São sample packs de tracks prontas em que vc encontra todos os áudios e MIDIs separados, pra remontar a track ou usar as diversas partes em suas produções.
Marcos
21 de fevereiro de 2015
Boa !
Paulo
28 de maio de 2015
Com as dicas da aula, ficou mais fácil entender os elementos de uma track. De quebra, também entendi um pouco melhor a diferença entre electro, deep, big house, progressive etc.: como sou leigo em EDM, ficou melhor de entender assim, percebendo que cada estilo tem seus timbres preferidos. Valeu!
Abou
8 de junho de 2015
Aula Muito Massa ! Cada vez mais próximo de produzir uma track de qualidade, obrigado Senne por essa oportunidade !
Vinicius Palacio
22 de junho de 2015
Senne, nos plugins de reverb eu utilizo o Valhalla Room ao invés do VintageVerb. Pra produção de eletro House qual vc melhor indica ?
meu rmão… o carnaval me quebrou..estou atrasado demais..aula top demais Senne..
Vamos estudar que tempo é dinheiro..rss
Welington Parode
24 de fevereiro de 2016
Uma época atrás eu tinha esse precoceito achando que teria que criar tudo do zero, mas como você falou nada se cria, tudo se inova!!!
Ótima aula, inclusive achei um canal no youtube Dr Sample, fiquei apavorado pois ele mostra como foi a produção de grande Hits que conhecemos hoje, um sampleamento tão simples que o produtor fez e que hoje é um grande hit
Maravilha 😉 tudo começa a fazer mais sentido 😉 Abraços
fabricio pereira
29 de abril de 2016
senne minha ”user library” nao esta aparecendo no ableton, e nao consigo salvar nada, ja procurei videos no youtube mas n tem nada sobre isso, aí toda vez que quero algo que ja fiz , tenho que abrir o outro projeto lembrar como era e refazer 🙁 se alguem poder me ajudar agradeço desde ja
Fabricio, experimenta reinstalar o Ableton Live, pra ver se o problema se resolve.
Eder D. Silva
11 de maio de 2016
Vintage culture sempre faz uns disparos antes do drop seria modulando seria, envelopando o picth com uma descida usando o decay que nem voce falou?
Na musica abaixo no 00:55 minutos,ou seria outra forma com um snare modificado? https://www.youtube.com/watch?v=JqpuTSiAc2w
Senne, a ideia que você fala no MindSet, tipo… eu pegar presets já prontos e simplesmente modificá-lo ao meu gosto, ou seria necessário fazer oque você? Tipo…. pegar um preset legal e vê como ele é feito e recriar? Ou a ideia é pegar do jeito que ta e só modifica-lo?
Pedro, a ideia é pegar um preset legal, e tanto usá-lo como ponto de partida pra chegar em um novo timbre, quanto tentar recriá-lo, são duas práticas muito úteis.
Jhonatan Morais
14 de junho de 2016
Ótima aula, aprendi muito sobre o sylenth1.
Thiago Falcão
17 de junho de 2016
Senne, uma dúvida não muito a ver com a aula: certa vez você postou uma foto utilizando os plugins da UAD no qual muito já ouvi falar que são os melhores do mercado, agora na sua opinião, o que indica pra substituir o VMR da Slate Digital?
Eu os usava no PC quando utilizava FL e agora não consigo os rodar de forma “nativa” no MAC.
PS: alguns plugins com uma interface mais (se é que possamos chamar assim) “Analógica”, visto que eu particularmente não me dou bem a design do iZotope, por exemplo.
Thiago, na minha opinião não é questão de ser melhor ou pior, mas apenas diferentes. Se você procura a sonoridade de algum equipamento analógico que exista em versão plugin da UAD, então naturalmente é uma ótima opção.
André
23 de junho de 2016
Olá, Senne. Queria fazer um comentário sobre o uso da função “Mono Legato” que talvez seja útil pra galera.
Quando se aumenta o valor do parâmetro Portamento, o que se deseja com isso é criar aquela escorregada entre uma nota e outra quando o synth é tocado. Com a função Mono Legato desligada, essa escorregada acontece tanto entre notas que se sobrepõem quanto entre notas que são tocadas uma de cada vez. O problema é que, em muitos casos, esse não é o desejo do músico/produtor.
Às vezes o cara gostaria de tocar normalmente notas isoladas, sem essa escorregada típica do Glide/Portamento, e ter essa escorregadinha apenas nos overlaps (ou sobreposições) entre as notas. E é exatamente isso o que o Mono Legato faz. Ele habilita o Portamento nas sobreposições de notas, e desabilita quando as notas são tocadas separadamente.
Ótima observação, André, obrigado pela contribuição!!
Fabio
24 de julho de 2016
Senne, tudo bom, gosto de pegar um preset pronto, mas modifico todo ele, até ficar irreconhecível e adequável a meu estilo.
E para o futuro, tento usar timbres que possa criar uma característica em minhas tracks, ou seja uso eles, em todas as minhas musicas, assim de cara quero que meus ouvintes ao ouvir uma musica saiba que é minha de longe haha.
Tem um produtor que expressa muito isso, e quero meu projeto musical com esse tipo de vibe haha,https://soundcloud.com/malaamusic
Sim, é uma forma boa, rápida e prática de começar um timbre! 🙂
Robson Prado Arruda
3 de janeiro de 2017
Excelente aula! Esclareceu de maneira bem simples e direta questões de modulação de envelopes e lfos que sempre achei de difícil compreensão! Obrigado pelas lições e parabéns pela qualidade do curso. Tem sido um prazer acompanhar as aulas e os comentários por aqui, tomando nota de muita coisa! Cheers!
boa tarde senne. Escolhi o progressive trance para produzir, e noto que hoje existe sons designs usados por quase todos artistas de que eu gosto, desde efeitos especiais, a percusões e timbres de bass, e gostaria de saber se existe algum site ou fonte pra eu saber de que se trata esses sons ou se cada produtor o chama de um jeito. Porque não sei nem o que pesquisar no youtube para fazer um tutorial, por nao saber expressar em palavras o som que ta na minha mente.
