conseguindo assistir finalmente 😉

  • Lucas Veiga

    22 de janeiro de 2017

    Queria deixar um adendo para complementar informação o/…

    1) Se houver musicas que nao tem intro nem outro é porque sao chamadas de Radio Edit….As Radio Edits sao versoes mais curtas pq os programas de radios tocam musicas com no minimo 3 minutos e no maximo 4min e em raras excessoes 5 min…Elas vao comecar pelo Breakdown, mas isso nao é regra. Tem Radio Edits que comecam pelo Build Up.

    2) A estrutura dessa Deep House é muito interessante. Se voce observar o BPM, é muito parecida com o BPM do Trance, entao serve para transicionar de um estilo para outro, que, no caso, é do Trance para o DeepHouse.

  • Duran D Jay

    16 de fevereiro de 2017

    Sou iniciante aqui estou recem no 4 modulo, mais gostaria de saber se eu posso colocar aqui algo que ja construi, porque quero criticas construtivas para continuar e melhorar.
    ter uma visão de outros produtores vai me ajudar muito, fico ansioso pra saber como estou me saindo, e acho qe coloca as cara a tapa aqui e uma boa pra aprender.

  • Ruan H. S. Galli

    4 de março de 2017

    Estou analisando a música nova do Felguk (white Horse) , mas ta muito confuso kk. Onde eu acho que é BREAKDOWN parece que é BULD UP, mas se eu seguir esse pensamento então a música não tem BREAKDOWN ou tem BUILD UPs muito longos.
    Tem alguma forma ade identificar isso mais fácil? Pois pra mim se o som tem aquela pegada de subida no fundo, aumentando a tensão, então é BULD UP.

    • Felippe Senne

      4 de março de 2017

      Ruan, nessa produção do Felguk em especial os breaks são meio misturados com elementos que caracterizariam um buildup, como todos os FX, synths subindo, etc. Portanto, não é (nem deve) toda track que vai ter tudo ultra bem definido, e aí que tá a beleza da música… um pouco de imprevisibilidade é sempre bem-vinda, né? 😛

      • Ruan H. S. Galli

        4 de março de 2017

        Entendi. É aí que está a “Inovação” na “originalidade” certo?

        • Felippe Senne

          4 de março de 2017

          Na minha opinião é uma forma de inovação sim, essa quebra de paradigma, mesmo que seja sutil.

  • Felipe Melo

    7 de março de 2017

    Entendi tudo certinho! só tô tendo dificuldade pra assistir as aulas por conta do travamento da minha internet =/ já queria estar na aula 7

  • Henrique Demenech

    8 de março de 2017

    Felipe,no meu Ableton não aparece as marcações dos transientes,e ele ja vem marcado na primeira batida.Esta certo isso? Uso a versão 9.7 https://uploads.disquscdn.com/images/2e77a6043aa8eac25539158904d47846f6fe3bd5df7136da70d2ea986fbd02d6.png

    • Felippe Senne

      9 de março de 2017

      Henrique, é assim mesmo quando se abre uma track completa, ele procura o primeiro transiente e faz o warp daí. Tem alguma dificuldade que vc teve?

      • Henrique Demenech

        10 de março de 2017

        Olhei novamente a parte de warp e entendi. So queria saber se cada track que você carrega ele ira dizer o bpm original dela ?

        • Felippe Senne

          16 de março de 2017

          Normalmente diz sim, se o warp tiver certinho.

  • Luiz Henrique Ávila

    17 de março de 2017

    Silêncio que precede o esporro! kkkkkkkkkkkkkk #SenneMonstro

  • Gildo Dos Santos

    23 de março de 2017

    Teve Ate aula de Dj. 😀 relembrei Aqui até as primeira aulas de Dj Que tive ha muitos anos atrás. contagem,compasso etc. muito bom!

  • Tamara Alves

    27 de maio de 2017

    kk putz eu achava q era doideira minha usar minhas próprias tracks de referencia.As vezes eu ficava em busca de fazer sempre o meu melhor através de referencias de outros artistas,e nem me dava conta q algumas musicas minhas estavam boas nesse sentido. kkk

  • Fernando Prati

    31 de maio de 2017

    Tenho uma dúvida… é possível um Build Up antes de um Break? Estou analisando essa música:
    https://www.youtube.com/watch?v=Xy3KN-3juXg

    Em 2:56 entra uma quebra de ritmo e em seguida entra uma parte mais melódica que descrevi como sendo:
    Breakeu considero ser o Break, apesar de ter uma levada de Drop

    • Felippe Senne

      2 de junho de 2017

      Fernando, eu não dividiria assim os trechos da música, aquela parte que vc chamou de “Build up” entre 2:56 e 3:12 pra mim é só um gapzinho, uma respirada na track, poderia chamar de break talvez.

