Tire suas dúvidas aqui

183 Comments

  • Rafa

    17 de outubro de 2014

    Cara, o que dizer??? Cada aula eu sinto que muda a minha vida, porque muda totalmente a minha maneira de enxergar a produção musical. Em cada aula eu tenho, pelo menos, um ou dois momentos em que uma dúvida eterna encontra a solução na hora! PQP Senne, você é foda, tu tem o dom de tornar o aprendizado de produção eletrônica algo bem mais simples. Considerando tudo que já vi até agora, já cheguei a conclusão que o seu curso vale, pelo menos, cinco vezes mais o preço pago (calma, não aumenta o preço por isso não kkkkkk). Um abraço, e MUITO OBRIGADO por tudo!

  • Gabriel Aser

    17 de outubro de 2014

    Top Top Top !!! Maravilhaaaaaaa!

  • Douglas

    18 de outubro de 2014

    ola Senne, o que aconteceu com as outras aulas intermediário avançado? ainda tinha algumas que eu precisava terminar.

    • JV

      18 de outubro de 2014

      Concordo Douglas.
      Senne, vc podia disponibilizar um setor de “módulos anteriores”.

    • gustavo

      21 de outubro de 2014

      verdade , cancelou aquele módulo? o que aconteceu????

    • Douglas

      22 de outubro de 2014

      não cancelou, ele só esta melhorando os videos, estão ainda melhores

    • Felippe Senne

      22 de outubro de 2014

      Douglas, muito em breve vou criar uma seção com todos os vídeos antigos, creio que essa semana ainda.

  • Marcio Sudo

    20 de outubro de 2014

    Muito bom!! Esse desafio e um otimo exercicio, eu mesmo to a algumas hrs tentando tirar a melodia da track de ouvido haha… Quanto a pirataria, isso que o Felipe falou e uma bela verdade. Uso apenas demos, e uso muito bem todos eles, e no final acabo usando apenas o Sylenth1, sempre. O Serum mesmo, vc nao precisa usa um pirata, o demo dele da pra usar por 20 minutos. Tire la seu timbre, dai e so “freeze, flatten” e pronto. 🙂

  • dj juninho carioca

    21 de outubro de 2014

    Eu queria corrigir só um detalhe, sobre a MPC, a maioria delas, não tem como gerar sons própios realmente, mas no caso da MPC 5000, essa sim tem tres ociladores, e pode sim gerar sons! E um detalhe insignificante, mas pra ficar mais bonito, resolvi fazer o comentario.

    • Felippe Senne

      22 de outubro de 2014

      Ops, me desculpe, Juninho! Obrigado por chamar a atenção sobre esse detalhe.

      • dj juninho carioca

        22 de outubro de 2014

        Nada Felippe de boa, isso e só um detalhe, comparado ao nivel de instrução das aulas,o curso está nota 1000! to recomendado pra geral!

  • Anderson Dueli Queiroz

    23 de outubro de 2014

    Como sugerido nessa parte do curso, eu recriei um trecho de uma música que gosto muito usando apenas piano na harmonia e melodia, e tbm recriei a bateria. ficou assim:

    http://www.4shared.com/music/Lm2ZTO–ce/Exercicio_03_Curso_de_Produo__.html?

    • Felippe Senne

      23 de outubro de 2014

      Muito legal, Anderson, ficou ótimo! Qual é a música original?

      • Anderson Dueli Queiroz

        24 de outubro de 2014

        Katy Perry – Dark Horse (feat. Juicy J)

      • Anderson Dueli Queiroz

        25 de outubro de 2014

        Katy Perry – Dark Horse (feat. Juicy J)

  • Zeff

    23 de outubro de 2014

    Senne pode ser tocado pelo controlador (piano) ou tenho que fazer pelo ableton as notas, manualmente. abrass.

    • Felippe Senne

      23 de outubro de 2014

      Como vc preferir e se sentir mais a vontade.

  • Alexandre Sant Anna

    3 de novembro de 2014

    Fala Senne, boa noite. Muito boa primeira aula e sobre os exercicios, eu uso o Akai LPK25, com duas oitavas. Existe alguma forma de fazer o exercicio que você passou em criar um midi com apenas um canal?
    Abraços e valeu mesmo pela aula, muito boa. Amanhã assisto a segunda.

  • Guest

    12 de dezembro de 2014

    ficou assim o primeiro exercício dessa aula Felippe, tem como você dar um feed em relação a mix? a track ficou bem curtinha e bem “retona”, eu não quis trabalhar muito no arranjo, mais sim na composição mesmo pra testar esse modo de produzir que você propôs
    https://soundcloud.com/gascan-music/walking-with-elephants-ten-walls-remix(nos 2:45 todos os instrumentos estão em cena) valew!!
    (copia e cola o link, se eu colocasse direto ai ia aparecer um negocio gigante do soundcloud)

  • Kauan Marcos de Oliveira

    12 de dezembro de 2014

    ficou assim o primeiro exercício dessa aula Felippe, tem como você dar um feed em relação a mix? a track ficou bem curtinha e bem “retona”, eu não quis trabalhar muito no arranjo, mais sim na composição mesmo pra testar esse modo de produzir que você propôs
    https://soun dcloud.com/gascan-music/walking-with-elephants-ten-walls-remix(nos 2:45 todos os instrumentos estão em cena) valew!!
    (pra abrir o link é só tirar o “espaço” no “soun dcloud”)

  • Kauan Marcos de Oliveira

    12 de dezembro de 2014

    ficou assim o primeiro exercício dessa aula Felippe, tem como você dar um feed em relação a mix? a track ficou bem curtinha e bem “retona”, eu não quis trabalhar muito no arranjo, mais sim na composição mesmo pra testar esse modo de produzir que você propôs https://soundcloud.com/ gascan-music/walking-with-elephants-ten-walls-remix
    (nos 2:45 todos os instrumentos estão em cena) valew!!
    (pra abrir o link é só tirar o “espaço” depois do “soundcloud/”)

    • Kauan Marcos de Oliveira

      12 de dezembro de 2014

      e desculpe pelos vários comentários, o link tava ficando gigante aqui na pagina e eu nao sabia mudar rs

  • Vitor Nagashima

    8 de janeiro de 2015

    Senne, só uma pequena correçãozinha:
    PWM – Pulse Width Modulation

    É uma tecnica de eletrônica de potência que consiste em alterar o duty cicle de um sinal constante com um circuito chaveado. Isso gera uma onda quadrada com valor médio variável. Aliás o PWM dá pra utilizar com qualquer tipo de sinal.
    Basicamente o que você explicou mesmo =)

    • Felippe Senne

      21 de setembro de 2015

      Vitor, é verdade, vacilo meu, obrigado pelo toque!

