Charles Watson: criatividade, inovação, inspiração e o mito do talento nato

Um dos principais assuntos no qual me aprofundei durante a pesquisa realizada para a criação (e manutenção) do Curso de Produção Musical da Make Music Now é o processo criativo, ou seja, como funciona a mente das pessoas ao idealizar e desenvolver suas criações musicais.

E um mito que sempre esbarro, principalmente ao conversar com pessoas interessadas em começar a criar e produzir suas músicas, é a falsa crença de que é necessário um talento nato, ou dom natural, algo como uma escolha divina ou de uma condição genética especial, para se ter sucesso nessa atividade.

Recentemente assisti a uma entrevista com Charles Watson, professor e pesquisador, que há mais de 25 anos estuda os processos criativos no mundo das artes, e fiquei impressionado como ele reafirmou muitas das coisas que constatei com a minha pesquisa pessoal.

Confira o seu ponto de vista sobre criatividade, inovação, talento, inspiração e trabalho:

Isso reforça muito o que costumo comentar nas aulas do curso da MkMN e também nos Masterminds: o que normalmente se chama de “talento”, na realidade deveria ser chamado de habilidade, pois o termo “talento” em si pode, infelizmente, levar aos leigos a acreditar que a única forma de se ter talento seria nascendo com o mesmo, o que não é verdade.

Inclusive o Carlos A. Correia, autor do blog Técnicas de Composição, fez um artigo muito interessante, no qual comenta sobre os diversos processos de composição, e chama a atenção de que Mozart e Beethoven, grandes gênios da música, só alcançaram o seu nível musical a partir de muito estudo, trabalho e do ambiente ao qual se expuseram.

Portanto, na minha opinião, é muito importante tentar libertar as pessoas “leigas” dessa falsa crença de que, para ter qualquer tipo de êxito numa atividade criativa, é necessário ter um talento nato ou um dom divino, pois isso pode afastar muita gente dessas atividades, simplesmente por uma má interpretação das palavras.

Você acha que talento depende de um dom divino ou condição genética, ou é algo que se conquista a partir de estudo, prática, trabalho e percepção? Deixe o seu comentário.

About The Author

Felippe Senne

www.makemusicnow.com.br