      Chamaria de “drop” ou de “groove” entre 3:12 e 3:44, mesmo não sendo nada explosivo… essa nomenclatura é meio ingrata, pois esse lance de “drop” começou a ser adotado na era EDM, com aqueles drops mais intenso. Mas pra mim isso não seria um break, pq é o groove da música.

      Em 3:44 eu chamaria de “break”.

      E sim, em 4:00 pode ser chamado de “drop”.

      • Fernando Prati

        2 de junho de 2017

        Poxa legal Senne, valeu a ajuda! Pelo que entendi depois da sua orientação, essa música então praticamente não possui Build up… ela fica basicamente a música toda intercalando entre drop (quando tem levada de baixo) e break (quando o baixo sai de cena)… seria isso?

        • Felippe Senne

          3 de junho de 2017

          Isso mesmo, nessa música não existe um trecho que se caracterize como um build up.

          E nessa música pode-se dizer que sim sobre o “groove” e “drop”, você observou bem.

          • Fernando Prati

            4 de junho de 2017

            Muito obrigado pela ajuda!!

  • josé pedro

    7 de junho de 2017

    Boa noite Senne fiquei com duvida quanto ao warp na hora de marcar o ponto ali e alinhar no grid

    • Felippe Senne

      8 de junho de 2017

      José, no começo é meio chatinho, mas vc pega rápido depois. Te recomendo a assistir ao Curso de Acapellas e ao Curso de Re-Edits e Mashups, que você tem de brinde aqui na MkMN, pois lá eu mostro a fundo como usar o warp.

  • Gabriel Nunes

    13 de junho de 2017

    Senne, boa tarde. Meu Ableton não está abrindo as músicas que arrasto do explorer. Lí um comentário abaixo que instalando o QuickTime resolveria, mas aqui não resolveu. Como proceder com isso? Desde já, obrigado.

    • Felippe Senne

      13 de junho de 2017

      Gabriel, o Ableton Live acusou algum erro em particular?

      • Gabriel Nunes

        13 de junho de 2017

        Não, ele simplesmente não deixa eu largar o arquivo na playlist. O ícone vira aquele sinal de bloqueio mas nada do programa travar

        • Felippe Senne

          14 de junho de 2017

          Infelizmente não sei oq está havendo. 🙁

          Dá uma googlada nos fóruns da Ableton, talvez tenha alguma solução.

  • Oscar Cavalcanti

    27 de junho de 2017

    Senne, tudo bem?

    Ainda tô tentando ser adicionado ao grupo do facebook, meu caro. Não consegui instalar o Sylenth1, tô dando meus pulos pra conseguir treinar com instrumentos nativos do ableton, mas tentando constantemente ser adicionado ao grupo e não consigo.
    Tô comentando aqui em outro vídeo pra tentar alguma notificação, já que pelo e-mail eu já enviei diversas mensagens e não consegui.
    Você já me add no facebook, falta apenas me add no grupo. Quando vires esta mensagem, se possível, podes me incluir?
    Desde já, agradecido e muitissimo obrigado pelos conhecimentos compartilhados!

  • Jheyson Silva

    29 de junho de 2017

    Ola Senne gostaria de ser add no grupo do face por gentileza.. Meu face é
    https://www.facebook.com/jheyson.silva.5?ref=bookmarks

  • Mateus Araujo

    30 de junho de 2017

    senne boa noite. estou em duvida se a bassline pode ser feita com acordes ou somente com notas separadas igual voce fez nesse video

    • Felippe Senne

      30 de junho de 2017

      Mateus, normalmente o baixo toca apenas notas individuais.

      • Mateus Araujo

        30 de junho de 2017

        entendi. quando em uma música já existe uma bassline(notas individuais) pode complementa-la com harmonia(acordes)? ou somente a bassline já é suficiente?

        • Felippe Senne

          3 de julho de 2017

          Depende do gênero/estilo da sua track, existem gêneros baseados apenas no bass, outros mais ricos harmonicamente.

