Muito bom, me tirou varias duvidas e também vou poder aplicar em gravação com instrumentos microfonado
Eduardo
4 de agosto de 2014
Senne, sobre o Auto Tune EFX3, fui comprar ele no site da Antares, e preciso da Hard lock (ilok usb). Como vc adiquiriu esta chave usb? Fiz o download da versão trial, mas mesmo assim preciso da usb iLok pra ativar. Obrigado!! Muito bom esse tutorial! ótimas dicas!! Abraço.
Eduardo, eu já tinha a iLok pois há uns anos atrás comprei o Pro Tools, e veio com ele. Mas eu acho que atualmente vc não precisa da iLok pra rodar, basta criar uma conta no site http://www.ilok.com e baixar o gerenciador de licenças dele, não tenho certeza sobre isso, mas dá uma olhada lá.
Eduardo
4 de agosto de 2014
Valeu Senne! Vou tentar.
Mendhelson Luiz Gonçalves Duar
21 de agosto de 2014
Boas dicas!! Gostei das técnicas de edição do vocal aqui apresentadas… Vou analisar melhor a partir de agora… o/
Tom Lacerda
7 de setembro de 2014
“não estava agindo porque eu estava com o compressor na frente, eu sou um gênio” Essas tiradas não podem faltar! O vocal da musica ja colou nos ouvidos! estrategicamente claro! rss.. excelente conteudo !!
Consistency
23 de setembro de 2014
Muito bom, uma dúvida esses efeitos podem ser usados em acapellas também ?
Com certeza pode sim, mas vc precisa ficar esperto só pra não exagerar, pq algumas acapellas já vêm processadas, com delay, reverb, comprimidas e equalizadas.
Anderson Dueli Queiroz
13 de novembro de 2014
Qual o efeito nativo do ableton para conter esses excessos de “S” nas gravações de vocais, eu por exemplo sou locutor e gravo meus spots para radios e propaganda volante no meu dow, e tenho um resultado bem satisfatório. Obrigado Senne.
Anderson, existe um tipo de compressor chamado De-Esser, que age somente numa faixa de frequências que você queira atenuar, dá uma pesquisada sobre ele.
Valeuu, vou tentar instalar aq, fui instalar o auto tune, acabei pegando foi uma pa de virus kkk fita
Douglas Nogueira da Silva
2 de maio de 2015
Muito boa a aula!
Confesso que dei muita risada com o Senne imitando as desafinadas da cantora..
Realmente ela deve ter ficado muito brava com vc Senne haha
Cleiton Fecarp
5 de maio de 2015
Senne, minha dúvida é a seguinte, quando a acapella perde volume na hora que entra a melodia e acordes, ai já é parte de equalizar a música tirando frequências ou dar um ganho de volume na acapella ?
Cranioex
24 de junho de 2015
Felipe minha duvida e sobre como colocar no tempo o vocal!!!!
Cranioex, dá uma olhada no Curso de Acapellas aqui no site, tem tudo explicado. 😛
Cranioex
24 de junho de 2015
Ok, :P, kkkkkkkkkk
Kass
11 de julho de 2015
Senne, tenho três dúvidas em relação ao vocal:
1. Quando temos um vocal no drop de uma música, também usamos o sidechain nele em relação ao kick? Se sim, é uma compressão muito agressiva ou algo sutil?
2. Na questão de ambientação, o vocal não deveria ser tratado com return tracks de reverb/Delay que também vão para os outros instrumentos da track, pra que fiquem tudo na mesma ambientação e soem no mesmo “local”?
3. Quando temos uma voz principal e uma segunda voz, ou até mesmo três vozes, também usamos a dobra de vocal? Se sim, pra cada voz que faz harmonia, ou somente no vocal principal?
Fala Kass, ótimas perguntas, vou te dar minha opinião sobre elas:
1 – Eu costumo usar sim sidechain, mas de uma forma mais branda, nos vocais nos drops. Uma coisa q vc pode experimentar é fazer sidechain multibanda no vocal, por exemplo, fazendo o “pumping” apenas nas frequências mais graves dele, dá um confere aqui: http://makemusicnow.com.br/tutorial-sidechain-multibanda-no-ableton-live/
2 – Isso é uma questão total de gosto/preferência do produtor, tem gente que usa delays e reverb direto no canal, tem gente que prefere usar canais auxiliares… acho que vc tem que fazer suas experiências pra decidir qual workflow te deixa mais confortável pra trabalhar.
3 – Isso vai depender se a voz principal está “forte” o suficiente pra sua ideia na música, também é uma questão total de gosto, e o que recomendo é que vc experimente a dobra e analise se ficou bom ou não.
Espero que ajude!
Kass
21 de julho de 2015
Show de bola, Senne, vou experimentando nas tracks, pra ver qual jeito me adapto melhor pra trabalhar!
Eduardo Neze
26 de julho de 2015
Otima aula Senne, esclareceu varias duvidas! Gostaria de saber, se alem do efeito criado com o AutoTune, quais outras opções podem dar certo e deixar a voz “especialmente” modificada?? Valeu
Wendell Silva
15 de agosto de 2015
Show de workshop!
Vinicius Soneca
29 de setembro de 2015
boa tarde, Felipe Senne,como consigo automatizar o transposer pro vocal mudando o pitch numa única faixa?
ötima aula,parabéns pelo belo trabalho!!!!
Tobias
13 de outubro de 2015
Senne, estou com um vocal aqui, mas não faço ideia de quais notas estão sendo cantadas, como eu faço pra saber quais são, pra eu poder fazer a base de acordes melodia? é um vocal pra um remix contest
Tobias, antes de tudo você precisa descobrir em qual escala está a música, assim você vai saber quais notas foram usadas, e depois é uma boa você ir tirando as notas usando um piano. Vai pegando uns pequenos trechos do vocal, e vai tocando as notas da escala no piano pra descobrí-las.
Depois disso você precisa ir experimentando com os acordes do campo harmônico da escala do vocal, exatamente o que vimos naquela aula do módulo fundamental sobre Harmonia, mas vou te dar uma dica: geralmente os acordes I, IV e V sempre encaixam bem durante a progressão.
Tobias
19 de outubro de 2015
entendi Felippe, muito obrigado, matou a minha dúvida!
Fernando
22 de novembro de 2015
Senne posso fazer o Low e o Hi com o fader de pitch normal?Ou usar algum plugin externo? eu uso o FL e não tem essa opção transpose.
Fernando, pode sim, dá uma olhada no módulo Harmony do plugin Izotope Nectar 2, tem umas soluções boas pra isso.
Fernando
23 de novembro de 2015
Ok. Valeu
jonathans
23 de dezembro de 2015
Senne é preciso abrir espaço ( cortar frequencia ) em alguma parte do instrumental pra da espaço pro vocal ou não?
Valeu. Demoro fazer perguntas por que as vezes demoram vim as dúvidas mesmo kkkkk.
Jon, com certeza é necessário sim, de preferência nos médio-graves e também na região próximo a 1 kHz, assim o vocal consegue vencer a briga com o instrumental e ficar “na cara”.
Vitor
23 de janeiro de 2016
Alguém sabe porque minha config de buffer size, é travada,fica escrito em cinza e não tenho como alterar ?
Vitor, dá uma lida no manual do driver de áudio do seu computador.
Guilherme Alves
10 de março de 2016
Aula Show de bola, incrível o antes e o depois do vocal. Só uma coisinha, gostei muito daquele efeito robótico do Auto Tune, tem algum outro plugin que eu consiga chegar nesse mesmo resultado?
Guilherme, experimenta com o Waves Tune e o módulo de pitch do Izotope Nectar.
Luan Velasquez
12 de abril de 2016
Senne, boa tarde!
Assistindo essa aula e ao tutorial sobre Sidechain Multibanda que você recomendou nos comentários, fiquei com duas dúvidas…
A primeira seria em relação ao uso do Utility para deixar o canal Mono. Posso usar sempre este recurso? Na aula de mixagem vi que você utilizava o equalizador no modo M/S e equalizava as frequências para conseguir esse resultado. Posso utilizar o que for de minha preferência? Como funciona essa escolha?
A segunda seria em relação ao uso do Sidechain Multibanda. Posso utilizar o Sidechain Multibanda em todos os elementos da minha track que estiverem em conflito com o Kick para ser mais preciso nas frequências de atuação ou em certos casos devo utilizar apenas o Sidechain tradicional?
– Se vc quiser deixar o canal MONO, o Utility é uma boa opção sim, sempre uso ele.
– Pode sim, com certeza, é uma boa opção pra não fazer “pumping” exagerado em instrumentos que não precisem dele, mas que esteja em conflito com os graves e subgraves do Kick e Bass.
Abraços!
Martin Santini
3 de maio de 2016
Senne bom dia! Estava revendo essa aula pois precisava saber como tirar os barulhos chatos do vocal SH porém no video só é possivel com o Fabfilter DS que é muito caro… Existe outro plug in ou outra tecnica para acabar com os ruidos indesejados? Obrigado!
