Detalhes do curso
No curso ensinaremos a trabalhar com 3 arquivos diferentes de acapellas, cada uma com sua particularidade:
Caso 1: modificar o BPM de uma música gravada no tempo certo, seguindo o metrônomo, para um remix.
Caso 2: identificar e modificar o BPM, e warpar corretamente nos compassos todo o arquivo de uma música antiga, a qual não foi gravada usando metrônomo, para um bootleg.
Caso 3: identificar e modificar o BPM de uma música parecida com a do Caso 1, porém posicionando corretamente no compasso, já que nessa música o vocal não se inicia na primeira batida do compasso, e pode confundir o produtor com pouca experiência.
Fontes de acapellas para remixes e bootlegs:
www.acapellas4u.co.uk
www.remixcomps.com
www.beatport.com/genre/dj-tools/16
161 Comments
Felippe Senne
16 de abril de 2014Qualquer dúvida é só postar aqui, pessoal.
Gustavo Fernandes Gonçalves
6 de maio de 2014Felippe nos 12:03 na hora q vc joga o vocal do elvis no ableton, vc começa a bater o TAP sem tirar o warp. Diferente do que vc havia feito no primeiro exemplo. Isso faz alguma diferença?
nem precisa mais responder hehehehe mais para frente vc explica melhor.
Felippe Senne
8 de maio de 2014Show!
Alexandre Sant Anna
8 de maio de 2014Como é bom buscar conhecimento. Felippe, você me ajudou muito ja com esse primeiro curso de acapellas. Agora você vê, o ableton com varios recursos e eu apanhando para tentar usar uma acapella a anos…rs. Esse recurso do TAP e de muita ajuda e a parte que você depois explica do Command + J, foi muito bom mesmo. Eu trabalho com informática e sobra muito pouco tempo para produzir, mas sempre estou com as mãos na ferramenta para ficar aprendendo um pouco. Sou Dj a uns 16 anos, mas produzir tenho pouco tempo que entrei nesse mundo, comecei vendo alguns videos seus no youtube, consegui produzir algumas tracks só com videos seus, claro, nao sei se estão boas, mas agora com certeza vou aprimorar o minimo que sei para produzir boas tracks e quem sabe agora é um ponta pé inicial.
Abraços e valeu mesmo, de inicio esse curso da acapella, ja esta valendo a pena o que paguei.
Robson
15 de maio de 2014felippe, minha acapella qdo fico apertando tap ela fica subindo e nao consigo definir o bpm. poderia me ajudar?
Felippe Senne
15 de maio de 2014Você precisa desligar o WARP do audio clip antes de começar a usar o TAP, dá uma olhadinha como mostro no vídeo.
Robson
25 de maio de 2014Felippe, fiz tudo o que vc ensinou no video, desliguei o warp e tentei com varias acapellas e nenhuma deu certo, o BPM continua “dançando” e variando a numerção, mas nao variando em numeros proximo, numeros bem distintos, qual seria a solução para isso. obs:tenho um video mostrando exatamente o que acontece, se preferir, me diga por onde posso te mandar.
Felippe Senne
27 de maio de 2014Robson, se puder fazer o upload do vídeo no Youtube e depois postar o link aqui, vai ser mais fácil de te dar um help.
Vitor
15 de setembro de 2014Cara o meu tap mesmo com warp desligado tbm fica variando sem sentido algum…
Felippe Senne
15 de setembro de 2014Provavelmente você não está batendo no ritmo certo da música. Use a música original, vai ficar mais fácil.
Vitor
15 de setembro de 2014Agora deu, eu tenho que clicar o tap em cima dos kicks né ?
Felippe Senne
15 de setembro de 2014Sim, nos Kicks.
Vitor
15 de setembro de 2014ahahah valew rapais
Victor Weiss
19 de maio de 2014Senne, tenho uma dúvida que há algum tempo vem me travando com relação ao processo de “warpar” minhas acapellas. Em alguns casos, eu descubro que a acapella tem o bpm muito grande ou muito pequeno ( por ex. 70bpm ou 160bpm como o caso da track “Happy – Pharell Willians”). Como que eu faço para encaixar uma acapella deste tipo em algum loop ou ate mesmo outra track de 128bpm na hora de fazer algum mashup/bootleg, sem que o vocal fique extremamente distorcido, ou muito lento ou muito acelerado?
Eu já tentei de tudo mais não consegui fazer essa façanha. kk
Felippe Senne
19 de maio de 2014Victor, essa sua pergunta é EXCELENTE! Deixa eu te responder com outra: vc lembra de ter ouvido algum remix ou bootleg maneiro de “Girl On Fire”, mega hit da Alicia Keys?
Victor Weiss
19 de maio de 2014Pra falar a verdade não..
Felippe Senne
19 de maio de 2014Então, essa é a grande M**** de tentar remixar músicas que estão na faixa dos 80-90 BPM: ela ficam lentas demais se vc tentar colocá-las em 64 BPM (pra dobrar e virar 128), ou ficam ridículas se vc tentar acelerá-las pra 128 BPM. Nesse caso oq vc pode tentar é picotar todas as frases do vocal e montar algo novo, ou usar o vocal só no break e fazer uma automação de BPM no projeto. Mas de qq forma nunca fica AQUEEEELE resultado legal.
