Tutorial: deixe seu drop com mais impacto usando o plugin Utility

Se os drops das suas produções não estão com o mesmo impacto das tracks dos seus produtores favoritos, é bem provável que o “problema” não esteja no drop em si, mas sim no que acontece antes dele, e uma técnica que a cada dia vem sendo amplamente utilizada por grande produtores é a de fazer uma automação de volume no buildup, forçando uma dinâmica e aumentando o impacto na hora que o drop começa.

E para isso você não precisa de nenhum plugin mirabolante: apenas um plugin de ganho, como o Utility do Ableton, ou até mesmo uma automação de volume no fader do canal, resolvem!

Confira a técnica completa assistindo ao vídeo:

A primeira vez que vi um produtor utilizando isso foi na entrevista do Ian Carey pra Future Music, há muitos anos atrás, em que ele mostrou que, durante a masterização, ele abaixava o volume dos breakdowns em cerca de 2 dB, aumentando assim a energia dos drops.

Portanto, essa é uma abordagem simples, porém extremamente efetiva, e que venho utilizando há anos tanto nas minhas produções, tanto nas masterizações de tracks que faço para os produtores clientes do Senne Studio. 😉

Já conhecia essa técnica? Pretende usá-la? Comenta aí! 

About The Author

Felippe Senne

www.makemusicnow.com.br