Tutorial: como fazer o bass (baixo) do Alok e Vintage Culture

As duas principais dúvidas de Sound Design que recebi desde que iniciei o Curso de Produção Musical da Make Music Now foram sobre como fazer os timbres de synth bass (baixo) dos principais ícones da música eletrônica nacional no momento: Vintage Culture e Alok.

Esse tipo de questão é sempre polêmica e controversa, porém, na minha opinião, uma das técnicas de aprendizagem mais intuitivas que existem é da imitação, inclusive foi assim que arriscamos nossas primeiras palavras quando bebês (imitando os sons dos nossos pais), e naturalmente esse tipo de técnica é amplamente usada no mundo da música.

Me recordo até de uma entrevista do Audien, para o canal da Sound Academy, onde ele comenta que aprendeu a produzir ouvindo o programa A State Of Trance do Armin van Buuren, e depois tentando recriar as músicas que ele ouvia no programa.

E recentemente o canal Sound Design Tutorials postou dois tutoriais no Youtube que vão responder as duas questões que mencionei anteriormente, e revelar (em partes) os segredos para se chegar em timbres parecidos com os usados pelo Alok e Vintage Culture em suas produções.

Como fazer o bass de “We Are Underground” do Alok:

Como criar o baixo do remix de “Don’t Kill My Vibe” do Vintage Culture:

Nos exemplos foi usado o Sylenth1 no Ableton Live, porém as técnicas de síntese são válidos para qualquer sintetizador subtrativo em qualquer DAW.

Dessa forma acredito que todo o mistério por trás desses timbres seja esclarecido, e também espero que você incorpore algumas técnicas legais de sound design no seu arsenal. 🙂

[ALERTAS]

1) O intuito principal desse post não é mostrar como COPIAR o que o Alok ou Vintage Culture estão fazendo, mas sim ajudar a fazer com que algumas “fichas caiam” em relação as técnicas de sound design usadas nos timbres dessa tracks.

2) Se você planeja copiar o som e a “pegada” do Alok ou Vintage Culture, acreditando que isso vá te dar algum destaque: ESQUEÇA! Tanto o mercado, quanto o público, querem (e precisam) de novidades, e não de cópias baratas.

Clique aqui para seguir o canal Sound Design Tutorials no Youtube.

Qual é o seu synth favorito? Deixe um comentário.

About The Author

Felippe Senne

www.makemusicnow.com.br