Dica: resolva o “problema” dos fades automáticos no Ableton Live

Uma dificuldade muito comum de produtores iniciantes, que começam a utilizar o Ableton Live, e carregam samples de elementos percussivos, que o transient/attack do áudio é muito importante (ex: kick, snare, etc), é um aparente “problema” de perda de definição desse attack.

Porém, na realidade, isso não é um defeito ou problema de processamento do Ableton Live, e sim um parâmetro das ‘Preferências’ que cria pequenos fades automaticamente em todo sample de áudio que é carregado no projeto, e que pode ser resolvido facilmente apenas desligando essa função nas Preferences do software.

Basta acessar a tela das Preferences, clicar na aba Record Warp Launch, desligue o parâmetro Create Fades On Clip Edges, e PRONTO: nunca mais seus samples e loops de kick, snare, etc, vão ficar sem definição no primeiro beat dos compassos! 😛

Então, se por acaso você estiver dando seus primeiros passos no Ableton Live, e "do nada" os Kicks do início do compassos perdem aquele "clickzinho" inicial, é muito provável que seja esse o problema em questão.

Caso você conheça algum produtor iniciante que use o Ableton, compartilhe esse post com ele, pois pode ajudá-lo a evitar uma dorzinha de cabeça chata. 😛

Você já sofreu com esse detalhe do Ableton Live? Deixe um comentário.

About The Author

Felippe Senne

www.makemusicnow.com.br