Bom dia felippe Senne, você teria o link para downloads do iZotope Alloy , para mim estalar no FL ?
Aula incrível já vou colocar na minha nova Track valeu mesmo abraço..
John Willyan
14 de janeiro de 2015
Aulão SENNE, obrigado sempre o/
Kauan Marcos de Oliveira
20 de janeiro de 2015
boa, Felippe. só acabou ficando pra trás o tópico “Distorção” do “Aplicações Fundamentais” :/
Kauan Marcos de Oliveira
20 de janeiro de 2015
Felippe, vc já disse que faz trabalhos de masterização aí no seu estúdio, e como funciona? tipo, como eu tenho que te mandar a música? eu sei que tem aquela dos -3,2 dBs, ou algo do tipo, mas é só isso? Tipo, se na minha mix eu “arregaço” na compressão, como no seu exemplo com o kick nessa aula, vc conseguiria masterizar ela de uma forma legal? eu quero chegar no seguinte… como eu não sei masterizar, quero mandar minha track para um profissional, mas pra isso eu tenho que tomar alguns cuidados na minha mix? (já definido que não serei eu que farei a master)
Kauan, quanto mais compressão vc faz na sua mixagem e no master buss, menos possibilidades de compressão vc dá pro masterizador, pois vc já vai ter acabado com toda a dinâmica. Outra coisa importante é não clipar o canal master, pois assim vc estará adicionando distorção na sua mix, oq não pode ser desfeito pelo masterizador.
Maycon
28 de janeiro de 2015
Senne na compressão paralela não teria o mesmo efeito se eu dosase a compressão somento utilizando o drywet ?
Vejo que algumas musica no gênero electro house OU PROGRESSIVE ETC tem alguns pico, e outras é um bloco total, absolutamente reto
sei que as duas foram usadas compressão,
para ele ter chegado nesse bloco total seria diminuir o ataque para dar uma compressão maior junto com uma boa saturação ?
Ton, normalmente pra chegar nessa características são usados Limiter do tipo “Brickwall”, que funcionam como um compressor agindo com attack imediato e ratio de infinito:1, ou seja, aonde vc setar o threshold ele passa a simplesmente achatar o áudio, ou pode ter sido usado algum saturador pra “clipar” o sinal, ou até mesmo os dois recursos.
Kauan Marcos de Oliveira
8 de fevereiro de 2015
Felippe, qualquer compressor multibanda faz sidechain por banda? (ouvi falar mto bem do pro MB da fabfilter e queria saber se ele tem esse recurso, como esse que vc usou na aula!! Obrigado!
Fala Kauan, realmente o Pro-MB da Fabfilter é excelente, volta e meia uso ele, e eu dei uma googlada aqui e vi que ele tem sim a possibilidade de fazer sidechaining. Dá um confere aqui como fazer: http://www.fabfilter.com/help/pro-mb/support/externalsidechaining
Alexandre Cunha
7 de abril de 2015
uso o c1 compresor da waves , ele ñ tem o knee ou a função knee esta em outro nome?
Alex, dei uma conferida nele aqui, e realmente o C1 da Waves não tem controle de Knee.
Jordan Cardozo
10 de maio de 2015
Olá Senne, muitas dúvidas que eu tinha foram sanadas nessa aula. Uma dúvida que eu tenho é sobre a técnica de Ducking que um grupo de Trip Hop, o Portishead, utiliza. Eles utilizam um “ducker” para “abrir caminho” nos leads para o vocal.
Então o Ducking seria a mesma coisa que Side Chain?
Obrigado Senne!
Jordan, exatamente, ducking é a mesma coisa que sidechain, são duas formas diferentes de chamar o mesmo efeito/técnica.
Nando Peiter
24 de maio de 2015
Aula sensacional! Nunca pensei em utilizar compressão multibanda em elementos separados e com o sidechain entao!!!! Isso vai me ajudar bastante, pois gosto muito de fazer linhas de baixo menos quadradas e que normalmente batem junto com o kick. Com certeza farei o teste na proxima track pra ver se dá uma resolvida ou se ainda terei que optar sempre por tirar o bass da frente do kick rsrs.
Breno Moura
8 de julho de 2015
Senne a comressão paralela também pode ser feita utilizando o Dry/Wet? Pelo o que entendi surte o mesmo efeito, estou certo?
Marcelo, atualmente o compressor multibanda que mais gosto é o Fabfilter Pro-MB, não uso muito o do Ableton, mas ele funciona muito bem. E eu sempre começo processando os canais individualmente antes de mexer em algo no canal Master, dessa forma o som já chega mais “pronto” no Master.
Philipe
4 de setembro de 2015
Senne, no tópico “aplicações fundamentais” vc acabou pulando o item “distorção”. Quais seriam e como seriam as aplicações de um compressor para se distorcer um som?
Philipe, se vc trabalhar com os attack e release muito rápidos, é possível que o compressor vá criar algumas distorções no seu áudio, principalmente em elementos com frequências baixas. Esse tipo de coisa pode ter alguma aplicação criativa legal, pra dar uma colorida no som… é o tipo de coisa que pode ter um resultado legal (ou não), depende da sua experimentação e seus testes ao produzir.
Philipe
4 de setembro de 2015
vlww!
Maykon Oslei Das Neves
23 de setembro de 2015
Senne, estou tentando fazer essa técnica de roteamento com o Alloy, porém na hora de mandar o sinal do roteamento para o Sub Bass ele não aparece na lista de canais!
Maykon Oslei Das Neves
23 de setembro de 2015
Agora foi, tava carregando o Alloy no Return Channel ao invés de carregar no próprio grupo do Sub Bass
Carlos, eu sempre uso ele com o Attack mais lento (30 ms) e Release mais rápido (.100), e o Ratio em 2 ou 4. As vezes uso o Soft Clip, quando quero dar uma saturada de leve no som.
Carlos Santos Jr.
31 de janeiro de 2016
Opa obrigado professore anotado aqui, vou utilizar essa configuração aqui
Alysson Alessandro
26 de fevereiro de 2016
Olá! Senne! Nos, Exemplos. que voçê. usou o EQ Eight. Do ableton. Antes.de Mostrar, o compressor. Multi Banda. Têm. ums, Momento. em Que, Você, Desliga. esse Botão .Adapt. Q. Qual Seria. ha Funçâo. dele. e oque. Muda com ele. Ligado? Obrigado!
Alysson, o Adapt Q muda a forma como o Q do equalizador se comporta. Com o Adapt Q ligado ele simula como seriam as linhas de equalização de um equalizador analógico.
Alysson Alessandro
29 de fevereiro de 2016
Valeuuu! Senne! Tamo Junto!
Igor Narciso
13 de abril de 2016
e mesmo quando vc já ta numa parte mais avançada do curso vc ainda é surpreendido pela qualidade da aula!
Muito boa, senne!
=D
Senne, então assim: Se eu tiver o compressor em um grupo, eu não preciso usar o compressor em cada canal que está dentro do grupo, só no Bus Channel mesmo, né ? Outra dúvida é: Se eu tiver usado compressor só em um canal, e de repente eu decido agrupar ele (o canal) com outro canal , o que eu faria com o compressor que eu usei nesse canal solo ? Moveria pro Buss Channel e reajustava ele ?
Brodha, isso vai da necessidade: se vc achar que algum dos elementos indivualmente precisa de algum tipo de compressão, então manda brasa.
E sobre a segunda pergunta: eu não moveria o compressor pro grupo não, senão esse compressor vai agir também nos outros elementos, oq pode ser bom ou ruim. Melhor deixar ele quieto no canal, e usar outro compressor no grupo, conforme a necessidade.
Brodha
15 de abril de 2016
Entendi! valeu Mestre, você é foda! <3 hahaa
Deflagra Beats
28 de abril de 2016
Ola senne, to com dificuldade para encontrar um osciloscopio que aceite no meu ableton 9 64 bits, aquele que voce usa nao rola aqui, sabe alguma outra possibilidade podendo ser free tambem…
valeu moquirido…
Deflagra Beats
28 de abril de 2016
Aproveitando a pergunta, o TT Meter tambem nao encontrei algo simples como ele, alguma ideia?
grato senne, curso top, valor top, custo baixo…..