Outra questão é que nao consigo salvar meus rack’s de efeitos porque meu ableton esta com a opção USER LIBRARY desativada. Como faço pra arrumar isso?
Segue anexo o print.
Daniel, sobre o Progressive Trance, eu tentaria começar a pesquisar alguns sample packs de Psy Trance, pois provavelmente muita coisa que é usado atualmente vem dessa sonoridade.
Senne, pergunta um pouco fora do contexto da aula, mas estou tendo um problema com o velocity na construção da bassline. Ele nao esta obedecendo os parametros que eu coloquei. Como posso solucionar isso? estou usando o sylenth
Nesse caso só dando uma olhada no projeto, MIDI e como está setado o synth. Se quiser, cria um tópico no Fórum que agitamos por lá: http://forum.makemusicnow.com.br
Fernando Cortizo
5 de abril de 2017
Senne, quando eu to apertando em gravar uma automatizacao simplesmente fica mudo.e nao automatiza nada. qual o problema??
Que aulão, muito bom! Fazia os Synths vendo video no Youtube, mas muitas vezes não sabia porque estava mexendo em tal parametro.
Edilson Junior
26 de junho de 2017
Aquela aula as tres da matina ouvindo no fone quando aos [37:49]…..AIIAAIIIAIIIAIIIAaa…
Manooo que aula foda mano cada dia aprendendo mais, me arrependo de não ter começado antes…
Aula incrível,hoje tenho a certeza q usar presets é a melhor maneira para fazer música e aprender como fazê-lás,essa questão de engenharia reversa é muito útil .S2 Parabéns pelo conteúdo Felippe S2.
Outra coisa,estou com um probleminha em salvar meus racks alguém pode me ajudar?
A mensagem diz q é pra eu relocar a pasta pra poder salvar os racks,mas eu ñ removi nada rs. https://uploads.disquscdn.com/images/ee6fd4eed90e424210ef5103b5f7100b44bdea124b75494ff1f73a3e334fb067.jpg
Eu estou removendo as frequências inaudíveis do Sub, eu li num site americano, que elas podem somar no master.
Eu acho muito importante o produtor saber usar o básico do Sylenth, se não o som fica muito reto e dependente de plugin.
Essa aula é muito top, vou mais vezas ate gravar
Depois dessa eu percebi que eu to bebê ainda
Quando eu coloco o FabFilter Saturn no kick sem mexer em nada ele fica pesado.
Muito legal o plugin WOW com a função LFO.
Eu uso o ValhallaRoom ele é um reverb foda
Eu compro meus presets no Studiotronnic tem como pagar com boleto sem burocracia.
Filippe UcRi
15 de julho de 2017
1:00:00 vc falou de um exercicio que vc propros numa aula passada, que era rescrever as notas de uma musica no piano, mas eu tenho uma dificuldade em saber as notas que estao sendo tocadas, tentei pelo equalizador do voxengo e como uma lead tinha varios timbres nem sempre saia o som certo, voce poderia me dar alguma dica?
Filippe, eu também não tenho facilidade em tirar as notas das melodias que ouço, portanto eu faço o seguinte: deixo loopado apenas um pequeno trecho (meio compasso normalmente), e vou tirar pouco a pouco cada uma das notas… é muito difícil ouvir a melodia inteira e tirar tudo de cara, tem q ir tirando uma nota de cada vez. É trabalhoso no inícios, mas com o tempo vc vai ficando com ouvido mais treinado, e vai tirando mais rápido.
Renan Silveira
30 de julho de 2017
Senne, quando tu fala ali sobre os equalizadores, por exemplo: o “waves SSL” eu preciso usar mais um antes, tipo o fabfilter pro-q ou ate o próprio EQ do Ableton pra dar uma limpada onde eu acho necessário e depois usar o SSL pra ajustar com mais precisão e preencher alguma região? ou é possível fazer isso tudo só com o SSL?
Renan, vc pode usar apenas o SSL pra fazer tudo. Com o passar do tempo vc vai ver que esses plugins que emulam o funcionamento de um EQ analógico tem a sua própria sonoridade, já um Pro-Q da vida é totalmente digital e “limpo”, portanto fica do seu gosto como fazer, cada produtor tem seu workflow pessoal.
Fala senne! Adquiri o curso através do Pergunte ao Senne pela phouse, onde havia um bônus de soundbank pro sylenth1, e eu não recebi :((((. Se puder envia pra mim fazendo favor [email protected]
Fala Gabriel, vou pedir pro pessoal do Studio Tronnic te enviar.
Gabriel Alves
4 de setembro de 2017
belezaa, obrigado senne !!
Vinícius Suchara
30 de outubro de 2017
Senne, o que você acha de criar um timbre, por exemplo um baixo, e usar sempre o mesmo em todas as musicas, isso ficaria massante ou soaria como um timbre característico do produtor?
Vinícius, essa é uma boa estratégia pra criar uma identidade sonora, porém depois de um período de tempo vc vai precisar mudar, pra não entediar seus fãs.
Andersom Guilherme
27 de novembro de 2017
Cara eu tinha visto uma entrevista do LOTHIEF onde ele falava que quando se aprende a programar sons voce abre muitas possibilidades na sua musica. e realmente isso é verdade saber ajustar um determinado timbre para trabalhar a seu favor faz toda a diferença na hora de produzir! alias vi de perto essa fera e o JORD na r.u festival e o som deles por mais que seja do mesmo genero da pra ver com clareza a particularidade de cada um.
aaah e o plug-in se pronuncia wow, mas se le wow… entao na hora de falar tem que ser wow (piada sem graça so para aliviar a tensao) kkkkkkkk… ate a proxima aula ;))
Bom… Gostei muito das aulas de Sound Design, pude ter um contato mais muito detalhado com algo que eu achava de outro mundo, e agora acho até moderadamente fácil, já estou começando a programar alguns sons e isso, com certeza, é mais um passo dado.