Victor Weiss
19 de maio de 2014Entendi, vou tentar picotar elas, as vezes fica até melhor, espalhar alguns pedaços no meio da track base, dá uma sensação de remix bom de se ouvir. Neste método eu faço o que com o bpm do pedaço picado? deixo ele original ou mudo para 128?
Por exemplo, se eu pego a parte do vocal da track “Happy” aquele que diz: ” Because I’m Happy”, se eu colocar em 128 bpm ele nao vai falar lento igual se fosse a acapella toda?
não sei se eu expliquei direito, se você não entender, me fala que eu tento explicar de outra forma. kkk
Felippe Senne
19 de maio de 2014Acho que me expressei mal: no caso de picotar, vc remonta o vocal inteiro de outra forma, não funcionaria o caso de picotar e warpar pra 128 BPM. Olha, Victor, não ache q eu to te desmerecendo ou substimando, mas trabalhar com esse caso vai ser muiiiiiito complexo pra esse primeiro momento, deixa esse caso pra quando vc tiver um pouco mais avançado. De novo: não me interprete mal.
Victor Weiss
19 de maio de 2014Entendi. Não Senne, de forma alguma, você está correto. Eu que tinha essa dúvida de um tempo prá cá, e como eu não tenho muito conhecimento ainda, achei que pudesse existir algo simples que resolveria este problema, por isso perguntei, mas quero aprender etapa por etapa, sem atropelar nada, assim o conhecimento fica mais sólido, a hora de errar é agora! kkk Vlw pela atenção!! Quando eu tiver mais dúvidas eu volto a te encher aqui kkk
Kauan Marcos de Oliveira
10 de janeiro de 2015Victor, uma alternativa é você usar BPMs que mesmo não sendo o da track, tem relação com o BPM dela, exemplo: um vocal em 60 BPMs vai sincronizar com uma track de 120 BPMs, óbvio (a metade); mas indo um pouco além, um vocal de 80 BPMs (2/3 de 120) também irá “sincronizar” com uma track de 120 BPMs, e sabendo disso, um vocal de 160 BPMs (o dobro) também irá “sincronizar” com uma track de 120 BPMs. Porém nesses andamentos (80 e 160, EM RELAÇÃO AO 120 Bpms) não irão seguir os acontecimentos exatamente na cabeça dos compassos do 120 BPMs, mas pode soar legal sim, principalmente se ela não for tão conhecida e a galera ainda não souber a “vibe” dela. também não vou garantir que vai ficar bom, mas não custa tentar aí..
(Se você quiser fazer o teste, bota um elemento batento em 120 BPMs e outro em 80 e você verá como eles sincronizam, só não seguem os mesmos inícios de compasso sempre, mas em X batidas até os compassos se “encontram”)
Dan Rodriguez
20 de julho de 2014otima dik do mestre Senne. O mais interessante sera vc picotar o vocal.
João Escobar
28 de janeiro de 2016Ótima dica! Já tentei remixar músicas com BPMs completamente diferentes e realmente fica uma merda hahahha
Valeu!
Ton Gonçalves
9 de julho de 2017Show, o resultado do remix que eu estava começando a trabalhar estava horrivel, mesmo depois de várias horas tentando syncronizar os vocal chops num loop para tentar dar sentido. To meio que alíviado agora hahahahahaha.
Aliás dica nova ou nem tão nova para downloads de acapellas free https://www.voclr.it/
Abraços
Rafael Costa
23 de agosto de 2018Cara, eu faço o download, mas pra onde a musica vai ? Como retiro ela do site ?
Gabriel de Souza Senhorini
29 de setembro de 2016Cara eu to com o mesmo problema… quero criar um identidade musical em que misturo a musica eletrônica como elementos de hiphop. Mas todos os vocais de hiphop que eu acho estão entre 80 e 90 bpm… estou TRAVADO no processo de warpar 🙁
Felippe Senne
29 de setembro de 2016Pessoal, infelizmente quando uma música está num BPM “incompatível” fica muito difícil criar um remix em que o vocal aconteça no mesmo andamento que o original. Nesse caso vocês vão precisar descaracterizar a música, separando os versos e/ou palavras, ou seja, vai ser algo quase novo para essa música.
Reparem que existem alguns mega hits nessa faixa de BPM, tipo “Girl On Fire” da Alicia Keys, que simplesmente não têm remixes na linha mais house (na casa dos 128 BPM).
Filipi Rodrigues
2 de outubro de 2016Exatamente como o senne diz nos outros posts se vc vai criar remix ou original tracks que levem BPM baixa como hip hop ou Regaeton vc deve considerar fazer uma TRAP MUSIC vc nota isso nas track do DJ Snake ou Diplo ou do Brazuca Omulu. Ou se quer mixar com algo de BPM Mais veloz vai ter que fazer uma automação de sua BPM que naquele ponto especifico vai soar com uma BPM BAIXA
Consistency
5 de junho de 2014Show.
Guest
22 de julho de 2014Felippe, quando clico em Tap ele fica pulando a musica e so aumentando o BPM !!
Felippe Senne
22 de julho de 2014Desligou o warp?