  • Jheyson Silva

    30 de junho de 2017

    Opa, então Senne estou tentando fazer uma brincadeira aqui através de uma referencias, mais me veio uma duvida sobre aquele tutorial que me passou que seria a técnica de camadas “Layering”. Eu estou na parte de criar Snare e Clap, eu posso colocar ambos no Drum rack e trabalhar com esses ali?? https://uploads.disquscdn.com/images/9f4e7060dbe02937213b31f9934b09d4cb70a9bdfcb6df72a3d3f83716708f02.jpg

    • Felippe Senne

      3 de julho de 2017

      Pode sim, Jheyson, sem problema algum!

      • Jheyson Silva

        7 de julho de 2017

        Blz valeuuu

  • Jheyson Silva

    10 de julho de 2017
    • Felippe Senne

      10 de julho de 2017

      Jheyson, esses remakes estão agora numa seção especial na área de alunos do curso, no menu CURSOS MkMN > REMAKES & PROJETOS ABERTOS no http://www.makemusicnow.com.br.

      O Next Level MkMN deve abrir as inscrições em agosto ou setembro de 2017.

      • Jheyson Silva

        10 de julho de 2017

        Perfeito, fechoo então.. vamos continuar o belo curso de p.m

  • Murilo Vicente

    24 de julho de 2017

    Bom dia Senne, tranquilo?
    Eu ja produzia, mas cada aula que assisto, tenho que ajustar alguma coisa na track pq estava fazendo da maneira errada ou do jeito mais difícil. Vc é foda.
    Outra coisa, me poem no grupo do facebook por favor brother. Perfil é esse aqui.
    https://www.facebook.com/mukaliv

  • Lucas Black

    29 de julho de 2017

    abri mais minha cabeça com essa aula …

  • carison

    22 de agosto de 2017

    ola,eu nao csg baixar o SENNE FX RACK (Rack de Efeitos),pode me ajudar ?abrss

    • Felippe Senne

      25 de agosto de 2017

      Experimentou usar outro navegador, Carison?

  • Oscar Cavalcanti

    4 de setembro de 2017

    Bom dia, Senne. Tudo bom?

    Voltei algumas aulas, pois estava com uma dúvida, mas não achei, então vou questionar:

    Estou trabalhando em um remix em que o cantor começa a cantar antes da primeira batida, há alguma forma de setar um novo 1.1.1 no arrangement view?

    Valeu!!

  • Ismael Lopes

    19 de setembro de 2017

    Caramba, até o momento essas aulas estão sendo fundamentais para mim…É a 4a aula ainda e já me encheu de coisas(conhecimentos) que nem sabia. Estou muito grato professor! a cada aula um novo aprendizado.

  • Flavio Barcala

    31 de outubro de 2017

    Senne, eu fiz esse exercício de estudar os trechos para uma música do Kygo (Firestone) e outra do Avicii (The Nights), dois produtores que, na minha opinião, mais se destacam em termos de musicalidade. Foi impressionante ver como as estruturas das músicas são muito parecidas (tamanho da intro, do break, do build up, do drop, etc)!

    • Felippe Senne

      2 de novembro de 2017

      Pois é, Flavio, o lance é não querer reinventar a roda em algumas coisas fundamentais, mas tentar ser criativo dentro das formas que “funcionam” bem com o público.

  • Marcelo Soares H. Cunha

    14 de novembro de 2017

    Senne, sem palavras! Vc é um monstro mano! Tmj

  • Lucas Brumano

    21 de novembro de 2017

    Senne, eu criei uns samples a partir de um app de celular e exportei para o ableton, mas percebo que a bateria não fica certinha nos compassos. Quando apenas os samples de bateria, lead e baixo estão tocando fica tudo certo. Porem quando tento adicionar um midi com o sylenth ou massive, percebo que não fica sincronizado. Resolveria isso com o Warp? Eu não entendi muito bem essa função. Ja tentei recortar os samples para reorganiza-los, mas não deu certo.

    • Felippe Senne

      24 de novembro de 2017

      Lucas, pode mandar aqui um print da tela do projeto pra eu tentar entender oq está rolando?

  • Matheus Nomassage

    7 de dezembro de 2017

    Senne, a segunda parte do drop geralmente quando entra um hi hat, pode ser considerado “progressão” ?

    • Felippe Senne

      7 de dezembro de 2017

      Com certeza, Matheus, isso ajuda a prender a atenção do ouvinte, introduzindo novos elementos.