Deflagra, atualmente eu tenho usado o osciloscópio interno do Xfer LFO Tool, funciona muito bem. E sobre o TT Meter, atualmente ele se chama bx_meter, e existe em 64-bit esse.
Deflagra Beats
29 de abril de 2016
Coisa linda master….
Jhonatan Morais
5 de julho de 2016
Senne blz, tenho duas perguntinhas, o compressor multi-banda do Ozone 5 é o mesmo que você utilizou? E a outra é, é mais eficiente usar a compressão multi-banda nos grupos do que no canal master?
Abraços.
Jhonatan, o que eu usei é o compressor multibanda do Izotope Alloy, que é parecido, porém não é o mesmo.
Sobre a segunda pergunta, isso depende do seu objetivo, são situações diferentes. Você precisa antes visualizar oq vc precisa da compressão multibanda, pra depois escolher a melhor forma de fazê-la.
Jhonatan Morais
7 de julho de 2016
Obrigado Senne, estou aprendendo muito com suas aulas nota 10 para você.
Abraços.
fabricio pereira
8 de julho de 2016
Senne tenho duas duvidas:
* quando se usa o termo ”master buss” seria a mesma coisa que grupos?
* e para que exatamente serve as funçoes ”peak” ”RMS” e ”expand” no compressor do ableton?
Sobre o Peak, RMS e Expand, são modos diferentes de funcionamento do Compressor do Ableton, eles tão explicados com detalhes no manual de instruções do Ableton e também naquela janelinha no canto inferior esquerdo do software (quando vc passa o mouse por cima de cada um), chegou a dar uma olhadinha nele?
BD, quando gravo algum set, no final sempre uso um Limiter no canal master, pra segurar qualquer “clipada” quando está rolando a mixagem de uma track pra outra. Porém nas tracks isoladamente eu deixo sempre o Limiter de forma que ele não afete em nada a track, já que (pelo menos na teoria) todas elas já estão masterizadas.
BD Santoro
14 de setembro de 2016
Obrigado pela dica.
BD Santoro
14 de setembro de 2016
Mas eu costumo gravar pela minha controladora traktor s4. Faço ajustes de ganho nas configurações dela e pronto. Faço assim para poder treinar para apresentações em geral.. Por isso que perguntei.
BD Santoro
14 de setembro de 2016
Já terminei minha primeira track,é ainda não vi todas as aulas ……rsrsrsrsrsrsrss….. , mas tá feita. Como faço pra enviar para você avaliar a mesma? E se quiser pode até usar a mesma como exemplo. No aguardo.
Professor, tenho uma duvida, quando estoura a musica kick, bass e clap por exemplo e quero entrar com um lead ou pad, parece que embrulha tudo e fica esquisito. O que daria para eu fazer nessa situação?
Senne, no caso da compressão multi banda… eu não tenho o compressor, seria interessante duplicar o canal (lead ou bassline), equalizar e comprimir um canal somente com os médios e agudos e o outro canal equalizar e comprimir somente com a frequência grave com adição de um sidechain, assim preservando os agudos na hora que o Kick aparece?? vleww abraços
Renato, se vc usa o Ableton, ele possui o Multiband Dynamics, seu compressor multibanda nativo. Mas essa técnica de ter dois canais idênticos, e separar o espectro com um filtro/EQ é válida também, só é mais trabalhosa.
Aléx Heiderscheidt
5 de janeiro de 2017
Felippe, tenho duas dúvida quanto a utilização de contra kick:
1 – Devo colocar um sidechain no bass com a trigger setando o contra kick, ou evitar a inclusão des notas Midi do bass no momento em que esta batendo o contra kick ? Fiquei com esta dúvida, pois gostei do groove que o contra kick deu, e também gostei da bassline que montei, porém no momento que ambos elementos estão acontecendo juntos, ambos começaram a soar estranho.
2 – Você aconselha primeiro montar a linha de baixo e depois incluir os contra kicks, ou primeiro os contra kicks e depois encaixar o bass ?
1 – Faça os dois que sua mix vai ficar perfeita! Tanto construir um arrangement que não tenha nada em conflito, quanto usar o sidechain no bass triggado pelo contrakick, pra evitar qualquer conflito (principalmente entre as “caudas” de cada um).
2 – Rapaz, pergunta difícil, porém acho q seria uma opção legal definir primeiro o kick e os contrakicks, como uma espécie de “fundação” do seu groove, e nos intervalos colocar o seu bass.
Victor Alves
20 de janeiro de 2017
Surgiu uma dúvida em usar o compressor multibanda para dar ganhos somente nos agudos sem deixar os picos clipando… Se eu copiasse o audio em outro canal, deixando uma camada só com os médios e graves, e outra somente com os agudos, e então usasse um compressor normal na camada dos agudos, e em seguida adicionasse outro eq dando o ganho neles, alcançaria o mesmo resultado que usando um compressor multibanda?
A resposta mais simples seria de que princípio é o mesmo, a única diferença é que vc teria mais trabalho. Então seria apenas perda de tempo e energia fazendo isso.
Claro que, se vc fizer essa separação por bandas em canais diferentes, e usar um compressor de banda única em cada uma delas, o resultado não seria idêntico se usasse um compressor multibanda diferente, pelo simples fato de ser outro compressor, que funciona diferente.
Mas no final das contas seria basicamente oq disse na primeira resposta.
George Santos
1 de fevereiro de 2017
Tenho uma duvida referente a sidechain, é realmente necessário triggar todos os elementos direto do sinal do kick por exemplo para que ele possa bater limpo ou posso adicionar novos sidechains indo para outros canais? tipo do lead para o bass e etc… pois sempre faço todos os elementos triggando direto do kick e acaba que não sei se usar apenas esse sinal é o correto
George, com certeza sim, ótima observação! Se vc quiser criar um “respiro” de um som em relação a outra, sem precisar recorrer a automações, então o sidechain é uma ótima pedida! 🙂
Thomas Correa
6 de fevereiro de 2017
Eu poderia fazer a compressão no grupo e depois em algum drum/snare/hihat… separado?
Como tu fez no snare, por exemplo! Ou seria melhor fazer a compressão separado e depois agrupar os drums/loops?
Thomas, pode sim, com certeza. Você pode fazer no grupo, pra ver como tudo soa ao ser comprimido junto, e depois fazer os ajustes individuais, caso necessite. É um bom workflow.
André Fernandes
18 de fevereiro de 2017
Senne, to com umas duvidas aqui, quando uso a compressão como sidechain, eu devo compensar o ganho no OUT? Porque se eu compensar o elemento que eu quero abaixar o volume no determinado momento vai soar no mesmo volume que antes e vai conflitar, certo?
Sim, sempre quando se faz sidechain é possível perder um pouco de volume, então vc pode (e deve) compensar no OUT pra ficar equilibrado o antes e depois.
André Fernandes
18 de fevereiro de 2017
A compressão por sidechain em elementos como os da bateria (conflitantes em suas frequências) com a bassline (no caso de um bass com largo espectro sonoro) é interessante? ou uma EQ subtrativa é mais indicada? Alguma boa solução para cancelamento de fase?
André, sidechain é sempre bem-vindo, tem produtor que usa sidechain em praticamente tudo quando o kick está rolando. EQ também é sempre bem-vindo, pra evitar conflito de frequências.
i need to sing i need to fly it’s all my b*** i can’ deny ♪♫
Reinald Furtado
27 de abril de 2017
Senne, veio uma dúvida … o que soa melhor? Um som com mais ou menos dinâmica? E se um com muita ou pouca dinâmica iria atrapalhar algo na mixagem ou masterização?
Reinald, isso é totalmente relativo, tanto ao contexto da track, quanto a como vc quer que soe individualmente. O que posso te dizer é que uma MASTER sem dinâmica não costuma soar muito bem.
Igor Rinaldi
27 de abril de 2017
Senne, notei que quando você carregou o compressor (aos 13 minutos) ele ja carregou de maneira diferente. Como faço para configurar isso no Ableton? É possível fazer com outros Audio Effects? E ja aproveitando o assunto de configuração no Ableton, tenho um teclado MIDI que tem alguns knobs, como faço para configurar esses knobs com algum knob do software? E tem como salvar essa configuração para carregar com os knobs quando abro o Ableton?
