Dica do deadmau5 para ter sucesso na música: “saia da internet!”

Tenho (quase) certeza que a sua primeira reação a ler o título deste post foi de surpresa, principalmente porque Joel Zimmerman, mundialmente conhecido como deadmau5, o superstar mais “nerd” e “geek” da cena eletrônica mundial, usa praticamente todo o seu tempo no estúdio produzindo ou interagindo com seus fãs pela internet.

Mas a grande verdade, que inclusive ele menciona em uma das suas transmissões recentes no Twitch, é que os grandes motivos do seu desenvolvimento e sucesso na indústria da música vieram de esforços fora da internet.

Coisas simples como visitar lojas de hardware e computadores no final dos anos 90, conhecer (pessoalmente!) outras pessoas que trabalhavam com música, visitar estúdios de gravação, conversar com DJs, ou seja, coisas que têm um valor muito maior sendo feitas cara-a-cara.

Inclusive ele menciona um caso de sucesso de um artista conhecido no mundo inteiro, e um dos maiores ícones da música eletrônica nos últimos anos: Skrillex!

Como todos sabem, foi deadmau5 que lançou “Scary Monsters and Nice Sprites” pelo seu selo Mau5trap em 2010, álbum que catapultou Skrillex para a fama, mas o que muita gente não sabe foi como Sonny Moore (nome de batismo do Skrillex) conseguiu ser ouvido por deadmau5.

A história não poderia ser mais simples: Skrillex entregou um pen drive com todo o conteúdo do álbum pessoalmente para deadmau5 numa festa em Los Angeles.

O próprio deadmau5 comenta que se Skrillex tivesse mandado um email ou inbox com seu material, provavelmente ele não teria ouvido, ficando perdido no meio da avalanche de emails e SPAM que ele recebe diariamente.

Confira o próprio deadmau5 contando a história (em inglês, sim!):

Um dos álbuns mais importantes (e inovadores) da dance music dos últimos anos poderia não ter sido ouvido, promovido e lançado (com enorme visibilidade) para o grande público, simplesmente se Skrillex não tivesse levantado a bunda da cadeira e corrido atrás para ter sua música entregue da forma mais humana possível, ou seja: em mãos.

Portanto, segundo deadmau5, que é um dos mais bem sucedidos artistas da nova geração, o grande segredo para ser ouvido, principalmente nesses dias de fácil contato virtual com todas as pessoas, é simplesmente desligar a internet, sair de cada e encontrar as pessoas nas festas, estúdios, lojas especializadas… PESSOALMENTE.

Então a dica que fica é: saia de casa, visite os clubs que você curte, se apresente e converse pessoalmente com os produtores das festas que você gosta, vá produzir com seus amigos produtores no estúdio deles, entregue suas melhores tracks nas mãos dos DJs que você gostaria que as tocassem, etc, etc, etc.

Resumindo: GO OFFLINE! 😛

Curtiu a dica? Compartilhe-a este post com aquele amigo produtor/artista que acha que tudo tem que ser feito virtualmente.

About The Author

Felippe Senne

www.makemusicnow.com.br