Edmur Gouveia
8 de agosto de 2014Galera , to procurando a acapella de Depeche Mode – Enjoy the Silence em wav! Quem tiver ou souber onde baixar, favor me avisem!
Facebook: https://www.facebook.com/edmur.gouveia
Felippe Senne
8 de agosto de 2014Olha a alegria aí: https://www.youtube.com/watch?v=OV_eZSipr8w
Mikey Giacomini
9 de setembro de 2014Professor, tenho uma dúvida bem simples… Eu preciso de algum plugin?! Desses VST, oque preciso?!
Felippe Senne
9 de setembro de 2014Por enquanto não precisa de nada não.
Marcos Souza
16 de setembro de 2014Perfeito!! Tudo Anotadinho aqui, e já deu até pra por em prática. Excelente aula senne!.
DjMarceloms Fernandes
26 de setembro de 2014Edmur, tá ai a capela solicitada :
Depeche Mode – Enjoy The Silence (Acapella)
http://www.4shared.com/rar/Wc6X5dOYce/Depeche_-_Enjoy_The_Silence__A.html
Pierre Rufino
1 de novembro de 2014Eu já tinha noção de como trabalhar com Acapellas, porém com sua aula aprendi novas formas e pude esclarecer algumas dúvidas que eu tinha. Excelente aula!
Mexer com Acapellas sempre me da uma certa dor de cabeça, porém adoro Mashup’s rs então bora praticar 🙂
weslei oliveira
22 de novembro de 2014Senne quando aperto TAP para ver o BPM do vocal ,fica variando muito aparece 68 ,85,130 ,265 ..porque ?
Felippe Senne
24 de novembro de 2014Talvez você não esteja batendo no ritmo certo, use a versão original da track pra tirar o BPM, fica mais fácil.
Lucca
1 de dezembro de 2014Muito Legal a aula Felippe, valeu!!
Hooper Santos
3 de dezembro de 2014Olá pessoal, só uma pergunta estes sites de acapellas são pagos? Por que no primeiro eu não consegui achar aonde os arquivos estão localizados.
Felippe Senne
3 de dezembro de 2014O acapellas4u.co.uk é gratuito.
jairo
16 de dezembro de 2014Oi galera blz, eu uso para produzir o FL studio, gostaria de saber se ele tem as WARP, que nem foi usado no BLETON, vlw
Neto Morais
14 de março de 2015Jairo, se não me engano é só clicar com o botão direito aonde voce ceta o BPM
Guest
8 de janeiro de 2015Nunca consigo achar o BPM pela tecla TAP, a musica fica cortando, subindo e descendo de BPM e nunca fica numa média. O que posso fazer pra resolver isso?
Felippe Senne
9 de janeiro de 2015Experimenta usar a música original.
André Curado
27 de janeiro de 2015Acabei de assistir o teto de acappella, gostei bastante e como sou DJ a questão de onde entrar o vocal nunca me atrapalhou, mas algumas dicas são muito boas mesmo, macetes que valem o preço pra quem não conhece o programa.
Quando tentava fazer o warp de uma musica ou somente de um vocal, nunca desliguei o warp e tentei descobrir o original como ensinou, sempre retirava as marcações como botão direito e clicando em set 1.1 here na primeira batida ou no inicio e ia marcando até dar o bpm redondinho que eu queria no projeto e não, acertava o original para depois usar como precisava. Milhões de vezes mais fácil…..nota 10. Vlw Senne.
André Curado
9 de fevereiro de 2015Duvida estrananha Sene, estou tentando fazer uma nova roupagem para um classico da época que coomecei a tocar. Pegue o some não consegui achar a versão acapella dele. Ai coloquei no ableton pra poder ver qual o bpm correto, pois aparece quebrado. Ao desligar o Warp e dar o play, consequentemente ir teclando o TAP pra ver qual o bpm mais proximo, ela vai se alterando a medida que eu vou clicando no tap. Esqueci de desligar alguma coisa no Ableton ou isto acontece mesmo ? Obrigado pela ajuda
Felippe Senne
9 de fevereiro de 2015Se oq for alterando for a velocidade da música, então vc esqueceu de desligar o WARP da música, dessa forma ela vai ficar acompanhando a velocidade que vc estiver batendo no TAP.
Mas se oq tiver variando for o valor do BPM mostrado no visor dele, isso é normal, pq geralmente nós como humanos não somos precisos como uma máquina… mas pode ser talvez q vc não esteja batendo no ritmo certo, se for esse o caso eu recomendo fazer a operação no TAP usando a versão original da música, pois vc vai conseguir se guiar pela bateria dela.
André Curado
9 de fevereiro de 2015Acho que ahcei, vou fazer aqui mas achei a resposta, estou clicando em tap no Arragement e tenho que fazer isso no modo Mesa ou mixer. Acho que é este o erro. vou tetnar aqui.
Neto Morais
14 de março de 2015Eu acho que tanto faz, so não se esqueça de clicar no ritmo do metronomo
Luccas Ribeiro
20 de fevereiro de 2015Ola Felippe Senne, existem plugins ou utilização dos instrumentos nativos do Ableton que possa extrair uma acapella da musica original ?
