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95 Comments

  • marcio oliveira

    7 de março de 2015

    FELIPE ! cara sem comentarios . esse Workshop sobre teoria musical foi sensacional .
    Foi umas das aulas mais completa que jå, assisti em todo o ano que venho desenvolvendo, meu curso de Produçåo musical.
    Apesar de estar fazendo aula de teclado tudo que vc ,passou tem sentido .
    Quanto a melodias, harmonias, modo grego ,Graus e funções ,oitavas grafias e etc.
    Aprendi muito parabéns pela disinvoltura como passou o contéudo da matéria .
    E dizer que que tenho orgulho de fazer parte da grande MAKE MUSIC NOW abraço .

    • Felippe Senne

      7 de março de 2015

      Que coisa boa de se ler, Marcio! Acho que todo o esforço compensou, né? hehehehe
      Obrigado pela confiança.

  • Jeff

    11 de março de 2015

    Conteúdo fodah, parabéns Senne e obrigado por compartilhar!

  • Marcos

    11 de março de 2015

    Posso também identificar o tom de uma musica no virtual dj Professor Felippe Senne ?

    • Felippe Senne

      11 de março de 2015

      Se ele funciona direito, manda brasa!!

  • Kauan Marcos de Oliveira

    21 de março de 2015

    Felippe, só uma coisa que eu não entendi, você até falou 2 vezes mas eu não consegui pegar a ideia. o que não é aconselhável que aconteça nos tempos fortes do compasso (1 e 3)?

  • Fabio Mello

    22 de abril de 2015

    Meu , tu é muito sinistro adro sua didatica embora eu não seja dj profissional tu fala a nossa lingua cara !!! vale cada centavo o curso !!!!!!!! feliz pra k…

  • Joao Corrêa

    25 de abril de 2015

    Senne não consigo entender a contagem do sexto grau da escala menor de dó… 🙁 qual aula devo rever?

    • Felippe Senne

      26 de abril de 2015

      Você precisa rever a aula que mostra a criação das escalas, que seria a Parte 1 desse workshop.

  • Alexandro da Silva

    8 de maio de 2015

    Senne, lembrei agora uma vez que tu falou pra usar o pitch pra fazer músicas em outros tons usando o “massetizinho” das notas brancas no ableton, lá do Am, ou do C maior.

    Posso colocar pitch só no master? ou devo colocar 1 em cada canal?

    • Felippe Senne

      9 de maio de 2015

      Alex, vc precisa colocar em cada canal.

  • Alexandro da Silva

    8 de maio de 2015

    Outra pergunta, melodia é considerado só o break da música? ou o drop também pode ser considerado “melodia”?

    • Felippe Senne

      9 de maio de 2015

      Alex, você pode ter melodias em diversos instrumentos e momentos da música. Melodia basicamente consiste em tocar várias notas diferentes, uma de cada vez, com o passar do tempo. Portanto seu bass pode ter sua melodia, leads, etc.

      E você pode ter melodias tanto no break, quanto no drop.

  • Higor Diego

    14 de julho de 2015

    Senne , e para começar a criar drops ? o que você indica ? eu coloco um kick e tento me basear em algumas referencias , voce sabe de algum outro jeito para criar o drop ?

    • Felippe Senne

      14 de julho de 2015

      Fala Higor, se vc ainda estiver sem ideias, então o que te recomendo é pegar as músicas que você gostar e tentar recriar algo bem parecido com elas, isso vai te fazer perceber por que esse sons tão bem.

  • Fernando

    9 de dezembro de 2015

    Senne para fazer uma melodia posso usar os intervalos ??

    • Felippe Senne

      9 de dezembro de 2015

      Com certeza, pode sim, Fernando!

  • Fernando

    9 de dezembro de 2015

    Senne na hora que você começou a montar os acordes da música do calvin harris estava Cm. Você escolheu G# ou tem que contar os graus como você fez ? o Cm não é a tônica??