  • AcUra (André Curado)

    15 de março de 2015

    Fala Felipe e amigos do curso.
    Estou tendo muita dificuldade de entender sobre melodia, harmonia. Isso esta pegando muito pra mim, ja vi varios videos e explicaçoes sobre, revia nossa 3 aula qui pra entender varias vezes mas, na hora de criar em cima de uma track me deparo com um problemaço.
    O que eu gostaria de saber se esta certo ou nao o que estou fazendo.
    Estou criando um bootleg e consegui criar o bass line, meio na linha de deep house, mas falta algo pra impulsionar a track. Vou postar aqui para ouvirem? ou posto la no forum ? um abraço

  • Pierre Rufino

    27 de março de 2015

    Senne, as dúvidas que eu estava tendo a respeito dos timbres foram tiradas nessa aula. Foi bem interessante saber que cada instrumento ocupa uma determinada região de frequência e ainda acabar tendo a noção de qual instrumento trabalha determinada região foi sensacional! Show!!!!

  • Thales Bortoletto

    20 de maio de 2015

    Senne, estou meio perdido por onde começar a montar a track no Piano… por não possuir um controlador midi, estou bem perdido nesta parte. Por onde eu devo começar? Pelas notas mais graves e depois ir adicionando as mais altas? Ou talvez eu tenha escolhido uma track muito difícil? Quero fazer com SLVR – Steve Angello.

    • Felippe Senne

      20 de maio de 2015

      Thales, o fato de não ter um controlador MIDI não vai fazer muita diferença. Você pode tocar a música no seu teclado do computador, ou programar tudo direto no MIDI clip. Agora, recomendo vc começar com uma música mais simples, de preferência com uma melodia, sem acordes.

  • Pedro Girundi

    22 de junho de 2015

    Partiu modulo avançado! Ansioso pra ver o que vem por ai! Simbora!

  • Maykon Oslei Das Neves

    21 de julho de 2015

    Senne, não tenho a menor ideia de como “tirar pelo ouvido” as notas. Por onde começo? Qual o método mais aconselhável?

  • Pedro

    19 de setembro de 2015

    Eu tava fazendo os exercicios mas eu to com uma duvida a respeito do timbre, eu ja to a alguns dias tentando fazer eu mesmo no Massive porque não acho presets iguais, não sei se são 2 canais diferentes com timbres diferentes ou algum instrumento virtual com 1-2 osciladores, alguém pode me ajudar com isso? É fundamental para eu me adaptar a esse estilo que eu gosto. Mas há uma confusão, dizem que é Deep House/UK Garage/Gangsta House/Garage House.

    As partes principais das músicas ao meu ver perecem que é somente um baixo grandioso, mas para fazer o exercicio (depois de ter feito o midi do piano) se eu preciso fazer outras linhas de baixo junto, ou se é tudo no instrumento virtual com os osciladores mesmo.

    Referencias:
    – Shiba San -Okay
    – Justin Martin – Don’t Go
    – Foamo – Release Me

    • Felippe Senne

      21 de setembro de 2015

      Pedro, dá uma pesquisada sobre “FM Bass” no Youtube, tem bastante coisa sobre esse tipo de timbre.

      Esse tutorial é bacana, acho que pode te ajudar bastante: https://www.youtube.com/watch?v=TMCGMnWE6C4

      • Pedro

        21 de setembro de 2015

        Bah Senne valeu por me dar um norte! Agradecido

  • Marcelo Weber

    20 de setembro de 2015

    O que são harmonicos pares e impares?

  • Adenir Rodrigues

    7 de outubro de 2015

    Boa noite Senne…ve se e mais ou menos isso que você queria do exercicio dessa aula… Como já conversei com você tenho bastante dificuldade nessa questão de melodia/harmonia e dei uma estudada pelo youtube, e nas aulas…..Tentei deixar o mais próximo, porém, não está bemmmm proximo não..rssss mais chegaremos la

    Track Original – VinTage Culture – come back home

    https://soundcloud.com/ade-ro/exerciciomakemusicnowsounddesign/s-qw6eR

  • Diego Duartte

    13 de outubro de 2015

    E ae Senne e colegas da MkMN, como pedido de exercício recriei no piano a track “Ass Hypnotized” do TJR (era pra ser um trecho mas eu me empolguei e fiz ela inteira :P). Vejam como ficou e me digam oq acharam. https://soundcloud.com/diego-duartte/tjr-ft-dances-with-white-girls-ass-hypnotized-3d-remakeexercicio-mkmn-sound-design
    PS: EXCELENTE CURSO SENNE, PARABÉNS!!!

  • Marcoss

    16 de outubro de 2015

    Sou Péssimo em tirar a musica só de ouvido. O máximo que consegui fazer; Exercício 1 http://www97.zippyshare.com/v/HMlpiVLL/file.html

    2 http://www27.zippyshare.com/v/FiFvftb3/file.html

  • Pablo Ribeiro

    21 de outubro de 2015

    Senne sera que já estou apto para tamanha façanha? essa aula me deixou preocupado, estava indo bem ate a ultima aula de remix seu, mas assim de cara já conseguir repetir as melodias de ouvido sera bem complicado, tem mais algum conselho que eu possa seguir?

    • Felippe Senne

      21 de outubro de 2015

      Pablo, vc pode selecionar um trechinho bem pequeno de uma melodia, loopá-lo, e ir tirando pouco a poucos as melodias. Não tente tirar uma melodia inteira de uma vez, senão fica muito difícil e frustrante… vá fazendo pouco a pouco, um compasso de cada vez por exemplo.