Martin, eu mostrei esse plugin da Fabfilter pq ele é muito bom, porém existem outros tão bons quanto, inclusive o próprio compressor do Ableton Live tem um preset que simula o funcionamento de um de-esser.
Outro plugin que costumo usar é o Waves De-Esser.
BD Santoro
23 de agosto de 2016
qual dos compressores do abletone nome ?
Ellyson Meardi
22 de junho de 2016
Boa tarde Senne. Eu tive que trocar de email e fiz a alteração na opção “Edit My Profile”, porém, parei de receber os emails informando a liberação das aulas. Pode verificar por favor? Abrss!
Ajudou demais, a parte sobre não deixar o vocalista pressionado e tal foi interessante, pretendo gravar alguns vocais em estúdio para o TCC da MkMN, essa aula ajudou demais, vou pegar alguns vocais do Looperman e praticar bastante!
Eider Stein
5 de julho de 2016
Senne, tô cheio de ideias de músicas boas pra remixar, mas não encontro acapella da maioria delas. Existe algum modo de remover o instrumental pelo ableton?
Eider, a resposta mais objetiva é NÃO, mas existem algumas técnicas, como a inversão de fase (usando uma versão instrumental e a versão original), que podem ajudar a isolar o vocal, porém nunca fica muito legal.
Fabio
6 de agosto de 2016
Senne, tem alguma dica de fazer tipo um estúdio caseiro em casa kkkkkk, sei la com caixinha de ovo sei lá
Fabio, sendo bem honesto eu não entendo muito de acústica, porém oq eu poderia recomendar é vc encontrar o quarto mais “abafado” da sua casa, e fazer lá a sua gravação. Quem sabe pode usar uns colchonetes nas paredes, pra diminuir ainda mais as reflexões, assim deixando o quarto mais “seco”. Pra gravação de vocais, quanto mais seco, melhor… posteriormente vc pode trabalhar a ambiência com reverb, delay, etc.
BD Santoro
23 de agosto de 2016
Fiquei confuso quanto ao uso dos compressores que se resume no seguinte: é pra usar vários compressores juntos na colagem da voz?
BD, isso depende do material que vc estiver trabalhando: se for um remix e o produtor da track original te mandar a acapella já processada, então não precisa de muita compressão, só o suficiente pra colar junto com a base do seu remix.
Já no caso de um vocal gravado por você, é bem provável que vc vá precisar de uma compressão mais forte, o que pode ser feito por vários compressores em série, pra que soe consistente o vocal.
Isso, é claro, depende muito da sonoridade que vc quer chegar, da qualidade de gravação, etc.
BD Santoro
26 de agosto de 2016
Ok! Entendi agora,muito obrigado!
Fabio
27 de agosto de 2016
Senne, onde posso comprar packs de vocais na nossa moeda kkk
Senne, tenho algumas acapellas (não originais) que apresentam Delay e Reverb. Existe alguma técnica para fazer o processo contrário (suavizar o excesso de delay e reverb)?
Alberto, tem duas coisas que vc pode fazer: uma seria editar os trechos onde só tem a sobra do reverb/delay, dessa forma você ameniza o efeito. Porém quando estiver rolando o vocal em si o reverb/delay estará lá.
Outra coisa que vc pode fazer é remover toda a informação Side do vocal, que é onde costuma ter muito reverb, usando um EQ Mid/Side ou até mesmo um plugin como o Utility do Ableton, deixando o Width em 0%, assim fica totalmente mono.
Alberto Felipe
2 de setembro de 2016
Entendi. Agora me tira outras 2 dúvidas, por favor:
1) Percebi que quando abro o Utility, aquela caixinha embaixo do “nob” de db está configurado para Stereo. Mesmo deixando o Width em 0% essa configuração irá deixar totalmente mono?
2) A técnica de utilizar o Utility serve para reduzir um pouco de Fanger tbm ou há outro método?
Não Persiste..esta tudo certo Agora! Valeu Prof Senne!
Victor Cheregatto
28 de dezembro de 2016
Senne.
Estou com um vocal com um barulho de ar condicionado atraz da voz…é bem baixo mas esta incomodando. Alguma dica para returar ou pelo menos minimizar isso? Ja tirei as frequencias desse som o EQ mas tem em algumas frequências junto com a voz.
Com certeza, Lucas, no final das contas todos os DAWs tratam da mesma coisa: áudio! 😛
Márcio Candido Faria
9 de fevereiro de 2017
yeah
Den'Allen
23 de março de 2017
Senne, pergunta sem relação com a aula: qual controladora midi tu indica pra quem tá começando? Quais marcas são boas? Modelos e etc. Não tenho a mínima idéia de qual comprar, mas essa coisa de fazer tudo pelo mouse e teclado está sendo chato pra mim. Já estou aprendendo piano e gostaria de ter uma controladora midi pra produzir.
Pra criar um tópico basta acessar a página principal, descê-la até o final (onde tem a listagem de todas as categorias), e clicar na categoria em que vc quer criar o seu tópico.
Já na página da categoria, desça ela até o final, que vc vai encontrar um formulário pra criar o tópico.
Den'Allen
24 de março de 2017
Opa, tranquilo. Vou perguntar lá 😉
Paulo Lassance
12 de abril de 2017
passei a aula imaginando a cantora assistindo a aula e ouvindo seus comentários kkkkkk
Fala senne, tenho algumas dúvidas sobre esta aula, vamos lá:
1 – como saber em que nota você está gravando o vocal?
2 – Para fazer uma música com vocal, tem alguma regra do tipo: criar primeiro o instrumental e tentar adaptar o vocal a esse instrumental ou é preciso criar primeiro o vocal e depois tentar criar todo o instrumental embasado no vocal? Tenho essa dúvida porque uma vez vi um vídeo do deorro em colaboração com o adrian delgado, e ele já tinha todo o instrumental pronto e eles criavam o vocal em cima do instrumental, enfim.. existe alguma regra ou tanto faz?
3 – Seria uma ‘regra’ dobrar sempre os vocais que trabalhamos? Digamos que você disponibiliza essa música para remix, com todos os stems e etc. Precisaríamos ”retratar” o vocal como você fez no vídeo?
1 – Geralmente ao criar um vocal é definido antes de tudo em qual escala será feita a composição do mesmo.
2 – Normalmente cria-se uma “base”, que pode ser apenas alguns acordes, ou até mesmo a track instrumental completa, e assim cria-se o vocal “por cima”. Mas nada impede de começar a ideia pelo vocal em si, seja por uma ideia de melodia ou letra.
3 – Se você estiver fazendo um remix, é bem provável que o vocal disponibilizado já esteja todo tratado, então nesse caso vai ser uma opção mais artística do que técnica fazer as dobras.
Paulo Lucchesi
5 de junho de 2017
Senne, uma pergunta sobre um assunto diferente do tratado na aula, porém mantendo no conceito de “vocal”.
Estou criando uma track em 123 BPM e achei um áudio que encaixa perfeitamente com a Track. Porém, no Sample Pack, os áudios vieram todos em 150 BPM’s pra cima. Ao Warpar o áudio e colocar na Track, ele fica lento e destorcido, mas ao utilizar o mesmo áudio no BPM original do Sample, e com o warp ligado, ele meio que se encaixa na música. É possível trabalhar assim? ou todos os áudios que vamos utilizar em nossas tracks tem que estar no mesmo BPM do projeto?
Paulo, se o vocal soou bem sem o warp, e se encaixou no andamento da música bem, então não há motivo pra usar o warp! heehehehe… A regra é soar bem, e estar encaixado certinho nos compassos.
jonathans
24 de junho de 2017
Ola senne. To com alguns problemas nas gravações de vocais.
Queria saber se você tem alguma dica para melhorar a ambientação , e também a captação.
A gravação sai com a ambientação da sala , coloquei algumas espumas mas não adiantou muito.
Horrível na hora a mix por que essa ambientação vem tudo pra frente depois.
Uso um mic condensador samson e uma placa de áudio da audio box.
E pior… Como moro de aluguel , não sei se poderei construir alguma cabine acustica. E também nem sei se essa é a solução.
Jon, esse é um problema brabo, infelizmente (ou felizmente, não sei) não dá pra fazer muita coisa se a acústica do lugar onde está rolando a gravação não colabora. Além das experiências tentando tratar a sua sala, oq vc pode fazer é procurar algum estúdio de gravação bemmm em conta, oq existe aos montes, e fazer sua gravação lá, após ter ensaiado bastante com o vocalista anteriormente, não fica caro e o resultado da produção vai ser 100x melhor.
Gabriel Lopes
25 de junho de 2017
Ficou muito boa a música cara! Hahhaahahah Boa Senne Monstro!
Senne, no final ao fazer as dobras do vocal, Low e Hi, alem dos ajustes de volumes que você fez conforme a ideia, precisaria ser feito algo mais como uma equalização individual e no grupo assim como é feito ao fazer layers de kick ou bass baseado nas oitavas que estão atuando? ótima aula, abs!