  • Fernando

    15 de dezembro de 2015

    Senne refiz essa progressão de acordes e a melodia de um remix do kshmr para o avicci da música better day e fiquei em dúvida. Qual escala ele usou para fazer a melodia? aparentemente parece CM é isso mesmo??

    • Felippe Senne

      15 de dezembro de 2015

      Fernando, qual foi o processo que vc fez pra descobrir a escala da música?

      • Fernando

        15 de dezembro de 2015

        No hook theory

        • Felippe Senne

          15 de dezembro de 2015

          Então é bem provável que esteja certo sim! 🙂

          • Fernando

            15 de dezembro de 2015

            Então que no hook theory eles falam a escala da progressão de acordes não ?

          • Fernando

            15 de dezembro de 2015

            Lá eles não falam qual a escala da melodia, pelo menos eu não vi

          • Felippe Senne

            15 de dezembro de 2015

            Lá diz D minor.

          • Fernando

            15 de dezembro de 2015

            Eu achei que era C major por que ele sobre do C4 ao C6. Sobe 14 graus ?

          • Felippe Senne

            15 de dezembro de 2015

            Não, se ficar na mesma nota está no mesmo grau, só mudou a oitava (ficou mais agudo).

          • Fernando

            16 de dezembro de 2015

            Assim, é uma boa técnica parece que deixa mais “tensa” a melodia, obrigado.

          • Wellington Luchese

            16 de janeiro de 2016

            cara, como tu fez isso de deixar os acordes atrás “transparentes”? faz tempo que vejo essa função no fl, mas não consigo fazer

          • Fernando

            4 de fevereiro de 2016

            O brother foi mal pela demora a responder,

            Ou você segue esses passos ou usa o atalho ctrl+v no piano roll que você quer que fique as notas fantasma.

  • Carlos Santos Jr.

    9 de fevereiro de 2016

    Senne aula filé! rsrs… fiquei com duas dúvidas, na realidade um meio que questionamento pra vc, o que seria mais ideal felipe: a melodia junto com o acorde como vc mostrou nessa aula ou a melodia e acorde em canais diferentes (n sei porque caiu uma dúvida se pode haver cancelamento de som se caso toquem a msma nota)? e a outra seria que na parte de “Dicas e Dúvidas” você disse que é aconselhável começar pelos acordes, eu sempre comecei pela melodia, afinal o que “manda” a melodia ou acorde? Ps.: Eu estou tendo dificuldades em criar os acordes depois da melodia, para me ajudar eu vejo os acordes maiores e menores do piano e tento encaixar algumas escalas de acorde na minha música geralmente começando com C.

    • Felippe Senne

      9 de fevereiro de 2016

      Carlos, eu acho melhor fazer a melodia num canal separado, fica melhor pra mixá-la depois. E sobre a composição não tem regra, eu particularmente acho mais fácil começar já com uma progressão de acordes por baixo, mesmo que vc nem use ela depois, só pra guiar a sua melodia e ser mais fácil de ela ter um início-meio-fim, porém isso vai de cada um, já comecei músicas pela melodia pura e simplesmente também.

      E para encaixar os acordes junto com a melodia, tenta assim: use um acorde a cada 1 ou 2 compassos (ou mais talvez), e no primeiro tempo dos compassos veja qual é a nota que esteja tocando, e experimente primeiros os acordes 1, 4 e 5 da escala (geralmente no início do trecho se começa com o 1), e nos outros compassos experimente também acordes que possuam a nota que esteja tocando na melodia.

  • Lucas Darela

    4 de março de 2016

    Muito boa aula, todas elas!! cada aula sai um projeto de som novo kkkkkk ancioso para o projeto final!!

  • Wíctor

    19 de março de 2016

    Eai senne, tudo certo?
    Minha dúvida é bem coisa de principiante mesmo que tá difícil de entender, quando tu colocou o macete de mudar o pitch para ficar mais fácil de compor me veio uma dúvida, tu fez isso pra continuar montando o midi em dó menor mas pra soar em sol menor? E se eu montar a escala e desativar e só arrastar, pode ser um jeito fácil de me guiar ou tem algum problema? Como esse exemplo na imagem

    • Felippe Senne

      20 de março de 2016

      Wictor, foi isso mesmo: montei a escala numa tonalidade que já conheço, depois arrastei tudo pra tônica (primeira nota) de outra escala, assim fica mais simples de ver quais são as notas que a compõem.

