Tutorial: como fazer os elementos da sua track soarem MUITO ALTOS

Uma das maiores dificuldades do produtor iniciante de dance music é saber como processar os elementos de sua track para que os mesmos tenham a mesma “força” e “presença” dos elementos das tracks dos seus artistas favoritos.

E é exatamente o que esse tutorial vai mostrar: como preparar os timbres de suas tracks para serem processados de forma muito intensa, porém prevenindo distorções, ou falta de controle, no processamento.

Assista ao vídeo com a explicação da técnica na íntegra:

Como você deve ter percebido, a grande sacada dessa técnica é preparar o timbre antes do processamento, e não apenas “jogar” os plugins de processamento e esperar que eles realizem um milagre no seu timbre, dessa forma você terá muito mais controle.

Se você quiser ir além, dê uma olhada neste vídeo do Dave Pensado, um dos maiores engenheiros de mixagem dos Estados Unidos, mostrando uma técnica parecida em um dos episódios do seu quadro “Into The Lair”: www.youtube.com/watch?v=b6sagKAEku8

Essa técnica pode ser aplicada em qualquer elemento da sua track: kicks, drums, percussão, synths, bass, subgrupos, etc, etc.

Inclusive em nosso Curso de Produção Musical MkMN nós entramos a fundo em várias técnicas de mixagem/masterização que auxiliam a chegar no mesmo nível de volume das tracks dos grandes artistas.

OBS: essa técnica deve ser aplicada com o contexto da sua mixagem em mente, ou seja, na real necessidade de processamento de determinado elemento, portanto use-a com sabedoria! 🙂

Já conhecia essa técnica? Testou-a em alguma das suas mixes? Comenta aí!

About The Author

Felippe Senne

www.makemusicnow.com.br