Reverb: 60 presets (bem atuais) de reverb para o Ableton Live

Uma das características que costumam diferenciar um produtor de iniciante pra avançado é a sua habilidade ao utilizar os reverbs em suas produções.

E, pra facilitar a nossa vida, o pessoal do site Abletunes disponibilizou uma biblioteca de presets pro plugin nativo de Reverb do Ableton Live, com 60 opções de configuração do mesmo, para diversos elementos diferentes: Bass, Drums, FXs, Synths e Vocals.

Para baixar a biblioteca basta acessar o link abaixo e clicar no botão de download na página:
http://abletunes.com/blog/60-free-ableton-live-reverb-presets/

DICAS DE USO:

1) CANAL DE RETURN (AUX): ao usar o Reverb num canal auxiliar, o ideal é deixar o Dry/Wet do mesmo em 100%, e dosar a quantidade de reverb de cada elemento através da mandada (send) de cada canal. Dessa forma você consegue compartilhar o mesmo plugin em diversos canais, poupando CPU, e também pode manipular o reverb como quiser, usando EQ, compressão, saturação e o que mais sua criatividade mandar.

2) INSERT NO PRÓPRIO CANAL: ao usar o Reverb no próprio canal no Ableton Live você terá duas opções: uma seria carregar o Reverb no rack de efeitos do canal, e dosar a quantidade de sinal do reverb pelo Dry/Wet.

Outra opção seria você carregar o Reverb no canal em 100% wet, criar um grupo no mesmo (Command/Control+G), e criar um chain adicional, fazendo espécie de bifurcação no canal, assim podendo separar o sinal do Reverb e o sinal original, e dosá-lo através do volume do seu chain. Dessa forma você poderá também processar o reverb separadamente, de uma forma parecida como se tivesse usado um canal de Return/Aux (confira a imagem acima para entender melhor).

DICA EXTRA: se você já está habituado com outro plugin de Reverb, ainda é válido dar uma olhada nos parâmetros dos presets dessa biblioteca, e aplicá-los no seu plugin favorito, principalmente os valores de Size, Pre-Delay, Decay, Diffusion Network, EQ, etc.

Vale a pena dar uma olhada também nos projetos abertos que o Abletunes vende, já que pode ser um material excelente de estudo do gênero que você produz: http://abletunes.com/ableton-live-templates/

Curtiu a biblioteca de presets de Reverb? Dê o seu like no post, compartilhe e comente.

About The Author

Felippe Senne

www.makemusicnow.com.br