Mark, é sempre bem-vinda uma equalização sim, até pras frequências “redundantes” dessas dobras não atrapalharem o vocal principal. Você pode dar uma limpada mais brusca nos graves do High, e nos agudos do Low.
Mendes Netto
31 de agosto de 2017
Assistindo essa aula descobri que o FL tem um Melodyne nativo chamado Newtone que eu nem sabia que existia.
Vamos as dúvidas: Nessa aula foi usado um vocal feminino com o pitch “normal” e eu vi que você cortou o low end desnecessário. Minha duvida então é como proceder num vocal de G-House onde além do sample geralmente ser de rap com cantor homem os artistas ainda jogam o pitch lá em baixo competindo por espaço com o kick e o bass e até o menor dos cortes descaracteriza o vocal?
São usadas várias dobras também?
Como eles atingem essa harmonia e principalmente o peso/grave nesses 3 elementos importantíssimos ao mesmo tempo?
Mendes, uma coisa que vc pode fazer pra que não haja conflito do vocal bem grave com os subgraves do kick e bass é usar um sidechain multibanda no vocal. Nesse tutorial mostro uma forma de fazer: https://www.youtube.com/watch?v=RCw9DSTWbCo
Porém vc pode fazer isso com qualquer compressor multiband que aceite sidechain, tipo o Fabfilter Pro-MB ou o iZotope Alloy.
Sobre dobras, em rap geralmente não tem, somente se for alguma parte cantada especial, mas nada te impede de dar uma dobradas nos graves em vocais normal, se quiser preencher mais.
Mendes Netto
3 de setembro de 2017
Então Senne, eu uso o FL Studio e dando uma pesquisada aqui descobri que o próprio Parametric EQ nativo tem a opção de usar o sinal do kick como trigger através do fruity peak controller, dessa forma o próprio EQ corta as frequências que eu setar nele toda vez que o kick bater. O resultado foi satisfatório, acredito que basicamente a mesma coisa do video que você mostrou no ableton. Posso usar dessa forma ou é melhor usar o multiband compressor msm?
Achei um video no youtube demonstrando o que estou fazendo aos 0:30
Muito legal, Mendes, se assim funciona, então caia dentro com essa técnica.
Douglas Dias
4 de outubro de 2017
showww de mais a aula valeu sene
Peter
22 de novembro de 2017
Boa noite Senne, td certo? Quero tirar uma dúvida! Tem como criar back vocals, tirando trechos do próprio vocal usado em uma track? Qual seria a técnica?
Peter, sim, seria o mesmo princípio das dobras que mostro na aula. Oq vc pode fazer é usar alguns efeitos para modificar um pouco o timbre, preenchendo mais o espectro sonoro.
Leonardo Barreiro
27 de dezembro de 2017
Senne slap delay e haas effect são coisas diferentes? Pq nao consegui notar a diferença deles nessa aula
– O Slap Delay tem como objetivo ser um pequeno “eco” da voz, pra criar uma sensação maior de espaço/ambiência, pra não deixar o vocal seco.
– Já o Haas Effect nesse caso é pra fazer com que o vocal soe mais “aberto” no estéreo, funciona mais como uma dobra do que um efeito de ambiência.
Espero que ajude.
Leonardo Barreiro
5 de janeiro de 2018
Blz Senne, vlw
Pedro Barbosa
29 de dezembro de 2017
Nossa, fico muito feliz em poder ter acesso a informações assim, genial a parte da dobra, agradeço muito pelos conhecimentos adquiridos,pois vejo que vc não esconde os truques, muito legal ouvir as musicas dos meu artistas preferidos e sentir essa dobra. Comprei o curso em Abril e venho a fazer tudo de forma lenta devido o tempo escasso, mas minhas ferias tem sido muito empolgantes. Obrigado mais uma vez Senne.
Que bom que está curtindo o curso, Pedro, fico feliz demais!!
Caio Lira
7 de fevereiro de 2018
Senne, mais uma vez, meus parabens pela (Aula?) Workshop. Foi Topper. Soh uma pequena duvida, essa musica foi lancada? Achei bem legal o vocal, se encaixaria perfeitamente em um Progressive House ou EDM.
Fala Senne, tenho uma dúvida quanto a questão de vocais, não é muito relacionada à aula em si, mas me surgiu a seguinte questão: Digamos que haja um pack de vocal que seja royalty free, e eu tenha gostado da letra, mas do timbre da voz não, ai eu chame alguém para cantar, ou eu mesmo cante no meu timbre, teria problemas com alguma questão de direito autoral?
Raphael Augusto Guedes
8 de fevereiro de 2018
Acho que não teria problemas né, afinal posso pegar a pack e fazer altas alterações só com a transposição
Raphael, essa é uma ótima pergunta… eu creio que não haveria problema, mas não tenho 100% de certeza, já que em toda música gravada existem dois aspectos: o fonograma (a gravação em si) e a obra (a letra e melodia no papel).
O fonograma nesse caso (o áudio) não tem problema algum, mas a obra é uma incógnita pra mim.
De qualquer forma, se vc quiser fazer, FAÇA, o problema da obra geralmente é menor que do que fonograma, nesse caso ainda mais. Não se limite por essas questões.
Raphael Augusto Guedes
14 de fevereiro de 2018
Shooow, valeu Senne!!!
Lucas Albuquerque
15 de fevereiro de 2018
senne, tenho um grande problema com a nota das musica.. nunca sei qual é.. maior ou menor no teclado do ableton. tem algum metado para me passar? e estudar ? e tbm fico perdido nunca sei quando está no tomm
Lucas, recomendo vc assistir novamente as aulas iniciais do módulo fundamental, quando falo sobre melodia, acordes e harmonia. Mais pra frente no curso teremos alguns workshops sobre teoria musical que vão reforçar isso.
Lucas Albuquerque
16 de fevereiro de 2018
ta ok prof, vou assistir lá.
Jp de Alencar
11 de março de 2018
Senne, em 51:05 voce fala sobre o knee do compressor, e abre um grafico do qual nunca entendi, O ponto em que começa a outra linha é quando o compressor começa a atuar?E o knee seria a taxa que ele atuaria?
João, nesse gráfico a linha horizontal é o volume de entrada, e a vertical de saída, ou seja, dependendo do ratio e o valor em que está o threshold o volume de saída fica atenuado.
Já o knee é um modificador do threshold, ele faz com que a atenuação comece um pouco antes do que está setado originalmente.
Pedro Takano
25 de março de 2018
Muito bom escutar um antes e depois de um vocal assim. A Patrícia canta muito bem e não foi mico nenhum, mesmo sendo só a guia. E aí a aula me deu uma noção bem mais clara do que vem de uma boa técnica vocal e do que vem da produção no timbre finalizado.
Caraca Muleke
31 de maio de 2018
Gostei muito dessa aula, assim como todas as outras muito útil com certeza, Uso O Fl estudio só presciso achar algumas funçoes do Ableton nele. Muito Obrigado.
Rafael Rosa
4 de junho de 2018
Senne, quando eu pego um vocal qualquer e não sei qual escala que está, eu tenho que analisar todas as notas e ver em qual escala se encaixa? tem algum macete pra ficar mais rápido/fácil?
MKMN Expert
6 de junho de 2018
Rafa, beleza?
Eu faria o seguinte…
Usaria Mixed In Key no vocal para tentar descobrir, mas aconselho a não confiar 100% ok.
Depois que você descobrir a escala, é só pegar umas 3 ou mais track que estejam na mesma escala e fazer uma especie de Mashup para testar se tá soando bem.
É uma dica maluca, porém funcionou comigo.
Abraço!
Giovane Nunes
10 de junho de 2018
Senne, eu gostaria de lhe fazer uma pergunta criminosa. Não sei se por moral você poderia ajudar nessa questão, mas lá vai: Como burlar a questão de direitos autorais no Soundcloud? Estou aprimorando as minhas músicas e gostei bastante do resultado de um bootleg que eu fiz, utilizando um vocal pop famoso.Tentei postar diversas vezes de diferentes maneiras e em modo privado, só para ter em stream e poder ouvir onde quiser, mas o Soundcloud logo reconhece o vocal e exclui a track. Além do vocal, sampleei um trecho dos acordes e dupliquei em loop. Minha intenção depois de mixada e masterizada, seria usar esse bootleg como música de trabalho. É a primeira vez que isso acontece comigo. Já utilizei vocal desse mesmo artista em outro bootleg e nada aconteceu. Acho válido mencionar que usei um delay e reverb leve em todo o vocal e ele tem o início picotado. Só utilizo grande parte dos vocais no drop. Mantive o tom original do vocal (pensei em jogar 1st para cima ou para baixo, mas ainda não testei, porque teria que descaracterizar a track inteira).
MKMN Expert
13 de junho de 2018
Giovane,
Beleza?
Já aconteceu algumas vezes comigo e não tive muito o que fazer, a não ser aceitar a exclusão da música e pronto. rs
Na próxima, tenta distanciar máximo possível da versão original, mudando tom e timbragem. Deixe mais longe possível e dessa forma não terá problemas.
Abraço!