      Pode ser uma boa sim, vc precisa montar um workflow que funciona bem pra você, se assim te ajudar, manda brasa!

  • Eder D. Silva

    24 de junho de 2016

    1 – Em algum momentos voce diz que “essa nota não existe” quando estava em uma nota preta tanto em acordes como nas melodias que estava criando?
    2 – Tem outro site tipo hooktheory com musicas de artistas brasileiros?
    3 – Igual a musica do avicii, que alem da melodia ela tem tem o vocal, o processo de criação, cria primeiro a melodia e depois o vocal em cima ou vice versa?
    4 – E agora fugindo um pouco da aula, sobre tonalidade, se quero produzir uma musica em 5A (c menor), eu tenho que trazer todos elemento da musica pro c menor, kick, clap, hats, loops, leads, como funciona no processo de criação a tonalidade ?

    • Felippe Senne

      24 de junho de 2016

      1 – Não entendi a pergunta.
      2 – Acredito que não, mas vc pode procurar algum que tenha arquivos MIDI.
      3 – Normalmente oq costuma-se fazer é criar uma progressão de acordes, e a partir daí cria-se a melodia por cima.
      4 – Sim, você precisa usar apenas notas que pertençam a escala escolhida, e de preferência afinar elementos percussivos que tenham informação grave (kick, snare, tom, etc).

      • Eder D. Silva

        25 de junho de 2016

        Se nao me engano voce estava criando uma melodia e preencheu um semitom g#, e voce comentou vou apagar pq essa nota não existe,seria que ela não faz parte do campo harmônico?

        • Felippe Senne

          25 de junho de 2016

          Ahhh sim, então, essa nota não pertence a escala em questão, então teoricamente não podemos usá-la.

          • Eder D. Silva

            6 de julho de 2016

            entao por exemplo escala de C qual nota nao pertence a escala em questao?

          • Felippe Senne

            6 de julho de 2016

            No caso de C (dó maior) todas as notas pretas do teclado não pertencem a ela.

          • Eder D. Silva

            7 de julho de 2016

            então é da mesma forma que criamos as escalas harmonicas dos acordes?

          • Felippe Senne

            11 de julho de 2016

            Sim, bem parecido!

          • Jhonatan Morais

            13 de julho de 2016

            Escalas Maiores:

             Escala de C (dó maior) : C – D – E – F – G – A – B
             Escala de D (ré maior) : D – E – F# – G – A – B – C#
             Escala de E (mi maior) : E – F# – G# – A – B – C# – D#
             Escala de F (fá maior) : F – G – A – A# – C – D – E
             Escala de G (sol maior) : G – A – B – C – D – E – F#
             Escala de A (lá maior) : A – B – C# – D – E – F# – G#
             Escala de B (si maior) : B – C# – D# – E – F# – G# – A#

            Escalas Menores:

             Escala de Cm (dó menor) : C – D – D# – F – G – G# – A#
             Escala de Dm (ré menor) : D – E – F – G – A – A# – C
             Escala de Em (mi menor) : E – F# – G – A – B – C – D
             Escala de Fm (fá menor) : F – G – G# – A# – C – C# – D#
             Escala de Gm (sol menor) : G – A – A# – C – D – D# – F
             Escala de Am (lá menor) : A – B – C – D – E – F – G
             Escala de Bm (si menor) : B – C# – D – E – F# – G – A

            Acho que uma tabela dessas ajuda, eu imprimi e coloquei atrás da capa do caderno MkMN.

          • Eder D. Silva

            14 de julho de 2016

            bem util esta tabela, obrigado!
            e se no caso quiser criar uma melodia de C# ?

          • Jhonatan Morais

            14 de julho de 2016

            Eder boa pergunta, eu sou iniciante e também sei bem pouco, acho que o Senne pode responder isso.

