A1StereoControl: excelente plugin grátis de tratamento stereo

Dois quesitos que costumam separar uma produção profissional de uma amadora é uma boa imagem estéreo da track, e também a chamada ‘monocompatibilidade’, ou seja, fazer com que sua track soe consistente tanto em sistemas de som estéreo, quanto em sistemas mono.

Um excelente plugin (gratuito!) para este trabalho se chama A1StereoControl, o qual possui várias funções, como diversos tipos de panning, ampliação/redução da imagem estéreo, inversão de fase, e também o “Safe Bass”, que converte para mono as frequências graves.

Confira uma rápida demonstração do A1StereoControl:

Este tipo de tratamento pode ser usando tanto em canais individuais, quanto em grupos/buses, e também durante o processo de masterização da sua track.

Uma técnica muito difundida nos dias de hoje é de transformar em mono as frequências mais baixas (graves) da sua master, já que ter informação estéreo nessa região é sempre perigoso.

Tanto o nosso cérebro tem dificuldade de identificar de “onde” está vindo sons graves, tornando a audição confusa e cansativa, quanto o fato de tocar tracks com os graves em estéreo, em sistemas de som mono, pode ocasionar cancelamento dos graves, perdendo “peso” e informação.

[DOWNLOAD] Clique aqui para baixar gratuitamente o A1StereoControl.

Esta técnica de transformação de graves em mono não é novidade: isso é algo sempre utilizado por engenheiros de masterização de discos de vinil, pois a informação stereo nos graves pode fazer com que a agulha “pule”, prejudicando a reprodução do disco.

Dica para suas masterizações: use o Safe Bass com seu controle entre 100 e 200 hz, pois dessa forma todas as frequências abaixo desse valor serão transformadas em mono, e dê um leve ganho no Stereo Width, algo em torno de 110%, para que sua track soe mais “aberta”.

Espero que sejam úteis as dicas! 😉

Você utiliza outra técnica para tratar o estéreo de suas masters? Deixe um comentário.

About The Author

Felippe Senne

www.makemusicnow.com.br