      • Pablo Ribeiro

        22 de outubro de 2015

        voce acha necessario entrar em aula de musica nesse momento?

        • Felippe Senne

          22 de outubro de 2015

          Pablo, todo bom conhecimento é sempre bem-vindo, né? Eu acho uma ótima sim, mas é muito importante encontrar um professor mente aberta e com boa didática, senão pode embolar mais o meio-de-campo.

  • Walison Bittencourt

    24 de outubro de 2015

    Felippe comprei o livro MIX-O PODER DA MIXAGEM,que fala desse processo de mixagem,você acha interessante ??

    • Felippe Senne

      24 de outubro de 2015

      Walison, com certeza sim! A única coisa que vc precisa ficar atento é pra não ficar muito preso as tabelas de equalização que ele mostra no livro, pois música eletrônica não usa esses instrumentos tradicionais (guitarra, bateria acústica, etc), e geralmente os samples que usamos já soam muito bem (não precisam de muita EQ e compressão), mas os conceitos são os mesmos.

      • Walison Bittencourt

        24 de outubro de 2015

        Muito obrigado!!

  • jonathans

    26 de outubro de 2015

    o que faz um som ter um timble diferente sao os harmonicos . otima aula . bastante conhecimento ! parabens professor

  • jonathans

    26 de outubro de 2015

    senne. mesmo depois do termino do cursos, continuamos tento acesso a todo o contedo ne ?

  • Lucas Franco

    3 de novembro de 2015

    Mais a nível de curiosidade e reforçando o exemplo do Zedd, creio que essa música ele também compôs primeiro no piano pra depois transformar em eletrônica:
    https://www.youtube.com/watch?v=niBXg0MWhVo

    • Felippe Senne

      3 de novembro de 2015

      Lucas, acredito que todas as músicas do Zedd comecem com uma composição no piano, já que ele é pianista com treinamento clássico, além de ser um grande compositor… não é a toa que ele está aonde está! 😛

  • @SparrowMusic

    5 de novembro de 2015

    SENNE
    os produtores usam Loops de baterias?
    ou criam tudo do zero?

    • Felippe Senne

      5 de novembro de 2015

      Sparrow, usamos as duas coisas, o que soar melhor! 😛

  • Wíctor

    10 de novembro de 2015

    Senne,
    Como consigo descobrir se minha melodia está com as notas certas? Tentei copiar um trecho e com o mixed in key consegui a tônica certo? As notas parecem soar em ordem, mas as notas não tenho certeza com o piano.
    Valeuu mestre

    • Felippe Senne

      11 de novembro de 2015

      Wictor, se vc compuser uma melodia sem antes escolher uma escala, então depois vc vai precisar analisá-la pra ver em qual (ou quais) escalas ela pode estar dentro. Nessa investigação vc pode analisar os intervalos entre as notas, pra saber se é uma escala maior, ou menor natural, harmônica ou melódica… é um trabalhinho meio chato mesmo, mas é bom saber fazer isso pra depois poder harmonizar a melodia (criar os acordes por baixo) de uma forma mais fácil.

  • Guilherme Alves

    29 de janeiro de 2016

    Segui à risca os exercícios da aula e o resultado foi impressionante! vlw dmsss!!!

    • Felippe Senne

      30 de janeiro de 2016

      Boa Guilherme, não tem coisa melhor que a prática, esse é o caminho! 🙂

  • Alysson Alessandro

    4 de fevereiro de 2016

    gostei! desse Lançe. de valorizar. os caras. eu vou comprar. os plugins.

  • Eder D. Silva

    26 de abril de 2016

    Senne,vamos ver se entendi direito o tema do remake,pegar uma musica de referencia e tentar recriar um trecho,so utilizando um piano,e tentar aproximar do timbre da referencia nas oitavas do teclado,so tenho uma duvida se a musica for 5a por exemplo em que oitava ela começa c3 c2 como posso saber tenho bastante duvidas quanto a essa parte de tom .

    • Felippe Senne

      26 de abril de 2016

      Eder, vc vai precisar tocar as notas e analisar em qual oitava ela está, tem que ir testando e usando os bons e velhos ouvidos mesmo.

  • GU3DES

    30 de abril de 2016

    Senne, boa tarde. Eu tenho uma dúvida, estou na parte do Remake.
    Você diz que é pra construir apenas com o PIANO,(Com todas as partes do espectro) mas depois você diz que é pra separar os canais e colocar os presets, pra cada função. EU PEGUEI CADA PARTE DA MÚSICA E FIZ APENAS COM O PIANO, SEM PRESETS, COLOQUEI O “SUB GRAVE, MEDIO GRAVE E AGUDO. Era isso que você queria ? pq um pouco mais à frente, você diz pra colocar presets, mas no começo você diz só pra por o PIANO. Estou confuso.
    OBS: Você diz isso em 51 MIN no vídeo.

    • Felippe Senne

      30 de abril de 2016

      Guedes, a intenção é vc primeiro “tirar” as notas corretas de cada elemento da música, ou seja, ter a música tocada toda com timbres de um piano, e depois você selecionar um timbre mais adequado pra cada um dos elementos que criou com o piano.

      • GU3DES

        1 de maio de 2016

        show!

  • Abissolon Aragão

    11 de maio de 2016

    OI SENNE TO SEGUINDO SEU CONSELHO E NÃO TO VIAJANDO EM MEIO MUNDO DE PLUGINS, MAS ME DIGA COMO EU INSIRO PLUGINS .dll NO ABLETON E ONDE ELE SE ENCONTRA NO MENU MEU ABLETON E O 9.5, VALEU MESTRE!!! AGUARDO AÊ !!!!

  • DjPamela Anderson

    13 de maio de 2016

    Senne,me bateu um desespero!Nem imagino como irei fazer o remake de uma track.
    Eu sei que uma hora irei conseguir ,mas no momento não faço ideia de como fazer…rsrrs
    Ouvi o remake que o Diego Duartte fez ,daí que me bateu um desespero maior
    por não saber como ele fez.
    Tem alguma outra dica que vc poderia me dar além das que eu já li aqui?
    Chegou na parte que eu gosto…módulo avançado.Quanto mais desafios melhor!