Mas eu tenho uma dúvida, não tenho muita certeza se ela se encaixa no assunto da aula, em partes eu acho que sim. Enfim, minha dúvida é referente á estruturação do drop de Progressive House, mais especificamente á parte de layering (que foi citada nessa aula), o problema é que nunca soa “cheio” o bastante. Eu analiso muitas tracks de Progressive House pra saber quais são os elementos que tem no drop, e percebo basicamente o Sub Bass, o “Drive Bass”, as Leads e obviamente, os FX, uma vez ou outra eu identifico umas layers de Chords. Quando tento repetir/fazer o drop, acontece esse problema de soar “vazio”, tento colocar algumas layers de Chords pra preencher o espaço, mas na maioria das vezes fica conflitando com as Leads e, ainda assim, não soa cheio (mesmo fazendo EQ, compressão, etc…). E também eu nunca sei quantas layers de Lead eu devo usar.
O ruim do Progressive House é isso, a grande quantidade de elementos, tem que saber lidar minuciosamente com cada um.
Eita estilo arretado que eu fui escolher, hein…
Bom, é basicamente isso aí, rs.
Em suma, essas aulas de Sound Design, assim como as outras aulas, foram cheias de muito conteúdo valioso e as suas explicações deixam tudo mais fácil de se entender. Espero continuar nesse pique 🙂
#Foco
Gus Rödrigues
27 de novembro de 2017
Bom, Senne… Gostei muito das aulas de Sound Design, pude ter um contato muito mais detalhado com algo que eu achava de outro mundo, e agora acho até moderadamente fácil, já estou começando a programar alguns timbres e isso, com certeza, é mais um passo dado.
Mas eu tenho uma dúvida, não tenho muita certeza se ela se encaixa no assunto da aula, em partes eu acho que sim. Enfim, minha dúvida é referente á estruturação do drop de Progressive House, mais especificamente á parte de layering (que foi citada nessa aula), o problema é que o drop, quando eu uso BASS e LEADs (com layering), nunca soa “cheio” o bastante. Eu analiso muitas tracks de Progressive House pra saber quais são os elementos que tem no drop, e percebo basicamente o Sub Bass, o “Drive Bass”, as Leads e obviamente, os FX, uma vez ou outra eu identifico umas layers de Piano, Chords. Quando tento repetir/fazer o drop, acontece esse problema de soar “vazio”, tento colocar algumas layers de Chords pra preencher o espaço, mas na maioria das vezes fica conflitando com as Leads e, ainda assim, não soa cheio (mesmo fazendo EQ, compressão, etc…). E também eu nunca sei quantas layers de Lead eu devo usar. O ruim do Progressive House é isso, a grande quantidade de elementos, tem que saber lidar minuciosamente com cada um.
Eita estilo arretado que eu fui escolher, hein…
Essas aulas de Sound Design, assim como as outras aulas, foram cheias de muito conteúdo valioso e as suas explicações deixam tudo mais fácil de se entender. Espero continuar nesse pique 🙂
#Foco
PQP que aula SENSACIONAL! Deixei de bater muita cabeça na parede depois dessas melhores 2h do curso até agora! #prafrente
Raphael Augusto Guedes
8 de janeiro de 2018
Esse negocio do equalizador fazer as vocais achei muito show, sera que foi assim que o Sevenn fez esse “A” ou foi um vocal mesmo?https://www.youtube.com/watch?v=XmKoFkD_k1I
Sim, senhor, Matheus. Com o offset vc consegue escolher qual ponto da onda ela começa a ser reproduzida.
Pedro Takano
6 de março de 2018
Caraca, endoidei com esses filtros vocais!!!
Sobre a seleção de uma fase específica pros ociladores do FM8, parece que isso não era fisicamente possível pros synths elétricos, e os desenvolvedores do FM8 (e predecessores) não quiseram adotar essa característica digital. Diz também a lenda que o FM8 na verdade modula fase em vez de frequência, o que normalmente daria o mesmo resultado, mas não sempre…
Maykon Izaías
21 de maio de 2018
Galera sério, o novo Ableton live 10 é Ma-ra-vi-lho-so ! facilitou muito minha vida esse update. desse jeito vou largar a escola e mergulhar nessa parada mermão kkk.
Maykon Izaías
22 de maio de 2018
Senne ou mkmn expert, um pergunta
Se vc precisa-se um produtor músical no seu Estúdio seja para fazer mix e master ou Música eletrônica, Que requisitos esse(a) produtor(a) precisa pra ser um bom produtor(a) em um Estúdio de Grande porte ou profissional ? Tô pensando em seguir carreira táligado kkk
Eu queria muito saber, fico no aguardo.
Vlw tamo junto
Vinícius Suchara
5 de julho de 2018
Senne, não lembro qual aula isso aconteceu, mas quando você abriu um projeto novo ele já veio com um kick carregado em midi e em 1/4, (como um template) queria saber como faço isso e se posso configurar por exemplo uma bateria simples com hat, snare, etc… Abraço!
Muito boa essa aula! É sempre bom aprender o que “você não sabe, que não sabe”. heheheheh Abraço!
Tamara Alves
2 de setembro de 2018
Voltando nessa aula sensacional pra pedir uma ajuda hehe,vcs poderiam me indicar conteúdos sobre síntese fm? Filosofias,conceitos,técnicas etc… Pleeeease s2
Bem, costumo fazer da mesma forma como na aula, fazendo o sub pelo sylenth1
MKMN Expert
25 de janeiro de 2019
Sim! Excelente forma de aprendizado. Mas futuramente você pode ir atras de outras formas para criar, vai ajudar muito na sua originalidade. =)
Pedro Pacheco
24 de janeiro de 2019
Felippe na hora que vc começou a fazer os leads do progressive house, você indicaria colocar um Bass ou só deixaria esse som, claro não estou falando na musica toda, mas tipo num drop, o que vc faria, se no caso colocasse um Bass, copiava uma parte do MIDI dos leads e transformaria num bass, ou faria um Bass como vc ensinou no inicio (Bass do Progressive House). Essa é a minha duvida quando eu faço Leads. Ótima aula!