  • Bruno Francisconi

    10 de dezembro de 2017

    Senne, você poderia me adicionar no grupo do facebook? https://www.facebook.com/profile.php?id=100009869496905

  • Henrique Moura

    16 de fevereiro de 2018

    Aula Foda!!! Clareou uma cota da mente.

  • Alyson Neves

    22 de fevereiro de 2018

    boa noite professor Senne, tudo bem? estou relacionando algumas musicas, em mp3 tando dos cat dealers e vintage culture, marco os 8 compassos e não estão caindo certo, estou fazendo algo de errado?

    • Felippe Senne

      25 de fevereiro de 2018

      Alyson, talvez vc esteja com o warp ligado e ele mudou a estrutura da track. Pode postar um print aqui pra eu dar uma olhada e te ajudar melhor?

  • Mianes

    5 de abril de 2018

    Só uma coisa! Eu to curtindo muito esse curso, antes eu procurava aprender em todos os lugares, agora eu tenho um lugar que tem tudo o que eu preciso. Obrigado Senne abraço |0/

    • Felippe Senne

      10 de abril de 2018

      Obrigado pela confiança, Mianes! 🙂

  • Lucas Nolasco

    18 de abril de 2018

    Olá Felippe, tudo certo cara?
    Primeiramente gostaria de agradecer pelo curso, está sendo muito enriquecedor para mim!
    Gostaria de pedir uma ajuda para identificar o arrangement dessas tracks de Techno… pra mim não ficou evidente quando entra em cada parte como nos exemplos que você deu. Eu percebo que os diferentes instrumentos entram a cada 4 ou 8 compassos… percebo os drops… mas não consigo muito reparar onde acaba a intro, onde são os build ups e os breakdowns… a estrutura do Techno é diferente ou todos estas partes estão aí também? Obrigado
    https://www.youtube.com/watch?v=5IrHzrg4qdQ
    https://www.youtube.com/watch?v=LK2qFtDanxw

    • MKMN Expert

      28 de maio de 2018

      Lucas, beleza?

      Pode enviar um e-mail para [email protected]?
      Enviarei um projeto mostrando os detalhes do arranjo de cada uma delas na minha visão.

      Abraço.

  • Guilherme Comelli

    22 de maio de 2018

    Senne, me add na página do face, por favor! perfil: http://www.facebook.com/gui.comelli

  • João Paulo Andrade

    27 de maio de 2018

    Boa tarde Senne, tudo bem?
    Um problema que tenho é o seguinte; minha track comeca em tal TOM até o momento do build up e após isso nao consigo seguir o drop na mesma linhagem do início da track, praticamente ela muda de tom e sentido. Poderia me dar algumas dica para da uma melhorada nessa questão. Obrigado

    • MKMN Expert

      28 de maio de 2018

      Fala João, beleza?

      Na minha opinião, subida deve ser construída pela tônica.
      Se a musica estiver no tom de Lá Menor, subida deverá ser feita em Lá menor mesmo, aí você pode usar aquela ideia de pitch subindo 12 semitons (1 Oitava).

      Uma dica pra fazer uma subida bem legal é fazer uma especie de acorde com cada nota do acorde em timbres diferentes.
      Você pode usar a tônica com efeito principal, depois uma snare ou synth com a nota soando na terça da escala e outro efeito na quinta.
      Dessa forma sua subida ficará harmônica.

      Espero que tenha entendido.

      abraço

      • João Paulo Andrade

        29 de maio de 2018

        cara obrigado pela ajuda, mas nao entendi esse negócio de tônica, estou revendo a aula de harmonia e melodia

        • MKMN Expert

          30 de maio de 2018

          Reveja com atenção João.

          Abraço e bom estudo aí.

          • João Paulo Andrade

            30 de maio de 2018

            Uma boa parte resolvida. entendi as coisas em 70%

      • João Paulo Andrade

        29 de maio de 2018

        como posso identificar qual é a tônica?. pelo que entendi, Tônica seria C, porém Lá nao seria tônica . o Lá menor seria A# ?

  • Fabio Polyceno

    12 de junho de 2018

    Boatarde, sou novo no curso mmn gostaria de saber quais os comandos para windows para fazer esses cortes pra renomear e mudar as cores entre drops breaks tenho que clicar com o mouse e selecionar? e para separar os pontos selecionados ctrl + e?

    • MKMN Expert

      13 de junho de 2018

      Fala Fabio,

      Beleza?