    • Felippe Senne

      14 de maio de 2016

      Pamela, creio que o melhor conselho que posso te dar é o seguinte: vá por partes, bem devagar.

      Pegue um trechinho de 1 compasso apenas de uma música, identifique tudo que está rolando, e tente ir encontrando samples e presets de synths que soem parecidos.

      Não tente descobrir tudo da música inteira de uma só vez, desmembre esse processo em vários passos, que aí a tarefa vai parecer menos dolorida! hehehe

      • DjPamela Anderson

        14 de maio de 2016

        Agora vc conseguiu abrir a minha mente em relação por onde começar.O meu problema é que quero entender tudo de uma vez.Mas irei fazer dessa forma.
        Obrigada Senne!!!Vou fazer agora

  • Allan Ferreira

    22 de maio de 2016

    Senne aos 37:46 min desta aula você DESVENDOU o preset que foi utilizado para fazer o break desta música !! É engraçado como uma coisa tão simples rendeu um produto final tão bom: https://www.youtube.com/watch?v=5sTbwAVNuA0

    • Felippe Senne

      23 de maio de 2016

      Allan, a partir de agora vc vai esbarrar por aí em um monte de presets e samples usados em tracks famosas. 😛

    • Fabio

      10 de julho de 2016

      Allan, até o Armin Van Buuren usou esse preset, tão simples mas abriu o back 2 back do Tomorrowland 2016 Brasil com todo mundo fritando!! hahah muito foda..
      https://soundcloud.com/arminvanbuuren/armin-van-buuren-vs-human-resource-dominator-extended-mix

    • Will Aquino

      23 de novembro de 2016

      lembrei na hora dessa musica tbm hahahha

    • Pedro Bortoletto

      22 de fevereiro de 2017

      Isso já foi usado a 7 anos atrás hahahahahaha

      https://www.youtube.com/watch?v=2DO6Y9_5e7A

      • Felippe Senne

        22 de fevereiro de 2017

        Pode crer!! hehehehe

      • Mário Aguirra

        23 de março de 2017

        Vou um pouco mais além, ou melhor dizendo, para trás (hehehe). Em 1993 foi lançada a música “Do The Rave Stomp” pelo argentino DJ Dero, que após o “boom” dessa track, fez várias apresentações aqui no Brasil. E naquela época não tinha todo esse leque digital que encontramos hoje em dia. Som este que foi muito utilizado na Acid House.

        https://youtu.be/3_7A6mDdHj0?list=PLYuwtG_a_katiR7v5HwnaQmvFFapXE4I1

        • Felippe Senne

          23 de março de 2017

          Tudo isso me deixa mais convicto que a palavra “original” é muito ingrata pra ser usada na música!! hehehe

          • Renato Milano

            3 de agosto de 2017

            Vamos voltar mais, o nome do preset faz referência a um dos maiores hits do Techno, Dominator do Human Resource. Esse sample já foi usado em todo tipo de track. https://www.youtube.com/watch?v=-dohzrXT09w

        • Gabriel Berman

          4 de novembro de 2017

          Eu sabia que ja tinha escutado com esse som antes ! 😉
          Quer dizer que o som novo do Armin Van Burren This is a Test tem a ver com essa musica tb lol

  • Pedro Rédua

    25 de maio de 2016

    Senne, cara sera que a construção do piano vale para um drop de brazilian bass? Porque são varias coisas rolando ao mesmo tempo, tipo um Dubstep da vida. Ou oque vale é pegar a ideia dos ritmos e por as a notas assim mesmo?

    • Felippe Senne

      25 de maio de 2016

      Pedro, na minha opinião vale sim, faz uma experiência, acho válida.

  • Fabio

    9 de julho de 2016

    Senne, curto muito usar o Spire, assim como o Massive e o Sylenth, qual seria sua categoria nos tipos de síntese?? Subtrativa??
    Abraços.

    • Felippe Senne

      11 de julho de 2016

      Fabio, ambos são excelentes. O Spire mistura síntese subtrativa com outros tipos de síntese (FM, AM, etc), e o Massive também mistura outros recursos com a síntese subtrativa.

  • Fabio

    10 de julho de 2016

    Senne, achei muito legal esse vídeo da Phouse, onde fazem uma vizita para o Eudi, que no caso, também faz todo seu projeto no piano primeiro, achei muito legal forma e as dicas que ele da no processo de passar a ideia do piano para a musica eletrônica, Valeu. Fica a dica..https://www.youtube.com/watch?v=72Hf1_ZN3tM

    • Felippe Senne

      31 de julho de 2016

      Eu assisti, muito bacana mesmo, Eudi é fera demais!

  • Michael Santana Rodrigues

    27 de julho de 2016

    nossa dei sorte porque começo as minhas tracks somente com piano tudo …

    • Felippe Senne

      31 de julho de 2016

      Bacana, Michael, acho esse workflow ótimo!

  • Nikkel

    30 de agosto de 2016

    Olá, Senne. Poderia me dar um feed nesse exercício que fiz baseado na sua aula?

    O primeiro áudio montei somente com pianos e o segundo usei presets (e algumas automações). Ambos estão no mesmo áudio.

    https://soundcloud.com/thebluu/exercicio/s-Ur05s

    • Felippe Senne

      22 de outubro de 2016

      Não abriu, Nikkel. Se estiver Private você precisa copiar o SECRET LINK clicando em SHARE lá no Soundcloud.

  • Marco Olivera

    21 de outubro de 2016

    Fala Senne, antes de saber que existia arquivos Midi ou tutoriais que ensinavam como tocar determinada música, eu molhava a camisa reconstruindo músicas que eu gostava e queria reproduzir.

    • Felippe Senne

      22 de outubro de 2016

      Isso é excelente, Marco, sem dúvidas é muito mais trabalhoso e dolorido, porém os benefícios são muiiiiiito maiores!