MKMN Expert
24 de janeiro de 2019
Fala Pedro,
Então, qualquer maneira é valida, não existe uma regra. rs
Vítor Fernandes
18 de março de 2019
Fala mestre, pq no moog bass, preset 090 do sylenth1, ele usa o oscilador 2 da parte B pra fazer o sub, e não o oscilador 2 da parte A?
MKMN Expert
19 de março de 2019
Faala Vitor,
Na minha opinião não existe uma regra. Você pode fazer da forma que quiser.
Pela analise aqui, oscilador 2 da parte A é uma especie de layer, caso queira adicionar um Pluck extra para fortalecer o timbre. É só mudar Voice de 0 para 1 e você perceberá a diferença.
Essa é minha opinião sobre analise.
Abraços.
Gabriel Santos
6 de maio de 2019
fala senne, eu queria saber algo mais puxado pro tech house ( latmun, michael bibi, green velvet, chris lake )
105 Comments
Felippe Luperini
29 de outubro de 2014Coisa linda de aula Senne, sem dúvida não tem investimento melhor que o curso da Make Music Now #foco
Fabrício
29 de outubro de 2014Como eu gravo os presets que eu acabei de criar dentro do sylenth?
Felippe Senne
30 de outubro de 2014Vai em MENU > SAVE PRESET no painel central do Sylenth1.
William Guedes
5 de setembro de 2015Cara, minha sugestão é você salvar como Instrument Rack, ao invés de salvar só o preset em si.
Everton JK
10 de novembro de 2014Muito boa Senne!! está de parabéns pelas aulas da MkMN, to muito feliz em aprender cada dia mais, principalmente esse lado avançado!! abss
Lucas Latorre
17 de novembro de 2014Caraca mermão, QUE AULA! QUE AULA! Sanou toda minhas dúvidas, SENNE PRA PRESIDENTE 2018 PO
Pedro Pacheco
24 de janeiro de 2019Puts bem que eu queria. hahahaha zueira!
Djton Fera
23 de dezembro de 2014Senne teria como fazer uma video aula masterização básica no izotop 4 ?
Felippe Senne
7 de janeiro de 2015Podemos ver isso no futuro, mas te recomendo usar o Ozone 5.
DJ Breno Moura
7 de janeiro de 2015Senne o que são os constructions kits?
Felippe Senne
7 de janeiro de 2015São sample packs de tracks prontas em que vc encontra todos os áudios e MIDIs separados, pra remontar a track ou usar as diversas partes em suas produções.
Marcos
21 de fevereiro de 2015Boa !
Paulo
28 de maio de 2015Com as dicas da aula, ficou mais fácil entender os elementos de uma track. De quebra, também entendi um pouco melhor a diferença entre electro, deep, big house, progressive etc.: como sou leigo em EDM, ficou melhor de entender assim, percebendo que cada estilo tem seus timbres preferidos. Valeu!
Abou
8 de junho de 2015Aula Muito Massa ! Cada vez mais próximo de produzir uma track de qualidade, obrigado Senne por essa oportunidade !
Vinicius Palacio
22 de junho de 2015Senne, nos plugins de reverb eu utilizo o Valhalla Room ao invés do VintageVerb. Pra produção de eletro House qual vc melhor indica ?
Felippe Senne
22 de junho de 2015Vinicius, ambos são excelentes, fica ao seu gosto mesmo.
Carlos Santos Jr.
6 de janeiro de 2016@felippesenne:disqus na parte de keys and pluck o grand piano do ableton, n pode ser utilizado? ao invés do true piano por exemplo
Felippe Senne
7 de janeiro de 2016Carlos, com certeza pode sim!!
Marvinn
24 de janeiro de 2016Senne, Aulão! Meus Parabéns!
Thiago Andreoli
14 de fevereiro de 2016meu rmão… o carnaval me quebrou..estou atrasado demais..aula top demais Senne..
Vamos estudar que tempo é dinheiro..rss
Welington Parode
24 de fevereiro de 2016Uma época atrás eu tinha esse precoceito achando que teria que criar tudo do zero, mas como você falou nada se cria, tudo se inova!!!
Ótima aula, inclusive achei um canal no youtube Dr Sample, fiquei apavorado pois ele mostra como foi a produção de grande Hits que conhecemos hoje, um sampleamento tão simples que o produtor fez e que hoje é um grande hit
JUNIOR K.
12 de abril de 2016Maravilha 😉 tudo começa a fazer mais sentido 😉 Abraços
fabricio pereira
29 de abril de 2016senne minha ”user library” nao esta aparecendo no ableton, e nao consigo salvar nada, ja procurei videos no youtube mas n tem nada sobre isso, aí toda vez que quero algo que ja fiz , tenho que abrir o outro projeto lembrar como era e refazer 🙁 se alguem poder me ajudar agradeço desde ja
Felippe Senne
30 de abril de 2016Fabricio, experimenta reinstalar o Ableton Live, pra ver se o problema se resolve.
Eder D. Silva
11 de maio de 2016Vintage culture sempre faz uns disparos antes do drop seria modulando seria, envelopando o picth com uma descida usando o decay que nem voce falou?
Na musica abaixo no 00:55 minutos,ou seria outra forma com um snare modificado?
https://www.youtube.com/watch?v=JqpuTSiAc2w
Felippe Senne
12 de maio de 2016Eder, a ideia é essa mesma: uma modulação bem rapidinha do pitch descendo, que dá esse aspecto de um “raio laser”.