          • Felippe Senne

            17 de julho de 2016

            Nesses exemplos que o Jhonatan postou cima realmente estão faltando as escalas formadas a partir dos “acidentes”, mas basta seguir as mesmas fórmulas de intervalos entre as notas que você constrói rapidamente qualquer uma delas, ou usar aquele truque de formar a escala de C maior, ou A menor, e transpor pra nota que vc desejar no piano roll.

      • Eder D. Silva

        20 de julho de 2016

        Sobre a resposta 4, Qual a melhor forma de trazer estes elementos para a escala escolida? e como afinar os elementos percursivos?

        • Felippe Senne

          21 de julho de 2016

          Usando a mesma técnica que mostrei pra afinação do Kick, no workshop avançado.

  • Eder D. Silva

    6 de julho de 2016

    Senne. por exemplo estou criando uma musica e esta mesma vai ser na escala de A, como seria o modo mais facil de botar os demais elementos kick, clap, tom na mesma escala e como descobrir em qual escalas eles estão?

    • Felippe Senne

      9 de setembro de 2016

      Eder, você pode usar o Mixed in Key pra analisar o tom dos seus samples.

      • Diogo Dazevedo

        18 de janeiro de 2017

        Senne vi uma vez que podemos usar o DrumRack para fazermos isso que o Eder quer, procede?
        Escolhemos o kick desejado e colocamos no banco da nota musica que quisermos, pode ser feito assim Senne?

        • Felippe Senne

          18 de janeiro de 2017

          Pode sim, Diogo, basta mexer no Transpose.

      • Allan Jacobsen

        11 de março de 2018

        Senne meu mixing in key não consegui analisar as notas dos meus samples!
        São bem poucos que ele consegui, porque será ?
        daria pra usar hornet song key ou melodyne como alternativa ?

    • Thiago Duplicata

      17 de setembro de 2018

      As vezes da pra achar a nota dos samples utilizando o afinador(Tuner), só quando tá muito grave ou muito agudo o afinado as vezes não identifica, ai o que pode ser feito é mudar a oitava do sample, acho que Senne falou disso em alguma outra aula também.

  • Eder D. Silva

    4 de setembro de 2016

    aonde posso conseguir vocais, por exemplo que nem a musica do cat dealers Like it, é uma vocalista contratada que faz os vocais ?ou tem sites que possam ter esses vocais deste tipo?

  • Leonardo

    10 de setembro de 2016

    Senne desculpa ser meio preguiçoso mais vc ao montar a escala e tals utilizou o pitch, para q as notas tocadas estejam em do menor alterando o plugin pra +5 vc sabe, me dizer a formula para as outras escalas tipo a de A menor por exemplo lkk

    • Felippe Senne

      10 de setembro de 2016

      Leo, basta vc contar quantas notas acima/abaixo está da atual e ajustar o plugin.

  • Aléx Heiderscheidt

    16 de fevereiro de 2017

    Boa tarde Felieppe,

    Quanto ao vocal, existe alguma plugin ou uma forma de identificar as notas, para eu poder criar uma melodia que acompanhe o vocal ?
    Tentei utilizar o spectrum, mas não consegui identificar qual era a nota fundamental ?

    Abraço!

    • Felippe Senne

      17 de fevereiro de 2017

      Aléx, existem sim, se chama Melodyne, é excelente (detecta até acordes). O Waves Tune também tem essa função, muito bom também.

  • MUKA ROMERO

    14 de junho de 2017

    Uma duvida galera, se eu estou usando o acorde C E G, eu não posso usar essas notas na melodia ao mesmo tempo que esta tocando o acorde???

    • Felippe Senne

      14 de junho de 2017

      Muka, pelo contrário: se vc usar essas notas na melodia que toca “por cima” do acorde, além de ser recomendado vai soar muito bem, por estar em total harmonia a melodia com o acorde.

  • Wesley

    10 de julho de 2017

    link do The Piano para baixar ?