Giovane Nunes
13 de junho de 2018
Vou tentar com essa versão mesmo e ver o que dá, rs. Gostei muito da ideia final. Obrigado pelo suporte. Abraço!
Bruno Augusto
18 de junho de 2018
Fala Giovane, aconteceu isso cmg em uma musica tbm. Eu alterei um pouco o bpm dela (2bpms pra cima), e apesar de ter mudado um pouco o projeto, passou pelo filtro. espero ter ajudado =D
Giovane Nunes
21 de junho de 2018
Cara, eu criei um arpejo dentro da escala da música, mas com notas alternadas, e utilizei no final do segundo drop.. Não sei se ajudou, mas depois disso, ela passou pelo filtro.
Giovane Nunes
19 de junho de 2018
Eu tenho algumas perguntas… Essa parte de compressão toda do vocal eu teria que fazer antes dos efeitos de ambiência? Eu to testando a compressão para controlar os picos de volume e a compressão de cola, porém, o vocal da minha track já estava todo ambientado com delay e reverb… Outra pergunta: Meu vocal tem layer com uma parte -12st no pitch e outra normal. Eu posso e devo fazer a parte toda de compressão no grupo dos vocais?
E para terminar: Essa layer do vocal em -12st tem que ser sem ambiência (delay e reverb) para soar mais mono e ficar no centro da track?
MKMN Expert
20 de junho de 2018
Fala Giovane,
Beleza?
1 – Essa parte de compressão toda do vocal eu teria que fazer antes dos efeitos de ambiência?
– Eu gosto de Equalizar, depois uma comprimida e talvez uma saturada pra depois adicionar efeitos. No seu caso aí, eu aconselho a pegar leve no processo porque ele já vem processado.
2 – Meu vocal tem layer com uma parte -12st no pitch e outra normal. Eu posso e devo fazer a parte toda de compressão no grupo dos vocais?
– Vai depender do que você quer na mix e como vocal está se comportando, se tiver muito pico, pode fazer sim, mas bem de leve.
3 – Essa layer do vocal em -12st tem que ser sem ambiência (delay e reverb) para soar mais mono e ficar no centro da track?
– Vai depender do que você quer, não existe regras para esse tipo de coisa, voce pode deixa -12 mais centralizado, normal mais aberto, ou ao contrario.
Espero que tenha entendido.
Abraços!
Giovane Nunes
21 de junho de 2018
Entendi sim. Estou bem mais aliviado. Obrigado!
Giovane Nunes
21 de junho de 2018
Esqueci de uma última dúvida sobre esse tema: Eu costumo trabalhar com acapellas não oficiais (extraídas por meio de equalização, mas com o resultado final satisfatório) deisponibilizadas por alguns sites, de músicas já existentes (geralmente vocais famosos de pop, hip hop, rock…). Esses vocais, por já existirem em tracks que já foram mixadas e masterizadas, acabam vindo já processados e com uma leve ambiência. Minha pergunta é se seria válido eu ainda usar a maioria dos processamentos citados nessa aula.
Eu acabo trabalhando de forma instintiva e percebo que na maioria dos casos, mais uma ambiência é necessária, e agora com essa aula, eu percebi que uma compressão leve também se torna válido, tendo em vista que os vocais vem com uma dinâmica relativamente alta (muitos picos de volume). Porém, não sei se seria o correto a se fazer.
MKMN Expert
3 de setembro de 2018
Giovane,
Eu aconselho a limpar os graves do vocal antes usando EQ e ver se os médios estão com alguma ressonância sobressaindo. Cuidar da sibilância, e se for preciso uma pequena compressão para ajustar seu vocal de acordo com a dinâmica da sua musica.
Essa é minha opinião.
Abraço!
Giovane Nunes
4 de setembro de 2018
Obrigado! Abraço!
Thiago Duplicata
3 de setembro de 2018
Fala Giovane, vou tentar ajudar, isso é muito relativo, não existe certo ou errado, se por um acaso a voz esta com um reverb curto vc poderia utilizar outro reverb mais longo para alcançar o objetivo desejado. Da mesma forma caso a voz venha com um reverb mais longo, vc pode utilizar por exemplo um Gate para atenuar a calda do reverb e misturar algum outro reverb que você queira. Ou caso vc queira uma compressão mais agressiva ou uma saturação maior, também seria possivel utilizar. Ou ainda mais, queira re-timbrar a voz pra ela encaixar melhor na sua track. Tudo isso é possível.
MKMN Expert
3 de setembro de 2018
Mandou muito bem, Thiago!
Giovane Nunes
4 de setembro de 2018
Muito obrigado! Ajudou bem.
Caraca Muleke
1 de setembro de 2018
na parte 35:29 alguem sabe como fazer essa funçao no fl estudio?
João Paulo Brandão
12 de setembro de 2018
usa a função “make unique as sample” e transforma em audio
Luidy Alves
25 de outubro de 2018
eu não entendi muito como funciona esse DS, fiz numa acapela aqui, até a parte que tava verde ter ficado com a cor normal. eu poderia me adaptar com esse tipo de critério ?
MKMN Expert
26 de outubro de 2018
Fala Luidy,
beleza?
DS é um compressor para sibilância, ele atenua aquele agudinho estridente, como no exemplo aí no vídeo.
Depende muito de cada vocal para aplicar isso, alguns vocais tem muita presença, outros não. E nessa parte que entra nosso ouvido. 😉
Abraço!
Luidy Alves
1 de novembro de 2018
fiz numa acapela aqui, até a parte que tava verde ter ficado com a cor normal. eu poderia me adaptar com esse tipo de critério ?
MKMN Expert
1 de novembro de 2018
Fala Luidy, depende muito da voz, 2 e 10 kHz +/-, nessas regiões que acontecem sibilâncias. Abraço!
Daniel
23 de janeiro de 2019
Não sei aonde fica o transpose no Cubase, sabe me informar Felippe Senne?
Uma dúvida Senne, eu vou e gravo o vocal no ableton e salvo esse vocal em Wav. E abro ele e analiso no rekordbox pra descobrir qual a nota, tonalidade que o vocal esta!! Isso está certo, qual melhor maneira de descobrir a tonalidade do vocal no ableton? Melodyne, Waves tune, descobrem a nota?
141 Comments
Ivan Zanella
31 de julho de 2014Muito bom, me esclareceu bastantes dúvidas, valeu, muito obrigado!
Gabriel Oliveira De Andrade
1 de agosto de 2014Muito bom, me tirou varias duvidas e também vou poder aplicar em gravação com instrumentos microfonado
Eduardo
4 de agosto de 2014Senne, sobre o Auto Tune EFX3, fui comprar ele no site da Antares, e preciso da Hard lock (ilok usb). Como vc adiquiriu esta chave usb? Fiz o download da versão trial, mas mesmo assim preciso da usb iLok pra ativar. Obrigado!! Muito bom esse tutorial! ótimas dicas!! Abraço.
Felippe Senne
4 de agosto de 2014Eduardo, eu já tinha a iLok pois há uns anos atrás comprei o Pro Tools, e veio com ele. Mas eu acho que atualmente vc não precisa da iLok pra rodar, basta criar uma conta no site http://www.ilok.com e baixar o gerenciador de licenças dele, não tenho certeza sobre isso, mas dá uma olhada lá.
Eduardo
4 de agosto de 2014Valeu Senne! Vou tentar.
Mendhelson Luiz Gonçalves Duar
21 de agosto de 2014Boas dicas!! Gostei das técnicas de edição do vocal aqui apresentadas… Vou analisar melhor a partir de agora… o/
Tom Lacerda
7 de setembro de 2014“não estava agindo porque eu estava com o compressor na frente, eu sou um gênio” Essas tiradas não podem faltar! O vocal da musica ja colou nos ouvidos! estrategicamente claro! rss.. excelente conteudo !!
Consistency
23 de setembro de 2014Muito bom, uma dúvida esses efeitos podem ser usados em acapellas também ?
Felippe Senne
23 de setembro de 2014Com certeza pode sim, mas vc precisa ficar esperto só pra não exagerar, pq algumas acapellas já vêm processadas, com delay, reverb, comprimidas e equalizadas.
Anderson Dueli Queiroz
13 de novembro de 2014Qual o efeito nativo do ableton para conter esses excessos de “S” nas gravações de vocais, eu por exemplo sou locutor e gravo meus spots para radios e propaganda volante no meu dow, e tenho um resultado bem satisfatório. Obrigado Senne.
Felippe Senne
14 de novembro de 2014Anderson, existe um tipo de compressor chamado De-Esser, que age somente numa faixa de frequências que você queira atenuar, dá uma pesquisada sobre ele.
Igor Lisboa
30 de janeiro de 2015Felippe, esse vocal está lindo ! Gostei da letra, essa track vai ser sucesso… quero fazer um remix dela ainda hein hahah
PatyNeto Cassettari
8 de março de 2015Esclarecedor!! Forte abraço Senne.