Normalmente esse som é chamado de “disco tom” ou “disco laser”.
Eder D. Silva
12 de maio de 2016entendi,mas e feito através so sylenth né ?
Felippe Senne
14 de junho de 2016Pode ser feito pelo Sylenth1 sim.
Pedro Rédua
26 de maio de 2016Senne, a ideia que você fala no MindSet, tipo… eu pegar presets já prontos e simplesmente modificá-lo ao meu gosto, ou seria necessário fazer oque você? Tipo…. pegar um preset legal e vê como ele é feito e recriar? Ou a ideia é pegar do jeito que ta e só modifica-lo?
Felippe Senne
14 de junho de 2016Pedro, a ideia é pegar um preset legal, e tanto usá-lo como ponto de partida pra chegar em um novo timbre, quanto tentar recriá-lo, são duas práticas muito úteis.
Jhonatan Morais
14 de junho de 2016Ótima aula, aprendi muito sobre o sylenth1.
Thiago Falcão
17 de junho de 2016Senne, uma dúvida não muito a ver com a aula: certa vez você postou uma foto utilizando os plugins da UAD no qual muito já ouvi falar que são os melhores do mercado, agora na sua opinião, o que indica pra substituir o VMR da Slate Digital?
Eu os usava no PC quando utilizava FL e agora não consigo os rodar de forma “nativa” no MAC.
PS: alguns plugins com uma interface mais (se é que possamos chamar assim) “Analógica”, visto que eu particularmente não me dou bem a design do iZotope, por exemplo.
Felippe Senne
17 de junho de 2016Thiago, na minha opinião não é questão de ser melhor ou pior, mas apenas diferentes. Se você procura a sonoridade de algum equipamento analógico que exista em versão plugin da UAD, então naturalmente é uma ótima opção.
André
23 de junho de 2016Olá, Senne. Queria fazer um comentário sobre o uso da função “Mono Legato” que talvez seja útil pra galera.
Quando se aumenta o valor do parâmetro Portamento, o que se deseja com isso é criar aquela escorregada entre uma nota e outra quando o synth é tocado. Com a função Mono Legato desligada, essa escorregada acontece tanto entre notas que se sobrepõem quanto entre notas que são tocadas uma de cada vez. O problema é que, em muitos casos, esse não é o desejo do músico/produtor.
Às vezes o cara gostaria de tocar normalmente notas isoladas, sem essa escorregada típica do Glide/Portamento, e ter essa escorregadinha apenas nos overlaps (ou sobreposições) entre as notas. E é exatamente isso o que o Mono Legato faz. Ele habilita o Portamento nas sobreposições de notas, e desabilita quando as notas são tocadas separadamente.
Grande abraço, galera. Tmj.
Felippe Senne
25 de junho de 2016Ótima observação, André, obrigado pela contribuição!!
Fabio
24 de julho de 2016Senne, tudo bom, gosto de pegar um preset pronto, mas modifico todo ele, até ficar irreconhecível e adequável a meu estilo.
E para o futuro, tento usar timbres que possa criar uma característica em minhas tracks, ou seja uso eles, em todas as minhas musicas, assim de cara quero que meus ouvintes ao ouvir uma musica saiba que é minha de longe haha.
Tem um produtor que expressa muito isso, e quero meu projeto musical com esse tipo de vibe haha,https://soundcloud.com/malaamusic
Felippe Senne
25 de julho de 2016Isso é ótimo mesmo, Fabio, aumenta a percepção de uma identidade própria.
Tacio Rogério
10 de agosto de 2016ola galera blz . alguem pode min da uma ajuda com o SYLENTH1 por favor n tou conseguindo estalar no MAC
vlw obg
Wesley
29 de setembro de 2016PERGUNTA ???
O Pluging WOW2 ELE FOI ADQUIRIDO CORRETO ? NAO TEM NO DAW .
Felippe Senne
1 de outubro de 2016Wesley, sim, o WOW2 é um plugin externo. Aqui tem todas as informações sobre ele: http://www.sugar-bytes.de/content/products/WOW2/index.php?lang=
Diogo Dazevedo
23 de novembro de 2016Parabens Senne, para mim foi a aula do curso mais importante até agora!
Muito boa, abriu o horizonte kkkk!
Felippe Senne
23 de novembro de 2016Que bom, Diogo, fico muito feliz! 🙂
Gabriel Joni
29 de dezembro de 2016Senne, então no mindset é escolher o preset e ajusta-lo de acordo com o estilo da música?
Felippe Senne
29 de dezembro de 2016Sim, é uma forma boa, rápida e prática de começar um timbre! 🙂
Robson Prado Arruda
3 de janeiro de 2017Excelente aula! Esclareceu de maneira bem simples e direta questões de modulação de envelopes e lfos que sempre achei de difícil compreensão! Obrigado pelas lições e parabéns pela qualidade do curso. Tem sido um prazer acompanhar as aulas e os comentários por aqui, tomando nota de muita coisa! Cheers!
Felippe Senne
3 de janeiro de 2017Que bom, Robson!! 🙂
daniel dornelles
26 de janeiro de 2017boa tarde senne. Escolhi o progressive trance para produzir, e noto que hoje existe sons designs usados por quase todos artistas de que eu gosto, desde efeitos especiais, a percusões e timbres de bass, e gostaria de saber se existe algum site ou fonte pra eu saber de que se trata esses sons ou se cada produtor o chama de um jeito. Porque não sei nem o que pesquisar no youtube para fazer um tutorial, por nao saber expressar em palavras o som que ta na minha mente.
Outra questão é que nao consigo salvar meus rack’s de efeitos porque meu ableton esta com a opção USER LIBRARY desativada. Como faço pra arrumar isso?
Segue anexo o print.
