Desafio Criativo MkMN: “A força do vocal nacional”

Nossa atenção fica tão voltada para o que os artistas gringos estão produzindo e criando, que, às vezes, esquecemos de olhar para o próprio umbigo e enxergar a grande riqueza musical aqui no Brasil, tanto em sonoridades de gêneros brasileiros quanto na força dos vocais em português.

Na nossa opinião é bobagem pensar que o simples fato de uma track com vocal em português não fará tanto sucesso quanto uma em inglês. Como prova disso alguns artistas nacionais tem inovado, e tido grande sucesso, ao lançar trabalhos em vocais português.

Os exemplos vão do remix de Vintage Culture e Slow Motion para “Drinkee“, de Sofi Tukker; o remix “Oração“, do Cat Dealers, que sempre levanta um belo coro nas pistas; a inovadora composição “Carioca“, de Joe Kinni e Jakko, que nos belos vocais de Bianca Chami, pegou muitas referências da bossa nova; ao último lançamento da HUB Records, “16 Toneladas“, uma original mix de Rivas (BR) e Danne, que usou o icônico vocal do samba de Noriel Vilela.

Inclusive a track “16 Toneladas” do Danne, que é aluno do Curso de Produção Musical MkMN, foi uma das maiores inspirações da criação deste Desafio Criativo, e ele será “embaixador” e jurado desta edição. 🙂

O pessoal que é contra o uso do vocal em português argumenta que, desta maneira, fica mais difícil para a track se “internacionalizar” e fazer sucesso em outros países. Isso é outra grande besteira, por dois motivos, primeiro: você precisa pensar seu sucesso em partes, focando antes em conquistar os mais de 28 milhões de jovens fãs de música eletrônica no Brasil (RMC, 2015).

Nosso país tem um dos maiores e mais fortes mercados da música no mundo. Tanto que o território brasileiro é prioridade global para as três maiores gravadoras do planeta: Universal, Sony e Warner.

Considerando esse cenário, o segundo motivo é que ter um vocal português em uma de suas tracks é um diferencial que gera uma identificação grande com o público nacional e, consequentemente, tem mais potencial de “viralização” nas redes sociais e pistas de todo o país.

Estamos lançando esse novo Desafio Criativo da Make Music Now com o objetivo de derrubar de vez o mito de que tracks com vocal em português não fazem sucesso. Temos que combater esse “complexo de vira-lata” em achar que  coisas nacionais “não prestam”.

Pensando nisso, o desafio é bem simples:

“Você deverá produzir uma track, seja original mix, remix ou bootleg, usando VOCAIS EM PORTUGUÊS, de alguma música nacional de um artista famoso ou uma composição inédita/desconhecida”.


QUESITOS DE JULGAMENTO
– Qualidade do áudio: bom trabalho no arrangement, sound design, mixagem e masterização
– Qualidade musical: transmitir emoção e criar conexão com o ouvinte (seja lá qual é o tipo de emoção que você queira criar)
– Captura de atenção: cativar o ouvinte a continuar ouvindo a track até o final
– Replay: criar a vontade de ouvir a track novamente (por qualquer motivo)
EXTRA: tracks originais terão maior peso na avaliação.

JURADOS
– Felippe Senne (MkMN)
– Danne (Produtor do hit “16 Toneladas”)
– Matheus Tavares (Stereo Minds)

FATOR DE ELIMINAÇÃO
– Produzir um mashup (são aceitas apenas produções originais, remixes e bootlegs)
– Neste desafio não serão aceitas collabs (com exceção de vocalistas), pois precisamos entender qual é a sonoridade de cada projeto, e não da mistura de projetos

PREMIAÇÃO (VENCEDOR ÚNICO)
– Lançamento pela gravadora HUB Records, caso seja uma produção original
– Divulgação do seu trabalho como produtor (e track vencedora) no site e redes sociais da MkMN
– Première da track no site (e redes sociais) da Stereo Minds
– Um exemplar do livro “Rick Bonadio – 30 Anos de Música”

“PREMIAÇÃO” (NÃO-VENCEDORES)
– Você terá mais uma track pronta para ser lançada
– De quebra estará contribuindo para a valorização de nossa cultura no cenário eletrônico

PRAZO PARA INSCRIÇÃO:
Dia 05 de dezembro de 2016 (segunda-feira)

FORMA DE ENVIO:
1) Poste a track completa (MP3 320 kbps) em modo Private/Privado no Soundcloud, Dropbox, ou outro serviço de hospedagem de música, com o download habilitado
2) Tenha a mão o link da sua track no serviço escolhido
3) CLIQUE AQUI para fazer a inscrição da sua produção no Desafio Criativo INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

IMPORTANTE: esta é uma atividade exclusiva para alunos do Curso de Produção Musical MkMN, não serão aceitas inscrições de pessoas que não façam parte de nossa comunidade.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo.

About The Author

Felippe Senne

www.makemusicnow.com.br