Muito bacana essa aula, gostei muito das técnicas, vou usar nas minhas produções
Paulo Sergio
24 de julho de 2017
Senne na parte “Aplicações Fundamentais” Onde ta a parte da “Distorção” Prox dos 40Min
Renan Silveira
1 de setembro de 2017
Senne, fantástica essa aula!! uma das minhas minhas maiores dificuldades sempre foi “lidar” com o compressor, já estou treinando tudo que aprendi aqui, e tenho uma dúvida; eu usei o compressor em um vocal seguindo oque tu mostrou na aula, (o vocal ficou bem na cara) a dúvida é a seguinte, to usando tbm um vocal em outro canal fazendo uma ambiência, usei o compressor nele pra deixar menos dinâmico, agora quero fazer um sidechain no mesmo, uso o mesmo compressor ou deixo esse preparando o vocal e uso mais um pra fazer o sidechain?
Que bom que está sendo útil o conteúdo, Renan. Sobre a sua dúvida: use um compressor ajustando a dinâmica, como vc já está fazendo, e DEPOIS desse compressor carregue outro compressor, pra fazer o sidechain.
Gabriel Rocha
28 de setembro de 2017
Senne, poderíamos usar um Compressor normal e um Multiband compressor no mesmo canal ?
Gabriel, não há qualquer restrição quanto a isso, caso esse processamento te ajude a chegar no timbre/sonoridade que vc procura pro elemento.
Aquiles Gustavo
7 de janeiro de 2018
Ótima aula, compressor realmente faz milagre.
Claudio Ruis
7 de fevereiro de 2018
Falaa Senne, fiquei com uma dúvida aqui! no caso do sidechain apenas para uma região de frequência (que no caso da aula você usou a compressão multibanda), poderia também fazer esse tipo de sidechain usando o compressor do ableton com o modo EQ ativado e comprimindo apenas os graves como você mostrou na aula? ou a compressão multibanda é mais significativa para esse tipo de situação?
Claudio, uma coisa importante a ressaltar: aquele EQ do compressor do Ableton não é pra comprimir aquela região de frequência, mas sim para apenas reagir quando tiver algum som rolando nessa região.
Caio, esses botões modificam a forma como o compressor funciona.
Em PEAK ele reage aos picos que ultrapassam o threshold, em RMS ele reage mais a média de volume ignorando os picos.
No modo Expand ele funciona “ao contrário”, ou seja, quando o volume ultrapassa o threshold, ao invés de atenuar o volume ele dá um ganho extra, isso é útil quando vc quer dar mais punch a sons percussivos.
Caio Lira
15 de fevereiro de 2018
Legal Senne, obrigado pelos esclarecimentos.
Raphael Augusto Guedes
14 de fevereiro de 2018
Aula showwww Senne, isso ai que você falou de ligar automação em partes específicas para tirar x região de um trecho eu já fiz dessas HAAHAH, quando a gente vê uma forma bem mais simples de fazer fica: AAAAAA FILA DA MAE
Raphael Augusto Guedes
15 de fevereiro de 2018
Senne, sabe algum plugin free para fazer compressão multibanda?
Allan, de uma forma bem resumida: o Compressor normal do Ableton é um compressor puramente digital e “perfeito”, ou seja, ele faz exatamente oq vc manda, e pode ser configurado nos mínimos detalhes.
Já o Glue Compressor é uma versão digital de um compressor clássico analógico das mesas SSL, tendo menos opções de configuração, funcionando de uma forma não tão linear e adicionando saturação. É um compressor que adiciona o seu “som” no áudio que vc passar por ele.
Filippe UcRi
2 de abril de 2018
Senne, porque a maioria dos produtores nao comprimen seus instrumentos de synth com 0 de atack, porque eles deixam o transient passar e comprimin o resto? o som fica com um pico no começo e o resto da melodia comprimida, isso nao soa ruim numa master final?
Xará, isso depende, se vc quiser que o seu synth seja mais punchy, mais definição no attack, então é necessário deixar passar um pouco do transiente na compressão. Sobre a master, pelo contrário, isso ajuda a soar melhor, pq não fica tudo “amassado” e sem definição.
dcaz
21 de junho de 2018
opa tudo bom? o que especificamente seria um Gate, que vc utilizou pra deixar o snare mais punchy aos 46:00min
na hora de masterizar, qual a função do dither de fato? você explicou nas aulas mas não ficou claro pra mim
MKMN Expert
30 de julho de 2018
Fala João,
Beleza?
O dither cria um ruído de fundo no menor nível que pode ser gravado pelo sistema. Ele adiciona aleatoriedade em sinais de áudio digital baixos, que ajuda a mascarar os erros de quantização digital do sinal de áudio. Use sempre que for converter para uma profundidade de bits mais baixa (por exemplo, de 24 para 16 bits).
Uma dica é não usar dither quando for converter para uma profundidade de bits mais alta. Não há necessidade. Você estaria aumentando o ruído de fundo sem diminuir os erros de quantização.
Abraços!
Giovane Nunes
4 de setembro de 2018
Eu não tenho experiência com compressão, mas tenho em mente alguns usos. Me corrija se eu estiver errado.
No vocal, para controlar os picos.
No grupo dos canais de baixo e lead, usando a compressão de cola para “juntar” elementos com timbres diferentes.
No grupo dos canais de baixo, para deixar mais punchy (somando com a compressão de cola, já seriam 2 compressores diferentes no mesmo canal).
No canal master, na hora da masterização, para “achatar” tudo.
Eu tenho algumas perguntas: Essas situações que eu citei seriam corretas o uso do compressor?
Existe mais alguma situação real onde o uso seria muito importante?
Existe algum elemento isolado, onde eu poderia usar a compressão para “achatar” os elementos, sem ser no canal master? Teria problema eu “achatar” um grupo de bass, por exemplo, e depois usar o mesmo compressor com o mesmo efeito no canal master?
Pode parecer um pouco preguiçoso da minha parte isso tudo de pergunta depois de um aulão desses onde está tudo muito bem explicado, mas é que realmente eu não sei as vezes o que fazer com um determinado elemento. Se seria mais interessante deixar punchy ou comprimir ao extremo e deixar tudo nivelado, por exemplo.
MKMN Expert
5 de setembro de 2018
Fala Giovane,
Compressão é bem complexo de falar, pois ela pode servir para vários tipos situações. Resumindo, ela pode tirar ou adicionar dinâmica em seu áudio e etc.
Você pode usar para segurar algum pico do vocal, em grupos de synths para ajudar na cola.
Agora nos baixos eu aconselho sempre usar sempre compressores mais lentos, porque são frequências lentas e depende de mais precisão.
Sobre sua pergunta, depende muito do que a mix pede. Mix é muito relativo, não exite uma formula.
Espero que tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre.
Abraço Giovane!
Giovane Nunes
13 de setembro de 2018
Ajudou sim. Muito obrigado!
Luidy Alves
7 de novembro de 2018
fala senne o que você acha do WA PUMPER COMPRESSOR ? uso muito ele, porém não tem tantos Parâmetros como o compressor nativo do ableton
MKMN Expert
7 de novembro de 2018
Fala Luidy,
Pra ser sincero, nunca usei. Mas fazendo uma pesquisa aqui e vi que parece ser um ótimo compressor!
Diferença é que ele já vem com seus parâmetros configurados, release, attack e ratio.
Vou baixar e fazer uns testes. 😉
Tamo junto!
Expert Team.
Luidy Alves
7 de novembro de 2018
sim sim, kvsh utiliza muito, porém acho que esse tipo de compressor serve para determinados elementos…
MKMN Expert
8 de novembro de 2018
1) Punchy Mode gives you that direct punch and clarity. This is great for kick drums or percussion.
2) Fat will help to bring out the bottom end of your sound and make it sound big!