Felippe Senne
20 de fevereiro de 2015Infelizmente não existe.
Neto Morais
14 de março de 2015O que pode ser feito e o modo DIY (inversão de fase) mas a acapella não fica 100% limpa
Neto Morais
13 de março de 2015boa noite senne. estou fazendo um remix da track outside (calvin harris)
o warp está perfeito quando comparado com a track original, porem quando coloco uma melodia o vocal fica totalmente fora. O que eu posso estar fazendo pra corrigir o problema ?
Tiago Nunes
22 de maio de 2015Qual ableton é o mais completo ? 8 ou 9 ?
Onde baixar ? ou comprar o software completo ?
Felippe Senne
22 de maio de 2015Tiago, o mais completo é o mais atual, o 9. E vc pode comprá-lo no http://www.ableton.com.
Tiago Nunes
22 de maio de 2015blz vou comprar entao !!!
é q tenho os dois aqui e faz 1 ano, e pelo q lembro esta crackeado da pra começar a dar os primeiros passos por inquanto !
obrigado !
Andrey Franco
15 de junho de 2015Feleppe no Meu Ableton não abre aquele Menu que estar o Warp, como faço pra abrir ?
Felippe Senne
15 de junho de 2015Andrey, qual é a versão do Ableton Live que vc tá usando? Pq a versão INTRO se não me engano não tem alguns modos do WARP.
Andrey Franco
15 de junho de 2015Ableton live 9 Suite vejo que tem coisas diferentes nele do qual vc usa..
Felippe Senne
16 de junho de 2015Ah sim, o Suite é o mais completo. A versão que uso nessa aula é Ableton Live 8, é antigo. Mas para aparecer a tela onde fica o warp basta clicar duas vezes na track.
Andrey Franco
16 de junho de 2015kkkk só isso, to aqui quebrando a cabeça procurando cara
Andrey Franco
16 de junho de 2015eu usava o fl studio mais quero acompanhar no ableton live, devo baixar ableton live 8 ou da pra manter esse msm ?
Michael Santana Rodrigues
18 de junho de 2015como eu faço para apagar esses pontos , no fl studio?
Felippe Senne
18 de junho de 2015Michael, a quais pontos vc se refere?
Michael Santana Rodrigues
19 de junho de 2015da marcação eu acho do audio , não consegui resolver , para fazer a acapela ficar no bpm que eu quero
Felippe Senne
19 de junho de 2015Michael, eu não tenho como responder, pois não sei como funciona o sistema de beatmatching do FL Studio. O ideal é vc dar uma consultada no manual dele, pra ver se tem algum recurso parecido.
Neila Kadhi
30 de junho de 2015Senne, qual é sua dica para achar acapella de musicas brasileiras? A grande maioria do material encontrado é de canções internacionais.
Felippe Senne
1 de julho de 2015Neila, infelizmente não conheço nenhum site de acapellas brasileiras. 🙁
Dj Mumu
22 de julho de 2015como faço este sistema de ajustar a acapela conforme o BPM selecionado no FL Studio ???
Poliane Karoline Santos
10 de agosto de 2015FANTÁSTICO!!
Poliane Karoline Santos
11 de agosto de 2015Eu não consegui entender como vc sabe em qual ponto bater no TAP. Seria aleatório??? Pq se eu fico clicando aleatório o BPM fica “sambando”.
Felippe Senne
11 de agosto de 2015Experimenta bater no TAP com uma música completa, vc tem q ir batendo junto com as batidas da música, é constante.
Poliane Karoline Santos
11 de agosto de 2015Sim, acho que entendi. rsrs Agora foi. Aproveitando, quando temos uma acapella que esta digamos a 110BPM e acertamos direitinho. É normal, dependendo da musica, que quando a gente aumenta o BPM que certas partes cortem um pouco?? Será que sou eu que estou fazendo errado??
Felippe Senne
11 de agosto de 2015Poliane, quando a gente muda o BPM de uma gravação de vocal ela nunca fica perfeita, porém dá uma olhada se você colocou o WARP do Ableton em modo Complex ou Complex Pro, dessa forma preserva mais a qualidade do vocal.
Lucas Luan
14 de agosto de 2015Fala galera nao consigo arrastar as musicas pro ableton tem que ta em algum formato especifico ?
Felippe Senne
14 de agosto de 2015Lucas, experimenta atualizar o Quicktime do seu Windows.
Lucas Luan
14 de agosto de 2015Fala Senne, problema resolvido! Obrigado pela atenção !
João Paulo
6 de outubro de 2015Oi Senne, blz? Muito foda, tem me ajudado bastante 😉 Queria te perguntar se eu posso jogar a acapella no mixed in key pra descobrir o BPM. Ou seja, posso confiar no bpm que ele me dá? Abs e muito obrigado!!!
Felippe Senne
6 de outubro de 2015JP, que bom q tá curtindo o curso, fico muito feliz! Sobre o Mixed in Key, pode sim, as vezes ele dá um valor quebra (tipo 127.99), mas aí é só vc arredondar pro valor mais perto que não tem erro.
