Que gênero é esse que está dominando os clubs e festivais brazucas em 2016?

Dando continuidade a (sempre inevitável) renovação da sonoridade nas pistas brasileiras, após 4 anos de predominância de sons na linha “EDM/Big Room”, uma nova safra de artistas vêm se destacando em 2016 com um estilo que mescla elementos de vários gêneros “low BPM”, como deep house, indie dance, nu disco, etc, e que tomou de assalto os clubs e festivais.

Os principais representantes dessa renovação são as estrelas Alok e Vintage Culture, porém outros nomes vêm ganhando destaque a partir de suas produções, incluindo Illusionize do hit “Bass” (com Sharam Jey), VINNE com “Rock U” (tocada por Kaskade no Lollapalooza) e “Bring It Back” (com o já mencionado Illusionize), Liu com a excelente “Don’t Look Back”, entre outros.

Inclusive um dos nomes que está surgindo no cenário eletrônico nacional de forma meteórica é o projeto Cat Dealers, formado por dois alunos do Curso de Produção Musical MkMN, que, mesmo optando pelo anonimato, já conquistaram mais de 5.000 seguidores no Facebook, com pouco mais de um mês de lançamento do projeto.

Recentemente os Cat Dealers "quebraram a internet" da cena nacional com o lançamento de sua nova track "Your Body", uma releitura do clássico do Tom Novy,  rendendo uma enxurrada de comentários no post feito pela revista Phouse sobre a música no Facebook.

Além de todo alvoroço e entusiasmo pela música em si, que foi muito bem recebida pelos amantes do estilo, com mais de 75.000 plays no Soundcloud em menos de uma semana, uma discussão paralela também surgiu: afinal, qual é o nome desse novo estilo de música eletrônica?

Muita gente chamou de Deep House, outros acreditam ser Techno, outros Electro House, alguns outros chamaram de "EDM lento", e a discussão se prolonga no post até os dias de hoje.

Recentemente o astro Alok criou um apelido para o estilo, batizando-o de "Brazilian Bass", que pouco a pouco vai sendo adotado por produtores, DJs e fãs do estilo.

Portanto, já que dizem que "a voz do povo é a voz de Deus", queremos que você responda a duas perguntas nos comentários:

1) Como você apelidaria esse novo estilo?
2) Em qual gênero você procuraria esse tipo de som ao navegar no Beatport? 

Deixe as suas respostas abaixo nos comentários do post.

About The Author

Felippe Senne

www.makemusicnow.com.br