3) Clean is more transparent and is nice for adding subtle touches to your sound. Great for softer vocals or acoustic instruments
4) Soft is wonderful to use on your master channel. It slightly compressors the sound which will tighten everything up and give clarity without sounding over compressed and lifeless.
dcaz
20 de novembro de 2018
opa tudo bom?
como funciona a taxa de atenuacao do ratio a partir o threshold especificamente, por exemplo:
se o threshold for de 10 db e o ratio de 10.0:1 o sinal que ultrapassar a taxa de 10 db do threshold vai ser atenuado em 10db, ou em 10 db + 1?
fiquei com essa duvida pois quando fui fazer o teste com diferentes plugins nativos e nao nativos da minha daw mesmo com os mesmos parametros setados nos dois diferentes plugins a diferenca de ganho no final possuia uma disparidade absurda(isso sem alterar o makeup gain, post gain etc), claro que devido a serem diferentes plugins eles sao programados de maneiras diferentes e cada um tem suas particularidas, mas nao deveriam pelo menos possuir uma taxa de atenuacao parecida ou proxima?
opa seene, quando vc comprimiu o kick e o bass, para soar mais forte no final da dica vc falou, (não comprimam mais o grave na master se não vai distorcer), como faz parar comprimir na master sem atingir a região dos graves? no caso usando o compressor multibanda é?+
Opa senne beleza? A compressão paralela é mais adequada ou especifica para fazer no grupo dos drums?
MKMN Expert
30 de janeiro de 2019
Na minha opinião você pode fazer pelo retorno, ou usando um “canal paralelo” dentro do canal mesmo, pode criar outro canal com a mesma batera e fazer o paralelo da batera. Existem algumas maneiras legais!
Abraços, Oswaldo!
Matheus William Odaik
9 de abril de 2019
Senne, qual é a função do soft clip no compressor?
MKMN Expert
10 de abril de 2019
Faaala Matheus, tudo bom?
Botão Soft no Glue é uma especie de Limiter/Saturador. Quando Soft não está ativo, o som ultrapassar o 0db, e quando ativo ele segura e ainda gera harmônicos secundários no seu timbre.
Na minha opinião o Soft é uma especie de Limiter/saturador.
Qualquer duvida é só falar.
Abraços.
Vinicius Ribeiro
29 de maio de 2019
Senne, na compressão do kick + bass, pq você da ganho no utility e dps no out do compressor? Por que nao dar um ganho apenas no utility?
MKMN Expert
29 de maio de 2019
Faala Vinicius, Expert Team aqui.
Tudo bom?
Neste caso aí tanto faz, não existe uma regra. 🙂
Leo Santos
27 de setembro de 2019
Por exemplo, eu tenho um Kick e um Bass e preciso fazer um Sidechain para que ambos soem bem, posso primeiro fazer a compressão do Bass e depois ativar o sidechain… Ou pra ter um melhor resultado eu tenho que ativar Sidechain imediato a compressão do Bass?
Leo Santos
27 de setembro de 2019
Por exemplo, eu tenho um Kick e um Bass e preciso fazer um Sidechain para que ambos soem bem, posso primeiro fazer a compressão do Bass e depois ativar o sidechain?… Ou o que eu falei não faz sentido, o certo é ativar o Sidechain e depois mexer nos parâmetros de compressão?
MKMN Expert
27 de setembro de 2019
Fala Leo!
Na minha opinião vc deve fazer a compressão e depois o sidechain! Pq com sidechain antes pode acontecer de trazer o volume de volta na hora de comprimir, sempre sobra uma caudinha do sidechain.
Por isso aconselho a deixar o sidechain por ultimo, mas não é uma regra não viu.
Abraços.
Leo Santos
27 de setembro de 2019
Obrigado, MKMN!
a minha duvida agora é…
1 – fiz a compressão do audio e depois ativei o sidechain, não vou precisar mexer mais nada?
ou agora que ativei o sidechain terei que fazer mais reajustes?
2 – Ou devo abrir dois compressores? um pra compressão e outro pra sidechain
MKMN Expert
28 de setembro de 2019
1 – fiz a compressão do áudio e depois ativei o sidechain, não vou precisar mexer mais nada?
ou agora que ativei o sidechain terei que fazer mais reajustes?
– Eu aconselho a deixar o sidechain por ultimo, faça limpeza antes, depois uma excitada no timbre e por ultimo se for preciso uma compressão, mas isso depende de cada produção e o que você qr na mix! Não existe formula, segredo é aprender a dominar as ferramentas e dai fazer o que vc acha que deve ser feito.
2 – Ou devo abrir dois compressores? um pra compressão e outro pra sidechain.
– Isso! 🙂
140 Comments
Djton Fera
8 de janeiro de 2015Bom dia felippe Senne, você teria o link para downloads do iZotope Alloy , para mim estalar no FL ?
Aula incrível já vou colocar na minha nova Track valeu mesmo abraço..
John Willyan
14 de janeiro de 2015Aulão SENNE, obrigado sempre o/
Kauan Marcos de Oliveira
20 de janeiro de 2015boa, Felippe. só acabou ficando pra trás o tópico “Distorção” do “Aplicações Fundamentais” :/
Kauan Marcos de Oliveira
20 de janeiro de 2015Felippe, vc já disse que faz trabalhos de masterização aí no seu estúdio, e como funciona? tipo, como eu tenho que te mandar a música? eu sei que tem aquela dos -3,2 dBs, ou algo do tipo, mas é só isso? Tipo, se na minha mix eu “arregaço” na compressão, como no seu exemplo com o kick nessa aula, vc conseguiria masterizar ela de uma forma legal? eu quero chegar no seguinte… como eu não sei masterizar, quero mandar minha track para um profissional, mas pra isso eu tenho que tomar alguns cuidados na minha mix? (já definido que não serei eu que farei a master)
Felippe Senne
22 de janeiro de 2015Kauan, quanto mais compressão vc faz na sua mixagem e no master buss, menos possibilidades de compressão vc dá pro masterizador, pois vc já vai ter acabado com toda a dinâmica. Outra coisa importante é não clipar o canal master, pois assim vc estará adicionando distorção na sua mix, oq não pode ser desfeito pelo masterizador.
Maycon
28 de janeiro de 2015Senne na compressão paralela não teria o mesmo efeito se eu dosase a compressão somento utilizando o drywet ?
Felippe Senne
28 de janeiro de 2015Com certeza, Maycon!
Djton Fera
5 de fevereiro de 2015boa tarde Senne
Vejo que algumas musica no gênero electro house OU PROGRESSIVE ETC tem alguns pico, e outras é um bloco total, absolutamente reto
sei que as duas foram usadas compressão,
para ele ter chegado nesse bloco total seria diminuir o ataque para dar uma compressão maior junto com uma boa saturação ?
tipo uma demostração a baixo 1 e 2
Felippe Senne
5 de fevereiro de 2015Ton, normalmente pra chegar nessa características são usados Limiter do tipo “Brickwall”, que funcionam como um compressor agindo com attack imediato e ratio de infinito:1, ou seja, aonde vc setar o threshold ele passa a simplesmente achatar o áudio, ou pode ter sido usado algum saturador pra “clipar” o sinal, ou até mesmo os dois recursos.
Kauan Marcos de Oliveira
8 de fevereiro de 2015Felippe, qualquer compressor multibanda faz sidechain por banda? (ouvi falar mto bem do pro MB da fabfilter e queria saber se ele tem esse recurso, como esse que vc usou na aula!! Obrigado!
Felippe Senne
8 de fevereiro de 2015Fala Kauan, realmente o Pro-MB da Fabfilter é excelente, volta e meia uso ele, e eu dei uma googlada aqui e vi que ele tem sim a possibilidade de fazer sidechaining. Dá um confere aqui como fazer: http://www.fabfilter.com/help/pro-mb/support/externalsidechaining
Alexandre Cunha
7 de abril de 2015uso o c1 compresor da waves , ele ñ tem o knee ou a função knee esta em outro nome?
Felippe Senne
8 de abril de 2015Alex, dei uma conferida nele aqui, e realmente o C1 da Waves não tem controle de Knee.
Jordan Cardozo
10 de maio de 2015Olá Senne, muitas dúvidas que eu tinha foram sanadas nessa aula. Uma dúvida que eu tenho é sobre a técnica de Ducking que um grupo de Trip Hop, o Portishead, utiliza. Eles utilizam um “ducker” para “abrir caminho” nos leads para o vocal.
Então o Ducking seria a mesma coisa que Side Chain?
Obrigado Senne!
Felippe Senne
13 de maio de 2015Jordan, exatamente, ducking é a mesma coisa que sidechain, são duas formas diferentes de chamar o mesmo efeito/técnica.