Cloud Pires
2 de janeiro de 2016Senne, no primeiro cenário, quando arrastei acapella Seson View, o ableton não montrou o warp automaticamente. Tive arrastar para o arrangement view antes. Será:
– Meu ableton é trial… não tem algumas funções liberadas.
– tem alguma técnica…
Valeeu..vamos que vamos…
Felippe Senne
3 de janeiro de 2016Cloud, normalmente ele faz o warp automaticamente, dá uma conferida nas Preferences > Record Warp Launch, se essa opção tá ligada:
Cloud Pires
11 de janeiro de 2016Como vai Senne, tudo bem….
talvez não nada a ver com nossoas aulas na MKMN, mas fiquei interessado, se puder informar.
Durante uma pesquisa na internet vi um tutorial seu (http://tutorialabletonlive.blogspot.com.br/2011/09/criar-loop-de-bateria-simples.html) de como criar um loop de bateria. Achei muito legal, até fiz e ficou interessante. Mas como posso exportá-lo em arquivo wav ou mp3? Talvez você venha a falar sobre este assunto em nossas aulas de produção.
abraços,
Vamos que vamos.
Felippe Senne
12 de janeiro de 2016Cloud, com certeza vou mostrar como exportar nas aulas de produção musical, porém é bem simples: basta ir em File > Export Audio/Video, que aí vc vai poder exportar em WAV ou AIFF.
Cloud Pires
13 de janeiro de 2016Boa tarde, Senne….
Estou revendo algumas aulas, e exercitando no piano roll, após colocar algumas notas, eles simplesmente não sai o som… alias a disposição é apenas exercício pesquisei alguma solução mas sem êxito…….
Obrigado
https://uploads.disquscdn.com/images/666e1a354b101dd4fa322f99e3da534990ccfa200f969fe587989df24ecb7190.png
Felippe Senne
14 de janeiro de 2016Cloud, vc precisa carregar algum instrumento virtual no canal, MIDI não tem som, é apenas o comando pra tocar a nota, mas se não tiver instrumento nada vai ser tocado mesmo. 😛
Soette
7 de fevereiro de 2016Senne, por exemplo assim, baixei uma acapella de musica antiga, mais a acapella ta gravada em 142 bpm, e meu projeto queria fazer em 128, so que a voz parece estar muito lenta e desacompassado, será que continuo nessa ideia ou fica muito fora a diferença de bpm? se sim, alguma dica?
Felippe Senne
8 de fevereiro de 2016Soette, isso não tem jeito, se vc acelerar ou desacelerar o vocal de uma música pra um BPM muito distante naturalmente vai soar muito esquisito, por isso que certas músicas na pegada mais hip hop ou R&B (na casa dos 90 BPM) você dificilmente encontra bons remixes de house e cia (na casa dos 128 BPM).
Jesio Oliveira
22 de fevereiro de 2016Eai galera td bem??
Então.. Eu queria mto fazer um remix de zoio de lula do CBJr, mas é realmente dificil achar uma acapella dessa musica, alguem tem alguma dica de onde achar ou como fazer uma?
Felippe Senne
22 de fevereiro de 2016Jesio, esse tipo de material é praticamente impossível encontrar na internet. 🙁
Jesio Oliveira
22 de fevereiro de 2016Eu imaginei que fosse 🙁
Lucas Fradera
2 de março de 2016Senne, esta acontecendo um problema comigo. Estou tentando acertar o BPM da musica ”Be together” do Major lazer. Porem, toda vez que coloco ela pra rolar e fico apertando no TAP, o BPM fica mudando, mas para numeros absurdos. Tipo, começa em 80 e vai subindo, subindo.. chega ate 200 e pouco. Voce saberia qual seria esse problema?
Felippe Senne
2 de março de 2016Lucas, provavelmente vc tá na tela Session com a música com o warp ligado, ou está fazendo isso na tela de Arrangement… se vc fizer exatamente como mostrei na aula não vai ter erro.
Raphael Gama
23 de março de 2016Felippe, a track que eu peguei é antiga, consegui a acapella e a musica original, no TAP da acapella fica variando entre 90 a 100, ja no TAP da track original varia entre 114 a 127, não sei o que fazer.
Felippe Senne
23 de março de 2016Raphael, vai ver alguém deixou essa acapella mais lenta que a música original, fica difícil saber sem ouvir. E geralmente música acústica antiga, gravada sem seguir muito um click/metrônomo, têm uma variação natural do andamento (BPM), porém é pouca coisa, 1 ou 2 BPM. Você precisa ficar atento se vc está fazendo o processo do TAP corretamente, que é: fazê-lo na tela SESSION (aquela vertical) com o warp DESLIGADO.
Jose Paulo Archetti Conrado
8 de maio de 2016Realmente esta tecnica eh muito boa….faz com que prestemos a atencao no compasso e nao no grafico gerado pelo warp. Nao tem melhor maneira de produzir uma boa musica se nao desenvolvermos o nosso ouvido para notar onde estao os (“attacks”) de cada elemento…aulas 1, 2 e 3 do Modulo Fundamental e mais esta do Acapella…vale a pena assistir varias vezes. Valeu Felippe por estas “Masterclasses”. Brilhante.