Valeu mestre. abraços. https://uploads.disquscdn.com/images/91f6b0d2c9594910306bc24beac3fcc9b96e54ccaf5f81248e2b14b62dfa043e.png
Felippe Senne
30 de janeiro de 2017Daniel, sobre o Progressive Trance, eu tentaria começar a pesquisar alguns sample packs de Psy Trance, pois provavelmente muita coisa que é usado atualmente vem dessa sonoridade.
Sobre a User Library, aqui tem muita informação sobre ela: https://help.ableton.com/hc/en-us/articles/209774085-Managing-the-User-Library-in-Live-9
Se tiver mais alguma dúvida é só falar.
daniel dornelles
31 de janeiro de 2017valeu mestre. abraços.
Vitor Cabral
30 de janeiro de 2017Senne, pergunta um pouco fora do contexto da aula, mas estou tendo um problema com o velocity na construção da bassline. Ele nao esta obedecendo os parametros que eu coloquei. Como posso solucionar isso? estou usando o sylenth
Felippe Senne
30 de janeiro de 2017Vitor, pro Sylenth1 entender oq vc quer influenciar nele a partir do Velocity, vc precisa definir isso através da parte MISC, assim como na imagem anexada. https://uploads.disquscdn.com/images/73edbca4ca05b37811ecdffda6c15e33b2329674ac2c185947e00b01aa836b3b.png
Vitor Cabral
9 de fevereiro de 2017Obrigado pela atenção, mas não funcionou.. pode ser alguma outra coisa???
Felippe Senne
12 de fevereiro de 2017Nesse caso só dando uma olhada no projeto, MIDI e como está setado o synth. Se quiser, cria um tópico no Fórum que agitamos por lá: http://forum.makemusicnow.com.br
Fernando Cortizo
5 de abril de 2017Senne, quando eu to apertando em gravar uma automatizacao simplesmente fica mudo.e nao automatiza nada. qual o problema??
Felippe Senne
5 de abril de 2017Fernando, vc pode postar um print de como está o projeto? Assim facilita a ajudar você.
Single Track
23 de abril de 2017Cara essa aula foi foda !!!!
me ajudou demais !!!
Felippe Senne
11 de maio de 2017Que bom que curtiu, Single!
Isac Alves
11 de maio de 2017Muito foda essa aula, animal mestre !!!
Felippe Senne
11 de maio de 2017Obrigado, Isac, bom saber que tá curtindo!!
Alexandre Wanderley
16 de maio de 2017Que aulão, muito bom! Fazia os Synths vendo video no Youtube, mas muitas vezes não sabia porque estava mexendo em tal parametro.
Edilson Junior
26 de junho de 2017Aquela aula as tres da matina ouvindo no fone quando aos [37:49]…..AIIAAIIIAIIIAIIIAaa…
Manooo que aula foda mano cada dia aprendendo mais, me arrependo de não ter começado antes…
Felippe Senne
26 de junho de 2017Vamo q vamoooooo!!!!!!!
Tamara Alves
28 de junho de 2017Aula incrível,hoje tenho a certeza q usar presets é a melhor maneira para fazer música e aprender como fazê-lás,essa questão de engenharia reversa é muito útil .S2 Parabéns pelo conteúdo Felippe S2.
Outra coisa,estou com um probleminha em salvar meus racks alguém pode me ajudar?
A mensagem diz q é pra eu relocar a pasta pra poder salvar os racks,mas eu ñ removi nada rs. https://uploads.disquscdn.com/images/ee6fd4eed90e424210ef5103b5f7100b44bdea124b75494ff1f73a3e334fb067.jpg
Felippe Senne
30 de junho de 2017Que bom que está curtindo, Tamara.
Sobre esse erro, dá uma olhada nesse post, acredito que vá te ajudar: https://help.ableton.com/hc/en-us/articles/209774085-Managing-the-User-Library-in-Live-9
MUKA ROMERO
6 de julho de 2017Eu estou removendo as frequências inaudíveis do Sub, eu li num site americano, que elas podem somar no master.
Eu acho muito importante o produtor saber usar o básico do Sylenth, se não o som fica muito reto e dependente de plugin.
Essa aula é muito top, vou mais vezas ate gravar
Depois dessa eu percebi que eu to bebê ainda
Quando eu coloco o FabFilter Saturn no kick sem mexer em nada ele fica pesado.
Muito legal o plugin WOW com a função LFO.
Eu uso o ValhallaRoom ele é um reverb foda
Eu compro meus presets no Studiotronnic tem como pagar com boleto sem burocracia.
Filippe UcRi
15 de julho de 20171:00:00 vc falou de um exercicio que vc propros numa aula passada, que era rescrever as notas de uma musica no piano, mas eu tenho uma dificuldade em saber as notas que estao sendo tocadas, tentei pelo equalizador do voxengo e como uma lead tinha varios timbres nem sempre saia o som certo, voce poderia me dar alguma dica?
Felippe Senne
15 de julho de 2017Filippe, eu também não tenho facilidade em tirar as notas das melodias que ouço, portanto eu faço o seguinte: deixo loopado apenas um pequeno trecho (meio compasso normalmente), e vou tirar pouco a pouco cada uma das notas… é muito difícil ouvir a melodia inteira e tirar tudo de cara, tem q ir tirando uma nota de cada vez. É trabalhoso no inícios, mas com o tempo vc vai ficando com ouvido mais treinado, e vai tirando mais rápido.
Renan Silveira
30 de julho de 2017Senne, quando tu fala ali sobre os equalizadores, por exemplo: o “waves SSL” eu preciso usar mais um antes, tipo o fabfilter pro-q ou ate o próprio EQ do Ableton pra dar uma limpada onde eu acho necessário e depois usar o SSL pra ajustar com mais precisão e preencher alguma região? ou é possível fazer isso tudo só com o SSL?
Felippe Senne
1 de agosto de 2017Renan, vc pode usar apenas o SSL pra fazer tudo. Com o passar do tempo vc vai ver que esses plugins que emulam o funcionamento de um EQ analógico tem a sua própria sonoridade, já um Pro-Q da vida é totalmente digital e “limpo”, portanto fica do seu gosto como fazer, cada produtor tem seu workflow pessoal.