  • Victor Alves

    6 de dezembro de 2016

    Fala Senne, blz? Tou muito animado pra seguir em frente no módulo avançado. Mas já nesse primeiro exercício eu tou tendo dificuldade. Eu até entendo como funciona a escala diatônica e o campo harmônico maior e menor (o que deveria ser o suficiente pra fazer um remake) mas não consigo de jeito nenhum pegar a melodia e harmonia de ouvido. Eu também encontro a oitava em que cada instrumento tá tocando até fácil, isso não achei difícil, mas reconstruir a melodia e harmonia de ouvido, sem “pescar”, eu não tou conseguindo. Pra piorar, as músicas que eu gosto me parecem que têm melodias um pouco complicadinhas (tropical house, algumas melodias parecem muito com jazz), mas mesmo que eu pegue uma música com melodia mais simples, não sei se consigo reconstruir. Tá complicado rsrs, algum conselho? Já tentei ir reconstruindo aos poucos, um compasso de cada vez, mas tá difícil rsrs, há algo que eu possa fazerestudar pra tentar melhorar isso?

    • Felippe Senne

      7 de dezembro de 2016

      Victor, realmente esse treinamento do ouvido não é da noite pro dia, vc vai precisar se esforçar muito pra começar a sacar oq tá rolando em determinadas melodias. Outra coisa que pode atrapalhar seria vc tentar tirar melodias onde existam acordes/harmonias, ou seja, duas ou mais notas sendo tocadas junto, oq pode atrapalhar.

      Uma coisa q vc pode fazer, antes de tudo, seria analisar a track no Mixed in Key ou software similar, ou simplesmente ir no Beatport e ver qual o tom ela está, que a partir daí vc já sabe quais notas são as suspeitas de compor a melodia.

      A partir daí eu pegaria um compasso por vez, como vc já está fazendo, e ia tirando pouco a pouco. No início é tedioso, mas com o passar do tempo vc vai ficar mais afiado.

      Por curiosidade: qual música vc tá tentando tirar a melodia? De repente posso criar um conteúdo sobre isso.

      • Victor Alves

        7 de dezembro de 2016

        A música que eu comecei tentando foi Netflix and Chill – Drianu, mas não tava conseguindo, aí passei pra Faded do Alan Walker e cheguei mais perto, mas não consegui deixar igual. Agora comecei a tentar Fast Car do Jonas Blue, e já consegui encontrar a progressao só de ouvido, parece q essa música vai ser mais fácil.

        A primeira música que eu não consegui de jeito nenhum foi essa:
        https://m.youtube.com/watch?v=FAQrl36zeY4

        • Felippe Senne

          8 de dezembro de 2016

          Victor, vc quer tirar os acordes do início, ou essa lead que começa depois? Ou ambos?

          • Victor Alves

            8 de dezembro de 2016

            Ambos. Mas comecei tentando pela lead.

          • Victor Alves

            8 de dezembro de 2016

            Eu conversei com um amigo músico. Ele me disse que isso é treino, e que escutando e tentando reproduzir, com o tempo eu vou conseguir identificar as notas de ouvido. Também me indicou aprender solfejo.

  • daniel dornelles

    17 de janeiro de 2017

    https://soundcloud.com/analogyc-361658822/exercicio-aula-1-modulo-avancado

    fala Senne. Segue aqui meu exercício de casa desta aula. Procurei os timbres mais próximos apenas usando o sylenth, mais é bem complicado encontrar o timbre exato. Queria seu feedbeck desse exercício. abraço.

    • Felippe Senne

      17 de janeiro de 2017

      Daniel, se você curte uma vibe meio anos 80, ou algum gênero retrô-futurista, então escolheu bem os timbres.

      • daniel dornelles

        17 de janeiro de 2017

        Pois é, eu separei ali, o primeiro trecho é a musica de referência, o segundo é a mesma só tocada no piano, e o ultimo trecho é os synts que procurei aproximar da referência. Tirei as notas de ouvido e as oitavas também, nao sei se ficou como na original. Mais obrigado mestre pelas palavras.

  • João Vitor

    5 de fevereiro de 2017

    Olá Senne, para fazer o exercicio eu nao precisaria saber de teoria musical que seriam aulas futuras?

    • Felippe Senne

      6 de fevereiro de 2017

      JV, qual dificuldade vc tem atualmente?

  • Felipe Wagner Antonio

    10 de fevereiro de 2017

    Ai xará, Será que acertei as notas?

    https://soundcloud.com/felipe-621703101/remake-1/s-9buqW

  • Felipe Wagner Antonio

    10 de fevereiro de 2017

    https://soundcloud.com/felipe-621703101/remake2-disco-danceflorr/s-3iQZ4

    Xará o ruido da original eu coloquei para enganar o soundclound… Segue meu exercicio. sera que acertei as notas ?

    • Felippe Senne

      12 de fevereiro de 2017

      Felipe, o bassline no drop parece tudo certinho sim!! Boa!! 🙂

      Mas no break está desafinado, vc precisa dar uma conferida aí se seguiu as notas certas da escala.

  • Pedro Sena

    24 de fevereiro de 2017

    Pronto senne, fiz o exercicio..
    Ainda tem muita dificuldades em criar esses vozesinhas do outro e da intro, e de alguns breaks, então foi o máximo NO MOMENTO QUE CONSEGUI…
    ESTOU NO CAMINHO CERTO?
    OQ DE MAIS URGENTE (TÉCNICA) SERIA BOM QUE EU BUSCASSE MELHORAR NO MOMENTO OU ACRESCENTAR? NO CONTEXTO GERAL
    https://soundcloud.com/dj-pedro-sena/remake-dharma-piano-exercicio-aula-1-modulo-avancado/s-wYlC4

  • Yago Coimbra

    26 de março de 2017

    AULAÇA! =)

  • Giovane Nunes

    6 de abril de 2017

    Aulão! Por eu ser músico, algumas coisas ficam mais fáceis, mas os exercícios propostos nessa aula são ótimos!
    Obrigado, Senne!

  • Paulo Lucchesi

    11 de maio de 2017

    Senne, minha dúvida não tem haver com a aula em si, porém acredito que você possa me ajudar.
    Estou tentando algumas sons nos canais Midi para ver como soam na música, porém os arquivos em extensão .adg não estão sendo tocados pelo Ableton, sabe me ajudar com isso?