Nando Peiter
24 de maio de 2015Aula sensacional! Nunca pensei em utilizar compressão multibanda em elementos separados e com o sidechain entao!!!! Isso vai me ajudar bastante, pois gosto muito de fazer linhas de baixo menos quadradas e que normalmente batem junto com o kick. Com certeza farei o teste na proxima track pra ver se dá uma resolvida ou se ainda terei que optar sempre por tirar o bass da frente do kick rsrs.
Breno Moura
8 de julho de 2015Senne a comressão paralela também pode ser feita utilizando o Dry/Wet? Pelo o que entendi surte o mesmo efeito, estou certo?
Felippe Senne
8 de julho de 2015Breno, com certeza sim, facilita muito a nossa vida esse controle! 😛
Breno Moura
8 de julho de 2015Mesmo assim aquela forma de fazer a compressão ainda é valida, pois notei que muitos plugins de terceiros não contam com o Dry/Wet. Vlw Senne!
Marcelo N.
13 de agosto de 2015Senne, Voce costuma usar o Multiband Dynamics do Ableton? Na sua opnião , tanto este do ableton como izotope é melhor usar na mix ou no canal master?
Felippe Senne
13 de agosto de 2015Marcelo, atualmente o compressor multibanda que mais gosto é o Fabfilter Pro-MB, não uso muito o do Ableton, mas ele funciona muito bem. E eu sempre começo processando os canais individualmente antes de mexer em algo no canal Master, dessa forma o som já chega mais “pronto” no Master.
Philipe
4 de setembro de 2015Senne, no tópico “aplicações fundamentais” vc acabou pulando o item “distorção”. Quais seriam e como seriam as aplicações de um compressor para se distorcer um som?
Felippe Senne
4 de setembro de 2015Philipe, se vc trabalhar com os attack e release muito rápidos, é possível que o compressor vá criar algumas distorções no seu áudio, principalmente em elementos com frequências baixas. Esse tipo de coisa pode ter alguma aplicação criativa legal, pra dar uma colorida no som… é o tipo de coisa que pode ter um resultado legal (ou não), depende da sua experimentação e seus testes ao produzir.
Philipe
4 de setembro de 2015vlww!
Maykon Oslei Das Neves
23 de setembro de 2015Senne, estou tentando fazer essa técnica de roteamento com o Alloy, porém na hora de mandar o sinal do roteamento para o Sub Bass ele não aparece na lista de canais!
Maykon Oslei Das Neves
23 de setembro de 2015Agora foi, tava carregando o Alloy no Return Channel ao invés de carregar no próprio grupo do Sub Bass
Felippe Senne
23 de setembro de 2015Show de bola, Maykon!
jonathans
8 de dezembro de 2015aula show de bola !
senne, como faço pra te mostrar algumas produçoes minhas ?
Felippe Senne
9 de dezembro de 2015Jon, é só postar no fórum: http://forum.makemusicnow.com.br
@SparrowMusic
11 de dezembro de 2015Senne, teria algum analisador de spectrum para o Fl Studio?
Felippe Senne
14 de dezembro de 2015Esse aqui é muito bom e gratuito, roda no FL: http://www.bluecataudio.com/Products/Product_FreqAnalyst/
@SparrowMusic
16 de dezembro de 2015Obrigado Mestre 🙂
Fernando
16 de dezembro de 2015Senne é normal os picos do bass ficarem assim depois de comprimidos? a melodia eu quiz deixar mais punchy, os picos tbm são normais dessa maneira?
Carlos Santos Jr.
28 de janeiro de 2016Senne, o glue compressor no master como seria a configuração dele? ou faria do meu “gosto” a compressão (o que se refere a estilo musical)?
Felippe Senne
30 de janeiro de 2016Carlos, eu sempre uso ele com o Attack mais lento (30 ms) e Release mais rápido (.100), e o Ratio em 2 ou 4. As vezes uso o Soft Clip, quando quero dar uma saturada de leve no som.
Carlos Santos Jr.
31 de janeiro de 2016Opa obrigado professore anotado aqui, vou utilizar essa configuração aqui
Alysson Alessandro
26 de fevereiro de 2016Olá! Senne! Nos, Exemplos. que voçê. usou o EQ Eight. Do ableton. Antes.de Mostrar, o compressor. Multi Banda. Têm. ums, Momento. em Que, Você, Desliga. esse Botão .Adapt. Q. Qual Seria. ha Funçâo. dele. e oque. Muda com ele. Ligado? Obrigado!
Felippe Senne
29 de fevereiro de 2016Alysson, o Adapt Q muda a forma como o Q do equalizador se comporta. Com o Adapt Q ligado ele simula como seriam as linhas de equalização de um equalizador analógico.
Alysson Alessandro
29 de fevereiro de 2016Valeuuu! Senne! Tamo Junto!
Igor Narciso
13 de abril de 2016e mesmo quando vc já ta numa parte mais avançada do curso vc ainda é surpreendido pela qualidade da aula!
Muito boa, senne!
=D
Felippe Senne
13 de abril de 2016Que bom que está curtindo, Igor! 🙂
Brodha
13 de abril de 2016Senne, então assim: Se eu tiver o compressor em um grupo, eu não preciso usar o compressor em cada canal que está dentro do grupo, só no Bus Channel mesmo, né ? Outra dúvida é: Se eu tiver usado compressor só em um canal, e de repente eu decido agrupar ele (o canal) com outro canal , o que eu faria com o compressor que eu usei nesse canal solo ? Moveria pro Buss Channel e reajustava ele ?
Felippe Senne
15 de abril de 2016Brodha, isso vai da necessidade: se vc achar que algum dos elementos indivualmente precisa de algum tipo de compressão, então manda brasa.
E sobre a segunda pergunta: eu não moveria o compressor pro grupo não, senão esse compressor vai agir também nos outros elementos, oq pode ser bom ou ruim. Melhor deixar ele quieto no canal, e usar outro compressor no grupo, conforme a necessidade.
Brodha
15 de abril de 2016Entendi! valeu Mestre, você é foda! <3 hahaa
Deflagra Beats
28 de abril de 2016Ola senne, to com dificuldade para encontrar um osciloscopio que aceite no meu ableton 9 64 bits, aquele que voce usa nao rola aqui, sabe alguma outra possibilidade podendo ser free tambem…
valeu moquirido…
Deflagra Beats
28 de abril de 2016Aproveitando a pergunta, o TT Meter tambem nao encontrei algo simples como ele, alguma ideia?
grato senne, curso top, valor top, custo baixo…..
Felippe Senne
28 de abril de 2016Deflagra, atualmente eu tenho usado o osciloscópio interno do Xfer LFO Tool, funciona muito bem. E sobre o TT Meter, atualmente ele se chama bx_meter, e existe em 64-bit esse.
Deflagra Beats
29 de abril de 2016Coisa linda master….
Jhonatan Morais
5 de julho de 2016Senne blz, tenho duas perguntinhas, o compressor multi-banda do Ozone 5 é o mesmo que você utilizou? E a outra é, é mais eficiente usar a compressão multi-banda nos grupos do que no canal master?
Abraços.
Felippe Senne
5 de julho de 2016Jhonatan, o que eu usei é o compressor multibanda do Izotope Alloy, que é parecido, porém não é o mesmo.
Sobre a segunda pergunta, isso depende do seu objetivo, são situações diferentes. Você precisa antes visualizar oq vc precisa da compressão multibanda, pra depois escolher a melhor forma de fazê-la.
Jhonatan Morais
7 de julho de 2016Obrigado Senne, estou aprendendo muito com suas aulas nota 10 para você.
Abraços.
fabricio pereira
8 de julho de 2016Senne tenho duas duvidas:
* quando se usa o termo ”master buss” seria a mesma coisa que grupos?
* e para que exatamente serve as funçoes ”peak” ”RMS” e ”expand” no compressor do ableton?
Felippe Senne
11 de julho de 2016Fabricio, o “Master Buss” é o canal Master.
Sobre o Peak, RMS e Expand, são modos diferentes de funcionamento do Compressor do Ableton, eles tão explicados com detalhes no manual de instruções do Ableton e também naquela janelinha no canto inferior esquerdo do software (quando vc passa o mouse por cima de cada um), chegou a dar uma olhadinha nele?