      Dividir/Cortar Clip: CTRL-E
      Renomear: CTRL-R
      Para mudar as cores é só clicar com botão direito em cima do Clip.

      Abraço!

  • Ramon De Paula

    30 de junho de 2018

    boa noite Senne, me diz uma coisa, no ableton não tem tecla de atalho para da o zoom não? toda vez tem que ta clicando e arrastando o mouse para baixo ou para cima na lupa é? no FL se vc segurar o CTRL e rodar a bolinha do mouse para cima ou para baixo já da o zoom, no ableton não tem nem um parecido não?

    • MKMN Expert

      2 de julho de 2018

      Fala Ramon,

      Beleza?

      Versão 10 tem essa função, é só escolher o ponto que deseja dar zoom e mexer o rolinho do mouse.

      Deu pra entender? rs

      Abraços!

      • Ramon De Paula

        2 de julho de 2018

        eu baixei o 10 mais ele só tem 64bit, a e os vst que eu tenho a maioria ele nao roda, exemplo o sylenth, a e eu to usando o 9.7.2, pois achei ele em 32 bit. por enquanto até eu terminar o curso depois eu instalo o 10 de novo, e atualizo os plugins. Vlw

  • Wagner Souza

    1 de julho de 2018

    Boa tarde, como faço para colocar um vocal em um canal do ableton, vocais do próprio ableton, mais não consigo abrir ele, já tentei abrir canal de audio, Midi , mais não carrega o vocal da categoria Sounds no ableton

    • MKMN Expert

      2 de julho de 2018

      Wagner,

      Beleza?

      Pelo que entendi, você está falando dos VSTi nativos de Voice. Eles não funcionam no canal de áudio, apenas midi.
      É escolher um VSTi e arrastar, ou clicar em cima 2x.

      Abraços

      • Wagner Souza

        3 de julho de 2018

        Sim fiz isso, mais ao inves dele ir direto pro canal midi, ele abre umas configurações na parte de baixo do ableton e eu não consigo jogar pro canal

  • Wagner Souza

    3 de julho de 2018

    Mentor Senne, em relação ao tempo do curso oque você me sujere, ex que eu termine o curso em 3 meses ou posso finalizar quando estiver apto e entendendo todo conteudo ? tem algum tempo definido para terminar ?

    • MKMN Expert

      5 de julho de 2018

      Wagner,

      Não existe uma regra, você pode assistir quando quiser, quantas vezes quiser, com acesso pra vida toda. 😉

      Abraços!

  • Daniel Barbosa

    17 de julho de 2018

    Boa tarde Senne, tudo bom?
    Então.. tenho uma dúvida que está me matando. A estrutura, o arranjo da dance music em geral é nesse mesmo arranjo certo?
    A minha dúvida é a seguinte: e no psy trance que costuma ter acima de três drop e tals como seria essa estrutura e tals… espero alguém poder me ajudar. Obrigado!

    • MKMN Expert

      18 de julho de 2018

      Daniel,

      Beleza?

      Pelo que entendi sua pergunta, compasso é sempre o mesmo, oque muda é o BPM e formula.
      Aconselho a estudar arranjo de PSY, e tente recriá-los, assim você entenderá como funciona toda mecânica.

      Abraços.

  • Lucas Brumano

    19 de julho de 2018

    Oi, Senne! Tenho uma duvida aqui que ja tenho ha um bom tempo e nunca consegui solucionar este problema. Alguns samples, principalmente os de bateria, possuem esse rabinho atras que impede de colocar o sample no grid certinho, deixando o som fora do tempo, varios do senne kit possuem isso tbm. Eu não consigo apagar somente essa ponta pq é impossivel selecionar apenas ele, dai acaba apagando um pedaço do incicio do sample e acaba com o som. Oq faço?

    https://uploads.disquscdn.com/images/aed4a84397f312dfee86aeaf95767b259cfb17ff8380d3493a38e784753ca790.png

    • MKMN Expert

      24 de julho de 2018

      Fala Lucas,

      Beleza?

      É só clicar 2x em cima do clipe que vai aparecer a parte de Warp, logo em seguida é só controlar “Start Marker”.

      Abraços.

  • Joao Pedro Veiga Vasques

    5 de outubro de 2018

    Quão precisa precisa ser a divisão dos compassos ? Tem algumas musicas que o compasso é quebrado ao meio, isso existe ou sou eu que estou dividindo de maneira incorreta ?