    • Felippe Senne

      18 de maio de 2017

      Paulo, pode postar um print da tela pra ver o erro que acontece?

  • Tamara Alves

    21 de junho de 2017

    Oi Feleppe . =)
    Vou ser sincera,antes eu tinha um certo preconceito em relação a presets queria q meu som fosse 100% Original,mas para incio eu tinha q usar eles como forma de estudos e hj vejo q foi a melhor coisa q fiz. Sem dúvidas devemos conhecer,praticar e repetir se quisermos realmente aprender. “mecânica inversa.”
    Me lembro quando comecei a aprender sobre violão e nas aulas q eu assistia tinha q tocar as músicas dos cantores q eu gosto,tanto pra q eu aprendesse sobre a teoria musical em si como tbm a manusear o instrumento.Acho q essa analogia se encaixa bem ao uso dos presets.rs

    • Felippe Senne

      22 de junho de 2017

      Sem dúvida, Tamara, se vc sabe utilizar bem todas as funções do synth, então os presets são de extrema utilidade como ponto de partida e como objeto de estudo através da engenharia reversa.

  • MUKA ROMERO

    4 de julho de 2017

    Muito boa essa aula.
    Quando eu fico em duvida sobre envelope, essa imagem ajuda muito.
    https://uploads.disquscdn.com/images/9a33d8cc7e387646f98ce00701bcd314f9d5166e2970473bff0f648971c89104.jpg

    • Felippe Senne

      4 de julho de 2017

      Excelente!!

    • Robert Dantas de Santana

      1 de maio de 2018

      zika

  • Mendes Netto

    1 de agosto de 2017

    O assunto pirataria realmente é um ponto delicado. Os plugins são extremamente caros para a realidade dos brasileiros, passando facilmente da casa dos R$ 1000,00 e a grande maioria dos produtores iniciantes não têm condição de pagar. Eu hoje uso TUDO pirateado (DAW, synths, packs e etc), baixei tudo na versão mais completa e recente quando instalei e não tenho paciência de ficar atualizando toda hora então provavelmente está tudo desatualizado. Não cheguei a ter problema (ainda), mas é o jeito, embora minha preferência seja comprar os produtos originais estou no início de carreira, sem 1 real no bolso, porém o dia que eu tiver condição comprarei todas as licenças que venho utilizando porque realmente vale a pena e os desenvolvedores ao meu ver merecem cada centavo, só não comprei ainda por realmente não ter condição.

    • Felippe Senne

      1 de agosto de 2017

      Show de bola, Mendes, bom saber que vc tem essa consciência de retribuir o esforço dos desenvolvedores quando tiver condições. 🙂

  • Admilson Fenelon

    4 de agosto de 2017

    https://uploads.disquscdn.com/images/5056053b76e032cde8df069081650da2b63e238bd6907c608cc26b264d684e46.png Senne, estou tendo uma grande dificuldade na parte de acordes, tons já vi essa e algumas outras aulas várias vezes e venho por meio deste pedir uma ajuda. Eu tenho esta música que peguei como referencia pra fazer o exercício e nela especifica as notas e tons mas eu travo e não consigo passar para o canal MIDI em piano, a primeira nota da música se diz F e o tom em C como eu passo isso para o MIDI piano do ableton?
    https://uploads.disquscdn.com/images/3c6b073209775d03e1adcb908fff56ff5d98ab8064d86396b6360f3b769d5184.png

    • Admilson Fenelon

      6 de agosto de 2017

      Aguardo

      • Felippe Senne

        8 de agosto de 2017

        Admilson, basta criar os acordes segundo a cifra. Esse primeiro acorde está errado, basta seguir aquela formulinha que mostrei: acorde maior é a primeiro nota, pula 4, depois pula 3. Já o menor você usa a primeira nota, pula 3, depois 4.

        No caso do acorde F (Fá maior) seriam as notas F, A e C.

        • Admilson Fenelon

          10 de agosto de 2017

          me resta uma dúvida, como vou começar o F no midi, tipo no C3, F2, C2, etc?

          • Admilson Fenelon

            14 de agosto de 2017

            Aguardo

          • Felippe Senne

            14 de agosto de 2017

            Basta começar a montar o acorde pelo F mesmo, escolhendo a oitava que vc quer no piano roll, de acordo com a sonoridade que procura (mais pra baixo é mais grave, mais pra cima é mais agudo).

  • Rogi

    15 de agosto de 2017

    Para o Piano Remake escolhi a track ” teenage crime” do JORD, pois é um dos caras que eu me inspiro,e é do meu estilo de produção. Como toda a melodia e harmonia foi tirada em um simples piano, não vai ter o msm peso da original, mais tentei chegar o mais próximo kkkk
    Quero sua opinião mestre Senne! 😀

    https://soundcloud.com/user-558414105/jord-teenege-crime-rework-piano-rogi/s-0FG0n

    • Felippe Senne

      17 de agosto de 2017

      Muito bom Rogi, parabéns pelo empenho!!

    • Nick Itamar Moraes

      18 de agosto de 2017

      Parabéns em mano! (y)

  • Douglas Dias

    5 de setembro de 2017

    adorei a aula ancioso pelas proximas

  • Joao Antonio Pacheco Tava

    21 de setembro de 2017

    Senne como vc monta esse grafico com cada funçao?gostaria de saber fazer !

  • Gabriel Nunes

    30 de setembro de 2017

    Fiz o remake da track So Bad, do VINNE.
    https://soundcloud.com/cadettmusic/remake-1/s-rfx5N

  • Gabriel Berman

    4 de novembro de 2017

    Muito boa essa técnica de exercício com o piano chamado de orquestração Felippe Senne, ela tb é boa pra se utilizar e fazer uma musica para se colocar futuros vocais ? ou tb tem outra técnica de composição para isso ?

    • Felippe Senne

      6 de novembro de 2017

      Com certeza sim, Gabriel, vc pode fazer uma melodia e depois substituí-la por um vocal.