Bruno Luiz
9 de julho de 2016Descobri que usava o compressor da forma certa e aprendi muita coisa nova só #VAMO
Andre Rodrigues
26 de agosto de 2016Senne, tem algum outro Compressor além do nativo do Ableton que faça essa filtragem do sinal do input ?
Felippe Senne
26 de agosto de 2016Andre, vários plugins têm essa opção. Por exemplo: o Pro-C da Fabfilter.
BD Santoro
14 de setembro de 2016Bom dia Senne! Como fazer a mix buss compression de um dj mix, já que existe uma variaçõa bem considerável de compressão e mixagem em um set dj?
Felippe Senne
14 de setembro de 2016BD, quando gravo algum set, no final sempre uso um Limiter no canal master, pra segurar qualquer “clipada” quando está rolando a mixagem de uma track pra outra. Porém nas tracks isoladamente eu deixo sempre o Limiter de forma que ele não afete em nada a track, já que (pelo menos na teoria) todas elas já estão masterizadas.
BD Santoro
14 de setembro de 2016Obrigado pela dica.
BD Santoro
14 de setembro de 2016Mas eu costumo gravar pela minha controladora traktor s4. Faço ajustes de ganho nas configurações dela e pronto. Faço assim para poder treinar para apresentações em geral.. Por isso que perguntei.
BD Santoro
14 de setembro de 2016Já terminei minha primeira track,é ainda não vi todas as aulas ……rsrsrsrsrsrsrss….. , mas tá feita. Como faço pra enviar para você avaliar a mesma? E se quiser pode até usar a mesma como exemplo. No aguardo.
Felippe Senne
14 de setembro de 2016BD, você pode enviar no fórum, estamos sempre de olho em tudo lá: http://forum.makemusicnow.com.br
BD Santoro
14 de setembro de 2016Mas mando a track pronta ou o projeto aberto para você analisar a mix e a master?
Felippe Senne
15 de setembro de 2016A track pronta, hospedada no Soundcloud ou Dropbox.
BD Santoro
1 de novembro de 2016Pronto postei . Mas aqui vai uma copia https://soundcloud.com/dj-bd-santoro/producao-01-bd-santoro-copy-06
Felippe Senne
1 de novembro de 2016Não abriu, se estiver Private você precisa copiar o SECRET LINK clicando em SHARE lá no Soundcloud.
BD Santoro
2 de novembro de 2016Opa. Vou corrigir. Obrigado.
BD Santoro
2 de novembro de 2016https://soundcloud.com/dj-bd-santoro/producao-01-bd-santoro-copy-06/s-nTZXp
Pronto acho que agora funciona.
Marco Antonio Gamba Xavier
3 de novembro de 2016Professor, tenho uma duvida, quando estoura a musica kick, bass e clap por exemplo e quero entrar com um lead ou pad, parece que embrulha tudo e fica esquisito. O que daria para eu fazer nessa situação?
Felippe Senne
3 de novembro de 2016Marco, eu recomendo duas coisas: equalização (pra tirar oq tiver conflitando) e sidechain.
Marco Antonio Gamba Xavier
3 de novembro de 2016a equalização eu já fiz, ainda sim continua. mas o sidechain em qual canal no caso?
Felippe Senne
3 de novembro de 2016Nesse caso no Lead ou Pad.
Marco Antonio Gamba Xavier
4 de novembro de 2016mas o input do sidechain coloca o bass? que no caso é mais o bass que embrulha tudo com o lead/pad
Felippe Senne
8 de novembro de 2016Sim!!
Renato Lucena
2 de janeiro de 2017Senne, no caso da compressão multi banda… eu não tenho o compressor, seria interessante duplicar o canal (lead ou bassline), equalizar e comprimir um canal somente com os médios e agudos e o outro canal equalizar e comprimir somente com a frequência grave com adição de um sidechain, assim preservando os agudos na hora que o Kick aparece?? vleww abraços
Felippe Senne
2 de janeiro de 2017Renato, se vc usa o Ableton, ele possui o Multiband Dynamics, seu compressor multibanda nativo. Mas essa técnica de ter dois canais idênticos, e separar o espectro com um filtro/EQ é válida também, só é mais trabalhosa.
Aléx Heiderscheidt
5 de janeiro de 2017Felippe, tenho duas dúvida quanto a utilização de contra kick:
1 – Devo colocar um sidechain no bass com a trigger setando o contra kick, ou evitar a inclusão des notas Midi do bass no momento em que esta batendo o contra kick ? Fiquei com esta dúvida, pois gostei do groove que o contra kick deu, e também gostei da bassline que montei, porém no momento que ambos elementos estão acontecendo juntos, ambos começaram a soar estranho.
2 – Você aconselha primeiro montar a linha de baixo e depois incluir os contra kicks, ou primeiro os contra kicks e depois encaixar o bass ?
Agradeço desde já!
Felippe Senne
7 de janeiro de 2017Ótimas perguntas, Alex, lá vão:
1 – Faça os dois que sua mix vai ficar perfeita! Tanto construir um arrangement que não tenha nada em conflito, quanto usar o sidechain no bass triggado pelo contrakick, pra evitar qualquer conflito (principalmente entre as “caudas” de cada um).
2 – Rapaz, pergunta difícil, porém acho q seria uma opção legal definir primeiro o kick e os contrakicks, como uma espécie de “fundação” do seu groove, e nos intervalos colocar o seu bass.
Victor Alves
20 de janeiro de 2017Surgiu uma dúvida em usar o compressor multibanda para dar ganhos somente nos agudos sem deixar os picos clipando… Se eu copiasse o audio em outro canal, deixando uma camada só com os médios e graves, e outra somente com os agudos, e então usasse um compressor normal na camada dos agudos, e em seguida adicionasse outro eq dando o ganho neles, alcançaria o mesmo resultado que usando um compressor multibanda?
Felippe Senne
20 de janeiro de 2017A resposta mais simples seria de que princípio é o mesmo, a única diferença é que vc teria mais trabalho. Então seria apenas perda de tempo e energia fazendo isso.
Claro que, se vc fizer essa separação por bandas em canais diferentes, e usar um compressor de banda única em cada uma delas, o resultado não seria idêntico se usasse um compressor multibanda diferente, pelo simples fato de ser outro compressor, que funciona diferente.
Mas no final das contas seria basicamente oq disse na primeira resposta.
George Santos
1 de fevereiro de 2017Tenho uma duvida referente a sidechain, é realmente necessário triggar todos os elementos direto do sinal do kick por exemplo para que ele possa bater limpo ou posso adicionar novos sidechains indo para outros canais? tipo do lead para o bass e etc… pois sempre faço todos os elementos triggando direto do kick e acaba que não sei se usar apenas esse sinal é o correto
Felippe Senne
2 de fevereiro de 2017George, com certeza sim, ótima observação! Se vc quiser criar um “respiro” de um som em relação a outra, sem precisar recorrer a automações, então o sidechain é uma ótima pedida! 🙂
Thomas Correa
6 de fevereiro de 2017Eu poderia fazer a compressão no grupo e depois em algum drum/snare/hihat… separado?
Como tu fez no snare, por exemplo! Ou seria melhor fazer a compressão separado e depois agrupar os drums/loops?
Felippe Senne
6 de fevereiro de 2017Thomas, pode sim, com certeza. Você pode fazer no grupo, pra ver como tudo soa ao ser comprimido junto, e depois fazer os ajustes individuais, caso necessite. É um bom workflow.
André Fernandes
18 de fevereiro de 2017Senne, to com umas duvidas aqui, quando uso a compressão como sidechain, eu devo compensar o ganho no OUT? Porque se eu compensar o elemento que eu quero abaixar o volume no determinado momento vai soar no mesmo volume que antes e vai conflitar, certo?
Felippe Senne
22 de fevereiro de 2017Sim, sempre quando se faz sidechain é possível perder um pouco de volume, então vc pode (e deve) compensar no OUT pra ficar equilibrado o antes e depois.
André Fernandes
18 de fevereiro de 2017A compressão por sidechain em elementos como os da bateria (conflitantes em suas frequências) com a bassline (no caso de um bass com largo espectro sonoro) é interessante? ou uma EQ subtrativa é mais indicada? Alguma boa solução para cancelamento de fase?