Felippe Senne
10 de maio de 2016Que bom que curtiu e foi útil, JP! 🙂
Thiago Falcão
23 de maio de 2016Senne, gostaria que você se possível, claro, fizesse um vídeo com uma melhor qualidade e fizesse isso com uma acapella para título original, pois quando compramos algumas vocais em packs, por exemplo, algumas delas não “entregam” seus BPMs e as vezes tenho uma enorme dificuldade em “WARPAR” determinados áudios.
As vezes até encontro algo próximo, mas ela em determinados momentos acabam variando e tal e mesmo com o “trasient” elas me soam estranhos.
Haveria possibilidade de um novo tutorial com algum macete e se possível numa versão mais recente do Ableton?
Grato!
Felippe Senne
24 de maio de 2016Thiago, nas versões mais atuais não mudou o processo de warping, portanto vc pode seguir tranquilamente o que mostrei nessa aula, que continua atual.
Gabriel Joni
28 de maio de 2016como que eu sei que o acapella ta certa com o metrônomo??
Felippe Senne
30 de maio de 2016Gabriel, o caminho é ouvindo mesmo. Outra coisa que vc pode fazer é abrir a música original, pra ver se tá batendo certinho no tempo.
joão carlos
31 de maio de 2016mestre só gostaria de saber se vc sabe algum site ou plugins(não sei se tem plugins pra isso…rs) que tipo reproduza um texto que vc escrever ali por exemplo dj felippe senne, como varios djs ou produtores colocão em suas faixas, tipo uma mulher reproduzindo ou até uma criança… não sei se deu para entender…kkkk mas é isso!!
Felippe Senne
31 de maio de 2016João, sei que no FL Studio tem um plugin que faz isso, dá uma olhada: https://www.image-line.com/support/FLHelp/html/plugins/Speech%20Synth.htm
joão carlos
31 de maio de 2016pior que uso o ableton, mas se tem plugin que faz isso, vou dar uma pesquisada pra ver se acho algo! vlw mestre pela dica!!
Deflagra Beats
16 de junho de 2016Plogue Alter Ego e Plogue Chipspeech, se nao me engano o primeio é free e tem num dos ultimos posts do site sobre 25 plugins free.
Alisson Vielmo
12 de agosto de 2016Fala senne blz?
Acabei de assistir ao video, fui praticar e ao carregar uma acapella no ableton desligando o WARP da mesma para então usar o
TAP o bpm fica subindo e não variando chega até 207 e começa denovo a subir obviamente que a música não está com o BPM 207
pois é um som de no maxímo 128 bpm.
tens alguma solução para isso?
Felippe Senne
12 de agosto de 2016Alisson, provavelmente vc está batendo no tempo errado. O que vc pode fazer pra facilitar é carregar a versão original da música no Ableton, assim vc tem as batidas certinhas pra fazer o tapping. 🙂
Alisson Vielmo
12 de agosto de 2016Show Senne deu certo abração!
Filipi Rodrigues
29 de setembro de 2016Oi senne é a primeira aula que eu vejo e adorei MAS… minha duvida é simples vc usa a musica original para comparar e ver se tem algo errado e depois aperta o Consolidate para poder acertar TODA ela é isso ?
Felippe Senne
29 de setembro de 2016Exatamente, Filipi!!!
Andrey Franco
17 de outubro de 2016conseguir warpar o vocal, mais na hora que aumenta o bpm vacal fica estranho, tipo auto cue desligadooo ..
Felippe Senne
18 de outubro de 2016Andrey, seleciona o modo COMPLEX no Warp, deve melhorar a qualidade.
André Fernandes
23 de dezembro de 2016Fala Senne, beleza cara? Eu nao estou conseguindo usar o tap, na hora que eu desligo o warp e tento identificar o bpm o áudio fica “dançando” no grid conforme o tempo vai mudando, como se ele retornasse ou avançasse devido ao tap modificar o bpm e o tamanho das ondas tambem mudam, nao sei se me fiz claro, mas gostaria q ele ficasse imovel e a repoduçao sem estar afetada como nos exemplos, de qualquer forma, obrigado!
Felippe Senne
23 de dezembro de 2016André, vc precisa fazer esse processo com a música na tela SESSION, na tela de Arrangement não dá certo.
André Fernandes
23 de dezembro de 2016aaah, era isso que eu tava burrando, deu certo aqui, valeu!
Mark Miranda
17 de janeiro de 2017Senne, utiliza-se de efeito Hass nos vocais/acapellas? ou apenas Reverb, delay e Chorus pra dar mais ambiência? essa duvida surgiu quando testei isso porem fiquei confuso se atrapalhava alguns elementos e tal, mesmo fazendo os ajustes no equalizador tirando as frequências graves e dando leve ganho nos médios e agudos.
Felippe Senne
17 de janeiro de 2017Mark, o efeito Haas pode ser muito útil numa camada secundária (dobra) do vocal, não recomendo usar na camada principal, pq pode estragar o vocal em sistemas de som MONO.
Além de reverb, delay, chorus, etc, uma coisa que vc pode fazer pra aumentar a sensação de ambiência é fazer uma compressão paralela violenta do vocal, pra trazer pra frente os sons da sala onde foi gravado o vocal.