Alexandro da Silva
19 de março de 2015Aos principiantes que nem eu, e que não sabem de onde tirar dinheiro pra tanto plugins lindos que nem o auto tune e muitos outros rs
Segue 3 plugins F-R-E-E que fazem um trabalho parecido com o AUTO TUNE, não são craqueados, são free mesmo 🙂
Escolha o seu:
http://www.gvst.co.uk/gsnap.htm (para windows)
http://www.g200kg.com/en/software/kerovee.html (para windows)
http://www.meldaproduction.com/plugins/product.php?id=MAutoPitch (para windows e MAC)
Guilherme Alves
10 de março de 2016Valeuu, vou tentar instalar aq, fui instalar o auto tune, acabei pegando foi uma pa de virus kkk fita
Douglas Nogueira da Silva
2 de maio de 2015Muito boa a aula!
Confesso que dei muita risada com o Senne imitando as desafinadas da cantora..
Realmente ela deve ter ficado muito brava com vc Senne haha
Cleiton Fecarp
5 de maio de 2015Senne, minha dúvida é a seguinte, quando a acapella perde volume na hora que entra a melodia e acordes, ai já é parte de equalizar a música tirando frequências ou dar um ganho de volume na acapella ?
Cranioex
24 de junho de 2015Felipe minha duvida e sobre como colocar no tempo o vocal!!!!
Felippe Senne
24 de junho de 2015Cranioex, dá uma olhada no Curso de Acapellas aqui no site, tem tudo explicado. 😛
Cranioex
24 de junho de 2015Ok, :P, kkkkkkkkkk
Kass
11 de julho de 2015Senne, tenho três dúvidas em relação ao vocal:
1. Quando temos um vocal no drop de uma música, também usamos o sidechain nele em relação ao kick? Se sim, é uma compressão muito agressiva ou algo sutil?
2. Na questão de ambientação, o vocal não deveria ser tratado com return tracks de reverb/Delay que também vão para os outros instrumentos da track, pra que fiquem tudo na mesma ambientação e soem no mesmo “local”?
3. Quando temos uma voz principal e uma segunda voz, ou até mesmo três vozes, também usamos a dobra de vocal? Se sim, pra cada voz que faz harmonia, ou somente no vocal principal?
Felippe Senne
12 de julho de 2015Fala Kass, ótimas perguntas, vou te dar minha opinião sobre elas:
1 – Eu costumo usar sim sidechain, mas de uma forma mais branda, nos vocais nos drops. Uma coisa q vc pode experimentar é fazer sidechain multibanda no vocal, por exemplo, fazendo o “pumping” apenas nas frequências mais graves dele, dá um confere aqui: http://makemusicnow.com.br/tutorial-sidechain-multibanda-no-ableton-live/
2 – Isso é uma questão total de gosto/preferência do produtor, tem gente que usa delays e reverb direto no canal, tem gente que prefere usar canais auxiliares… acho que vc tem que fazer suas experiências pra decidir qual workflow te deixa mais confortável pra trabalhar.
3 – Isso vai depender se a voz principal está “forte” o suficiente pra sua ideia na música, também é uma questão total de gosto, e o que recomendo é que vc experimente a dobra e analise se ficou bom ou não.
Espero que ajude!
Kass
21 de julho de 2015Show de bola, Senne, vou experimentando nas tracks, pra ver qual jeito me adapto melhor pra trabalhar!
Eduardo Neze
26 de julho de 2015Otima aula Senne, esclareceu varias duvidas! Gostaria de saber, se alem do efeito criado com o AutoTune, quais outras opções podem dar certo e deixar a voz “especialmente” modificada?? Valeu
Wendell Silva
15 de agosto de 2015Show de workshop!
Vinicius Soneca
29 de setembro de 2015boa tarde, Felipe Senne,como consigo automatizar o transposer pro vocal mudando o pitch numa única faixa?
ötima aula,parabéns pelo belo trabalho!!!!
Tobias
13 de outubro de 2015Senne, estou com um vocal aqui, mas não faço ideia de quais notas estão sendo cantadas, como eu faço pra saber quais são, pra eu poder fazer a base de acordes melodia? é um vocal pra um remix contest
Felippe Senne
15 de outubro de 2015Tobias, antes de tudo você precisa descobrir em qual escala está a música, assim você vai saber quais notas foram usadas, e depois é uma boa você ir tirando as notas usando um piano. Vai pegando uns pequenos trechos do vocal, e vai tocando as notas da escala no piano pra descobrí-las.
Depois disso você precisa ir experimentando com os acordes do campo harmônico da escala do vocal, exatamente o que vimos naquela aula do módulo fundamental sobre Harmonia, mas vou te dar uma dica: geralmente os acordes I, IV e V sempre encaixam bem durante a progressão.
Tobias
19 de outubro de 2015entendi Felippe, muito obrigado, matou a minha dúvida!
Fernando
22 de novembro de 2015Senne posso fazer o Low e o Hi com o fader de pitch normal?Ou usar algum plugin externo? eu uso o FL e não tem essa opção transpose.
Felippe Senne
22 de novembro de 2015Fernando, pode sim, dá uma olhada no módulo Harmony do plugin Izotope Nectar 2, tem umas soluções boas pra isso.
Fernando
23 de novembro de 2015Ok. Valeu
jonathans
23 de dezembro de 2015Senne é preciso abrir espaço ( cortar frequencia ) em alguma parte do instrumental pra da espaço pro vocal ou não?
Valeu. Demoro fazer perguntas por que as vezes demoram vim as dúvidas mesmo kkkkk.
Felippe Senne
25 de dezembro de 2015Jon, com certeza é necessário sim, de preferência nos médio-graves e também na região próximo a 1 kHz, assim o vocal consegue vencer a briga com o instrumental e ficar “na cara”.
Vitor
23 de janeiro de 2016Alguém sabe porque minha config de buffer size, é travada,fica escrito em cinza e não tenho como alterar ?
Felippe Senne
23 de janeiro de 2016Vitor, dá uma lida no manual do driver de áudio do seu computador.
Guilherme Alves
10 de março de 2016Aula Show de bola, incrível o antes e o depois do vocal. Só uma coisinha, gostei muito daquele efeito robótico do Auto Tune, tem algum outro plugin que eu consiga chegar nesse mesmo resultado?
Felippe Senne
11 de março de 2016Guilherme, experimenta com o Waves Tune e o módulo de pitch do Izotope Nectar.
Luan Velasquez
12 de abril de 2016Senne, boa tarde!
Assistindo essa aula e ao tutorial sobre Sidechain Multibanda que você recomendou nos comentários, fiquei com duas dúvidas…
A primeira seria em relação ao uso do Utility para deixar o canal Mono. Posso usar sempre este recurso? Na aula de mixagem vi que você utilizava o equalizador no modo M/S e equalizava as frequências para conseguir esse resultado. Posso utilizar o que for de minha preferência? Como funciona essa escolha?
A segunda seria em relação ao uso do Sidechain Multibanda. Posso utilizar o Sidechain Multibanda em todos os elementos da minha track que estiverem em conflito com o Kick para ser mais preciso nas frequências de atuação ou em certos casos devo utilizar apenas o Sidechain tradicional?
Valeu!
Felippe Senne
13 de abril de 2016Luan, te respondendo:
– Se vc quiser deixar o canal MONO, o Utility é uma boa opção sim, sempre uso ele.
– Pode sim, com certeza, é uma boa opção pra não fazer “pumping” exagerado em instrumentos que não precisem dele, mas que esteja em conflito com os graves e subgraves do Kick e Bass.
Abraços!
Martin Santini
3 de maio de 2016Senne bom dia! Estava revendo essa aula pois precisava saber como tirar os barulhos chatos do vocal SH porém no video só é possivel com o Fabfilter DS que é muito caro… Existe outro plug in ou outra tecnica para acabar com os ruidos indesejados? Obrigado!
Felippe Senne
3 de maio de 2016Martin, eu mostrei esse plugin da Fabfilter pq ele é muito bom, porém existem outros tão bons quanto, inclusive o próprio compressor do Ableton Live tem um preset que simula o funcionamento de um de-esser.
Outro plugin que costumo usar é o Waves De-Esser.
BD Santoro
23 de agosto de 2016qual dos compressores do abletone nome ?
Ellyson Meardi
22 de junho de 2016Boa tarde Senne. Eu tive que trocar de email e fiz a alteração na opção “Edit My Profile”, porém, parei de receber os emails informando a liberação das aulas. Pode verificar por favor? Abrss!
Alterei de [email protected] para [email protected]
Bruno Luiz
26 de junho de 2016Muito bom Felippe!
Ajudou demais, a parte sobre não deixar o vocalista pressionado e tal foi interessante, pretendo gravar alguns vocais em estúdio para o TCC da MkMN, essa aula ajudou demais, vou pegar alguns vocais do Looperman e praticar bastante!
Eider Stein
5 de julho de 2016Senne, tô cheio de ideias de músicas boas pra remixar, mas não encontro acapella da maioria delas. Existe algum modo de remover o instrumental pelo ableton?