  • MUKA ROMERO

    18 de julho de 2017

    Cara depois dessa sequencia de aulas, com a ajuda daquela ”tecnica” do campo harmônico, eu consigo criar melodias e acordes sem sair da tonalidade. Impressionante
    Valeu Senne

  • Thiago Vivaldi

    17 de outubro de 2017

    11:30 mais ou menos quase saiu um Star Wars Theme e isso é FODA pra perceber a regra aplicada na prática 🙂

  • Gildo Dos Santos

    1 de novembro de 2017

    Quando você Começou criar a melodia,harmonia e os acordes me veio essa musica na cabeça toca direto na radio achei semelhante ao que vc fez na aula. fui no hooktheory pra achar a sequencia de acordes mas não tem ainda. mas o tom é C e o mesmo da que esta sendo usada na aula. impressionante com o passar das aulas não só o conhecimento da um Up como o ouvido também começa a funcionar e Assimilar melhor as coisas.
    Essas 3 aulas de teoria realmente falou a nossa linguá e ate deu pra esclarecer também uma duvida que tinha ficado do começo das aulas referente aos Graus e Progressões de acorde. Muito bom!
    https://www.youtube.com/watch?v=YVPrCdChOAk

    • Felippe Senne

      2 de novembro de 2017

      Gildo, que bom que está sendo útil, apesar desses hits parecerem muito complexos musicalmente numa primeira ouvida, todos eles seguem estruturas harmônicas bem simples na maioria dos casos, você vai começar a achar tudo meio parecido daqui pra frente. hjeeheheheh

      • Felippe Senne

        2 de novembro de 2017

        Inclusive essa é uma das maldições do conhecimento! heheheh

        • Nick Itamar Moraes

          11 de março de 2018

          Maldições dos conhecimentos, com certa, quanto mais aprendendo mais triste ficamos e mais hipocrisias vemos pelo mundo.

  • Ismael Lopes

    23 de novembro de 2017

    Ta poha! Que conteúdo…que aula!! E como vc diz Senne ” foi o básico do básico, do básico”. Eu não fazia a mínima ideia do que era Progressões de acordes,Graus, Escalas…Putz!!

    Que venha as próximas.
    hehe!

    • Felippe Senne

      24 de novembro de 2017

      Que bom que curtiu, Ismael!

  • Tamara Alves

    7 de dezembro de 2017

    Olá Senne =)
    Depois de VARIOS testes,consegui elaborar minha dúvida ! rs
    É comum começarmos uma música numa determinada escala e ao finaliza -la,acaba se tornando outra ?
    isso acontece muito comigo,as vezes eu começo em “Em” por exemplo e quando vejo,a música já tomou outro rumo tonal rs. Sei que isso pode parecer algo normal afinal música é feita de experimentações! Mas acho q há algo de errado,pois me atrapalha no entendimento da teoria musical. 🙁

    • Felippe Senne

      7 de dezembro de 2017

      Tamara, isso é bem comum em música clássica, e também normal em gêneros como jazz e sons eruditos, e o nome dessa técnica dentro da teoria musical é MODULAÇÃO. Existem técnicas para se modular uma música de forma mais “suave”, se vc quiser se aprofundar nisso recomendo ler o livro “Harmonia” de Schoenberg.

      • Tamara Alves

        8 de dezembro de 2017

        hummm,faz sentido mesmo ….
        Ta ok,vou investir nesse livro então,obrigado pela recomendação Senne. =)

  • Raphael Augusto Guedes

    21 de fevereiro de 2018

    Showwww Senne, muito boa esse série de teoria músical, fazia tempo que eu não estudava sobre e agora me refrescou a memória e me deu uma motivação para voltar a esse tema, abraço.

  • Lucas Albuquerque

    6 de março de 2018

    opa, senne seguinte to fazendo a track no tom da voz, na nota certa.. na hr q chega no biudup a musica morre, fica sem sentido e o drop tbm, oq eu deveria fazer?

    • Felippe Senne

      12 de março de 2018

      Lucas, é difícil opinar sobre isso sem ouvir a música, vc pode postá-la aqui?

