Tutorial: como comprimir o canal master sem perder as frequências graves

Sem sombra de dúvidas o uso correto de um compressor durante a mixagem/masterização é um dos assuntos que geram mais confusão entre iniciantes, novos alunos do Curso de Produção Musical MkMN, e até mesmo em alguns “macacos velhos” do mercado.

E um problema muito recorrente ao fazer a compressão do master buss é a possibilidade de perda de informação de frequências subgraves, as quais são vitais em qualquer produção de dance music, seja house, techno, trance, dubstep, trap, e por aí vai.

Porém alguns compressores possuem um recurso muito útil para driblar esse problema: o Sidechain Filter, ou seja, uma equalização do sinal que “trigga” o compressor, fazendo com que ele reaja apenas a uma determinada região de frequência.

Para entender melhor esta técnica, assista ao vídeo abaixo:

IMPORTANTE: para assistir ao vídeo é muito importante que você use bons headphones, ou bons monitores, que sejam capazes de reproduzir frequências subgraves (abaixo de 100hz).

Alguns plugins 3rd party de compressão que possuem essa opção: Cytomic The Glue, Fabfilter Pro-C, Brainworx VSC-2, UAD Precision Buss Compressor, UAD Empirical Labs Fatso Sr, Izotope Ozone Dynamics, entre outros.

Você já conhecia esta técnica de compressão? Deixe um comentário.

About The Author

Felippe Senne

www.makemusicnow.com.br