Felippe Senne
5 de julho de 2016Eider, a resposta mais objetiva é NÃO, mas existem algumas técnicas, como a inversão de fase (usando uma versão instrumental e a versão original), que podem ajudar a isolar o vocal, porém nunca fica muito legal.
Fabio
6 de agosto de 2016Senne, tem alguma dica de fazer tipo um estúdio caseiro em casa kkkkkk, sei la com caixinha de ovo sei lá
Felippe Senne
8 de agosto de 2016Fabio, sendo bem honesto eu não entendo muito de acústica, porém oq eu poderia recomendar é vc encontrar o quarto mais “abafado” da sua casa, e fazer lá a sua gravação. Quem sabe pode usar uns colchonetes nas paredes, pra diminuir ainda mais as reflexões, assim deixando o quarto mais “seco”. Pra gravação de vocais, quanto mais seco, melhor… posteriormente vc pode trabalhar a ambiência com reverb, delay, etc.
BD Santoro
23 de agosto de 2016Fiquei confuso quanto ao uso dos compressores que se resume no seguinte: é pra usar vários compressores juntos na colagem da voz?
Felippe Senne
24 de agosto de 2016BD, isso depende do material que vc estiver trabalhando: se for um remix e o produtor da track original te mandar a acapella já processada, então não precisa de muita compressão, só o suficiente pra colar junto com a base do seu remix.
Já no caso de um vocal gravado por você, é bem provável que vc vá precisar de uma compressão mais forte, o que pode ser feito por vários compressores em série, pra que soe consistente o vocal.
Isso, é claro, depende muito da sonoridade que vc quer chegar, da qualidade de gravação, etc.
BD Santoro
26 de agosto de 2016Ok! Entendi agora,muito obrigado!
Fabio
27 de agosto de 2016Senne, onde posso comprar packs de vocais na nossa moeda kkk
Felippe Senne
29 de agosto de 2016Fabio, o único nacional de samples que conheço é esse: http://www.oritmo.com
Alberto Felipe
1 de setembro de 2016Senne, tenho algumas acapellas (não originais) que apresentam Delay e Reverb. Existe alguma técnica para fazer o processo contrário (suavizar o excesso de delay e reverb)?
Felippe Senne
2 de setembro de 2016Alberto, tem duas coisas que vc pode fazer: uma seria editar os trechos onde só tem a sobra do reverb/delay, dessa forma você ameniza o efeito. Porém quando estiver rolando o vocal em si o reverb/delay estará lá.
Outra coisa que vc pode fazer é remover toda a informação Side do vocal, que é onde costuma ter muito reverb, usando um EQ Mid/Side ou até mesmo um plugin como o Utility do Ableton, deixando o Width em 0%, assim fica totalmente mono.
Alberto Felipe
2 de setembro de 2016Entendi. Agora me tira outras 2 dúvidas, por favor:
1) Percebi que quando abro o Utility, aquela caixinha embaixo do “nob” de db está configurado para Stereo. Mesmo deixando o Width em 0% essa configuração irá deixar totalmente mono?
2) A técnica de utilizar o Utility serve para reduzir um pouco de Fanger tbm ou há outro método?
Felippe Senne
3 de setembro de 20161) Vai sim!
2) Pode ajudar sim, já que o Flanger vai gerar muita informação estéreo.
Alberto Felipe
3 de setembro de 2016Muito Obrigado! 🙂
Krysman Bart
23 de outubro de 2016Amigos, por gentileza, alguém teria o auto-tune vtx 3 (win) para salvar ? só encontro viruz na net !
vlw 😉
Yury Figueiredo
26 de julho de 2017Fala amigo, se tiver ve nesse site
http://samplepro.ru/
Ele é em russo, mas só usar o tradutor que ajuda…sem vírus e tem muita coisa boa.
Lucas Torres
17 de dezembro de 2016Opa Beleza Senne?…Não estou consiguindo olhar a Aula, aparece…(ARREPENDIDO houve um problema com o playback)
..
Felippe Senne
19 de dezembro de 2016Lucas, o problema persiste?
Lucas Torres
21 de dezembro de 2016Não Persiste..esta tudo certo Agora! Valeu Prof Senne!
Victor Cheregatto
28 de dezembro de 2016Senne.
Estou com um vocal com um barulho de ar condicionado atraz da voz…é bem baixo mas esta incomodando. Alguma dica para returar ou pelo menos minimizar isso? Ja tirei as frequencias desse som o EQ mas tem em algumas frequências junto com a voz.
Felippe Senne
29 de dezembro de 2016Victor, uma solução pra isso é usar algum plugin de “noise reduction”, como o X-Noise e Z-Noise da Waves. A iZotope também tem plugins dessa função.
Gabriel Mitsui
21 de janeiro de 2017Senne para deixar um vocal estilo de uma criança cantando e o mesmo esqueça do exemplo de dobras do vocal Hi e Low ?
Felippe Senne
24 de janeiro de 2017Gabriel, não entendi a pergunta.
Lucas Thiago
27 de janeiro de 2017Essa “Lógica” do Ableton de utilizar o Delay antes do Reeverb também é aplicável no FL Studio ?
Felippe Senne
31 de janeiro de 2017Com certeza, Lucas, no final das contas todos os DAWs tratam da mesma coisa: áudio! 😛
Márcio Candido Faria
9 de fevereiro de 2017yeah
Den'Allen
23 de março de 2017Senne, pergunta sem relação com a aula: qual controladora midi tu indica pra quem tá começando? Quais marcas são boas? Modelos e etc. Não tenho a mínima idéia de qual comprar, mas essa coisa de fazer tudo pelo mouse e teclado está sendo chato pra mim. Já estou aprendendo piano e gostaria de ter uma controladora midi pra produzir.
Felippe Senne
23 de março de 2017Den, você pode fazer essa pergunta no fórum? Tem mais a ver lá: http://forum.makemusicnow.com.br
Pra criar um tópico basta acessar a página principal, descê-la até o final (onde tem a listagem de todas as categorias), e clicar na categoria em que vc quer criar o seu tópico.
Já na página da categoria, desça ela até o final, que vc vai encontrar um formulário pra criar o tópico.
Den'Allen
24 de março de 2017Opa, tranquilo. Vou perguntar lá 😉
Paulo Lassance
12 de abril de 2017passei a aula imaginando a cantora assistindo a aula e ouvindo seus comentários kkkkkk
Felippe Senne
12 de abril de 2017Seria tenso!! hehehehe
Mr. Jones
17 de abril de 2017otima aula Senne!!! Grande abraço
Matheus Falcão
18 de abril de 2017animalll, tudo anotado ahhah
Lucas Fradera
13 de maio de 2017Fala senne, tenho algumas dúvidas sobre esta aula, vamos lá:
1 – como saber em que nota você está gravando o vocal?
2 – Para fazer uma música com vocal, tem alguma regra do tipo: criar primeiro o instrumental e tentar adaptar o vocal a esse instrumental ou é preciso criar primeiro o vocal e depois tentar criar todo o instrumental embasado no vocal? Tenho essa dúvida porque uma vez vi um vídeo do deorro em colaboração com o adrian delgado, e ele já tinha todo o instrumental pronto e eles criavam o vocal em cima do instrumental, enfim.. existe alguma regra ou tanto faz?
3 – Seria uma ‘regra’ dobrar sempre os vocais que trabalhamos? Digamos que você disponibiliza essa música para remix, com todos os stems e etc. Precisaríamos ”retratar” o vocal como você fez no vídeo?
Felippe Senne
6 de junho de 2017Lucas, lá vão as respostas:
1 – Geralmente ao criar um vocal é definido antes de tudo em qual escala será feita a composição do mesmo.
2 – Normalmente cria-se uma “base”, que pode ser apenas alguns acordes, ou até mesmo a track instrumental completa, e assim cria-se o vocal “por cima”. Mas nada impede de começar a ideia pelo vocal em si, seja por uma ideia de melodia ou letra.
3 – Se você estiver fazendo um remix, é bem provável que o vocal disponibilizado já esteja todo tratado, então nesse caso vai ser uma opção mais artística do que técnica fazer as dobras.
Paulo Lucchesi
5 de junho de 2017Senne, uma pergunta sobre um assunto diferente do tratado na aula, porém mantendo no conceito de “vocal”.
Estou criando uma track em 123 BPM e achei um áudio que encaixa perfeitamente com a Track. Porém, no Sample Pack, os áudios vieram todos em 150 BPM’s pra cima. Ao Warpar o áudio e colocar na Track, ele fica lento e destorcido, mas ao utilizar o mesmo áudio no BPM original do Sample, e com o warp ligado, ele meio que se encaixa na música. É possível trabalhar assim? ou todos os áudios que vamos utilizar em nossas tracks tem que estar no mesmo BPM do projeto?
Felippe Senne
6 de junho de 2017Paulo, se o vocal soou bem sem o warp, e se encaixou no andamento da música bem, então não há motivo pra usar o warp! heehehehe… A regra é soar bem, e estar encaixado certinho nos compassos.
jonathans
24 de junho de 2017Ola senne. To com alguns problemas nas gravações de vocais.