  • Nick Itamar Moraes

    11 de março de 2018

    Em aproximadamente 16:00 minutos,vc falava sobre as estrutura + nota > motivos > frases > tema e vc detalhou apenas até o motivo, não tem parte escrita sobre as frases e tema?
    Bela aula afinal, com isso consigo seguir as “regras” das músicas chicletes, hahahaha (dark laugh)

  • Luidy Alves

    30 de novembro de 2018

    ACREDITO QUE O G TUNE FUNCIONE TAMBÉM, PARA IDENTIFICAR O TOM…

  • Matheus Cruz

    16 de janeiro de 2019

    https://www.youtube.com/watch?v=LQfELMKwuro

    gostaria muito de produzir tracks nessa pegada, porem percebe-se que nao há melodia nela, parece que o baixo é como se fosse a melodia.. como faco para fazer tracks assim? por onde inicio.. no caso do gênero que vc mostra no video q é o avicci, tem uma melodia pra se fazer.. mas nesse caso do deep house nao, parece q o baixo que é o mais importante, muitas tracks bem sucedidas de hoje em dia sao assim com o baixo bem na cara.. como eu faço nesse caso? uso as mesmas regras das progressões de acordes pras linhas de baixo? valeeeeu senne !

    • MKMN Expert

      16 de janeiro de 2019

      Exatamente! Você precisa entender que no arranjo você deve escolher alguns elementos para ser os Atores principais da musica. Neste caso aí é um baixo harmônico e a melodia o vocal. Neste caso aí São kick, clap, bass harmônico e o vocal fazendo a melodia. Esses seriam os 4 atores principais dessa musica aí, pode ver que eles são os que chamam atenção.

      Deu pra entender? rs
      Abraços.

      • Matheus Cruz

        24 de janeiro de 2019

        entendi perfeitamente, muito obrigado pelas dicas que sempre sao esclarecedoras !

        • MKMN Expert

          25 de janeiro de 2019

          Gratidão pela confiança!

  • Mateus Araujo

    15 de fevereiro de 2019

    Senne qual a função do plugin picht?

    • MKMN Expert

      16 de fevereiro de 2019

      Fala Mateus! Expert Team aqui…

      Serve para trabalhar a transformação e transposição tonal.

  • Mateus Araujo

    5 de março de 2019

    boa noite senne. estou pensando em fazer um curso de teclado online. Qual você me recomendaria? estou pensando em fazer também um curso de DJ online. tem algum que vc me recomendaria?

  • Leo Santos

    20 de outubro de 2019

    Desculpa! Não sei se deixar passar em alguma aula anterior ou estou confuso, mas…
    Quando o Senne cria os acordes e depois cria o baixo com as tônicas, existem um nome pra isso?

    • MKMN Expert

      21 de outubro de 2019

      Fala, Leo. Expert Team aqui, pra ser sincero eu não sei, mas acredito que possa ter! Aconselho a perguntar para um músico da sua Cidade.

      Sinto muito por não resolver essa questão.

      Abraços!

      • Leo Santos

        21 de outubro de 2019

        Valeu Irmão
        Na verdade eu só achei que tinha deixado passar algo, pois foi muitas coisas sobre acordes, como C7, Diminuto, Aumentado, ai eu achei que tinha deixado passar esse lance … Obrigadoooo!!

        • MKMN Expert

          22 de outubro de 2019

          Gratidão, Leo! =)

  • Gustavo Albernaz

    14 de novembro de 2019

    Nessa aula você diz que fez um tipo de transposição de 5 semitons pra que quando a escala de C menor for tocada sair o som da escala de G menor, porque dessa forma você se guia melhor. Eu poderia fazer essa mesma transposição, só que usando como referência a escala de A menor que são só notas brancas e fica mais fácil pros iniciantes ou tem algum motivo especial pra você se guiar pela escala de C menor, mesmo ela tendo alguns acidentes?

    • MKMN Expert

      14 de novembro de 2019

      Faala Gustavo, pode me dizer em qual momento do vídeo ele fala? Acredito que você esteja falando do Simpler nativo.

      Abraços.
      Expert Team.