Gildo Dos Santos
21 de agosto de 2017https://www.renatomoog.com/single-post/2015/10/17/Oscilador-de-baixa-frequ%C3%AAncia-LFO-para-que-serve
https://www.renatomoog.com/single-post/2015/10/28/A-hist%C3%B3ria-da-s%C3%ADntese-sonora-da-frequ%C3%AAncia-modulada-e-o-advento-do-sintetizador-YAMAHA-DX7 pra quem quiser ir mais a fundo nos conhecimentos segue links de matérias legais sobre o assunto
Gildo Dos Santos
21 de agosto de 2017https://uploads.disquscdn.com/images/9e22f1e61e5ef0b04b3cff731212247aaa2a5dd1bf7b5f670640ea0f1d6066dd.jpg já temos heróis na musica Eletrônica kkk
Felippe Senne
2 de setembro de 2017Muito bom!! hahahahah
Gabriel Alves
31 de agosto de 2017Fala senne! Adquiri o curso através do Pergunte ao Senne pela phouse, onde havia um bônus de soundbank pro sylenth1, e eu não recebi :((((. Se puder envia pra mim fazendo favor [email protected]
Felippe Senne
2 de setembro de 2017Fala Gabriel, vou pedir pro pessoal do Studio Tronnic te enviar.
Gabriel Alves
4 de setembro de 2017belezaa, obrigado senne !!
Vinícius Suchara
30 de outubro de 2017Senne, o que você acha de criar um timbre, por exemplo um baixo, e usar sempre o mesmo em todas as musicas, isso ficaria massante ou soaria como um timbre característico do produtor?
Felippe Senne
31 de outubro de 2017Vinícius, essa é uma boa estratégia pra criar uma identidade sonora, porém depois de um período de tempo vc vai precisar mudar, pra não entediar seus fãs.
Andersom Guilherme
27 de novembro de 2017Cara eu tinha visto uma entrevista do LOTHIEF onde ele falava que quando se aprende a programar sons voce abre muitas possibilidades na sua musica. e realmente isso é verdade saber ajustar um determinado timbre para trabalhar a seu favor faz toda a diferença na hora de produzir! alias vi de perto essa fera e o JORD na r.u festival e o som deles por mais que seja do mesmo genero da pra ver com clareza a particularidade de cada um.
aaah e o plug-in se pronuncia wow, mas se le wow… entao na hora de falar tem que ser wow (piada sem graça so para aliviar a tensao) kkkkkkkk… ate a proxima aula ;))
Felippe Senne
28 de novembro de 2017JØRD e LOthief são duas feras mesmo! 🙂
Gus Rödrigues
27 de novembro de 2017Bom… Gostei muito das aulas de Sound Design, pude ter um contato mais muito detalhado com algo que eu achava de outro mundo, e agora acho até moderadamente fácil, já estou começando a programar alguns sons e isso, com certeza, é mais um passo dado.
Mas eu tenho uma dúvida, não tenho muita certeza se ela se encaixa no assunto da aula, em partes eu acho que sim. Enfim, minha dúvida é referente á estruturação do drop de Progressive House, mais especificamente á parte de layering (que foi citada nessa aula), o problema é que nunca soa “cheio” o bastante. Eu analiso muitas tracks de Progressive House pra saber quais são os elementos que tem no drop, e percebo basicamente o Sub Bass, o “Drive Bass”, as Leads e obviamente, os FX, uma vez ou outra eu identifico umas layers de Chords. Quando tento repetir/fazer o drop, acontece esse problema de soar “vazio”, tento colocar algumas layers de Chords pra preencher o espaço, mas na maioria das vezes fica conflitando com as Leads e, ainda assim, não soa cheio (mesmo fazendo EQ, compressão, etc…). E também eu nunca sei quantas layers de Lead eu devo usar.
O ruim do Progressive House é isso, a grande quantidade de elementos, tem que saber lidar minuciosamente com cada um.
Eita estilo arretado que eu fui escolher, hein…
Bom, é basicamente isso aí, rs.
Em suma, essas aulas de Sound Design, assim como as outras aulas, foram cheias de muito conteúdo valioso e as suas explicações deixam tudo mais fácil de se entender. Espero continuar nesse pique 🙂
#Foco
Gus Rödrigues
27 de novembro de 2017Bom, Senne… Gostei muito das aulas de Sound Design, pude ter um contato muito mais detalhado com algo que eu achava de outro mundo, e agora acho até moderadamente fácil, já estou começando a programar alguns timbres e isso, com certeza, é mais um passo dado.
Mas eu tenho uma dúvida, não tenho muita certeza se ela se encaixa no assunto da aula, em partes eu acho que sim. Enfim, minha dúvida é referente á estruturação do drop de Progressive House, mais especificamente á parte de layering (que foi citada nessa aula), o problema é que o drop, quando eu uso BASS e LEADs (com layering), nunca soa “cheio” o bastante. Eu analiso muitas tracks de Progressive House pra saber quais são os elementos que tem no drop, e percebo basicamente o Sub Bass, o “Drive Bass”, as Leads e obviamente, os FX, uma vez ou outra eu identifico umas layers de Piano, Chords. Quando tento repetir/fazer o drop, acontece esse problema de soar “vazio”, tento colocar algumas layers de Chords pra preencher o espaço, mas na maioria das vezes fica conflitando com as Leads e, ainda assim, não soa cheio (mesmo fazendo EQ, compressão, etc…). E também eu nunca sei quantas layers de Lead eu devo usar. O ruim do Progressive House é isso, a grande quantidade de elementos, tem que saber lidar minuciosamente com cada um.