Felippe Senne
22 de fevereiro de 2017André, sidechain é sempre bem-vindo, tem produtor que usa sidechain em praticamente tudo quando o kick está rolando. EQ também é sempre bem-vindo, pra evitar conflito de frequências.
Sobre o cancelamento de fase, dá uma olhada nesse tutorial que fiz: https://makemusicnow.com.br/tutorial-melhore-o-low-end-de-suas-tracks-em-apenas-um-passo/
Yago Coimbra
24 de abril de 2017i need to sing i need to fly it’s all my b*** i can’ deny ♪♫
Reinald Furtado
27 de abril de 2017Senne, veio uma dúvida … o que soa melhor? Um som com mais ou menos dinâmica? E se um com muita ou pouca dinâmica iria atrapalhar algo na mixagem ou masterização?
Felippe Senne
4 de maio de 2017Reinald, isso é totalmente relativo, tanto ao contexto da track, quanto a como vc quer que soe individualmente. O que posso te dizer é que uma MASTER sem dinâmica não costuma soar muito bem.
Igor Rinaldi
27 de abril de 2017Senne, notei que quando você carregou o compressor (aos 13 minutos) ele ja carregou de maneira diferente. Como faço para configurar isso no Ableton? É possível fazer com outros Audio Effects? E ja aproveitando o assunto de configuração no Ableton, tenho um teclado MIDI que tem alguns knobs, como faço para configurar esses knobs com algum knob do software? E tem como salvar essa configuração para carregar com os knobs quando abro o Ableton?
Felippe Senne
4 de maio de 2017Igor, é molezinha: basta carregar o efeito em questão, modificar os parâmetros, clicar no barra superior dele e escolher SAVE AS DEFAULT PRESET.
Sobre o mapeamento MIDI, vou indicar um tutorial do meu amigo Ilan Kriger: https://www.youtube.com/watch?v=F4EgDZy2Nfg
MUKA ROMERO
15 de julho de 2017Muito bacana essa aula, gostei muito das técnicas, vou usar nas minhas produções
Paulo Sergio
24 de julho de 2017Senne na parte “Aplicações Fundamentais” Onde ta a parte da “Distorção” Prox dos 40Min
Renan Silveira
1 de setembro de 2017Senne, fantástica essa aula!! uma das minhas minhas maiores dificuldades sempre foi “lidar” com o compressor, já estou treinando tudo que aprendi aqui, e tenho uma dúvida; eu usei o compressor em um vocal seguindo oque tu mostrou na aula, (o vocal ficou bem na cara) a dúvida é a seguinte, to usando tbm um vocal em outro canal fazendo uma ambiência, usei o compressor nele pra deixar menos dinâmico, agora quero fazer um sidechain no mesmo, uso o mesmo compressor ou deixo esse preparando o vocal e uso mais um pra fazer o sidechain?
Felippe Senne
2 de setembro de 2017Que bom que está sendo útil o conteúdo, Renan. Sobre a sua dúvida: use um compressor ajustando a dinâmica, como vc já está fazendo, e DEPOIS desse compressor carregue outro compressor, pra fazer o sidechain.
Gabriel Rocha
28 de setembro de 2017Senne, poderíamos usar um Compressor normal e um Multiband compressor no mesmo canal ?
Felippe Senne
30 de setembro de 2017Gabriel, não há qualquer restrição quanto a isso, caso esse processamento te ajude a chegar no timbre/sonoridade que vc procura pro elemento.
Aquiles Gustavo
7 de janeiro de 2018Ótima aula, compressor realmente faz milagre.
Claudio Ruis
7 de fevereiro de 2018Falaa Senne, fiquei com uma dúvida aqui! no caso do sidechain apenas para uma região de frequência (que no caso da aula você usou a compressão multibanda), poderia também fazer esse tipo de sidechain usando o compressor do ableton com o modo EQ ativado e comprimindo apenas os graves como você mostrou na aula? ou a compressão multibanda é mais significativa para esse tipo de situação?
Felippe Senne
12 de fevereiro de 2018Claudio, uma coisa importante a ressaltar: aquele EQ do compressor do Ableton não é pra comprimir aquela região de frequência, mas sim para apenas reagir quando tiver algum som rolando nessa região.
Dá uma conferida nesse tutorial, vai te dar uma luz: http://makemusicnow.com.br/tutorial-sidechain-multibanda-no-ableton-live/
Claudio Ruis
18 de fevereiro de 2018Valeuuu Senne, acabei de ver o vídeo, esclareceu bem a minha dúvida! kk valeuu!
Caio Lira
9 de fevereiro de 2018Senne, apenas uma duvida besta. Para que serve os botoes destacados na Imagem abaixo? (PEAK, RMS e EXPAND)?
https://uploads.disquscdn.com/images/857517f0e1039cbee9fa6bce647b7616fa39cb8d8c680340248d4c2f2f122423.jpg
Felippe Senne
12 de fevereiro de 2018Caio, esses botões modificam a forma como o compressor funciona.
Em PEAK ele reage aos picos que ultrapassam o threshold, em RMS ele reage mais a média de volume ignorando os picos.
No modo Expand ele funciona “ao contrário”, ou seja, quando o volume ultrapassa o threshold, ao invés de atenuar o volume ele dá um ganho extra, isso é útil quando vc quer dar mais punch a sons percussivos.
Caio Lira
15 de fevereiro de 2018Legal Senne, obrigado pelos esclarecimentos.
Raphael Augusto Guedes
14 de fevereiro de 2018Aula showwww Senne, isso ai que você falou de ligar automação em partes específicas para tirar x região de um trecho eu já fiz dessas HAAHAH, quando a gente vê uma forma bem mais simples de fazer fica: AAAAAA FILA DA MAE
Raphael Augusto Guedes
15 de fevereiro de 2018Senne, sabe algum plugin free para fazer compressão multibanda?
Felippe Senne
16 de fevereiro de 2018Conheço sim, o OTT da Xfer: https://xferrecords.com/freeware/
Raphael Augusto Guedes
16 de fevereiro de 2018Aee, valeu, vou dar uma olhada!!!
Allan Jacobsen
5 de março de 2018Senne, qual a diferença do compressor nativo comum para o glue compressor ?
sempre tive essa duvida…
Felippe Senne
13 de março de 2018Allan, de uma forma bem resumida: o Compressor normal do Ableton é um compressor puramente digital e “perfeito”, ou seja, ele faz exatamente oq vc manda, e pode ser configurado nos mínimos detalhes.
Já o Glue Compressor é uma versão digital de um compressor clássico analógico das mesas SSL, tendo menos opções de configuração, funcionando de uma forma não tão linear e adicionando saturação. É um compressor que adiciona o seu “som” no áudio que vc passar por ele.
Filippe UcRi
2 de abril de 2018Senne, porque a maioria dos produtores nao comprimen seus instrumentos de synth com 0 de atack, porque eles deixam o transient passar e comprimin o resto? o som fica com um pico no começo e o resto da melodia comprimida, isso nao soa ruim numa master final?
Felippe Senne
10 de abril de 2018Xará, isso depende, se vc quiser que o seu synth seja mais punchy, mais definição no attack, então é necessário deixar passar um pouco do transiente na compressão. Sobre a master, pelo contrário, isso ajuda a soar melhor, pq não fica tudo “amassado” e sem definição.
dcaz
21 de junho de 2018opa tudo bom? o que especificamente seria um Gate, que vc utilizou pra deixar o snare mais punchy aos 46:00min
MKMN Expert
21 de junho de 2018@disqus_WNEkntJL4i:disqus ,
Dá uma olhada neste modulo, depois de 36:00 o Senne explica nele:
https://makemusicnow.com.br/cursos-completos-home/curso-de-remixes/aula-5-modulo-fundamental/
Abraços 😉
João Pedro Quintana
27 de julho de 2018na hora de masterizar, qual a função do dither de fato? você explicou nas aulas mas não ficou claro pra mim
MKMN Expert
30 de julho de 2018Fala João,
Beleza?
O dither cria um ruído de fundo no menor nível que pode ser gravado pelo sistema. Ele adiciona aleatoriedade em sinais de áudio digital baixos, que ajuda a mascarar os erros de quantização digital do sinal de áudio. Use sempre que for converter para uma profundidade de bits mais baixa (por exemplo, de 24 para 16 bits).
