Desafio Criativo MkMN: bootleg clássico

Chegou a hora de um novo Desafio Criativo MkMN, o concurso exclusivo para alunos do Curso de Produção Musical da Make Music Now, com o objetivo estimular a criatividade e ajudar a revelar (e promover) novos talentos, e essa edição em especial será extremamente divertida e inspiradora.

A tarefa deste Desafio Criativo MkMN será:

“CRIAR UM BOOTLEG REMIX DE UM GRANDE CLÁSSICO, LANÇADO HÁ PELO MENOS 10 ANOS.”

A ideia é fazer uma versão para a pista de dança de alguma música que foi um grande hit de sua época, e que tenha sido lançado oficialmente há pelo menos 10 anos, dessa forma trazendo esse grande clássico para a realidade do cenário eletrônica atual, dentro do seu gênero favorito.

EXEMPLO: há alguns anos fiz uma versão de “Vale Tudo” do Tim Maia, utilizando uma edição que fiz da própria musical original (muita equalização envolvida!), o que me deu a oportunidade de trazer esse grande clássico para minhas apresentações como DJ.

O que fazer: produzir um bootleg-remix, na sua “pegada” favorita como produtor, de alguma música com pelo menos 10 anos de lançamento (2005 pra trás), utilizando trechos, samples e/ou stems da música original. Vale pegar clássicos do pop, rock, música brasileira, hip hop, e também da música eletrônica, não há qualquer restrição de gênero da original. Não é permitido fazer mashups, a ideia é você fazer uma nova produção utilizando esses samples.

Como nomear o bootleg: Artista Original – Nome da Música (Seu Nome Bootleg)

Onde encontrar samples, acapella ou stems da música original: você pode usar trechos editados da música original, usar o vocal da mesma (basta procurar por acapellas) ou procurar pelos multitracks, que hoje em dia existem espalhados por toda a internet. Não é certo que você consiga encontrar acapellas ou multitracks da música que você escolher, portanto você dependerá muito da sua criatividade e “jogo de cintura” pra produzir seu bootleg-remix.

Onde fazer o upload: você pode utilizar o Soundcloud para fazer o upload do seu bootleg, escolhendo a licença “Creative Commons” ao fazer o upload. Porém existe a possibilidade do Soundcloud bloquear o mesmo por questões de direitos autorais. Caso isso ocorra você pode utilizar outro serviço de hospedagem de arquivos, como o Zippyshare, Tunescoop, Dropbox, etc.

[IMPORTANTE] Masterização Dinâmica: para incentivar a produção de tracks mais dinâmicas, preservando uma maior qualidade da produção e mixagem, neste desafio só serão aceitas inscrições de tracks que tenham no mínimo 6 dB de faixa dinâmica (dynamic range), ou seja, você não poderá “esmagar” demais o áudio ao fazer a sua masterização. Você pode utilizar plugins de análise, como o TT Dynamic Range Meter, para monitorar o nível de compressão.

Vencedor: o grande vencedor será escolhido por mim, Felippe Senne, e pelo time de experts da equipe da MkMN (os mesmos que dão feedback no Fórum), analisando a ideia do remix, sua criatividade em relação a música original, a qualidade musical e técnica da produção, sua mixagem e masterização (respeitando os 6 dB de faixa dinâmica).

Premiação: o vencedor terá como prêmio os seguintes itens:

– Divulgação do seu bootleg no site da Make Music Now, suas redes sociais, e mailing.
– Convite para participar do Podcast MkMN, que também será divulgado extensamente.
– Um exemplar do livro “A Guerra da Arte”, do Steven Pressfield, que será enviado pelos Correios.

Como enviar sua inscrição: você deverá postar o link para ouvir e baixar sua track no tópico do Desafio Criativo no fórum, através do link: http://goo.gl/iegfwk

Prazo para inscrição: dia 25 de maio de 2015, segunda-feira, as 23:59h.

Divulgação do vencedor: dia 27 de maio de 2015, quarta-feira, pelas redes sociais da MkMN.

Capriche bastante no seu bootleg, pois, além de concorrer aos prêmios, o resultado final poderá ser muito útil para os seus sets como DJ! 🙂

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo.

About The Author

Felippe Senne

www.makemusicnow.com.br