    • MKMN Expert

      8 de outubro de 2018

      João, além de 4×4, existem outras divisões.

      Eu aconselho a fazer uma pesquisa no youtube. 😉

  • 7he Illusions

    29 de novembro de 2018

    Boa noite Senne, blz?

    Uma dúvida, como eu faço o warp no FL Studio?

  • Diogo Lage

    3 de janeiro de 2019

    fantastica essa aula abriu muito minha mente, o curso ta melhorando muito minhas tracks, Valeu Senne

    • MKMN Expert

      5 de janeiro de 2019

      Gratidão, Diogo!

  • Ulisses Argileu

    8 de janeiro de 2019

    Senne, se vc conhece algum aluno que cuida de algum grupo no whats ou no face gostaria de ser adicionado. Obrigado desde já.
    Meu número é 38 988332624 e o link do facebook é:
    https://www.facebook.com/profile.php?id=100002793049624

  • Breno Augusto De Souza

    10 de janeiro de 2019

    Senne uma duvida que nao seria desta aula, mas que voce executou muito nesta aula que seria o warp,

    se ao carregar a musica no ableton e o ponto dos transientes que o ableton cria nao coincidir com o inicio da batida, posso criar um no inicio dela e arrastar para alinha com o grid ?

    e a segunda duvida tambem sobre isso, sempre quando voce vai alinhar o transiente com o compasso voce alinha com um numero interio de compasso como por exemplo 138, a duvida é se eu posso alinha o trasiente que esta mais proximo da batida 137.4 por exemplo ao inves do transiente proximo do proximo numero inteiro ?

    Mais uma vez me desculpe pela pergunta que talvez seja boba…

    • MKMN Expert

      12 de janeiro de 2019

      Fala Breno, respondendo as questões na minha opinião aqui.

      – Aconselho a deixa sua DAW no BPM da musica logo em seguida trabalhar Warp.

      – Pode sim, segredo tá no ouvido Breno. =)

  • Franccisco

    15 de fevereiro de 2019

    Boa noite Felipe. Tudo Bem?

    Estou importando um áudio gravado pelo microfone interno de um gravador Tascam dr40. A questão é: quando ouço o áudio no gravador ele está ótimo mas quando importo para o ableton, aparecem cliques ao longo de toda a gravação. Como evitar que isso aconteça ou corrigir a questão? Obrigado e um abraço.

    • MKMN Expert

      24 de fevereiro de 2019

      Franccisco,

      Pelo que entendi aí, pode ser a configuração na hora de captar o áudio pelo gravador.

      Abraços!

  • Jhoni Matheus

    24 de fevereiro de 2019

    Qual o botão pra desfazer alguma ação?

    • MKMN Expert

      24 de fevereiro de 2019

      Jhoni,

      Win
      Adiantar CRTL + Y

  • D'Jecson Lima

    31 de março de 2019

    “uma história contada em formato de música” exemplo perfeito para o arrangement 😎🎶

  • D'Jecson Lima

    2 de abril de 2019

    Olá, Fiz um tópico para feedback no fórum. Melhor postar aqui ou mantém lá mesmo?
    Abração!

    • MKMN Expert

      2 de abril de 2019

      Fala @@djecsonlima:disqus

      Mantenha lá mesmo por favor.

      • D'Jecson Lima

        2 de abril de 2019

        ✌🏽✌🏽✌🏽

  • Cau Bartholo

    15 de maio de 2019

    Absorver a aula e transformar pro gênero que eu pretendo criar talvez seja o único desafio que tenho enfrentado agora. No caso seria TECH HOUSE, TECHNO MELÓDICO.

    • MKMN Expert

      15 de maio de 2019

      Cau, aconselho a estudar suas tracks favoritas do gênero, entender os detalhes de como acontece.

      É um grande aprendizado.

  • Douglas Martins

    1 de junho de 2019

    Mais uma aula concluída.. depois de fazer o exercício de estudar e destrinchar as tracks dos estilos em que pretendo produzir (Deep House/Brazilian Bass) vejo que 99,9% da estrutura delas são idênticas hahaha, arrangement sempre foi um monstro na minha cabeça porque sempre me travou quando eu tentava fazer algo e depois dessa aula vejo que é uma parada bem simples. Obrigado pelos ensinamentos. Ainda vou te encher de orgulho Pai Senne

    • MKMN Expert

      3 de junho de 2019

      Eheheh

      Gratidão pela confiança, Douglas!

      Abraços.