  • Matheus Bertin

    14 de novembro de 2017

    fala mestre Senne, tentei refazer a Ghosts N’ Stuff do glorioso deadmau5, a música que me fez entrar de cabeça no mundo da produção musical a muitos anos atrás. Como a linha de baixo ficou super estranha no piano, tentei refazer os synths da música (da metade pra frente) no Serum, e usei o mesmo preset da música original no plugin B4. Aguardo o seu feedback! ;D https://soundcloud.com/matheus-bertin/mkmn-sound-design-01-remake/s-C3XmI

    • Felippe Senne

      17 de novembro de 2017

      Matheus, excelente trabalho. Como você mesmo mencionou, usando um piano muitas vezes não se consegue os mesmos efeitos que um synth, principalmente em relação aos pitch bends e glides que rolam, mas vi que você deu seu jeitinho aí pra fazer, mandou bem!!

      E o remake ficou perfeito, tá praticamente idêntico a original, tirou onda.

      • Matheus Bertin

        17 de novembro de 2017

        valeu Senne, fico muito grato pelo feedback! usei o Grand Piano do Simpler, fiz umas curvas de pitch e modulações pelo Autofilter, não soou bem mas ajudou muito na hora de passar a melodia pros sintetizadores.

  • Gus Rödrigues

    23 de novembro de 2017

    Bom, Senne, como foi pedido na aula eu tentei fazer um Remake da track ‘Forever’ do Martin Garrix com Matisse & Sadko.
    Consegui fazer a track no piano numa boa, até porque eu já manjo até bem de criação de melodias e coisas desse tipo.
    Também fiz a separação dos elementos, foi tudo de boa exceto as danadas da mix/master que eu não manjo muito e estão extremamente precárias, mas mesmo assim decidi upar ela pro Soundcloud pra quem quiser, ouvir como ficou…
    Utilizei o Sylenth1 pra fazer quase tudo, com exceção dos Strings, que usei o Nexus. Também usei o FabFilter Saturn e o L2 Stereo no canal Master pra dar uma “vida” pra track, não ficou lá essas coisas, mas o que foi proposto foi cumprido.
    (PS.: abaixem o volume pra ouvir a track).
    #foco
    https://soundcloud.com/gusrodd/remake-forever-mkmn-aula-01-modulo-avancado/s-zDGsf

    • Felippe Senne

      24 de novembro de 2017

      Gus, ficou excelente, muito bom mesmo… tenho certeza que foi um belo exercício e aprendizado.

  • Alex Vasconcelos

    28 de novembro de 2017

    Boas dicas mestre.

  • Jp de Alencar

    12 de dezembro de 2017

    Senne na categorização de preset o que seria o GAT que aparece no sylenth ?

    • Felippe Senne

      14 de dezembro de 2017

      JP, esses seriam presets que simulam timbres com TRANCE GATE, ou seja, leads/synths todos picotados, muito comuns nas produções de Trance dos anos 90/00.

  • Fabio Baccari

    31 de dezembro de 2017

    Sem duvidas o exercicio mais tenso ate agora! Remake no piano! Apanhando igual puta veia! hahaha #pracima

  • Távio Pires

    29 de janeiro de 2018

    Ai está mestre meu remake do Buildup e Drop, música Under Control Calvin Harris e Alesso… VST: True Piano

    https://soundcloud.com/taviopires/under-control-remake-piano-mkmn/s-VFhN6

  • Maykon Izaías

    6 de fevereiro de 2018

    Finalmente módulo Avançado Uhhuuuoo ! Avicii que me aguarde que eu to Chegando na parada!!! Senne Vc é Fera tmj brow

  • Bruno Marques

    8 de fevereiro de 2018

    Minha atividade com o remake da música Don’t you worry child – Swedish House Mafia.

    https://soundcloud.com/brunohpmarques/dont-you-worry-child-remake-piano-aula-4-mkmn

  • Lucas Bordinhon

    20 de março de 2018

    Senne, fiz o exercicio de criar a track, usei o piano na track toda.
    Sobre o exercicio de recriar um piano de uma track, quais plugins eu posso usar de piano e para criar um timbre parecido com os das tracks originais?
    Ainda sobre o exercicio de recriar um piano, tem que ser a track toda também, ou só o piano já basta?

    https://soundcloud.com/lucas383/sound-design-exercicio-de-criar-a-track

    • Felippe Senne

      21 de março de 2018

      Lucas, recomendo como plugin o True Pianos, é leve e muito bom o timbre. E para o exercício seria legal fazer no piano toda a parte de melodias e acordes da track em questão.

  • Felipe Alves

    15 de junho de 2018

    Boa noite Senne, estou com uma duvida sobre metodo de estudo. Eu resolvi pular a parte das aulas de remix para ver depois do módulo do avançado. Seria interessante ver elas e depois voltar ao módulo avançado?

    • MKMN Expert

      17 de junho de 2018

      Fala Felipe,

      Beleza?

      Pode sim, não tem problema não. 😉

      Abraços.

      • Felipe Alves

        19 de junho de 2018

        Obrigado!

  • Luidy Alves

    31 de agosto de 2018

    Bom, Mestre, como foi pedido na aula eu tentei fazer um Remake da track Só você do dennis com mc g15.
    fiz uma versão somente com piano e outra timbrada, tentei achar timbres semelhantes. porém sei que a composição Harmônica dessa track foi feita com instrumentos orgânicos (reais), tentei dar o máximo de ” orgânicanização ” ( palavra que inventei agora ) kkkkk para os timbres, o drop eu não consegui, nem com o truque do Spectrum e muito menos de ouvido, então ficou cagado ( o ritmo ta certo e tem alguma notas muito erradas )
    Não sou bom arranjador, mas pretendo fazer um curso de teclado para melhorar …
    Nessa track tive que usar timbres de guitarra e procurei outro violão nativos do Ableton, porém não obtive sucesso no de violão, me recomendaria qual sintetizador para violão e guitarra ?

    https://soundcloud.com/djluidyalves/so-voce-versao-piano/s-uRu73 ———– VERSÃO PIANO

    https://soundcloud.com/djluidyalves/so-voce-versao-remake-timbrado/s-mWBnD ——– VERSÃO TIMBRADO

    • MKMN Expert

      3 de setembro de 2018

      Mandou bem Luidy!