Queria saber se você tem alguma dica para melhorar a ambientação , e também a captação.
A gravação sai com a ambientação da sala , coloquei algumas espumas mas não adiantou muito.
Horrível na hora a mix por que essa ambientação vem tudo pra frente depois.
Uso um mic condensador samson e uma placa de áudio da audio box.
E pior… Como moro de aluguel , não sei se poderei construir alguma cabine acustica. E também nem sei se essa é a solução.
Felippe Senne
25 de junho de 2017Jon, esse é um problema brabo, infelizmente (ou felizmente, não sei) não dá pra fazer muita coisa se a acústica do lugar onde está rolando a gravação não colabora. Além das experiências tentando tratar a sua sala, oq vc pode fazer é procurar algum estúdio de gravação bemmm em conta, oq existe aos montes, e fazer sua gravação lá, após ter ensaiado bastante com o vocalista anteriormente, não fica caro e o resultado da produção vai ser 100x melhor.
Gabriel Lopes
25 de junho de 2017Ficou muito boa a música cara! Hahhaahahah Boa Senne Monstro!
Felippe Senne
25 de junho de 2017Valeu, Gabriel!
Mark Miranda
6 de agosto de 2017Senne, no final ao fazer as dobras do vocal, Low e Hi, alem dos ajustes de volumes que você fez conforme a ideia, precisaria ser feito algo mais como uma equalização individual e no grupo assim como é feito ao fazer layers de kick ou bass baseado nas oitavas que estão atuando? ótima aula, abs!
Felippe Senne
8 de agosto de 2017Mark, é sempre bem-vinda uma equalização sim, até pras frequências “redundantes” dessas dobras não atrapalharem o vocal principal. Você pode dar uma limpada mais brusca nos graves do High, e nos agudos do Low.
Mendes Netto
31 de agosto de 2017Assistindo essa aula descobri que o FL tem um Melodyne nativo chamado Newtone que eu nem sabia que existia.
Vamos as dúvidas: Nessa aula foi usado um vocal feminino com o pitch “normal” e eu vi que você cortou o low end desnecessário. Minha duvida então é como proceder num vocal de G-House onde além do sample geralmente ser de rap com cantor homem os artistas ainda jogam o pitch lá em baixo competindo por espaço com o kick e o bass e até o menor dos cortes descaracteriza o vocal?
São usadas várias dobras também?
Como eles atingem essa harmonia e principalmente o peso/grave nesses 3 elementos importantíssimos ao mesmo tempo?
Valeu Senne, aula sensacional como sempre.
Felippe Senne
2 de setembro de 2017Mendes, uma coisa que vc pode fazer pra que não haja conflito do vocal bem grave com os subgraves do kick e bass é usar um sidechain multibanda no vocal. Nesse tutorial mostro uma forma de fazer: https://www.youtube.com/watch?v=RCw9DSTWbCo
Porém vc pode fazer isso com qualquer compressor multiband que aceite sidechain, tipo o Fabfilter Pro-MB ou o iZotope Alloy.
Sobre dobras, em rap geralmente não tem, somente se for alguma parte cantada especial, mas nada te impede de dar uma dobradas nos graves em vocais normal, se quiser preencher mais.
Mendes Netto
3 de setembro de 2017Então Senne, eu uso o FL Studio e dando uma pesquisada aqui descobri que o próprio Parametric EQ nativo tem a opção de usar o sinal do kick como trigger através do fruity peak controller, dessa forma o próprio EQ corta as frequências que eu setar nele toda vez que o kick bater. O resultado foi satisfatório, acredito que basicamente a mesma coisa do video que você mostrou no ableton. Posso usar dessa forma ou é melhor usar o multiband compressor msm?
Achei um video no youtube demonstrando o que estou fazendo aos 0:30
https://www.youtube.com/watch?v=ivqOjTwpCuA
Felippe Senne
7 de setembro de 2017Muito legal, Mendes, se assim funciona, então caia dentro com essa técnica.
Douglas Dias
4 de outubro de 2017showww de mais a aula valeu sene
Peter
22 de novembro de 2017Boa noite Senne, td certo? Quero tirar uma dúvida! Tem como criar back vocals, tirando trechos do próprio vocal usado em uma track? Qual seria a técnica?
Felippe Senne
24 de novembro de 2017Peter, sim, seria o mesmo princípio das dobras que mostro na aula. Oq vc pode fazer é usar alguns efeitos para modificar um pouco o timbre, preenchendo mais o espectro sonoro.
Leonardo Barreiro
27 de dezembro de 2017Senne slap delay e haas effect são coisas diferentes? Pq nao consegui notar a diferença deles nessa aula
Felippe Senne
4 de janeiro de 2018Leo, são efeitos diferentes:
– O Slap Delay tem como objetivo ser um pequeno “eco” da voz, pra criar uma sensação maior de espaço/ambiência, pra não deixar o vocal seco.
– Já o Haas Effect nesse caso é pra fazer com que o vocal soe mais “aberto” no estéreo, funciona mais como uma dobra do que um efeito de ambiência.
Espero que ajude.
Leonardo Barreiro
5 de janeiro de 2018Blz Senne, vlw
Pedro Barbosa
29 de dezembro de 2017Nossa, fico muito feliz em poder ter acesso a informações assim, genial a parte da dobra, agradeço muito pelos conhecimentos adquiridos,pois vejo que vc não esconde os truques, muito legal ouvir as musicas dos meu artistas preferidos e sentir essa dobra. Comprei o curso em Abril e venho a fazer tudo de forma lenta devido o tempo escasso, mas minhas ferias tem sido muito empolgantes. Obrigado mais uma vez Senne.
Felippe Senne
4 de janeiro de 2018Que bom que está curtindo o curso, Pedro, fico feliz demais!!
Caio Lira
7 de fevereiro de 2018Senne, mais uma vez, meus parabens pela (Aula?) Workshop. Foi Topper. Soh uma pequena duvida, essa musica foi lancada? Achei bem legal o vocal, se encaixaria perfeitamente em um Progressive House ou EDM.
Felippe Senne
12 de fevereiro de 2018Caio, acabou que essa música não foi lançada. :/
Caio Lira
15 de fevereiro de 2018Que pena, ia ficar Top.
Raphael Augusto Guedes
8 de fevereiro de 2018Fala Senne, tenho uma dúvida quanto a questão de vocais, não é muito relacionada à aula em si, mas me surgiu a seguinte questão: Digamos que haja um pack de vocal que seja royalty free, e eu tenha gostado da letra, mas do timbre da voz não, ai eu chame alguém para cantar, ou eu mesmo cante no meu timbre, teria problemas com alguma questão de direito autoral?
Raphael Augusto Guedes
8 de fevereiro de 2018Acho que não teria problemas né, afinal posso pegar a pack e fazer altas alterações só com a transposição
Felippe Senne
12 de fevereiro de 2018Raphael, essa é uma ótima pergunta… eu creio que não haveria problema, mas não tenho 100% de certeza, já que em toda música gravada existem dois aspectos: o fonograma (a gravação em si) e a obra (a letra e melodia no papel).
O fonograma nesse caso (o áudio) não tem problema algum, mas a obra é uma incógnita pra mim.
De qualquer forma, se vc quiser fazer, FAÇA, o problema da obra geralmente é menor que do que fonograma, nesse caso ainda mais. Não se limite por essas questões.
Raphael Augusto Guedes
14 de fevereiro de 2018Shooow, valeu Senne!!!
Lucas Albuquerque
15 de fevereiro de 2018senne, tenho um grande problema com a nota das musica.. nunca sei qual é.. maior ou menor no teclado do ableton. tem algum metado para me passar? e estudar ? e tbm fico perdido nunca sei quando está no tomm
Felippe Senne
16 de fevereiro de 2018Lucas, recomendo vc assistir novamente as aulas iniciais do módulo fundamental, quando falo sobre melodia, acordes e harmonia. Mais pra frente no curso teremos alguns workshops sobre teoria musical que vão reforçar isso.
Lucas Albuquerque
16 de fevereiro de 2018ta ok prof, vou assistir lá.
Jp de Alencar
11 de março de 2018Senne, em 51:05 voce fala sobre o knee do compressor, e abre um grafico do qual nunca entendi, O ponto em que começa a outra linha é quando o compressor começa a atuar?E o knee seria a taxa que ele atuaria?
Felippe Senne
12 de março de 2018João, nesse gráfico a linha horizontal é o volume de entrada, e a vertical de saída, ou seja, dependendo do ratio e o valor em que está o threshold o volume de saída fica atenuado.
Já o knee é um modificador do threshold, ele faz com que a atenuação comece um pouco antes do que está setado originalmente.
Pedro Takano
25 de março de 2018Muito bom escutar um antes e depois de um vocal assim. A Patrícia canta muito bem e não foi mico nenhum, mesmo sendo só a guia. E aí a aula me deu uma noção bem mais clara do que vem de uma boa técnica vocal e do que vem da produção no timbre finalizado.