Bruno Cevithereza
26 de janeiro de 2017Pra que serve esse algoritmo que você citou em 7:04 Senne? O que muda no vocal alterando o algoritmo para Complex Pro, por exemplo
? Obrigado
Felippe Senne
26 de janeiro de 2017Bruno, não muda praticamente nada, pode usar o Pro que tá bonito! 😛
Felipe Melo
16 de março de 2017Muito bom! tirei dúvidas aqui. valeu
Ruan H. S. Galli
21 de março de 2017O Vídeo não carrega. Os outros vídeos estão rodando normal mas esse não quer carregar
marcio oliveira
27 de março de 2017Sempre revendo aprimorando as tecnicas .
Felippe Senne
29 de março de 2017Boa, Marcio!!!
Oscar Cavalcanti
5 de setembro de 2017Senne, tô tentando fazer este processo de tapping e o BPM mostrado sempre vai pras alturas… algo entre 270-290. a música deve ter uns 100 BPMs apenas, sabes por que motivo o ableton está mostrando errado?
Valeu
Felippe Senne
6 de setembro de 2017Oscar, das duas uma: ou você está batendo errado, nesse caso recomendo usar a música original pra fazer o tapping, ou você carregou ela na tela Session com o warp ligado, assim a cada batida ele vai ficar acelerando mais.
Lucas Bastos
24 de outubro de 2017Senne ótima aula! Qual a qualidade mínima de uma acapella para poder utiliza-la? Algo entre MP3 320kbps e WAVE? Ou uma qualidade menor também serve? Abraço!
Felippe Senne
25 de outubro de 2017Lucas, o ideal é sempre usar a melhor qualidade possível, de preferência o WAV original, porém se não for possível, então um MP3 em 320 kbps tá bonito.
Marcelo Soares H. Cunha
1 de novembro de 2017Felipe, porque minha segunda aula está indisponivel? Começo a viajar em janeiro!!! Tenho só até lá pra ver as aulas e começar a praticar/revisar. Estou insatisfeito… :'(
Felippe Senne
2 de novembro de 2017Marcelo, o curso segue um cronograma e as aulas serão disponibilizadas pouco a pouco para você, em média uma nova aula a cada 2 dias, basta aguardar até novas aulas serem liberadas.
Infelizmente não temos a possibilidade de alterar a ordem das aulas individualmente no sistema, além disso ir de encontro com a metodologia do curso, que tem sido um dos grandes segredos do sucesso do mesmo.
Se tiver mais alguma dúvida, dá uma conferida no Guia do Curso, tem várias respostas de dúvidas comuns sobre o curso lá: http://makemusicnow.com.br/cursos-completos-home/curso-de-remixes/curso-de-remixes-guia-curso/
Marcelo Soares H. Cunha
6 de novembro de 2017Beleza Felpe, nao consegui entrar no grupo, me coloca fazendo favor
https://www.facebook.com/marcelo.victor.3956
Fernando
18 de dezembro de 2017Como eu faço pra entender a relação da acapela com o metrônomo ligado, tipo pra eu saber que a musica ta sincronizada oque eu deve usar de guia ?
Desculpa se n fui claro com a minha pergunta 🙁
Felippe Senne
21 de dezembro de 2017Fernando, no nosso meio da música eletrônica é bem simples: o metrônomo faz o mesmo papel que o Kick, ou seja, seria como se fosse cada batida do compasso. Outra coisa q vc pode fazer é abrir a música original no projeto, pq aí vc sabe certinha em qual batida do primeiro compasso o vocal começa.
Fernando
24 de dezembro de 2017Muito Obrigado ^^
Raphael Augusto Guedes
20 de dezembro de 2017Senne, estou com dificuldade em uma música, a Seven nation army do White Stripes, fui apertando o TAP, e vi que seria algo em torno de 124 bpm, e até pesquisei na internet também que seria essa a bpm, porém não sei se é o audio que está estranho, mas quando coloco o metrônomo fica meio fora. E na verdade, parece que qualquer bpm que eu coloco fica meio fora, sabe se essa música tem algo de diferente?
Felippe Senne
21 de dezembro de 2017Rapha, vou dar a mesma dica que dei pro Fernando aqui embaixo: abra a música original no projeto, que aí vc terá uma referência melhor para trabalhar o warp.
Emerson Tavares
26 de dezembro de 2017Fala Senne! Gostei muito da aula! Essa parte de acapellas sem dúvidas é uma das mais importantes e foi muito bem feita.
Eu estava com um problema de achar o attack inicial da Seven Nation Army igual o colega ali abaixo. Mas peguei a track original, sincronizei as duas, consolidei e tive de cortar a acapella, porque percebi que nesse caso quando o cantor vai entrar no refrão parece que o BPM da música diminui e aí o vocal que estava a 125 bpbm sai de sincronia com o metrônomo e começa a “atropelar” uma a outra.