Uma dica é não usar dither quando for converter para uma profundidade de bits mais alta. Não há necessidade. Você estaria aumentando o ruído de fundo sem diminuir os erros de quantização.
Abraços!
Giovane Nunes
4 de setembro de 2018Eu não tenho experiência com compressão, mas tenho em mente alguns usos. Me corrija se eu estiver errado.
No vocal, para controlar os picos.
No grupo dos canais de baixo e lead, usando a compressão de cola para “juntar” elementos com timbres diferentes.
No grupo dos canais de baixo, para deixar mais punchy (somando com a compressão de cola, já seriam 2 compressores diferentes no mesmo canal).
No canal master, na hora da masterização, para “achatar” tudo.
Eu tenho algumas perguntas: Essas situações que eu citei seriam corretas o uso do compressor?
Existe mais alguma situação real onde o uso seria muito importante?
Existe algum elemento isolado, onde eu poderia usar a compressão para “achatar” os elementos, sem ser no canal master? Teria problema eu “achatar” um grupo de bass, por exemplo, e depois usar o mesmo compressor com o mesmo efeito no canal master?
Pode parecer um pouco preguiçoso da minha parte isso tudo de pergunta depois de um aulão desses onde está tudo muito bem explicado, mas é que realmente eu não sei as vezes o que fazer com um determinado elemento. Se seria mais interessante deixar punchy ou comprimir ao extremo e deixar tudo nivelado, por exemplo.
MKMN Expert
5 de setembro de 2018Fala Giovane,
Compressão é bem complexo de falar, pois ela pode servir para vários tipos situações. Resumindo, ela pode tirar ou adicionar dinâmica em seu áudio e etc.
Você pode usar para segurar algum pico do vocal, em grupos de synths para ajudar na cola.
Agora nos baixos eu aconselho sempre usar sempre compressores mais lentos, porque são frequências lentas e depende de mais precisão.
Sobre sua pergunta, depende muito do que a mix pede. Mix é muito relativo, não exite uma formula.
Espero que tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre.
Abraço Giovane!
Giovane Nunes
13 de setembro de 2018Ajudou sim. Muito obrigado!
Luidy Alves
7 de novembro de 2018fala senne o que você acha do WA PUMPER COMPRESSOR ? uso muito ele, porém não tem tantos Parâmetros como o compressor nativo do ableton
MKMN Expert
7 de novembro de 2018Fala Luidy,
Pra ser sincero, nunca usei. Mas fazendo uma pesquisa aqui e vi que parece ser um ótimo compressor!
Diferença é que ele já vem com seus parâmetros configurados, release, attack e ratio.
Vou baixar e fazer uns testes. 😉
Tamo junto!
Expert Team.
Luidy Alves
7 de novembro de 2018sim sim, kvsh utiliza muito, porém acho que esse tipo de compressor serve para determinados elementos…
MKMN Expert
8 de novembro de 20181) Punchy Mode gives you that direct punch and clarity. This is great for kick drums or percussion.
2) Fat will help to bring out the bottom end of your sound and make it sound big!
3) Clean is more transparent and is nice for adding subtle touches to your sound. Great for softer vocals or acoustic instruments
4) Soft is wonderful to use on your master channel. It slightly compressors the sound which will tighten everything up and give clarity without sounding over compressed and lifeless.
dcaz
20 de novembro de 2018opa tudo bom?
como funciona a taxa de atenuacao do ratio a partir o threshold especificamente, por exemplo:
se o threshold for de 10 db e o ratio de 10.0:1 o sinal que ultrapassar a taxa de 10 db do threshold vai ser atenuado em 10db, ou em 10 db + 1?
fiquei com essa duvida pois quando fui fazer o teste com diferentes plugins nativos e nao nativos da minha daw mesmo com os mesmos parametros setados nos dois diferentes plugins a diferenca de ganho no final possuia uma disparidade absurda(isso sem alterar o makeup gain, post gain etc), claro que devido a serem diferentes plugins eles sao programados de maneiras diferentes e cada um tem suas particularidas, mas nao deveriam pelo menos possuir uma taxa de atenuacao parecida ou proxima?
MKMN Expert
21 de novembro de 2018Fala DCAZ.
Beleza?
No Ableton 10.0.1 Significa que a cada 10db ele tá deixando passar apenas 1.
Qualquer duvida é só rever: http://makemusicnow.com.br/cursos-completos-home/curso-de-remixes/aula-5-modulo-fundamental/
Abraço!
Ramon De Paula
30 de dezembro de 2018opa seene, quando vc comprimiu o kick e o bass, para soar mais forte no final da dica vc falou, (não comprimam mais o grave na master se não vai distorcer), como faz parar comprimir na master sem atingir a região dos graves? no caso usando o compressor multibanda é?+
MKMN Expert
31 de dezembro de 2018Fala Ramon,
Dá uma conferida neste tutorial aqui:
https://makemusicnow.com.br/tutorial-como-comprimir-o-canal-master-sem-perder-os-graves/
Oswaldo
29 de janeiro de 2019Opa senne beleza? A compressão paralela é mais adequada ou especifica para fazer no grupo dos drums?
MKMN Expert
30 de janeiro de 2019Na minha opinião você pode fazer pelo retorno, ou usando um “canal paralelo” dentro do canal mesmo, pode criar outro canal com a mesma batera e fazer o paralelo da batera. Existem algumas maneiras legais!
Abraços, Oswaldo!
Matheus William Odaik
9 de abril de 2019Senne, qual é a função do soft clip no compressor?
MKMN Expert
10 de abril de 2019Faaala Matheus, tudo bom?
Botão Soft no Glue é uma especie de Limiter/Saturador. Quando Soft não está ativo, o som ultrapassar o 0db, e quando ativo ele segura e ainda gera harmônicos secundários no seu timbre.
Na minha opinião o Soft é uma especie de Limiter/saturador.
Qualquer duvida é só falar.
Abraços.
Vinicius Ribeiro
29 de maio de 2019Senne, na compressão do kick + bass, pq você da ganho no utility e dps no out do compressor? Por que nao dar um ganho apenas no utility?
MKMN Expert
29 de maio de 2019Faala Vinicius, Expert Team aqui.
Tudo bom?
Neste caso aí tanto faz, não existe uma regra. 🙂
Leo Santos
27 de setembro de 2019Por exemplo, eu tenho um Kick e um Bass e preciso fazer um Sidechain para que ambos soem bem, posso primeiro fazer a compressão do Bass e depois ativar o sidechain… Ou pra ter um melhor resultado eu tenho que ativar Sidechain imediato a compressão do Bass?
Leo Santos
27 de setembro de 2019Por exemplo, eu tenho um Kick e um Bass e preciso fazer um Sidechain para que ambos soem bem, posso primeiro fazer a compressão do Bass e depois ativar o sidechain?… Ou o que eu falei não faz sentido, o certo é ativar o Sidechain e depois mexer nos parâmetros de compressão?
MKMN Expert
27 de setembro de 2019Fala Leo!
Na minha opinião vc deve fazer a compressão e depois o sidechain! Pq com sidechain antes pode acontecer de trazer o volume de volta na hora de comprimir, sempre sobra uma caudinha do sidechain.
Por isso aconselho a deixar o sidechain por ultimo, mas não é uma regra não viu.
Abraços.
Leo Santos
27 de setembro de 2019Obrigado, MKMN!
a minha duvida agora é…
1 – fiz a compressão do audio e depois ativei o sidechain, não vou precisar mexer mais nada?
ou agora que ativei o sidechain terei que fazer mais reajustes?
2 – Ou devo abrir dois compressores? um pra compressão e outro pra sidechain
MKMN Expert
28 de setembro de 20191 – fiz a compressão do áudio e depois ativei o sidechain, não vou precisar mexer mais nada?
ou agora que ativei o sidechain terei que fazer mais reajustes?
– Eu aconselho a deixar o sidechain por ultimo, faça limpeza antes, depois uma excitada no timbre e por ultimo se for preciso uma compressão, mas isso depende de cada produção e o que você qr na mix! Não existe formula, segredo é aprender a dominar as ferramentas e dai fazer o que vc acha que deve ser feito.
2 – Ou devo abrir dois compressores? um pra compressão e outro pra sidechain.
– Isso! 🙂
Abraços!