Caraca Muleke
31 de maio de 2018Gostei muito dessa aula, assim como todas as outras muito útil com certeza, Uso O Fl estudio só presciso achar algumas funçoes do Ableton nele. Muito Obrigado.
Rafael Rosa
4 de junho de 2018Senne, quando eu pego um vocal qualquer e não sei qual escala que está, eu tenho que analisar todas as notas e ver em qual escala se encaixa? tem algum macete pra ficar mais rápido/fácil?
MKMN Expert
6 de junho de 2018Rafa, beleza?
Eu faria o seguinte…
Usaria Mixed In Key no vocal para tentar descobrir, mas aconselho a não confiar 100% ok.
Depois que você descobrir a escala, é só pegar umas 3 ou mais track que estejam na mesma escala e fazer uma especie de Mashup para testar se tá soando bem.
É uma dica maluca, porém funcionou comigo.
Abraço!
Giovane Nunes
10 de junho de 2018Senne, eu gostaria de lhe fazer uma pergunta criminosa. Não sei se por moral você poderia ajudar nessa questão, mas lá vai: Como burlar a questão de direitos autorais no Soundcloud? Estou aprimorando as minhas músicas e gostei bastante do resultado de um bootleg que eu fiz, utilizando um vocal pop famoso.Tentei postar diversas vezes de diferentes maneiras e em modo privado, só para ter em stream e poder ouvir onde quiser, mas o Soundcloud logo reconhece o vocal e exclui a track. Além do vocal, sampleei um trecho dos acordes e dupliquei em loop. Minha intenção depois de mixada e masterizada, seria usar esse bootleg como música de trabalho. É a primeira vez que isso acontece comigo. Já utilizei vocal desse mesmo artista em outro bootleg e nada aconteceu. Acho válido mencionar que usei um delay e reverb leve em todo o vocal e ele tem o início picotado. Só utilizo grande parte dos vocais no drop. Mantive o tom original do vocal (pensei em jogar 1st para cima ou para baixo, mas ainda não testei, porque teria que descaracterizar a track inteira).
MKMN Expert
13 de junho de 2018Giovane,
Beleza?
Já aconteceu algumas vezes comigo e não tive muito o que fazer, a não ser aceitar a exclusão da música e pronto. rs
Na próxima, tenta distanciar máximo possível da versão original, mudando tom e timbragem. Deixe mais longe possível e dessa forma não terá problemas.
Abraço!
Giovane Nunes
13 de junho de 2018Vou tentar com essa versão mesmo e ver o que dá, rs. Gostei muito da ideia final. Obrigado pelo suporte. Abraço!
Bruno Augusto
18 de junho de 2018Fala Giovane, aconteceu isso cmg em uma musica tbm. Eu alterei um pouco o bpm dela (2bpms pra cima), e apesar de ter mudado um pouco o projeto, passou pelo filtro. espero ter ajudado =D
Giovane Nunes
21 de junho de 2018Cara, eu criei um arpejo dentro da escala da música, mas com notas alternadas, e utilizei no final do segundo drop.. Não sei se ajudou, mas depois disso, ela passou pelo filtro.
Giovane Nunes
19 de junho de 2018Eu tenho algumas perguntas… Essa parte de compressão toda do vocal eu teria que fazer antes dos efeitos de ambiência? Eu to testando a compressão para controlar os picos de volume e a compressão de cola, porém, o vocal da minha track já estava todo ambientado com delay e reverb… Outra pergunta: Meu vocal tem layer com uma parte -12st no pitch e outra normal. Eu posso e devo fazer a parte toda de compressão no grupo dos vocais?
E para terminar: Essa layer do vocal em -12st tem que ser sem ambiência (delay e reverb) para soar mais mono e ficar no centro da track?
MKMN Expert
20 de junho de 2018Fala Giovane,
Beleza?
1 – Essa parte de compressão toda do vocal eu teria que fazer antes dos efeitos de ambiência?
– Eu gosto de Equalizar, depois uma comprimida e talvez uma saturada pra depois adicionar efeitos. No seu caso aí, eu aconselho a pegar leve no processo porque ele já vem processado.
2 – Meu vocal tem layer com uma parte -12st no pitch e outra normal. Eu posso e devo fazer a parte toda de compressão no grupo dos vocais?
– Vai depender do que você quer na mix e como vocal está se comportando, se tiver muito pico, pode fazer sim, mas bem de leve.
3 – Essa layer do vocal em -12st tem que ser sem ambiência (delay e reverb) para soar mais mono e ficar no centro da track?
– Vai depender do que você quer, não existe regras para esse tipo de coisa, voce pode deixa -12 mais centralizado, normal mais aberto, ou ao contrario.
Espero que tenha entendido.
Abraços!
Giovane Nunes
21 de junho de 2018Entendi sim. Estou bem mais aliviado. Obrigado!
Giovane Nunes
21 de junho de 2018Esqueci de uma última dúvida sobre esse tema: Eu costumo trabalhar com acapellas não oficiais (extraídas por meio de equalização, mas com o resultado final satisfatório) deisponibilizadas por alguns sites, de músicas já existentes (geralmente vocais famosos de pop, hip hop, rock…). Esses vocais, por já existirem em tracks que já foram mixadas e masterizadas, acabam vindo já processados e com uma leve ambiência. Minha pergunta é se seria válido eu ainda usar a maioria dos processamentos citados nessa aula.
Eu acabo trabalhando de forma instintiva e percebo que na maioria dos casos, mais uma ambiência é necessária, e agora com essa aula, eu percebi que uma compressão leve também se torna válido, tendo em vista que os vocais vem com uma dinâmica relativamente alta (muitos picos de volume). Porém, não sei se seria o correto a se fazer.
MKMN Expert
3 de setembro de 2018Giovane,
Eu aconselho a limpar os graves do vocal antes usando EQ e ver se os médios estão com alguma ressonância sobressaindo. Cuidar da sibilância, e se for preciso uma pequena compressão para ajustar seu vocal de acordo com a dinâmica da sua musica.
Essa é minha opinião.
Abraço!
Giovane Nunes
4 de setembro de 2018Obrigado! Abraço!
Thiago Duplicata
3 de setembro de 2018Fala Giovane, vou tentar ajudar, isso é muito relativo, não existe certo ou errado, se por um acaso a voz esta com um reverb curto vc poderia utilizar outro reverb mais longo para alcançar o objetivo desejado. Da mesma forma caso a voz venha com um reverb mais longo, vc pode utilizar por exemplo um Gate para atenuar a calda do reverb e misturar algum outro reverb que você queira. Ou caso vc queira uma compressão mais agressiva ou uma saturação maior, também seria possivel utilizar. Ou ainda mais, queira re-timbrar a voz pra ela encaixar melhor na sua track. Tudo isso é possível.
MKMN Expert
3 de setembro de 2018Mandou muito bem, Thiago!
Giovane Nunes
4 de setembro de 2018Muito obrigado! Ajudou bem.
Caraca Muleke
1 de setembro de 2018na parte 35:29 alguem sabe como fazer essa funçao no fl estudio?
João Paulo Brandão
12 de setembro de 2018usa a função “make unique as sample” e transforma em audio
Luidy Alves
25 de outubro de 2018eu não entendi muito como funciona esse DS, fiz numa acapela aqui, até a parte que tava verde ter ficado com a cor normal. eu poderia me adaptar com esse tipo de critério ?
MKMN Expert
26 de outubro de 2018Fala Luidy,
beleza?
DS é um compressor para sibilância, ele atenua aquele agudinho estridente, como no exemplo aí no vídeo.
Depende muito de cada vocal para aplicar isso, alguns vocais tem muita presença, outros não. E nessa parte que entra nosso ouvido. 😉
Abraço!
Luidy Alves
1 de novembro de 2018fiz numa acapela aqui, até a parte que tava verde ter ficado com a cor normal. eu poderia me adaptar com esse tipo de critério ?
MKMN Expert
1 de novembro de 2018Fala Luidy, depende muito da voz, 2 e 10 kHz +/-, nessas regiões que acontecem sibilâncias. Abraço!
Daniel
23 de janeiro de 2019Não sei aonde fica o transpose no Cubase, sabe me informar Felippe Senne?
MKMN Expert
23 de janeiro de 2019Fala Daniel,
Encontrei no youtube para você:
https://www.youtube.com/watch?v=W-oeg4xHQ-A
Abraços.
Eduardo Bonicenha
26 de abril de 2019Uma dúvida Senne, eu vou e gravo o vocal no ableton e salvo esse vocal em Wav. E abro ele e analiso no rekordbox pra descobrir qual a nota, tonalidade que o vocal esta!! Isso está certo, qual melhor maneira de descobrir a tonalidade do vocal no ableton? Melodyne, Waves tune, descobrem a nota?
MKMN Expert
26 de abril de 2019Fala Eduardo,
Respondi no seu e-mail. Valeu!? Abraços.
Pedro Pacheco
3 de julho de 2019Download do AutoTune EFX 3 http://www.mediafire.com/file/7653a0b5150urmi/EFX.rar