Tenho duas dúvidas:
1) Quando o vocal deixa de bater junto com o metrônomo e o cantor começa a cantar lentamente pra entrar no refrão, eu não posso cortar no meio do verso dele, posso cortar apenas no final. Porém, se eu vou ajustando os transientes, percebo que por mais que eu use Complex Pro o vocal fica claramente com um erro, parecendo quando um cd está arranhado e pula uma palavra da música, sabe? (isso devido ao ajuste do transiente). Sabe como posso consertar isso? É muito transiente pra um verso apenas! rs
2) Fiz um teste com outra música que parecia mais fácil, fiz todo procedimento, ajustei os transientes e tal, mas quando fui chegando no final da música percebi que este já estava com o vocal “acelerado”, talvez devido os ajustes de transientes acumulados do inicio da música até aquela parte. Como faço para isso não ocorrer? Tem alguma forma do áudio ir aumentando para se adaptar aos sucessivos ajustes de transiente?
Valeu!!
Felippe Senne
27 de dezembro de 2017Emerson, vamo lá:
1) Nesse caso tente ajustar tudo usando um transiente do início com um do final do trecho, se vc separar demais cada transiente do vocal pode começar a dar esse efeito de que tá tudo picotado, granulado… infelizmente nesse tipo de música acústica, onde vai mais pelo feeling do que pelo metrônomo a gravação, temos q domar o vocal, não tem jeito.
2) Nesse caso dou o mesmo conselho anterior: tenta primeiro dar uma ajustada geral com o transiente inicial e algum do final. Outra coisa que vc pode fazer é separar o audio clip em trechos, pra não ter q fazer o warp da música inteira com trocentos pontos, e no final ficar a maior confusão. Separe o clip do verso, o do refrão, assim em diante.
Emerson Tavares
28 de dezembro de 2017Obrigadão! Vou testar aqui!
Lucas Albuquerque
29 de dezembro de 2017Senne, estou fazendo tudo certo.. so que os loops não bate certo.. oq devo fazer?
Felippe Senne
4 de janeiro de 2018Lucas, pode mandar um print de como está o warp do seu loop?
Bruno Beatmaker
8 de fevereiro de 2018Senne quando eu bato na tecla TAP as vezes tem uma mudança muito grande de BPM, eu tenho que bater de acordo com a velocidade da música? e outra como faço pra saber que tom e escala que tá a acapella pra eu poder fazer a melodia, no Ableton mesmo?
Felippe Senne
12 de fevereiro de 2018Bruno, sim, vc precisa bater no ritmo da música, é só imaginar onde seriam os kicks (no caso de uma música com batidas 4×4).
Para descobrir o tom da música/acapella vc pode usar um software como o Mixed in Key.
Doctor Frango
10 de março de 2018Estou procurando a Acapela da musica FIX YOU do Cold alguém pode dar um help?
MKMN Expert
19 de abril de 2018Pergunte no fórum Doctor, talvez algum colega tenha. =)
Fernando
12 de abril de 2018Sou só eu que apanho d+ pra warpar as coisas.
Gostaria de saber como faço por exemplo: Tenho um loop de drum e esse loop esta em 128 bpm, porém quero usar ele no meu projeto que esta em 140, mas eu gostaria de mantar o loop no bpm original dele, só que quando vou warpar, n sei oque fazer pra manter o loop certinho, quando eu faço o warp ele n fica o loop exatamente completo 🙁
Alguém ou Senne, obrigado ^^
MKMN Expert
19 de abril de 2018Fernando, beleza?
Uma ótima dica de treinamento, é você acertar vocal e usar música original para guiar, depois coloque os dois na DAW, acerte bpm da original, aí você iguala acapela com som original. Quando estiver redondo, é só ativar Warp e mudar bpm.
Abraço!
Vinícius De Lima Bianezzi
2 de maio de 2018Felipe e rapazeada!
Tem muitas acapelas boas no site https://www.voclr.it.
Salve!
Daniel
27 de novembro de 2018Esse site http://www.acapellas4u.co.uk , não esta registrando, como que faz ??
MKMN Expert
28 de novembro de 2018Fala Daniel!
Tá querendo criar sua conta nele?
Daniel
28 de novembro de 2018sim, da erro sempre q vou registrar.
e esse site http://www.remixcomps.com tb nao abriu aqui
sera que vc nao tem outro site ai de acapelas ?
Daniel
24 de dezembro de 2018deu certo aqui !
vlw
Helo Miranda
7 de dezembro de 2018Uma pergunta! Seu eu comprar umas acapellas no beatport mesmo assim eu preciso colocar remix? Ou posso colocar original mix mas o nome do vocalista . Obrigada
MKMN Expert
7 de dezembro de 2018Fala Helo,
Tudo bom?
Pode colocar Original Mix, da forma que achar melhor. Comprou é seu. rs
Valeu!
Helo Miranda
7 de dezembro de 2018Ebaaaaa !!!!!!!! Vlw
Mauro Pinheiro
23 de dezembro de 2018oi Galera da MMN fiz essa track e to adorando o curso!!!
https://youtu.be/ZMi0_xUx-IQ
MKMN Expert
16 de fevereiro de 2019Fala, Mauro.
Posta pra gente no fórum? Abraços.
Tua Mãe Black Cat
23 de maio de 2019Por favor respondam minha duvida no forum :,( (ignora esse nome kkk)
Mateus Miranda
1 de setembro de 2019Vídeo Antigo… Mas COM 100% QUALIDADE PURA. PARABÉNS ;V
MKMN Expert
2 de setembro de 2019Gratidão! =)