Eita estilo arretado que eu fui escolher, hein…
Essas aulas de Sound Design, assim como as outras aulas, foram cheias de muito conteúdo valioso e as suas explicações deixam tudo mais fácil de se entender. Espero continuar nesse pique 🙂
#Foco
Gabriel Nunes
29 de dezembro de 2017Uma dica também na questão dos racks: Você pode deixar a pasta dos seus projetos selecionada no Ableton para pegar os canais do mesmo, exemplo na foto abaixo: https://uploads.disquscdn.com/images/99abf0cfe12044ff4b93e27c9f7c0650596759e745b4d68bcc7a2de47f169e46.png
Fabio Baccari
4 de janeiro de 2018PQP que aula SENSACIONAL! Deixei de bater muita cabeça na parede depois dessas melhores 2h do curso até agora! #prafrente
Raphael Augusto Guedes
8 de janeiro de 2018Esse negocio do equalizador fazer as vocais achei muito show, sera que foi assim que o Sevenn fez esse “A” ou foi um vocal mesmo?https://www.youtube.com/watch?v=XmKoFkD_k1I
Felippe Senne
8 de janeiro de 2018Rapha, nesse caso foi um vocal mesmo que eles recortaram, carregaram num sampler e tocaram ele em MIDI.
Mateus Flores Ledur
10 de janeiro de 2018Felippe, para alterar a fase da sinewave de um oscilador no FM8 tem que o usar o Offset, não?
Felippe Senne
16 de janeiro de 2018Sim, senhor, Matheus. Com o offset vc consegue escolher qual ponto da onda ela começa a ser reproduzida.
Pedro Takano
6 de março de 2018Caraca, endoidei com esses filtros vocais!!!
Sobre a seleção de uma fase específica pros ociladores do FM8, parece que isso não era fisicamente possível pros synths elétricos, e os desenvolvedores do FM8 (e predecessores) não quiseram adotar essa característica digital. Diz também a lenda que o FM8 na verdade modula fase em vez de frequência, o que normalmente daria o mesmo resultado, mas não sempre…
Maykon Izaías
21 de maio de 2018Galera sério, o novo Ableton live 10 é Ma-ra-vi-lho-so ! facilitou muito minha vida esse update. desse jeito vou largar a escola e mergulhar nessa parada mermão kkk.
Maykon Izaías
22 de maio de 2018Senne ou mkmn expert, um pergunta
Se vc precisa-se um produtor músical no seu Estúdio seja para fazer mix e master ou Música eletrônica, Que requisitos esse(a) produtor(a) precisa pra ser um bom produtor(a) em um Estúdio de Grande porte ou profissional ? Tô pensando em seguir carreira táligado kkk
Eu queria muito saber, fico no aguardo.
Vlw tamo junto
Vinícius Suchara
5 de julho de 2018Senne, não lembro qual aula isso aconteceu, mas quando você abriu um projeto novo ele já veio com um kick carregado em midi e em 1/4, (como um template) queria saber como faço isso e se posso configurar por exemplo uma bateria simples com hat, snare, etc… Abraço!
MKMN Expert
6 de julho de 2018Vinicius,
Beleza?
Dá uma olhada neste tutorial do Mestre:
https://www.youtube.com/watch?v=02CEm-Mop4g
Abraços!
Thiago Duplicata
16 de agosto de 2018Muito boa essa aula! É sempre bom aprender o que “você não sabe, que não sabe”. heheheheh Abraço!
Tamara Alves
2 de setembro de 2018Voltando nessa aula sensacional pra pedir uma ajuda hehe,vcs poderiam me indicar conteúdos sobre síntese fm? Filosofias,conceitos,técnicas etc… Pleeeease s2
MKMN Expert
3 de setembro de 2018Olá Tamara!
Dá um confere aqui:
https://makemusicnow.com.br/mastermind-mkmn-0206-fundamentos-da-sintese-fm/
Tamara Alves
3 de setembro de 2018Haha que massa,dentro do curso! Valeu.
Patrick Alves
23 de janeiro de 2019Senne, perguntinha besta mas não custa nada:
A nota do sub tem que ser a mesma da musica que esta sendo produzida ? Ou no A0 o Sub sempre soa melhor ?
MKMN Expert
24 de janeiro de 2019Opá!
Vai depender muito do preset ou sample que esteja usando Patrick! Aquele lance da oitava alterada no vsti.
Patrick Alves
24 de janeiro de 2019Bem, costumo fazer da mesma forma como na aula, fazendo o sub pelo sylenth1
MKMN Expert
25 de janeiro de 2019Sim! Excelente forma de aprendizado. Mas futuramente você pode ir atras de outras formas para criar, vai ajudar muito na sua originalidade. =)
Pedro Pacheco
24 de janeiro de 2019Felippe na hora que vc começou a fazer os leads do progressive house, você indicaria colocar um Bass ou só deixaria esse som, claro não estou falando na musica toda, mas tipo num drop, o que vc faria, se no caso colocasse um Bass, copiava uma parte do MIDI dos leads e transformaria num bass, ou faria um Bass como vc ensinou no inicio (Bass do Progressive House). Essa é a minha duvida quando eu faço Leads. Ótima aula!
MKMN Expert
24 de janeiro de 2019Fala Pedro,
Então, qualquer maneira é valida, não existe uma regra. rs
Vítor Fernandes
18 de março de 2019Fala mestre, pq no moog bass, preset 090 do sylenth1, ele usa o oscilador 2 da parte B pra fazer o sub, e não o oscilador 2 da parte A?
MKMN Expert
19 de março de 2019Faala Vitor,
Na minha opinião não existe uma regra. Você pode fazer da forma que quiser.
Pela analise aqui, oscilador 2 da parte A é uma especie de layer, caso queira adicionar um Pluck extra para fortalecer o timbre. É só mudar Voice de 0 para 1 e você perceberá a diferença.
Essa é minha opinião sobre analise.
Abraços.
Gabriel Santos
6 de maio de 2019fala senne, eu queria saber algo mais puxado pro tech house ( latmun, michael bibi, green velvet, chris lake )