      Meus parabéns!

      • Luidy Alves

        3 de setembro de 2018

        me recomendaria qual sintetizador para violão e guitarra ?

        • MKMN Expert

          3 de setembro de 2018

          Kontakt por ser popular! muita gente usa Luidy. Mas também tem mais simples e leves como M1. Não come tanta CPU.

          Abraço.

  • Giovanni Porto

    14 de setembro de 2018

    Outro dia eu fiz um Masterclass com o Deadmau5 e ele foi muito categórico ao afirmar: “não use presets, eles já vem pronto e todo mundo sabe que vc usou tal preset de tal módulo e tals…” Depois eu fiquei pensando, pow, não use os presets? Achei isso um pouco tenso na época pq eu sempre usei muito os presets do meu teclado e os VST’s, mas enfim o cara era o Deadmau5, né!!! Vá lá, mesmo assim não parei de usar os presets, eles estavam ali prontinhos, lindos, perfeitos para a ideia (já tinha mais ideia na fila…rs), fala sério, eu usei mesmo vou confessar… Agora sim, fiquei muito feliz em ter ouvido o Felippe falar aqui com muito gosto: todo mundo usa preset USE OS PRESETS, parece que saiu aquela tonelada de culpa das costas saca!!!!!!! Enfim, só queria desabafar mesmo, bjo grande e sucesso sempre.

    • MKMN Expert

      15 de setembro de 2018

      Hahahahhaah

      Muito bom! Preset foi criado para usar mesmo!!!

      Tamo junto.

  • Giovanni Porto

    20 de setembro de 2018

    Olá pessoal, Mestre Senne, MKMN Team….. everybody!!! Ai vai meu exercício do piano, que diga-se de passagem um dos mais produtivos exercícios que eu já fiz… Muito bacana mesmo. Enfim, são todos “presets” de piano, sem processar praticamente nada, as cordas e o vocoder tb, tudo do jeito que ta no teclado (beleza, tem muita coisa ai que dá pra mexer e melhorar, concordo!!!), mas vá lá… Acho que no final saiu o tema da Corrida de São Silvestre desse ano. bjão
    https://soundcloud.com/giovanniporto/piano-theme-for-san-silvestre-feat-armin-van-buuren

    • MKMN Expert

      20 de setembro de 2018

      Tá muito bom, parabéns!

      Faz o baixo depois, faltando aquele bass aí. rsrsrsrs
      Resto tá ótimo!

      Abraço!

      • Giovanni Porto

        25 de setembro de 2018

        Olha, pra falar a verdade eu até pensei em colocar um bass e ainda uma linha com um beatbox, fazendo só um “ts tum ts tum” mesmo, bem caretão mesmo, só pra lembrar/marcar e tals. Daí eu não coloquei pra não descaracterizar muito da onda do piano e tals…. maaaaaasss já que agora rolou carta branca…. hehehe drums n’ basses coming soon!!! Abraço

        • MKMN Expert

          25 de setembro de 2018

          Tá incrível, meus parabéns!

  • Matheus Cruz

    4 de outubro de 2018

    senne e amigos do curso, fiz a composição de uma track do 0, achei muito melhor iniciar no grand piano e fazer toda a melodia e depois passar para os synths, muito obrigado pela aula!
    Segue o link do soundcloud para um feedback, fiz a mixagem como ensinou no modulo fundamental, mas o que acham da qualidade, da pra melhorar? valeeeeu!
    https://soundcloud.com/matheuscruz-1/composicao/s-QqDNj

    • MKMN Expert

      5 de outubro de 2018

      Gostei de ver!!!!! =) Melodia ficou dahora, mas sinto que ficou repetitivas. Eu criaria outras para variar um pouco algumas cenas.

      Parabéns Matheus!

      • Matheus Cruz

        5 de outubro de 2018

        valeu pelo feedback cara! o que achou do bass? acho q se confunde muito com o kick e n fica tao presente, parece meio abafado

        • MKMN Expert

          8 de outubro de 2018

          Talvez uma camada de médio agudo pra ele ficar mais claro na mix.

          Mas assim tá soando muito bem também, gostei!

  • Matheus Cavalcante

    20 de outubro de 2018

    agradeçooo

  • Bruno Leal

    6 de dezembro de 2018

    Sabem me dizer qual o post para acesso ao grupo do whatsapp?

  • Lucas Patrick

    15 de janeiro de 2019

    Consegui terminar minha primeira track, pode me dar um feedback ?

    https://soundcloud.com/lucas-patrick-649097316/at-first-loukuz-original-mix-1

  • Lucas Patrick

    15 de janeiro de 2019

    Essa é minha primeira track, queria a opinião de vcs!!

    https://soundcloud.com/lucas-patrick-649097316/at-first-loukuz-original-mix-1

    • MKMN Expert

      16 de janeiro de 2019

      Posta no fórum pra gente Lucas, por favor.

  • Gustavo Nunes

    16 de maio de 2019

    Fiz a versão de If I lose myself do Alesso. Vamos evoluindo!!! Creio que dava pra melhorar bastante coisa ai, mas foi o que consegui fazer sem usar muito efeito, o básico mesmo com o piano mais presente. Valeuuu!!!

    https://soundcloud.com/user-673638262/alesso-if-i-lose-myself-piano-version

    • MKMN Expert

      17 de maio de 2019

      Faaala Gustavo,

      Ficou legal, é isso aí! Gostei de ver. =)

  • Wellerson Albuquerque

    11 de agosto de 2019

    Como proposto o exercicio fiz “o remake” da Track do Third Party-Rember. oque acharam?
    https://soundcloud.com/wellerson-junior/exercicio-modulo-avancado/s-s4ECs

    • MKMN Expert

      12 de agosto de 2019

      Ficou legal, tava comparando aqui, mandou bem!

      Parabéns Wellerson. Tmj!

  • level rustic bar bar

    18 de agosto de 2019

    eu nao entendo ainda como fazer a musica em uma escala só no caso em C3 o maximo que pode ir é antes do C4 como funciona tem que manter dentro dessa escala